O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI]

Sobre T.I

• Total voters
    177

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303
Quais os projetos que você já desenvolveu? Crm's em geral? 2k em um CRM acho que tá valendo.
Então, geralmente a base é um gerenciador "convencional" com algumas funções diferentes entre os clientes. Só que as vezes quase não dava pra reaproveitar o código de outros que fiz, e muitas vezes passava 2 meses pra desenvolver, e nunca consegui mais que 1k, exceto os que tô fazendo pra agência q ultrapassa os 2K + pequenos upgrades quando cobro.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.871
Pontos
729
Então, geralmente a base é um gerenciador "convencional" com algumas funções diferentes entre os clientes. Só que as vezes quase não dava pra reaproveitar o código de outros que fiz, e muitas vezes passava 2 meses pra desenvolver, e nunca consegui mais que 1k, exceto os que tô fazendo pra agência q ultrapassa os 2K + pequenos upgrades quando cobro.
Ai é fera demais ein.
Eu tava pensando em fazer uns freelas assim, mas não me achei muito bem na parte de frontend pra CRM, desenvolvi um em React.JS mas não gostei do resultado no geral, e fiz um em Vue.JS que achei extremamente fácil de fazer mas não consegui deixar com a cara que eu gostaria.

Vou desenvolver um sistema de followup pra empresa da minha mulher em Vue e dar uma segunda chance.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303
Ai é fera demais ein.
Eu tava pensando em fazer uns freelas assim, mas não me achei muito bem na parte de frontend pra CRM, desenvolvi um em React.JS mas não gostei do resultado no geral, e fiz um em Vue.JS que achei extremamente fácil de fazer mas não consegui deixar com a cara que eu gostaria.

Vou desenvolver um sistema de followup pra empresa da minha mulher em Vue e dar uma segunda chance.
Lek, só fiz com js, html e css pro front e php no backend. Vou começar React, mas é pq é uma exigência lá no trampo, mas minha vontade é largar WEB :klol:klol.

Mas projetos com React, Vuejs ou Angular, costumam pagar bem devido a facilidade em transformar em WEB APP. Digo que da pra pegar 5k num simples CRM.

Crystal

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
17.871
Pontos
729
Lek, só fiz com js, html e css pro front e php no backend. Vou começar React, mas é pq é uma exigência lá no trampo, mas minha vontade é largar WEB :klol:klol.

Mas projetos com React, Vuejs ou Angular, costumam pagar bem devido a facilidade em transformar em WEB APP. Digo que da pra pegar 5k num simples CRM.
CINCO TAOKEIS? Caralho...
Acho muito simples criar um CRM sem muitas métricas de analise, geralmente no teu CRM tu inclui o que nele?
CRUD clientes, pedidos, ordens de serviço, itens? Login e auth? Relatórios simples? Exportar pra csv?

Porra agora tu me deixou boladão.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303
Acho muito simples criar um CRM sem muitas métricas de analise, geralmente no teu CRM tu inclui o que nele?
CRUD clientes, pedidos, ordens de serviço, itens? Login e auth? Relatórios simples? Exportar pra csv?

Tudo isso q vc citou, mais algumas funções aleatórias... Gerar PDF, Excel e etc... multi usuários/multi niveis ... não é muito difícil, mas come muito tempo.

ZeNinguem

Veterano
Reações
819
Pontos
143
Mas cara, sinceramente, isso é para TODAS as profissões hoje.
Eu to saindo da engenharia para ir para TI e as vagas são infinitamentes melhores na minha cidade, tanto em quantidade como em salário.
Ou vocês moram muito mas muito interior do País ou estamos em outra realidade, não é possível. Moro em uma cidade de 200k de habitantes com muita vaga em aberto.
Se eu tivesse vontade de ir para Florianópolis mesmo, lá tem disputa por dev.
Eu moro numa cidade de 450K e os empregos estão na área burocrática (tanto que estou querendo entrar numa faculdade dessa área) e na cirurgia plástica.
Com muita sorte, se acha vaga em Logística e Vendas.
TI mesmo a maioria dos recursos vem de SP-Capital.
De carro dá uma hora e meia pra ir e duas para voltar.

Se na sua região tem vagas, é porque das duas uma: Ou tem muito beneficio fiscal (coisa que aqui onde moro praticamente não tem mais) ou há uma boa base de clientes e um mercado consumidor razoavel na sua região.

O problema não é o salário que oferecem....é gente que está começando ou que não tem nenhum diferencial querendo receber salário muito alto pra realidade DELE. Tem que começar ganhnando pouco, adquirir experiência, especializar-se e aí sim partir pra salários maiores.

E é como já disseram...quem mora no interiorzão não tem choro, tem que se mudar e ir para onde o emprego está. Praticamente em todas as capitais e arredores está chovendo vagas. E mesmo nos interiores, em polos industriais também.
Nem tudo quanto é parte desenvolvida do interior absorve essa área.
Aqui mesmo a FATEC tá cheio de desistentes pois a maioria tem que tirar o fretado para SP do próprio bolso.
E se mesmo nos interiores tem vagas, porque tanta gente acaba migrando a SP e BH?

A questão para mim não é o salário (porém trabalhar por MENOS DE UM SALÀRIO MINIMO - SALVO ESTÀGIO - É UMA FALTA DE RESPEITO), mas sim a falta de oportunidades quando se deveria ter. Mais de 25 escolas técnicas e universidades oferecendo cursos na área, mas praticamente 0 vagas na região.
Então se é assim que não oferecam cursos de informática na onde moro.

Outra coisa: Cada vez mais vejo gente com ideação de Ser empreendedor aqui onde moro (principalmente as mulas que insistem em não querer ter patrão, e que trabalhar para os outros é só bucha). mas empreender no Brasil é só para os ricos.
E os que realmente podem e sabem empreender aqui escolhem medicina, RH, produtos naturais ou Economia.

Só acho complicado ir pra SP ganhando menos de 3k, só o fretado e os descontos já reduzem bastante o salário, mas se a empresa apoia com treinamentos e tem um plano de carreira, o esforço pode valer a pena mais pra frente.
Mais fácil ele guardar grana e morar em pensão, não?
Ainda que o valor da pensão seja grande, no caso dele aparentemente compensa ele já se mudar pra la do que depender de fretado, ainda mais considerando que ele ainda mora em região litorânea.

Ultima Edição:

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
18.567
Pontos
599
eu ja acho muito barato, ao menos aqui onde moro, 1.000 eu cobro pra fazer um site estatico.
mas aí vai da experiencia de cada um, da concorrencia na cidade, e do quanto pode esperar por um trabalho.
eu ja tenho trabalho fixo, entao esses trampos são extras, não ligo de "perder" cliente por cobrar 3.000 num sistema de cadastro porque alguem cobrou so 500! valorizo meu trabalho tambem.

do jeito que descreveu aí ja desenvolvi e vendi um sistema em php por 8.000
na verdade cobrei 10k e o cliente chorou, chegamos a 8k. Isso pago uma vez e pronto, sem mensalidades pra manter o suporte, como alguns fazer de cobrar barato no serviço inicial e fica cobrando mensalidade de suporte. Eu prefiro vender de uma vez so e ficar "livre".
mas era uma empresa, aí vai tb do tipo de cliente, e do que o sistema vai agregar a ele.
não cobre somente pelo seu trabalho braçal e mental, mas tambem pelo o que o sistema vai agregar de valor a empresa, o quanto vai facilitar o trabalho do cliente, etc. Saiba vender isso pro cliente! se hoje a empresa controla tudo em planilhas excel, mostre o quanto o sistema vai agilizar esse controle, a confiabilidade das informações, etc.

Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303
eu ja acho muito barato, ao menos aqui onde moro, 1.000 eu cobro pra fazer um site estatico.
mas aí vai da experiencia de cada um, da concorrencia na cidade, e do quanto pode esperar por um trabalho.
eu ja tenho trabalho fixo, entao esses trampos são extras, não ligo de "perder" cliente por cobrar 3.000 num sistema de cadastro porque alguem cobrou so 500! valorizo meu trabalho tambem.

na verdade cobrei 10k e o cliente chorou, chegamos a 8k. Isso pago uma vez e pronto, sem mensalidades pra manter o suporte, como alguns fazer de cobrar barato no serviço inicial e fica cobrando mensalidade de suporte. Eu prefiro vender de uma vez so e ficar "livre".
mas era uma empresa, aí vai tb do tipo de cliente, e do que o sistema vai agregar a ele.
não cobre somente pelo seu trabalho braçal e mental, mas tambem pelo o que o sistema vai agregar de valor a empresa, o quanto vai facilitar o trabalho do cliente, etc. Saiba vender isso pro cliente! se hoje a empresa controla tudo em planilhas excel, mostre o quanto o sistema vai agilizar esse controle, a confiabilidade das informações, etc.
Eu fazia freelas em site de freelas, por isso o preço muito baixo. Mas eu larguei, eu tava surtando já... hoje prefiro perder projeto do que ganhar pouco por ele. Se a gente não se valorizar, ninguém vai.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303

Mas o suporte é gratuito pra sempre ou pros primeiros 12 meses? Eu não cobro pelo suporte, faço de coração mesmo. Só cobro pra adicionar coisas fora do escopo.

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
18.567
Pontos
599
Mas o suporte é gratuito pra sempre ou pros primeiros 12 meses? Eu não cobro pelo suporte, faço de coração mesmo. Só cobro pra adicionar coisas fora do escopo.
ah tb nao cobro nao, se realmente for falha minha.
agora coisa a mais eu cobro, se for complexo ou ja ter passado muito tempo

Eu fazia freelas em site de freelas, por isso o preço muito baixo. Mas eu larguei, eu tava surtando já... hoje prefiro perder projeto do que ganhar pouco por ele. Se a gente não se valorizar, ninguém vai.
esses sites de freela nunca usei, os que ja fiz foram da minha cidade mesmo, contatos.

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Reações
4.064
Pontos
303
Eu moro numa cidade de 450K e os empregos estão na área burocrática (tanto que estou querendo entrar numa faculdade dessa área) e na cirurgia plástica.
Com muita sorte, se acha vaga em Logística e Vendas.
TI mesmo a maioria dos recursos vem de SP-Capital.
De carro dá uma hora e meia pra ir e duas para voltar.

Se na sua região tem vagas, é porque das duas uma: Ou tem muito beneficio fiscal (coisa que aqui onde moro praticamente não tem mais) ou há uma boa base de clientes e um mercado consumidor razoavel na sua região.

Nem tudo quanto é parte desenvolvida do interior absorve essa área.
Aqui mesmo a FATEC tá cheio de desistentes pois a maioria tem que tirar o fretado para SP do próprio bolso.
E se mesmo nos interiores tem vagas, porque tanta gente acaba migrando a SP e BH?

A questão para mim não é o salário (porém trabalhar por MENOS DE UM SALÀRIO MINIMO - SALVO ESTÀGIO - É UMA FALTA DE RESPEITO), mas sim a falta de oportunidades quando se deveria ter. Mais de 25 escolas técnicas e universidades oferecendo cursos na área, mas praticamente 0 vagas na região.
Então se é assim que não oferecam cursos de informática na onde moro.

Outra coisa: Cada vez mais vejo gente com ideação de Ser empreendedor aqui onde moro (principalmente as mulas que insistem em não querer ter patrão, e que trabalhar para os outros é só bucha). mas empreender no Brasil é só para os ricos.
E os que realmente podem e sabem empreender aqui escolhem medicina, RH, produtos naturais ou Economia.

Mais fácil ele guardar grana e morar em pensão, não?
Ainda que o valor da pensão seja grande, no caso dele aparentemente compensa ele já se mudar pra la do que depender de fretado, ainda mais considerando que ele ainda mora em região litorânea.
Amigo, com todo respeito: se você não quer fazer TI, por que continua postando aqui?

Vejo que está cheio de ideias pré-concebidas e irredutível em enxergar possibilidades fora da caixinha. Realmente essa atitude não condiz com quem quer uma carreira próspera, seja em TI ou qualquer outra área.

Além de estar oferecendo conselhos, mesmo sem ter vivência ou experiência nos temas em questão. Sei que está bem intencionado, então lhe peço que reflita em quanto tem a agregar antes de postar, para evitar dar conselhos ruins que possam prejudicar alguem.

Ultima Edição:

ZeNinguem

Veterano
Reações
819
Pontos
143
Amigo, com todo respeito: se você não quer fazer TI, por que continua postando aqui?

Vejo que está cheio de ideias pré-concebidas e irredutível em enxergar possibilidades fora da caixinha. Realmente essa atitude não condiz com quem quer uma carreira próspera, seja em TI ou qualquer outra área.

Além de estar oferecendo conselhos, mesmo sem ter vivência ou experiência nos temas em questão. Sei que está bem intencionado, então lhe peço que reflita em quanto tem a agregar antes de postar, para evitar dar conselhos ruins que possam prejudicar alguem.
E só porque eu não tenho condições de mudar de cidade eu não quero fazer TI?

Se quiser me pagar aluguel e carro pra me mudar até SP, serei muito grato. Pois com a graduação eu posso me virar.

Eu acho que estou falando outro idioma para o pessoal entender tudo que escrevo nessa bosta de forum errado.

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Reações
4.064
Pontos
303
Não. É porque você falou varias vezes que quer e vai fazer outra área.

Se quiser me pagar aluguel e carro pra me mudar até SP, serei muito grato. Pois com a graduação eu posso me virar.
Terceirizar a culpa e/ou solução dos seu problemas, não termina bem. Como se a sua única chance fosse um anjo descer do céu e pagar aluguel, te arrumar emprego, etc.

Poxa cara...tá rolando várias páginas de discussão do pessoal sem emprego fixo, estudantes, fazendo trabalhos freelance por conta própria e se ajudando, dando dicas.....tá legal pra caralho o tópico, os caras mandando super bem. Por que não interage mais com eles pra se orientar?

TI existe para oferecer soluções. Quando se vê um problema, já se procura caminhos para solução. Lamentar o problema não faz parte.

Entenda: tem uma diferença muito grande entre dizer: "não tem como", e dizer "eu não sei como". O primeiro.....nem o Bill Gates vai conseguir ajudar.

Eu acho que estou falando outro idioma para o pessoal entender tudo que escrevo nessa bosta de forum errado.
Então quem está precisando mudar são todos os outros?

Ultima Edição:

Teco-

Bam-bam-bam
Reações
1.081
Pontos
244

Mas voce quer ir pra lá antes de conseguir emprego ou oq?
Eu tambem moro no interior daqui do meu estado e nao tenho como me mudar pra capital agora. Mas to guardando dinheiro aqui enquanto estudo mais e futuramente quero ir pra lá depois de conseguir um estagio no minimo. Ate sair do estagio vou estar gastando pra trabalhar lá, mas paciencia, o dinheiro guardado vai ser pra isso, depois que sair do estagio ja fica normal.

Se nao tem ninguem pra pagar as coisas tem que aguentar essas merdas no começo, fazer oq..

Pega um ano inteiro e estuda pra caralho, faz projetos pra ajudar a conseguir algo, pega qualquer emprego, vai atras de outras fontes de renda e junta um dinheiro pra ir lá, aqui falamos tbm sobre a Appen, Lionbridge q vc pode ter uma renda extra de qualquer lugar, só esperar entrar lá, ve o menor custo possivel de vida lá + salario de estagio e calcula a diferença, depois multiplica por sei la, 12? E junta esse dinheiro e vai depois que pegar o estagio. Acho que 1 ano é o suficiente pra ser efetivado, e quando for deve da pra se manter só com o emprego.

Se quiser te ajudo nesses sites ali pra tu entrar, nao tem mt segredo tambem mas passo os links e tal, como funciona..
Nao é algo que voce vai estar ganhando mes que vem ou agora já, pode demorar, mas quando entrar vai ter pelo menos 500 reais por mes a mais. (depende muito do projeto).

Ultima Edição:

Insônia

Bam-bam-bam
Reações
8.572
Pontos
294
Pergunta pra galera de infra:

É comum empresas pedirem conhecimento em CFTV para analista de suporte?

Fui em uma entrevista hoje e era um dos requisitos para o cargo.

Trabalho com suporte mas nunca atuei com CFTV

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

Insônia

Bam-bam-bam
Reações
8.572
Pontos
294

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Reações
4.064
Pontos
303

Geralmente CFTV é vendido a solução completa, a empresa fornecedora vende o sistema junto com o suporte e instala um servidor no cliente, e dá um treinamento para os usuários da ferramenta, O cliente pode fornecer o servidor, daí o suporte cuida só do servidor, e aciona o suporte do fornecedor pra mexer no sistema. Dificilmente o cara da infra configura o CFTV também....mas tb cara isso deve ser moleza.

É bem possível que essa vaga seja pra trabalhar num fornecedor de CCTV, aí teria que prestar suporte a outras empressa que usam o produto.

De qqr jeito, é um sistema pequeno, bem tranquilo.

clubit

Bam-bam-bam
Reações
3.385
Pontos
303
minha lamentação no momento é achar um cara aqui pra equipe de infra que seja bom
porque estou com 7 meses na empresa nova e ja passaram 2 analista que não deram certo
ta osso...

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303
ah tb nao cobro nao, se realmente for falha minha.
agora coisa a mais eu cobro, se for complexo ou ja ter passado muito tempo

esses sites de freela nunca usei, os que ja fiz foram da minha cidade mesmo, contatos.
Site de freelas é furada. Queria fazer contatos futuramente.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Reações
4.641
Pontos
303

Cara, um conselho... sei que eu reclamo pra caralho, mas TI é uma área boa pra quem não é acomodado. Vc não precisa sair de onde mora pra trabalhar, mas tem que pensar na tecnologia que sua região mais precisa ou no que está em alta no mercado.
Tipo, não vale a pena o cara ser desenvolvedor de jogos numa região onde só tem empresas. Que tal investir em sistemas de gerenciamento ou sites? Tenho colegas que estão empreendendo e ganhando 10k, 15k, outros já saindo daqui com propostas de emprego, e eu continuando reclamando.... vi que não adianta reclamar e ficar na tecla de que só medicina presta - apesar das vezes eu surtar e falar isso.

Eu amo PHP, mas vejo que por aqui não tem tanta demanda disso... é mais sistemas em Java para gerenciamento/emissão de notas fiscais, então ou tenho que me "adaptar" ao mercado daqui ou sair daqui ou continuar trabalhando como freela.

O que e te indico, e o que estou fazendo, é aprender novas linguagens, fazer pequenos projetos e postar no GITHUB e criar um perfil no Linkdln. Não dá pra ficar preso em "dogmas" ou ódio como eu ficava.

Tem muitas coisas da TI que dá dinheiro. Não digo MILHÕES de reais, mas uma renda legal, e que você poderá aumentar aos poucos. Pelo que lembro, vc mexia com modelagem / jogos, mas é muito complexo de se desenvolver um jogo sozinho - principalmente um jogo 3D. Eu já tentei inovar, mas sozinho é impossível, é melhor ser menos ambicioso.

Quando comecei a ficar menos negativo (não sou religioso, mas cabeça quente só dar ruim) as coisas aliviaram um pouco, recebi uma proposta e talvez se concretize em breve - além das experiências que recebi deles.

Desculpa o wall, mas pode te ajudar.

Menino do Computador

Habitué da casa
Reações
270
Pontos
63
Minha lamentação de hoje:
Estou cansado de ser tratado como um número ou uma máquina de resultados. Está difícil achar uma empresa que valorize o profissional como ser humano.

Uma vez encontrei isso. Era uma empresa pública onde trabalhei. Pena que era temporário.

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Reações
8.064
Pontos
303
Minha lamentação de hoje:
Estou cansado de ser tratado como um número ou uma máquina de resultados. Está difícil achar uma empresa que valorize o profissional como ser humano.

Uma vez encontrei isso. Era uma empresa pública onde trabalhei. Pena que era temporário.
Comece não se auto intitulando menino do computador.

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
58.125
Pontos
554
Nesses 4 anos que frequento a faculdade, apenas um professor falou do mercado de Java... os alunos estão partindo mais pra Pythons e C#.
pior que a minha faculdade insiste em JAVA e deu uma pincelada em JavaScript, ao menos aqui em Maceió a galera está mais voltada para web (PHP)

mendingo_26

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
58.125
Pontos
554
Mas qual seu objetivo no curto prazo? Estágio? Já trabalha hoje?
desenvolvimento mobile (futuramente aplicativos desktop), penso em fazer mais tarde especialização nessa área. Hoje em dia tô no estágio que é full suporte, mas, deixaram a gente livre para estudar a parte de redes e desenvolvimento, inclusive consegui implantar o Zabbix (monitoramento de redes). A parte ruim é o salário que é baixo (por ser federal o governo não atualiza desde 2009) mas o lado bom é que a demanda de chamados é bastante baixa (conseguiram organizar bem a parte de T.I.) e por isso passo mais tempo estudando.

Agora a parte ruim de trabalho no nordeste é que pedem suporte técnico mas com habilidades em desenvolvimento ou especialidade em redes, aí me quebra porque não tenho curso e nem vivência nessa área, na maioria dos estágios que já passei (4º com esse no momento) todos são da parte de suporte puxando mais para help desk, já tive bastante interesse em aprender redes mas por falta de vivência e por indisponibilidade dessas empresas que passei é uma parte a menos no meu currículo

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Reações
4.064
Pontos
303
desenvolvimento mobile (futuramente aplicativos desktop), penso em fazer mais tarde especialização nessa área. Hoje em dia tô no estágio que é full suporte, mas, deixaram a gente livre para estudar a parte de redes e desenvolvimento, inclusive consegui implantar o Zabbix (monitoramento de redes). A parte ruim é o salário que é baixo (por ser federal o governo não atualiza desde 2009) mas o lado bom é que a demanda de chamados é bastante baixa (conseguiram organizar bem a parte de T.I.) e por isso passo mais tempo estudando.

Agora a parte ruim de trabalho no nordeste é que pedem suporte técnico mas com habilidades em desenvolvimento ou especialidade em redes, aí me quebra porque não tenho curso e nem vivência nessa área, na maioria dos estágios que já passei (4º com esse no momento) todos são da parte de suporte puxando mais para help desk, já tive bastante interesse em aprender redes mas por falta de vivência e por indisponibilidade dessas empresas que passei é uma parte a menos no meu currículo
E você tem monitorado o mercado de vagas, certo?

Eu acredito que o mercado de java, javascript e php é abundante. Eu diria que já que você está tendo aulas disso na faculdade, foque nesse aprendizado e domine essas linguagens. Não precisa ter pressa pra aprender outras. São bem aceitas enquanto procura emprego e termina a facu.

SE você consegue conciliar mais estudos e projetos por fora, ok. Mas cuidado pra não se sobrecarregar e acabar estudando tudo meia boca e só se confundir. Tem horas em que é preciso dar tempo ao tempo.

Pense também se é realmente a área de desenvolvimento que você quer seguir. Com experiência em help desk, a área de infra é uma progressão natural. Já que você tem está parcialmente ocioso no seu trabalho, pode colar junto no time de redes/servidores e tentar aprender com eles. De repente você pega gosto pela coisa ;)

Ultima Edição:

João Hortifruti

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
12.046
Pontos
639
Deu go live no proj aqui a umas duas semanas... passando a correria, rolou o parabéns do gerente para o pessoal que tocou o projeto... e adivinhem quem foi o programador que ficou de fora... kkkkkkk

Parece que o projeto não teve programador, que os programas aconteceram sozinhos... :kkk

Já sou até acostumado... geralmente nem por nome somos referidos:

• Quem vai participar da reunião?
  • Ah, vai o Felipe, o Carlos, o Cardoso e o programador
Quem nunca passou por isso?

:kkk

Menino do Computador

Habitué da casa
Reações
270
Pontos
63
Deu go live no proj aqui a umas duas semanas... passando a correria, rolou o parabéns do gerente para o pessoal que tocou o projeto... e adivinhem quem foi o programador que ficou de fora... kkkkkkk

Parece que o projeto não teve programador, que os programas aconteceram sozinhos... :kkk

Já sou até acostumado... geralmente nem por nome somos referidos:

• Quem vai participar da reunião?
  • Ah, vai o Felipe, o Carlos, o Cardoso e o programador
Quem nunca passou por isso?

:kkk
Sim. Isso acontece comigo.

E sempre que rola algum problema nunca sou consultado se vai dar pra resolver. Simplesmente falam "adiciona mais horas no projeto que o programador resolve". Não importa se essas horas invadem o final de semana ou a madrugada.

E no final o gerente recebe os parabéns pela competência. :ktrigger:ktrigger:ktrigger:ktrigger

Teco-

Bam-bam-bam
Reações
1.081
Pontos
244
Sim. Isso acontece comigo.

E sempre que rola algum problema nunca sou consultado se vai dar pra resolver. Simplesmente falam "adiciona mais horas no projeto que o programador resolve". Não importa se essas horas invadem o final de semana ou a madrugada.

E no final o gerente recebe os parabéns pela competência. :ktrigger:ktrigger:ktrigger:ktrigger
Troque de empresa se é tao ruim, nao é como se nessa area fosse dificil conseguir algo pra quem ja ta dentro

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk

symon_lopes

Larva
Reações
8
Pontos
3
Nossa véi, passei o dia todo lendo a thread.

Não podia deixar de largar alguma coisa aqui.

Sobre comparar tecnologias pelo número de caracteres em instruções de repetição:
Esquece, isso não serve de nada para comparar qualidade de linguagem + framework. Costumo dizer que nos três primeiros meses de desenvolvimento, todo framework é maravilhoso, tudo é lindo, o bicho pega é depois. Uma ótima forma de verificar boas tecnologias é olhar projetos sérios que usem essas tecnologias. Existe ferramenta para isso, a https://stackshare.io/ por exemplo onde "grandes" empresas compartilham a pilha de tecnologia que utilizam. Busque projetos com tamanhos e demandas semelhantes e veja as tecnologias que as pessoas escolheram nesses projetos. Escolher tecnologias é quase uma arte. Stackoverflow também é ótimo para ver o que as pessoas estão utilizando a mais tempo - pico de utilização pode ser só a massa de dev's estilo Victoria Secrets consumindo a moda do mundo da tecnologia.

Sobre a área de TI em si, acho uma área boa, estou nessa a quase 18 anos e não tenho do que reclamar, tem suas merdas, mas gente de outras áreas reclama de merdas diferentes. Estou quase chegando a conclusão de que o problema de fato é que as pessoas nunca estão satisfeitas com o que possuem, sempre tem algo para reclamar. Se não tem dinheiro para comer, reclama, quando arranja, reclama do tempo de transporte, quando arruma um emprego perto, reclama da temperatura do ar condicionado, e assim vai, até estar reclamando de coisas que se o próprio indivíduo se visse 10 anos antes, se chamaria de fresco.

Sai de um emprego que tinha para empreender em uma ideia que não deu certo, ganhava muito bem, e ainda me ofereceram um salário de quase R$ 10.000,00 quando fui sair. Mas você cansa, ficar enclausurado em uma sala todos os dias arrumando e melhorando o mesmo projeto não é muito sadio para sua cabeça, é como ser mecânico e levantar todos os dias para "melhorar" o mesmo carro.

Sobre onde paga mais, o que aprendi no mercado é que empresas que não tem foco em tecnologia normalmente pagam mais, muito mais. Por exemplo, uma indústria têxtil que possui uma estrutura de TI interna, tende a pagar melhor para funcionários de TI que uma empresa do tipo fábrica de software. Na época que fui contratado, recebia uns R$ 1.900 + R$500,00 de benefícios, enquanto o salário de pessoas em minhas mesmas condições girava em torno de R$900,00. Isso a fucking 8 anos atrás. E essas vagas normalmente são bem mal escritas e parecem "sem futuro", como já foi dito por um colega ai, é melhor ir e avaliar melhor a coisa. A empresa em questão não tinha aparência de ser boa em tecnologia e pagava incrivelmente melhor que outras empresas "de nome" na área de tecnologia por aqui. Esses referências de nome saem caro na hora de te pagar por causa do "é uma experiência de ouro no seu currículo".

Sobre os freelas, sinceramente é deprimente ler aquelas tasks no Workana, advogado descrevendo software é trágico, dá vontade de chorar. Site de task de tecnologia só deveria permitir gente de tecnologia e ponto. Se tu é um dentista e quer um sistema, tem passar pelo filtro de alguém que delimite o escopo de forma adequada e faça uma estimativa de valor descente também. Tudo mal descrito, valores deprimentes, gente descompromissada, raríssimo ver um valor interessante adequado a descrição da tarefa.

Solid Dante

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.719
Pontos
639
Tentem aprender o que está mais em alta na região onde vocês estão, mesmo não gostando muito. Pra quem tá começando é melhor não inventar tanto e se inserir no mercado logo. Depois de inserido e com alguma estabilidade, aí dá pra partir pra coisas que agradam mais.