O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
Alguém pode dar o caminho para um noob?

Gostaria de entrar no mundo da TI.
E pelo que vi, aprender python é um bom caminho aparentemente... Quais caminhos indicam?
Tks.

Edit.

Estou considerando entrar nessa graduação pra ter um canudo, e em parelo focar no Python...


Primeiro, qual seu nível de masoquismo? :kdiabo

Se você já tiver alguma graduação, qualquer que seja, eu não faria outro curso, melhor procurar alguma pós, mba, na área que achar interessante. Caso contrário, segue em frente.

Python é uma boa, mesmo. Fácil e é utilizada em muitas coisas. Mas foca mais em lógica de programação do que nos detalhes da linguagem. Dependendo do que você se interessar pode ser que seja mais interessante mudar, ai tendo uma base boa de lógica fica bem fácil.

Por fim, TI é enorme, e cada pedacinho tem mais especialização que medicina. Então não tenta abraçar tudo, vai no que te interessar e tenta ser realmente bom naquilo, o resto um conhecimento básico já te salva.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Primeiro, qual seu nível de masoquismo? :kdiabo

Se você já tiver alguma graduação, qualquer que seja, eu não faria outro curso, melhor procurar alguma pós, mba, na área que achar interessante. Caso contrário, segue em frente.

Python é uma boa, mesmo. Fácil e é utilizada em muitas coisas. Mas foca mais em lógica de programação do que nos detalhes da linguagem. Dependendo do que você se interessar pode ser que seja mais interessante mudar, ai tendo uma base boa de lógica fica bem fácil.

Por fim, TI é enorme, e cada pedacinho tem mais especialização que medicina. Então não tenta abraçar tudo, vai no que te interessar e tenta ser realmente bom naquilo, o resto um conhecimento básico já te salva.

Pelo o que andei lendo, ter o canudo é importante em alguns sentidos, principalmente pra descolar um trampo de iniciante... Acho...
E não vai pelo lado negro da força, digo pelo lado full stack da coisa. Pq isso é baboseira.
Eu sou bem noob sobre essas siglas da área. Minha intenção é começar pela base... Estudar, entrar na área e ter uma experiência real. Tô fazendo um planejamento pra 3 anos ou mais então sem desespero algum. rs
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
Pelo o que andei lendo, ter o canudo é importante em alguns sentidos, principalmente pra descolar um trampo de iniciante... Acho...

É sim, em partes.

É uma das coisas que vai te levar para uma entrevista, como também as certificações. Mas se você tiver graduação em qualquer outra coisa, de contabilidade a medicina, melhor fazer uma pós voltada a TI, não ajuda muito ter um segundo diploma.
 


Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
10.871
Pontos
753

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Pessoal, estou querendo fazer MBA de Engenharia de Software na FIAP, mas é caro pra c***lho :kwow.
Gostaria de ser convencido por vcs a fazer esse curso em outro lugar. Alguém teria recomendações?

Abçs.
Eu conclui o MBA na FAMESP em Engenharia de Software este mês e achei uma bela b*sta. Não sei se minha formação já continha muitos semestres de engenharia de software (ADS) mas vi pouca coisa que pudesse acrescentar o que aprendi.
Dinheiro jogado fora.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.361
Reações
51.536
Pontos
1.712
Alguém ai é web designer? Queria saber o quão necessário é entender de photoshop hoje em dia pra essa área.
Web designer hoje é o front end, imagino.
Eu acho mais importante saber Adobe XD do que o Photoshop em si. Mas no fundo, com frameworks maduras como Bootstrap e Materialize, o conhecimento em Photoshop/XD se torna mais uma habilidade secundária do que primária ao meu ver.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Alguém pode dar o caminho para um noob?

Gostaria de entrar no mundo da TI.
E pelo que vi, aprender python é um bom caminho aparentemente... Quais caminhos indicam?
Tks.

Edit.

Estou considerando entrar nessa graduação pra ter um canudo, e em parelo focar no Python...

Visualizar anexo 160691
Visualizar anexo 160692
Tô me formando nesse mesmo curso, sei lá ,pra ter um canudo é bom, mas não aprendi muita coisa que preste, o trabalho ensinou muito mais.

Tem gente que vai se formar comigo que não sabe absolutamente nada.

Sobre Python aqui na região que vivo o mercado é bem pequeno, talvez em São Paulo seja maior.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Tô me formando nesse mesmo curso, sei lá ,pra ter um canudo é bom, mas não aprendi muita coisa que preste, o trabalho ensinou muito mais.

Tem gente que vai se formar comigo que não sabe absolutamente nada.

Sobre Python aqui na região que vivo o mercado é bem pequeno, talvez em São Paulo seja maior.
Tô olhando pro Python como a base... Tenho ciência que é só a pontinha do iceberg. A intenção é realmente dar um start...
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Tô olhando pro Python como a base... Tenho ciência que é só a pontinha do iceberg. A intenção é realmente dar um start...
Eu sou a praga de fullstack por que onde trabalho não há distinção de dev, todo mundo faz tudo.

O que posso dizer que é bom você saber web mesmo usando python, aprender aí trabalhar com rest em python, usar django por que é algo que a maioria usa.

SQL é must também, não adianta, é algo que todo mundo da valor.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Eu sou a praga de fullstack por que onde trabalho não há distinção de dev, todo mundo faz tudo.

O que posso dizer que é bom você saber web mesmo usando python, aprender aí trabalhar com rest em python, usar django por que é algo que a maioria usa.

SQL é must também, não adianta, é algo que todo mundo da valor.
SQL é banco de dados certo?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
SQL é banco de dados certo?
Isso, é bem bom saber se virar no SQL por que com certeza na tua carreira vais pegar alguma bronca com isso.

Como tu ainda não decidiu o que quer com TI é bom ter noção de tudo, como eu fiz.

Agora tô indo pro que gosto que é web design e frontend.

Mas aprendi Java, SQL, JavaScript e até trabalhar com Docker e Kubernets.

Mas fica no Python, faz algumas aplicações, vai entendendo como funciona web com REST em python, isso vai te ajudar muito.
Esse mês recebi uma proposta de uma empresa na qual o backend era todo em Python.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
@RoLukeSky quando digo para tu ter noção das coisas não é pra sair estudando de tudo. Só entender pra o que serve, até pra quando te perguntarem em alguma entrevista você não ficar perdido no mar de siglas e códigos.

Inicialmente o sucesso é tu estudar muita lógica, pra isso python é top, entender como resolver probleminhas utilizando programação, usando arrays e essas coisas.

Por que sintaxe se aprende, agora pensar logicamente é outros 500.

Pra te falar eu sou bem ruinzinho com lógica, é algo que eu devo voltar e estudar.
 

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Mais ou menos offtopic em termos regionais, mas para quem está curioso sobre a situação de TI nos USA, ta bem complicado para quem quiser começar agora. Tem um canal que vez ou outra lança vídeos sobre a situação do mercado e faz comparativos com outros empregos que precisam de zero experiência e nenhum diploma (o vídeo é em inglês e não possui legenda):



Edit: Seção de comentários do vídeo também é informativa.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
@RoLukeSky quando digo para tu ter noção das coisas não é pra sair estudando de tudo. Só entender pra o que serve, até pra quando te perguntarem em alguma entrevista você não ficar perdido no mar de siglas e códigos.

Inicialmente o sucesso é tu estudar muita lógica, pra isso python é top, entender como resolver probleminhas utilizando programação, usando arrays e essas coisas.

Por que sintaxe se aprende, agora pensar logicamente é outros 500.

Pra te falar eu sou bem ruinzinho com lógica, é algo que eu devo voltar e estudar.
É acho que é por aí. Formar a base e conhecer o meio. Tem coisa pra c***lho imagino, mas pra começar é ter o foco no canudo e no Python + SQL. Formada a base, aí vai expandindo dependendo da necessidade certo?

O que é esse REST?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Mais ou menos offtopic em termos regionais, mas para quem está curioso sobre a situação de TI nos USA, ta bem complicado para quem quiser começar agora. Tem um canal que vez ou outra lança vídeos sobre a situação do mercado e faz comparativos com outros empregos que precisam de zero experiência e nenhum diploma (o vídeo é em inglês e não possui legenda):



Edit: Seção de comentários do vídeo também é informativa.

Eu sempre vejo vídeo desse loco.
Ele dá umas viajadas na minha opinião, mas lá é outro mercado. E também ele faz muito vlog da vida dele inútil kkkkk

É acho que é por aí. Formar a base e conhecer o meio. Tem coisa pra c***lho imagino, mas pra começar é ter o foco no canudo e no Python + SQL. Formada a base, aí vai expandindo dependendo da necessidade certo?

O que é esse REST?
Sim é bem essa mentalidade que tens que ter.

Rest é uma arquitetura de comunicação entre tua aplicação e outra ou por exemplo um página web, simplificando bastante a explicação
Você faz uma requisição para tua aplicação sem troca de arquivos, é o padrão hoje em dia de comunicação entre servidor e aplicação.
 
Ultima Edição:

Papelzinho

Bam-bam-bam
Mensagens
862
Reações
5.688
Pontos
333
Eu sempre vejo vídeo desse loco.
Ele dá umas viajadas na minha opinião, mas lá é outro mercado. E também ele faz muito vlog da vida dele inútil kkkkk
Vi uns 3 dele na mesma pegada...
Acho que ele viaja em achar que a empresa é malvadona e está explorando quando a realidade é que o mercado está completamente saturado... E como em algumas situações é um trabalho que pode ser feito remotamente, pela força do dólar o pagamento acaba sendo muito interessante em países de terceiro mundo. Negócio que nos EUA tem o débito estudantil, então é foda para um c***lho você perder 5 anos em uma universidade, ter meio milhão em dívida para sair de la e trabalhar em algo que paga o mesmo que um trabalho que exige zero experiência e nenhum diploma...

Sei não, eu acho que a tendência é que esse negócio de universidade, diploma e sinalização de mercado irão mudar com a internet...
Engenharia já é conhecida por formar motoristas de uber... Apenas algumas poucas formações ainda continuam firmes.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.747
Reações
10.871
Pontos
753
É acho que é por aí. Formar a base e conhecer o meio. Tem coisa pra c***lho imagino, mas pra começar é ter o foco no canudo e no Python + SQL. Formada a base, aí vai expandindo dependendo da necessidade certo?

O que é esse REST?

Falando sério agora.
O melhor caminho que vc pode seguir é conseguir um estágio/trainee durante a faculdade.
Sou formado em ADS, e durante o curso vc vai ver diversas linguagens de programação, aí pode escolher oq mais te agrada.
Vendo o mercado de trabalho aqui no estado de SP, o que é mais procurado e tem vaga é pra desenvolvedor web (react, js, etc).

Eu parei de ver vídeos dele por conta disso também, e eu acho que ele exagera muito para ganhar views.

No geral, a maioria dos youtubers de programação é scam para vender curso. Eu só acompanho alguns que são realmente úteis:







esse gabriel pato é zica demais.
não entendo como o cara consegue aprender tudo essas coisas sozinho :klol
igual esse menino prodígio aqui:
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Eu parei de ver vídeos dele por conta disso também, e eu acho que ele exagera muito para ganhar views.

No geral, a maioria dos youtubers de programação é scam para vender curso. Eu só acompanho alguns que são realmente úteis:





Vejo praticamente todos que você vê também.

Muito bons.

Só cuidado quando assistir os vídeos do Akita.
Ele é muito inteligente e acaba desanimando a gente kkkkkk
Ou ele mente bem
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Vi uns 3 dele na mesma pegada...
Acho que ele viaja em achar que a empresa é malvadona e está explorando quando a realidade é que o mercado está completamente saturado... E como em algumas situações é um trabalho que pode ser feito remotamente, pela força do dólar o pagamento acaba sendo muito interessante em países de terceiro mundo. Negócio que nos EUA tem o débito estudantil, então é foda para um c***lho você perder 5 anos em uma universidade, ter meio milhão em dívida para sair de la e trabalhar em algo que paga o mesmo que um trabalho que exige zero experiência e nenhum diploma...

Sei não, eu acho que a tendência é que esse negócio de universidade, diploma e sinalização de mercado irão mudar com a internet...
Engenharia já é conhecida por formar motoristas de uber... Apenas algumas poucas formações ainda continuam firmes.
É que as pessoas tem uma visão muito errada do TI na minha opinião, eu acho que é de longe a melhor área para se trabalhar, em todos os sentidos.

Ao menos eu considero minha empresa hoje muito boa, sou sempre muito bem tratado e vejo que ela tem uma.baita preocupação com os colaboradores e seu bem estar.

Como eu vim de outra área anteriormente, sei como é trabalhar em uma empresa que não está nem aí para ti, tu só é mais uma peça lá dentro, igual uma máquina, que pode descartar a qualquer momento.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.304
Reações
11.805
Pontos
1.654
Eu sei que não é novidade para muitos (até pq essa noticia não é tão recente assim), mas acho que vale a pena informar:

Links da noticia:
Resumo: A distribuição Linux CentOS foi descontinuada, funcionando apenas a versão Stream.

Muitas empresas que utilizam esse SO nos seus projetos, ambientes de infraestrutura e até mesmo desenvolvimento, vão ter que se readaptar os seus ambientes e mudar de distros ou até de SO. Enfim, não vai ser fácil, mas será uma mudança necessária.

Ocorreram descontentamentos entre os profissionais da área, principalmente de Linux lovers, pois ele é bastante popular, sobretudo em ambientes corporativos de pequenas empresas, médias, grandes e até mesmo em empresas governamentais.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
Eu sei que não é novidade para muitos (até pq essa noticia não é tão recente assim), mas acho que vale a pena informar:

Links da noticia:
Resumo: A distribuição Linux CentOS foi descontinuada, funcionando apenas a versão Stream.

Muitas empresas que utilizam esse SO nos seus projetos, ambientes de infraestrutura e até mesmo desenvolvimento, vão ter que se readaptar os seus ambientes e mudar de distros ou até de SO. Enfim, não vai ser fácil, mas será uma mudança necessária.

Ocorreram descontentamentos entre os profissionais da área, principalmente de Linux lovers, pois ele é bastante popular, sobretudo em ambientes corporativos de pequena empresa e até mesmo em empresas governamentais.

É um porre isso, meio mundo de servidor para migrar, além de alguns que simplesmente não dá para migrar.

Fora que é obrigatório para quem quer tirar alguma cert com a redhat treinar no centos... quero ver como isso vai desenrolar.


Quem quiser uma alternativa, oracle linux também é baseado em redhat e é "de gratis". (oracle cobra pelo suporte).

Edit: Descobri que o pessoal da comunidade já se mexeu:

 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Falando sério agora.
O melhor caminho que vc pode seguir é conseguir um estágio/trainee durante a faculdade.
Sou formado em ADS, e durante o curso vc vai ver diversas linguagens de programação, aí pode escolher oq mais te agrada.
Vendo o mercado de trabalho aqui no estado de SP, o que é mais procurado e tem vaga é pra desenvolvedor web (react, js, etc).



esse gabriel pato é zica demais.
não entendo como o cara consegue aprender tudo essas coisas sozinho :klol
igual esse menino prodígio aqui:

Em resumo: Ele levanta a bunda da cadeira
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
No caso de usar para tirar certs, ainda dá para usa o CentOS. O que morreu foi a versão estável, agora só tem a versão Stream, que servirá de testes para o RHEL. Ficou tipo:

Fedora = Onde testam novas tecnologias
CentOS Stream = Onde as novas tecnologias escolhidas, são testadas para valer e amadurecidas
RHEL = Versão estável.

É chato, mas são negócios, a Red Hat mantinha o CentOS também, então fica aquela de ter um produto gratuito e outro pago ao mesmo tempo. Esses tempos de covid devem ter apertado.

Eu estava achando chato isso, porque afeta uma galera. Mas depois que vi um vídeo do LearnLinuxTV, eu vi um outro lado e achei super pertinente. Um profissional que se preze jamais deva confiar em uma empresa, pois como ela tem que dar lucro, ela pode mudar do dia pra noite para atender a isso. Logo, é ideal que sempre tenhamos um plano B, C, D, etc, de forma a mitigarmos os riscos.

Mesma coisas sobre ferramentas, não focar em softwares proprietários e fixos em uma plataforma, pra que fique mais fácil migrar depois em caso de problemas.




Sobre certs, dá, mas versão "instável" é versão "instável". É um porre ficar pegando feed de comunidade para descobrir qual versão que não vai bugar com o que você quer mexer. Sei que estou sendo chato nisso, é algo que dá para viver, mas o pessoal vai abandonar o S.O.

Olha, dinheiro é desculpa, o olho da redhat/ibm cresceu e pronto. A redhat tinha um caminho de evolução bem claro:

  • Não pode gastar? CentOS.
  • O negócio cresceu e você precisa de suporte? RedHat

O mais comum era/é ter o ambiente de produção todo licenciado e o de testes rodando CentOS para quem tem porte ($$), ou utilizar CentOS até ter porte de pagar pelo suporte.

Ou, no meu caso (infra) e de alguns desenvolvedores, não vou pagar para montar um lab em casa, onde eu testo recursos que quero aplicar na empresa e não faz sentido testar em "beta", tenho que testar na versão mais próxima possível dos servidores de produção.

O que o pessoal vai fazer agora é migrar para ubuntu, Rocky ou oracle linux. Danado é que até a cert deles deve perder um pouco de relevância. Por isso acho que foi um tiro no pé.

Sobre não depender de fornecedor A ou B, com certeza é uma boa prática e é algo que devemos tentar fazer sempre mas, nem sempre é 100% aplicável. O investimento em equipe, praticas e outras coisas... quem já migrou tudo para algo maleável como contêineres é mais fácil mas você não formata o servidor de banco ou o ERP de produção rodando em hardware físico, tem que conseguir algo equivalente, migrar tudo, pagar fornecedor pela migração... É tanta aporrinhação que o pessoal vai preferir ficar descoberto mesmo e confiar no firewall e antimalware.

Se a RedHat tivesse dito que esta era a ultima versão do CentOS que ia ter suporte e seguisse com o que havia planejado, menos mal. Mas mudar o roadmap vai atrapalhar muita gente.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
...
Eu estava achando chato isso, porque afeta uma galera. Mas depois que vi um vídeo do LearnLinuxTV, eu vi um outro lado e achei super pertinente. Um profissional que se preze jamais deva confiar em uma empresa, pois como ela tem que dar lucro, ela pode mudar do dia pra noite para atender a isso. Logo, é ideal que sempre tenhamos um plano B, C, D, etc, de forma a mitigarmos os riscos.

Mesma coisas sobre ferramentas, não focar em softwares proprietários e fixos em uma plataforma, pra que fique mais fácil migrar depois em caso de problemas.
...

Só que isso é impossível na vida real. Na prática o que acontece é que uma empresa estrutura seu TI de uma maneira, e só muda conforme a necessidade se apresenta. Não tem como fazer plano A,B,C e D, até porque todos se tornariam obsoletos em pouquíssimo tempo, ao ponto em que no dia em que for necessário, já não serve mais. Ainda mais pra cada ferramenta.

A dependência das soluções e seus fornecedores sempre existe e existirá, o que profissional pode fazer não é tentar preparar planos B, C e D, ,, mas sim manter-se se antenado e pronto para promover mudanças radicais no ambiente quando a necessidade se apresenta. E saber se antever e usar isso a seu favor, usando o momento de fragilidade pra conseguir dinheiro da empresa pra custear as melhorias que precisa no ambiente.

O que eu já vi de m**** acontencendo porque o responsável de TI não teve culhões pra exigir recursos decentes numa empresa não tá escrito....vem o chefão e manda resolver tudo com sistema gratuito de software livre....o cara abaixa a orelha e pesquisa alguma gambiarra no google, faz um negócio porco a base de fita crepe e aquela bomba-relógio um dia explode. E sabe o que acontece? Quase 100% das vezes....nessa hora a empresa abre o bolso e vai buscar uma consultoria pra consertar a m**** e o cara muitas vezes acaba rodando.

Software proprietário = a responsabilidade é do fornecedor. Se dá m**** ele que conserta....e se o produto é ruim, troca por outro de mercado. Isso é vida.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
Só que isso é impossível na vida real. Na prática o que acontece é que uma empresa estrutura seu TI de uma maneira, e só muda conforme a necessidade se apresenta. Não tem como fazer plano A,B,C e D, até porque todos se tornariam obsoletos em pouquíssimo tempo, ao ponto em que no dia em que for necessário, já não serve mais. Ainda mais pra cada ferramenta.

A dependência das soluções e seus fornecedores sempre existe e existirá, o que profissional pode fazer não é tentar preparar planos B, C e D, ,, mas sim manter-se se antenado e pronto para promover mudanças radicais no ambiente quando a necessidade se apresenta. E saber se antever e usar isso a seu favor, usando o momento de fragilidade pra conseguir dinheiro da empresa pra custear as melhorias que precisa no ambiente.

O que eu já vi de m** acontencendo porque o responsável de TI não teve culhões pra exigir recursos decentes numa empresa não tá escrito....vem o chefão e manda resolver tudo com sistema gratuito de software livre....o cara abaixa a orelha e pesquisa alguma gambiarra no google, faz um negócio porco a base de fita crepe e aquela bomba-relógio um dia explode. E sabe o que acontece? Quase 100% das vezes....nessa hora a empresa abre o bolso e vai buscar uma consultoria pra consertar a m** e o cara muitas vezes acaba rodando.

Software proprietário = a responsabilidade é do fornecedor. Se dá m**** ele que conserta....e se o produto é ruim, troca por outro de mercado. Isso é vida.


Eu acho que o problema mesmo foi a redhat quebrar a palavra. Se ela tivesse dito que esta seria a ultima versão do centos, ok. Mas ela tirou 7 anos do ciclo de vida do S.O do dia para a noite.

Muita gente faz as contas e sabe que 3, 4 ou 5 anos depois deve substituir o hardware, então uma troca de S.O é menos complicada, pior dos casos para 1 ano ou 2 de suporte estendido.

Mas principalmente agora que o pessoal tá preocupado com ransomware, invasão e afins, assumir o risco de não aplicar os patches de segurança tem ficado cada vez mais complicado.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Eu acho que o problema mesmo foi a redhat quebrar a palavra. Se ela tivesse dito que esta seria a ultima versão do centos, ok. Mas ela tirou 7 anos do ciclo de vida do S.O do dia para a noite.

Muita gente faz as contas e sabe que 3, 4 ou 5 anos depois deve substituir o hardware, então uma troca de S.O é menos complicada, pior dos casos para 1 ano ou 2 de suporte estendido.

Mas principalmente agora que o pessoal tá preocupado com ransomware, invasão e afins, assumir o risco de não aplicar os patches de segurança tem ficado cada vez mais complicado.
Como eu disse...o desafio do pessoal agora é convencer os chefes a abrir a carteira. E ter todo o trabalho de migração. São coisas difíceis e estressantes. Mas faz parte...não é algo tão diferente do dia a dia.

Essas empresas vivem dando 180...é Microsoft, é Oracle, é Cisco....a gente reclama...e segue em frente, rs. E tem que ler a letra miúda do contrato.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.414
Pontos
1.444
Mais ou menos. No vídeo ele fala sobre o Ansible por exemplo, ferramenta de automação de configuração de servidores. Ele diz que já o deixa preparado para migrar para qualquer outra distro, caso (o dele) o Ubuntu não o agrade de alguma forma.

Sobre dependência em ferramentas, ele citou evitar focar por exemplo, em uma ferramenta que só funciona na AWS, porque se você não for usar mais AWS, vai ser uma nova curva de aprendizado e muitas dores até precisar.

Sei que as vezes é complicado, mas eu entendi o ponto dele, que é o de ser armar contra possíveis intervenientes que podem surgir no ambiente de TI.
No meu ponto de vista pode ser até vantajoso para carreira.

Imagine o pessoal que de repente, viu o CentOS descontinuado e resolve migrar para, vamos supor, o Debian. Se ele já tinha na mão, o Ansible configurado bonitinho para a migração, ele pode ser o "salvador da pátria".

Não é tanta coisa assim que dá para migrar.

Ansible é só uma ferramenta de automação, fica limitado ao que você consegue fazer manualmente (só vai ser mais rápido).

No meu caso mesmo, temos servidores que necessitam de interação humana para serem migrados então não ajuda muito (sorte que o que é de produção não está no centos).
 
Topo Fundo