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PC Engine clássicos (Ys, Xak III, Last Armageddon, Linda³, outros)

LuxEtUmbra0

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Xak III é um RPG de ação lançado para diversas plataformas, entre as quais PC Engine (que é a melhor versão do jogo). A jogabilidade se assemelha aos primeiros jogos da série Ys, só que bem mais dark e mais lenta também.

sGI37z6.png


O jogo é protagonizado por Ratok (ou Latok dependendo da tradução de outros jogos da série), um cavaleiro de Duel (um deus do jogo) que detém a espada de Xak. O início do jogo se dá com um mensageiro do reino de Farland chegando ferido na casa de Ratok pedindo ajuda para deter demônios que invadiram o castelo de Farland. Ao chegar lá, Ratok e o remanescente do exército de Farland encontram um castelo dominado por demônios e toda a guarda do castelo mortos, com o rei e a princesa Elmina decapitados pelo demônio Zau Melz, que segue o comando do último dos "generais do demônio Zekesis (os outros 2 foram mortos por Ratok em Xak 1 e 2). Ao mesmo tempo o jogo é dark mas tem algumas zoeiras, tipo com a Pixie (a fadinha da imagem acima) e a Fray (a de cabelo azul) discutindo.

A jogabilidade se assemelha a da série Ys com alguns diferenciais, como poder pular e ter companheiros (controlados pela IA). Os ataques de Ratok são de curta distância. Ficar parado recupera HP. Tem de ser cuidado com HP e MP dos companheiros também.

Linha do tempo da série (contém alguns spoilers de todos Xak): https://www.retro-type.com/xyz/xstory.htm#2
Patch para jogar em inglês: http://www.ysutopia.net/index.php?ind=downloads&op=download_file&ide=7&file=XakIII(US)v100.cab

E por fim, mais umas imagens do jogo.
oTKSi2G.png


Um pouco mais da série podem ver também neste post: http://jrpgheroes.boards.net/post/42234/
 

Asha

Bam-bam-bam
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Rapaz, eu gosto tanto da aparência dos jogos de CD do PC-Engine. Há algo muito nostálgico em relação ao estilo dos personagens nas cutscenes e atmosfera desses games...:kluv

Já havia ouvido falar de Xak antes, mas acho que nunca experimentei nenhum dos jogos da série. Vou corrigir esse erro assim que puder...
 

Vaçago

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Como fã de Ys que sou, eu tô de olho nessa série Xak faz algum tempo, mas ainda não joguei nenhum.
Na verdade eu tenho uma lista gigante de JRPGs obscuros tipo esse que um dia eu pretendo jogar. Tem muita coisa boa que não chegou por aqui ou que ficou esquecido por falta de marketing e tudo mais. São os chamados Hidden gems.
 

LuxEtUmbra0

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Fechei o jogo!
Gostei da aventura. Ele começa bem dark, mas aos poucos fica um clima mais descontraído também. Ratok vai no decorrer do jogo encontrando vários personagens que se tornam memoráveis. O clima se torna em momentos mais leve em especial por alguns destes personagens, como a Fray, a Pixie ou o bardo que acompanha o Ratok, aparecendo as vezes nos momentos mais improváveis. No gameplay achei o jogo razoavelmente bom apenas, sem ser nada especial. A tradução é entendível, mas tem alguns momentos que notei que erraram a pessoa no diálogo e em alguns poucos a tradução não faz muito sentido, mas no contexto geral sempre fica entendível.
Quanto ao gameplay, alguns fatores do porque considerei este quesito razoável:
  • design das dungeons não achei muito inspirado;
  • IA suicida dos companheiros, especialmente na parte final tende a ser ruim, já que não dá para recuperar HP ficando parado;
  • Mal balanceamento da dificuldade e bosses sem desafio. O jogo é bem fácil, no boss final, que deveria ser fodão, perdi menos da metada da HP e nem precisei recuperar também, sendo que não grindei.

No conjunto da obra gostei bastante. É bem curto, deve ter dado umas 10h de jogo, como não tem contador, não tem como precisar o tempo que joguei.

A parte dark já tinha mencionado no post anterior, mas agora uma imagem de como o jogo tem umas zoeiras também (não sei dizer se esta abaixo constava no original ou foi zoeira dos tradutores):
uTsPpUO.png

Sendo que Xak III tem poucas informações por aí, resolvi deixar mais umas imagens tiradas ao longo do jogo:
nc1Xynp.png


Uma coisa que me intrigou é se tiveram inspiração em algo para os nomes dos personagens. Tem alguns bem diferentes, como Stigmorok Spinnifer, Ah Nale, Isufante, Ru Millie, Sunaga.

Segue em spoiler screens de final, reuniões, etc.
QfEVNE0.png

É um jogo divertido e curto, fica a minha recomendação desta obscuridade. Se algum dia eu conseguir ler japonês ou lançarem uma tradução, jogo o segundo para completar a trilogia. Joguei o primeiro no Snes e agora o terceiro.
 

Gillian

Supra-sumo
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Isso roda bem no PSP?

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pc

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Muito bom.... Adoro esses RPGs old School de +- 10horas.... compatível com minha realidade de disponibilidade para jogar aos poucos.
Boa dica :kjoinha
 


Gillian

Supra-sumo
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Opa... No 3ds também? Testarei...

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Krion

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Sim, pode rodar pelo PCE PSP UO (acho que é esse o nome do emulador). Roda no Beetle PCE no Retroarch e eu joguei no TemperPCE no 3DS. Roda bem em todos.

Valeu pela dica :rox
Instalei aqui, baixei o emu que mencionou do PCEngine CD mais o o jogo em eng

Rodando perfeito:
01.jpg


02.jpg




aproveitei também em instalei a versão do "Castlevania: Rondo of Blood"
já que a versão do PC Endine CD é a melhor de todas :kkong

03.jpg

Pode continuar indicando outros RPGs desconhecidos para o Pc Engine que ficaria agradecido :kjoinha
 

LuxEtUmbra0

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Krion

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Esse Castlevania é muito bom, joguei no PSP o remake tempos atrás, tem a versão PCE nele desbloqueando também.
Esse não é desconhecido, mas gostei bastante: Ys IV - The Dawn of Ys.

Valeu,
como o PC Engine (Turbografx 16) foi um videogame que passou desapercebido por mim na época,
vou começar a garimpar suas preciosidades "underground" :ksorriso

aYzIv37.gif


Já achei um site que deve ter praticamente todos os jogos da versão CD-ROM para baixar
(te mando em mp se interessar)
 

LuxEtUmbra0

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Também desconhecia o vídeo game. Comecei a jogar lá no final de 2017/início de 2018. Na época joguei os 3 primeiros Valis. Depois o Ys 4, Xak 3 e agora estou rejogando os primeiros Ys, que tiveram localização oficial até. Estou no Ys 2 atualmente, já fechei o primeiro.
 

Krion

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Também desconhecia o vídeo game. Comecei a jogar lá no final de 2017/início de 2018. Na época joguei os 3 primeiros Valis. Depois o Ys 4, Xak 3 e agora estou rejogando os primeiros Ys, que tiveram localização oficial até. Estou no Ys 2 atualmente, já fechei o primeiro.

Realmente o videogame era muito interessante, com muitas "pérolas" esquecidas :kwow

Mais uma recomendação:
encontrei este site: "The PC Engine Software Bible" tem muitas info interessantes, vale a visita.

e este outro site: "TG-16 & PC-Engine Magazine" também tem algumas raridades em termos de documentos (manuais, revistas, etc)
saca só esta raridade que tem lá:
complete-pce-guide-book-1993.jpg
 

Krion

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Boa esse site!
Olhando lá lembrei desse jogo. Foi desenvolvido e lançado recentemente (1 ano atrás, por aí). O demo tu pode baixar e jogar em emulador, até recomendavam isto no site.


Interessante, parece que lançaram também versões para Dreamcast e Mega Drive também. Tem até um mangá.


Para referencia de mais jogos, uma conhecida minha, me indicou este site:
tem uma lista dos melhores jogos, muitos interessantes para avaliar mais tarde. :ksorriso
Interessante também como a plataforma tem muitos Shoot 'em up de naves
Os baseados no anime Macross parecem ser bem legais:




este outro de estratégia parece ser muito interessante (pena que so tem em jp)
 

Vaçago

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Também desconhecia o vídeo game. Comecei a jogar lá no final de 2017/início de 2018. Na época joguei os 3 primeiros Valis. Depois o Ys 4, Xak 3 e agora estou rejogando os primeiros Ys, que tiveram localização oficial até. Estou no Ys 2 atualmente, já fechei o primeiro.
Pra mim o PC Engine tem as melhores versões da trilha sonora desses primeiros Ys, mesmo as versões mais recentes (Ys Chronicles) não superam a trilha do PC Engine. As músicas nesse console têm um charme muito peculiar.
Aliás, o console em si tem esse ar de "Japão anos 80/90" que eu curto muito.
 

LuxEtUmbra0

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PC-98/88 é mais chato de emular e só tem jogo jp praticamente. Me interessa os Madou Monogatari de PC-98. A trilogia está toda traduzida no Gamegear apenas. A versão PC-98 é mais peculiar.
 

Krion

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PC-98/88 é mais chato de emular e só tem jogo jp praticamente. Me interessa os Madou Monogatari de PC-98. A trilogia está toda traduzida no Gamegear apenas. A versão PC-98 é mais peculiar.

Lembro que um amigo meu tinha esse jogo no Sega Saturn, ele adorava os RPGs do console, zerava todos
(mesmo sem entender nada, já que a maioria era em JP)

 

Krion

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Esse de Saturn não lembro de ter visto na época que joguei o primeiro. Boa versão também.
Os de PC-98 para entender a vibe do jogo, é esse:


Parece ser bem legal,
realmente existem muitos jogos excelentes, verdadeiras pérolas, que somente foram lançadas no Japão.
PC Engine tem aos montes, Saturn também (PS1 tinha vários).


um que sempre me interessou era o "London Seirei Tanteidan" do PS1, nunca achei uma tradução
Set in Britain’s capital during the Victorian age, the PlayStation 1 game casts you as the orphan apprentice to a famous detective, tasked with discovering the cause of a plague of monsters that are swarming the city. It’s a bit cutesy – your hero fights with a slingshot against his foes – but reports from Japanese speakers tell of a remarkably rich and satisfying game.



Ta na hora de aprender japonês para curtir estes jogos. :kcool
o problema é achar tempo para isso:kduvida
 

Krion

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Lembrei de outro RPG do PC Engine CD que me recomendaram:
"Emerald Dragon", e parece que já tem um pessoal traduzindo para inglês




lembro que ele tinha uma versão para SNES, que apesar de ter gráficos um pouco melhores, não tem as cenas de anime e os diálogos falados (fora a tinha sonora que no PC Engine é superior)

 

LuxEtUmbra0

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Não sabia que estavam traduzindo a versão PC Engine do Emerald Dragon. Cheguei a jogar a versão Snes, só não cheguei a fechar na época. É bom o jogo sim.
 

Krion

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Cai agora em um vídeo desse rpg de PCE: Last Armageddon. Parece bem fora dos padrões tradicionais.




Jogo muito interessante :kjoinha
vc joga com os monstros.

Dei uma pesquisada e vi que aparentemente foi lançado para várias plataformas (MSX2, PC-88, X1, FM Towns, X68000, PC-98, PC Engine CD, Famicom),
sendo a versão de PC-Engine CD a melhor de todas

Aqui tem muitas info interessantes sobre ele:
Last Armageddon is an infamously player-unfriendly RPG for Japanese PCs, released by a new developer trying to subvert the Dragon Quest template for JRPGs. Gone are towns and NPCs, gone are the virtuous heroes and their quests. You lead the heads of twelve tribes of unruly demons through a post-apocalyptic hellscape, battling against aliens and their army of bio-robots for dominion over the Earth. All the while, you explore the ruins of human civilization in search of clues about what caused the apocalypse. It’s hard to imagine a cooler concept, but the game is riddled with cruel design decisions, unclear directions, and hilariously uneven pacing that make it less than an ideal play experience.
Last Armageddon was the most ambitious release by Brain Grey, designed and written by Iijima Takiya. Iijima left after its release to become the head of developer Pandora Box, where he’d work on further RPGs like Burai and Alshark, and eventually another game in the Last Armageddon universe. Today Iijima is probably best known for his horror writing, from the Apathy visual novels to the paper novels he continues to write today.
The Minotaur meets a messy fate
Last Armageddon (PCE CD)
No one has any complaints about the way Last Armageddon introduces itself. A monster scout, the Minotaur, is brutally dismembered not a minute into the game’s opening cinematic, then the game’s 80’s hair metal logo pops up over an appropriately heavy synth riff. You’re then taken to a feast in hell of all the monsters in your party, who view the dismemberment of their comrade through the skeleton’s eye, which apparently functions as a projector. The Gargoyle becomes possessed by a tubular alien parasite which burrows from his chest into his brain, and delivers an ultimatum from the aliens, who claim dominion over the planet. The monsters respond by tearing out the parasite, spilling copious gore. As the monsters return immediately to their meal, they argue about the best course of action before setting out to the surface.
Banquet of the monsters
Last Armageddon (PC-88)
With an intro of that caliber, what follows is strange and disappointing. You’re dropped into a dull world of greys and browns, within a circle of lithographs scattered upon the ground around you, at the entrance to Hell. Each numbered lithograph offers a cryptic, laconic hint at the nature of the world and its inhabitants. As you venture beyond the circle, you find more lithographs, and you start to find random encounters as well, which will likely kill you in a round or two until you’ve leveled up a bit.
Last Armageddon (MSX2)
Last Armageddon (MSX2)
The game has a calendar and clock system, and moving or opening the menu advances the clock. During the day, you control the Day Party of monsters, and likewise for the Night Party. You control a third party, the “Salvan Day of Crushing” Party, on the so-named last day of each month, a extra-long day of killer sandstorms.
The twelve tribes of monsters that make up your parties.
Last Armageddon (PCE CD)
Battles are fairly standard JRPG fare, towards the bottom of the stack in terms of visual presentation. Each battle is unbearably slow by default, though there is an in-game speed setting that can make them marginally more tolerable. Each monster has a variety of actions to take, at least: in addition to normal attacks and the usual kinds of spells, your monsters usually have a set of Special Abilities, which are often either near-useless or game-breakingly-powerful, and cost no MP. One infamous quirk is that when a monster defends, they nullify all damage rather than merely reduce it. As a result, if you defend with three monsters and attack with one, each enemy attack has a 75% chance of accomplishing nothing. It’s dreadfully boring, but it’s a legitimate strategy for survival.
Late-game battle against robots
Last Armageddon (PC-98)
Leveling up has some complexity to it, if still quite grindy. Each of your monsters’ stats are leveled up individually through different actions in battle. You increase Defense by defending, Magical Strength by using spells, and so forth. Each spell also has its own individual level too, contributing to learning future spells. It is quite a bit like Final Fantasy II, but was released a few months earlier, and is even easier to exploit. Grinding Defense is very easy, since Defend nullifies all damage, so grinding it for a few tedious hours at the beginning of the game can mean never taking damage for the rest of the game.
Once a monster reaches a certain level, they transform into a stronger and more terrifying form. They transform three times on their own, but for the last two transformations, things get interesting – you can combine their genes with another one of your monsters, out of 2-3 choices. Not only does the resulting creature usually look scarier, but it also possesses the abilities, skills, and spells of both creatures. With a bit of planning, you can distribute characteristics like the Slime’s physical resistance to weaker monsters who need it, or give the G-Snake the ability to equip weapons and armor, making it even more of a powerhouse.
Monster gene exchange
Last Armageddon (PC-98)
While the rest of the game is top-down, the game’s dungeons are explored in first-person. The dungeons are completely featureless grid-based labyrinths, where the stairs and the crucial event triggers are invisible, and random encounters every few steps throw off your ability to navigate. Some of the monsters have an ability to display a map from what you’ve seen so far, so you won’t be completely lost, but the core experience of the dungeons is still just confused wandering in search of a magical invisible tile that triggers a cutscene. Later dungeons introduce such delightful new offerings as false walls and invisible teleportation tiles.
Last Armageddon (X1)
Last Armageddon (X1)
The barren world doesn’t feature any towns to shop in. Instead, some monsters have skills that allow them to create items, weapons, or armor. Defeating enemies earns a currency called Jin, which is spent on crafting items and equipment. So, the crafting interface is basically a shop menu, but you can access needed items in the middle of a dungeon, which removes the need to prepare yourself for dungeon crawls.
Last Armageddon (PCE CD)
Last Armageddon (PCE CD)
After a few dungeons, you’ll open the way to the Tower of No Return. But at the entrance, you’ll discover that you need to view all 108 lithographs in order to enter the tower. There’s no in-game checklist, so hopefully you’ve been keeping track of which ones you’ve seen this whole time! This is one of the only design decisions in the game deemed so regrettable that it was softened in a later release – the PCE CD version requires you to visit only 12 particular red lithographs, thankfully.
Text of a lithograph
Last Armageddon (PC-98)
Once you’ve finally gained entry, the Tower of No Return is a long and tedious seven-floor maze, but it rewards your progress by beginning to reveal the story of humanity’s demise. Each floor gives a particularly dark interpretation of a religious or historical person’s story, and uses it to illustrate the birth of a new human vice. Greed came about when Noah, warned of the flood, keeps his ark secret from his neighbors and family to ensure he has enough wood to build one himself. He only begrudgingly lets his family aboard, and brings the animals solely for food.
The tower’s story reaches a conclusion that only leads to further questions. Humans were almost wiped out in 1999 by monsters, but some survived. They turned their minds to drama, dreaming up 12 tribes of monsters in order to watch them be destroyed by angels. Why would the humans create monsters just to destroy them? And does this mean humans are still alive? The monsters are filled with fear, a new emotion for them.
Last Armageddon (PCE CD)
Last Armageddon (PCE CD)
A less ambiguous revelation is that the top of the tower is actually an entrance to the Overworld, an entirely new map where the second half of the game takes place. This is the surface of the Earth, the human world, with dungeons like a Hospital and Police Station. After learning that humans are still alive in a place called the Fantasy Land, you must “awaken the seeds of humanity” in each monster so they may enter. The Fantasy Land has an “empathy sensor” at the entrance to enforce this requirement, which is pretty hilarious.
As you explore these remnants of the human world, you must find a specific artifact that helps each monster understand why humans would create monsters. The Golem finds a clay idol, evidence of humans trying to make humans with their own hands, and feels the despair at their learning they did not create themselves. He learns pity for the humans this way. The Slime finds a book warning of industrial waste, particularly sludge in the ocean, which he really identifies with. He recognizes with horror that the humans created something harmful in order to develop further.
The Slime learns of industrial waste
Last Armageddon (PCE CD)
It’s a particularly interesting and touching part of the game, but it also involves a lot of worrying about which monsters are in your party when you visit particular dungeons. Most egregiously, the artifacts of the default Salvan Day Party are spread across several dungeons, which means you’ll have to rush all over the map to try to do them all in one day, or otherwise need to kill significant amounts of time waiting for the next Salvan Day to begin.
Denizens of the Fantasy Land.
Last Armageddon (PCE CD)
You finally enter the Fantasy Land, a parody of the traditional high fantasy RPG conventions rejected by the rest of the game. You battle against fighters, wizards, and clerics, and you can visit weapon and armor shops, though they don’t have anything to sell you. Once a monster in your party decapitates one of these humans (as they do to anything they don’t understand), you discover they’re all just robots, part of a LARPing simulation run by a computer for the amusement of the bygone humans. The Minotaur is flabbergasted that humans would enjoy such a thing as a fantasy RPG:
“Fantasy!? Is this the fantasy of the humans, to spend routine days repeating simple actions?”
After 20+ hours of wandering through dungeons and button-mashing through random battles, this is a pretty amusing and cruel line to read.
After decapitating the “King” of Fantasy Land who gives out quests, and defeating the computer running the simulation, the computer remarks that the monsters seem just like humans, and it sends them off to the final dungeon, the Control Tower. This dungeon is fairly short and more of the same, and upon reaching the end, the monsters enter a mysterious light. The alien from the opening sequence reveals that this was all a simulation designed to remind humans of the qualities they have lost during their evolution as a species, and to warn them against continuing on their current path. The monsters look in amazement at their restored human bodies, and the restored Earth, a green and blue Eden once again.
Ending
Last Armageddon (PCE CD)
There’s a lot to complain about, but Last Armageddon clearly found an audience. Its sales on MSX2 and PC-88 far exceeded expectations, selling out its initial run on the release day. These sales funded the ports to all the other platforms. This probably isn’t that surprising – it seems like a very easy game to market. And while the game is generally trashed on English-language sites, it is remembered quite fondly on Japanese sites, called a “masterpiece” on a few of them. Clearly understanding the dialogue is key to the game’s appeal, and Japanese players may be more enthusiastic about dungeon crawling, as is clear from the Japanese popularity of Wizardry.
As mentioned, Last Armageddon saw quite a few releases. The original game, released across the MSX2, PC-88, X1, and later PC-98, plays identically across all platforms. There are some significant differences in load time and text clarity, as well as various changes to the screen frame and cutscene graphics.
The later X68000 and FM Towns releases offer higher resolution and more color, as well as remixed music and voice-acted cut scenes. Additionally, about 40 of the final-stage monsters were redesigned entirely, for the future releases as well. The new designs are almost all better, more varied, and more menacing, but they don’t show much resemblance to the original monsters that went into them.
The Alien Spaceship dungeon, now top-down
Last Armageddon (PCE CD)
The next release for the PC Engine CD is considered the best. Most noticeably, all the first-person dungeons are replaced with top-down ones and given more sensible layouts, with graphics to help distinguish different areas. The game also has bosses now, where the PC versions simply had random encounters or nothing, which helps the game’s pacing a bit more. And its music is the best, featuring the remixed soundtrack along with entirely new tracks, like the classical-inspired synth battle theme, previously highlighted on this site.
Last Armageddon (FC)
Last Armageddon (Famicom)
The final release for the Famicom was outsourced to Advance Communication Company, developers of the infamous Dr. Jekyll and Mr. Hyde. That said, it’s an extremely faithful port, keeping the full first-person dungeons from the PC versions and the bosses of the PCE CD version. But hardware limitations mean the dialogue is very concise, and more than half the monsters were cut from this version. And worst of all, battling and moving around are incredibly slow, making the game even more of a slog than before. Finally, the music is totally different and rather less appealing, sporting influences from surf rock and atonal bass drone.
Though it’s the worst version of the game, the Famicom one is the only one with a “fan translation.” A caveat: it’s clearly the product of a machine translation, and the results range from silly to maddeningly unreadable.

Version Comparison:
MSX2
MSX2
PC-88
PC-88
X68000
X68000
FM Towns
FM Towns
PCE CD
PCE CD
Famicom
Famicom





parece que ainda não tem uma versão traduzida para eng.

Realmente há muitas pérolas underground no PC Engine.

(a propósito, já pode até mudar o nome do Tópico para "PC Engine pérolas" :klolz)
 
Ultima Edição:

Krion

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Falando em RPG jogos desconhecidos,
vi este (parece que foi lançado no fim da vida do PC Engine)

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Extremamente interessante e bizarro :kcool


Linda³
Initial Release: 1995
Platforms: PC Engine CD, PlayStation, Saturn


Shoji Masuda was the scenario writer for the first two games in the extremely popular PC Engine RPG series Tengai Makyou. But having burnt out on creating standard Dragon Quest-style games, he swore to create something truly unique. And, together with developer Alfa Systems, he sure accomplished that with Linda³ (pronounced “Linda Cube”), a “psycho thriller and hunting RPG” that proves to be one of the strangest and most bizarre role playing games on the Saturn, if not ever.

The game takes place on the Earth-like colony planet of Neo Kenya. In eight years, a meteor will hit, destroying everyone and everything. There’s no way to stop it, but thankfully (and mysteriously) an ark drops out of the sky, allowing the denizens to preserve some of their planet’s elements while they escape off to the stars. Your goal, as a ranger named Ken Challenger, is to roam the landscape and collect two of every animal you can find, then register them with the ark, before time runs out. As you play through the game, the seasons change, and cities become derelict as their citizens leave, giving the true impression of a land on the cusp of an apocalypse. Weirdly, even though all of the creatures named like Earth animals, they look more like ferocious, mutated versions of them – note the three eyed squirrels.
A “Noah’s Ark JRPG” is enough of an interesting idea to stand on its own, but Linda³ goes even further by dividing itself into three scenarios, each in alternate timelines, which present different requirements for victory and changing what parts of Neo Kenya you can explore. Many of them revolve around Linda, Ken’s borderline psychotic childhood friend/love interest, whose role (and last name) changes slightly in each story, which is where the game gets its name. In the first, Linda is kidnapped by Ken’s evil twin brother Nek, who wears a creepy mask and works for a pharmaceutical company that makes everyone dress like Santa Claus. In the second, you deal with a mad scientist, whose fashion style is patterned after Adolf Hitler, and has a creepy obsession with his robotic “daughter”. These first two scenarios are basically expanded tutorials for the third, which is much more open-ended but includes a number of jokes and parodies. It begins with Ken slipping on a banana peel and ending up in a coma for a year; character roles are drastically different too, as Nek is now a supportive, caring brother instead of an insane villain.

Linda³ was originally released for the PC Engine, where its shockingly violent scenes earned it one of the few “18+” ratings on the system. It was then remade for the PlayStation under the name Linda³ Again, which includes revamped visuals and animated cutscenes, plus a fourth scenario which is sort of a time trial (but no real story). However, Sony’s requirements were more restrictive and some of the more violent scenes had to be toned down. It was then ported to the Saturn under the name Linda³ Kanzenban (“Complete Edition”), sans the censorship and with some added supplementary material.





infelizmente parece que também não existe versão em inglês
 

tiagao_extremo

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Falando em RPG jogos desconhecidos,
vi este (parece que foi lançado no fim da vida do PC Engine)

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Extremamente interessante e bizarro :kcool


Linda³
Initial Release: 1995
Platforms: PC Engine CD, PlayStation, Saturn


Shoji Masuda was the scenario writer for the first two games in the extremely popular PC Engine RPG series Tengai Makyou. But having burnt out on creating standard Dragon Quest-style games, he swore to create something truly unique. And, together with developer Alfa Systems, he sure accomplished that with Linda³ (pronounced “Linda Cube”), a “psycho thriller and hunting RPG” that proves to be one of the strangest and most bizarre role playing games on the Saturn, if not ever.

The game takes place on the Earth-like colony planet of Neo Kenya. In eight years, a meteor will hit, destroying everyone and everything. There’s no way to stop it, but thankfully (and mysteriously) an ark drops out of the sky, allowing the denizens to preserve some of their planet’s elements while they escape off to the stars. Your goal, as a ranger named Ken Challenger, is to roam the landscape and collect two of every animal you can find, then register them with the ark, before time runs out. As you play through the game, the seasons change, and cities become derelict as their citizens leave, giving the true impression of a land on the cusp of an apocalypse. Weirdly, even though all of the creatures named like Earth animals, they look more like ferocious, mutated versions of them – note the three eyed squirrels.
A “Noah’s Ark JRPG” is enough of an interesting idea to stand on its own, but Linda³ goes even further by dividing itself into three scenarios, each in alternate timelines, which present different requirements for victory and changing what parts of Neo Kenya you can explore. Many of them revolve around Linda, Ken’s borderline psychotic childhood friend/love interest, whose role (and last name) changes slightly in each story, which is where the game gets its name. In the first, Linda is kidnapped by Ken’s evil twin brother Nek, who wears a creepy mask and works for a pharmaceutical company that makes everyone dress like Santa Claus. In the second, you deal with a mad scientist, whose fashion style is patterned after Adolf Hitler, and has a creepy obsession with his robotic “daughter”. These first two scenarios are basically expanded tutorials for the third, which is much more open-ended but includes a number of jokes and parodies. It begins with Ken slipping on a banana peel and ending up in a coma for a year; character roles are drastically different too, as Nek is now a supportive, caring brother instead of an insane villain.

Linda³ was originally released for the PC Engine, where its shockingly violent scenes earned it one of the few “18+” ratings on the system. It was then remade for the PlayStation under the name Linda³ Again, which includes revamped visuals and animated cutscenes, plus a fourth scenario which is sort of a time trial (but no real story). However, Sony’s requirements were more restrictive and some of the more violent scenes had to be toned down. It was then ported to the Saturn under the name Linda³ Kanzenban (“Complete Edition”), sans the censorship and with some added supplementary material.





infelizmente parece que também não existe versão em inglês



Sou muito curioso por esse jogo desde que li a matéria no hardcoregaming que você citou. Pelo menos a versão do PS1 está sendo traduzida para o inglês, sem data de previsão para lançamento. O ruim é que a versão censurada, mas é o que tem:

https://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=17148.0

http://www.romhacking.net/forum/index.php?topic=23340.0
 

LuxEtUmbra0

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Alterei o título @Krion hehe.
Sabem que vai lançar PC Engine mini né? Capaz de ter uma onda aí de pessoal interessado, quem sabe começa a surgir interesse em mais traduções?
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Krion

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Alterei o título @Krion hehe.
Sabem que vai lançar PC Engine mini né? Capaz de ter uma onda aí de pessoal interessado, quem sabe começa a surgir interesse em mais traduções?
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Tomara,
pelo que vi da história do console, ele foi mais popular no Japão mesmo (chegando a bater o Mega Drive e até NES na época),
por isso existem tantas "pérolas" que jamais foram para o ocidente.

Falando em uma, um amigo gringo (de um grupo de sci-fi que participo), que sabe que gosto de jogos deste tipo (principalmente RPGs) acabou de me recomendar este jogo:

Star Breaker (スターブレイカー)

star_breaker_front.jpg





mas como sempre só tem em jp:kcry
 

LuxEtUmbra0

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Interessante que as descrições dos personagens na abertura é em inglês.
 

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Nem ia comentar nesse tópico por não conhecer o jogo, mas como virou sobre o PC Engine como um todo, acho que agora posso. Sou mais um do bonde que torce por uma tradução de Linda algum dia.

As artworks desse jogo são muito bacanas.

101829

101830

Aqui fala mais sobre o assunto: https://dissidenciapop.blogspot.com/2013/11/cannabis-works-uma-viagem-surreal-no.html

Eu até cogitei encarar esse jogo em japonês mesmo, o que complica é que nem uma FAQ em inglês com tradução dos menus eu achei direito.
 

Retroviews

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Do mais, não é um console que conheço muito. Mas tenho referências muito boas dele.

Sapphire é muito bonito, e estupidamente caro e raro.


Os Cho Aniki dele já são meio manjados por conta das bizarrices. Justiça seja feita, são bons jogos, O duro é que achei difícieis pra burro.


Advanced V.G e Asuka 120%, que são duas boas séries de luta, apreceram pela primeira vez em consoles caseiros em versões de PCE.



E tem os ports de Art of Fighting, Fatal Fury, Street Fighter, World Heroes... nenhum igual aos originais, mas todos bem decentes.
 
Ultima Edição:

Lagarto Distraído

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PC-Engine é uma máquina de pérolas obscuras, mas sempre evito porque por serem jogos antigos, tendem a ter uma dificuldade elevado ao extremo, o que não parece ser o caso desse XAK III
E também tem o fato de que dá muita mão de obra emular o CD no PC... e meu PSP tá estragado.

Um tempo atrás me deparei de um RPG bem interessante, mas só me lembro o enredo que era algo tipo... Uma princesa(ou algo assim) aprisionada por um vilão. O herói chega até ela e mata o vilão, morrendo também durante a luta.
Aí o jogo começa, com o jogador assumindo o papel da garota e tentando sair dalí

E tem a série Valis que sempre achei extremamente interessante, são 4 jogos eu acho. Snes e Mega receberam alguns jogos, mas as melhores versões estão no PCE, com todas as CGs e nenhuma censura.
 

LuxEtUmbra0

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Valis são muito bons. Especialmente o 3 vale muito jogar.
Advanced V.G. lembro de jogar um pouco no PS1, não conhecia que tinha versão no PCE também.

E também tem o fato de que dá muita mão de obra emular o CD no PC... e meu PSP tá estragado.
É bem fácil no Retroarch, só usar o core Beetle PC Engine CD, ter a bios (system card v3) no diretório system e rodar os jogos. Caso tenha um 3DS aí tem a opção do Temper PCE nele.
 
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