O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.721
Reações
13.718
Pontos
803
@mendingo_26

sabe se existe algum software de monitoramento de servidor (com dashboard), banco de dados firebird em especifico, pra ficar acompanhando a quantidade de acessos, leitura, escrita, etc

e tb uma dashboard pra acompanhar se a internet esta ok em um determinado setor/departamento?
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.415
Pontos
1.444
@mendingo_26

sabe se existe algum software de monitoramento de servidor (com dashboard), banco de dados firebird em especifico, pra ficar acompanhando a quantidade de acessos, leitura, escrita, etc

e tb uma dashboard pra acompanhar se a internet esta ok em um determinado setor/departamento?

Pesquisando rápido, achei 2 templates do zabbix para o firebird, mas devem ter mais (só ser mais específico na versão do banco). Nesse caso deve funcionar no combo zabbix+grafana. Tem a vantagem de não ter custo em $$ (mas vai pagar o valor dele em horas de trabalho).




Se quiser o easy mode, o PRTG tem um plugin (o SQLv2, acho) que de adequa a diversos bancos. Acho que deve dar para usar a versão de testes enquanto monta o ambiente com zabbix.

 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.735
Pontos
1.254
@mendingo_26

sabe se existe algum software de monitoramento de servidor (com dashboard), banco de dados firebird em especifico, pra ficar acompanhando a quantidade de acessos, leitura, escrita, etc

e tb uma dashboard pra acompanhar se a internet esta ok em um determinado setor/departamento?

O Zabbix tem essa função (firebird), já existem templates prontos

Firebird monitoring and integration with Zabbix

GitHub - Tacioandrade/zabbix-template-firebird: Template do Firebird para monitoramento de tempo de uma consulta SQL especificada

-----------------------------------------------------------------------

Se quiser ir além mais, o Zabbix tem até um template em conjunto com a API do site Downdetector para monitorar qualquer site pela internet

 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.721
Reações
13.718
Pontos
803
O Zabbix tem essa função (firebird), já existem templates prontos

Firebird monitoring and integration with Zabbix

GitHub - Tacioandrade/zabbix-template-firebird: Template do Firebird para monitoramento de tempo de uma consulta SQL especificada

-----------------------------------------------------------------------

Se quiser ir além mais, o Zabbix tem até um template em conjunto com a API do site Downdetector para monitorar qualquer site pela internet



vlw! Comecei instalando e sobre os graficos, vendo estes no site

dashboard_graphs_v3.png


bmt_picture_showing_dashboard_on_zabbix_monitoring_tool-5.png




Minha duvida eh, assim que instalo ele ta bem basico, mas como faz pra pegar esses visuais e deixar mais ou menos assim? Tipo, existe um site so com esses visuais que se possa baixar e ir testando pra eu ver qual casa melhor pra ficar na dashboard?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.735
Pontos
1.254
vlw! Comecei instalando e sobre os graficos, vendo estes no site

bmt_picture_showing_dashboard_on_zabbix_monitoring_tool-5.png




Minha duvida eh, assim que instalo ele ta bem basico, mas como faz pra pegar esses visuais e deixar mais ou menos assim? Tipo, existe um site so com esses visuais que se possa baixar e ir testando pra eu ver qual casa melhor pra ficar na dashboard?

Depois que você instala ele mostra os mapas bem basicões e para fazer um mapa pode ser simples como um pouco complexo, mas tem tutoriais no Youtube ensinando a fazer mapas e com a prática você pega o esquema da coisa. Não se preocupe, para mapas tudo o que você precisa (o básico) já vem instalado por default, você pode até incorporar imagens png caso queira ter um ícone ou imagem personalizada

Basicamente a criação de um mapa no Zabbix é pegar os dados coletados e colocar de forma dinâmica para um monitoramento, templates de mapas existem aos muitos no Grafana mas recomendo que deixe o Grafana para depois porque é preciso ter mais conhecimento no Zabbix, basicamente o Grafana pega os dados pronto do Zabbix e personaliza os mapas ainda melhor que o Zabbix.

Caso queira aprofundar mais nos mapas, tem a documentação oficial

1 Configurando um mapa de rede [Zabbix Documentation 5.4]

Tem esses tutoriais

Mapas no Zabbix - IT 4 Friends







 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.721
Reações
13.718
Pontos
803
Depois que você instala ele mostra os mapas bem basicões e para fazer um mapa pode ser simples como um pouco complexo, mas tem tutoriais no Youtube ensinando a fazer mapas e com a prática você pega o esquema da coisa. Não se preocupe, para mapas tudo o que você precisa (o básico) já vem instalado por default, você pode até incorporar imagens png caso queira ter um ícone ou imagem personalizada

Basicamente a criação de um mapa no Zabbix é pegar os dados coletados e colocar de forma dinâmica para um monitoramento, templates de mapas existem aos muitos no Grafana mas recomendo que deixe o Grafana para depois porque é preciso ter mais conhecimento no Zabbix, basicamente o Grafana pega os dados pronto do Zabbix e personaliza os mapas ainda melhor que o Zabbix.

Caso queira aprofundar mais nos mapas, tem a documentação oficial

1 Configurando um mapa de rede [Zabbix Documentation 5.4]

Tem esses tutoriais

Mapas no Zabbix - IT 4 Friends









muito bom, ja comecei a ver os videos! Vai ajudar demais!

uma coisa que ta quebrando minha cabeca eh a obrigatoriedade de colocar ip quando adiciona um host, se eu tiver 200 pcs na empresa, tenho q setar ip fixo em todos eh? Se fosse pra pegar so pelo nome do pc seria tao bom...

tb pesquisando como adicionar switch e roteador (neles nao tem SO pra instalar agente o.O), ai o desafio aumentou
 


mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.735
Pontos
1.254
muito bom, ja comecei a ver os videos! Vai ajudar demais!

uma coisa que ta quebrando minha cabeca eh a obrigatoriedade de colocar ip quando adiciona um host, se eu tiver 200 pcs na empresa, tenho q setar ip fixo em todos eh? Se fosse pra pegar so pelo nome do pc seria tao bom...

tb pesquisando como adicionar switch e roteador (neles nao tem SO pra instalar agente o.O), ai o desafio aumentou

Você tem 3 opções:

1) Pode setar um IP manualmente para verificar e gerar um relatório mais profundo. Por exemplo no meu último estágio eu setei 2 IP's manuais para as máquinas do Windows Server porque tinha várias configurações malfeitas realizadas pela central lá em Brasília, então começamos a monitorar e consertar os erros críticos graças aos relatórios gerados pelo Zabbix.

2) Dependendo do seu modelo de equipamento (Switch, Roteador, Voip, computadores, etc) pode-se achar um template customizado no próprio repositório do zabbix (Zabbix Share - Official Templates ) ou então pegar um template base-modelo e tentar customizá-lo do seu jeito.

3) Configurar o Zabbix para criar uma regra de descoberta de IP's na rede (1 Descoberta de redes [Zabbix Documentation 5.4] ) / (Configurando uma regra de descoberta de rede [Zabbix Documentation 5.4] )






Minha Opinião

Eu prefiro setar os IP's manualmente porque eu consigo ter um controle melhor, podendo criar e montar mais facilmente templates, hosts, itens, triggers, etc. Outro fator é que na maioria das vezes eu não conseguia obter um novo host na rede (descoberta de redes) por ter algum empecílio do firewall (Fortigate) que em determinado tempo bloqueava solicitação de descoberta da rede (evitar intrusão).

Então meio que a gente tinha que fazer uma varredura na rede para descobrir o que estava sendo bloqueado e como a gente não tinha muito tempo em configurar a rede que já tinha sido montada e configurada por outra equipe de T.I., decidimos fazer manualmente.

Dá um trabalho MONSTRO? dá mas no final vale a pena porque você tem um controle maior dos hosts adicionados e dos futuros hosts, por exemplo esses hosts do Voip tive que adicionar tudo manualmente porque o firewall bloqueava a solicitação de rastreamento do Zabbix:

OBS.: Esse gráfico é gerado no Grafana, mas as informações foram geradas primariamente no Zabbix

grafana4-refeito.jpg
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.664
Reações
9.490
Pontos
653
Saiu a já clássica pesquisa da apinfo para este ano: https://www.apinfo2.com/apinfo/informacao/p21sumario.cfm
A pandemia alavancou demais a área de TI.

Para qm não conhece a apinfo, trate de conhecer. É o site mais xexelento de vagas de TI, mas talvez seja o lugar onde se consegue mais fácil trampo na área. Rola vaga de programador até gerente. É muito forte aqui no estado de São Paulo.




Abçs.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Saiu a já clássica pesquisa da apinfo para este ano: https://www.apinfo2.com/apinfo/informacao/p21sumario.cfm
A pandemia alavancou demais a área de TI.

Para qm não conhece a apinfo, trate de conhecer. É o site mais xexelento de vagas de TI, mas talvez seja o lugar onde se consegue mais fácil trampo na área. Rola vaga de programador até gerente. É muito forte aqui no estado de São Paulo.




Abçs.
"Java e C# permanecem entre as linguagem mais utilizadas"

Dai vem maluco que vive de youtube encher o saco de que única linguagem que presta aprender é Python, pq algum youtuber que não tem a menor noção da realidade brasileira disse isso pra ele.
 

ts194

Habitué da casa
Mensagens
148
Reações
257
Pontos
98
Acho que depende do lugar. Lembro que uns meses atrás eu fiz uma pesquisa rápida no LinkedIn, só para ver o que era pedido aqui no Goiás e vi que:

1 - Java
2 - C#
3 - Javascript (aqui eu considerei o que de fato era só Javascript, com NodeJS e afins, porque todos os que eu vi, mesmo Java, C#, pedia Javascript junto)
4 - PHP

Tinha mais vagas para Ruby do que Python.

Cara, acho que (mais) Java e C# são disparadas as linguagens que mais pedem. Tento Java, Spring no Linkedin consegue ser chamado fácil, principalmente com a demanda atual.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Podemos tirar do título do tópico lamente-se.

Por que de lamento não tem nada, melhor coisa que fiz na vida foi entrar pro TI.

Remuneração, valorização e muito feliz no que faço.

Só depende da pessoa pra crescer, não como outras áreas que é só QI e foda se tua parte técnica.

Na época eu meio que coloquei essa palavra para dar mais destaque. Pior que T.I é por ai mesmo, o cara não pode parar, tem que sempre tentar ficar atualizado e o bônus vem com isso também.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
isso ai tem de perguntar ao @Megabyte 2.0 e saber como está a vida profissional dele hoje, 3 anos após criar este tópico.
Na época eram outros tempos. Deixemos as coisas como estão, o tópico é para falarmos de tudo um pouco, uma forma de trocarmos ideias. Digamos que aprendemos a cada dia com a vida, então hoje eu tenho uma outra ideia e, provavelmente, nem faria um tópico desses novamente. :)
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Resolvi dar uma chance ao PHP, é a linguagem que tenho mais bagagem e não custa tentar virar "senior". Mas tá foda, to vendo Laravel pq 99% das vagas pedem esta framework, e preciso aprender também o lance de testes, testes unitários e etc. Ao invés de ficar pulando em linguagem e linguagem, vou continuar no PHP, mas tô criando um APP em Flutter - acredito que ano que vem o mercado vai aquecer pra ele - mas pro back vou de PHP por enquanto...

E pensar que este ano já vi um pouco de GO, Java (com spring boot) :klol.
 

Tikarakatik

Ser evoluído
Mensagens
65
Reações
62
Pontos
28
Na época eram outros tempos. Deixemos as coisas como estão, o tópico é para falarmos de tudo um pouco, uma forma de trocarmos ideias. Digamos que aprendemos a cada dia com a vida, então hoje eu tenho uma outra ideia e, provavelmente, nem faria um tópico desses novamente. :)
Recomeendaria a área hoje? Se sim, l que mudou?
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.582
Reações
20.721
Pontos
964
Larguei o curso. Não tava gostando e nem conseguindo romper a barreira inicial do aprendizado com o pouco de tempo que eu tinha pra me dedicar.

Essa barreira inicial é foda, ainda mais com um monte de youtubers e essas dezenas de cursos na web dizendo que o cara vai aprender programação em 8 semanas e se tornar um fullstack com vagas em excesso na europa e canadá, ganhando em dolar/euro trabalhando remoto, eles vendem um sonho muito fácil.

Saporra tem que estudar pra kralho, to estudando de 6 a 8 horas por dia e ainda tô na tríade HTML/CSS/JavaScritp.

Mas eu to curtindo muito, na verdade virou uma obsessão.
 

Giggity

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.378
Reações
5.564
Pontos
984
Pra galera que tá estudando, uma dica de quem já está há +10 anos na área: criar/pôr em prática o que está estudando é tão importante quanto o estudo em si.

Tenham certeza que estão praticando, construindo apps, sites, etc. o que for... não deixem a parte prática de lado.

Uma das maiores frustrações que vejo não só em iniciantes, mas até em "macaco velho", é a dita dificuldade de aprender coisas novas que na realidade é fruto da falta de prática.

Eu mesmo experiente esqueço bastante o que estudo se acabar não praticando.
 
Ultima Edição:

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Essa barreira inicial é foda, ainda mais com um monte de youtubers e essas dezenas de cursos na web dizendo que o cara vai aprender programação em 8 semanas e se tornar um fullstack com vagas em excesso na europa e canadá, ganhando em dolar/euro trabalhando remoto, eles vendem um sonho muito fácil.

Saporra tem que estudar pra kralho, to estudando de 6 a 8 horas por dia e ainda tô na tríade HTML/CSS/JavaScritp.

Mas eu to curtindo muito, na verdade virou uma obsessão.

Pois é. Sinto que eu ando muito cansado e com pouco tempo. Sempre me empolguei fácil com algumas coisas e aprendia sozinho. Com programação foi diferente. Eu não estava empolgado nem um pouco pra estudar, ler etc. Não estava fluindo desde o início do curso.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Olá amigos tudo pom !?
Poderiam me tirar uma duvida,react native seria uma boa opção pra fazer 1 app simples para android do tipo que gere uma frase aleatória do banco de dados ?
Ou vocês acham Dart/Flutter uma escolha melhor ?

Bonus de um dog bonito :

index.php
 

Anexos

  • 1631936048864.png
    1631936048864.png
    725,2 KB · Visualizações: 515

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.664
Reações
9.490
Pontos
653
Olá amigos tudo pom !?
Poderiam me tirar uma duvida,react native seria uma boa opção pra fazer 1 app simples para android do tipo que gere uma frase aleatória do banco de dados ?
Ou vocês acham Dart/Flutter uma escolha melhor ?

Bonus de um dog bonito :

index.php
Sim, seria uma opção boa. Tem bastante material por ai e é bem tranquilo de por pra testar.


Abçs.
 

Axor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.825
Reações
5.988
Pontos
959
Sim, seria uma opção boa. Tem bastante material por ai e é bem tranquilo de por pra testar.


Abçs.

O senhorio teria algum site ou conteúdo interessante para compartilhar com esse pobre rapaz ?
Não precisaria ser obrigatoriamente sobre o assunto em questão, algo sobre designer ou uma dica seria bem vinda.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Recomeendaria a área hoje? Se sim, l que mudou?
Primeiramente, eu recomendaria a pessoa ver se é isso que quer para a vida, sabe? o que mudou foi que na época eu me limitava aos sites de freelancer, e que, para mim, era uma das formas de conseguir projetos. Só que ser freela para projetos únicos, isso é, para pessoa física, não era algo vantajoso financeiramente. Se quiser seguir na área, recomendo ver como é o mercado de T.I da região e ver também e quais linguagens estão em alta. Atualmente eu trabalho com Php + Mysql, mas eu manjo de Node.js, Flutter, etc. Esses dias mesmo eu estava desenvolvendo um server e um app como um mensageiro. Finalizando, veja que t.i é algo que é 8 ou 80, tem cara que sai ganhando seus 8k, mas tem uns que mal conseguem um emprego. Uma ótima opção é medicina também.

Atualmente estou curtindo a área de T.I....
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Olá amigos tudo pom !?
Poderiam me tirar uma duvida,react native seria uma boa opção pra fazer 1 app simples para android do tipo que gere uma frase aleatória do banco de dados ?
Ou vocês acham Dart/Flutter uma escolha melhor ?

Bonus de um dog bonito :

index.php
Utilize Flutter, é bem mais de boa para programar, muito mais que o React Native. Para a parte do Back-End, use PHP mesmo. É de boa e serve para o propósito.
 

Raptor87

Bam-bam-bam
Mensagens
1.167
Reações
3.750
Pontos
303
Pra galera que tá estudando, uma dica de quem já está há +10 anos na área: criar/pôr em prática o que está estudando é tão importante quanto o estudo em si.

Tenham certeza que estão praticando, construindo apps, sites, etc. o que for... não deixem a parte prática de lado.

Uma das maiores frustrações que vejo não só em iniciantes, mas até em "macaco velho", é a dita dificuldade de aprender coisas novas que na realidade é fruto da falta de prática.

Eu mesmo experiente esqueço bastante o que estudo se acabar não praticando.
Uma técnica que eu uso para aprender algo é além de estudar os livros/video-aulas/tutoriais, é criar algo 100% do zero com os conhecimentos que eu absorvi.
Por exemplo, quando estava estudando um pouco sobre programação de jogos com um tutorial simples de um jogo estilo Pong.
Com o conhecimento que eu adquiri com esse tutorial, eu podia construir outros jogos estilo Space Invaders e Breakout/Arkanoid do zero.
Fiz todo o projeto no papel e depois passei para o código usando as técnicas que eu aprendi com o tutorial de Pong.

Acho que essa é a técnica mais efetiva de aprendizado: tentar criar projetos do zero e conclui-los, deixando tudo bonitinho e funcional.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Pessoal, estou tentando entrar na TI. Não como programador e nem como suporte, mas sim como agilista.

Que dicas vocês dão?
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.437
Reações
4.512
Pontos
1.154
O senhorio teria algum site ou conteúdo interessante para compartilhar com esse pobre rapaz ?
Não precisaria ser obrigatoriamente sobre o assunto em questão, algo sobre designer ou uma dica seria bem vinda.
Dart /Flutter tem bastante documentação pelo Google. E pq não fazer nativo ?

Links

 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.437
Reações
4.512
Pontos
1.154
Pessoal, estou tentando entrar na TI. Não como programador e nem como suporte, mas sim como agilista.

Que dicas vocês dão?
Não precisa ser T.I então, se seu foco é ser scrum master, team lead e essas paradas. Mas se quiser um pouco de background na área, seria Gestão da Tecnologia da Informação, o importante mesmo é se aprofundar na parte de projetos.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.415
Pontos
1.444
Eu que sou da área de infra mais "tradicional" to tendo que mudar de direção totalmente aqui porque pra mim ela morreu.

Não diria que morreu, mas que se especializou. Pode ser em nuvem, em hardware (redes, etc, focado em datacenter), mas o "básico" mesmo quase ninguém está fazendo "em casa".
 

Guilhermehnog

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
671
Reações
806
Pontos
543
Não diria que morreu, mas que se especializou. Pode ser em nuvem, em hardware (redes, etc, focado em datacenter), mas o "básico" mesmo quase ninguém está fazendo "em casa".
Sim, eu mesmo estou estudando .net por segurança, focando containers e estudando infra as code.
Tudo em nuvem sem sombra de dúvidas.

infra estrutura local com servidores tradicionais já era.
galera compra um 365 com sharepoint e já era.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.123
Reações
17.415
Pontos
1.444
Sim, eu mesmo estou estudando .net por segurança, focando containers e estudando infra as code.
Tudo em nuvem sem sombra de dúvidas.

infra estrutura local com servidores tradicionais já era.
galera compra um 365 com sharepoint e já era.

É aquele negócio, esses servidores não somem, só migram. Só que para trabalhar nesses datacenters maiores o cara tem que se especializar também então dá na mesma.
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.661
Pontos
1.584
Não tem ninguém no mercado. Segundo o chefe, anuncia a vaga e ninguém nem aparece.

Quem estiver procurando, tem vaga dando sopa para PHP em Blumenau.

Mas o salário é uma b*sta na cidade inteira.

Acho que hoje com o mercado dos trabalhos remotos ficou bem complicado para várias empresas, principalmente para empresas pequenas. Qual a média salarial dessas vagas de PHP em sua cidade? Eu trabalho com Java para uma empresa do sul, mas remoto.
 
Topo Fundo