O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Para quem é/era game dev [EXTERIORIZE SUA RAIVA AQUI][OFICIAL][2021 DLC]

Sobre Desenvolvimento de Jogos

  • ARREPENDIMENTO VITALICIO

    Votes: 8 34,8%
  • Se arrepende de trabalhar/estudar nessa área

    Votes: 6 26,1%
  • Todos os prejuizos e nenhum beneficio.

    Votes: 4 17,4%
  • Muito prejuizo e pouco beneficio

    Votes: 2 8,7%
  • Não cheira e nem fede

    Votes: 3 13,0%
  • É uma área boa no Brasil

    Votes: 2 8,7%
  • É uma ótima área no Brasil

    Votes: 4 17,4%
  • Melhor área no país

    Votes: 5 21,7%
  • Faço isso como renda extra

    Votes: 4 17,4%

  • Total voters
    23
Status
Não está aberto para novas respostas.

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.994
Reações
31.288
Pontos
1.753
Estou indo quase pelo mesmo caminho, o que falta é o PC mesmo.
Até to pensando em montar uns assets pra Unreal e pra Únity (mesmo que fique um lixo) para ter uma renda extra enquanto atuo na área burocrática/funcionalismo público.

Alias, conheço um conhecido meu que faz a mesma coisa.
O ganha pão dele é a contabilidade, tá fazendo uma pós a noite e nos fins de semana cria assets (moveis e tal) pra ganhar uma renda extra.
E ele usa o dinheiro da Renda Extra pra investir na Austrália para aumentar as chances dele sumir desse aborto de país.


OBS: Mesmo sendo pouco e a parte contabil pagando ele decentemente, desenvolver assets dá muito mais dinheiro do que desenvolver um jogo por completo.
putz isso dos assets eu ja pensei muito em fazer mas nunca tive a iniciativa. ele faz high poly pra projeto arquitetonico ou low poly? eu acho até terapeutico fazer moveis, e assets estáticos, só odeio fazer coisas que deformam ou animam demais.

eu poderia inclusive fazer umas fotogrametrias bem loucas na minha fazenda. tem umas pedras muitos legais e unicas por lá que aposto que galera ia amar usar.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
putz isso dos assets eu ja pensei muito em fazer mas nunca tive a iniciativa. ele faz high poly pra projeto arquitetonico ou low poly? eu acho até terapeutico fazer moveis, e assets estáticos, só odeio fazer coisas que deformam ou animam demais.

eu poderia inclusive fazer umas fotogrametrias bem loucas na minha fazenda. tem umas pedras muitos legais e unicas por lá que aposto que galera ia amar usar.

Ele faz mais low poly, mas tá tentando evoluir para high poly, e pra isso, ele precisa só de um PC melhor, e isso não vai acontecer tão cedo...
E ele não só faz moveis, como também casas, edificios, etc...
Enfim, quase tudo que for estático.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.930
Pontos
453
Só um adendo, se vcs acham a area de gamedev ruim, imagina que faz quadrinhos? xD
Eu tbm faço HQs e eh um área desgraçada de dura, vc tem q fazer MUITO e ter um nivel altíssima pra conseguir alguma coisa. E não existe nenhuma possibilidade de riqueza...
Só por curiosidade eu mesmo desenho os gráficos 2D dos meus jogos, inclusive minha foto de perfil é do meu projeto mais atual e fui eu mesmo que fiz.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Só um adendo, se vcs acham a area de gamedev ruim, imagina que faz quadrinhos? xD
Eu tbm faço HQs e eh um área desgraçada de dura, vc tem q fazer MUITO e ter um nivel altíssima pra conseguir alguma coisa. E não existe nenhuma possibilidade de riqueza...
Só por curiosidade eu mesmo desenho os gráficos 2D dos meus jogos, inclusive minha foto de perfil é do meu projeto mais atual e fui eu mesmo que fiz.

Eu mesmo quando vejo que uma área é financeiramente um lixo (a não ser que de pra crescer) ou é MUITO CENTRALIZADO (como é o caso da TI e da Engenharia Civil), então eu dou meia volta e vou atrás do que dá dinheiro.
Se tu ainda faz HQs, ou é porque tu é muito doente (com o perdão da palavra, é claro!), ou é porque você faz isso pra complementar a sua renda (o que eu realmente espero que seja).
Até poderia dizer que você tá com a vida feita, mas pra largar o Interior da Bahia para ir até SP-Capital realizar o sonho e ainda viver mal, isso já foi descartado de primeira.

Eu mesmo só mexerei com 3D como renda extra e olhe lá.
A não ser que aconteça um milagre divino e surja uma oportunidade para trabalhar com isso nos EUA ou na Austrália.
Mas com 26 anos isso vai ser quase impossível.
Talvez mas muito talvez aceite algo no Brasil se for algo que, como diria um certo usuário da OS, "Dê dinheiro, Dinheiro mesmo, que dê para pagar contas regularmente, financiamento de casa, carro, etc."
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.994
Reações
31.288
Pontos
1.753
Eu mesmo quando vejo que uma área é financeiramente um lixo (a não ser que de pra crescer) ou é MUITO CENTRALIZADO (como é o caso da TI e da Engenharia Civil), então eu dou meia volta e vou atrás do que dá dinheiro.
Se tu ainda faz HQs, ou é porque tu é muito doente (com o perdão da palavra, é claro!), ou é porque você faz isso pra complementar a sua renda (o que eu realmente espero que seja).
Até poderia dizer que você tá com a vida feita, mas pra largar o Interior da Bahia para ir até SP-Capital realizar o sonho e ainda viver mal, isso já foi descartado de primeira.

Eu mesmo só mexerei com 3D como renda extra e olhe lá.
A não ser que aconteça um milagre divino e surja uma oportunidade para trabalhar com isso nos EUA ou na Austrália.
Mas com 26 anos isso vai ser quase impossível.
Talvez mas muito talvez aceite algo no Brasil se for algo que, como diria um certo usuário da OS, "Dê dinheiro, Dinheiro mesmo, que dê para pagar contas regularmente, financiamento de casa, carro, etc."
eu faço bastante maquete em 3D de projetos que meu pai esboça pra construir na fazenda. Uma vez mandei uma dessas visualizações pra empresa la que faz os pre moldados e ficaram perguntando quem fez as maquetinhas e tal, até me ofereceram emprego. são bem simples as que eu faço, só pra ter noção de como vai ser depois de construido.

Abaixo um galpão que vamos fazer logo logo na fazenda. Saiu de um rabisco bem escroto no papel, pra isso, depois pra algo real lá. ja passamos por esse processo varias e varias vezes a essa altura.

132903

132904

Até acho que conseguiria fazer algo bonitinho tudo cheio de frescura, mas geralmente nao é o escopo do meu uso, e essas maquetinhas são mais que adequadas. Fiz inclusive tres casas assim, ja fiz um mangueiro, quiosque... varias coisas.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
eu faço bastante maquete em 3D de projetos que meu pai esboça pra construir na fazenda. Uma vez mandei uma dessas visualizações pra empresa la que faz os pre moldados e ficaram perguntando quem fez as maquetinhas e tal, até me ofereceram emprego. são bem simples as que eu faço, só pra ter noção de como vai ser depois de construido.

Abaixo um galpão que vamos fazer logo logo na fazenda. Saiu de um rabisco bem escroto no papel, pra isso, depois pra algo real lá. ja passamos por esse processo varias e varias vezes a essa altura.

Visualizar anexo 132903

Visualizar anexo 132904

Até acho que conseguiria fazer algo bonitinho tudo cheio de frescura, mas geralmente nao é o escopo do meu uso, e essas maquetinhas são mais que adequadas. Fiz inclusive tres casas assim, ja fiz um mangueiro, quiosque... varias coisas.

Po! Legal! Compartilha mais aí com a gente depois se você tiver.
Eu mesmo acho que ano que vem ou depois terei algo pra mostrar no Blender.
 


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.994
Reações
31.288
Pontos
1.753
Po! Legal! Compartilha mais aí com a gente depois se você tiver.
Eu mesmo acho que ano que vem ou depois terei algo pra mostrar no Blender.
achei aqui de quando eu tava fazendo uns moveis pra vender na unreal store.
132919132920132921132922



tudo movel da minha sala aqui hehe. menos a fruteira é claro. tem esse celular que fiz na epoca que tava aprendendo 3dsmax ainda
132923

meu motorola defy e meu laptop da epoca. laptop low poly, celular nao


e mais uma casinha. essa não saiu da planta infelizmente. era só pra ser um quiosquinho pra fazenda que fica aqui perto só pra termos onde ficar. Só que hora que iamos fazer, minha avó ficou doente (ta até hoje, 2 anos ja no morre nao morre :( ) e nao saiu do papel. era pra ser na fazenda dela.
132924


essa é a ultima coisa q fiz. testando fazer background pra minha VN no 3D. depois de uns retoques e uma photoshopada acho q fica usavel. mas acho q vou só photoshopar fotos mesmo e f**a-se, demora mto pra fazer 3D em comparação com foto.

132927
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.930
Pontos
453
Eu mesmo quando vejo que uma área é financeiramente um lixo (a não ser que de pra crescer) ou é MUITO CENTRALIZADO (como é o caso da TI e da Engenharia Civil), então eu dou meia volta e vou atrás do que dá dinheiro.
Se tu ainda faz HQs, ou é porque tu é muito doente (com o perdão da palavra, é claro!), ou é porque você faz isso pra complementar a sua renda (o que eu realmente espero que seja).
Até poderia dizer que você tá com a vida feita, mas pra largar o Interior da Bahia para ir até SP-Capital realizar o sonho e ainda viver mal, isso já foi descartado de primeira.

Eu mesmo só mexerei com 3D como renda extra e olhe lá.
A não ser que aconteça um milagre divino e surja uma oportunidade para trabalhar com isso nos EUA ou na Austrália.
Mas com 26 anos isso vai ser quase impossível.
Talvez mas muito talvez aceite algo no Brasil se for algo que, como diria um certo usuário da OS, "Dê dinheiro, Dinheiro mesmo, que dê para pagar contas regularmente, financiamento de casa, carro, etc."
Eu amo quadrinhos, mesmo se não der dinheiro, eu faria por hobby. Mas tem bastante trabalho fora do Brasil por incrivel que pareça, TODOS são trabalho remoto(e isso mesmo antes do covid19). To me concentrando agora em mandar trabalho pra agentes, que são pessoas que arrumam o serviço e ganham uma comissão do trabalho. Alguma pessoas acham injusto, já que eles cobram em média 30%, mas eu acho justo, já q sem eles nao tem trabalho nenhum xD
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu amo quadrinhos, mesmo se não der dinheiro, eu faria por hobby. Mas tem bastante trabalho fora do Brasil por incrivel que pareça, TODOS são trabalho remoto(e isso mesmo antes do covid19). To me concentrando agora em mandar trabalho pra agentes, que são pessoas que arrumam o serviço e ganham uma comissão do trabalho. Alguma pessoas acham injusto, já que eles cobram em média 30%, mas eu acho justo, já q sem eles nao tem trabalho nenhum xD

É ai que tá a diferenca.
Você tá ganhando algo em cima disso.
Tem gente que faz isso aí se matando, perdendo noite de sono, fim de semana, feriado, abrindo mão de tudo e muito mais pra fazer isso praticamente de graça (ou quase isso) e ganhando uma penca de problemas de saúde e problemas familiares.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
achei aqui de quando eu tava fazendo uns moveis pra vender na unreal store.
Visualizar anexo 132919Visualizar anexo 132920Visualizar anexo 132921Visualizar anexo 132922



tudo movel da minha sala aqui hehe. menos a fruteira é claro. tem esse celular que fiz na epoca que tava aprendendo 3dsmax ainda
Visualizar anexo 132923

meu motorola defy e meu laptop da epoca. laptop low poly, celular nao


e mais uma casinha. essa não saiu da planta infelizmente. era só pra ser um quiosquinho pra fazenda que fica aqui perto só pra termos onde ficar. Só que hora que iamos fazer, minha avó ficou doente (ta até hoje, 2 anos ja no morre nao morre :( ) e nao saiu do papel. era pra ser na fazenda dela.
Visualizar anexo 132924


essa é a ultima coisa q fiz. testando fazer background pra minha VN no 3D. depois de uns retoques e uma photoshopada acho q fica usavel. mas acho q vou só photoshopar fotos mesmo e f**a-se, demora mto pra fazer 3D em comparação com foto.

Visualizar anexo 132927

Que deus proteja sua avó, cara.
Peço a deus todo dia pra proteger a minha avó (que praticamente é a unica que consegue me ajudar pra valer) de todos os distúrbios (familiares, economicos, etc...) que ela vive a décadas.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Faço porque gosto e como "renda extra"

Vendo desde 2019 o meu jogo na Steam, bem pouco mas ainda vendo, e consigo uma grana com meus Assets 3D no TurboSquid,...continuo fazendo jogos em paralelo com area em que atuo profissionalmente que é TI e Eletrônica aonde atuo a mais de 20 anos e é o que realmente me sustenta e paga as minhas contas.

Não pago aluguel e moro em São Paulo/SP...No Brasil, é realmente complicado incentivos para "todos" na area de desenvolvimento de jogos e cursos na area para se graduar não são baratos, sem contar que é bem difícil conseguir trabalho numa empresa de jogos, mesmo morando em SP...

Como sempre fiz tudo sozinho, arte 2D e 3D, animação, programação, áudio, game design...então sempre pude ir aumentando minha Biblioteca de recursos própria para desenvolver jogos, nas horas vagas...mas sempre trabalhando com TI integralmente e na horas vagas, desenvolvendo jogos porque sempre amei essa area como Gamer, e também como desenvolvedor.

Só vou desistir da area de games, quando morrer...mas não caio na ilusão que só ela irá prover meu sustento enquanto vivo. Porém ainda tenho esperanças que no futuro, desenvolvimento de jogos possa ser realmente levado a sério pelo governo e empresas aqui no Brasil...só não sei se estarei vivo para ver!

Meus Assets Atuais no Turbosquid, esse mês vou publicar mais 2 pack especificos de props...e vou tentar colocar eles na UnityStore
https://www.turbosquid.com/Search/Artists/enrylarsen


Falow!!!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Faço porque gosto e como "renda extra"

Não pago aluguel e moro em São Paulo/SP...No Brasil, é realmente complicado incentivos para "todos" na area de desenvolvimento de jogos e cursos na area para se graduar não são baratos, sem contar que é bem difícil conseguir trabalho numa empresa de jogos, mesmo morando em SP...

Só vou desistir da area de games, quando morrer...mas não caio na ilusão que só ela irá prover meu sustento enquanto vivo. Porém ainda tenho esperanças que no futuro, desenvolvimento de jogos possa ser realmente levado a sério pelo governo e empresas aqui no Brasil...só não sei se estarei vivo para ver!

Eu não. Entrei nessa área na expectativa de ganhar dinheiro (tipo uns 2K-4K), ter casa, carro, familia e etc... e desisti por problemas de saúde, ser demitido de um emprego que mesmo achando chato poderia crescer fazendo uma faculdade (de biologia, acho um cu) e por muito pouco não fui processado.
E a dignidade? Foi pra casa do c***lho.

Além de ter gasto quase 20K em estudos na área (Fora a mensalidade do curso técnico) pra depois não conseguir nem estágio porque só tem emprego e estágio em SP, Campinas e BH (sou do interior quase litoral, então ou é medicina/biologia, burocracias e funcionalismo público). E ainda assim muito pouco, quase nada.

E ainda tive que ouvir da minha médica que naquela faixa de idade (ouvi isso aos 24, irei fazer 27 em outubro) era pra eu estar fazendo uma pós em economia, direito ou jornalismo, que o tempo que perdi com isso poderia estar muito bem casado, com carro e casa própria se tivesse optado pela área burocrática. Que com o caminho que tomei se eu não desse meia volta ia acabar passando fome porque ganharia muito mal e dificilmente alguem iria dar emprego para gente que fica vagabundeando (não que ela ache que jogos é coisa de vagabundo, mas 92% dos Brasileiros pensam assim, até mesmo os mais jovens, E NÃO ADIANTA QUERER MOSTRAR QUE NÃO É BEM ASSIM!)

E cada dia que passa, de tanta desgraça acontecendo comigo vejo que ela tem razão.

É pra você ver como é o INFERNO estudar nessa área, conseguir ganhar até mesmo um trocado (ainda mais com a pirataria disparando dia após dia), além de estar cheio de lesado e maconhista dificultando a vida das pessoas mais sérias nesse ramo.
Foi só "Democratizar"/"Glamourizar" que virou essa b*sta que é hoje.


Se seu sonho for isso mesmo (começo a duvidar), já estar consolidado no ramo de TI e já ter graduação (se tiver uma pós, melhor), tente ver uma forma de migrar pros EUA. Seja em jogos mesmo ou TI/Eletronica.
Caso contrario vai arrebentar sua saúde como fiz. Apesar de eu ser mais novo que você, aparentemente.
Esse país está sendo devastado pela turminha do Felipe Neto, PT Porqueira, Aruan Felix, Melody e outros influenciadores de garagem para Gadolescentes que se dizem youtubers.
Fuja desse lixo enquanto há tempo, e SE possível, leve SUA família.
 
Ultima Edição:

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.029
Reações
2.163
Pontos
709
Eu não. Entrei nessa área na expectativa de ganhar dinheiro (tipo uns 2K-4K), ter casa, carro, familia e etc... e desisti por problemas de saúde, ser demitido de um emprego que mesmo achando chato poderia crescer fazendo uma faculdade (de biologia, acho um cu) e por muito pouco não fui processado.
E a dignidade? Foi pra casa do c***lho.

Além de ter gasto quase 20K em estudos na área (Fora a mensalidade do curso técnico) pra depois não conseguir nem estágio porque só tem emprego e estágio em SP, Campinas e BH (sou do interior quase litoral, então ou é medicina/biologia, burocracias e funcionalismo público). E ainda assim muito pouco, quase nada.

E ainda tive que ouvir da minha médica que naquela faixa de idade (ouvi isso aos 24, irei fazer 27 em outubro) era pra eu estar fazendo uma pós em economia, direito ou jornalismo, que o tempo que perdi com isso poderia estar muito bem casado, com carro e casa própria se tivesse optado pela área burocrática. Que com o caminho que tomei se eu não desse meia volta ia acabar passando fome porque ganharia muito mal e dificilmente alguem iria dar emprego para gente que fica vagabundeando (não que ela ache que jogos é coisa de vagabundo, mas 92% dos Brasileiros pensam assim, até mesmo os mais jovens, E NÃO ADIANTA QUERER MOSTRAR QUE NÃO É BEM ASSIM!)

E cada dia que passa, de tanta desgraça acontecendo comigo vejo que ela tem razão.

É pra você ver como é o INFERNO estudar nessa área, conseguir ganhar até mesmo um trocado (ainda mais com a pirataria disparando dia após dia), além de estar cheio de lesado e maconhista dificultando a vida das pessoas mais sérias nesse ramo.
Foi só "Democratizar"/"Glamourizar" que virou essa b*sta que é hoje.


Se seu sonho for isso mesmo (começo a duvidar), já estar consolidado no ramo de TI e já ter graduação (se tiver uma pós, melhor), tente ver uma forma de migrar pros EUA. Seja em jogos mesmo ou TI/Eletronica.
Caso contrario vai arrebentar sua saúde como fiz. Apesar de eu ser mais novo que você, aparentemente.
Esse país está sendo devastado pela turminha do Felipe Neto, PT Porqueira, Aruan Felix, Melody e outros influenciadores de garagem para Gadolescentes que se dizem youtubers.
Fuja desse lixo enquanto há tempo, e SE possível, leve SUA família.
Quais foram os jogos q vc fez? posso ver?
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Quais foram os jogos q vc fez? posso ver?

Só fiz o curso técnico e não me formei por não conseguir estágio. Portanto, não desenvolvi jogo nenhum.
Só isso já foi motivo mais que suficiente pra eu dar meia volta e ir atrás de uma área tradicional/conservadora.
E agora não tem mais volta.



Só aprendi a programar e um pouco de PS e 3DS Max.

Ano que vem pretendo aprender Blender para vender assets, mas aqui no interior de SP quase litoral o que garante futuro é a área burocrática.
E não falo só financeiramente, falo na vida social e pessoal também.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.930
Pontos
453
Só fiz o curso técnico e não me formei por não conseguir estágio. Portanto, não desenvolvi jogo nenhum.
Só isso já foi motivo mais que suficiente pra eu dar meia volta e ir atrás de uma área tradicional/conservadora.
E agora não tem mais volta.



Só aprendi a programar e um pouco de PS e 3DS Max.

Ano que vem pretendo aprender Blender para vender assets, mas aqui no interior de SP quase litoral o que garante futuro é a área burocrática.
E não falo só financeiramente, falo na vida social e pessoal também.
man, acredito que vc tem q olhar alem do q vê. Venda pela internet. Esquece que vc tá no interior. Vc tem internet, até pq nao estaria falando conosco agora. Eu estou fazendo isso, focando minhas vendas e serviços pela internet, até pq quando eu precisar ou querer me mudar para o interior, não vai fazer a minima diferença onde moro desde de que tenha net.
O nosso problema eh que o mercado aqui no Brasil é um cocô, mas lá fora não é não! To começando a ganhar algum cascalho vendendo concept arts e pixel art pra games assim, inclusive o mês de julho eu só fiz isso! Sinceramente acredito que no futuro TUDO vai ser assim, vivemos num mundo cada vez mais digital. E nosso tipo de serviço é totalmente digital então é algo que podemos aproveitar desde já.

Eu estou com um projeto pequeno mas de muito trabalho. Assim que terminar esse vou fazer projetos menores, sõa projetos menores e bem polidos publicados em lojas digitais que fazem o nome de um estúdio de games.
Se eu conseguir vender 2mil unidades digitais por ano eu to muito feliz, até 1mil unidades já posso viver só disso e largar dev web e design gráfico.

E por fim, sobre algo que vc falou anteriormente, sobre a médica falando que vc tinha 24 anos, já era pra tá formado e fazendo pós, casado e sei lá oq.... eu mandaria ela tomar no c*! Sabe pq? Ninguem liga pro q vc faz, desde de que vc ganhe dinheiro e pague suas contas!

Meu professor de vendas falava: "Ninguém vai discutir seus métodos, se você mostrar resultados!"
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
E por fim, sobre algo que vc falou anteriormente, sobre a médica falando que vc tinha 24 anos, já era pra tá formado e fazendo pós, casado e sei lá oq.... eu mandaria ela tomar no c*! Sabe pq? Ninguem liga pro q vc faz, desde de que vc ganhe dinheiro e pague suas contas!

Desculpa cara, mas essa é a ÚNICA coisa que discordo plenamente de você.
Essa ideia ai de "Ninguém vai discutir seus métodos, se você mostrar resultados!" e "Ninguém liga para o que você faz, desde que ganhe dinheiro e pague suas contas" só funciona nas grandes capitais e olhe lá.
A maior prova disso foi a minha demissão por causa dessa porra toda.
Mesmo eu trabalhando dobrado, mostrando que eu era bom socaram a porva em mim por desenvolver depressão e ficar num curso que é para "Ser um vagabundo que quer ser sustentado por outros vagabundos", e ainda ter a pachorra de falar que não tenho deus no coração.
Além de ser demitido por causa disso tudo e QUASE fui processado pela empresa, tive complicações de saúde muito fortes.
Era pra essa altura do campeonato estar na cadeia, caso não tivesse sentado no colo do capeta.

Aí em SP e BH tem gente de tudo quanto é tipo, desde o mais nojento até o que sabe se enturmar bem.
Pra cá é só gente que se acha refinada (e não falo necessariamente na parte financeira).


Então você pode ser o que for, mas pra cá se tu não for graduado, tiver casa própria, carro e outros mais, tu é um vagabundo, um oportunista, canalha, bandido e ninguém vai te respeitar. Se com 24 anos já era chato pra c***lho ouvir isso, imagina quando eu chegar nos 30.

Com essa mentalidade aí que você tem, é melhor você ficar aí em SP mesmo ou se mudar para Campinas, pois no Interior você vai se frustrar pra cacete.

Pra BH você não vai querer ir, certeza.

E se ainda assim isso não te convenceu, vou mencionar o @AzraelR para justificar isso melhor!

A questão é que a cultura do país
fora de SP, Campinas, BH, Floripa e grande parte de Santa Catarina é uma PORRA, especialmente quando falamos de ciência.
Não quero generalizar aqui, mas eu diria que a Grande Maioria dos Brasileiros é bem chato nessa questão.
Ainda mais agora com esse fanatismo religioso, esse negócio de, "5G é canceroso, Potencializa COVID19", "Terra Plana", "Holocausto é uma Farsa", "AntiVacina" e outras falacias pseudo-anti-NWO cada vez mais se popularizando no Bostil.
E como somos minoria ou nos adaptamos ou pulamos fora.
E ainda assim acredito que a SEGUNDA OPÇÃO é mais viável.


Amigos meus que saíram do país (Seja na TI, em Jogos, na Robótica, enfim, o que for!) estão fazendo absolutamente de tudo pra não voltar por causa da cultura e da insegurança (em todos os sentidos) que tem dentro do Brasil. Um deles inclusive vai se casar (e por amor, viu?) com uma moça nascida do país que ele tá justamente para conseguir cidadania/visto permanente.

Em relação a criar assets pra venda sim, eu concordo, até porque muita gente faz na intenção de empresas de construção e afins usar, só você ver esses anúncios de prédios a venda onde tem imagens virtuais do condomínio e do apartamento mobiliado, 95% disso é feito na Unreal Engine.
E isso quando a pessoa não é chamada pra fazer a maquete virtual.
Só que ao mesmo tempo, a renda em cima disso nem sempre é o suficiente para a pessoa sobreviver disso.
Então ela faz isso como Renda Extra, assim como o @Zariel e quase todo mundo que ta aqui nesse fórum.

Prefiro milhões de vezes ficar num escritório, mexendo com Excel, tendo que tomar 3 xicaras de café com leite para não dormir no Trabalho por ser "monotono" ganhando R$2000 reais por mês e ainda ter chance de crescer do que ficar rachando 12h/dia a cabeça em casa para produzir algo que quase ninguém vai entender e ainda terminar todo mês com menos de 750 reais e não conseguir crescer na vida.

Se você tá ganhando dinheiro no conforto de casa, considere-se um PRIVILEGIADO. Porque isso é pra poucos.

E comigo é assim: "Se der deu, se não der, adeus!"
Se chegar num ponto que só vou tomar prejuizo com asset e cia, dou meia volta e procuro outra forma de renda extra.
Fiquei dando murro em ponta de faca e o arrependimento é vitalicio!

E outra: Minha Médica foi uma das poucas pessoas que me tirou de uma furada atras da outra.
Até poderia mandar ela tomar no cu se ela fosse uma médica de vinte e poucos anos que só fez graduação.
Mas não, minha médica tem 50 anos, fez especializações em outros países, fez serviço voluntario, é limpinha, direitinha e não gosta desse pessoal "New Age" da medicina que qualquer coisinha quer lucrar em cima de doenças alheias.
Ela é de fato, uma profissional.
Então me desculpe, mas ela tem ótimos motivos para me fazer tirar o Jumento da Tempestade e me convencer a não trocar o seguro pelo perigoso (as duas coisas vieram da boca dela).

Mais a respeito do meu caso com minha médica só por MP, ok?
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.930
Pontos
453
Desculpa cara, mas essa é a ÚNICA coisa que discordo plenamente de você.
Essa ideia ai de "Ninguém vai discutir seus métodos, se você mostrar resultados!" e "Ninguém liga para o que você faz, desde que ganhe dinheiro e pague suas contas" só funciona nas grandes capitais e olhe lá.
A maior prova disso foi a minha demissão por causa dessa porra toda.
Mesmo eu trabalhando dobrado, mostrando que eu era bom socaram a porva em mim por desenvolver depressão e ficar num curso que é para "Ser um vagabundo que quer ser sustentado por outros vagabundos", e ainda ter a pachorra de falar que não tenho deus no coração.
Além de ser demitido por causa disso tudo e QUASE fui processado pela empresa, tive complicações de saúde muito fortes.
Era pra essa altura do campeonato estar na cadeia, caso não tivesse sentado no colo do capeta.

Aí em SP e BH tem gente de tudo quanto é tipo, desde o mais nojento até o que sabe se enturmar bem.
Pra cá é só gente que se acha refinada (e não falo necessariamente na parte financeira).


Então você pode ser o que for, mas pra cá se tu não for graduado, tiver casa própria, carro e outros mais, tu é um vagabundo, um oportunista, canalha, bandido e ninguém vai te respeitar. Se com 24 anos já era chato pra c***lho ouvir isso, imagina quando eu chegar nos 30.

Com essa mentalidade aí que você tem, é melhor você ficar aí em SP mesmo ou se mudar para Campinas, pois no Interior você vai se frustrar pra cacete.

Pra BH você não vai querer ir, certeza.

E se ainda assim isso não te convenceu, vou mencionar o @AzraelR para justificar isso melhor!

A questão é que a cultura do país
fora de SP, Campinas, BH, Floripa e grande parte de Santa Catarina é uma PORRA, especialmente quando falamos de ciência.
Não quero generalizar aqui, mas eu diria que a Grande Maioria dos Brasileiros é bem chato nessa questão.
Ainda mais agora com esse fanatismo religioso, esse negócio de, "5G é canceroso, Potencializa COVID19", "Terra Plana", "Holocausto é uma Farsa", "AntiVacina" e outras falacias pseudo-anti-NWO cada vez mais se popularizando no Bostil.
E como somos minoria ou nos adaptamos ou pulamos fora.
E ainda assim acredito que a SEGUNDA OPÇÃO é mais viável.


Amigos meus que saíram do país (Seja na TI, em Jogos, na Robótica, enfim, o que for!) estão fazendo absolutamente de tudo pra não voltar por causa da cultura e da insegurança (em todos os sentidos) que tem dentro do Brasil. Um deles inclusive vai se casar (e por amor, viu?) com uma moça nascida do país que ele tá justamente para conseguir cidadania/visto permanente.

Em relação a criar assets pra venda sim, eu concordo, até porque muita gente faz na intenção de empresas de construção e afins usar, só você ver esses anúncios de prédios a venda onde tem imagens virtuais do condomínio e do apartamento mobiliado, 95% disso é feito na Unreal Engine.
E isso quando a pessoa não é chamada pra fazer a maquete virtual.
Só que ao mesmo tempo, a renda em cima disso nem sempre é o suficiente para a pessoa sobreviver disso.
Então ela faz isso como Renda Extra, assim como o @Zariel e quase todo mundo que ta aqui nesse fórum.

Prefiro milhões de vezes ficar num escritório, mexendo com Excel, tendo que tomar 3 xicaras de café com leite para não dormir no Trabalho por ser "monotono" ganhando R$2000 reais por mês e ainda ter chance de crescer do que ficar rachando 12h/dia a cabeça em casa para produzir algo que quase ninguém vai entender e ainda terminar todo mês com menos de 750 reais e não conseguir crescer na vida.

Se você tá ganhando dinheiro no conforto de casa, considere-se um PRIVILEGIADO. Porque isso é pra poucos.

E comigo é assim: "Se der deu, se não der, adeus!"
Se chegar num ponto que só vou tomar prejuizo com asset e cia, dou meia volta e procuro outra forma de renda extra.
Fiquei dando murro em ponta de faca e o arrependimento é vitalicio!

E outra: Minha Médica foi uma das poucas pessoas que me tirou de uma furada atras da outra.
Até poderia mandar ela tomar no cu se ela fosse uma médica de vinte e poucos anos que só fez graduação.
Mas não, minha médica tem 50 anos, fez especializações em outros países, fez serviço voluntario, é limpinha, direitinha e não gosta desse pessoal "New Age" da medicina que qualquer coisinha quer lucrar em cima de doenças alheias.
Ela é de fato, uma profissional.
Então me desculpe, mas ela tem ótimos motivos para me fazer tirar o Jumento da Tempestade e me convencer a não trocar o seguro pelo perigoso (as duas coisas vieram da boca dela).

Mais a respeito do meu caso com minha médica só por MP, ok?
Respeito sua opinião, e quando eu disse:
"Ninguém vai discutir seus métodos, se você mostrar resultados!" e
"Ninguém liga para o que você faz, desde que ganhe dinheiro e pague suas contas"
,
na verdade serve pra qualquer lugar, pq eu morei no interior da Bahia, em varias cidades pequenas (de 5mil a 200mil habitantes), por isso eu to falando. eu sei oq vc ta dizendo e oq vc passa, sei oq eh estar numa cidade q nao valoriza seu oficio, mas mesmo assim saliento, estamos na era da informação e o futuro é cada vez mais digital, querendo as pessoas ou não.
Sobre as frases em si, oq quis dizer é: se vc paga suas contas, ninguém pode falar nada, e se falam cara... acho q vc nao deve ficar incomodado.
E sobre mostrar resultados, tem aquele ditado da regra do ouro: "Quem tem o ouro faz as regras".
Novamente, respeito sua opinião e vc, mas PRA MIM eu nao me importo com a opinião de terceiros, sobre minha escolaridade, no q trabalho, se tenho casa, carro ou seja lá oq for, pq no fundo, sou eu que pago minhas contas, sou eu que pago meus boletos.
Então eu quero q a opinião dos outros sobre minha vida vai pro inferno!


Agora eu fiquei curioso sobre uma coisa: pq vc foi demitido e quase processado? foi pq vc fazia um curso de games?
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Por isso eu to falando. eu sei oq vc ta dizendo e oq vc passa, sei oq eh estar numa cidade q nao valoriza seu oficio, mas mesmo assim saliento, estamos na era da informação e o futuro é cada vez mais digital, querendo as pessoas ou não.
Sobre as frases em si, oq quis dizer é: se vc paga suas contas, ninguém pode falar nada, e se falam cara... acho q vc nao deve ficar incomodado.

Respeito tua opinião também e concordo com muito do que você diz.
O Futuro é digital, mas novamente bato na tecla (e com razão):
A cultura do Brasil fora das grandes capitais é uma PORRA.

Só você ver no interior de SP quanta gente escolhe as clássicas graduações: Medicina, Biologia, Direito, Jornalismo, Economia, Contabilidade, Logistica...
Até o Funcionalismo Público tem muito mais valor.

Aqui onde moro metade dos bairros se tu andar com uma camiseta do Naruto ou do Call of Duty o povo vai te achar tão esquisito mas tão esquisito que a Policia vai te dar um enquadro monstro sem dó nem piedade (especialmente nos bairros nobres).
É mais fácil enquadrar gente assim do que enquadrarem um Noinha.

Tanto que praticamente quando estou fora de casa (especialmente em lugares Elitizados, como Shopping, Restaurantes, etc...) prefiro andar de Terno e Gravata ou de Camisa Polo e Calça Social para evitar problemas.
De preferencia o primeiro.

E como falei: Não adianta querer mudar a cabeça das pessoas, ou você se adapta, ou você vai embora ou passa a ser sozinho no meio desse espaço.
E a terceira opção está totalmente fora de cogitação.

@City Hunter mesmo é a prova viva de que no Brasil o Design e a Ciência são uma PIADA SEM GRAÇA.
E creio que ele não viva em nenhuma capital.

Não que lá fora não seja, mas na área cientifica dependendo MUITO do caso dá pra tolerar por um tempo a mais (até mesmo em outros países de terceiro mundo), e você pode ir para os EUA/Japão e viver razoavelmente disso (ou até bem) dependendo do que você faz no ramo cientifico.
O Cara entrou na ideação de trabalhar na profissão dos sonhos, se matou de estudar pra realizar o sonho e só levou no lombo.
E isso na época que a Internet ainda estava ENGATINHANDO no Brasil. Imagina se fosse hoje onde as pessoas podem acessar UMA CACETADA de informações na palma da mão?
Ganhando mal pra desgraça, arrebentando a saúde fazendo horas extras (possivelmente não remuneradas), tendo que ir de busão até a put* que pariu pra trabalhar (acho que era mais de uma hora pra ir pro trabalho e mais de duas pra voltar!)

Aí ele viu que as empresas do Ramo na região dele estavam fechando (assim como aconteceu comigo, mas creio que um pouquinho depois do ramo dele), chutou o balde, prestou concurso e agora é funcionário público, vive razoavelmente bem para a realidade atual e do futuro DO PAÍS e tenho motivos para crer que deve estar crescendo tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Mesma coisa o nosso colega @AzraelR, tá só levando no lombo desde que voltou pro Brasil da Irlanda.
Até tentou fazer uma graduação em desenvolvimento de jogos (no interior do RS), mas saiu porque era uma bomba-relógio e de qualquer modo ia desistir porque provavelmente precisaria de estágio pra pegar o canudo.
Ta ai, desempregado, arrependido e puto da vida. E com pai e mãe botando ele na parede 24h/dia.
E ainda tentando dar um jeito de tentar fazer uma faculdade na Austrália.
Praticamente tá vivendo numa m**** desgraçada.

Prefiro Trilhões de vezes estudar numa faculdade+pós de alguma área tradicional para ter uma profissão chata mas ganhar muito bem (ou razoavelmente) e poder ter alguma chance de ter carro, casa própria, me casar, passar todo fim de semana com uma bela moça, dormir com ela, assistir filme e tudo e muito mais, e a longo prazo poder investir em alguma coisa de valor
do que ficar aí me matando de trabalhar e estudar para o "trabalho dos sonhos", ganhando remunerações aleatórias (que quase sempre serão baixas), com chances próximas de zero de crescer na vida, viver SOZINHO e quebrado, afundado em dividas e levando no lombo todo dia.

Agora eu fiquei curioso sobre uma coisa: pq vc foi demitido e quase processado? foi pq vc fazia um curso de games?

Fui demitido não só por conta disso (tanto que a empresa exigia que eu entrasse em uma graduação em farmácia/biologia), mas também por desenvolver depressão.
Alias, foi justamente a doença que acarretou na minha demissão.
O fato de eu evitar a faculdade e perder tempo tentando aprender a programar jogos foi a gota d'agua pro RH e pra Diretoria..
 

Craudin

Ser evoluído
Mensagens
78
Reações
177
Pontos
43
Fui demitido não só por conta disso (tanto que a empresa exigia que eu entrasse em uma graduação em farmácia/biologia), mas também por desenvolver depressão.
Alias, foi justamente a doença que acarretou na minha demissão.
O fato de eu evitar a faculdade e perder tempo tentando aprender a programar jogos foi a gota d'agua pro RH e pra Diretoria..

Caramba, não li o tópico inteiro e nem tenho cacife pra dar opinião sobre o assunto, mas preciso deixar minha nota de repúdio ao povo dessa empresa que você trabalhou. Que gente escrota wtf
 

Craudin

Ser evoluído
Mensagens
78
Reações
177
Pontos
43
Se acostume, 95% do Brasil tem esse ponto de vista.
Isso eu já espero, porém, o povo da sua empresa foi além: Não só quiseram te demitir, o que até aí, não acho absurdo (sinceramente, você pode até não ter gostado e ter achado uma atitude bizarra, mas a verdade é que empresas se não julgarem que precisam do funcionários demitem mesmo), mas te processar, e quase te por na cadeia? Caramba.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.029
Reações
2.163
Pontos
709
A única coisa q to puto hoje em dia com meu jogo é q sou ruim pra c***lho em desenho. Vejo muito marmanjo no reddit fazendo fan art foda e eu aqui apanhando pra desenhar uma mão ou um corpo com perspectiva correta.

E como meu jogo é um visual novel, os desenhos deveriam ser pelo menos decentes.
 

Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
Está crescendo.




Que interessante. Não conhecia essa empresa de São Paulo.
 

Eric Gobbo

Veterano
Mensagens
343
Reações
273
Pontos
148
A única coisa q to puto hoje em dia com meu jogo é q sou ruim pra c***lho em desenho. Vejo muito marmanjo no reddit fazendo fan art foda e eu aqui apanhando pra desenhar uma mão ou um corpo com perspectiva correta.

E como meu jogo é um visual novel, os desenhos deveriam ser pelo menos decentes.
Desenhar mão é um inferno.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Não, não vou me acostumar.
f**a-se, eu mando tomar no cu. Nao sou piolho pra andar pela cabeça os outros

O problema é seu.
Sei que você tem condições de viver assim (ainda mais em SP que é uma cidade mais flexivel nesse quesito) mas infelizmente eu não...
Eu já tomei minha decisão.

E relembro: O Peso da idade chegou MUITO cedo pra mim, ainda mais depois de ter uma penca de problemas de saúde.
Portanto a minha prioridade agora é segurança pessoal e qualidade de vida. E quanto mais eu evitar isso, pior será.
E lhe relembro: Se for pra viver com essa mentalidade, nem tente se mudar pro interior de SP.
O melhor que vai conseguir desse jeito é viver na Grande Campinas.


Esse fim de semana fui relembrado pela minha médica a entrar em uma faculdade na área burocrática (economia, direito, jornalismo, contabilidade, RH) ou conseguir passar em um concurso público assim que essa pandemia acabar.

Boa sorte pra quem tem condições de continuar, mas eu só volto pro ramo SE eu me mudar pros EUA/Canadá, que mesmo com os problemas que tem (e nem preciso perder meu tempo citando) são países mais livres, seguros e avançados que a Impostolandia/Zumbilandia.
Apesar de que serei sincero: Com 27 anos vai ser bem dificil eu me mudar pra outro país e atuar full-time em um ramo informal.
 
Ultima Edição:

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.930
Pontos
453
O problema é seu.
Sei que você tem condições de viver assim (ainda mais em SP que é uma cidade mais flexivel nesse quesito) mas infelizmente eu não...
Eu já tomei minha decisão.

E relembro: O Peso da idade chegou MUITO cedo pra mim, ainda mais depois de ter uma penca de problemas de saúde.
Portanto a minha prioridade agora é segurança pessoal e qualidade de vida. E quanto mais eu evitar isso, pior será.
E lhe relembro: Se for pra viver com essa mentalidade, nem tente se mudar pro interior de SP.
O melhor que vai conseguir desse jeito é viver na Grande Campinas.


Esse fim de semana fui relembrado pela minha médica a entrar em uma faculdade na área burocrática (economia, direito, jornalismo, contabilidade, RH) ou conseguir passar em um concurso público assim que essa pandemia acabar.

Boa sorte pra quem tem condições de continuar, mas eu só volto pro ramo SE eu me mudar pros EUA/Canadá, que mesmo com os problemas que tem (e nem preciso perder meu tempo citando) são países mais livres, seguros e avançados que a Impostolandia/Zumbilandia.
Apesar de que serei sincero: Com 27 anos vai ser bem difícil eu me mudar pra outro país e atuar full-time em um ramo informal.
Já disse antes, mas vou repetir, respeito sua opinião.
Vou dizer isso aqui, não pra você, mas pra outras pessoas que podem ler ou estão lendo este post agora.
Você prefere ser feliz ou ser popular? ser feliz ou ganhar mais dinheiro?
Eu tenho 33 anos, já ganhei muito bem, fui desenvolvedor sênior e até gerente de marketing em uma empresa de fusões e aquisições, mas eu não era feliz.
Outra coisa, o futuro é digital, vou repetir, o futuro é digital, conheço pessoas que moram literalmente na roça, ou em cidades muito pequenas tipo 5mil habitantes, mas ganham (e muto bem) a vida pela internet com seus trabalhos. Invista em divulgar seu trampo na internet, e não, isso não é um convite pra abrir um canal no youtube de gameplay! Eu confesso que estou ganhando muito menos do que na época de empresa burocrática, mas ESTOU MUITO MAIS FELIZ.
Eu já tive depressão, 3 vezes pra ser mais exato,
fiz tudo que a sociedade me pediu pra tentar me encaixar, fiz faculdade (estudei TI na universidade mais cara de sp, ganhei uma bolsa que suei sangue pra conseguir), morei em lugares mais acessíveis, pra isso aluguei apartamento ou kitnet perto do centro da cidade, eu fiz cursos de certificação em tecnologia, chegava mais cedo no trabalho, saia mais tarde e nunca ganhei um extra por isso.
Eu entendo que talvez vc que me lê agora, ainda não tenha nível o suficiente pra poder trabalhar com oq vc goste e tenha que trabalhar de outras coisa, eu realmente entendo! Eu trabalhei de garçom por 12 anos! Fui garçom, cozinheiro, pizzaiolo, lavador de pratos, operário de fabrica de sapato feminino, professor de office, vendedor de panela na rua debaixo do sol e até de remédio natural pra verme!
Eu sai do interior da Bahia e vim pra sp, mas a verdade é que me decepcionei pq todo o conhecimento que eu queria já estava na internet. A única coisa boa foi que consegui conhecer pessoas incríveis das áreas que trabalho. Tive a honra de conhecer David Wise(compositor de donkey kong 2), David Brevik(co fundador da blizzard, criador e programador de Diablo 1 e 2) entre outros.
Nos últimos 12 meses eu perdi minha casa pra João doria, que mandou derrubar pra construir um ecoponto... e me deu 3 meses de aluguel, isso se eu quisesse ainda... era isso ou nada, já que a juiza deu causa ganha, já que eu e todo o meu bairro morávamos em área publica , um bairro que tinha 15 anos. Meu gato de 5 anos e que era meu melhor amigo morreu. Fui demitido do meu ultimo emprego por sacanagem do diretor de mkt e do diretor financeiro, mas em 3 dias eu já tinha proposta pra ganhar igual em outras empresas. Claro que não fui. Cansei de viver pros outros, cansei de dar TODO o meu talento pra empresas que me consideram como ovelha pronta pra ir pro matadouro. Preferi seguir meu próprio caminho com meus sonhos. Desde de que sai do meu ultimo emprego da minha vida inteira, eu fui fazer cursos (ah.. e a empresa nunca me pagou os tempos... nem pagou o ultimo salario imagina FGTS e o resto...) com pessoas que tinham muito conteúdo em áreas que tenho dificuldade. Fiz um de vendas com um carinha q simplesmente foi o primeiro a vender jogos e software no Brasil, um de animação com o ultimo animador BR na Disney (a disney não faz mais longa de animação 2D, somente curtas q hoje ela terceiriza a outros estúdios) e um de desenho com um desenhista sênior exclusivo da DC. Tive que vender coisas e fazer alguns sites freelas mais baratos pra fazer esses cursos, e ainda falta terminar de pagar uma parte.
Pode ser que vc não fique rico com jogos, eu mesmo só pago as contas e atualmente até atraso. Mas eu sou feliz.
Amo desenhar personagens, criar games, fazer quadrinhos e contar historias. Consigo acordar (as vezes rs) as 5h da madruga pra trabalhar.
Meu professor de desenho (que atualmente trabalha pra DC como artista exclusivo e ta fazendo os concepts do filme do the rock, o Black Adam) sempre diz que ele trabalha com algo que as pessoas diz não ser trabalha. Que eh desenhar, e que muitas vezes alguns parentes ou pessoas ignorantes dizem que ele não trabalha e que fica o dia todo desenhando.
Você que esta lendo esse texto, saiba que você só vai programar melhor ou desenhar melhor praticando, e quando surgir uma oportunidade aproveite, pq elas não voltam, e no Brasil são mais raras que um neo geo AES na caixa por 100reais.

Diferente dos videogames, você só vive uma vez, nem chico xavier voltou dos mortos, e quando você morrer não vai levar nada também.
Eu estou aproveitando minha única vida.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Agora sim fui surpreendido.
Achei lindo seu discurso, sem brincadeiras e sem querer botar empecilhos. Meus parabéns.
Tanto que queria ter ouvido isso aos 16 anos e não hoje aos 26.
Mas... Eu vou pegar uma parte especifica dele:

Você prefere ser feliz ou ser popular? ser feliz ou ganhar mais dinheiro?

Eu acho que nessa parte aí é possível ter um meio termo.
Acho sim que é possível ser feliz e popular (apesar de que esse não é meu objetivo, pois gosto de ter O MINIMO de sossego) e ter dinheiro (que cá entre nós, é o minimo, especialmente para aqueles que como eu, envelheceram muito mal e querem ter uma vida decente e se casar).

No entanto, eu diria que "no inicio" e quando as coisas estão mais complicadas do que DEVERIAM ser a gente acha que só dá pra escolher um.
Ainda mais quando você está em um lugar/uma situação onde praticamente tudo está de pernas pro ar.


E temos que relembrar que estamos em tempos dificeis, e tempos dificeis EXIGEM ações drásticas e analises flexiveis.
Foi justamente por isso que decidi ir pro meio burocrático, ainda mais porque moro em um polo burocrático, então ainda que salário não seja lá grande coisa (afinal de contas, aqui é o Brasil, onde o empreendedorismo é "criminalizado" culturalmente e onde praticamente as Grandes Empresas acham que o salário minimo é muito).
OBS: Empreendedor e Empresário NÃO SÃO A MESMA COISA.

Outro motivo é que enquanto eu estiver em baixo do teto da minha familia e tratando um caso onde só uma médica tem sequer interesse em tratar, tenho que seguir a risca as regras que me foram impostas.
Outra coisa: Na minha região Faculdade é o minimo pra se ter um emprego (inclusive Diploma de Ensino Superior praticamente está virando titulo de eleitor), no entanto enquanto eu não tiver condições pra me mudar, tenho que ir para esse ramo.
Até iria para medicina, mas nunca que conseguiria pagar e não tenho condições mentais para esse ramo.

Outra coisa mas é muito mais uma opinião e cenários que presenciei do que quaisquer outra coisa:

Outra coisa, o futuro é digital, vou repetir, o futuro é digital, conheço pessoas que moram literalmente na roça, ou em cidades muito pequenas tipo 5mil habitantes, mas ganham (e muto bem) a vida pela internet com seus trabalhos. Invista em divulgar seu trampo na internet, e não, isso não é um convite pra abrir um canal no youtube de gameplay! Eu confesso que estou ganhando muito menos do que na época de empresa burocrática, mas ESTOU MUITO MAIS FELIZ.

Acho lindo a ideia de trabalhar "pela internet", mas até agora só conheco (conhecer mesmo, de literalmente ficar cara a cara) uma pessoa que está praticamente fazendo isso que um colega meu que trabalha numa imobiliaria industrial. E ele só conseguiu isso por DOIS motivos:

  1. Antes de sequer trabalhar remotamente, ele já tinha DOIS anos trabalhando presencialmente nessa empresa, ou seja, experiencia COMPROVADA.
  2. Como ele praticamente é manco e depende de uma muleta para Andar e não pode dirigir (ou seja, ele ia pra empresa de carona e voltava de carona), isso favoreceu para migrar ele (ainda que sem saber se é algo definitivo) pro Home Office.
Eu diria que salvo casos muito especificos, vai demorar muito para o Trabalho Remoto decolar no Brasil.
Tem muita gente aí que vai ter que trabalhar muito presencialmente para começar a ganhar dinheiro trabalhando em casa.
E quando falo de ganhar dinheiro trabalhando em casa estou falando de salário minimo, e não de 3-4 mil reais.

E como preciso trabalhar presencialmente ANTES de sequer sonhar em trabalhar em casa, por isso estou indo pelo meio burocrático.
E ficar ganhando menos de um salário minimo em qualquer trabalho não dá (pelo menos no momento).

Não quero desincentivar ninguém nem falar que tudo isso é uma b*sta, mas a gente tem que ter pé no chão, flexivel e adaptativo.
Como falei: Pretendo tentar de novo entrar no Ramo de Game Dev, mas isso vai ser quando eu estiver fora do país.
TI mesma coisa, o dia que eu puder me mudar pra SP/Campinas/BH (De preferencia BH), não irei pensar duas vezes em tentar de novo.
Hoje irei fazer do Blender minha renda extra e das burocracias o meu ganha pão.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Eu nem deveria ter feito esse double post, mas esqueci que deixei um paragrafo incompleto, portanto além de citar, irei completa-lo e dar uma nova observação em negrito..

E temos que relembrar que estamos em tempos dificeis, e tempos dificeis EXIGEM ações drásticas e analises flexiveis.
Foi justamente por isso que decidi ir pro meio burocrático, ainda mais porque moro em um polo burocrático, então ainda que salário não seja lá grande coisa (afinal de contas, aqui é o Brasil, onde o empreendedorismo é "criminalizado" culturalmente e onde praticamente as Grandes Empresas acham que o salário minimo é muito), terei condições de crescer profissionalmente e pessoalmente na vida. E quando você envelhece pra valer (independente de envelhecer rapido ou na hora certa, vai chegar uma hora que você vai querer dinheiro e qualidade de vida.

Ainda mais agora com a Venezuelização do Brasil. Você vai querer fugir para onde além de pagar suas contas, vai te PERMITIR guardar o máximo de dinheiro possível para ter sua própria vida. Seja solteiro (como 99% do pessoal da Internet quer) ou casado/disposto a casar (como Eu, que fui criado em lugares CONSERVADORES e não tem muitas opções).

Não tenho medo de dizer; Mas dificilmente as pessoas irão lucrar com algo que não é tangivel por pelo menos 15 anos.

Por isso que no interior de SP, esses quarentões que eram da TI migraram pro meio burocrático/funcionalismo público.
Além de, claro, do fato da TI e afins serem centralizadas.
E não basta ter dinheiro, você PRECISA ser presente com sua familia.

Creio que dificilmente alguém vai tocar no assunto e falar algo a mais nessa pasta, mas deixei aqui minha correção de qualquer jeito.

Um feliz final de ano pra todos, e juizo!
 

Soulzito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.790
Reações
1.210
Pontos
1.254
Como alguém que cresceu entre Birigui e Araçatuba, veio pro lado burocrático bancário depois de ter me formado em Farmácia e visto que é uma área, no interior, que é tão b*sta quanto a maioria; agora morando em SP, casado e cursando Engenharia da Computação pra tentar, de novo, sair do burocrático, teu tópico e tuas ideias caíram tanto quanto luva quanto carapuça pra mim.

Saí, em 2018, de um burnout e uma depressão que desenvolvi no banco entre 2016 e 2017 e continuo saindo até hoje, muito aos poucos, mas o pior já foi.

E, c***lho, como te entendo na parte de descrever o interior de SP. Peguei um asco da região noroeste que não dá vontade de nunca mais pisar lá. E não tem o que faça aquela região valorizar trabalho cultural ou científico na área de tecnologia. Povo quer coisa pronta, te pagar com prato de comida e ainda se acha no direito de ficar puto quando você cobra por serviço.

Eu to tentando ao máximo construir uma base pra seguir essa nova carreira, mas nem sei como vou fazer exatamente com estágio, já que isso ia derrubar meu salário pra c***lho agora.

Dia que quiser conversar, dar uma desabafada sem julgamentos, chame aí. Nickname na maioria das plataformas é o mesmo.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Como alguém que cresceu entre Birigui e Araçatuba, veio pro lado burocrático bancário depois de ter me formado em Farmácia e visto que é uma área, no interior, que é tão b*sta quanto a maioria; agora morando em SP, casado e cursando Engenharia da Computação pra tentar, de novo, sair do burocrático, teu tópico e tuas ideias caíram tanto quanto luva quanto carapuça pra mim.

Saí, em 2018, de um burnout e uma depressão que desenvolvi no banco entre 2016 e 2017 e continuo saindo até hoje, muito aos poucos, mas o pior já foi.

E, c***lho, como te entendo na parte de descrever o interior de SP. Peguei um asco da região noroeste que não dá vontade de nunca mais pisar lá. E não tem o que faça aquela região valorizar trabalho cultural ou científico na área de tecnologia. Povo quer coisa pronta, te pagar com prato de comida e ainda se acha no direito de ficar puto quando você cobra por serviço.

Eu to tentando ao máximo construir uma base pra seguir essa nova carreira, mas nem sei como vou fazer exatamente com estágio, já que isso ia derrubar meu salário pra c***lho agora.

Dia que quiser conversar, dar uma desabafada sem julgamentos, chame aí. Nickname na maioria das plataformas é o mesmo.

É cara, boa sorte aí nessa nova empreitada.
Praticamente aqui onde moro não existe mais nada em informática desde 2014... Jogos e Robotica então?! Nunca teve e nunca terá.
Você ainda tem sorte de estar casado (e bem casado por sinal) e ainda conseguiu pular fora do interior e mudar para SP-Capital, coisas que cada vez menos as pessoas estão conseguindo fazer por conta da decadencia cultural do país e por conta do colapso financeiro iminente.
Mas infelizmente hoje eu to tendo que comer a comida que é servida no meu prato pois não tenho como me mudar agora.

A minha situação é critica, então to partindo pro funcionalismo público e depois disso irei me graduar no que minha região CONSEGUIR ABSORVER.
Com 27 anos, problemas de saúde permanentes e ainda correndo risco de morar na rua nos próximos 3 anos, ou pego e me graduo no meio administrativo e ganho pelo menos um salário minimo e meio todo mês ou presto um concurso para ganhar de dois a três salários minimos, ganhar tempo e depois fazer uma faculdade no que tiver ao meu alcance.

Se um dia eu me mudar para SP, Campinas ou BH (Preferencialmente BH), darei uma terceira chance a informática.
Mas infelizmente pra mim agora e num futuro previsivel não dá.

Outra coisa: Em SP empregos e estágio (fundamental para se ter o cada vez mais necessário diploma) em informática e afins tem de monte.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
PRIMEIRAMENTE FELIZ ANO NOVO PUTADA!

Só estou dando um pequeno 1UP pra ver se pessoal que está no ramo está se fodendo muito (ou um tiquinho menos) e se quem saiu/deu um tempo tá decolando na vida (ou quase).

É claro que ainda está cedo pra tocar nesse assunto, mas decidi trazer esse tópico para o presente pra não ficar preso a 2020.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
PRIMEIRAMENTE FELIZ ANO NOVO PUTADA!

Só estou dando um pequeno 1UP pra ver se pessoal que está no ramo está se fodendo muito (ou um tiquinho menos) e se quem saiu/deu um tempo tá decolando na vida (ou quase).

É claro que ainda está cedo pra tocar nesse assunto, mas decidi trazer esse tópico para o presente pra não ficar preso a 2020.

 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
[Meio-OFF] Um resumo de uma cacetada de vídeos do Fabio Akita, que botei aqui na página anterior. É primeiramente voltado a desenvolvimento de software/web, mas serve UM POUCO para o ramo de game dev.

 
Ultima Edição:
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo