O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    418

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Atualmente estou no final da minha graduacao e moro no canada(toronto). Por experiencia propria e de amigos que ja trabalham na area, conseguir imigrar sendo profissional de TI do brasil para o canada pode ser bem complicado(e a tendencia eh ficar ainda mais dificil no futuro).Para comeco de conversa, atualmente a forma mais garantida de imigrar para ca eh arranjar uma oferta de emprego de uma empresa canadense(existem outras formas como EE, inclusive tentar imigrar por sponsor nao anula imigrar pelo EE), e mercado tem uma carencia de profissionais de T.I sim, entretanto existem dois fatores que fazem todo esse processo de procura de emprego muito demorado, frustrante e complicado para quem mora fora do pais: Confianca e o processo de recrutamento canadense. Confianca aqui vale ouro, quando alguma empresa vai contratar eles vasculham tudo dos candidatos e quanto mais respaldo no quesito confianca voce der mais chances tera de conseguir ser contratado, por isso existem empresas aqui que so contratam pessoas vindas de certas universidades ou que apenas recrutam pessoas que ja tem experiencia no mercado de trabalho canadense. O processo de recrutamento dura horrores, nao eh agil igual no brasil, eh normal aqui as empresas demorarem 3 ou 4 meses para recrutarem alguem. O que facilita a procura de emprego eh o seu perfil profissional, como por exemplo se ja trabalhou em uma multinacional grade, tecnologias que usa, projetos que voce se envolveu etc e etc. Na real, comparado com as outras areas, imigrar sendo da area de TI eh bem mais suave, se voce souber vender bem seu curriculo voce consegue imigrar em menos de um ano procurando trampo tranquilamente. Agora claro que tem que ser realista, se sua intencao eh imigrar recem formado suas chances sao nulas, aconselho mesmo eh se focar no que voce acha que vai ser demanda no futuro e ralar uns anos no mercado de trabalho no brasil ate conseguir bagagem e se tornar alguem atrativo para as empresas daqui.

Como voce conseguiu ir aí antes de se formar? Conseguiu emprego ou foi estudar aí mesmo?
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.249
Reações
12.134
Pontos
1.119
Atualmente estou no final da minha graduacao e moro no canada(toronto). Por experiencia propria e de amigos que ja trabalham na area, conseguir imigrar sendo profissional de TI do brasil para o canada pode ser bem complicado(e a tendencia eh ficar ainda mais dificil no futuro).Para comeco de conversa, atualmente a forma mais garantida de imigrar para ca eh arranjar uma oferta de emprego de uma empresa canadense(existem outras formas como EE, inclusive tentar imigrar por sponsor nao anula imigrar pelo EE), e mercado tem uma carencia de profissionais de T.I sim, entretanto existem dois fatores que fazem todo esse processo de procura de emprego muito demorado, frustrante e complicado para quem mora fora do pais: Confianca e o processo de recrutamento canadense. Confianca aqui vale ouro, quando alguma empresa vai contratar eles vasculham tudo dos candidatos e quanto mais respaldo no quesito confianca voce der mais chances tera de conseguir ser contratado, por isso existem empresas aqui que so contratam pessoas vindas de certas universidades ou que apenas recrutam pessoas que ja tem experiencia no mercado de trabalho canadense. O processo de recrutamento dura horrores, nao eh agil igual no brasil, eh normal aqui as empresas demorarem 3 ou 4 meses para recrutarem alguem. O que facilita a procura de emprego eh o seu perfil profissional, como por exemplo se ja trabalhou em uma multinacional grade, tecnologias que usa, projetos que voce se envolveu etc e etc. Na real, comparado com as outras areas, imigrar sendo da area de TI eh bem mais suave, se voce souber vender bem seu curriculo voce consegue imigrar em menos de um ano procurando trampo tranquilamente. Agora claro que tem que ser realista, se sua intencao eh imigrar recem formado suas chances sao nulas, aconselho mesmo eh se focar no que voce acha que vai ser demanda no futuro e ralar uns anos no mercado de trabalho no brasil ate conseguir bagagem e se tornar alguem atrativo para as empresas daqui.
Como ta a vida em Toronto? Pretendo ir daqui a uns 2 anos quando terminar minha faculdade. Plano é fazer um College de 2 anos e depois tentar o PGWP por mais 2 anos e tentar o RP direto dai.
 

Toddy.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
239
Reações
778
Pontos
528
Como ta a vida em Toronto? Pretendo ir daqui a uns 2 anos quando terminar minha faculdade. Plano é fazer um College de 2 anos e depois tentar o PGWP por mais 2 anos e tentar o RP direto dai.

Cidade extremamente cara e a tendencia eh so piorar em relacao aos precos de aluguel e o transporte publico nao eh muito confiavel, mas tirando isso a cidade eh maravilhosa de se morar, relativamente limpa, pessoas relativamente educadas e nos dois anos e meio que estou aqui nunca sofri nenhum tipo de racismo ou preconceito.

Ja que quer imigrar usando college como trampoli aconselho largar a faculdade e se tiver a grana agora ja vir o quanto antes. Os alugueis estao subindo absurdamente, as tuitions dos colleges tbm(entrei aqui em 2016 e pagava 6800 por periodo, agora esta 8000 e ja tem college por 10000) e logo logo acho que n vai mais valer o custo beneficio de fazer college aqui para imigrar. E tem outra, quando contratam alguem aqui, o contratante ignora completamente qualquer formacao que voce tiver no brasil, eles vao olhar apenas o diploma do college.

Mas se o jeito for so da aqui 2 anos mesmo, aconselho nao colocar toronto como plano A, tenta dar umas pesquisadas em colleges que ficam mais no interior, o custo de vida la eh bem mais barato e acho que se as coisas continurem como estao, vai ser bem muuuuuuito mais viavel optar por um college no interior do que um aqui em toronto.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.249
Reações
12.134
Pontos
1.119
Cidade extremamente cara e a tendencia eh so piorar em relacao aos precos de aluguel e o transporte publico nao eh muito confiavel, mas tirando isso a cidade eh maravilhosa de se morar, relativamente limpa, pessoas relativamente educadas e nos dois anos e meio que estou aqui nunca sofri nenhum tipo de racismo ou preconceito.

Ja que quer imigrar usando college como trampoli aconselho largar a faculdade e se tiver a grana agora ja vir o quanto antes. Os alugueis estao subindo absurdamente, as tuitions dos colleges tbm(entrei aqui em 2016 e pagava 6800 por periodo, agora esta 8000 e ja tem college por 10000) e logo logo acho que n vai mais valer o custo beneficio de fazer college aqui para imigrar. E tem outra, quando contratam alguem aqui, o contratante ignora completamente qualquer formacao que voce tiver no brasil, eles vao olhar apenas o diploma do college.

Mas se o jeito for so da aqui 2 anos mesmo, aconselho nao colocar toronto como plano A, tenta dar umas pesquisadas em colleges que ficam mais no interior, o custo de vida la eh bem mais barato e acho que se as coisas continurem como estao, vai ser bem muuuuuuito mais viavel optar por um college no interior do que um aqui em toronto.
Só vou poder ir depois de 2 anos mesmo, porque minha namorada vai comigo e tirar a permissão de trabalho full time. Será o tempo dela terminar a faculdade e tentar um Mestrado ai depois.
Então, Toronto é uma das opções. Tenho outras como Moncton, Halifax e North Vancouver.
 


Vers

Novato
Mensagens
9
Reações
0
Pontos
12
Trabalho como desenvolvedor na área há 7 anos. A área só é boa em sp. Pretendo
morar e trabalhar na Europa, e por causa disso, não me arrependo da escolha.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.888
Reações
20.792
Pontos
453
Só pra vcs terem uma ideia de como anda a situação aqui no Sul...

Porto Alegre tem mais que o dobro da taxa de homicídios do Rio
Cidade gaúcha tem, proporcionalmente, mais crimes do que capital de estado com intervenção federal

https://veja.abril.com.br/blog/rio-...obro-da-taxa-de-homicidios-do-rio-de-janeiro/


Porto Alegre está entre as 10 cidades mais violentas do mundo em ranking de criminalidade

https://www.sul21.com.br/cidades/20...olentas-do-mundo-em-ranking-de-criminalidade/



Aí vocês devem estar se perguntando, se POA é mais violento que o RJ porque a mídia não noticia isso?
Simples. É o mesmo que acontece com o nordeste. Várias cidades de lá tem taxas maiores que o RJ.
RJ é sempre o foco da mídia por conta do turismo e popularidade.

Mas enfim, só postei isso porque vejo muita gente falando em vir para o Sul em busca de mais oportunidades e tudo mais. E geralmente Porto Alegre acaba sendo uma das primeiras alternativas.
Penso eu que não vale a pena trocar segurança por um salário maior numa cidade extremamente perigosa. Mas claro que cada um é cada um. Mas eu não me mudo pra Porto Alegre nem f**end0. Moro hoje no interior do RS (que já tá uma m**** também) e se fosse pra sair daqui, acho que só me mudando quem sabe pra Santa Catarina ou direto pro exterior.

Como falei no outro tópico (Desempregados OS) estou vendo a possibilidade de vazar de novo do Brasil.
Ultimamente tenho pensado bastante na Estônia. Parece que lá tem bastante vaga de TI.
A Irlanda onde fiz intercâmbio também é uma boa alternativa.
 
Mensagens
808
Reações
1.185
Pontos
183
Alguém perguntou sobre ADS e CC. Eu vou responder aqui mas avisando que é uma visão meio da bolha, por que eu tive sorte de conseguir estudar em um curso de CC que é considerado um dos melhores do país.

Opinião ADS é um curso bem prático e mais básico, se você fizer bem feito e tiver os chamados QIs é uma boa opção. Porque é um curso que vai mais direto ao ponto com relação a conhecimentos que você precisa no mercado de trabalho como programador, além de ter uma carga horária relativamente pequena em comparação com CC.

Já uma boa faculdade de CC vai te ensinar as mesmas coisas que ADS mais um monte de coisa que vai te dar base para ser um programador melhor. E eu não to falando isso da boca pra fora, olhando as grades de ADS e CC você percebe que a grade de ADS é mais profissionalizante enquanto CC é pra vc ter um embasamento teórico. Todos os meus professores são doutores com pesquisas reconhecidas nacional ou internacionalmente e assim além disso eles conhecem muita gente então sempre rola umas indicações deles pra vagas. Só que ao mesmo tempo no caso de uma faculdade pública pelo menos você vai ter além desse embasamento teórico uma carga de projetos práticos gigantesca, (Serio esse semestre eu fiz 3 sites completos, um programa pra alocar recurso da cloud, e um compilador e outros enquanto faço IC).

Meu conselho é se você não tem muita responsabilidade financeira(filho, casamento tals) tempo pra estudar e principalmente vontade, CC é muito bom é um ótimo curso vai de dar um embasamento teórico muito sólido ao mesmo tempo que te fazer os praticar programação, Redes ou engenharia de software etc.
Agora se você ta procurando um curso pra fazer enquanto trabalha, e já pensando em se recolocar no mercado de trabalho eu acho que ADS é muito melhor. Outra coisa que é um saco de faculdade pública fora o fato de ser integral são as greves, eu ainda estou tendo aula de 2018/2 por causa de uma greve que ocorreu ano passado.

Outra dica importante, é se for fazer uma faculdade m**** só pra pegar diploma não faça! muito mais investir esse dinheiro em uns cursos e certificações que vai ser um retorno financeiro melhor. ( a menos que vc queira o diploma por outros motivos ai é problema seu haha)
Mano se faz oq? Usp?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Como que tá migrar para essa área?
Estou pensando em pegar meu conhecimento + diploma de eng. mecânica + minha pós em analises e começar estudar python e programação em geral para aplicar isso.
Será que tem mais futuro?
Aqui na empresa temos em média uns 50 devs. Lembro que um dos caras mais famosos (e contínua famosos no meio, trabalhando pra empresa de fora) era engenheiro químico por formação. Diz ele que só se esforçou e estudou igual maluco pra conseguir se destacar. Também trabalhei com um engenheiro mecânico e que também migrou pra área de desenvolvimento e contínua trabalhando em outra empresa.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
Você é estagiário, mano? eu queria ter tido a oportunidade de trabalhar no max 6h por dia, o camarada tem mais qualidade de vida, mesmo não ganhando tanto.
Teoricamente você tem mais tempo para tudo mas no final do mês vai se endividar mais, o dinheiro para a passagem é contadinho
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
Quem mais que é do ramo e não curte café? Eu sofro bully por isso kkkk

Deixa eu te colocar aqui na minha lista

61TswYjYvJL._SY355_.jpg
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
Aqui na empresa temos em média uns 50 devs. Lembro que um dos caras mais famosos (e contínua famosos no meio, trabalhando pra empresa de fora) era engenheiro químico por formação. Diz ele que só se esforçou e estudou igual maluco pra conseguir se destacar. Também trabalhei com um engenheiro mecânico e que também migrou pra área de desenvolvimento e contínua trabalhando em outra empresa.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Legal esse seu relato.
Vejo que a área de projetos mecânicos está terrível aqui na minha região e sempre adorei programar. Queria unir esses dois mundos mas acho que é melhor partir logo para programação, complicado vai ser meu curriculum nulo, tenho uns 6 anos de experiência, mas em projetos.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Legal esse seu relato.
Vejo que a área de projetos mecânicos está terrível aqui na minha região e sempre adorei programar. Queria unir esses dois mundos mas acho que é melhor partir logo para programação, complicado vai ser meu curriculum nulo, tenho uns 6 anos de experiência, mas em projetos.
A empresa criou um programa chamado Quero Ser Dev, acontece uma vez por ano, dá uma googlada que você encontra informações. Geralmente começa no fim do ano, mas se você quiser trabalhar em São Paulo pode ser uma forma de começar.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.879
Reações
28.526
Pontos
1.179
A empresa criou um programa chamado Quero Ser Dev, acontece uma vez por ano, dá uma googlada que você encontra informações. Geralmente começa no fim do ano, mas se você quiser trabalhar em São Paulo pode ser uma forma de começar.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
Com 26 anos e um diploma na área de eng. você acha tarde para ingressar nessa parte de dev?
Lógica de programação e C++ aprendi bem na faculdade...
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Com 26 anos e um diploma na área de eng. você acha tarde para ingressar nessa parte de dev?
Lógica de programação e C++ aprendi bem na faculdade...
Não acho. Esse conhecido que veio da engenharia mecânica já tinha essa idade ou mais se não me engano, não sei dizer qual conhecimento ele tinha de programação antes. Ele entrou por esse programa quero ser dev.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Poxa... depois de meses trabalhando com os meu bugs percebi que quanto menor o tempo, maior os numeros de vulnerabilidades o sistema tem.
Atualmente adotei a politica de pegar projetos que me dê uma bom retorno para que eu não precise pegar 10, 15, 20 pra fazer um salário digno.

Vi este projeto agorinnha lá no site:
66373
Surreal o cara querer uma prévia em até 2 dias. Sério. Mesmo o carinha desenvolvendo em Wordpress ~ (usando o wordpress já não terá necessidade de fazer sistema de login/reset e tals) Mas mesmo assim... Eu mesmo, se fosse dono de algum negócio, jamais iria submeter a contratar um freelancer dando apenas algumas horas pra entregar a prévia. HUehuehue. Deve sair uma aberração. hauhsuahsas. Esse negócio de se basear num design concorrente.

Não venha com o papo de "Só não pegar..."
 

Anexos

  • 1552529767062.png
    1552529767062.png
    59,7 KB · Visualizações: 50

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Vim aqui desenterrar esse tópico para fazer uma observação.

Eu moro no interior de SP (Campinas não conta como interior pois é o maior polo de tecnologia do Brasil, ou PELO MENOS ERA)
No inicio da semana tive que ir em um advogado por conta de uns problemas que tenho no INSS (não irei citar aqui por motivos de segurança e porque PRECISO e gosto de ficar o mais abaixo possivel do Radar - a.k.a. Low Profile) e esse advogado, por ironia do destino ERA programador. O cara tem 40 anos de vida e ficou 10 anos como desenvolvedor de sistemas (Mexeu com várias linguagens, incluindo Delphi, Basic, C++. C#, PHP, Java - Aprendeu por conta propria a usar o MacOS, Sabe um pouco de Unreal e tudo mais) e aqui onde moro tinha-se várias (para o padrão da região, não a nível de Brasil) empresas de software.

Mas, gradualmente, no fim da década passada, a área de tecnologia perdeu forças na cidade e começou a aparecer pessoas mais favorecidas financeiramente. E nesse caso, essas pessoas tinham mais filiação a administração, economia/contabilidade, cirurgia plástica, etc... E no começo dessa década essa revolução populacional e o fim de um incentivo fiscal e de empreendimentos acabou fazendo tudo quanto é empresa de tecnologia quebrar em cadeia ou se mudar/voltar para SP-Capital, sobrando apenas uma grande minoria que das duas uma: Ou só contrata com uma pós-graduação e só abre vaga uma vez por ano para ganhar salário minimo ou só se trabalha parentes e amigos.

Como começou a aparecer mais pessoas de classe A/B,
a cidade acabou encarecendo rapidamente em custo de vida, investimentos e perdendo a diversidade social e trabalhista que se tinha. E as pessoas de classe E acabaram tendo que ir embora pois a prefeitura e outras entidades derrubaram suas casas sem acordo e sem nada.

No meio da década passada surgiu ETEC, FATEC, e todos outros mais, mas quando o curso era informática, a pessoa TEM que mendigar estágio, pois sem estágio, sem diploma. Sem diploma, sem emprego (ainda mais hoje em dia, pois onde moro até para ser porteiro precisa-se de ensino superior). Eu ainda dei sorte de conseguir estágio com uma amiga da minha mãe a meia hora da minha cidade, mas dei o azar de não ser efetivado por vários motivos que não irei ficar citando aqui.

Esse advogado decidiu mudar de área pois o salário dele não rendia como antes, a família dele, assim como a minha, sempre foi contra ele estudar informática (Isso porque a dele não entendia nada de informática, a minha entendia mas só era contra por conta da falta de vagas na região). Ele começou a estudar muito e conseguiu uma boa bolsa de estudos. Se formou, teve um pouco de dificuldade de conseguir clientes, mas tá vivendo disso agora e segundo ele, fazendo direito, ele deixou de ser um Zé Ninguém. Porque? Simples, porque em certas regiões do país (talvez a grande maioria), você precisa de uma quantia razoavel de dinheiro para ter convívio social (Apesar de que, na minha opinião e na opinião dos meus terapeutas, isso tem que ser opção e não prioridade, devido ao EXTREMO nível de ignorância que o Povo Brasileiro vive agora)

Outro grande problema que enfrentamos é que o Brasileiro odeia ciência e tecnologia.
Muitos só usam essas modernidades porque são obrigados, eu mesmo queria parar - um ano que seja - de usar celular pois é uma encheção de saco sem limites. Outro detalhe é que esse extremismo religioso cega o Brasileiro para a realidade do presente e do futuro. Muitas pessoas no Brasil (independente de idade, gênero, classe social, etc...) tem uma mentalidade medievalesca em todos os quesitos, até na política, economica e social. Por isso seremos sempre os meninos do computador, vagabundos, losers e etc fora de cidades como SP, Campinas, BH e Floripa...

Ta aí outro motivo pelo qual aos 25 anos eu perdi o amor a camisa (não só na área da ciência, mas também no quesito cultural) e tomei vergonha na cara. Agora to ralando de estudar para passar num concurso publico para não ficar só no prejuizo igual quando eu trabalhava em uma drogaria.

Inb4: eusouauniversal.com
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.725
Reações
13.722
Pontos
803
me lamentando aqui:

queria a opiniao de vcs

se no local de trabalho de vcs, alguem de outro setor (vc nem conhece), que trabalha em outras duas empresas, ta precisando fazer algo que tava previsto no serviço dele la (banco de dados) e essa pessoa nao sabe fazer nada e vai chorar na diretoria da empresa do seu emprego dizendo que vc precisa ensinar ela a fazer tal coisa.

vcs acham certo a diretoria autorizar vc ceder seu tempo assim do nada pra ensinar essa pessoa sendo que o trabalho é pra terceiros?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.549
Reações
91.741
Pontos
1.254
me lamentando aqui:

queria a opiniao de vcs

se no local de trabalho de vcs, alguem de outro setor (vc nem conhece), que trabalha em outras duas empresas, ta precisando fazer algo que tava previsto no serviço dele (banco de dados) e essa pessoa nao sabe fazer e vai chorar na diretoria da empresa do seu emprego dizendo que vc precisa ensinar ela a fazer tal coisa.

vcs acham certo a diretoria autorizar vc ceder seu tempo assim do nada pra ensinar essa pessoa sendo que o trabalho é pra terceiros?

de maneira alguma, isso é a mesma coisa que roubar o seu emprego, se eu fosse vc cobraria para ensinar ou então mandaria outra pessoa no seu lugar. Pode-se fazer 2 perguntas:

  • Tá na sua função conforme a CLT? SIM? aí vai ter que obedecer a diretoria
  • Não tem nada a ver com a sua função conforme a CLT? NÃO? manda esse cara catar coquinho
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.725
Reações
13.722
Pontos
803
de maneira alguma, isso é a mesma coisa que roubar o seu emprego, se eu fosse vc cobraria para ensinar ou então mandaria outra pessoa no seu lugar. Pode-se fazer 2 perguntas:

  • Tá na sua função conforme a CLT? SIM? aí vai ter que obedecer a diretoria
  • Não tem nada a ver com a sua função conforme a CLT? NÃO? manda esse cara catar coquinho

sou CLT

mas achei estranho pois eh pra fazer pra duas empresas e que nem trabalho la, so trabalho unicamente num unico local. A desculpa da diretoria foi que, em comum, eu e essa pessoa trabalhamos no mesmo lugar, e se ela vai usar isso que precisa pra vender o serviço la em outro lugar ou outra coisa nao interessa.

Falei que por fora eu cobraria consultoria e fazer o serviço, ainda levei esporro da pessoa, pra vc ver como as pessoas sao :kzangado
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Vim aqui desenterrar esse tópico para fazer uma observação.

Eu moro no interior de SP (Campinas não conta como interior pois é o maior polo de tecnologia do Brasil, ou PELO MENOS ERA)
No inicio da semana tive que ir em um advogado por conta de uns problemas que tenho no INSS (não irei citar aqui por motivos de segurança e porque PRECISO e gosto de ficar o mais abaixo possivel do Radar - a.k.a. Low Profile) e esse advogado, por ironia do destino ERA programador. O cara tem 40 anos de vida e ficou 10 anos como desenvolvedor de sistemas (Mexeu com várias linguagens, incluindo Delphi, Basic, C++. C#, PHP, Java - Aprendeu por conta propria a usar o MacOS, Sabe um pouco de Unreal e tudo mais) e aqui onde moro tinha-se várias (para o padrão da região, não a nível de Brasil) empresas de software.

Mas, gradualmente, no fim da década passada, a área de tecnologia perdeu forças na cidade e começou a aparecer pessoas mais favorecidas financeiramente. E nesse caso, essas pessoas tinham mais filiação a administração, economia/contabilidade, cirurgia plástica, etc... E no começo dessa década essa revolução populacional e o fim de um incentivo fiscal e de empreendimentos acabou fazendo tudo quanto é empresa de tecnologia quebrar em cadeia ou se mudar/voltar para SP-Capital, sobrando apenas uma grande minoria que das duas uma: Ou só contrata com uma pós-graduação e só abre vaga uma vez por ano para ganhar salário minimo ou só se trabalha parentes e amigos.

Como começou a aparecer mais pessoas de classe A/B,
a cidade acabou encarecendo rapidamente em custo de vida, investimentos e perdendo a diversidade social e trabalhista que se tinha. E as pessoas de classe E acabaram tendo que ir embora pois a prefeitura e outras entidades derrubaram suas casas sem acordo e sem nada.

No meio da década passada surgiu ETEC, FATEC, e todos outros mais, mas quando o curso era informática, a pessoa TEM que mendigar estágio, pois sem estágio, sem diploma. Sem diploma, sem emprego (ainda mais hoje em dia, pois onde moro até para ser porteiro precisa-se de ensino superior). Eu ainda dei sorte de conseguir estágio com uma amiga da minha mãe a meia hora da minha cidade, mas dei o azar de não ser efetivado por vários motivos que não irei ficar citando aqui.

Esse advogado decidiu mudar de área pois o salário dele não rendia como antes, a família dele, assim como a minha, sempre foi contra ele estudar informática (Isso porque a dele não entendia nada de informática, a minha entendia mas só era contra por conta da falta de vagas na região). Ele começou a estudar muito e conseguiu uma boa bolsa de estudos. Se formou, teve um pouco de dificuldade de conseguir clientes, mas tá vivendo disso agora e segundo ele, fazendo direito, ele deixou de ser um Zé Ninguém. Porque? Simples, porque em certas regiões do país (talvez a grande maioria), você precisa de uma quantia razoavel de dinheiro para ter convívio social (Apesar de que, na minha opinião e na opinião dos meus terapeutas, isso tem que ser opção e não prioridade, devido ao EXTREMO nível de ignorância que o Povo Brasileiro vive agora)

Outro grande problema que enfrentamos é que o Brasileiro odeia ciência e tecnologia.
Muitos só usam essas modernidades porque são obrigados, eu mesmo queria parar - um ano que seja - de usar celular pois é uma encheção de saco sem limites. Outro detalhe é que esse extremismo religioso cega o Brasileiro para a realidade do presente e do futuro. Muitas pessoas no Brasil (independente de idade, gênero, classe social, etc...) tem uma mentalidade medievalesca em todos os quesitos, até na política, economica e social. Por isso seremos sempre os meninos do computador, vagabundos, losers e etc fora de cidades como SP, Campinas, BH e Floripa...

Ta aí outro motivo pelo qual aos 25 anos eu perdi o amor a camisa (não só na área da ciência, mas também no quesito cultural) e tomei vergonha na cara. Agora to ralando de estudar para passar num concurso publico para não ficar só no prejuizo igual quando eu trabalhava em uma drogaria.

Inb4: eusouauniversal.com

Se foi a época da T.I no Brasil. Hoje, algumas empresas de T.I (as pequenas e as médias) estão contratando freelancers para fazerem serviços e volta e meia vejo uma pessoa que manja do assunto querendo contratar um profissional para fazer tal coisa por um preço absurdamente barato. O que ainda tem de job aqui é para desenvolvimento web, e atualmente anda muito explorativo. Eu estou só dando a minha última chance para área, se não der certo pulo fora.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Vim aqui desenterrar esse tópico para fazer uma observação.

Eu moro no interior de SP (Campinas não conta como interior pois é o maior polo de tecnologia do Brasil, ou PELO MENOS ERA)
No inicio da semana tive que ir em um advogado por conta de uns problemas que tenho no INSS (não irei citar aqui por motivos de segurança e porque PRECISO e gosto de ficar o mais abaixo possivel do Radar - a.k.a. Low Profile) e esse advogado, por ironia do destino ERA programador. O cara tem 40 anos de vida e ficou 10 anos como desenvolvedor de sistemas (Mexeu com várias linguagens, incluindo Delphi, Basic, C++. C#, PHP, Java - Aprendeu por conta propria a usar o MacOS, Sabe um pouco de Unreal e tudo mais) e aqui onde moro tinha-se várias (para o padrão da região, não a nível de Brasil) empresas de software.

Mas, gradualmente, no fim da década passada, a área de tecnologia perdeu forças na cidade e começou a aparecer pessoas mais favorecidas financeiramente. E nesse caso, essas pessoas tinham mais filiação a administração, economia/contabilidade, cirurgia plástica, etc... E no começo dessa década essa revolução populacional e o fim de um incentivo fiscal e de empreendimentos acabou fazendo tudo quanto é empresa de tecnologia quebrar em cadeia ou se mudar/voltar para SP-Capital, sobrando apenas uma grande minoria que das duas uma: Ou só contrata com uma pós-graduação e só abre vaga uma vez por ano para ganhar salário minimo ou só se trabalha parentes e amigos.

Como começou a aparecer mais pessoas de classe A/B,
a cidade acabou encarecendo rapidamente em custo de vida, investimentos e perdendo a diversidade social e trabalhista que se tinha. E as pessoas de classe E acabaram tendo que ir embora pois a prefeitura e outras entidades derrubaram suas casas sem acordo e sem nada.

No meio da década passada surgiu ETEC, FATEC, e todos outros mais, mas quando o curso era informática, a pessoa TEM que mendigar estágio, pois sem estágio, sem diploma. Sem diploma, sem emprego (ainda mais hoje em dia, pois onde moro até para ser porteiro precisa-se de ensino superior). Eu ainda dei sorte de conseguir estágio com uma amiga da minha mãe a meia hora da minha cidade, mas dei o azar de não ser efetivado por vários motivos que não irei ficar citando aqui.

Esse advogado decidiu mudar de área pois o salário dele não rendia como antes, a família dele, assim como a minha, sempre foi contra ele estudar informática (Isso porque a dele não entendia nada de informática, a minha entendia mas só era contra por conta da falta de vagas na região). Ele começou a estudar muito e conseguiu uma boa bolsa de estudos. Se formou, teve um pouco de dificuldade de conseguir clientes, mas tá vivendo disso agora e segundo ele, fazendo direito, ele deixou de ser um Zé Ninguém. Porque? Simples, porque em certas regiões do país (talvez a grande maioria), você precisa de uma quantia razoavel de dinheiro para ter convívio social (Apesar de que, na minha opinião e na opinião dos meus terapeutas, isso tem que ser opção e não prioridade, devido ao EXTREMO nível de ignorância que o Povo Brasileiro vive agora)

Outro grande problema que enfrentamos é que o Brasileiro odeia ciência e tecnologia.
Muitos só usam essas modernidades porque são obrigados, eu mesmo queria parar - um ano que seja - de usar celular pois é uma encheção de saco sem limites. Outro detalhe é que esse extremismo religioso cega o Brasileiro para a realidade do presente e do futuro. Muitas pessoas no Brasil (independente de idade, gênero, classe social, etc...) tem uma mentalidade medievalesca em todos os quesitos, até na política, economica e social. Por isso seremos sempre os meninos do computador, vagabundos, losers e etc fora de cidades como SP, Campinas, BH e Floripa...

Ta aí outro motivo pelo qual aos 25 anos eu perdi o amor a camisa (não só na área da ciência, mas também no quesito cultural) e tomei vergonha na cara. Agora to ralando de estudar para passar num concurso publico para não ficar só no prejuizo igual quando eu trabalhava em uma drogaria.

Inb4: eusouauniversal.com

Apesar da T.I. ser meio arrombada no Brasil, ainda é uma área que ainda da pra tirar o ganha pão, diferente de algumas engenharias. Mas concordo, tem regiões que até pra arranjar um estágio é um sacrifício. Eu não gostaria de trabalhar nesta área - mas infelizmente trabalho, ainda como freelancer. Onde moro só tem duas saídas: ou ser freelancer ou abrir o próprio CNPJ. Não sei qual o pior dos dois. Mas tem algumas áreas da TI que da pra tirar uma graninha e ainda é mais fácil de arranjar um trampo, como WEB, Java ... Linguagens mais complexas como C, C++ só em regiões mais desenvolvidas. Se não me engano, vc queria desenvolver jogos, certo? No seu caso, caso queira trabalhar com isso, não tem pra onde fugir... só tem SP e outras cidades com empresas pra este ramo.

Eu espero mudar de área um dia. Muito estresse, pouca remuneração (em muitos casos) ... Mas no Brazil, só medicina que garante uma vida estável. Direito, na minha opinião, tá muito pior que TI.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.247
Reações
11.942
Pontos
503
Estou estudando Python, muito prazeroso escrever nessa linguagem. Meu objetivo é dominar a tecnologia, e depois ver a melhor aplicabilidade no mercado, data science tá bombando não?


Outra coisa, fico evitando tópicos sobre TI, pessoal é muito negativo, a real que sinto é que tem muita gente que não gosta de computação, que foi empurrando por algum estigma de personalidade.
 
Ultima Edição:

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.876
Reações
94.896
Pontos
2.179
Aqui em Blumenau está bom considerando que o país mal voltou a crescer. Conheço programador bem mediano que ganha bons salários (considerando o custo de vida da cidade).

E como é uma região bem focada em sistemas, as empresas não contratam free lancers. É inviável. Da para fazer carreira em quase toda empresa. Eu mesmo estou 9 anos em uma empresa que trabalha com PHP que está longe do perfil de sistema, imagino o povo do Java e C#.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Eu faço freelance para upwork (dá muita grana) e alguns no workana (um lixo).
Tiro em media trabalhando de casa 3-5k mês.

Principalmente mobile, tem muita pessoa pedindo aplicativo.
Eu gosto de trabalhar de casa, estou estudando para entrar na Toptal, ai sim fica top, amigo meu tira 8k mês com eles. Ta viajando pelas europas o FDP kkk
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Eu faço freelance para upwork (dá muita grana) e alguns no workana (um lixo).
Tiro em media trabalhando de casa 3-5k mês.

Principalmente mobile, tem muita pessoa pedindo aplicativo.
Massa, consegue isso com quantas horas semanais? E o que vc faz no upwork?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu faço freelance para upwork (dá muita grana) e alguns no workana (um lixo).
Tiro em media trabalhando de casa 3-5k mês.

Principalmente mobile, tem muita pessoa pedindo aplicativo.
Eu gosto de trabalhar de casa, estou estudando para entrar na Toptal, ai sim fica top, amigo meu tira 8k mês com eles. Ta viajando pelas europas o FDP kkk
Tô no Workana, e já foi melhor mesmo. No começo cheguei a tirar 2k ~3k. Hoje tá um porre. Só nego querendo dar de esperto.Preciso aprender ingles rapidamente... freelas "huehue" é fodido demais.
 

Skull Kid

Bam-bam-bam
Mensagens
961
Reações
2.528
Pontos
248
Massa, consegue isso com quantas horas semanais? E o que vc faz no upwork?
Depende muito do projeto.
Teve um que peguei esses dias, 200 USD para fazer o aplicativo voltar a funcionar.
Era só uma biblioteca que faltava instalar hahahahahaha, obviamente eu não falei isso... 700 pilas mais fáceis da minha vida.
Porem tem muito projeto chato também...

Não tem um padrão, mais dá para tirar uma grana, principalmente por que nossa moeda e fraca.
A área de TI para quem quer desbravar pode ser o céu, como também pode ser o inferno para quem quer ficar no lugar especifico.

Eu não tenho vontade de mudar do lugar que moro, eu gosto daqui.
Então tive que achar uma opção, logo trabalhar de casa foi a única e até que vai bem.
No Stack Overflow tem varias vagas para remoto, só que não tenho as caras não, prefiro ficar com os freelas mesmo.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se foi a época da T.I no Brasil. Hoje, algumas empresas de T.I (as pequenas e as médias) estão contratando freelancers para fazerem serviços e volta e meia vejo uma pessoa que manja do assunto querendo contratar um profissional para fazer tal coisa por um preço absurdamente barato. O que ainda tem de job aqui é para desenvolvimento web, e atualmente anda muito explorativo. Eu estou só dando a minha última chance para área, se não der certo pulo fora.

Desenvolvimento Web até vale a pena. Mas se for pra trabalhar com isso a longo prazo, é melhor guardar grana para se mudar para SP/Campinas/BH/Floripa. Eu to aqui correndo pra prestar concurso pra filial da Petrobras da minha região.

Apesar da T.I. ser meio arrombada no Brasil, ainda é uma área que ainda da pra tirar o ganha pão, diferente de algumas engenharias. Mas concordo, tem regiões que até pra arranjar um estágio é um sacrifício. Eu não gostaria de trabalhar nesta área - mas infelizmente trabalho, ainda como freelancer. Onde moro só tem duas saídas: ou ser freelancer ou abrir o próprio CNPJ. Não sei qual o pior dos dois.

Cara, acho que freela é pior, muito pior mesmo.
Se for pra trabalhar como PJ, trabalhar mesmo e não empreender, vale a pena TENTAR.


Mas tem algumas áreas da TI que da pra tirar uma graninha e ainda é mais fácil de arranjar um trampo, como WEB, Java ... Linguagens mais complexas como C, C++ só em regiões mais desenvolvidas.

Então, suponho que sim, Web, Java talvez seja bom.
Já considerou aprender COBOL?
Não deixe esses palhaços falarem que COBOL não vale mais nada!
A vantagem do Brasil ser um país atrasado é ainda usar COBOL até mesmo no BB.

Se não me engano, vc queria desenvolver jogos, certo? No seu caso, caso queira trabalhar com isso, não tem pra onde fugir... só tem SP e outras cidades com empresas pra este ramo.

Sim e não, me falavam que desenvolver jogos valia a pena no Brasil, pois na verdade eu pensava em desenvolvimento web antes de ter essa ideia pois desenvolvimento de sistemas ficou centralizado, mas agora eu ainda to pensando se vou pra Web LENTAMENTE ou foco full-time em estudar para Concursos Públicos.

Eu espero mudar de área um dia. Muito estresse, pouca remuneração (em muitos casos) ... Mas no Brazil, só medicina que garante uma vida estável.

Cara, se o seu objetivo for MESMO medicina (ou pelo menos formar familia, ficar no Brasil, etc...), estuda, tira experiência como médico e presta concurso pro INSS. Melhor lugar para se trabalhar com medicina é o INSS. No privado te explico melhor.

Mas independentemente de qual escolha for tomar, aprenda inglês, aprenda um terceiro idioma (se for por TI, aprenda japonês, se for por Medicina, aprenda italiano), mesmo que você não vá sair do país. Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.


Direito, na minha opinião, tá muito pior que TI.

Dependendo da região e da demanda, está mesmo.
Aqui onde moro (Novamente, interior de SP), como há mais pessoas de Classe A/B, Direito está no estado "Não cheira e nem fede".

Aqui em Blumenau está bom considerando que o país mal voltou a crescer. Conheço programador bem mediano que ganha bons salários (considerando o custo de vida da cidade).

E como é uma região bem focada em sistemas, as empresas não contratam free lancers. É inviável. Da para fazer carreira em quase toda empresa. Eu mesmo estou 9 anos em uma empresa que trabalha com PHP que está longe do perfil de sistema, imagino o povo do Java e C#.

Maioria das empresas de tecnologia estão migrando para SC. Fico impressionado de ver que uma cidade do Sul que não é capital tá tendo condições de abrigar esse tipo de mão de obra.


Eu faço freelance para upwork (dá muita grana) e alguns no workana (um lixo).
Tiro em media trabalhando de casa 3-5k mês.

Upwork? É só de gringo ou tem HUEHUE?

Principalmente mobile, tem muita pessoa pedindo aplicativo.

iOS ou Android? App Publico ou Empresarial?

Eu gosto de trabalhar de casa, estou estudando para entrar na Toptal, ai sim fica top, amigo meu tira 8k mês com eles. Ta viajando pelas europas o FDP kkk

Queria eu poder trabalhar em casa, mas como aqui o pau quebra todo dia, e minha avó é uma viciada em Facebook (Graças a deus eu deletei essa m****!) eu tenho que ficar parando de 15 em 15 minutos pra socorrer alguém e fazer algo e perco quase totalmente meu foco (TDAH).
Por isso que minha familia é contra eu trabalhar com informática.
 
Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Só gringo, mais também tem HUE.
Precisa de um email pessoal, sem ser hotmail, gmail etc.

Porem tem muito nego esperto, principalmente indiano, ou agencia que pega os serviço numa ponta e repassa mais barato.
No Workana tb tm isso... muitas empresas de TI querendo "quarterizar" o serviço. É muita cara de pau.
 
Topo Fundo