O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    416

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.188
Reações
11.842
Pontos
503
Bom, o aprendizado em si é de boa, a linguagem é fácil de aprender.

Como toda linguagem, o importante é saber os fundamentos (famosa regra de Pareto, com 20% de conhecimento você resolve 80% dos problemas).

Não se fixe apenas em uma linguagem, ainda mais em web que é bem diversificado, foque em aprender algoritmo e estrutura de dados. Aí vc tira qualquer linguagem de letra.

Um bom guia é esse aqui: https://roadmap.sh/backend

Tem também para frontend, que é mais a parte visual/usabilidade: https://roadmap.sh/frontend

Permita me discorda, mas linguagem de programação em um universo reduzido é igual inglês, espanhol, italiano, fluência é importante, não existe isso de saber estrutura de dado e não saber se expressar de maneira adequada dentro daquela linguagem, imagina que você aprendeu um pouco de inglês em 4 meses e depois começou a praticar espanhol apenas, você não desaprende por completo o seu inglês, mas perde a fluência, então eu acho péssimo essa tática sua, pra mim tem que casar com a linguagem e só largar se não tiver pagando os boletos.

Eu sou mais um desses que experimentou umas dez linguagens, e acabei esquecendo todas ao longo do tempo, mesmo sabendo estrutura de dados isso só vai ajudar a acelerar o aprendizado da sintaxe, mas se eram 4 meses no lixo, vão virar 2 meses no lixo e você perdendo dinheiro e tempo em algo que você ainda não é produtivo.
 

Mochilador

O Roswell brasileiro
GOLD
Mensagens
12.186
Reações
23.807
Pontos
903
Gurizada, estou finalmente tentando adentar no mercado de TI depois de indas e vindas. Me encontro com 26 anos e me interessei muito pela linguagem PHP, vocês me recomendam a mesma(desculpe a falta de acento no meu teclado bugado).
Foque também em escrever código limpo e testes. Recomendo a leitura de Clean Coder, Clean Code e Clean Architecture. Todos do Robert Martin, vulgo Uncle Bob.
Essas coisas são independentes de linguagem. Não adianta ser o manjador das tecnologias se o código é porco.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Caras, aprender determinada linguagem é importante? Com certeza.

Mas eu vejo com um pouco de receio a constante recomendação em aprender linguagem X ou Y porque "tem bastante vaga".
Se a empresa for minimamente boa, a entrevista/teste não gira em torno de quanto você sabe de uma determinada linguagem, mas como você aborda determinados problemas.

Outro problema é tentar "desenvolver fluência" em uma linguagem. É muito difícil ser fluente numa linguagem sem saber qual métrica usar pra inferir sua fluência. Aliás 90% dos programadores que conheço não são fluentes (no sentido pleno da palavra) em nenhuma linguagem.
Isso inclusive é um engodo que até desanima os iniciantes, porque você fica extremamente sobrecarregado em tentar ler esses guias de referência de linguagem de capa-a-capa, achando que ao terminar vai ter emprego garantido.

Na minha humilde opinião, a única constante que vejo em excelentes programadores é a capacidade de "learn as you go", ou seja, quando encontram um problema novo, eles estudam como resolver esse problema da melhor forma possível.

Eu me considero um bom desenvolvedor .NET, mas tenho muito pouco conhecimento em desenvolvimento mobile nessa plataforma. Mas porque focar minha energia em aprender algo de nicho, que nunca usei?

O que o @nando3d falou sobre o principio de Pareto é bem verdade.
Foquem nos fundamentos, e principalmente em exemplos práticos de uso.

Desenvolvam o costume de resolver desafios de programação de sites do naipe do LeetCode. Mesmo que tenham que ler as respostas, já começa a te dar imersão em vários problemas fundamentais enfrentados no dia-a-dia.

Aliás, sob o risco de ser polêmico, eu diria até que aprender inglês é muito mais relevante pra um profissional de TI do que ser extremamente versado em uma linguagem de programação.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254

imersao-logo-novembro.png

O Imersão no Jornada faz parte do Jornada para o Futuro, um projeto gratuito e idealizado pelo Grupo Cia de Talentos, que junto com 13 empresas parceiras vai te ajudar a se desenvolver nas 8 soft skills mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Faça parte dessa jornada e acelere a sua empregabilidade!

Como funciona?

Nosso formato é de turmas fechadas com estudantes do Ensino Superior ou com até 1 ano de formados. Ao se inscrever, você fará 2 testes online por meio dos quais selecionaremos pelo seu nível de match com o perfil que buscamos para as turmas do Imersão no Jornada.

Os selecionados aprenderão como desenvolver as 8 soft skills mais desejadas pelo mercado de trabalho através de Oficinas e Experiências com grandes empresas parceiras desse projeto - Ambev, Bradesco, Gerdau, GPA, IBM, Itaú, McKinsey, Novartis, PwC, Roche, Suzano, Vale e Whirlpool

E concluindo as 8 soft skills do programa, você terá a oportunidade de participar de eventos especiais com essas empresas e receber um certificado de conclusão das 8 trilhas do Jornada - vale horas complementares em algumas faculdades - verificar com a sua.

Para a turma de novembro, as inscrições irão até o dia 22 de outubro e o resultado será divulgado até o dia 03 de novembro.

 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119

E aiiiii Programador(a), tudo bem?

Passando para te avisar que o primeiro episódio da Semana Super Full Stack já está disponível e você já pode dar start nos seus estudos:

Link do episódio 1: https://super.onebitcode.com/aula1.html

Lembrando, nessa edição da Semana Super Full Stack nós vamos criar um APP de buscas de cafeterias integrado com o Google Maps usando Ruby On Rails na API, React na front-end e React Native no APP Mobile.

Nesse episódio nós vamos aprender sobre:
1 - Criação de APIs
2 - Arquitetura de APPs no Ruby On Rails
3 - Versionamento de API
4 - Integração com a API do Google Maps
5 - E muito mais o/

Calendário da Semana:
1 - Segunda-Feira (19/10): Criação da API com Ruby On Rails
2 - Quarta-Feira (21/10): Criação do Front-end com React
3 - Sexta-Feira (23/10): Criação do APP Mobile com React Native
4 - Domingo (25/10 às 19h): Live de conclusão com sorteio de uma vaga para o Novo Bootcamp do OneBitCode + acesso vitalicio a semana super full stack

Curtiu?


Aproveite e convide um amigo(a) para participar e aprender também, esse evento é único e vai ficar no ar apenas até o dia 25/10.

Eu te vejo nas aulas o/
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Foque também em escrever código limpo e testes. Recomendo a leitura de Clean Coder, Clean Code e Clean Architecture. Todos do Robert Martin, vulgo Uncle Bob.
Essas coisas são independentes de linguagem. Não adianta ser o manjador das tecnologias se o código é porco.
Vou pegar esses tambem, tem alguns outros livros bons para ler?
 


dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Caramba! kkkkkkk
Gurizada, estou finalmente tentando adentar no mercado de TI depois de indas e vindas. Me encontro com 26 anos e me interessei muito pela linguagem PHP, vocês me recomendam a mesma(desculpe a falta de acento no meu teclado bugado).
PHP é minha linguagem preferida, mas é uma linguagem cancerígena demais, exige muita prática pra se fazer um código limpo, estável e de fácil manutenção.
Recomendo não ficar preso ao PHP por um motivo: é uma linguagem muito antiga. De 2018 pra cá, eu vi uma queda absurda de projetos/vagas que exigiam PHP. Estou lutando pra aderir uma nova linguagem mais atual.

Ah, te recomendo a estudar html, css, js (PRINCIPALMENTE JAVASCRIPT (js), as frameworks em JS estão em alta: Node, React, Angular...)...

PHP é uma linguagem fácil de se aprender, mas não fique preso à ela.

Boa sorte.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.623
Reações
29.720
Pontos
1.129
me desculpe os presentes, mas alguém que se prenda ao titulo "mestre em engenharia de software" diplomado pela faculdade POP fundo de quintal desenvolve algo em PHP que não dispara emails e o cliente ja passou os parâmetros corretos do sendmail, e taca a culpa pro cliente resolver merece o que?
Dae a "empresa de desenvolvimento" querendo vender serviço vem com papos que precisa acessar o servidor pq o problema é "nos emails"... moça é alguma API especifica? parâmetros de sendmail só é necessário smtp para disparo de emails... eu tenho conhecimento em php diferentemente de quem voce vendeu ...

Velho como tem fdp só com diploma por ai e não manja de porcaria nenhuma, pessoa deixa campos em branco dentro de config.php e não tem nem coragem de testar e debugar o que vende e nem humildade de assumir que esta errado. Muito facil pegar script prepronto gratuito na internet e sair revendendo, mas na unha do zero ninguem quer fazer
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
me desculpe os presentes, mas alguém que se prenda ao titulo "mestre em engenharia de software" diplomado pela faculdade POP fundo de quintal desenvolve algo em PHP que não dispara emails e o cliente ja passou os parâmetros corretos do sendmail, e taca a culpa pro cliente resolver merece o que?
Dae a "empresa de desenvolvimento" querendo vender serviço vem com papos que precisa acessar o servidor pq o problema é "nos emails"... moça é alguma API especifica? parâmetros de sendmail só é necessário smtp para disparo de emails... eu tenho conhecimento em php diferentemente de quem voce vendeu ...

Velho como tem fdp só com diploma por ai e não manja de porcaria nenhuma, pessoa deixa campos em branco dentro de config.php e não tem nem coragem de testar e debugar o que vende e nem humildade de assumir que esta errado. Muito facil pegar script prepronto gratuito na internet e sair revendendo, mas na unha do zero ninguem quer fazer
Eu já errei muito na vida como desenvolvedor PHP, mas sempre estive ali pra ajudar nos bugs e problemas nos meus códigos. Hoje, do ano passado pra cá, melhorei muito. O que vejo muito aí, é gente querendo só aprender a usar os Codegniter/CakePHP/Laravel da vida sem ver o que tem por trás, não dá no gibi.

Sempre tive um pé atrás de pegar projetos PHP feitos em determinadas framework, tem muita gente que usa por usar.

Pior que fazer um código porco, é não dar suporte ou não aprender com o erro.

Hoje trabalho com muitas APIs : disparos de emails, php... tudo mesclado num sistema que desenvolvi, do zero, sem usar nenhuma framework - me baseei, em partes, no laravel.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.623
Reações
29.720
Pontos
1.129
Eu já errei muito na vida como desenvolvedor PHP, mas sempre estive ali pra ajudar nos bugs e problemas nos meus códigos. Hoje, do ano passado pra cá, melhorei muito. O que vejo muito aí, é gente querendo só aprender a usar os Codegniter/CakePHP/Laravel da vida sem ver o que tem por trás, não dá no gibi.

Sempre tive um pé atrás de pegar projetos PHP feitos em determinadas framework, tem muita gente que usa por usar.

Pior que fazer um código porco, é não dar suporte ou não aprender com o erro.

Hoje trabalho com muitas APIs : disparos de emails, php... tudo mesclado num sistema que desenvolvi, do zero, sem usar nenhuma framework - me baseei, em partes, no laravel.
eu ja dropei a mais de anos, até ja moderei no passado um portal de php mais todo mundo surto na época, muito pilantra por ai nesses meios roubando scripts gratuitos e revendendo. Do que adianta a gente dar de graça, ajudar a configurar algo pra no fim alguém vender o seu trabalho para outro. Não mexo mais nem para mim mesmo, prefiro ainda ter saude.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
eu ja dropei a mais de anos, até ja moderei no passado um portal de php mais todo mundo surto na época, muito pilantra por ai nesses meios roubando scripts gratuitos e revendendo. Do que adianta a gente dar de graça, ajudar a configurar algo pra no fim alguém vender o seu trabalho para outro. Não mexo mais nem para mim mesmo, prefiro ainda ter saude.
Vender código é tenso. Pretendo vender sistemas web ainda nesta década, mas só quando eu tiver tempo pra me dedicar e fazer algo bom. Eu não consigo dormir bem sabendo que tem filhos meus rodando de qualquer forma por aí ... Uma coisa é fazer um código ruim por acidente, mas que tenta dar suporte e 'resolver' o código ruim. Mas pegar script pronto bugado e vender, é pilantragem mesmo. Como esse pessoal dorme?
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.623
Reações
29.720
Pontos
1.129
Vender código é tenso. Pretendo vender sistemas web ainda nesta década, mas só quando eu tiver tempo pra me dedicar e fazer algo bom. Eu não consigo dormir bem sabendo que tem filhos meus rodando de qualquer forma por aí ... Uma coisa é fazer um código ruim por acidente, mas que tenta dar suporte e 'resolver' o código ruim. Mas pegar script pronto bugado e vender, é pilantragem mesmo. Como esse pessoal dorme?
quem não dorme é o ti do cliente após descobrir o lixo empurrado, esse povo normalmente é assim vende "desenvolvimento", muda a skin/template pega a grana de quem não entende nada e depois some ou inventa desculpa. Vi muito disso com o oscomerce/magento.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.954
Pontos
599
quem não dorme é o ti do cliente após descobrir o lixo empurrado, esse povo normalmente é assim vende "desenvolvimento", muda a skin/template pega a grana de quem não entende nada e depois some ou inventa desculpa. Vi muito disso com o oscomerce/magento.
sim, isso existe, e aí quando eu cobro valor justo pelo meu serviço de desenvolver na moral o cliente reclama que tem mais barato por aí (esses que pegam algo pronto e muda a skin), faça então com o mais barato oras!!!
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.623
Reações
29.720
Pontos
1.129
sim, isso existe, e aí quando eu cobro valor justo pelo meu serviço de desenvolver na moral o cliente reclama que tem mais barato por aí (esses que pegam algo pronto e muda a skin), faça então com o mais barato oras!!!
O duro é pagar caro em algo tosco que não condiz com a real :klol
 

felipe.parreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.367
Reações
663
Pontos
889
Caramba, não sabia que tinha um tópico sobre o mercado de programação aqui!

Tenho uns 4 anos de experiência trabalhando com PHP, tanto com frameworks quanto com PHP puro.

Decidi tentar dar uma mudada, e comecei ontem em uma empresa nova, programando em Python.

Confesso que tô bem nervoso, saindo de algo que eu já estava "acomodado", mas acredito que python me abra mais portas que o PHP no futuro.

Eu até que ganhava um salário legal, mas já estava de saco cheio da empresa e as vagas que vi pra PHP não eram tão atrativas, daí saí me candidatando pra vagas em Python e Node.
 
Ultima Edição:

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Negada, comecei a fazer um curso gratuito no site da RECODE (https://plataforma.recode.org.br/index.php/login) do App Inventor, para quem não sabe é uma forma de construir um apk de forma simples utilizando o método de blocos, ou seja, você vai montando o código como se fosse um lego, no programa também tem a parte do design que é praticamente um android studio resumido e na forma web.

Para quem quiser vou deixar aqui um apk de calculadora de descontos feito por mim, o apk tá no link do github e também o projeto está lá no formato de .aia

Captura-de-tela-2020-10-29-135700.png


Captura-de-tela-2020-10-29-135731.png


 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Dia 02 de novembro vai abrir turma FREE no CODE IOT para vários cursos de programação


scrnli-29-10-2020-16-11-23.png




scrnli-29-10-2020-16-11-01.png
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.505
Reações
19.433
Pontos
744
Pessoal alguém com experiência no mercado pode me falar a diferença a longo prazo para quem escolhe entre front e back end?
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Pessoal alguém com experiência no mercado pode me falar a diferença a longo prazo para quem escolhe entre front e back end?

Idealmente você tem que manjar os dois, não necessariamente no mesmo nível.

Quanto a qual escolher, eu acho questão de gosto.

Eu diria que pra grandes empresas, em termos salariais, quem lida com back-end ganha ligeiramente mais. E é também a área com a qual mais me identifico, pelos tipos de desafios que encontro no dia-a-dia.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
E aí pessoas,

Alguém aqui trabalha com ciência de dados, ou sabe um pouco sobre a área?

Não sou cientista de dados de formação, mas já trabalhei em alguns projetos e tenho um pouco de experiência.

Dependendo de qual for sua dúvida, posso ajudar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Não sou cientista de dados de formação, mas já trabalhei em alguns projetos e tenho um pouco de experiência.

Dependendo de qual for sua dúvida, posso ajudar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Então, queria saber como posso sondar essa área, o que "o mercado" quer e que tipo de formação deveria procurar.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Curso: HTML Básico (DevMedia) - FREE até 19 de novembro


Como vai funcionar:
  • Olá Amigo(a), o objetivo deste curso é guiar você pelos principais elementos do HTML na prática. Estará disponível até 19 de Novembro, garanta sua vaga.
  • O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para a criação de páginas na web. Sua principal finalidade é estruturar o conteúdo disponibilizado em uma página.

 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Curso: HTML Básico (DevMedia) - FREE até 19 de novembro


Como vai funcionar:
  • Olá Amigo(a), o objetivo deste curso é guiar você pelos principais elementos do HTML na prática. Estará disponível até 19 de Novembro, garanta sua vaga.
  • O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para a criação de páginas na web. Sua principal finalidade é estruturar o conteúdo disponibilizado em uma página.


O foda do frontend comunzão (html + css) é que antes era mais simples, hoje o pessoal exige atenção no SEO e exigem aquelas tags do schema. Enche o saco d+.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Então, queria saber como posso sondar essa área, o que "o mercado" quer e que tipo de formação deveria procurar.
Formalmente falando, as vagas que aparecem geralmente exigem formação em matemática, ciências da computação ou estatística.
Na prática, nem sempre precisa ser uma dessas formações, geralmente basta ter disposição pra desenvolver o raciocinio matemático.

O mercado geralmente está interessado em gente que tenha, além do citado acima, algum dos seguintes conhecimentos: machine learning, operations research, redes neurais, metaheurística. De um profissional mais experiente geralmente se exige que tenha evidências de ter aplicado alguma dessas paradas na prática.

Se quiser começar com uma formação sem compromisso, recomendo esses dois cursos:


Eu assumo também que você já tenha um conhecimento básico de programação, mas caso não tenha, é bom investir um pouco de tempo nisso.

Edit, porque esqueci de falar sobre "sondar a área":

No meu caso, eu tinha contato direto com os cientistas de dados do meu departamento, porque o sistema principal que eu trabalhava usava os dados gerados pelos modelos deles.
Com o tempo, eu fui ficando mais e mais envolvido, até que comecei a ajudar no desenvolvimento dos modelos em si.
Pra te dar um exemplo prático da aplicação de data science no mundo real:
A gente desenvolveu um modelo que se propunha a responder a seguinte pergunta: se eu modificar o preço de um determinado produto em 1%, qual o impacto disso na demanda (e margem de lucro)?
Então basicamente o modelo combinava elasticidade de preço com algumas variáveis (preço de custo, custos de transação, custo de armazenamento no estoque, depreciação, sazonalidade, etc.) pra tentar chegar no chamado "preço ótimo".
 
Ultima Edição:

lagom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.881
Reações
7.172
Pontos
814
Formalmente falando, as vagas que aparecem geralmente exigem formação em matemática, ciências da computação ou estatística.
Na prática, nem sempre precisa ser uma dessas formações, geralmente basta ter disposição pra desenvolver o raciocinio matemático.

O mercado geralmente está interessado em gente que tenha, além do citado acima, algum dos seguintes conhecimentos: machine learning, operations research, redes neurais, metaheurística. De um profissional mais experiente geralmente se exige que tenha evidências de ter aplicado alguma dessas paradas na prática.

Se quiser começar com uma formação sem compromisso, recomendo esses dois cursos:


Eu assumo também que você já tenha um conhecimento básico de programação, mas caso não tenha, é bom investir um pouco de tempo nisso.

Edit, porque esqueci de falar sobre "sondar a área":

No meu caso, eu tinha contato direto com os cientistas de dados do meu departamento, porque o sistema principal que eu trabalhava usava os dados gerados pelos modelos deles.
Com o tempo, eu fui ficando mais e mais envolvido, até que comecei a ajudar no desenvolvimento dos modelos em si.
Pra te dar um exemplo prático da aplicação de data science no mundo real:
A gente desenvolveu um modelo que se propunha a responder a seguinte pergunta: se eu modificar o preço de um determinado produto em 1%, qual o impacto disso na demanda (e margem de lucro)?
Então basicamente o modelo combinava elasticidade de preço com algumas variáveis (preço de custo, custos de transação, custo de armazenamento no estoque, depreciação, sazonalidade, etc.) pra tentar chegar no chamado "preço ótimo".
Valeu cara,

Em razão do doutorado que estou fazendo, tive um pouco de contato com gente que mexe com machine learning, redes neurais e essas paradas. Pareceu bem interessante, mas estou no meio acadêmico, que dependendo da área pode estar desconectado com "o mercado". Vou dar uma olhada sem compromisso por enquanto.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Valeu cara,

Em razão do doutorado que estou fazendo, tive um pouco de contato com gente que mexe com machine learning, redes neurais e essas paradas. Pareceu bem interessante, mas estou no meio acadêmico, que dependendo da área pode estar desconectado com "o mercado". Vou dar uma olhada sem compromisso por enquanto.
Aqui na Europa, nas duas empresas que trabalhei existem programas de internship (com eventual proposta de contrato ao final) pra quem está fazendo doutorado ou mestrado na área.
Eu estou fora do Brasil há alguns anos, então não sei aí como está a receptividade do mercado pra quem vem do meio acadêmico, mas esse esquema pode ser uma opção.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Alguém recomenda algum curso de html5+css?

Tudo FREE




(Apostila da Caelum) https://www.caelum.com.br/apostila/apostila-html-css-javascript.pdf






 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.505
Reações
19.433
Pontos
744
Ta rolando do Curso em Vídeo também.


Já tava sabendo, mas ele tá bem no começo e vai demorar para chegar no final.


vlw pela dica.

Vcs acham que vale a pena pagar o devmedia?
To perdendo muito tempo procurando cursos no udemy e muitos não são tão bons.

Alura acho muito caro e não tem tempo de degustação.
 
Topo Fundo