O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
855
Reações
1.099
Pontos
594
Vou fazer aqui um desabafo e não é sobre salário ou como entrar na área :klolwtf
Ultimamente tenho percebido como é ruim e estressante você ser única pessoa na sua função na empresa.
O dia a dia é tranquilo, mas toda vez que surge um problema ou um demanda é muito ruim você não ter com quem debater a situação. Eu sinto falta até do estagiário ou do cara mais júnior que vai fazer aquela pergunta meio idiota, mas que pode te dar uma ideia.
E é ruim pq o dia a dia é tranquilo e muitas vezes você acaba não sendo visto, mas quando surge algo fora da caixinha que demanda tempo, pesquisa, teste e todo blablabla a galera fica em cima e ficam com aquela impressão que você não resolve no tempo deles pq muitas vezes acham que é só dar 2 cliques e pronto.

Enfim....como a empresa tá se reestruturando ainda devo ficar nessa situação mais um tempo, mas vida que segue, uma hora melhora.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.722
Reações
6.710
Pontos
353
Vou fazer aqui um desabafo e não é sobre salário ou como entrar na área :klolwtf
Ultimamente tenho percebido como é ruim e estressante você ser única pessoa na sua função na empresa.
O dia a dia é tranquilo, mas toda vez que surge um problema ou um demanda é muito ruim você não ter com quem debater a situação. Eu sinto falta até do estagiário ou do cara mais júnior que vai fazer aquela pergunta meio idiota, mas que pode te dar uma ideia.
E é ruim pq o dia a dia é tranquilo e muitas vezes você acaba não sendo visto, mas quando surge algo fora da caixinha que demanda tempo, pesquisa, teste e todo blablabla a galera fica em cima e ficam com aquela impressão que você não resolve no tempo deles pq muitas vezes acham que é só dar 2 cliques e pronto.

Enfim....como a empresa tá se reestruturando ainda devo ficar nessa situação mais um tempo, mas vida que segue, uma hora melhora.

Tú acabou de me descrever 100%.
 

makeikow

Bam-bam-bam
Mensagens
4.473
Reações
14.114
Pontos
453
Vou fazer aqui um desabafo e não é sobre salário ou como entrar na área :klolwtf
Ultimamente tenho percebido como é ruim e estressante você ser única pessoa na sua função na empresa.
O dia a dia é tranquilo, mas toda vez que surge um problema ou um demanda é muito ruim você não ter com quem debater a situação. Eu sinto falta até do estagiário ou do cara mais júnior que vai fazer aquela pergunta meio idiota, mas que pode te dar uma ideia.
E é ruim pq o dia a dia é tranquilo e muitas vezes você acaba não sendo visto, mas quando surge algo fora da caixinha que demanda tempo, pesquisa, teste e todo blablabla a galera fica em cima e ficam com aquela impressão que você não resolve no tempo deles pq muitas vezes acham que é só dar 2 cliques e pronto.

Enfim....como a empresa tá se reestruturando ainda devo ficar nessa situação mais um tempo, mas vida que segue, uma hora melhora.
Entendo a sua situação perfeitamente, pois já passei por isso.
Eu era o único da equipe que tinha conhecimento relacionado à TI, em especial desenvolvimento.

Agora temos um colega na equipe, focado em TI também, e a gente debate sobre soluções para problemas identificados, desenvolve ferramentas para automatizar os processos, etc. E o melhor, tanto eu como ele aprendemos com o compartilhamento de conhecimentos.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Vou fazer aqui um desabafo e não é sobre salário ou como entrar na área :klolwtf
Ultimamente tenho percebido como é ruim e estressante você ser única pessoa na sua função na empresa.
O dia a dia é tranquilo, mas toda vez que surge um problema ou um demanda é muito ruim você não ter com quem debater a situação. Eu sinto falta até do estagiário ou do cara mais júnior que vai fazer aquela pergunta meio idiota, mas que pode te dar uma ideia.
E é ruim pq o dia a dia é tranquilo e muitas vezes você acaba não sendo visto, mas quando surge algo fora da caixinha que demanda tempo, pesquisa, teste e todo blablabla a galera fica em cima e ficam com aquela impressão que você não resolve no tempo deles pq muitas vezes acham que é só dar 2 cliques e pronto.

Enfim....como a empresa tá se reestruturando ainda devo ficar nessa situação mais um tempo, mas vida que segue, uma hora melhora.


Eu até uns meses atrás, ou quase. Até tinha colegas, mas devido a N coisas na empresa a equipe terminou meio que cada um por si. Boa parte das coisas eu tinha que me virar para arrumar uma solução sozinho (ou seja, até tinha alguém para desabafar/reclamar, mas muitas vezes não tinha com quem trocar ideias).
 

VeGee

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
2.123
Reações
2.715
Pontos
1.504
Alguém aqui sabe como que é trabalhar pra empresas de fora? Esses dias eu vi uma vaga pra ganhar $4300. Isso dá qse 23k.

Fiquei querendo me inscrever, ver de colé, já faço homeoffice, a diferença é que o outro é em inglês em horários diferentes? rsrsrs
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Alguém aqui sabe como que é trabalhar pra empresas de fora? Esses dias eu vi uma vaga pra ganhar $4300. Isso dá qse 23k.

Fiquei querendo me inscrever, ver de colé, já faço homeoffice, a diferença é que o outro é em inglês em horários diferentes? rsrsrs

Se arrisca, no mínimo participa da entrevista e tenta entender como vai trabalhar.


Eu cheguei a participar de uma seleção para trabalhar em um time internacional (mas ia receber em reais, a empresa tinha filial aqui), o requerimento maior no meu caso era boa habilidade de comunicação em inglês e a questão do horário mesmo.
 


Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.340
Reações
29.514
Pontos
1.424
Alguém aqui sabe como que é trabalhar pra empresas de fora? Esses dias eu vi uma vaga pra ganhar $4300. Isso dá qse 23k.

Fiquei querendo me inscrever, ver de colé, já faço homeoffice, a diferença é que o outro é em inglês em horários diferentes? rsrsrs

Sim. Eu estou fazendo isso agora. É bem de boa.
Se inscreve e tenta.
Fui chamado pra entrevista até de vaga que não achava que era pra mim (não passei).
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.827
Reações
5.993
Pontos
959
amigos estou mudando de área.
trabalhei dos 15 aos 17 anos com t.i e depois fiz medicina, hoje quero voltar .
vou me matricular na faculdade e talz. até aí ok !

Vocês acham que ao procurar um estágio eu devo colocar que tenho curso superior em outra área ou apenas colocar que estou cursando t.i ?
33 anos estou muito velho para a area ? Na saúde não tem isso,então não sei como funciona com T.I.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
amigos estou mudando de área.
trabalhei dos 15 aos 17 anos com t.i e depois fiz medicina, hoje quero voltar .
vou me matricular na faculdade e talz. até aí ok !

Vocês acham que ao procurar um estágio eu devo colocar que tenho curso superior em outra área ou apenas colocar que estou cursando t.i ?
33 anos estou muito velho para a area ? Na saúde não tem isso,então não sei como funciona com T.I.
Eu compraria uns cursos na Udemy, aprenderia algo de WEB + Mobile (Flutter/React) e ia fazendo uns projetos durante a graduação, depois que sentir firme buscaria algum estágio. Começando hoje, dependendo do seu grau de aprendizagem, em questão de meses já poderia arriscar uns projetos.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.827
Reações
5.993
Pontos
959
E manos.
Eu sou todo tatuado, de jaleco não tem como mostrar nada . E na minha atual profissão isso não é um empecilho.
Em t.i é foda ?
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.665
Reações
9.493
Pontos
653
E manos.
Eu sou todo tatuado, de jaleco não tem como mostrar nada . E na minha atual profissão isso não é um empecilho.
Em t.i é foda ?
Hj tem muito nego tatuado em TI, isso é até estereotipado.
Fique tranquilo.

Abçs.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Qualidade dos cursos do Coursera são melhores que os já existentes ai na opinião de vocês?

E manos.
Eu sou todo tatuado, de jaleco não tem como mostrar nada . E na minha atual profissão isso não é um empecilho.
Em t.i é foda ?

CEO da empresa onde trabalho, que deve ter uns 600 devs e é a maior do Brasil no seguimento dela, é todo tatuado.
 

VeGee

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
2.123
Reações
2.715
Pontos
1.504
Sim. Eu estou fazendo isso agora. É bem de boa.
Se inscreve e tenta.
Fui chamado pra entrevista até de vaga que não achava que era pra mim (não passei).

Mandei nos meus grupos aqui e já me passaram as dicas. Tem mta gente ganhando entre $8-$10k. Eles vão me indicar nas empresas deles, vou dar uma atualização no meu inglês e daqui uns meses vou entrar nessa. Ridículo eu não ter pensando nisso antes.
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Ridículo eu não ter pensando nisso antes.
Se tu tem inglês, não tem o que pensar, tão pagando muito bem, alias, eles gostam bastante de brasileiros.
Meu objetivo daqui 2-3 anos.
Boa sorte na empreitada, vai dar bom :rox

Amigo meu conseguiu um trampo bom no exterior depois de uns 6 meses, foi canseira, entretanto agora o cara tá vivendo na excelência :klol
A cultura e remuneração são infinitamente melhores que as do brasil.
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Galera, dei uma boa lida nas postagens e ainda fiquei com algumas dúvidas. Quando era bem mais novo trabalhei com manutenção de notes e pcs, bem basicão mesmo e mão na massa, até o inicio do ano eu trabalhava como chef de cozinha ( sou formado em Gastronomia) mas o meu mercado de trabalho terminou de ser enterrado na pandemia (poucas vagas e as que tem são salários baixíssimos) e sempre gostei da área tecnológica e com os estudos pro concurso da PF me aprofundei mais na parte de TI e acabei gostando.
Estou pensando em fazer uma gradução de Analise e Desenvolvimento de Sistemas ( 2 anos e meio) e uns cursos da Udemy por fora? O que vocês acham? Da para entrar no mercado de boas mesmo sem experiência prévia na área?
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.340
Reações
29.514
Pontos
1.424
Mandei nos meus grupos aqui e já me passaram as dicas. Tem mta gente ganhando entre $8-$10k. Eles vão me indicar nas empresas deles, vou dar uma atualização no meu inglês e daqui uns meses vou entrar nessa. Ridículo eu não ter pensando nisso antes.

Pois é.
Reforça o inglês. Traduz o LinkedIn todo pra inglês. E se prepara para as entrevistas. Tem muito conteúdo sobre entrevista online.
Com certeza indicação de alguém já dentro da empresa ajuda bastante.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.734
Reações
13.755
Pontos
803
Galera, dei uma boa lida nas postagens e ainda fiquei com algumas dúvidas. Quando era bem mais novo trabalhei com manutenção de notes e pcs, bem basicão mesmo e mão na massa, até o inicio do ano eu trabalhava como chef de cozinha ( sou formado em Gastronomia) mas o meu mercado de trabalho terminou de ser enterrado na pandemia (poucas vagas e as que tem são salários baixíssimos) e sempre gostei da área tecnológica e com os estudos pro concurso da PF me aprofundei mais na parte de TI e acabei gostando.
Estou pensando em fazer uma gradução de Analise e Desenvolvimento de Sistemas ( 2 anos e meio) e uns cursos da Udemy por fora? O que vocês acham? Da para entrar no mercado de boas mesmo sem experiência prévia na área?

so na base do qi infelizmente

use udemy para aprender e nao como curriculo (ja vi muita gente que entope curriculo com todos aqueles trocentos de cursos que tem la), mas foque em certificacao oficial, isso que pesa pra nao depender de qi.
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
847
Reações
1.542
Pontos
574
Galera, dei uma boa lida nas postagens e ainda fiquei com algumas dúvidas. Quando era bem mais novo trabalhei com manutenção de notes e pcs, bem basicão mesmo e mão na massa, até o inicio do ano eu trabalhava como chef de cozinha ( sou formado em Gastronomia) mas o meu mercado de trabalho terminou de ser enterrado na pandemia (poucas vagas e as que tem são salários baixíssimos) e sempre gostei da área tecnológica e com os estudos pro concurso da PF me aprofundei mais na parte de TI e acabei gostando.
Estou pensando em fazer uma gradução de Analise e Desenvolvimento de Sistemas ( 2 anos e meio) e uns cursos da Udemy por fora? O que vocês acham? Da para entrar no mercado de boas mesmo sem experiência prévia na área?

Se vc pretende fazer ADS é pq quer ser programador. Se quer ser programador, existem empresas que contratam para junior mesmo vc nao tendo experiência em carteira. Recomendo vc ter um git com seus projetos para eles poderem ver seu conhecimento na linguagem que pretender trabalhar. Além disso, eles vão te mandar um teste, caso vc consiga alcançar a pontuação necessária, certamente será contratado.

Falo isso pq na empresa onde trabalho entrou uma moça que era engenheira quimica. Ela começou a se interessar por front end e resolveu migrar de área. Mesmo sem experiência, mas com o conhecimento adquirido pelos estudos e boa nota no teste prático, ela hj faz parte do time com dev jr.

O mercado de trabalhado para desenvolvedores é um pouco diferente do restante. Você não precisa ter faculdade ou xp em carteira para uma vaga de junior. Se vc mostrar que sabe fazer, em muitas empresas já basta
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Só para comentar. Tirei mais uma certificação (para o emprego novo, do fabricante que eles utilizam). Final de junho devo fazer outra (essa é pessoal). Bom para mostrar que aprendi algo, mas tô começando a me sentir como aqueles caras que quase toda semana postam uma certificação nova aleatória no linkedin (e sim, vou atualizar o linkedin com essa, trabalho. Talvez demore uns dias para atualizar com a de junho).
 

dknightg

Veterano
Mensagens
478
Reações
321
Pontos
129
Só para comentar. Tirei mais uma certificação (para o emprego novo, do fabricante que eles utilizam). Final de junho devo fazer outra (essa é pessoal). Bom para mostrar que aprendi algo, mas tô começando a me sentir como aqueles caras que quase toda semana postam uma certificação nova aleatória no linkedin (e sim, vou atualizar o linkedin com essa, trabalho. Talvez demore uns dias para atualizar com a de junho).
Eu vejo o Linkedin como uma rede social em que posso divulgar meu curriculo , se for um curso que vejo que tem peso na minha apresentação não teria problema algum ficar atualizando "toda hora" , porém se for uma porrada de curso "bananada" ai eu cagaria pra botar. Por exemplo , to fazendo uma porrada de curso na udemy para conhecimento proprio até eu desenvolver o conhecimento pra criar um portifolio bacana e me sentir com segurança no que estou fazendo e no segundo semestre me matricular em ADS como segunda graduação. Certificações oficiais e a propria graduação pretendo atualizar por lá porém esses trocentos de cursos no Udemy não pretendo colocar, a não ser que veja um ou outro que eu veja necessidade de colocar.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.125
Reações
17.420
Pontos
1.444
Eu vejo o Linkedin como uma rede social em que posso divulgar meu curriculo , se for um curso que vejo que tem peso na minha apresentação não teria problema algum ficar atualizando "toda hora" , porém se for uma porrada de curso "bananada" ai eu cagaria pra botar. Por exemplo , to fazendo uma porrada de curso na udemy para conhecimento proprio até eu desenvolver o conhecimento pra criar um portifolio bacana e me sentir com segurança no que estou fazendo e no segundo semestre me matricular em ADS como segunda graduação. Certificações oficiais e a propria graduação pretendo atualizar por lá porém esses trocentos de cursos no Udemy não pretendo colocar, a não ser que veja um ou outro que eu veja necessidade de colocar.

Meus cursos da udemy nem passam perto do linkedin (a não ser que eu queira dar uma divulgada para o professor). As certificações que tirei são relevantes, e eu estou tratando o linkedin como meu currículo também. O danado é a sensação de fazer algo parecido com o que eu critico (junta eu sem estar interagindo por lá justamente porque estou estudando para as provas) e praticamente todas minhas publicações tem sido, "terminei curso X", " fiz prova Y", até porque isso deve durar uns meses. No meu contexto faz sentido, só não me desce muito bem.

Vou ver se tiro um tempo no fim de semana para montar algum artigo (coisa simples), ou interagir em outras coisas que estão rolando por lá. Tentar gerar algum conteúdo diferente.
 

coke666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.756
Reações
1.776
Pontos
879
PQP! O mercado tá muito doido bicho.....

Atualmente trabalho numa corretora de investimentos, estou como Jr mas ganho relativamente bem (se comparado a empresas pequenas, ganho como se fosse um pleno).

Acontece que já tava me incomodando o fato de estar como jr, e como na minha empresa atual os caras tem fetiche por sênior, consequentemente não tem nenhum plano de carreira e nem nada do tipo ai eu decidi começar a responder umas propostas pra participar de uns processos que estava recebendo pelo linkedin e me inscrevi e uns mesmo.

Fiz 3 processos seletivos, segue um resumo de cada:

Corretora concorrente: eram 3 etapas, uma com os lideres técnicos, outra com os diretores e por fim com um sócio. Nas três os caras falaram que é normal trabalhar de finais de semana igual um fdp, e fazer 14h de jornada também é extremamente normal. O salário era "ok", os benefícios absurdos mas pra ganhar grana mesmo é só com um bonus deles lá... a mina do RH deu um exemplo que um estagiario pode tirar 30k só nessa brincadeira se ele performar de maneira excelente (ou seja, o coordenador tem que ir com a sua cara, se vc fizer 12h de trabalho e ele achar que vc tá fazendo corpo mole, provavelmente vai diminuir o valor)

Uma empresa daqui da minha cidade que desenvolve uma plataforma de "bem-estar" (desconto em farmácias e mais umas paradinhas): processo bem de boas, uma etapa com o RH e a segunda com a gestora e o lider técnico, só umas perguntinhas técnicas mas tudo muito tranquilo, salário fixo maior que o da corretora mas peca muito nos benefícios

Uma gigante do varejo: entrevista mais bizarra de todas, foi um war room de meia hora com a coordenadora e dois lideres técnicos, me metralharam de perguntas e teve várias que eu não sabia, fui transparente mesmo e respondi o que sabia e não sabia. Ai a coordenadora comentou que era uma vaga pra sênior (na hora eu pensei WTF?!?!?! na descrição da vaga não tinha NADA disso, nem pedia X anos com as tecnologias deles) ai comentei com ela, "não sabia que era uma vaga de sênior, hoje eu tô mais num nível pleno do que sênior" ai ela falou que eu poderia ficar tranquilo que ela sabe que quanto a parte técnica ela sabe que a gente desenrola, é mais no sentido de comprometimento e tals (o que não faz lá muito sentido mas blz). Diante disso tudo, achei que não ia passar mas na segunda eu recebi uma proposta e PORRA, surreal o valor que me ofereceram...

Dessas três, a do varejo eu não tô conseguindo tirar da minha cabeça, mas eu fui MUITO mas MUITO transparente com eles, não tentei dar uma de charlatão em nenhum momento. Com desenvolvimento .net eu tenho 2 anos de experiência, mas na área de TI eu tenho uns 4 anos no total (trabalhei com uma ferramenta da Oracle e mexi muito com banco, trabalhei também na area de QA e comecei a brincar com automação usando Selenium mas o foco era mais testes manuais mesmo, ai fui pra dev e tô desde então).
Acho que vou arriscar, meu único medo é os caras estarem esperando um cara pica e eu me foder, o que seria bem improvável visto que lendo meu curriculo já dá pra ver que não sou esse cara e também nas perguntas e nas afirmações que eu fiz durante a entrevista.

Penso que, se eu ficar aqui sofrendo por antecipação, eu não vou resolver nada, se eu for pra lá e por algum motivo não vingar, o mercado tá ai com varias oportunidades abertas. Além do fato que vou tentar ser extremamente diplomático com meu coordenador atual e tentar sair com as portas abertas.

Caso alguém já tenha passado por algo semelhante a minha situação ou tiver dicas ou qualquer coisa do tipo eu aceito haha.

E perdão pelo wall of text
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
PQP! O mercado tá muito doido bicho.....

Atualmente trabalho numa corretora de investimentos, estou como Jr mas ganho relativamente bem (se comparado a empresas pequenas, ganho como se fosse um pleno).

Acontece que já tava me incomodando o fato de estar como jr, e como na minha empresa atual os caras tem fetiche por sênior, consequentemente não tem nenhum plano de carreira e nem nada do tipo ai eu decidi começar a responder umas propostas pra participar de uns processos que estava recebendo pelo linkedin e me inscrevi e uns mesmo.

Fiz 3 processos seletivos, segue um resumo de cada:

Corretora concorrente: eram 3 etapas, uma com os lideres técnicos, outra com os diretores e por fim com um sócio. Nas três os caras falaram que é normal trabalhar de finais de semana igual um fdp, e fazer 14h de jornada também é extremamente normal. O salário era "ok", os benefícios absurdos mas pra ganhar grana mesmo é só com um bonus deles lá... a mina do RH deu um exemplo que um estagiario pode tirar 30k só nessa brincadeira se ele performar de maneira excelente (ou seja, o coordenador tem que ir com a sua cara, se vc fizer 12h de trabalho e ele achar que vc tá fazendo corpo mole, provavelmente vai diminuir o valor)

Uma empresa daqui da minha cidade que desenvolve uma plataforma de "bem-estar" (desconto em farmácias e mais umas paradinhas): processo bem de boas, uma etapa com o RH e a segunda com a gestora e o lider técnico, só umas perguntinhas técnicas mas tudo muito tranquilo, salário fixo maior que o da corretora mas peca muito nos benefícios

Uma gigante do varejo: entrevista mais bizarra de todas, foi um war room de meia hora com a coordenadora e dois lideres técnicos, me metralharam de perguntas e teve várias que eu não sabia, fui transparente mesmo e respondi o que sabia e não sabia. Ai a coordenadora comentou que era uma vaga pra sênior (na hora eu pensei WTF?!?!?! na descrição da vaga não tinha NADA disso, nem pedia X anos com as tecnologias deles) ai comentei com ela, "não sabia que era uma vaga de sênior, hoje eu tô mais num nível pleno do que sênior" ai ela falou que eu poderia ficar tranquilo que ela sabe que quanto a parte técnica ela sabe que a gente desenrola, é mais no sentido de comprometimento e tals (o que não faz lá muito sentido mas blz). Diante disso tudo, achei que não ia passar mas na segunda eu recebi uma proposta e PORRA, surreal o valor que me ofereceram...

Dessas três, a do varejo eu não tô conseguindo tirar da minha cabeça, mas eu fui MUITO mas MUITO transparente com eles, não tentei dar uma de charlatão em nenhum momento. Com desenvolvimento .net eu tenho 2 anos de experiência, mas na área de TI eu tenho uns 4 anos no total (trabalhei com uma ferramenta da Oracle e mexi muito com banco, trabalhei também na area de QA e comecei a brincar com automação usando Selenium mas o foco era mais testes manuais mesmo, ai fui pra dev e tô desde então).
Acho que vou arriscar, meu único medo é os caras estarem esperando um cara pica e eu me foder, o que seria bem improvável visto que lendo meu curriculo já dá pra ver que não sou esse cara e também nas perguntas e nas afirmações que eu fiz durante a entrevista.

Penso que, se eu ficar aqui sofrendo por antecipação, eu não vou resolver nada, se eu for pra lá e por algum motivo não vingar, o mercado tá ai com varias oportunidades abertas. Além do fato que vou tentar ser extremamente diplomático com meu coordenador atual e tentar sair com as portas abertas.

Caso alguém já tenha passado por algo semelhante a minha situação ou tiver dicas ou qualquer coisa do tipo eu aceito haha.

E perdão pelo wall of text
Mercado tá ruim, provavelmente gostaram do teu perfil, vida e bala.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.233
Reações
35.458
Pontos
1.053
PQP! O mercado tá muito doido bicho.....

Atualmente trabalho numa corretora de investimentos, estou como Jr mas ganho relativamente bem (se comparado a empresas pequenas, ganho como se fosse um pleno).

Acontece que já tava me incomodando o fato de estar como jr, e como na minha empresa atual os caras tem fetiche por sênior, consequentemente não tem nenhum plano de carreira e nem nada do tipo ai eu decidi começar a responder umas propostas pra participar de uns processos que estava recebendo pelo linkedin e me inscrevi e uns mesmo.

Fiz 3 processos seletivos, segue um resumo de cada:

Corretora concorrente: eram 3 etapas, uma com os lideres técnicos, outra com os diretores e por fim com um sócio. Nas três os caras falaram que é normal trabalhar de finais de semana igual um fdp, e fazer 14h de jornada também é extremamente normal. O salário era "ok", os benefícios absurdos mas pra ganhar grana mesmo é só com um bonus deles lá... a mina do RH deu um exemplo que um estagiario pode tirar 30k só nessa brincadeira se ele performar de maneira excelente (ou seja, o coordenador tem que ir com a sua cara, se vc fizer 12h de trabalho e ele achar que vc tá fazendo corpo mole, provavelmente vai diminuir o valor)

Uma empresa daqui da minha cidade que desenvolve uma plataforma de "bem-estar" (desconto em farmácias e mais umas paradinhas): processo bem de boas, uma etapa com o RH e a segunda com a gestora e o lider técnico, só umas perguntinhas técnicas mas tudo muito tranquilo, salário fixo maior que o da corretora mas peca muito nos benefícios

Uma gigante do varejo: entrevista mais bizarra de todas, foi um war room de meia hora com a coordenadora e dois lideres técnicos, me metralharam de perguntas e teve várias que eu não sabia, fui transparente mesmo e respondi o que sabia e não sabia. Ai a coordenadora comentou que era uma vaga pra sênior (na hora eu pensei WTF?!?!?! na descrição da vaga não tinha NADA disso, nem pedia X anos com as tecnologias deles) ai comentei com ela, "não sabia que era uma vaga de sênior, hoje eu tô mais num nível pleno do que sênior" ai ela falou que eu poderia ficar tranquilo que ela sabe que quanto a parte técnica ela sabe que a gente desenrola, é mais no sentido de comprometimento e tals (o que não faz lá muito sentido mas blz). Diante disso tudo, achei que não ia passar mas na segunda eu recebi uma proposta e PORRA, surreal o valor que me ofereceram...

Dessas três, a do varejo eu não tô conseguindo tirar da minha cabeça, mas eu fui MUITO mas MUITO transparente com eles, não tentei dar uma de charlatão em nenhum momento. Com desenvolvimento .net eu tenho 2 anos de experiência, mas na área de TI eu tenho uns 4 anos no total (trabalhei com uma ferramenta da Oracle e mexi muito com banco, trabalhei também na area de QA e comecei a brincar com automação usando Selenium mas o foco era mais testes manuais mesmo, ai fui pra dev e tô desde então).
Acho que vou arriscar, meu único medo é os caras estarem esperando um cara pica e eu me foder, o que seria bem improvável visto que lendo meu curriculo já dá pra ver que não sou esse cara e também nas perguntas e nas afirmações que eu fiz durante a entrevista.

Penso que, se eu ficar aqui sofrendo por antecipação, eu não vou resolver nada, se eu for pra lá e por algum motivo não vingar, o mercado tá ai com varias oportunidades abertas. Além do fato que vou tentar ser extremamente diplomático com meu coordenador atual e tentar sair com as portas abertas.

Caso alguém já tenha passado por algo semelhante a minha situação ou tiver dicas ou qualquer coisa do tipo eu aceito haha.

E perdão pelo wall of text

ser Sênior são é somente conhecimento técnico, mais importante é postura profissional (e pessoal).

o cara que só é promovido por tempo ou conhecimento técnico muitas vezes não tem jogo de cintura para lidar com situações reais do dia-a-dia.
e muitos são acomodados, nem se expõem emitindo opiniões ou fazendo trabalhores menores.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
PQP! O mercado tá muito doido bicho.....

Atualmente trabalho numa corretora de investimentos, estou como Jr mas ganho relativamente bem (se comparado a empresas pequenas, ganho como se fosse um pleno).

Acontece que já tava me incomodando o fato de estar como jr, e como na minha empresa atual os caras tem fetiche por sênior, consequentemente não tem nenhum plano de carreira e nem nada do tipo ai eu decidi começar a responder umas propostas pra participar de uns processos que estava recebendo pelo linkedin e me inscrevi e uns mesmo.

Fiz 3 processos seletivos, segue um resumo de cada:

Corretora concorrente: eram 3 etapas, uma com os lideres técnicos, outra com os diretores e por fim com um sócio. Nas três os caras falaram que é normal trabalhar de finais de semana igual um fdp, e fazer 14h de jornada também é extremamente normal. O salário era "ok", os benefícios absurdos mas pra ganhar grana mesmo é só com um bonus deles lá... a mina do RH deu um exemplo que um estagiario pode tirar 30k só nessa brincadeira se ele performar de maneira excelente (ou seja, o coordenador tem que ir com a sua cara, se vc fizer 12h de trabalho e ele achar que vc tá fazendo corpo mole, provavelmente vai diminuir o valor)

Uma empresa daqui da minha cidade que desenvolve uma plataforma de "bem-estar" (desconto em farmácias e mais umas paradinhas): processo bem de boas, uma etapa com o RH e a segunda com a gestora e o lider técnico, só umas perguntinhas técnicas mas tudo muito tranquilo, salário fixo maior que o da corretora mas peca muito nos benefícios

Uma gigante do varejo: entrevista mais bizarra de todas, foi um war room de meia hora com a coordenadora e dois lideres técnicos, me metralharam de perguntas e teve várias que eu não sabia, fui transparente mesmo e respondi o que sabia e não sabia. Ai a coordenadora comentou que era uma vaga pra sênior (na hora eu pensei WTF?!?!?! na descrição da vaga não tinha NADA disso, nem pedia X anos com as tecnologias deles) ai comentei com ela, "não sabia que era uma vaga de sênior, hoje eu tô mais num nível pleno do que sênior" ai ela falou que eu poderia ficar tranquilo que ela sabe que quanto a parte técnica ela sabe que a gente desenrola, é mais no sentido de comprometimento e tals (o que não faz lá muito sentido mas blz). Diante disso tudo, achei que não ia passar mas na segunda eu recebi uma proposta e PORRA, surreal o valor que me ofereceram...

Dessas três, a do varejo eu não tô conseguindo tirar da minha cabeça, mas eu fui MUITO mas MUITO transparente com eles, não tentei dar uma de charlatão em nenhum momento. Com desenvolvimento .net eu tenho 2 anos de experiência, mas na área de TI eu tenho uns 4 anos no total (trabalhei com uma ferramenta da Oracle e mexi muito com banco, trabalhei também na area de QA e comecei a brincar com automação usando Selenium mas o foco era mais testes manuais mesmo, ai fui pra dev e tô desde então).
Acho que vou arriscar, meu único medo é os caras estarem esperando um cara pica e eu me foder, o que seria bem improvável visto que lendo meu curriculo já dá pra ver que não sou esse cara e também nas perguntas e nas afirmações que eu fiz durante a entrevista.

Penso que, se eu ficar aqui sofrendo por antecipação, eu não vou resolver nada, se eu for pra lá e por algum motivo não vingar, o mercado tá ai com varias oportunidades abertas. Além do fato que vou tentar ser extremamente diplomático com meu coordenador atual e tentar sair com as portas abertas.

Caso alguém já tenha passado por algo semelhante a minha situação ou tiver dicas ou qualquer coisa do tipo eu aceito haha.

E perdão pelo wall of text

Parabéns pelas propostas recebidas, e pela vontade de crescer. Tem muita gente que não sabe o que é isso e quer que tudo lhe caia nas costas, e não quer o incômodo de ter que fazer escolhas. O crescimento profissional e desenvolvimento pessoal passam pelo desconforto, quem não passa por isso nunca progride e se faz de vítima.

@EgonRunner disse tudo. O mais importante você fez, foi transparente. Dizer que não sabe conta muito numa entrevista, assim como a forma com que se porta, se comunica e até se veste.

Não podem lhe cobrar algo que você não prometeu que soubesse. Entretanto, o que pode, e deve acontecer, é que te ensinem o lado técnico, e então passem a te cobrar a partir dali. Existem situações, em que uma empresa tem um ou mais especialistas em um skill, e o cara fica preso a um projeto, custando caro e não podendo adquirir outros clientes, então chamam gente mais junior no mercado, passam o skill e desenvolvem a pessoa. Isso é tirar a sorte grande na área, costumam ser as melhores oportunidades. Mas também costuma vir com altas expectativas. São essas vagas que separam os homens dos "meninos do computador".
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
ser Sênior são é somente conhecimento técnico, mais importante é postura profissional (e pessoal).

o cara que só é promovido por tempo ou conhecimento técnico muitas vezes não tem jogo de cintura para lidar com situações reais do dia-a-dia.
e muitos são acomodados, nem se expõem emitindo opiniões ou fazendo trabalhores menores.

Já vi tantos analistas e engenheiros seniors, bastante qualficados, cheios de certificações, de conhecimento técnico inquestionável...e que só dão dor de cabeça. Falta de tato, má comunicação, são ignorantes com o pessoal mais junior (muitas vezes dos quais é função deles apoiar), reclamam da própria empresa para o cliente, atropelam processos, tem má vontade.

Geralmente esses caras vão enchendo tanto o saco, que basta um dia em que não são absolutamente necessários pra ir pra rua, ou ser empurrados pra outro setor e virar problema de outro. Quando a empresa ou o projeto não pode se dar ao luxo de ficar sem o cara, precisam por uma babá junto, algum gestor ou par que limpe as cagadas que faz pelo caminho.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Pessoal, me desculpe a ignorância, mas quais são os estágios da T.I.?
(algo antes ) > Junior > Senior > Pleno ?
 

Tsuikari

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
855
Reações
1.099
Pontos
594
Pessoal, me desculpe a ignorância, mas quais são os estágios da T.I.?
(algo antes ) > Junior > Senior > Pleno ?

Tem empresa que tem técnico ou assistente, que geralmente são pessoas que não possuem curso superior. Eu mesmo quando não era formado fui assistente de telecom. Ganhava algo entre o junior ou pleno.
Geralmente é assim:
Estagiário -> Junior -> Pleno -> Sênior -> Especialista

Agora você pode ir pra área de gestão também.
Geralmente é uma pessoa que já foi pleno ou sênior e seria algo mais ou menos assim:
Supervisor -> Coordenador -> Gerente -> Diretor (CIO)

Tem empresa também que gosta de usar o termo "líder técnico". Que na real não é um cargo, é mais aquele cara mais experiente do time que a galera sempre recorre e ele funciona meio que como um supervisor/coordenador, mas sem as atribuições de ficar gerenciando o "burocrático" da coisa.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Postei no tópico de upgrade de pc mas tb vou perguntar aqui, ja que o pc que quero é para programação de aplicativos, e também fazer hackintosh.

Que duvida cruel!

i3 10100 + asus H410m
i5 10400 + asus tuf b460m

A diferença é cerca de 450~500 reais. O resto da config: 16gb ddr4 2400, ssd nvme 500gb, fonte red dragon 500w.
PC para trabalho, programação, android studio.
E pretendo fazer hackintosh, pelo que pesquisei essas configs são compatíveis.

Futuramente quem sabe adiciono placa de video, não é prioridade.

Daí penso, economizo 500 agora com risco de precisar de upgrade de mobo/processador daqui um ano, ou ja coloco i5 10400 + b460 pra não precisar de upgrade tão cedo?
Ou ate mesmo poderia colocar i3 10100f e economizar mais, porem com a diferença teria de comprar placa de vídeo agora, no final não teria economia, só adição de placa de video.
Mas se pensar assim tb poderia ser i5 10400f com placa de video kkkkk

Enfim, o importante agora é pra trabalho, sem placa de vídeo pra jogo.

Ah duvidas!!!!!
 

Bonk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.863
Reações
12.095
Pontos
303
Postei no tópico de upgrade de pc mas tb vou perguntar aqui, ja que o pc que quero é para programação de aplicativos, e também fazer hackintosh.

Que duvida cruel!

i3 10100 + asus H410m
i5 10400 + asus tuf b460m

A diferença é cerca de 450~500 reais. O resto da config: 16gb ddr4 2400, ssd nvme 500gb, fonte red dragon 500w.
PC para trabalho, programação, android studio.
E pretendo fazer hackintosh, pelo que pesquisei essas configs são compatíveis.

Futuramente quem sabe adiciono placa de video, não é prioridade.

Daí penso, economizo 500 agora com risco de precisar de upgrade de mobo/processador daqui um ano, ou ja coloco i5 10400 + b460 pra não precisar de upgrade tão cedo?
Ou ate mesmo poderia colocar i3 10100f e economizar mais, porem com a diferença teria de comprar placa de vídeo agora, no final não teria economia, só adição de placa de video.
Mas se pensar assim tb poderia ser i5 10400f com placa de video kkkkk

Enfim, o importante agora é pra trabalho, sem placa de vídeo pra jogo.

Ah duvidas!!!!!
Processador F da muito BO com hack, melhor comprar um normal e melhor ser o I5.
 
Topo Fundo