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PARALLAX SCROLLING NO NINTENDINHO

NÃOMEQUESTIONE

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Caras achei esse vídeo maneiro com vários exemplos de parallax scrolling no NES, alguns jogos como Ninja Gaiden e Crisis Force são incríveis e poderiam rivalizar fácil com jogos 16 bits, outros tem a incrível capacidade de simular um extra background como Battle Toads, Buck O Are e Sword Master.

Divirtam-se e se impressionem
 

edineilopes

Retrogamer
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@Macbee tinha matado a charada outro dia. Usaram animação que faz a movimentação do cenário parecer ter mais planos do que tem.
14Hvz.gif

É o mesmo caso do "parallax impressionante" do Sword Master e Bee52.
Explicando de maneira bem simplória:
Quando a tela se desloca, o jogo também "toca um vídeo" de uma parte do cenário se movendo em velocidade bastante diferente. Uma boa alma no NESDEV já tinha postado um Gif animado mostrando isso na segunda fase do Battletoads:

14Hvz.gif


A animação rola quando a tela se desloca, dando a impressão do parallax (quando na verdade é feito tudo com 1 plano só):
 

Ridge

Bam-bam-bam
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Em um topico falaram que o nintendinho não fazia parallax, o que achei estranho pois joguei varios jogos dele com efeito parallax, se ate o game boy classico com tons de preto e branco fazia parallax porque não o nintendinho ne?

E o parallax do ninja gaiden 3 aos '3:30' do video é de cair o queixo, contei 5 camadas diferentes.:kwow
 

doraemondigimon

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Como dito, o NES tem a melhor das facilidades: uma das programações mais eficientes já criadas para videogames. O que ele não poderia fazer? Era emulado ou criado ou até mesmo, simulado.
 

Cosmão

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Só eu odeio vídeos de gameplay de vários jogos com OST diferente dos sons originais dos jogos? PQP, isso estragou o vídeo!
 


NÃOMEQUESTIONE

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Em um topico falaram que o nintendinho não fazia parallax, o que achei estranho pois joguei varios jogos dele com efeito parallax, se ate o game boy classico com tons de preto e branco fazia parallax porque não o nintendinho ne?

E o parallax do ninja gaiden 3 aos '3:30' do video é de cair o queixo, contei 5 camadas diferentes.:kwow

Acho que no caso do Ninja é parallax sim, tem até a camada da frente do plano de jogo, talvez o @Macbee tenha algo a nos dizer.
 

edineilopes

Retrogamer
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Acho que no caso do Ninja é parallax sim, tem até a camada da frente do plano de jogo, talvez o @Macbee tenha algo a nos dizer.
Por coincidência, minha primeira experiência com videogames 8 bits foi justamente com parallax. Num Master System alugado (é tinha disso, alugava por dia), jogando o Black Belt. Acostumado com gráficos do Atari 2600, aquele fantástico "chão 3D" era coisa do outro mundo, uma maravilha da tecnologia.
:klove



De certa forma, considero que os videogames eram capazes de apresentar resultados do efeito parallax, seja lá com qual tipo de método ou gambiarra (ou qual termo técnico deveria explicar o processo). Conta o resultado na tela e isso aconteceu em alguns jogos. Programadores conseguiram fazer parecer que havia vários planos.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Por coincidência, minha primeira experiência com videogames 8 bits foi justamente com parallax. Num Master System alugado (é tinha disso, alugava por dia), jogando o Black Belt. Acostumado com gráficos do Atari 2600, aquele fantástico "chão 3D" era coisa do outro mundo, uma maravilha da tecnologia.
:klove

De certa forma, considero que os videogames eram capazes de apresentar resultados do efeito parallax, seja lá com qual tipo de método ou gambiarra (ou qual termo técnico deveria explicar o processo). Conta o resultado na tela e isso aconteceu em alguns jogos. Programadores conseguiram fazer parecer que havia vários planos.

Mesmo efeito do chão do Street Fighter 2 num jogo de 1986, fantástico!
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
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Uma curiosidade bizarra: no Ninja Gaiden Trilogy do SNES, o parallax do Ninja Gaiden 3 foi retirado.

Na época eu não acreditava em tamanha cagada...hoje já superei, mas que ficou feio, ficou.
 

carloshfc

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Uma curiosidade bizarra: no Ninja Gaiden Trilogy do SNES, o parallax do Ninja Gaiden 3 foi retirado.

Na época eu não acreditava em tamanha cagada...hoje já superei, mas que ficou feio, ficou.
Essa versão do SNES é toda cagada, infelizmente. A única coisa que a valoriza é o fato de ser rara: foram feitas poucas cópias do jogo.

Adoro o efeito nesse jogo de NES:
Crisis Force
 

Macbee

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Acho que no caso do Ninja é parallax sim, tem até a camada da frente do plano de jogo, talvez o @Macbee tenha algo a nos dizer.
Desculpe trazer más notícias, mas o NES nunca fez parallax em seus jogos (o Nintendo só tem uma camada de cenários).

Ele cria umas ilusões convincentes (fazendo partes do fundo se moverem em velocidades diferentes ou tocando animações como no quote do meu post mais acima) mas é tudo truque. Parallax MESMO, com uma imagem passando por trás da outra, não tem como fazer.
 

Ryo_Sakazaki

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NES é demais!!
Legal a parte do vídeo mostrando o cenário do trem de VICE Project Doom ou GUNDEC. Jogão!!
 

carloshfc

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Desculpe trazer más notícias, mas o NES nunca fez parallax em seus jogos (o Nintendo só tem uma camada de cenários).

Ele cria umas ilusões convincentes (fazendo partes do fundo se moverem em velocidades diferentes ou tocando animações como no quote do meu post mais acima) mas é tudo truque. Parallax MESMO, com uma imagem passando por trás da outra, não tem como fazer.
Vi a explicação e pelo que entendi, ele não faz nativamente. Mas o resultado final dos truques, para quem vê, é paralax. Tanto faz se é nativo ou emulado.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Desculpe trazer más notícias, mas o NES nunca fez parallax em seus jogos (o Nintendo só tem uma camada de cenários).

Ele cria umas ilusões convincentes (fazendo partes do fundo se moverem em velocidades diferentes ou tocando animações como no quote do meu post mais acima) mas é tudo truque. Parallax MESMO, com uma imagem passando por trás da outra, não tem como fazer.

Mas Macbee pelo pouco que sei o fato de só ter uma camada background não é impeditivo para a rolagem parallax, o PC-Engine só tem uma camada e mandava muito bem nesse quesito.

 

Macbee

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Vi a explicação e pelo que entendi, ele não faz nativamente. Mas o resultado final dos truques, para quem vê, é paralax. Tanto faz se é nativo ou emulado.
Exatamente. E, no caso, acho que você quis dizer simulado -- emulação é outra coisa.

Mas Macbee pelo pouco que sei o fato de só ter uma camada background não é impeditivo para a rolagem parallax,
Talvez não seja mesmo. Eu entendo nada do assunto (nem sei por que me chamaram pra opinar).
Parallax de verdade pra mim é composto por camadas de imagens que podem passar uma por cima da outra, tipo isso:




Sair picotando pedaços de um só cenário e rodar esses recortes em velocidades diferentes talvez até possa ser considerado Parallax oficialmente - mas eu sinceramente acredito que não seja.
 

carloshfc

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Exatamente. E, no caso, acho que você quis dizer simulado -- emulação é outra coisa.


Talvez não seja mesmo. Eu entendo nada do assunto (nem sei por que me chamaram pra opinar).
Parallax de verdade pra mim é composto por camadas de imagens que podem passar uma por cima da outra, tipo isso:




Sair picotando pedaços de um só cenário e rodar esses recortes em velocidades diferentes talvez até possa ser considerado Parallax oficialmente - mas eu sinceramente acredito que não seja.

Obrigado! É simulado mesmo!
É a mesma coisa da transparência do Mega Drive, pra mim, guardadas as devidas proporções. Não faz nativamente, mas com um jeitinho faz. Aliás, o NES é mestre nisso mesmo: ultrapassar os próprios limites. Ele não foi concebido para um monte de coisas e, no fim, olha o que ele acabou suportando fazer.

Aliás, essa tecnologia de Parallax não se popularizou justamente no NES? Se o que vc diz é mesmo verdade, para evitar ter que ficar fazendo gambiarra é que implementaram um parallax nativo nos consoles da geração seguinte, já que usavam muito isso no NES e viram que fazia sucesso.
 

PC-Crew

Supra-sumo
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Achei este vídeo do jogo Mustang Arcade, isos seria um verdadeiro parallax?

 

Macbee

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Achei este vídeo do jogo Mustang Arcade, isos seria um verdadeiro parallax?


Ao meu ver, é isso aí mesmo (dá pra ver os pedaços das camadas da frente passando pelas de trás).
Mas de novo, eu não tenho certeza de nada - só estou dando minha opinião.

No artigo sobre Parallax da Wikipedia eles citam as gambiarras do NES ("Raster Method"), então vai ver que (isso que se vê nos 8-bits) pode ser considerado parallax no fim das contas: https://en.wikipedia.org/wiki/Parallax_scrolling
 

METALMANIAC

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Ué....paralaxx scrolling não são dois planos de fundo se movendo em velocidades diferentes??? Agora fiquei confuso...
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
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Eu sempre procurei uma palavra certa para esse efeito de divisão de camadas. Mas nunca achei.
Parallax Scrolling é realmente uma camada sobrepondo outra.
Mas tem jogos de Mega Drive e NES que usam sprites ao fundo para dar ilusão, será que conta? Bom, acho que não.
Eu testei a terceira camada do SNES numa hack minha para dar mais profundidade:


A terceira camada do SNES tem a mesma limitação de cores de um NES, mas tento driblar esse problema.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Talvez não seja mesmo. Eu entendo nada do assunto (nem sei por que me chamaram pra opinar).
Parallax de verdade pra mim é composto por camadas de imagens que podem passar uma por cima da outra, tipo isso:

Sair picotando pedaços de um só cenário e rodar esses recortes em velocidades diferentes talvez até possa ser considerado Parallax oficialmente - mas eu sinceramente acredito que não seja.

Ora te chamamos pra opinar por que te amamos cara, nada melhor que pedir a opinião de um cara que criou o próprio jogo retrô na raça e criatividade.

Está havendo uma pequena confusão e realmente é difícil perceber a diferença, mas parallax scrolling é basicamente picotar uma camada background em várias tiras e fazê-las rolar em diferentes velocidades pra dar a sensação de perspectiva.

Convencionadamente o primeiro game a usar o efeito foi o Moon Patrol do Arcade/Atari e era basicamente um jogo de apenas uma camada background como o NES também era.

Moon Patrol (ムーンパトロール Mūn Patorōru?) is an arcade game by Irem released in 1982. It was licensed to Williams for distribution in North America.[1] Moon Patrol is an early side-scrolling shooter and is widely credited for the introduction of parallax scrolling in side-scrolling video games.[2] One source argues that the graphics in the 1981 game Defender would count,[3] and Taito's Jungle Hunt side-scroller, released the same year as Moon Patrol, also features parallax scrolling.



Agora em plataformas mais avançadas como Super Nes e Mega Drive, geralmente temos jogos com 2 ou mais backgrounds, permitindo que exista total sobreposição das camadas rolando a velocidades diferentes, como no seu vídeo do Mario em que a segunda camada se sobrepõe a terceira mas repare que aos 20 segundos segunda camada é desativada, restando apenas a primeira camada onde o Mario está e a terceira camada que está dividida em várias tiras que se movem em velocidades diferentes vulgo parallax scrolling.
 

Macbee

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Ora te chamamos pra opinar por que te amamos cara, nada melhor que pedir a opinião de um cara que criou o próprio jogo retrô na raça e criatividade.
Hehe, tá bão então, obrigado. É que esse assunto realmente não é meu departamento.

Está havendo uma pequena confusão e realmente é difícil perceber a diferença, mas parallax scrolling é basicamente picotar uma camada background em várias tiras e fazê-las rolar em diferentes velocidades pra dar a sensação de perspectiva.
Desculpe, mas não. Isso que você descreveu é o que o NES faz (e que talvez até possa ser considerado Parallax scrolling também). Mas a definição formal de Parallax é uma camada passando por cima da outra em velocidades diferentes.

Convencionadamente o primeiro game a usar o efeito foi o Moon Patrol do Arcade/Atari e era basicamente um jogo de apenas uma camada background como o NES também era.
Cara, reveja o vídeo que você postou. É evidente que o jogo tem pelo menos três camadas, que se sobrepõem loucamente.
Lá pelos 5 minutos até scroll vertical aparece.
 
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