O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    416

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.312
Reações
26.493
Pontos
1.359
Foi o que falei em Outro tópico, chegou num ponto que a area de TI vc só consegue ganhar mais de 2000 se souber trocentas linguagens de programação ou se for através de indicação.

As vagas acima de 2000 não estão sendo divulgadas através de sites.

através de Sites de Vagas . Só rola vaga de 1000 a 2000
Hoje as vagas estão no Linkedin e nos sites das próprias empresas
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Fui programador por 11 anos. Saí da área há 4 anos e acredito que saí na hora correta.

Essa semana eu estava folheando minha carteira de trabalho e vi de quanto era o meu primeiro salário como profissional da área: 1450 reais, em 2002.

Está certo que, para eu entrar nessa vaga, foi tão difícil quanto um vestibular. Apenas eu e mais dois caras, de um total de 40 que fizeram um curso, passaram na prova de seleção (sim, foi uma fucking prova objetiva).

Eu já era estagiário na época, e recebia 500 reais + alimentação + transporte antes de ir para o primeiro emprego.

Hoje eu vejo nego oferecendo 1500 reais para pessoas que devem ter experiência, qualificação e o diabo a quatro. Que m**** de mercado é esse? Fala sério.

Mas o pior, na minha opinião, é essa história de "ambiente descontraído". É fliperama, é sala pra dormir, salas sem parede, mesa redonda onde todo mundo se amontoa, sem lugar fixo. Sério, eu não prestaria para trabalhar em um ambiente assim.

Sempre trabalhei na minha mesa, sossegado, sem ter que ficar conversando com todo mundo. Sempre tinha que resolver problemas tensos sem ter que esperar os meus chefes mandarem, tomava esporro do DBA depois de mandá-lo tomar no cu, enchia o saco do administrador de rede que cortava meus acessos, trabalhava nos feriados e.... achava isso tudo normal.

Hoje eu fico lendo o que essas merdas de "startups" ficam propondo, e como esse pessoal tem uma ideia totalmente diferente daquela que eu tinha sobre trabalho. Parece que tanto os empregadores quanto os empregados são pessoas fracas e frustradas.

Enfim, saí para nunca mais voltar.

Ainda me considero um programador, já que programar é igual a andar de bicicleta, mas o meu interesse por códigos hoje se resume a códigos jurídicos, não mais códigos de programas.
e tu foi pra que área? ainda é ti?
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
2k era o salário médio da área de T.I. para alguém com experiência moderada há 15 anos, sendo que o custo de vida 15 anos atrás era bem MENOR que hoje.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Mercado está uma m****. Mas se vc se especializar , vc será considerado foda.
Experiência própria.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk

A questão é: especialização custa $$$; e nem é certeza de se conseguir um emprego que compense o investimento.

Eu nunca me dei muito bem com pessoas. Sou depressivo e esquisito. Trabalhar com programação é uma das unicas profissões que aceita mais de boa pessoas assim. Nunca senti que tive escolha, então, nem tenho como me arrepender.

Nunca fui de gastar muito e nem de esbanjar. Sempre achei meu salário ok.

Agora, o mercado no Brasil parece estar bem ruim, mas tenho sorte que aqui na região que moro ainda está legal. Inclusive a empresa que trabalho precisou buscar gente de fora. Alias, para mim é a melhor coisa de TI. Parece ser uma area que aceita muito bem trabalho estrangeiro. Talvez pela propria cultura da programação. Código bom fala por si só. Se a pessoa nasceu e/ou vive do outro lado do oceano não importa.

Acho que as coisas estão boas em locais específicos, mas ruim em boa parte do país.

Toda semana tem um tópico de lamentações sobre a TI. Façam um tópico oficial: "É do ramo da TI? Lamente-se aqui".

Eu já fui técnico de escritório, edição de imagens, manutenção e redes, mas nem sei se conta. No tempo da popularização do WiFi, fiz uma graninha extra instalando redes domésticas.

Nunca procurei emprego na área, mas com o tempo acabei achando que era muito trabalho para pouco retorno. No começo tive a precipitada ideia de "gosto e tenho afinidade com computadores, logo, vou gostar trabalhar com os mesmos.


P.S.: TI sempre me lembra de IT Crowd. Seriado muito engraçado sobre o tema.

falow

Cara, valeu aí. Acho que deveria ter um tópico oficial das lamentações da T.I KKKK

Obs: já assisti essa série, é da hora! pura realidade.

Não vou votar pois teria que marcar as opções 1, 2, 3 e 5.

HUAHUA

Meu irmão é desenvolvedor, conta como da área de TI?

Ele tem nojo da área, mas é concursado (Não vou expor o lugar pra não dar m****, Curitiba é um ovo) e está aturando o emprego por causa das condições. Mas está doido pra mudar de ramo.

O problema é que ele está querendo mudar pra área de Design/Ilustração/Fotografia, que é exatamente o campo ingrato que eu abandonei com todas as forças pra fazer medicina.


10/10

Would watch again.

Conta como T.I. E sim, é uma área que muitos querem sair.
TI na parte de manutenção e uma m****. Ficar escutando gracinhas de cliente e a pior coisa que existe.
Eu mesmo tô pensando em pular do barco, olha que trabalho com isto a 12 anos.

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk

Aguentou 12 anos... nossa, cara!
Trabalho na área desde 2001 e realmente tá complicado. Muito esforço para pouco retorno. Hoje não aconselharia ninguém a entrar na área, tem coisa muito melhor por aí...

Verdade.

o OP tem 20 anos mesmo?

sai fora da área, tá cheirando a leite ainda

Vou fazer isso mesmo. :(

Bom, curso Sistemas de Informação, estou no penultimo período e trabalho na mesma empresa há 5 anos (contando estágio). Gosto da área, trabalho com o que gosto mas as vezes algumas cobranças excessivas te fazem querer chutar o balde e largar tudo. Atualmente trabalho como programador e o salário até que é bom comparado a outras áreas, não dá pra esbanjar mas dá pra ter um padrão de vida bom. Aqui na região que moro até que tem muitas vagas de emprego na área, todos meus colegas estão empregados, ganhando bem também e inclusive recebos várias oportunidades de emprego no Linkedin. O foda da área é que você precisa estar em constante evolução, fazendo cursos, especializando, aprendendo novas linguagens.

Teve sorte cara. Acho que são poucas regiões que são privilegiadas com bons empregos... aqui não tem nada. Aliás, no nordeste sinônimo de bom emprego é "concurso público". HAHA

Formei na área e não sinto muita vontade de prosseguir.

Atualmente eu estou trabalhando em uma empresa de TI, mas mexo mais com coisas administrativas. Vez ou outra eu programo algo. É um cargo que consegui passando em um concurso quando eu ainda estava começando a faculdade.

A minha meta atual é... passar em um outro concurso, de nível médio mesmo. Só para dar mesmo aquele acréscimo salarial, para ficar mais de boa.

Já tentou concurso da DataPrev? salários bons....

Só lamento por mim (e por muitos) que entraram em T.I. no nordeste, gosto da área mas o lugar é para ter arrependimento todos os dias por não ter oportunidades e quando tem o salário é baixíssimo comparado a outras regiões no país

Verdade, cara. Estamos nessa . :/

NÃO ESTOU GENERALIZANDO MAS NESSES 10 ANOS DE T.I. JA VI MUITOS ASSIM:
é aquela velhaaaa história..
o cara faz t.i. pq um parente ou um amigo trabalha ma área e ganha bem ai o caboclo acha que é a melhor escolha por causa do $$$
faz apenas a faculdade achando que saindo de lá já vai dar de cara com um salário alto mesmo sem experiência em b*ceta nenhuma
não buscou nenhuma especialização/certificação/curso acha que só a faculdade serve
ai o cara vive reclamando e falando mal de t.i. e vai fazer outra coisa..

Cara está ruim até para estágio...

Sou da area a faz 20 anos, então acho que conheço um pouco.

É uma área muito dinâmica, tudo muda a cada 5 anos, não se restringe a programador, existem diversas coisas suporte, projetos, vendas, etc, etc

Faculdade é o básico e as vezes até não é o essencial, experiencia conta muito mais que nome de faculdade, ou seja tem que fazer um bom estágio alias o estágio praticamente vai falar pra onde vai.

Cursos e certificações são extremamente importantes, principalmente nas áreas técnicas, inglês é essencial também, existem vagas que não precisam de certificações e inglês mas são justamente essas vagas que o povo vai ficar reclamando de baixo salário etc

O mercado de TI é um c*, é minúsculo e todos se conhecem dentro de seu circulo, por exemplo se trabalha em um integrador de rede, todos da área de integradores de rede se conhece ou conhece alguém que conhece você, o mesmo vale para fabricantes etc

A diferença de salários é gigante, isso ocorre pela capacitação, experiência e principalmente raridade, tem muita gente em TI mas poucas em algumas coisas, ou poucas capacitadas em determinadas coisas ou realmente boas naquilo que fazem

Eu gosto da area, tenho uma boa carreira, já deixei a parte técnica faz uns 13 anos

Quanto as regiões do país, TI se restringe basicamente em SP, RJ e Brasília, tem ainda algo no sul mas bem menor que essas regiões, SP é onde estão as grandes empresas e fabricantes de TI portanto com as melhores oportunidades

Concordo.

Trabalho há 5 anos com TI, mais precisamente com suporte técnico (chão de fábrica da categoria por assim dizer), durante a Faculdade não fiz estágio, já que eu trabalhava como suporte, tinha aluguel pra pagar e não podia me aventurar por ai...hoje me arrependo muito de não ter estagiado em desenvolvimento, qualquer vaga de front-end jr trainee os porra tão pedindo experiência profissional comprovada, enquanto numa ponta fala que faltam profissionais, as empresas ficam nessa panelinha ai de aceitar só quem já ta dentro, Brasil precisa formar desenvolvedores pra próxima revolução industrial (internet das coisas) e ficam nessa putaria ai!

Desculpe o desabafo, é que to desempregado desde dezembro e já to desesperado de ter que me prostituir por salário de fome com vaga de suporte novamente.

Pior que é verdade. Vejo estágios pedindo experiência! realmente as empresas estão cavando a própria cova da T.I no Brasil. Poucos jovens se interessam por está área, e... os poucos que se interessam saem do titanic aqui e vão para outros países.



Completo 10 anos de TI no fim deste ano.:kqueixo
Mexo com desenvolvimento web: python,php, js, css,html, postgres, mysql e o baralho d'asa dessa área que só fica mais complexa a meu ver.:kzonzo

Antes desses década, trabalhei alguns meses com a parte de análise para um módulo de um sistema e depois na programação de parte do mesmo módulo em natural e cobol.

Meu problema com a área:
  • Ser ainda muito vista e usada para apagar incêndio:kflame
  • Falam de gestão, planejamento, mas na prática parece mais burocratização.:kcartola
    • Algumas coisas são válidas, pois salvam sua pele lá na frente (ou não)
    • Contudo é feito de forma trabalhosa ou complicada e geralmente confusa.
    • As vezes dá até impressão que é feita para desanimar também o cliente para que pense duas vezes antes de solicitar algo.
  • Na comunidade o pessoal parece que gosta desta tendência que a web está tomando.
    • Só cresce a complexidade, quando deveria estar facilitando nossa vida, simplificando.:kduvida
  • No dia-a-dia acho que poderia haver mais ânimo para se recomeçar algumas coisas do zero
    • Sim, sei que tem custo, mas tem hora que é mais válido recomeçar certo, pois este custo pode ser compensando no futuro
    • Mas os gestores tem uma visão de o que está funcionando, deixa funcionando, ou de dizer que quem deve decidir é a área do negócio... então tá né...:suxx
    • Acho que deveria haver espaço para a T.I. atuar mais para a T.I..
      • Ter aquele momento de época de balanço, arrumar a casa, rever e melhorar uma série de coisas, mas é tudo aos trancos e barrancos.
Penso em mudar de área, pelo menos internamente... mas não sei se rola...

Um dia melhora, provavelmente com I.A. organizando à força esta bagaceira

A.I vai tiar é muito emprego, isso sim. HUAHUA

Fui programador por 11 anos. Saí da área há 4 anos e acredito que saí na hora correta.

Essa semana eu estava folheando minha carteira de trabalho e vi de quanto era o meu primeiro salário como profissional da área: 1450 reais, em 2002.

Está certo que, para eu entrar nessa vaga, foi tão difícil quanto um vestibular. Apenas eu e mais dois caras, de um total de 40 que fizeram um curso, passaram na prova de seleção (sim, foi uma fucking prova objetiva).

Eu já era estagiário na época, e recebia 500 reais + alimentação + transporte antes de ir para o primeiro emprego.

Hoje eu vejo nego oferecendo 1500 reais para pessoas que devem ter experiência, qualificação e o diabo a quatro. Que m**** de mercado é esse? Fala sério.

Mas o pior, na minha opinião, é essa história de "ambiente descontraído". É fliperama, é sala pra dormir, salas sem parede, mesa redonda onde todo mundo se amontoa, sem lugar fixo. Sério, eu não prestaria para trabalhar em um ambiente assim.

Sempre trabalhei na minha mesa, sossegado, sem ter que ficar conversando com todo mundo. Sempre tinha que resolver problemas tensos sem ter que esperar os meus chefes mandarem, tomava esporro do DBA depois de mandá-lo tomar no cu, enchia o saco do administrador de rede que cortava meus acessos, trabalhava nos feriados e.... achava isso tudo normal.

Hoje eu fico lendo o que essas merdas de "startups" ficam propondo, e como esse pessoal tem uma ideia totalmente diferente daquela que eu tinha sobre trabalho. Parece que tanto os empregadores quanto os empregados são pessoas fracas e frustradas.

Enfim, saí para nunca mais voltar.

Ainda me considero um programador, já que programar é igual a andar de bicicleta, mas o meu interesse por códigos hoje se resume a códigos jurídicos, não mais códigos de programas.

R$ 1450,00 em 2002 era dinheiro, para época. Hoje em dia o salário estar menor que isso, em muitos lugares.

TI é uma parada pros fortes, pq tem que ter muita persistencia pra não desanimar, principalmente no começo que vc tem que ralar pra porra e ganhar quase nada.

Mas se o cara passa por isso e consegue se firmar e ganhar uma boa bagagem aliada com os estudos dá pra conseguir um trampo bacana. Mas no BR a coisa anda zoada demais, nego desesperado que topo chupar rola e assobiar pra ganhar 1500 contos acaba prostituindo a categoria toda.

Sempre trabalhei com TI, desde 2003 qaundo tinha 17 anos. Passei por poucas e boas, hj quando olho pra trás, vejo que valeu a pena, mas não precisava ser tão sofrido no começo.

Meu conselho é, se vc realmente gosta da area vá em frente, agora se vc embarcou nessa pq um primo trabalhava nisso e ganhava dinheiro ou coisa do tipo cai fora, não vale a pena e vc não vai ser um bom profissional.

Vou cair fora, não dá. Acho que gosto da tecnologia (programação e afins) só por hobby mesmo. Gosto de desenvolver as paradas só para o meu uso pessoal, e só.

To me sentindo um velho com 20 anos na área

Eae, o que achava da área na época que ingressou no mercado?



1,2,3 e 5. Moro no interior, não quero ir pra capital ( SP ), tenho 25 anos, ganho míseros R$2.000,00 com pós em redes e algumas certificações CISCO. Estou abandonando o barco e partindo pra concurso público. Não há saúde mental que aguente tanta pressão, estresse, baixa remuneração e valorização. Estou na área desde os 17 anos e não vejo perspectivas de melhoras, talvez programador esteja ganhando um pouco mais.

Ah, esqueci de mencionar: Fiz uma entrevista numa faculdade aqui da região, cuidar de toda a rede + sistema EaD + auxiliar os professores e o campus em geral na infraestrutura, pedi R$2.500,00 e acharam minha pedida alta.

Até que está ganhando bem... mas realmente 2K é muito pouco. Levando em conta o estress e o que o cara investiu na educação. Digo que T.I é uma área que valorizam alguns, e desvalorizam o resto.

Os caras não respeitam. Querem contratar 1 "cara da TI" que faz tudo e ainda pagar pouco.
Quero um emprego agora só pra pagar as contas e me deixar estudar pros concursos... é o jeito.

Olha o que faltam colocar no banner da propaganda: "Vagas para T.I; funções: desenvolver, atender telefones e preparar o cafézin"



A 15 anos atrás, fiz vestibular para ciências da computação e levei trolha. Escapei de um destino ruim. Se fodam aew

Zueira, escapei do inferno da TI para entrar no limbo da ADM. Sinceramente, me pergunto o que teria acontecido se eu tivesse me formado em Ciências da Computação a 15 anos.

Que sorte, cara. Uqe sorte! ADM e Computação estão quase no mesmo barco, só que computação ainda tem mais ofertas de emprego HUAHUA
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.183
Reações
22.456
Pontos
1.324
2k era o salário médio da área de T.I. para alguém com experiência moderada há 15 anos, sendo que o custo de vida 15 anos atrás era bem MENOR que hoje.
No Rio de Janeiro salário de mais de 2000 em ti só com indicação.

Empresas anunciando vagas é certo que fica entre 1000 e 2000.

Nunca vi ninguém ser chamado pelo linkdln por vagas anunciadas, apenas por contatos existentes lá dentro.

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 


maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.183
Reações
22.456
Pontos
1.324
Está melhor que aqui. É difícil encontrar vagas com este salário.
Aqui uma empresa queria me contratar como PJ por 2.200 tá de sacanagem. Escraviza logo e me enraba no final do expediente. Tnc esses fdps

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.722
Reações
94.265
Pontos
2.179
PJ, eu conheço programadores bem meia boca que ganham 5k. A dica que dou é ficar muito bom numa tecnologia mais antiga. Isso mesmo, antiga, tipo Delphi, Java, PHP. Essas tecnologias podem não ter o brilho das modernas, mas tem muito sistema legado precisando de gente. Povo vai se aposentando, virando chefe, mudando de area e esses sistemas ficam na mão. O pessoal mais novo só quer saber de linguagens hipster.

E já que é para colocar a mão na m****, pelo menos da para exigir um salário melhor.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Aqui uma empresa queria me contratar como PJ por 2.200 tá de sacanagem. Escraviza logo e me enraba no final do expediente. Tnc esses fdps

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
KKKKKKK
Realmente nos tempos de crise e, como já é comum no Brazil, é isso que acontece mesmo.
PJ, eu conheço programadores bem meia boca que ganham 5k. A dica que dou é ficar muito bom numa tecnologia mais antiga. Isso mesmo, antiga, tipo Delphi, Java, PHP. Essas tecnologias podem não ter o brilho das modernas, mas tem muito sistema legado precisando de gente. Povo vai se aposentando, virando chefe, mudando de area e esses sistemas ficam na mão. O pessoal mais novo só quer saber de linguagens hipster.

E já que é para colocar a mão na m****, pelo menos da para exigir um salário melhor.

Verdade. Pesquisam mostram que os melhores salários são para os que desenvolvem em Java. Já PHP não é lá essas coisas não.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Já dá pra criar um tópico fixo desse assunto rs.

6 anos de mercado aqui, quase 4 anos nessa última empresa. Me formei em engenharia da computação em 2013. Entrei como analista de sistemas 1 e hoje estou como especialista de sistemas 1, me destaquei e consegui algumas promoções nesses quase 4 anos. Atualmente ganho nada faixa dos 6k bruto bruto como CLT mais os benefícios como plano de saúde, alimentação, possibilidade de home office e horários flexíveis.
Trabalho uns 80% com Ruby, 10% Java e 10% dotnet. Acho a empresa muito de boa, sem cobranças exageradas e ambiente tranquilo de se trabalhar. Das empresas que trabalhei até hoje, nunca precisei fazer hora extra e sempre foram de boas com cobrança, acho que onde mais tive pressão foi no meu primeiro emprego como analista de suporte.

Sinceramente, não me vejo fazendo outra coisa da vida, gosto muito do que faço.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.722
Reações
94.265
Pontos
2.179
Ué, tem alguma empresa que não pode usar tenis? :eek:
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Açougueiro... pelo menos deve receber uniforme e com um salário melhor.
 

Inari

Bam-bam-bam
Mensagens
1.706
Reações
3.203
Pontos
453
1,2,3 e 5. Moro no interior, não quero ir pra capital ( SP ), tenho 25 anos, ganho míseros R$2.000,00 com pós em redes e algumas certificações CISCO. Estou abandonando o barco e partindo pra concurso público. Não há saúde mental que aguente tanta pressão, estresse, baixa remuneração e valorização. Estou na área desde os 17 anos e não vejo perspectivas de melhoras, talvez programador esteja ganhando um pouco mais.

Ah, esqueci de mencionar: Fiz uma entrevista numa faculdade aqui da região, cuidar de toda a rede + sistema EaD + auxiliar os professores e o campus em geral na infraestrutura, pedi R$2.500,00 e acharam minha pedida alta.
Que desperdicio, ainda nem formei e não tirei certificação, to tirando 3,3k e já to começando a achar pouco. TAlvez compense vc ir pra cidade grande.
 

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.766
Reações
16.021
Pontos
994
Pelo que eu vejo das vagas os programadores costumam ganhar mais do que as outras áreas de T.I. Não curto programar como os nobres colegas da OS, então sobra a parte de Infra/Suporte.

A parte de infra é muito ingrata, muita exigência pra pouco salário, exige muito conhecimento e certificações e o cara acaba percebendo que o custo/benefício não compensa. Já o suporte é o peão da T.I, baixo clero total e tem os piores salários disparados.

Se for pra entrar na área sem dúvidas eu recomendaria virar garoto de programa mesmo, aqui onde eu trabalho, todos os dias são contratados programadores em várias linguagens, e, todos os dias programadores pedem demissão pois conseguiram um emprego que paga mais ou oferecem mais benefícios. Dificilmente um programador vai ficar desempregado, sem falar que a média salarial não é ruim (como o pessoal daqui mesmo atestou).
 

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.402
Reações
1.923
Pontos
353
fiz tecnico em informatica, estagiei por 4 meses mas fazia trabalho de estagiario de design/marketing...
Agora esotu 2 semestre na Fatec, fabricação mecanica para complementar depois com curso de eng mecanica/produção... não sei se foi uma troca boa de profissão...
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Se eu for trabalhar com TI em outro país, vai ter que ser com desenvolvimento porque com negócios/projeto precisa ter um vocabulário muito bom pra extrair o que o cliente quer e precisa.

Me arrependo muito de ter parado de programar, fiz uma especialização em desenvolvimento mas mesmo assim pra correr atrás do prejuízo de 7 anos é tenso. Eu nem considero mais a bagagem que eu tinha de PHP e Java por exemplo.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.277
Pontos
1.753
eu me arrependo de não entrar nessa area desde o inicio. também me arrependo de ter recusado um emprego na area uns 2 anos atrás (fiz a entrevista a 4 anos atras e na epoca tava focado nos negocios familiares e nem queria saber de mais nada, mas deveria ter pego).

ta tão ruim assim? meu primo muleque de tudo ja ganhava 6000 conto, chegou a ganhar 16 mil na area, mas não tinha vida também. não invejo nada.
hoje ta de +- freelancer e diz que consegue pelomenos 8000 por mes, as vezes bem mais.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Falar que trabalha com TI só não basta.
É a mesma coisa dizer que trabalha na área da saúde. O cara pode ser desde um técnico de enfermagem até cirurgião plástico.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
A questão é: especialização custa $$$; e nem é certeza de se conseguir um emprego que compense o investimento.



Acho que as coisas estão boas em locais específicos, mas ruim em boa parte do país.



Cara, valeu aí. Acho que deveria ter um tópico oficial das lamentações da T.I KKKK

Obs: já assisti essa série, é da hora! pura realidade.



HUAHUA



Conta como T.I. E sim, é uma área que muitos querem sair.


Aguentou 12 anos... nossa, cara!


Verdade.



Vou fazer isso mesmo. :(



Teve sorte cara. Acho que são poucas regiões que são privilegiadas com bons empregos... aqui não tem nada. Aliás, no nordeste sinônimo de bom emprego é "concurso público". HAHA



Já tentou concurso da DataPrev? salários bons....



Verdade, cara. Estamos nessa . :/



Cara está ruim até para estágio...



Concordo.



Pior que é verdade. Vejo estágios pedindo experiência! realmente as empresas estão cavando a própria cova da T.I no Brasil. Poucos jovens se interessam por está área, e... os poucos que se interessam saem do titanic aqui e vão para outros países.





A.I vai tiar é muito emprego, isso sim. HUAHUA



R$ 1450,00 em 2002 era dinheiro, para época. Hoje em dia o salário estar menor que isso, em muitos lugares.



Vou cair fora, não dá. Acho que gosto da tecnologia (programação e afins) só por hobby mesmo. Gosto de desenvolver as paradas só para o meu uso pessoal, e só.



Eae, o que achava da área na época que ingressou no mercado?





Até que está ganhando bem... mas realmente 2K é muito pouco. Levando em conta o estress e o que o cara investiu na educação. Digo que T.I é uma área que valorizam alguns, e desvalorizam o resto.



Olha o que faltam colocar no banner da propaganda: "Vagas para T.I; funções: desenvolver, atender telefones e preparar o cafézin"





Que sorte, cara. Uqe sorte! ADM e Computação estão quase no mesmo barco, só que computação ainda tem mais ofertas de emprego HUAHUA
Acho que você não entendeu a minha colocação: 1500 reais em 2002 era o salário inicial de quem iniciava na área. Isso correspondia a 6 salários mínimos da época.

Hoje, quase 20 anos depois, estão oferecendo os mesmos 1500 reais, que não correspondem nem a 2 salários mínimos.

Está certo que nosso país não ajuda ninguém, mas um valor esdrúxulo desse não é culpa unicamente do governo e sua carga tributária.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Se eu for trabalhar com TI em outro país, vai ter que ser com desenvolvimento porque com negócios/projeto precisa ter um vocabulário muito bom pra extrair o que o cliente quer e precisa.

Me arrependo muito de ter parado de programar, fiz uma especialização em desenvolvimento mas mesmo assim pra correr atrás do prejuízo de 7 anos é tenso. Eu nem considero mais a bagagem que eu tinha de PHP e Java por exemplo.
Java ainda é a linguagem mais usada no mundo, não sofreu tantas mudanças assim. O que muda mesmo são os frameworks. Python também está numa ascendente foda.
Falar que trabalha com TI só não basta.
É a mesma coisa dizer que trabalha na área da saúde. O cara pode ser desde um técnico de enfermagem até cirurgião plástico.
This.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Virei burro de carga do governo, digo, empresário, mas estou estudando para me tornar servidor público.
boa sorte. de um lado, o governo monta em você. do outro, você monta no governo. HUE
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.355
Reações
39.658
Pontos
1.584
A última vez que trabalhei na área de T.I. foi na finada GVT lá em Curitiba em 2012 e, na época, o valor médio de um profissional da área era bem maior que esses 2k que vocês estão falando.

É completamente inadmissível esse valor nos tempos atuais, ainda mais se for considerar a inflação atual. 2k era o valor base de alguém com pouca experiência lá em 2004 que foi a época que eu comecei a trabalhar com T.I. pra valer.

Sobre Certificações

É um caminho viável que muita empresa dá valor. Eu tirei duas na minha vida profissional, sendo que a terceira eu acabei desistindo depois de perder na primeira tentativa (vacilo meu, já que perdi na prova por causa de 3 pontos e na segunda tentativa provavelmente passaria).

Tenha um foco de caminho que você queira seguir e se especializar o máximo nele. E se tratando de programação, tente o máximo possível dominar pelo menos uma linguagem, de preferência uma linguagem que tenha uma boa demanda e necessidade do mercado e que não tenha tantos profissionais assim. Se o Brasil fosse um país mais focado em tecnologia, pesquisa e ciência; provavelmente teria uma demanda alta por C/C++, mas como é focado em análise e desenvolvimento de sistemas para empresas, Java (na minha época era a linguagem), PHP, C# e atualmente JavaScript com tecnologias envolvas do Node.JS é o caminho. Em 2011 eu já tinha percebido que Node.JS iria estourar e naquela época eu tinha feito até uma palestrada sobre a tecnologia.

Confesso que não sei exatamente como está o mercado atual por estar vivendo alheio a ele nesse exato momento, no entanto, devido a um projeto pessoal, devo voltar a estudar um pouquinho de Node + Express para fazer um site, não será o fim, apenas o meio para algo que quero lá pra frente.
 

Pinn_Warlord

Veterano
Mensagens
1.032
Reações
42
Pontos
144
Comecei em 2003 como atendente de telefone, estagiario, tinha cursado técnico e programava em vb, evolui para uma area de relatorios, e tornei me responsável pela area de relatórios, com isso aprendi mais sobre o negocio, troquei de emprego para ganhar o dobro desenvolvendo soluções departamentais com vba, e em 2010 fui trabalhar em um banco de investimentos como consultor desenvolvendo sistemas para a tesouraria. Na epoca o salario era CLT e iniciei com 7k(o dobro de novo) com o passar dos anos e muitos projetos, aprendi muito sobre os processos do banco e suas diferentes areas e hoje sou gerente de TI neste banco.
Acho que o caminho feliz, não é ser apenas uma "peça no engenho", o profissional tem que agregar valor a si mesmo e a empresa para ser valorizado e ter o desenvolvimento na carreira. Deve aproveitar estes skills de ti e dominar o negocio.
Falo ingles e espanhol fluentemente e nunca fiz aulas, apenas filmes musicas e series.

Enviado de meu SM-A910F usando o Tapatalk
 

trevz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.464
Reações
26.078
Pontos
1.109
O que tá em alta hoje é data science, deve ser a área que mais dá $$ em TI (consequentemente a mais difícil também)
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acho que você não entendeu a minha colocação: 1500 reais em 2002 era o salário inicial de quem iniciava na área. Isso correspondia a 6 salários mínimos da época.

Hoje, quase 20 anos depois, estão oferecendo os mesmos 1500 reais, que não correspondem nem a 2 salários mínimos.

Está certo que nosso país não ajuda ninguém, mas um valor esdrúxulo desse não é culpa unicamente do governo e sua carga tributária.
Não, cara. Eu entendi. Sei o que você quis dizer.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Virei burro de carga do governo, digo, empresário, mas estou estudando para me tornar servidor público.
Abriu empresa de que?

Cara ser servidor público é muito bom: estabilidade e suavidade. Você sabe o que vai fazer até o resto da vida... kkkk
 
Topo Fundo