É a informação que recebi de quem trabalha lá. Vendem carros sem margem e ganham nas revisões. Mesmo modelo de negócios de empresas que vendem impressora e ganham dinheiro vendendo a tinta depois, ou então empresas que vendem o barbeador e depois ganham dinheiro com o refil das lâminas, é um modelo de negócios bem comum então nada de absurdo ou inventado aí.
Então não estou entrando no mérito das qualidades da peças, mas sim como funciona o modelo de negócios deles.
Eu não tenho nenhuma fonte pra te confrontar, mas se vc for ver uma concessionaria o maior investimento é a venda de novos, o setor de peças e serviços é um lixo, se realmente isso que da lucro então eles estão fazendo alguma m****, pq as pessoas(nem todas) fazem só as revisões da garantia e depois f**a-se, fora que hj tem um monte de plano de recompra de carro, com entrada, parcelas e no final vc dar o carro pra comprar outro, então esses modelos estão totalmente equivocados, como eu exemplifiquei antes eu comprei filtro de ar pro meu carro e paguei na faixa de 50tao na CSS, na auto peças é na faixa de 30ao, a original é feita na Europa, vem pro Brasil, paga uma porrada de imposto por vir de fora, é a montadora que importa e distribui, o material é de primeira e custa 20tao a mais que o nacional? Então nacional deve ter 1000% de lucro.
Minha opinião a respeito do assunto das peças originais versus paralelas é a seguinte. Sim, normalmente as originais são melhores, mais duráveis e bem acabadas, mas acho que a grande questão é o custo benefício. Um exemplo que dou do meu Honda Fit é a manopla de câmbio e coifa estava bem gasta e a coifa rasgada, imagino que ainda eram originais. Cotei na concessionária e ia sair mais de 200 reais pra comprar o kit. Fui no mercado livre e comprei um kit por 50 reais, instalei e ficou perfeito, quem não sabe não tem como dizer que é paralelo ou não. Pode até ser que ela estrague mais rápido que a original, mas só o que eu economizei ainda daria pra comprar pelo menos mais 2 vezes o kit.
Citando de exemplo os discos e pastilhas do Cruze aqui citados. Como se prova que o kit paralelo não vai ser tão bom quanto o original? Vamos supor que o kit original dure 60000 Km e o paralelo 50000. Seria necessário trocar novamente o original com 120000 e o paralelo aos 110000. Só com o que foi economizado no primeiro paralelo ainda dá pra fazer a troca aos 110 e outra aos 160, indo até 210000. Eu iria no paralelo sem dúvidas se fosse o caso.
Sobre o exemplo filtro de óleo, ok, o paralelo tem rebarbas, mas no que elas impactam? O que importa na real é o elemento filtrante interno e a vazão que o filtro proporciona. Dou de exemplo este vídeo:
Pra mim no vídeo está comprovado que o Fram é muito superior ao original da Nissan e eu iria também sem dúvidas no paralelo.
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cara, peças de acabamento eu tbm coloquei paralela, quebrou aquele plastico do duto de ventilação e coloquei o paralelo, mas a qualidade é nitidamente inferior a original, tem rebarbas grosseiras, mas por mim tbm azar, é só estetica.
na questão do freio, o freio original é muito superior, como eu disse aqui eu comprei o disco paralelo pq o original tava muito caro, mas ele ja veio de fabrica com uma empenação de 0,4, no original isso nunca vai acontecer, o material é mais nobre(por isso ele é mais caro), como falei aqui, a pastilha original do meu clio que é um carro popular vem com teflon atras pra não trepidar e fazer barulho, ele não faz ruido quando freia, altera a potencia de frenagem, altera tudo, o cara que te vende o paralelo ele não tem a fabrica fazendo controle de qualidade, ele te vende e se der problema azar o teu, a fabrica te da garantia, ela da garantia do carro novo de 3 anos, são as mesmas peças que voce compra na concessionaria, uma correia dentada dura 80 mil km no minimo, pq essa é a programação de fabrica pra troca, se vc fez a manutenção na CSS e rompeu sua correia antes disso a fabrica vai se foder e te pagar um motor novo, vc fez a manutenção e eles tem que te garantir isso, aconteceu com a VW alguns anos atras, o gol ia pro pal o motor, o que a VW fez? trocou o motor, fez recall do motor, um amigo meu tinha um gol 2009 e a fabrica trocou o motor do carro dele, se fosse peça de mercado paralelo?
Eu não consigo ver esse video agora, depois vejo, mas a principal diferença do filtro original e do paralelo é que o original nao deixa o oleo voltar quando vc desliga o carro e o paralelo sim.
Vocês acham mesmo que a GM vai perder tempo fabricando coisas como filtro de óleo ou filtro de ar? Ela compra OEM tipo Mahle e remarca.
O próprio óleo se você for ver no manual fala em "óleo sintético ORIGINAL GM Dexos 2", e quando você vai na CSS estão colocando Acdelco 5W-30 SM (ainda colocam um inferior), só que na CSS cobram R$36 o litro, e na distribuidora eu compro R$21.
Mas peça específicas do modelo de carro, realmente original só na CSS, até farol original só se for na concessionária, mas peça de manutenção dá para encontrar uma equivalente ou superior mais barato que na CSS, se der mole você está comprando a mesma peça sem saber, só que com outra marca por causa do OEM que eu citei.
parceiro, a montadora nao fabrica mesmo, eles contratam uma empresa pra fabricar e inclusive fornecem o maquinario, mas essa empresa tem exclusividade de vender apenas pra fabrica que distribui pra concessionaria, toda a propriedade intelectual é da fabrica, uma bosch da vida é apenas licensiada pra fabricar e vender exclusivamente pra montadora.
O oleo em particular existe homologação, por exemplo eu tenho um clio 1.0 16v, o oleo do motor dele é o 10w40 semi sintetico que atenda as normas da Renault RN 0700, por exemplo o vendido na concessionaria é o da ELF e o da Motrio(que é fabricado pela petrobras se nao me engano), o da ELF é fabricado pela TOTAL(a total é dona da ELF), o oleo original fabricado pela TOTAL 10w40 que voce compra na auto peças NÃO contempla a norma RN 0700, isso vem claro no rotulo do oleo, existem oleos vendidos na auto peças que contemplam, por exemplo o Shell helix HX7, tem um da Motul e um da Castrol que eu lembro de cabeça, vem claramente escrito na embalagem, atende a normas da Renault tal e tal(se nao me falha a memoria RN 0700 e 0710), então vc pega o teu carro no manual dele vai ter o oleo e a norma de fabrica, dai vc procura qual marca atende aquela homologação, como eu disse no meu caso, nao é qualquer 10w40 semi que atenda a norma da renault.
Como assim lenda cara! que conversa doida é essa!
Veja bem mês passado tive que trocar o farol do cruze, troquei via seguro.
Quem faz o farol de reposição do cruze é a valeo (empresa homologada pela gm) liguei na gm para confirmar isso, pois notei algumas minimas diferenças para a peça original de fabrica.
sim parceiro, como eu disse, a empresa tem contrato com a montadora, a valeo não pode fornecer no mercado paralelo a peça com o molde e material de fabrica, senão é quebra de contrato, por isso voce viu que tem diferenças, o molde não é o mesmo e nem o material, vc acha que a fabrica vai lá e gasta milhões no projeto de um carro e dai da o molde de mão beijada pra valeo fazer e vender por menos na auto-peças? e a css que tem contrato de exclusividade com a fabrica fica ali de boa vendo o seu lucro ir pro ralo, isso não existe cara, quem que faz isso? é só pensar um pouco.