O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Paulo Guedes: "Dá para alimentar mendigos com excessos, diz Guedes ao citar sobras de comida"

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Ministro sugeriu incentivos para evitar desperdícios e comparou brasileiros com classe média europeia




O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta 5ª feira (17.jun.2021) que os brasileiros desperdiçam muita comida, criticando supostos “excessos” na cadeia produtiva e até em refeições. O economista usou como exemplo hábitos da “classe média europeia”, que, segundo ele, tem “pratos relativamente pequenos”.

“Você vê um prato de um [cidadão de] classe média europeu, que já enfrentou duas guerras mundiais, são pratos relativamente pequenos. E os nossos, aqui, fazemos almoços onde às vezes há uma sobra enorme. E isso vai até o final, que é a refeição da classe média alta. Até lá, há excessos”, afirmou.

No caso, Guedes pode ter usado uma métafora, como já fez outras vezes, para destacar benefícios da classe média brasileira –como descontos no Imposto de Renda com seguros de saúde. Os mais pobres fogem dessas benesses.

Depois da declaração, o ministro sugeriu incentivos para evitar sobras. A ideia seria “transformar” o desperdício e direciona-lo a programas sociais, para atender “fragilizados, mendigos, desamparados”.

“A gente pode dar um incentivo para que tudo isso que seja perdido, ao invés de ser jogado fora, seja transformado e justamente canalizado para os programas sociais. Como se fossem postos de atendimento, para que isso possa ser endereçado aos mais necessitados”, disse.

“Toda aquela alimentação que não for utilizada durante aquele dia no restaurante dá para alimentar pessoas fragilizadas, mendigos, desamparados. É muito melhor do que deixar estragar essa comida toda. E estraga diariamente, na mesa das classes mais altas brasileiras”, completou.

Assista:






As medidas, segundo o ministro, visariam a acabar com a fome no Brasil: “Do nosso lado, nós temos que fazer políticas sociais que permitam que os mais frágeis e vulneráveis sejam incorporados à cadeia produtiva ou amparados socialmente, os que não puderem ser integrados”.

Procurado pelo Poder360, o Ministério da Economia disse que não irá comentar o caso.


Relembre outras metáforas


O ministro Paulo Guedes já utilizou de alegorias e sarcasmos em outros momentos, algumas declarações repercutiram mal na mídia e entre políticos. Relembre:

empregadas domésticas – em 12 de fevereiro de 2020, Guedes afirmou que que a taxa de câmbio mais alta é “boa para todo mundo”. Ilustrou seu raciocínio dizendo que, com o dólar numa cotação mais baixa, até mesmo “empregada doméstica” estava viajando para a Disney, nos Estados Unidos;

servidores públicos – em 7 de fevereiro de 2020, o ministro comparou funcionários públicos a “parasitas” em discurso feito durante seminário sobre o pacto federativo na Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV (Fundação Getulio Vargas), no Rio de Janeiro;

macacos e Orçamento – em 9 de abril de 2021, Guedes criticou a forma como o Orçamento 2021 foi negociado. Em um evento do Bradesco BBI, ele comparou a negociação do Orçamento a uma nave pilotada por macacos: “Você está aterrissando a nave em Marte. Aí chega um macaco lá, aperta 3 botões, chuta o painel e começa a desviar a nave”.
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.243
Reações
12.776
Pontos
1.419
E é verdade, ralo em restaurante e a maioria deixa muito mais comida no prato do que aguenta comer. Pedem de gula mesmo...

E se diminuir a quantidade dão piti porque "está caro"e não vale a pena....
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.578
Pontos
1.084
c***lho, olha o título dessa matéria!

VÁ TOMAR NO OLHO DO ....

O cara fala uma coisa, vêm esses FDPs da imprensa e colocam o título de forma q parece ser totalmente arrogante e pejorativa a fala do Ministro. Tu vai ler a matéria e ver o vídeo e nada daquilo foi falado.

O lance é me trancar no quarto e evitar saber desse tipo de coisa.
 
Ultima Edição:


Dark Goomba

Bam-bam-bam
Mensagens
3.805
Reações
13.786
Pontos
303
É uma discussão bem antiga essa. Hoje os restaurantes jogam fora comida boa para evitar processos e complicações com a vigilância sanitária.

Essa comida poderia ser doada, não fosse nosso paterno Estado...

Nenhum problema na fala do Ministro.

Mais um caso de dedo no bum bum e gritaria dos lulalivres :facepalm:facepalm:facepalm
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.384
Reações
21.998
Pontos
1.109
Aí você vai no mercado comprar alface e tem um fodendo maço gigantesco que alimenta 10 pessoas e estraga em uma semana, não tem como comprar menos.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
''classe média come muito e desperdiça'' Guedes, Paulo.

ou seja SEGUNDO ELE a classe média ostenta tudo até o prato cheio e isso incomodou irritou o burguês classista, em suma ele queria seu prato vazio.

em tempo amei esse vídeo

 
Ultima Edição:

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.340
Reações
29.383
Pontos
1.054
Antigamente, a uns 20 anos atrás, tinha uma padaria perto de casa que doava as sobras para os mais necessitados. Todo dia tinha gente lá ganhando alguma coisa.

E minha família também ganhava, pois nessa época estávamos muito necessitados. Mas todos ficávamos felizes, quem ganhava e quem doava.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Paulo Guedes tem uma mentalidade doentia, ele sempre excluiu os marajás de tudo, quando vai falar de privilégios do funcionalismo é sempre para os de baixo clero, nunca falar das regalias dos deputados, juízes e MP. Entre diversas outras falas dele é possível perceber que para ele existem castas, e uma pequena nata deve se manter, são superiores, essa fala ele poderia muito bem usar como exemplo a população de alta renda em geral, até poderia descer, mais ao falar dessa forma parace que ele tá falando "Olha, classe média, vocês não merecem luxo, só nos rykos podemos esbanjar, vocês são da casta mais baixa, se coloquem no seus lugares" ... eu já defendi esse verme, comprei esse papo de que ele era liberal, verme.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Deixa de falar besteira, cara
Para de querer polemizar tudo velho, que coisa chata

eu polemizar foi ELE que se incomodou em ver o prato da classe média cheio e fiscalizou. Da para ver que ele o quer vazio é o que a fala sugere que a classe média está rica demais.

foi ele que sugeriu dar resto de comida para pobre e a outra lá sugeriu alimento vencido, ora, ele é o ministro da economia que deu bilhões aos bancos e vem com esse papo tosco, aquele tempo de receber migalha... a escravidão acabou, ele acha que é a senzala onde era jogado os restos pelo alçapão.

Vai sonhando que se for aprovada uma lei de distribuição de resto que vão dar a comida boa que sobrou, eu trabalhei em restaurante eles conservam tudo e minimiza perdas, vão catar os restos nos pratos e montar os marmitex... ''É para mendigo mesmo'' vão dizer ou então ''Quer comer bem paga...tão pegando é o boi''

Eu já recebi sobras em escolas, a comida era dada literalmente após o recreio dos alunos, eu descia lá e buscava, fazer isso em larga escala envolvendo restaurantes diversos poderá acarretar em problemas sanitários.
 
Ultima Edição:

BurnsCT

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.759
Reações
9.577
Pontos
948
Apesar do Guedes ser o rei de falar m**** dessa vez foi certeira. Temos realmente uma cultura forte de desperdício. Só ver a quantidade de lixo que geramos ao ano.
E sim, incentivar o uso consciente e atrelar os desperdícios a programas sociais seria um bom uso da sobra.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Apesar do Guedes ser o rei de falar m**** dessa vez foi certeira. Temos realmente uma cultura forte de desperdício. Só ver a quantidade de lixo que geramos ao ano.
E sim, insentivar o uso consciente e atrelar os desperdícios a programas sociais seria um bom uso da sobra.
Problema na frase, ao meu ver, foi ele falar que a classe média, como se os ricos não o fizessem, e se o fizerem, fazem por que podem, isso demonstra a mente doentia dele, mesmo que sem perceber.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Sobre a fala do desperdício, nenhum problema. Mas essa mentalidade dele em comparar o tamanho do prato de comida do brasileiro com o do europeu, é bizarra.

ele não falou de desperdício puro e simples, todo mundo mais afiado sacou o que ele disse e quis dizer por isso a repercussão, ao citar '''prato cheio'' e ''distribuir '' ele sugeriu dar os restos...que sobram nos pratos mesmo e não o que sobra lá na panela dentro da cozinha, aquele cretino não engana ninguém. Isso não é novo nessa elite, FHC dizia que tinha de dar sopão para o pobre.
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.340
Reações
29.383
Pontos
1.054
solução para a alimentação: reforma agrária e subsidio, criação de silos etc duas coisas que aqueles pares de resto de gente não querem fazer. Espero que esse lixo seja recolhido logo, esta ferrando tudo e ainda fala com jactância.
Pelo amor de Deus, quanta m**** :kpuke

Subsídios...

MAIS ESTADO. CLARO QUE DÁ CERTO
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.734
Reações
10.854
Pontos
453
Não dá não, se o mendigo passar mal e quiser te processar é você que vai ter que provar que a comida não estava estragada.
Melhor evitar dor de cabeça e jogar no lixo.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.797
Reações
13.829
Pontos
803
Pelo amor de Deus, quanta m**** :kpuke

Subsídios...

MAIS ESTADO. CLARO QUE DÁ CERTO

vou detalhar afinal é para isso que em tese serve o estado, as comodites estão em alta, os fazendeiros estão plantando mais soja ao invés de arroz, devido a valorização, por ser algo privado é isso que eles vão fazer, afinal quem liga para o povo... Para fazer com que eles plantem comida útil é preciso que haja um incentivo do estado para que ele o faça isso, pois se não ele vai vender soja para china e deixar o brasileiro de prato vazio esperando por restos. Se tu não for rico e aparenta não ser já que assim como eu recebeu sobras precisa entender as implicações morais disso principalmente vindo do governo e o cusão lá enchendo o rabo de picanha de waygu, eles ensinaram o pobre a odiar o estado para eles usar o estado para si, espero que entenda isso e não compre o discurso anti estado criado pela elite para justificar o estado apenas para eles.
 
Ultima Edição:

Mega Retro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.569
Reações
2.266
Pontos
453
Muita comida vai pro ralo antes mesmo de chegar nos restaurantes, na negociação entre produtor e revendedor, e depois do revendedor pro consumidor final. Enfim, há muito desperdício por aqui mesmo, e não apenas de comida.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Mesmo assumindo que a intenção é boa, o Sr. ministro deveria estar lutando pelas privatizações e abertura do mercado, junto com a redução do estado e a reforma tributaria e administrativa.

Com isso o país explodiria sua produtividade e reduziria muito a pobreza.

Mas f**a-se, vamos falar de dar sobras para os outros.

É um lunático junto com o Mico.
 

Land Stalker

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
19.001
Reações
63.781
Pontos
554
Até concordo com a ideia de não desperdiçar. Fico puto quando vejo comida e indo fora.

Agora, "comer demais", desperdiçar, é prerrogativa exclusiva da classe média?

O cara não perde a chance de ser babaca, até com uma ideia interessante consegue ser escroto e elitista.
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Não entendi essa declaração do Guedes, hoje já não existe mais nenhum impedimento para os restaurantes doarem as sobras dos alimentos. Talvez a ideia é criar um programa que incentive essa doação.

Uma outra coisa que deveria ser estudada é o que fazer com os alimentos que passaram da data de validade. Deveria haver alguma coisa para fazer com esses alimentos, não faz o menor sentido os mercados jogarem uma grande maioria de alimentos que estão em perfeito estado de conservação fora apenas por terem passado 1 dia da data de validade. Além disso, a maioria das pessoas possuem uma interpretação da data de validade totalmente errada. Minha mãe, tia e outras pessoas que conheço possuem um medo assustador de comer um alimento que passou da data de validade, mesmo que a a aparência, o cheiro e o sabor estejam perfeitamente normais.

Aliás, faz alguns anos que os mercados para evitarem prejuízo e desperdício passaram a dar uma maior atenção para os alimentos que estão perto da data de validade. Antes não existia, mas hoje muitos lugares estão fazendo seções especiais com promoções para esses itens. Eu apoiaria uma medida que permita que os mercados vendam, desde que claramente informado, alimentos que já passaram da data de validade (com um limite de tempo especificado) por um preço ainda menor.
 

Noubay

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
2.408
Reações
5.977
Pontos
553
Parece que existe lei que proíbe padarias (não sei outros estabelecimentos) de doarem as sobras produzidas no dia.

T+
existe sim, ia falar exatamente isso
é para evitar que, por exemplo, alguém coma algo doado dessa forma e possa depois processar quem doou o alimento
Uma lei que proíbe a doação de alimentos nunca existiu, mas como o Noturnos197 comentou, existia uma lei que responsabilizava o doador por qualquer dano que a comida doada viesse a causar e isso acabava inibindo doações. Como disse, existia, ano passado foi criada uma nova lei que acrescentou o "dolo" na responsabilização.

A lei prevê que o doador e o intermediário da entrega do alimento só responderão nas esferas civil, administrativa e penal por danos causados pelos alimentos doados se agirem com dolo - ou seja, se a ação for cometida com o intuito de causar danos à saúde da outra pessoa.

ele não falou de desperdício puro e simples, todo mundo mais afiado sacou o que ele disse e quis dizer por isso a repercussão, ao citar '''prato cheio'' e ''distribuir '' ele sugeriu dar os restos...que sobram nos pratos mesmo e não o que sobra lá na panela dentro da cozinha, aquele cretino não engana ninguém. Isso não é novo nessa elite, FHC dizia que tinha de dar sopão para o pobre.
De fato a parte inicial com a comparação dos pratos europeus pode levar a um entendimento de que ele está sugerindo a doação das sobras do prato, mas na parte final ele é claro em dizer que está sugerindo a doação da alimentação que não foi utilizada no dia.
 
Topo Fundo