O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Paulo Freire News]Vagabundos da educação podem convocar greve nacional em Agosto

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
A deliberação foi feita durante o 64º Conad do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).
Por Click PB
16/07/2019 às 10h23
professores-em-greve-fortaleza.jpeg

A deliberação foi feita durante o 64º Conad do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Profissionais da Educação aprovaram manifesto de alerta em defesa da educação pública e gratuita e convocaram nova greve nacional para o dia 13 de agosto. A deliberação foi feita durante o 64º Conad do ANDES-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior).

Segundo “o documento intitulado Financiamento da Educação Superior no Brasil – Impasses e Perspectivas, produzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Consultoria Legislativa da Câmara Federal)”, o Programa poderá promover profundos ataques à universidade pública, ferindo sua autonomia e impondo a privatização das instituições de ensino.

MANIFESTO DE ALERTA EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E GRATUITO

Dirigimo-nos à categoria docente, à comunidade acadêmica, aos dirigentes das Instituições Públicas de Ensino e à sociedade brasileira neste momento de grave ataque à educação pública e gratuita.
No âmbito do 64º CONAD do ANDES-SN, realizado em Brasília, os docentes tomaram conhecimento do projeto de reforma da “autonomia financeira” da educação superior pública federal, elaborado pelo Ministério da Educação (Jornal Valor, 10/07/19). Esse projeto será apresentado a reitores e pró-reitores de planejamento das Universidades Federais em reunião institucional no MEC e com a exposição do Programa Ministerial no INEP durante a semana de15 a 19 de julho.

Diante das difusas informações divulgadas pela mídia, mas considerando o documento intitulado “Financiamento da Educação Superior no Brasil – Impasses e Perspectivas”, produzido pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Consultoria Legislativa da Câmara Federal), o Programa Ministerial poderá promover o mais profundo ataque à universidade pública, ferindo sua autonomia e impondo categoricamente sua privatização. O documento indica a necessidade de Emenda Constitucional para instituir cobrança de mensalidades e captação de recursos próprios como forma de financiamento das IES públicas. Esse procedimento, significaria a destruição do sistema público e gratuito de educação superior, alterando a atual condição de autarquia das IFES que deixariam de ser subordinadas ao regime jurídico de direito público, o que sinaliza a possibilidade de contratações passarem a ocorrer pelo regime celetista ou de contrato temporário.

Em uma só medida, o Governo pretende: a) pôr fim à carreira pública de servidores federais da educação, estimulando a concorrência perversa com novos ingressos pelo sistema de contratação privada, sem qualquer garantia ou estabilidade de emprego; b) consagrar a desresponsabilização do Estado com o financiamento da educação superior pública, aprofundando os cortes já iniciados, que alcançam não só a sustentabilidade da pesquisa e da assistência acadêmicas, mas também a infraestrutura dos serviços mais básicos e do funcionamento das instituições de educação; c) deter e reverter a lógica inclusiva da educação superior pública federal, que, em que pesem os muitos obstáculos recentes, têm permitido que o espaço das universidades e dos institutos federais se abra progressiva e democraticamente para a entrada de estudantes que expressam a diversidade econômica, racial, e de gênero que caracterizam nosso país.

Essas medidas, se aprovadas, devem se estender aos demais serviços públicos federais assim como à esfera dos Estados e municípios, particularmente às Instituições de Ensino em todos os níveis.
Precisamos estar atentos e preparados para o enfrentamento à altura da gravidade dos ataques anunciados, mobilizando a categoria docente e articulando a luta com todos os segmentos da comunidade universitária, dos IF e CEFET, em articulação com os mais amplos setores sociais para combatermos os ataques deste Programa Ministerial, em defesa da educação pública e gratuita.

Neste contexto, conclamamos a todos e todas para a construção da Greve Nacional da Educação em 13 de agosto e de uma Greve Geral para derrotar a política de privatização dos serviços públicos e a destruição dos direitos e conquistas da classe trabalhadora e do povo brasileiro.

As Instituições Federais de Ensino são um patrimônio da sociedade brasileira, precisamos defendê-las!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Bala de borracha, corte de ponto e demissão sumária neles!
 

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
Mas essa sempre foi a agenda desde que o Lula começou a colocar os mais pobres em faculdades particulares através de programas de fincanciamento... Isso já era dito que ia acontecer fazem anos... Se não me engano desde o começo de 2000 eu já ouvia uma história assim... Pode fazer movimento à vontade, não vai mudar nada, a agenda vai continuar o povo querendo ou não...
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.063
Reações
106.153
Pontos
1.824
Bala de borracha, corte de ponto e demissão sumária neles!




Suponho que se aconhecesse isso de fato, uma massiva maioria desses novos professores contratados (ou concursados), fariam a mesma coisa futuramente.
A esquerda praticamente dominou a educação pública/privada e universitária, não tem como discordar do Olavo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Que eu saiba o Bolsonaro já disse que vai demitir qualquer um que faça greve irregular. E uma greve agora, no contexto atual, seria irregular de qualquer forma.

Os professores tem direito à fazer greves, mas só se houver prerrogativa legal para tal, e apesar de tudo, professores em faculdades públicas federais estão recebendo seus salários em dia. Quem tá se ferrando com demissões e coisas assim são os terceirizados, mas os professores em si estão recebendo de forma regular. Logo, não existe motivo legal pra greve neste momento. Se rolar isso, é bem provável que cabeças também rolem imediatamente depois, porque não devem pegar tão leve não.
 
Ultima Edição:


Tauron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.075
Reações
28.881
Pontos
703
Comunista tem que aprender desde cedo que se não respeitar a lei, serão educados a força, e se partirem pra revolução, serão abatidos.

Aqui um bom exemplo dos professores da PMDF ensinando boas maneiras aos "dedo no cu" e as "maconhas", aconteceu hoje na frente do MEC, divirtam-se sem moderação.

Ah essa nova era...
Ps: Adorei os gritinhos de guerra :klol

 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.230
Reações
42.242
Pontos
1.003
Eu juro, podem printar, quando eu me formar e for da aula e tiver greve fútil igual essas ae em que só vao berrar lula livre, vou pegar um console, levar pra escola, bater o dedo e ficar jogando
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Bom, essa greve pode vingar mesmo porque professores, ainda mais de ensino superior, são uma classe absurdamente sindicalizada.

Torço pro Bonoro já botar o pau na mesa avisar que vai dar falta e descontar o ponto da pelegada que entrar na onda. Ele NUNCA teria o apoio deles, mesmo que cedesse em tudo o que eles exigissem.
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Bom, essa greve pode vingar mesmo porque professores, ainda mais de ensino superior, são uma classe absurdamente sindicalizada.

Torço pro Bonoro já botar o pau na mesa avisar que vai dar falta e descontar o ponto da pelegada que entrar na onda. Ele NUNCA teria o apoio deles, mesmo que cedesse em tudo o que eles exigissem.

Como eu disse, uma greve agora seria ilegal simplesmente. Não existe prerrogativa legalmente legítima para que os professores de ensino superior entrem em greve agora. É certo que desconto de pontos e demissões aconteceriam numa eventual greve agora.
 

Lord_Revan

Lenda da internet
Mensagens
65.942
Reações
130.926
Pontos
2.274
Suponho que se aconhecesse isso de fato, uma massiva maioria desses novos professores contratados (ou concursados), fariam a mesma coisa futuramente.
A esquerda praticamente dominou a educação pública/privada e universitária, não tem como discordar do Olavo.

Ai é só repetir o ciclo.
.
Bala de borracha, corte de ponto e demissão sumária neles!
.
Até FDP aprender.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.883
Pontos
2.069
Não há como ter desconto de ponto. Professor universitário federal não bate ponto.

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Tem que fazer greve contra os cortes na educação e ao péssimo ministro do MEC. Alias estão no direito de fazer greve como muitos estão no direito de protestar a favor de políticos ou de governos.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Tem que fazer greve contra os cortes na educação e ao péssimo ministro do MEC. Alias estão no direito de fazer greve como muitos estão no direito de protestar a favor de políticos ou de governos.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Para se fazer greves é necessária prerrogativa legal.

Uma greve de professores nesse momento não tem prerrogativa legal. Os salários continuam sendo pagos no prazo certo.

Logo, no presente momento, eles não tem direito de fazer greves. Estão recebendo em dia e seus benefícios enquanto concursados estão intactos.
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Para se fazer greves é necessária prerrogativa legal.

Uma greve de professores nesse momento não tem prerrogativa legal. Os salários continuam sendo pagos no prazo certo.

Logo, no presente momento, eles não tem direito de fazer greves. Estão recebendo em dia e seus benefícios enquanto concursados estão intactos.
Sim, é necessario usufruir o direito a greve conforme a lei, mas professores podem fazer greve por melhores condições de serviço (+ corte da educacao) como é o caso dos professores da educação federal. Eu lembro quando estudava na rede pública estadual quase todo ano tinha greve por melhores salarios e por melhores condições de serviço mesmo recebendo em dia.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

metalsnake

Veterano
Mensagens
151
Reações
932
Pontos
104
MANIFESTO DE ALERTA EM DEFESA DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E GRATUITO
...
Em uma só medida, o Governo pretende: a) pôr fim à carreira pública de servidores federais da educação, estimulando a concorrência perversa com novos ingressos pelo sistema de contratação privada, sem qualquer garantia ou estabilidade de emprego; b) consagrar a desresponsabilização do Estado com o financiamento da educação superior pública, aprofundando os cortes já iniciados, que alcançam não só a sustentabilidade da pesquisa e da assistência acadêmicas, mas também a infraestrutura dos serviços mais básicos e do funcionamento das instituições de educação; c) deter e reverter a lógica inclusiva da educação superior pública federal, que, em que pesem os muitos obstáculos recentes, têm permitido que o espaço das universidades e dos institutos federais se abra progressiva e democraticamente para a entrada de estudantes que expressam a diversidade econômica, racial, e de gênero que caracterizam nosso país.

Eu ri dessa parte, bem-vindo ao mundo real floquinhos de neve, professores ou mesmo qualquer profissional na área privada tem que encarar concorrência desde sempre, porque eles tem de ter tratamento diferente? Eu até entendo servidor público que é fiscal ou está em alguma posição que possa ser chantageado quanto a seu cargo, e nesse ponto a estabilidade ajudaria, mas para professores não vejo muito sentido, só faz com que muitos se acomodem na posição.

Enfim, sabemos que nessa área a esquerda ainda tem domínio forte, então vai ter muito choro e esperneio ainda, independente do que o governo fizer, mesmo que sejam políticas/diretrizes boas.
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.544
Pontos
453
Para se fazer greves é necessária prerrogativa legal.

Uma greve de professores nesse momento não tem prerrogativa legal. Os salários continuam sendo pagos no prazo certo.

Logo, no presente momento, eles não tem direito de fazer greves. Estão recebendo em dia e seus benefícios enquanto concursados estão intactos.


Não tem prerrogativa legal?
E desde quando o direito a greve deve ser exercido apenas por questão salarial?

Entendo o fato de você não concordar com essa possível paralisação, no entanto o teu argumento contra ela está equivocado.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
Na sociedade atual greves são injustificáveis...

Existem outras maneiras de protesto.

A questão da greve deve ser revista.

T+
 

100 FISTS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.922
Reações
53.704
Pontos
703
Tem que fazer greve contra os cortes na educação e ao péssimo ministro do MEC. Alias estão no direito de fazer greve como muitos estão no direito de protestar a favor de políticos ou de governos.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk


E os alunos ?

Ah esqueci, eles nao sao importantes para vc nao é mesmo ?
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Não tem prerrogativa legal?
E desde quando o direito a greve deve ser exercido apenas por questão salarial?

Entendo o fato de você não concordar com essa possível paralisação, no entanto o teu argumento contra ela está equivocado.

E qual outra razão hoje, justificaria uma greve?

"Ah, o ministro é chato, bobo, feio e fascista"

Os professores tem todo direito de achar isso, mas não é prerrogativa legal para se fazer uma greve.


Sim, é necessario usufruir o direito a greve conforme a lei, mas professores podem fazer greve por melhores condições de serviço (+ corte da educacao) como é o caso dos professores da educação federal. Eu lembro quando estudava na rede pública estadual quase todo ano tinha greve por melhores salarios e por melhores condições de serviço mesmo recebendo em dia.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Sim, mas os serviços em si não foram afetados, e os salários continuam sendo pagos.

Os cortes só afetam os terceirizados por hora, e enquanto isso não criar crises dentro das faculdades, como conta de luz não sendo paga e coisas do tipo, não vai haver prerrogativa legal pra se fazer greve desse tipo.
 

B.D. Joe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.229
Reações
17.195
Pontos
1.053
tem que fazer mesmo, pela concessão pra professores na previdência da pra ver que o presidente escuta mais os estudantes vagabundos que seus proprios eleitores que pediram a reforma do guedes sem privilegios
;)
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
tem que fazer mesmo, pela concessão pra professores na previdência da pra ver que o presidente escuta mais os estudantes vagabundos que seus proprios eleitores que pediram a reforma do guedes sem privilegios
;)

:kpensa

T+
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.599
Reações
2.544
Pontos
453
E qual outra razão hoje, justificaria uma greve?

"Ah, o ministro é chato, bobo, feio e fascista"

Os professores tem todo direito de achar isso, mas não é prerrogativa legal para se fazer uma greve.

Spike, acho que você confunde o fato de não concordar com a greve com a questão do direito em si.
Você pode ter todas as razões do mundo para repudiá-la ( e não estou questionando isso....a bem da verdade eu quero é o fim de tudo que é mamata ), porém a própria Constituição delibera sobre isso ( não fui eu que fiz a Constituição e nem estou fazendo julgamento de valor ). É apenas um fato!!
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Spike, acho que você confunde o fato de não concordar com a greve com a questão do direito em si.
Você pode ter todas as razões do mundo para repudiá-la ( e não estou questionando isso....a bem da verdade eu quero é o fim de tudo que é mamata ), porém a própria Constituição delibera sobre isso ( não fui eu que fiz a Constituição e nem estou fazendo julgamento de valor ). É apenas um fato!!

Não. Eu sei o que é precedente legal. E hoje, ele não existe. Greves não podem ser feitas "atoa", deve haver fundamentação para tal e hoje tal fundamentação não acontece.
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Comunista tem que aprender desde cedo que se não respeitar a lei, serão educados a força, e se partirem pra revolução, serão abatidos.

Aqui um bom exemplo dos professores da PMDF ensinando boas maneiras aos "dedo no cu" e as "maconhas", aconteceu hoje na frente do MEC, divirtam-se sem moderação.

Ah essa nova era...
Ps: Adorei os gritinhos de guerra :klol


"Ah, que beleza, que maravilha, isso eh magnifico, maaaaaaaeee!"
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.254
Reações
26.557
Pontos
1.549
Comunista tem que aprender desde cedo que se não respeitar a lei, serão educados a força, e se partirem pra revolução, serão abatidos.

Aqui um bom exemplo dos professores da PMDF ensinando boas maneiras aos "dedo no cu" e as "maconhas", aconteceu hoje na frente do MEC, divirtam-se sem moderação.

Ah essa nova era...
Ps: Adorei os gritinhos de guerra :klol

A verdade que esses "comunistas" são uns bostas...
muito machos quanto estão em bando, mas basta uma pressãozinha que choram

tem que dar borrachada em safado que faz baderna com a desculpa de "manifestação"
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
E qual outra razão hoje, justificaria uma greve?

"Ah, o ministro é chato, bobo, feio e fascista"

Os professores tem todo direito de achar isso, mas não é prerrogativa legal para se fazer uma greve.




Sim, mas os serviços em si não foram afetados, e os salários continuam sendo pagos.

Os cortes só afetam os terceirizados por hora, e enquanto isso não criar crises dentro das faculdades, como conta de luz não sendo paga e coisas do tipo, não vai haver prerrogativa legal pra se fazer greve desse tipo.
Vc pode fazer uma greve pedindo melhores condições de servico, os cortes diminuíram a qualidade da prestação de serviços dentro da universidades. Então, o direito a greve é plenamente justificado nesse caso. Várias categorias fazem e como já falei os professores da rede pública já fizeram isso bastante.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Vc pode fazer uma greve pedindo melhores condições de servico, os cortes diminuíram a qualidade da prestação de serviços dentro da universidades. Então, o direito a greve é plenamente justificado nesse caso. Várias categorias fazem e como já falei os professores da rede pública já fizeram isso bastante.

Enviado de meu Moto C Plus usando o Tapatalk

Isso é discutível, mas a coisa teria de ser muito bem pautada.

Se muito, poderiam usar como pauta os efeitos das demissões dos terceirizados, mas tudo teria que ser muito bem documentado e argumentado pra que a greve ganhasse respaldo legal. Do contrário, no presente momento, não há outra razão lógica para que a greve se concretize.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.263
Pontos
1.929
Convoquem mais greves para berrar mula livre, mostrem cada vez mais a intenção desses que dizem "lutar pela educação".
 
Topo Fundo