O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem está no ramo da T.I [Lamente-se AQUI][OFICIAL]

Sobre T.I


  • Total voters
    416

DanteMayCry

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.230
Reações
12.838
Pontos
1.254
Temos
É uma falácia muto grande essa conversa de que "EM T.I. PEDEM MUITO CONHECIMENTO E PAGAM POUCO".

Sim, isso acontece. E ISSO É BOM!


Na verdade, isso é uma benção. Porque você vai aprender MUITO MAIS do que o seu cargo e salário declaram. Se você está numa vaga que exige mais do que ela paga, voê está fortalecendo seu currículo e ganhando expertise prática na área. Adquirindo conhecimentos que o mercado JÁ precifica acima de você hoje. Daqui a um ou dois anos, você estará valorizado no mercado e poderá migrar para um cargo que pague adequadamente. E esa vaga VAI aparecer você pode TER CERTEZA disso. Sabe por que?

Se coloque na posição do gestor (isso faz muita falta por aqui): Você está exigindo muito conhecimento pagando pouco. Você terá dois tipos de candidatos:

  1. O Expert que já conhece tudo. Ele exigirá um salário maior.
  2. Um novato que conhece mais ou menos. Você sabe que ele não tem muita experiência. Mas ele aceita o valor.
O gestor terá que escolher. Se ele precisa com urgência de alguém que já chegue dominando tudo para resolver uma deficiencia grave de conhecimento, contratará o primeiro. Se ele já tem um time experiente e só precisa compor o time com mais um braço, ele contratará o segundo. O novato vai ter um aprendizado maior do que jamais teve antes e após um ou dois anos estará preparado para uma promoção a pleno/sênior ou candidatar-se a cargos superiores.


Gestor contradição.
 

TheEndless

Veterano
Mensagens
315
Reações
496
Pontos
103
Menor tempo de aprendizado? TI se estuda mais que em qualquer área, a atividade consisti em estudar a vida a toda. Não existe um conhecimento na área que seja absoluto por longo tempo, inclusive é o calcanhar de aquiles de muito cara que não gosta da área o fato dele ter que estudar sempre, estudar gasta MUITA energia, esforço mental é pesado.

Em qualquer área hoje em dia o aprendizado é constante e está envolvido com a internet/computação. É claro que se o cara for encostado e se contentar com 2 mil reais por mês não precisa estudar muito, mas isso é em qualquer área.

Agora...
Geologia e outras ciências da terra vc tem q saber mexer com softwares de sensoriamento tipo Surfer, QGis, Archgis, matlab, etc.
Arquitetura, engenharias e outras exatas você tem que saber com AUTOCad, Autodesk, Matlab, 3D.
Publicidade/marketing tem que dominar Design, Wordpress, SEO, Redes sociais e etc.
Administradores tem que saber ferramentas de escritório tipo Office e tirar milhares de certificações.

Tudo isso sem contar a formação tradicional que envolve ler uma penca de livros e ficar 4~5 anos numa faculdade.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Galera, todas as áreas é necessário se atualizar, não é só TI.

Dinheiro e progressão na carreira não viram de graça, tem que ralar.
 

Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
So TI é injusta, unica area que tem que estudar pra sempre, tipo medicina é so pagar a faculdade e em 4 anos voce vira medico ganhando 20k por mes, facil facil, nem precisa estudar nunca mais dai.


Falando nisso, pq todo mundo quer sair ganhando salario alto no comeco? Comparam com oq, com medicina e ignoram por tudo que a pessoa passou pra chegar la na hora de ganhar bem? Dai é facil ne? Que a pessoa tem que se matar de estudar pra entrar na faculdade, depois tirar dinheiro do cu pra pagar a faculdade ou ficar anos pra tentar passar numa federal,ai depois que se forma tem que fazer mais nao sei quantos anos de outras coisas alem de continuar estudando, e bem depois comeca a ganhar bem.

Ai o cara ta la em TI que da pra arranjar emprego aprendendo sozinho na internet, nao desmerecendo isso, mas pra falar como é facil entrar nessa area, e reclama por nao ganhar 5000 no primeiro emprego com 4 anos de estudos... Nao da pra ter tudo facil tambem lol.



Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.146
Reações
35.299
Pontos
1.053
Galera, todas as áreas é necessário se atualizar, não é só TI.

Dinheiro e progressão na carreira não viram de graça, tem que ralar.

e acrescento que não basta se atualizar no operacional (técnica), as vezes isso é o menos importante.

tem muitas outras competências que o profissional também precisa desenvolver se quiser crescer.

vejo muito isso no suporte N3 do nosso fornecedor, que é na Índia.
os caras manjam de código, mas tem 0 em sagacidade para investigar e resolver problemas.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Medicina é só pagar a faculdade e em 4 anos você vira médico ganhando 20k por mês, facil facil, nem precisa estudar nunca mais daí.

Errado, veja a citação do @Solid Dante:

Galera, todas as áreas é necessário se atualizar, não é só TI.

Dinheiro e progressão na carreira não virão de graça, tem que ralar.

Resumindo: Em todas as áreas, se você não se especializar, não ir pra faculdade, fazer pós e cia, se manter em dia com a realidade do mercado de trabalho. Puf! Tu vai pra lata de lixo.

Isso porque eu era Vigilante em uma drogaria, varias vezes fui cobrado para ir para a faculdade de farmácia/biologia ou então seria desligado da empresa. Mas como preferi estudar algo que não tem mercado na minha região... Rua!

E como foi falado antes: Quem mora no interior/nordeste (salvo ALGUMAS cidades) ou muda de cidade/vai de fretado ou muda de curso. Não tem terceira opção!
 


Teco-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.091
Reações
1.828
Pontos
894
Tinha um professor meu que falava que o salário era pago conforme o custo de vida da região.

Em São Paulo você vai ganhar 10k, mas e o custo de vida?

Se aqui em Goiânia, na região Central, eu pago 700 reais de aluguel, quanto custaria um aluguel no Centro de SP? No mínimo uns 2 mil.

E por aí vai. Vc vai em um restaurante aqui e gasta uns 10 a 15 reais num self-service. Em SP vai lá seus 40 reais.
Bem isso, mas acho que mesmo com custo de vida maior la, sobraria mais dinheiro no fim do mes, sei la

Sent from my Redmi Note 5 using Tapatalk
 

Spekkio_

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
2.445
Reações
2.407
Pontos
769
Bom, voltei para esse post, e quero botar alguns pontos para o pessoal (especialmente aqueles que só falam que a área tá ruim e cia):

A área da TI é uma das melhores que tem (Talvez perdendo APENAS para medicina e economia), o que acontece é que muitos não querem RALAR. É sim uma área difícil (e é pra ser, se fosse fácil se chamaria FILME ERÓTICO). Na verdade não tem um ramo onde a coisa vai ser fácil. Então se a gente for cair nessa de que "tenho que fazer o que é fácil" a pessoa tá fodida.

Faculdade (e uma pós-graduação) é indispensável para essa área, na verdade vai ser indispensável pra qualquer área nos próximos anos. Há países onde o ensino superior é obrigatório para o trabalho. O Brasil só está chegando tarde nesse projeto.
Recomendo também a quem quer estudar e trabalhar com TI para já se mudar para SP, tentar entrar em alguma faculdade de lá (USP, UNESP, Mack e cia).

Falando em faculdade, é bom ir atrás de estágio logo no primeiro ano, pois se for deixar para depois vai ser BEM mais complicado.

Não adianta a pessoa morar no interior (salvo algumas poucas cidades), nordeste e afins e reclamar que não existe emprego na área (ou em qualquer outra as vezes), pois o ramo da TI é uma área centralizada que vai QUASE SEMPRE ficar em SP, Floripa, Recife, BH e arredores (Em resumo: Nos grandes CENTROS econômicos e proximidades). Ou seja: Ou a pessoa acorda de vez e muda para ALGUMA DESSAS CIDADES para trabalhar na área ou ela muda logo para outro curso. Não existe outra alternativa e não adianta ficar chorando pitangas, nada vai mudar e não há como reverter/modificar isso. E não, você não vai ganhar dinheiro (diga-se: Um salário mínimo pra cima) tentando trabalhar em casa a não ser que você tenha um ótimo tempo de experiência profissional.

Aproveitem que a TI é uma área que tem oportunidades fora também, e tentem, a médio prazo, trabalhar em países como EUA, Canadá, Austrália, Japão e cia. Ter experiências trabalhistas de outros países ajuda e muito.

Pretendo dar uma terceira chance a TI (pois admito, gosto de programação, redes e cia), mas isso vai ser apenas QUANDO eu estiver com certos problemas pessoais resolvidos. E acredite, isso vai levar tempo. Como não tenho condições de mudar para SP e minha saúde não anda boa, irei estudar algo no meio burocrático enquanto isso. Pois aqui onde moro não dá pra ficar sem ensino superior.

Perfeito. Já tive oportunidades de participar de processos seletivos (do lado de quem contrata) para programadores e é espantoso o número de pessoas que terminam a faculdade achando que um diploma é sinônimo de emprego garantido. Terminam a faculdade por terminar, mas na hora de botar a mão na massa não sabem o mínimo de lógica de programação.

Enfim, morando na capital de SP não tenho do que reclamar da área de TI. Todo dia recebo propostas no LinkedIn para as mais variadas vagas, geralmente pagando muito bem. Isso mesmo sem estar com a opção de busca de emprego ativa. Até canso de responder as mensagens recusando as propostas. E olha que tenho pouco tempo de experiência na área (3 anos).

Quem reclama da área de TI provavelmente mora em regiões afastadas ou não se esforça para aprender. Geralmente são pessoas que entram na área por gostar de ficar em Facebook, YouTube e afins e por isso acreditam que vão gostar de trabalhar com tecnologia.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Perfeito. Já tive oportunidades de participar de processos seletivos (do lado de quem contrata) para programadores e é espantoso o número de pessoas que terminam a faculdade achando que um diploma é sinônimo de emprego garantido. Terminam a faculdade por terminar, mas na hora de botar a mão na massa não sabem o mínimo de lógica de programação.

É mais ou menos assim mesmo, mas se você for ver, anos atrás as pessoas só faziam faculdade porque pai e mãe obrigavam. Hoje as pessoas vão atrás de uma graduação porque dependendo do lugar até lojinha de 1,99 e Padoca exigem que a pessoa esteja cursando o curso superior.

Lembro até hoje no dia em que eu entrei na drogaria (eu, formado técnico em informática, mas morando em região onde só tinha emprego nas áreas das ciências biologicas e a área burocrática) minha madrinha me cobrava para eu ir para a faculdade de biologia. Quando fui mandado embora meus padrinhos quase me esganaram por não ter feito faculdade. E ainda tinha minha avó que queria que eu fizesse uma faculdade de direito (área equilibrada aqui onde moro), pois os filhos dela não fizeram.

Enfim, morando na capital de SP não tenho do que reclamar da área de TI. Todo dia recebo propostas no LinkedIn para as mais variadas vagas, geralmente pagando muito bem. Isso mesmo sem estar com a opção de busca de emprego ativa. Até canso de responder as mensagens recusando as propostas. E olha que tenho pouco tempo de experiência na área (3 anos).

Pronto. Falou tudo que o pessoal aqui PRECISA ler.


Quem reclama da área de TI provavelmente mora em regiões afastadas ou não se esforça para aprender. Geralmente são pessoas que entram na área por gostar de ficar em Facebook, YouTube e afins e por isso acreditam que vão gostar de trabalhar com tecnologia.

No caso do pessoal do interior, o problema, como diria o @Maladino, a cultura de carreira. Até vou colar a citação dele abaixo que ele fez numa postagem antiga:


Problema é a cultura de carreira no Brasil. O conhecimento vocacional é uma piada por aqui, então as pessoas acabam crescendo achando que é mera opção de gosto pela área e que não envolve outros fatores que você vai conviver, como se mudar ou mesmo que o seu emprego dos sonhos, dentro da sua área de trabalho, é reservado para um nicho da elite.

Daí o cara entra em direito, por exemplo, sonhando ser um advogado de filme americano no interior de Mandirituba e achando que não vai ter de lidar com trabalho burocrático.

Então ou você se curva pro mercado e procura moradia nos polos econômicos da sua área, ou você vira empresário da área para tentar suprir uma demanda da sua região (o quê é difícil) ou desiste e parte pra outra.

É foda, mas existem milhões de pessoas em situação semelhante em várias áreas, se você não estiver disposto a fazer o que os casos de sucesso fizeram (se mudar, abrir o próprio negócio e etc), então não existe muito o que dizer.

Agora da outra parte, realmente, tem um pessoal que tá morando em SP, BH, Floripa e ainda tá falando mal da área (Que é o caso do burro e doente mental do "12K não dá nem pro sucrilhos"), mas é aquele pessoal que como você disse antes, são pessoas que entram na área por gostar de ficar em Facebook, YouTube e afins.
 
Ultima Edição:

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Ontem teve uma confraternização. Conversando com as pessoas tive alguns insigths muito interessantes.

Uma delas, o chefe do time técnico (engenharia de redes/network) falando da dificuldade na contratação. Muita gente certificada, se achando o máximo, mas sem a prática e vivência em ambiente crítico ou com falta de atitude. Só querem saber logo do salário antes mesmo de fazer um teste prático. Acham que basta o certificado pra ganhar o quanto querem. Num teste prático, com um case real de um problema técnico, a maioria pipoca, demonstram falhas não só de conhecimento, mas também de postura, profissionalismo e jogo de cintura. Tem medo de assumir quando não sabem algo. Espanam sob pressão. Tentam enganar o entrevistador.

No fim, o que vale não é que o sujeito seja especialista e saiba tudo de cara. Em TI você é constantemente confrontado com problemas para os quais não sabe a solução. O negócio é admitir quando não sabe e saber como exercitar o raciocínio lógico para isolar os problemas e percorrer o caminho até o ponto de erro para vislumbrar a solução. E também saber quando é hora de pedir ajuda e para quem.

A última contratação que ele fez foi de um cara bem humilde, comparado a outros candidatos, que se mostrou interessado, sincero, e que possuia o pensamento lógico de um verdadeiro engenheiro. Ele martelou o cara por mais de uma hora. Não haviam nem tocado no assunto salário. Ao final da entrevista, o candidato perguntou: e agora, você pode me dizer qual o salário? A resposta foi: "você quer ganhar quanto?"

Agora uma dica minha pra quem quer seguir carreira em infra: Uma das grandes portas de entrada são as operadoras de Telecom. Claro, Vivo, Embratel, Algar, etc. Quem trabalha lá SOFRE. Trabalha muito, mas muito mesmo. Se fode. Ganha pouco. Mas é uma put* ESCOLA. Quem passa alguns anos e aprende direitinho ali, vira uma jóia só esperando pra ser descoberta pelo mercado. Sai de lá com salário mais que dobrado e carreira pela frente.
 

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas (ADS), qual o melhor método/estratégia para conseguir um estágio na área ?
Sou de SP-capital.
Indo para o 3 período
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas (ADS), qual o melhor método/estratégia para conseguir um estágio na área ?
Sou de SP-capital.
Indo para o 3 período

Mande um monte de curriculos. Procure alguma agencia de empregos. E peça descaradamente para todo mundo que conhece te indicarem. Em SP capital não leva nem um mês pra vc estar empregado. Deve o estágio mais fácil no mundo de conseguir.
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.518
Reações
91.611
Pontos
1.254
Pro pessoal de T.I:estava pensando em fazer faculdade, mas é uma boa fazer cursos/videoaulas para ir me acostumando com a matéria primeiro?

Tem o canal da UNIVESP que tem bastante conteúdo para T.I., tava estudante redes pelo youtube + as aulas da faculdade

 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Estou cursando análise e desenvolvimento de sistemas (ADS), qual o melhor método/estratégia para conseguir um estágio na área ?
Sou de SP-capital.
Indo para o 3 período

Só mandar currículo mesmo, sites como ApInfo, Infojobs ou Vagas tem várias vagas de estágio, só defina o que você quer e passe a mandar.
 

Skill_Floor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.124
Reações
744
Pontos
563
Estou em dúvida entre as seguintes plataformas: Alura, Udemy, School of Net e Devmedia. Qual escolher ? Por quê ?
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.973
Pontos
1.059
Caceta, é sério que a galera tá frustrada com T.I? O mercado nunca esteve tão aquecido e pagando muito bem. Ando tendo inclusive propostas de fora do país. Isso sem correr atrás, só mantendo o linkedin atualizado.
Quem está na dúvida, acho que vale sim muito a pena entrar na área.
C# é uma boa área para investir? Vejo que e uma linguagem de porte e tem todo suporte da Microsoft além de que o pouco que sei de programação e orientação a objetos aprendi no visual studio

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Vocês que fazem desenvolvimento...qual objetivo futuro de vocês?

Já pararam pra pensar nisso?

O que eu mais vejo é gente querendo "fazer TI" e aprendendo linguagem, mas sem fazer ideia de como funciona o mercado. Aí começam a bater cabeça e se frustram. Vocês tem algum plano em mente?

Eu sempre achei a ideia de aprender programação pra ser funcionário de empresas contra-intuitivo. É um skill de construção, criação. Penso que todo aspirante a programador deveria estar pensando em criar seus próprios programas comerciais...senão qual o sentido da profissão?
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
833
Reações
1.525
Pontos
574
Galera o que realmente é necessário saber de front-end? Esses dias estou colocando muito empenho em aprender front, mas já vi que se for pra aprender direito eu vou perder muito tempo em algo que me dá muita dificuldade, fui inventar de fazer animação por curiosidade com CSS e broxei legal, pra mim é mais complexo e cansativo que fazer um server, posiciona daqui, posiciona acolá e eu só ficando puto.

HTML 5 - Saber codar de forma semântica

Css3 - flex box e grid CSS. Uma framework como Bootstrap ou materialize também ajuda. Aprenda algum pré processador CSS

JS - ECMA 6. Sugiro aprender Typescript. Além disso, vc DEVE saber paradigmas POO e funcional

Framework - é interessante aprender React ou Angula 2+. O react não é bem um framework, mas coloquei junto aqui

É bom saber usar Webpack e Gulp

Basicamente é isso.
O mercado q paga melhor é de SPA.

Se souber node vira fullstack
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Bom, agora uns meses depois de sair da engenharia pro TI só posso dizer uma coisa, amo isso pra c***lho.

Ambiente de trabalho melhor, vontade de aprender, tudo é melhor...

Única coisa ruim do projeto que estou é trabalhar com AngularJS, troço velho e complicado de entender.

O resto, tô curtindo demais.

Ano que vem já termino minha pós em Eng de Software, quero emendar Arquitetura de Software já.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Tiribinha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
833
Reações
1.525
Pontos
574
Estou em dúvida entre as seguintes plataformas: Alura, Udemy, School of Net e Devmedia. Qual escolher ? Por quê ?
Já fiz cursos na Udemy e sou assinante Alura. Entre as duas, prefiro a Alura sem dúvida. Eu uso mais voltado para front end, e posso te afirmar q tem muita coisa boa e de qualidade. Um dos professores lá é o Flávio Almeida, criado do excelente livro cangaceiro javascript
 

Sir.Heisenberg

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.021
Reações
3.566
Pontos
709
Me matriculei em ADS pra iniciar no semestre que vem.
Vou fazer mais pra ter um estudo formal na área e continuar meus cursos por fora.
Vou cursar na Anhanguera, modalidade EAD, só por enquanto. Pretendo pegar um estágio ou emprego na área e fazer uma faculdade melhor, caso necessário.
Sou eng eletricista, hoje estudo gestão de produção industrial na Fatec e to estagiando numa indústria. Então, sem chance de fazer ADS na Fatec mesmo, pelo menos por enquanto. Queria Univesp mas por ser pública, não posso cursar por conta da matrícula na Fatec também.
Tô no interior de SP, mas doidinho pra voltar pra área de Sorocaba/Campinas. Capital não tenho tanta vontade mas tô amadurecendo a ideia de fazer um esforço pra poder pegar bastante experiência profissional e aproveitar as oportunidades que tem de monte por lá.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.785
Pontos
303
Qual linguagem é a mais bacana de aprender por "hobby"?

Estava pensando em fazer algum curso gratuito de Python. O que acham?
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.850
Pontos
503
Qual linguagem é a mais bacana de aprender por "hobby"?

Estava pensando em fazer algum curso gratuito de Python. O que acham?

Python tem muita documentação, se você quer se divertir com a sintaxe tem a Ruby, é bem legal também.

HTML 5 - Saber codar de forma semântica

Css3 - flex box e grid CSS. Uma framework como Bootstrap ou materialize também ajuda. Aprenda algum pré processador CSS

JS - ECMA 6. Sugiro aprender Typescript. Além disso, vc DEVE saber paradigmas POO e funcional

Framework - é interessante aprender React ou Angula 2+. O react não é bem um framework, mas coloquei junto aqui

É bom saber usar Webpack e Gulp

Basicamente é isso.
O mercado q paga melhor é de SPA.

Se souber node vira fullstack


Feijão com arroz, unica coisa difícil de front end pra mim é animação e transição, quanto mais perto de arte eu acho pior, é a unica coisa que tenho medo mesmo, não vou botar energia nunca nisso, se não vou travar minha evolução.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.850
Pontos
503
Vocês que fazem desenvolvimento...qual objetivo futuro de vocês?

Já pararam pra pensar nisso?

O que eu mais vejo é gente querendo "fazer TI" e aprendendo linguagem, mas sem fazer ideia de como funciona o mercado. Aí começam a bater cabeça e se frustram. Vocês tem algum plano em mente?

Eu sempre achei a ideia de aprender programação pra ser funcionário de empresas contra-intuitivo. É um skill de construção, criação. Penso que todo aspirante a programador deveria estar pensando em criar seus próprios programas comerciais...senão qual o sentido da profissão?


Skill de construção, não invenção, quem inveta o produto é o cliente normalmente. Se o cara quer empreender e sabe codar é outros quinhentos, programar profissionalmente é pra suprir uma demanda de mercado, ou seja terceiros, vender a ideia de ser um Bill Gates ou Mark Zuckerberg é muito errado.

Pessoal acha que um cara pobre pode se dar o luxo de ficar criando coisas próprias mirando nas estrelas e passando fome, uma pequena elite acadêmica das melhores faculdades fazem isso, os caras são gênios e bem relacionados, todos de família classe média alta, ser empreendedor não é pra qualquer um.

Agora meus planos é me solidificar com desenvolvedor back end, fazer um pé de meia e me especializar em algo mais especializado mesmo como segurança da informação, cloud.
 
Ultima Edição:

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.850
Pontos
503



Meu canal favorito atualmente, alguém acompanha? O sotaque desse cara é igual português para os meus ouvidos, muito bom. Gostei muito do que ele disse e concordo, web tá morrendo como era, hoje é mobile first, uma landing page ou spa no máximo para a maioria das empresas e novos negócios.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Pessoal acha que um cara pobre pode se dar o luxo de ficar criando coisas próprias mirando nas estrelas e passando fome, uma pequena elite acadêmica das melhores faculdades fazem isso, os caras são gênios e bem relacionados, todos de família classe média alta, ser empreendedor não é pra qualquer um.

Ih...começou o vitimismo. Deixa pra lá.

Na verdade o que diferencia nos EUA é que tem os angel investors que jogam milhões de dólares na mão de qualquer um que faça um powerpoint bonitinho pra formar startup.

Mas até aqui no Brasil tem essas iniciativas, tem feiras de negócios e incentivo a startup, pode não ser tão fácil mas existem e há pessoas se beneficiando todos os dias.

Nem toda oportunidade está a olhos vistos anunciando na internet pra cair no colo...tem que pesquisar e sair da caverna pra ver o que está acontecendo. O Brasil é muito grande e tem um mundo corporativo grande e ávido, mas muito setorizado e por isso a maioria das pessoas nem sabe que existe.
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.891
Reações
4.115
Pontos
453
Tinha um professor meu que falava que o salário era pago conforme o custo de vida da região.

Em São Paulo você vai ganhar 10k, mas e o custo de vida?

Se aqui em Goiânia, na região Central, eu pago 700 reais de aluguel, quanto custaria um aluguel no Centro de SP? No mínimo uns 2 mil.

E por aí vai. Vc vai em um restaurante aqui e gasta uns 10 a 15 reais num self-service. Em SP vai lá seus 40 reais.


Apartamento na Republica , 1200 mensais ...

Self service 19 reais na paulista.

Da onde vocês tiram esse preço? só se for algo padrão riquinho esse preço dai, se afastar mais um pouco, você aluga uma casa boa na zona leste perto de estação por 1000 reais mensais a 1100... e falo casa boa... Self service no Brás por exemplo 13 reais você enche o buxo....

Se for alugar mais afastado ainda, você aluga em itaquera por 800 reais e casa boa pakas também, só comprar uma moto pra se locomover e já era...
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Ontem teve uma confraternização. Conversando com as pessoas tive alguns insigths muito interessantes.

Uma delas, o chefe do time técnico (engenharia de redes/network) falando da dificuldade na contratação. Muita gente certificada, se achando o máximo, mas sem a prática e vivência em ambiente crítico ou com falta de atitude. Só querem saber logo do salário antes mesmo de fazer um teste prático. Acham que basta o certificado pra ganhar o quanto querem. Num teste prático, com um case real de um problema técnico, a maioria pipoca, demonstram falhas não só de conhecimento, mas também de postura, profissionalismo e jogo de cintura. Tem medo de assumir quando não sabem algo. Espanam sob pressão. Tentam enganar o entrevistador.

No fim, o que vale não é que o sujeito seja especialista e saiba tudo de cara. Em TI você é constantemente confrontado com problemas para os quais não sabe a solução. O negócio é admitir quando não sabe e saber como exercitar o raciocínio lógico para isolar os problemas e percorrer o caminho até o ponto de erro para vislumbrar a solução. E também saber quando é hora de pedir ajuda e para quem.

A última contratação que ele fez foi de um cara bem humilde, comparado a outros candidatos, que se mostrou interessado, sincero, e que possuia o pensamento lógico de um verdadeiro engenheiro. Ele martelou o cara por mais de uma hora. Não haviam nem tocado no assunto salário. Ao final da entrevista, o candidato perguntou: e agora, você pode me dizer qual o salário? A resposta foi: "você quer ganhar quanto?"

Agora uma dica minha pra quem quer seguir carreira em infra: Uma das grandes portas de entrada são as operadoras de Telecom. Claro, Vivo, Embratel, Algar, etc. Quem trabalha lá SOFRE. Trabalha muito, mas muito mesmo. Se fode. Ganha pouco. Mas é uma put* ESCOLA. Quem passa alguns anos e aprende direitinho ali, vira uma jóia só esperando pra ser descoberta pelo mercado. Sai de lá com salário mais que dobrado e carreira pela frente.

Cara, eu trabalho em uma multinacional de telecom que tem contrato com a OI, vou te falar que realmente a coisa é tensa e concordo com 100% do que vc falou aí, realmente é uma put* escola e o cara que sai disso tudo ai ta preparado pra enfrentar qq coisa pq a pressão é foda. Uma das coisas que me salvam nisso é que o ambiente de trabalho lá é excelente, realmente não tenho do que reclamar, não tem nem como eu apontar o dedo pra um e falar "não gosto desse cara" até pq ali todo mundo tem que ajudar todo mundo se não a coisa não anda.

Eu to meio que num impasse agora pq gostaria de pegar mais pesado na área de desenvolvimento e principalmente trabalhar com coisas mais modernas e open source mas aonde estou é tudo baseado em software proprietário e são coisas bem ultrapassadas, mas como vem funcionando a 300 anos o pessoal tem medo das novidades. Mas largar um lugar assim com pessoas legais e ganhando bem pode ser um arrependimento gigantesco, ainda estou pensando sobre meu futuro.
 
Topo Fundo