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Paulo Freire: Google celebra aniversário de 100 anos do filosofo brasileiro

Bill Kamp

Bam-bam-bam
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P.S.: Paulo Freire comunista?


"O que o capitalismo tem de bom é apenas a moldura democrática. Um dos maiores erros históricos das esquerdas que se fanatizaram foi antagonizar socialismo e democracia."
Tá mais pra esquerda moderado. Não seria a favor de Cuba pelo que dizia.

"O erro, na verdade, não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele."
Ah como Paulo Freire iria odiar a polarização que a gente vive.

Honestamente, Petistas podem adorar Paulo Freire, mas não acredito que ele iria adorar os Petistas não.
 

NÃOMEQUESTIONE

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Ué youtube derrubou o vídeo do Ancapsu proferindo "elogios" a esse santo da zurração nacional, porque os esquerdistas do google ficam de cu ardidinho quando falam do seu deus???:ksafado Quem é realmente foda tá pouco se cagando pra críticas.
1632104509834-png.168799



Masssssss não tem pobrema eu boto o link do vídeo no Odysee :obrigue
 

BESS4

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Um dia quem sabe teu espelho te mostre que apesar de achar, tu não é essa pessoa assim superior à todos.

Como toda boa estatística que regula as pontas de seus desvios padrões, estamos juntos nesse mediano, o qual tu se recusa a se incluir, com seu pensamento superior.
"Como toda boa estatística que regula as pontas de seus desvios padrões, estamos juntos nesse mediano, o qual tu se recusa a se incluir, com seu pensamento superior."


Temos um pensador contemporâneo! :kkk
 


Bill Kamp

Bam-bam-bam
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"Como toda boa estatística que regula as pontas de seus desvios padrões, estamos juntos nesse mediano, o qual tu se recusa a se incluir, com seu pensamento superior."


Temos um pensador contemporâneo! :kkk
Acho que errei.

Supus sua compreensão do mínimo.

Mas parece tender mais para o desvio padrão, porém não do lado otimista.
 

Gattuso

Lenda da internet
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é mais ou menos isso ae...
vc pode ta errado, mas tem que encher o saco que ta certo.
E se vc duvidar do que escrevi só confirma o que Paul no Freire pregava. Se concordar tb :ktriste2
fc785f59-892c-4ee5-8ee2-b9c92d7e1eff.jpg
Tipo, você tem trechos contextualizados em que ele defende coisas assim?





Fiquei até curioso e procurei coisas nas obras dele nesse sentido, mas não achei


Eu até achei uns trechos meio reaças


"É como profissionais idôneos – na competência que se organiza politicamente está talvez a maior força dos educadores – que eles e elas devem ver-se a si mesmos e a si mesmas. É nesse sentido que os órgãos de classe deveriam priorizar o empenho de formação permanente dos quadros do magistério como tarefa altamente política e repensar a eficácia das greves. A questão que se coloca, obviamente, não é parar de lutar, mas reconhecendo-se que a luta é uma categoria histórica, reinventar a forma também histórica de lutar."


"O professor que não leve a sério sua formação, que não estude, que não
se esforce para estar à altura de sua tarefa não tem força moral para
coordenar as atividades de sua classe. Isso não significa, porém, que
a opção e a prática democrática do professor ou da professora sejam
determinadas por sua competência científica. Há professores e professoras cientificamente preparados mas autoritários a toda prova. O que
quero dizer é que a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor "


__


Esse negócio de inserir o conhecimento no contexto de quem está sendo educado, talvez seja aquela crítica que o feynman fez ao ensino brasileiro:


"Descobri um fenômeno muito estranho: eu podia fazer uma pergunta e os alunos respondiam imediatamente. Mas se fizesse a pergunta de novo - o mesmo assunto e a mesma pergunta, pelo que eu sei -, eles simplesmente não conseguiam responder! Por exemplo, uma vez eu estava falando sobre luz polarizada e dei a eles alguns filmes polaroides. O polaroide só deixa passar a luz cujo vetor de campo elétrico esteja em uma determinada direção; então expliquei como se pode dizer em qual direção a luz está polarizada, observando se o polaroide está escuro ou claro.

Primeiro pegamos duas tiras de polaroide e as giramos até que elas deixassem passar a maior parte da luz. Podíamos, então, dizer que as duas fitas estavam deixando passar a luz polarizada na mesma direção - o que passou por uma tira de polaroide também poderia passar pela outra. Mas, então, perguntei como se poderia dizer a direção absoluta da polarização a partir de um único polaroide.

Eles não faziam a menor ideia.

Eu sabia que isto exigia um pouco de engenhosidade; então dei uma pista:

"Olhe a luz refletida da baía lá fora." Ninguém respondeu nada.

Então eu prossegui: "Vocês já ouviram falar no ângulo de Brewster?"

- Sim, senhor! O ângulo de Brewster é o ângulo para o qual a luz refletida por um meio que tem um índice de refração é completamente polarizada.

- E em que direção a luz fica polarizada quando é refletida?

-A luz fica polarizada perpendicularmente ao plano de reflexão, senhor. - Mesmo hoje em dia, tenho de pensar; eles sabiam responder na hora! Eles sabiam até que a tangente do ângulo era igual ao índice de refração!

Eu disse "Bem?"

Nada ainda. Eles simplesmente haviam me dito que a luz refletida por um meio com um índice de refração, tal como a baía lá fora, era polarizada: eles haviam me dito até em qual direção ela estava polarizada.

Eu disse: "Olhem a baía lá fora, pelo polaroide. Agora girem o polaroide."

- Ah! Está polarizada! - eles disseram.

Depois de muita investigação, finalmente descobri que os estudantes tinham decorado tudo, mas não sabiam o que queria dizer. Quando ouviram "luz que é refletida por um meio com um índice de refração", não sabiam que isso significava um material como a água. Eles não sabiam que "a direção da luz" é a direção na qual você vê alguma coisa quando está olhando, e assim por diante. Tudo estava totalmente decorado, mas nada havia sido traduzido em palavras que fizessem sentido. Assim, se eu perguntasse o que é o ângulo de Brewster, eu estava entrando no computador com a senha correta. Mas se digo "Observe a água", nada acontece - eles não têm nada que responda ao comando "observe a água".

[...]

"Descobri mais uma coisa", continuei. "Ao folhear o livro aleatoriamente e ler uma sentença de uma página, posso mostrar qual é o problema, isto é, que não há ciência, mas sim memorização, em todos os casos. Portanto, tenho coragem o bastante para folhear as páginas agora na frente deste público, colocar meu dedo em uma página, ler e provar para os senhores."

Fiz isso. Brrrrrrrup - coloquei meu dedo em uma página e comecei a ler:

"Triboluminescência. Triboluminescência é a luz emitida quando os cristais são friccionados ..."

Digo: "E aí, você fez ciência? Não! Apenas foi dito o que uma palavra significa em termos de outras palavras. Não foi dito nada sobre a natureza, quais os cristais que produzem luz quando você os fricciona, por que eles produzem luz. Alguém viu algum estudante ir para casa e verificar isto experimentalmente? Ele não pode."

"Mas, se em vez disso, estivesse escrito: 'Quando você pega um torrão de açúcar e o pressiona com um alicate no escuro, pode-se ver um clarão azulado. Alguns outros cristais também fazem isso. Ninguém sabe o motivo. O fenômeno é chamado triboluminescência.' Aí alguém vai para casa e tenta. Nesse caso, há uma experiência científica." Usei aquele exemplo para chamar a atenção deles, mas não faria qualquer diferença em que página eu pusesse meu dedo; o livro era desse jeito em quase todas as páginas.

Por fim, disse que não conseguia entender como alguém podia ser educado neste sistema autopropagante, no qual as pessoas passam nas provas e ensinam os outros a passar nas provas, mas ninguém sabe nada.



___


Já freire às vezes diz coisas em sentido semelhante:


"O educador faz “depósitos” de conteúdos que devem ser arquivados pelos
educandos. Desta maneira a educação se torna um ato de depositar, em que
os educandos são os depositários e o educador o depositante. O educador
será tanto melhor educador quanto mais conseguir “depositar” nos educandos. Os educandos, por sua vez, serão tanto melhores educados, quanto
mais conseguirem arquivar os depósitos feitos"



__


Enfim, pode ser que ele seja ruim mesmo, só li agora trechos isolados de curiosidade. Mas não me parece ser esse bicho papão pregado. Fora que é totalmente viagem achar que um cara sozinho foi responsável pelo fracasso da educação brasileira. Mesmo se for num sentido simbólico dito isso, além de atrapalhar na busca de soluções, acho que a maior simbologia seria o descaso que o país teve com a educação por mais de 50 anos.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
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Credo.

Ok que o texto que tu citou puxa para o lado do Freire.

Mas se tu viu problemas nos ensinamentos do texto, o que me dá a entender é que tu acredita que pobre tem que ser pobre, que desigualdade é merecido para o que está em pior situação, e a situação do aluno que se foda.

Sério mesmo isso?

Se você não tivesse falado, essa linha de pensamento nem teria passado pela minha cabeça.
 

BESS4

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E só pra clarificar o lance da relação entre Enéas e Bozó: Impossível dizer como seria hj a relação dos dois, por motivos óbvios, infelizmente... porém, ambos já fizeram certas parcerias, dentro da câmara, em se tratando do trâmite de alguns projetos... até por causa da convergência de opiniões acerca de certos temas (armas, segurança pública, exploração mineral, etc.).

E em matéria de cultura, nível educacional, sucesso/reconhecimento acadêmico, discurso/retórica, etc. Enéas estava MUITO à frente.
 

Goris

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Eu trabalho na área da educação, esse diabo criou uma legião de seguidores que estão acabando com a infância das crianças, isso me deixa nervoso porque são pessoas inocentes sendo guiadas por pessoas que jamais deveriam estar lecionando, educando e criando (sim porque quando você cuida do berçário em uma creche é mais criação que educação).

Eu fico impressionado como elas tem um pensamento de baderneiras, elas não gostam de quem é da direita, dizem que quem é pobre não pode pensar em capitalismo, não olham na cara das faxineiras da escola, se eu falar que não voto na esquerda o ódio que elas tem do Bolsonaro é transferido pra mim.
Enfim, é uma coisa triste, fica um ambiente chato mas a maioria é assim.
Rapaz.
Na verdade, não aplicaram Paulo Freire, se tivessem aplicado, os alunos se formariam em 45 dias, não teríamos da primeira à nona séries!

O que você não gosta é a educação não-freiriana, de 9 anos. Ela que causa todos esses males aí.

Ainda bem que saí do ramo da educação quando tive a oportunidade. Aliás, professores Direitistas preconceituosos diziam exatamente isso que você citou antes de implantarem.

Proporcionalmente ao PIB sim, porém em números absolutos, o Brasil fica bem atrás de países desenvolvidos em investimentos em Educação. Ainda mais em Educação Básica, algo que pensei que teríamos uma sinalização de mudança com o atual governo.
Eu tive que rir.

Redfield, você não compara um país pobre com um país rico em números absolutos.

Você compara dentro do que o país pode ganhar e a métrica proporcional é a correta. Só que a gente gasta mal, investindo naqueles 10% que fazem ensino superior mais que nos outros 90% que fazem ensino médio, o erro é nossa noção de qual é o investimento certo.

Aliás, lembra do reitor cuja universidade ganhava 2 milhões para cuidar do Museu Nacional, desviou o dinheiro para uma rádio estudantil e o museu pegou fogo?

Esse é nosso erro! e, uma dica, justamente quem te "esclarece"que tem que ser em valor absoluto, é quem lida com esse dinheiro monstro e usa mal.

Aliás, o reitor foi até preso por desvio de recursos.

Professor médio americano ganha 60.000 dólares por ano, salário médio por lá, igual aqui. Porque em números absulutos, 350.000 reais que ele ganha é dinheiro para caramba, mas em termos relativos ao país, não.

Uma coisa interessante é que Analfabetos não podiam votar na década de 60.
Logo alfabetizar pessoas na década de 60 significava literalmente, multiplicar o número de pessoas que podiam votar
, mudando radicalmente o status quo eleitoral.

Na época, se 80 mil pessoas fossem alfabetizadas em Recife. Literalmente o número de votos dobraria.
E seriam em larga parte pessoas destituídas. Trabalhadores simples, etc.

Isso explica em boa parte a forte oposição a programas de alfabetização na época e a pessoas que queriam alfabetizar em massa o país.
Mudaria radicalmente a politica nacional.

Por isso existia um forte movimento pró Analfabetismo no Brasil.
Já que ao manter grupos da sociedade analfabetas.

Você as tornava invisíveis politicamente.

Sem voto, sem necessidade de se gastar dinheiro público em suas demandas. Bastava o mínimo pra evitar revoltas/distúrbios sociais e gg.
Sabe, sua análise da situação é impecável.

Suas conclusões, não tanto.

Na verdade, você me deu uma luz totalmente diferente sobre o assunto.

Noutro tópico oficial sobre Paulo Freire, eu faço piada da alfabetização de uma cidade inteira de analfabetos em 45 dias.

É meio óbvio. Se há pessoas que estudam 9 anos, há pessoas que estudam 12 anos e mesmo pessoas que estudam 16 anos e, assim mesmo, ainda são analfabetas no Brasil, que método mágico é esse que alfabetiza alguém em 45 dias?

O mundo todo deveria aplicar esse método incrível! Você não concorda?

Pois é.

É a história do Brasil desde 1822, o mundo inteiro vai numa direção, o Brasil (e, igualmente, a América Latina) vai noutra, achando que nossa direção é a que está correta.

Pois bem, voltando às suas conclusões, Paulo Freire usava seu método de alfabetização para doutrinar trabalhadores rurais, é só pegar qualquer coisa dele para ver isso.

E eu sempre associei isso a criar as bases para uma futura revolução socialista.

Mas agora, vi que é ainda mais simples.

Você acabou de explicar. Não votava quem era analfabeto. "Alfabetizar" em 45 dias 80 mil moradores de Recife, "alfabetizados" e doutrinados, seria ganhar 80.000 votos.

Numa população que, em 1960 era de 790.000 habitantes, são 10% de votos cativos, juntos a outros eternos 30 a 40%.

Era uma garantia de votos (e poder, e dinheiro) que justificaria plenamente o esforço.

Claro, o trabalhador alfabetizado com 45 dias seria um alfabetizado que escreveria o próprio nome, leria palavras como foice, martelo, rede, burguês, capitalismo, mas realmente não seria alfabetizado a ponto de entender ou contextualizar.

Enfim, sua análise é muito boa, dia conclusão é algo dúbia. Pode ser que você tenha razão, pode ser que você esteja totalmente enganado, mas o mais provável é que seja um meio termo entre nossos dois pensamentos.

Os donos do poder não se importavam com pobres alfabetizados e até poderiam não gostar da ideia pela disruptura social, assim como os aspirantes ao poder não se importarem com as pessoas, mas com seus ganhos políticos.
 
Ultima Edição:

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
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Rapaz.
Na verdade, não aplicaram Paulo Freire, se tivessem aplicado, os alunos se formariam em 45 dias, não teríamos da primeira à nona séries!

O que você não gosta é a educação não-freiriana, de 9 anos. Ela que causa todos esses males aí.

Ainda bem que saí do ramo da educação quando tive a oportunidade. Aliás, professores Direitistas preconceituosos diziam exatamente isso que você citou antes de implantarem.


Eu tive que rir.

Redfield, você não compara um país pobre com um país rico em números absolutos.

Você compara dentro do que o país pode ganhar e a métrica proporcional é a correta. Só que a gente gasta mal, investindo naqueles 10% que fazem ensino superior mais que nos outros 90% que fazem ensino médio, o erro é nossa noção de qual é o investimento certo.

Aliás, lembra do reitor cuja universidade ganhava 2 milhões para cuidar do Museu Nacional, desviou o dinheiro para uma rádio estudantil e o museu pegou fogo?

Esse é nosso erro! e, uma dica, justamente quem te "esclarece"que tem que ser em valor absoluto, é quem lida com esse dinheiro monstro e usa mal.

Aliás, o reitor foi até preso por desvio de recursos.

Professor médio americano ganha 60.000 dólares por ano, salário médio por lá, igual aqui. Porque em números absulutos, 350.000 reais que ele ganha é dinheiro para caramba, mas em termos relativos ao país, não.


Sabe, sua análise da situação é impecável.

Suas conclusões, não tanto.

Na verdade, você me deu uma luz totalmente diferente sobre o assunto.

Noutro tópico oficial sobre Paulo Freire, eu faço piada da alfabetização de uma cidade inteira de analfabetos em 45 dias.

É meio óbvio. Se há pessoas que estudam 9 anos, há pessoas que estudam 12 anos e mesmo pessoas que estudam 16 anos e, assim mesmo, ainda são analfabetas no Brasil, que método mágico é esse que alfabetiza alguém em 45 dias?

O mundo todo deveria aplicar esse método incrível! Você não concorda?

Pois é.

É a história do Brasil desde 1822, o mundo inteiro vai numa direção, o Brasil (e, igualmente, a América Latina) vai noutra, achando que nossa direção é a que está correta.

Pois bem, voltando às suas conclusões, Paulo Freire usava seu método de alfabetização para doutrinar trabalhadores rurais, é só pegar qualquer coisa dele para ver isso.

E eu sempre associei isso a criar as bases para uma futura revolução socialista.

Mas agora, vi que é ainda mais simples.

Você acabou de explicar. Não votava quem era analfabeto. "Alfabetizar" em 45 dias 80 mil moradores de Recife, "alfabetizados" e doutrinados, seria ganhar 80.000 votos.

Numa população que, em 1960 era de 790.000 habitantes, são 10% de votos cativos, juntos a outros eternos 30 a 40%.

Era uma garantia de votos (e poder, e dinheiro) que justificaria plenamente o esforço.

Claro, o trabalhador alfabetizado com 45 dias seria um alfabetizado que escreveria o próprio nome, leria palavras como foice, martelo, rede, burguês, capitalismo, mas realmente não seria alfabetizado a ponto de entender ou contextualizar.

Enfim, sua análise é muito boa, dia conclusão é algo dúbia. Pode ser que você tenha razão, pode ser que você esteja totalmente enganado, mas o mais provável é que seja um meio termo entre nossos dois pensamentos.

Os donos do poder não se importavam com pobres alfabetizados e até poderiam não gostar da ideia pela disruptura social, assim como os aspirantes ao poder não se importarem com as pessoas, mas com seus ganhos políticos.

Eu até anotei aqui na minha lista de livros e pesquisas futuras: Paulo Freire - Método de alfabetização.

Algumas opiniões dele, que eu sei que não são fake news, são tão bobas que eu não tenho interesse nele. O cara romantizava Che Guevara enquanto esse estava matando gente de toda forma, só por aí já se tem uma noção.

Mas sobre o método eu fiquei interessado, porque porra, como assim 45 dias alguém aprender a ler e interpretar (Já que a ideia era a galera analfabeta se conscientizar sobre a própria situação)? Sei lá, mto mágico para o meu gosto (mas vale pesquisar).

Pelo seu post, me parece que só se inverteu. De um lado o status quo da época interessado naquela galera ser invisível para não votar e do outro um cara usando a posição de educador para fazer uma alfabetização "para inglês ver" e poder impactar o cenário político de acordo com a ideologia dele.

Interessante seu contraponto assim como as explicações do Stezer1.
 

Túlio Veneno

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Ufa!

Minha autoestima pra semana inteira está revigorada graças a esse tópico.

Quando eu tiver me sentindo pra baixo, com síndrome de impostor e pensando que não sei de nada, volto aqui novamente pra ler e tomar minha vacina de autoestima.
 

Goris

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Eu até anotei aqui na minha lista de livros e pesquisas futuras: Paulo Freire - Método de alfabetização.

Algumas opiniões dele, que eu sei que não são fake news, são tão bobas que eu não tenho interesse nele. O cara romantizava Che Guevara enquanto esse estava matando gente de toda forma, só por aí já se tem uma noção.

Mas sobre o método eu fiquei interessado, porque porra, como assim 45 dias alguém aprender a ler e interpretar (Já que a ideia era a galera analfabeta se conscientizar sobre a própria situação)? Sei lá, mto mágico para o meu gosto (mas vale pesquisar).

Pelo seu post, me parece que só se inverteu. De um lado o status quo da época interessado naquela galera ser invisível para não votar e do outro um cara usando a posição de educador para fazer uma alfabetização "para inglês ver" e poder impactar o cenário político de acordo com a ideologia dele.

Interessante seu contraponto assim como as explicações do Stezer1.
Escrevi um textão aqui, mas como precisava de uma foto para comprovar o que eu disse, deixei pra depois e o navegador do celular apagou tudo.

Mas, bem, vamos lá.

Paulo Freire se inspirou no método Labauche de ensino. Se você não conhece o nome, ele era um educador missionário, que usava a alfabetização para catequizar filipinos.

O método dele era bem simples. A de Amor. Deus ama a todas as pessoas. E de Errado. Satanás leva as pessoas ao erro e para longe de Deus... Coisas desse nível.

Paulo Freire retirou Deus da equação e colocou o marxismo e a luta de classes no lugar.

T é de trabalho, mas os burgueses roubam o fruto do trabalho dos trabalhadores. F é de foice, que os trabalhadores usam para ceifar sua colheita, mas também é símbolo dos trabalhadores unidos contra a burguesia.

Ou seja, volto a dizer, ele doutrinava as pessoas enquanto as ensinava a ler e escrever.

E, de novo, esse método ensina as pessoas a lerem e a escreverem? Sim. Mas é um método mecanico, igual reclamam que outros métodos são.

É tipo decorar tabela de multiplicação, 11=1, 99=81. Funciona. Mas daí você dizer que quem memoriza a tabela sabe calcular, é um mundo de distância.

Infelizmente, Freire é endeusado por seu proselitismo político, não por seus resultados. De novo, se em 45 dias você alfabetiza alguém, deixa jovens estudando dos 10 aos 11 anos (muito mais que 45 dias) e economizará anos e mais anos de dinheiro.

Se nosso governo malvado que quer o pobre burro e tirar dinheiro da educação não faz isso (imagina, economizar de 8 a 15 anos de salário e gastos com educação), é porque é mais lenda que realidade.

O grande problema é que, ao contrário do que muitos pensam, Paulo Freire é aplicado ativamente no Brasil.

Ninguém pega esse método dele e aplica? Que bom, agora você pode defender Paulo Freire e dizer que a educação ser ruim não é culpa dele.

Mas... E as ideologias que ele traz? Isso é aplicado de forma costumaz em nossa educação, ninguém te diz que é Paulo Freire, mas tá lá o velhinho atrás, falando no ouvido do futuro ministro da educação, que nem lembra de Paulo Freire, mas aprendeu que essas idéias eram certas e tenta emplacar.

Aí, sim, aplica e da essa m**** toda.

"Educação não é para formar pessoas aptas à vida adulta, a serem trabalhadores escravos do capitalismo, mas pessoas com senso crítico".

Quantas vezes eu já não disse que "Senso crítico" educacional é repetir ideias e ideais de esquerda? Isso é senso crítico.

Aí, Carlos Marques aparece falando que latinos são uma raça inferior. "Tem que entender que na época dele era normal". Carlos Marques falava de opressão do patrão sobre o trabalhador enquanto fazia sexo com sua empregada doméstica e, quando ela engravidou dele, mandou ela embora e não assumiu o filho. "Tem que entender que na época dele era normal". Monteiro Lobato, um dos autores menos racistas que conheço, colocou que Dona Anastácia era negra analfabeta e ignorante. "Racista imundo, temos que cancelar!".

Esse é o senso crítico dessa galera.

De novo, na outros tópicos é bem mais desenvolvido esse raciocínio.
 
Ultima Edição:

Setzer1

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Pergunta honesta e não sei se fizeram aqui no topico: Qual pais de primeiro mundo que os "ensinamentos" de Paulo Freire foram implementados e que trouxeram resultados positivos para a população?

A matéria inteira ta abaixo, tirei os trechos específicos a sua pergunta.

https://www.dw.com/pt-br/método-paulo-freire-é-utilizado-para-integração-de-refugiados-na-alemanha/a-48484879

"
Em Berlim, o Instituto Paulo Freire utiliza, desde 2012, a metodologia do educador brasileiro em um projeto para a integração e ensino da língua alemã para imigrantes no bairro de Moabit. O programa é financiado com recursos do governo alemão.

Uma vez por semana, durante as aulas, crianças de oito a 12 anos de idade de duas escolas realizam atividades durante as quais podem conversar sobre suas experiências e sentimentos.

"No dia a dia da sala de aula, o professor está preocupado em passar os conteúdos formais. Mas, nesse encontro semanal, são propostas atividades multidisciplinares, quando cada aluno pode falar de sua experiência, como era a vida no país natal, como está sendo a vida aqui e ocorre uma troca de ideias, de ensinamentos. Os imigrantes se sentem acolhidos, e as crianças alemãs passam a entender melhor a realidade dos colegas", diz Gladys Ayllón, doutora em Educação pela Universidade Livre de Berlim, professora da Universidade Católica no Peru e integrante do Instituto Paulo Freire desde 2014.

Ayllón esclarece que não se trata apenas de aprender o idioma alemão, mas de entender a sociedade e aprender a ser crítico e que outra parte fundamental do projeto são as famílias dos alunos.

"Em três meses, as crianças já estão falando alemão. Com os pais, o aprendizado é mais lento. As famílias precisam se sentir acolhidas, entender como funciona o sistema alemão", explica.

A cada cerca de 15 dias, ocorrem encontros para que os pais também possam compartilhar seus sentimentos e anseios. "Somente quando eles se sentirem confortáveis é que vai ocorrer a integração de fato", afirma Ayllón.

A terceira frente do projeto é centrada nos professores, que passam por uma capacitação para conhecer ferramentas para conduzir esses encontros.

Outro exemplo do uso dos métodos de Freire na Alemanha atual é na comunicação com pessoas com Alzheimer. Frequentemente, quem cuida de pacientes com a doença têm muitas frustrações, pois não observa avanços no quadro.

"Hoje, alguns institutos de formação já ensinam esses profissionais a ver a situação a partir da realidade do paciente. Se ele se comunica pelo olhar, deve-se tentar corresponder a isso, reagir a isso. Não ter tantas teorias, mas focar a prática, a comunicação entre profissional e paciente", comenta Gerhardt.

A utilização das ideias de Freire na vida prática alemã não é novidade. No começo da década de 1990, após a reunificação do país, jardins de infância das regiões de Berlim e da antiga Alemanha Oriental utilizaram a linha de pensamento Situationsansatz, de Jürgen Zimmer, que também se inspirou em Freire. No conceito pedagógico, situações-chave da vida do aluno são abordadas e transformadas em objeto de aprendizado.

"O método foi utilizado para reintegrar as crianças, principalmente as da antiga Alemanha Oriental, onde tinha reinado antes a educação em prol da personalidade socialista. Percebeu-se que era necessário observar mais o contexto de onde elas vinham, o estudo da realidade delas, para saber como ensiná-las", pontua Gerhardt.
"

"
Na Alemanha, o método Paulo Freire também é usado atualmente na integração de refugiados ao país, na orientação de pessoas que trabalham com pacientes com Alzheimer e serviu de inspiração para um modelo de aprendizagem empregado em jardins de infância.

Há, ainda, uma escola primária, na cidade de Parchim, e uma escola profissionalizante em Berlim, que levam o nome do educador brasileiro. E em novembro do passado, o Congresso Paulo Freire reuniu pesquisadores na Universidade de Hamburgo.

"A influência de Paulo Freire na Alemanha é muito grande. Ele é visto como um dos grandes nomes da pedagogia, ao lado de Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau, Rudolf Steiner e Maria Montessori. Ainda hoje os livros dele são muito usados em universidades, há inúmeros trabalhos universitários que utilizam as obras dele", afirma o professor Heinz-Peter Gerhardt, doutor em Educação pela Universidade de Frankfurt e professor visitante da Universidade Católica de Macao, na China.
"
 

ryutorrent

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A matéria inteira ta abaixo, tirei os trechos específicos a sua pergunta.

https://www.dw.com/pt-br/método-paulo-freire-é-utilizado-para-integração-de-refugiados-na-alemanha/a-48484879

"
Em Berlim, o Instituto Paulo Freire utiliza, desde 2012, a metodologia do educador brasileiro em um projeto para a integração e ensino da língua alemã para imigrantes no bairro de Moabit. O programa é financiado com recursos do governo alemão.

Uma vez por semana, durante as aulas, crianças de oito a 12 anos de idade de duas escolas realizam atividades durante as quais podem conversar sobre suas experiências e sentimentos.

"No dia a dia da sala de aula, o professor está preocupado em passar os conteúdos formais. Mas, nesse encontro semanal, são propostas atividades multidisciplinares, quando cada aluno pode falar de sua experiência, como era a vida no país natal, como está sendo a vida aqui e ocorre uma troca de ideias, de ensinamentos. Os imigrantes se sentem acolhidos, e as crianças alemãs passam a entender melhor a realidade dos colegas", diz Gladys Ayllón, doutora em Educação pela Universidade Livre de Berlim, professora da Universidade Católica no Peru e integrante do Instituto Paulo Freire desde 2014.

Ayllón esclarece que não se trata apenas de aprender o idioma alemão, mas de entender a sociedade e aprender a ser crítico e que outra parte fundamental do projeto são as famílias dos alunos.

"Em três meses, as crianças já estão falando alemão. Com os pais, o aprendizado é mais lento. As famílias precisam se sentir acolhidas, entender como funciona o sistema alemão", explica.

A cada cerca de 15 dias, ocorrem encontros para que os pais também possam compartilhar seus sentimentos e anseios. "Somente quando eles se sentirem confortáveis é que vai ocorrer a integração de fato", afirma Ayllón.

A terceira frente do projeto é centrada nos professores, que passam por uma capacitação para conhecer ferramentas para conduzir esses encontros.

Outro exemplo do uso dos métodos de Freire na Alemanha atual é na comunicação com pessoas com Alzheimer. Frequentemente, quem cuida de pacientes com a doença têm muitas frustrações, pois não observa avanços no quadro.

"Hoje, alguns institutos de formação já ensinam esses profissionais a ver a situação a partir da realidade do paciente. Se ele se comunica pelo olhar, deve-se tentar corresponder a isso, reagir a isso. Não ter tantas teorias, mas focar a prática, a comunicação entre profissional e paciente", comenta Gerhardt.

A utilização das ideias de Freire na vida prática alemã não é novidade. No começo da década de 1990, após a reunificação do país, jardins de infância das regiões de Berlim e da antiga Alemanha Oriental utilizaram a linha de pensamento Situationsansatz, de Jürgen Zimmer, que também se inspirou em Freire. No conceito pedagógico, situações-chave da vida do aluno são abordadas e transformadas em objeto de aprendizado.

"O método foi utilizado para reintegrar as crianças, principalmente as da antiga Alemanha Oriental, onde tinha reinado antes a educação em prol da personalidade socialista. Percebeu-se que era necessário observar mais o contexto de onde elas vinham, o estudo da realidade delas, para saber como ensiná-las", pontua Gerhardt.
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Na Alemanha, o método Paulo Freire também é usado atualmente na integração de refugiados ao país, na orientação de pessoas que trabalham com pacientes com Alzheimer e serviu de inspiração para um modelo de aprendizagem empregado em jardins de infância.

Há, ainda, uma escola primária, na cidade de Parchim, e uma escola profissionalizante em Berlim, que levam o nome do educador brasileiro. E em novembro do passado, o Congresso Paulo Freire reuniu pesquisadores na Universidade de Hamburgo.

"A influência de Paulo Freire na Alemanha é muito grande. Ele é visto como um dos grandes nomes da pedagogia, ao lado de Immanuel Kant, Jean-Jacques Rousseau, Rudolf Steiner e Maria Montessori. Ainda hoje os livros dele são muito usados em universidades, há inúmeros trabalhos universitários que utilizam as obras dele", afirma o professor Heinz-Peter Gerhardt, doutor em Educação pela Universidade de Frankfurt e professor visitante da Universidade Católica de Macao, na China.
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Marquei no seu post as pessoas aonde a "doutrina" do Paulo Freire é utilizada e vou reformular minha pergunta original

Qual pais de primeiro mundo que os "ensinamentos" de Paulo Freire foram implementados em todo o curriculo escolar e que trouxeram resultados positivos para a população?

Uma coisa é você mostrar casos específicos de como a "doutrina" foi aplicada outra coisa é moldar todo o ensino de um pais nessa "doutrina", coisa que acontece aqui no BR.

OBS: Universidades não entram, por enquanto, no meu questionamento pois nesse estágio as pessoas tem o direito de escolher qual caminho acadêmico seguir e quais assuntos vão ter acesso.
 

Ronin Ogun

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Não sei quase nada sobre esse tiozinho. O que sei que é que escolas particulares e muitas universidades gringas adotam ou idolatram seu trabalho.
Acho que mais respeitado do que o Olavão ele deve ser, mas obviamente perde em criatividade.
 

Setzer1

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Qual pais de primeiro mundo que os "ensinamentos" de Paulo Freire foram implementados em todo o curriculo escolar e que trouxeram resultados positivos para a população?

Uma coisa é você mostrar casos específicos de como a "doutrina" foi aplicada outra coisa é moldar todo o ensino de um pais nessa "doutrina", coisa que acontece aqui no BR.

Vc vai ter que procurar um pedagogo que esteja interessado primeiro em te mostrar onde começa e acaba freire na pedagogia brasileira.
E que esteja +interessado ainda em pesquisar a pedagogia de 1 país especifico do exterior e comparar os 2.

isso vai bem além de uma resposta de forum.
 

ryutorrent

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Vc vai ter que procurar um pedagogo que esteja interessado primeiro em te mostrar onde começa e acaba freire na pedagogia brasileira.
E que esteja +interessado ainda em pesquisar a pedagogia de 1 país especifico do exterior e comparar os 2.

isso vai bem além de uma simples resposta de forum.

Concordo.

Com base nisso te digo: A parte que ele, e sua "pedagogia", destruíram o ensino BR é fácil de ver. Basta você ir a alguma escola publica BR afora e ver como as crianças estão sendo formadas ou pegar qualquer pessoa formada nessas escolas o nível acadêmico delas.

Em sua grande maioria, não é um nível alto.

A parte boa, se ela existe, realmente precisamos de um pedagogo isento para nos fornecer esse dado.
 

Setzer1

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Com base nisso te digo: A parte que ele, e sua "pedagogia", destruíram o ensino BR é fácil de ver. Basta você ir a alguma escola publica BR afora e ver como as crianças estão sendo formadas ou pegar qualquer pessoa formada nessas escolas o nível acadêmico delas.

pra mim vc ta é fazendo uma mistureba danada e querendo achar um bode expiatório pra dizer que ele é o culpado por tudo de ruim que existe na educação brasileira.

E nem estou entrando no ponto se o que ele ensina é bom ou ruim.
Estou falando nas milhões de pessoas que trabalharam na área desde a década de 70 até hoje.
 

ryutorrent

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pra mim vc ta é fazendo uma mistureba danada e querendo achar um bode expiatório pra dizer que ele é o culpado por tudo de ruim que existe na educação brasileira.

E nem estou entrando no ponto se o que ele ensina é bom ou ruim.
Estou falando nas milhões de pessoas que trabalharam na área desde a década de 70 até hoje.

Cara, sem mistureba.

É bem básico: O ensino BR, pelo menos nas escolas publicas, é pautado pelos ensinamentos de Paulo Freire com pitadas de Darcy Ribeiro.

Se as pessoas que saem dessas instituições, em sua grande maioria, não tem uma formação acadêmica boa das duas uma: Ou todos os profissionais educadores que tiveram essas pessoas nas mãos eram péssimos educadores ou o método de ensino implementado não é bom.

Estatisticamente falando eu não creio que a maioria dos professores sejam ruins portanto levo a crer que a segunda possibilidade é verdadeira.

Não estou buscando bode expiatório para nada, apenas estou aqui tentando buscar aonde a "pedagogia" do Paulo Freire é tão revolucionaria assim para ele receber, dos seus pares, o titulo de patrono da educação BR.

Se ele e suas ideias são tão revolucionarias, porque essas não foram implementadas em massa no ensino mundial?
 

PicaPauBiruta

Bam-bam-bam
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Ué youtube derrubou o vídeo do Ancapsu proferindo "elogios" a esse santo da zurração nacional, porque os esquerdistas do google ficam de cu ardidinho quando falam do seu deus???:ksafado Quem é realmente foda tá pouco se cagando pra críticas.
1632104509834-png.168799



Masssssss não tem pobrema eu boto o link do vídeo no Odysee :obrigue

caramba, o chorume da esquerda foi tamanho que derrubaram até o vídeo de críticas desse lixo inútil , isso mostra o quão o "método freireano" de críticas funciona, se falar bem da esquerda é "pensador" "intelectual" e "um exemplo" , agora se falar mal , aí é censura na cara dura :facepalm:facepalm:facepalm
 

yage

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Ué youtube derrubou o vídeo do Ancapsu proferindo "elogios" a esse santo da zurração nacional, porque os esquerdistas do google ficam de cu ardidinho quando falam do seu deus???:ksafado Quem é realmente foda tá pouco se cagando pra críticas.
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Masssssss não tem pobrema eu boto o link do vídeo no Odysee :obrigue


Discurso de ódio. :kkk
Única coisa que o youtube fez foi fazer outras pessoas conhecerem outras plataformas de streaming.
 
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