O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC Engine clássicos (Ys, Xak III, Last Armageddon, Linda³, outros)

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
Umas 8h acho. Lembro de ter sido 2 cargas de bateria no 3DS.
Blz. Acho que vou fazer igual tu, jogar o 1 e depois o 3.
Tava pesquisando sobre o 2 e a única versão "jogável" dele é a do PC-Engine (boa jogabilidade/gráficos/som), porém pra joga-lo naquela coletânea Xak 1 & 2 é preciso primeiro jogar todo o Xak 1 de novo pra só depois iniciar o 2. Não tem como começar direto pelo 2. Pelo menos foi isso que eu li.
Se esse realmente é o caso eu vou ter que jogar o 1 de novo quando eu finalmente for jogar o 2. Mas como a versão do SNES e a do PC-Engine parecem ter diferenças significativas (uma tem botão de ataque, a outra tem pulo), talvez isso não seja maçante.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
10.711
Pontos
753
Acho que no PCE é full bump system os 2 primeiros. É bem diferente do 3 no caso, apesar de ver agora que tem pulo nestes do PCE.
Tem todos traduzidos se tiver paciência e vontade de jogar MSX pelo BlueMSX. Mas pelo que vi vídeos, não achei tão boas estas versões. A do Snes e as do PCE são. A do Snes é bem diferente, se olhar o Ratok usaram sprites bem diferentes nesta versão Snes, maiores.


 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
Acho que no PCE é full bump system os 2 primeiros. É bem diferente do 3 no caso, apesar de ver agora que tem pulo nestes do PCE.
Tem todos traduzidos se tiver paciência e vontade de jogar MSX pelo BlueMSX. Mas pelo que vi vídeos, não achei tão boas estas versões. A do Snes e as do PCE são. A do Snes é bem diferente, se olhar o Ratok usaram sprites bem diferentes nesta versão Snes, maiores.
Por isso que eu descartei jogar a versão traduzida do MSX, pra mim estão intragáveis se comparado às do PCE.
Como já disse aqui, estou estudando japonês, e quando eu estiver manjando um pouco mais da língua eu jogo a versão japonesa do PCE mesmo.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.416
Reações
7.500
Pontos
453
Acabei de me recordar de um dos meus sonhos de tradução: Os jogos da série Tengai Makyo/Far East of Eden:

pa.111468.1.jpg

Tengai Makyo: Ziria/Tengai Makyo: Jiraya






2365581-tg16_tengaimakyou2manjimaru_jp.jpg

Tengai Makyo II: Manjimaru




hqdefault.jpg

Tengai Makyo: Fuun Kabuki Den




Segundo alguns sites, essa é uma série muito querida no Japão, sendo o segundo jogo, Manjimaru, um dos títulos mais consagrados daquele país, ao ponto de ganhar dois remakes diferentes no Nintendo DS e PlayStation 2/Game Cube:





Ziria também ganhou um remake (Tengai Makyo Ziria: HaruKanaru Jipang), porém, estranhamente, numa plataforma não muito querida pelos japoneses: O Xbox 360:




Até agora, os únicos games da franquia que nós temos traduzidos para o inglês são Far East of Eden: Kabuki Klash (ou Tengai Makyo: Shinden, o único jogo oficialmente localizado no ocidente) do Neo Geo, o spin-off Oriental Blue - Ao no Tengai do GBA e o Tengai Makyo ZERO do Super Famicom. Além dos títulos de PC-E, estou torcendo para que os jogos das outras plataformas ganhem traduções pois eles parecem ser muito interessantes e engraçados. Joguei os dois primeiros títulos de PC-E e os remakes de Manjimaru sem entender patavinas dos textos, mas gostei demais da atmosfera deles.

A propósito, falando em PC-E, encontrei esse vídeo promocional interessantíssimo sobre o add-on de CD do console e o processo de criação dos gráficos do Ziria e de jogos em geral. Tudo está em japonês, mas podemos ter uma ideia de como eles eram produzidos naquele tempo:

 


Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
@LuxEtUmbra0 não sei se tu sabe disso mas tem um detalhe sobre a versão de SNES do Xak 1 que eu descobri apenas pouco antes de zerar ele: essa versão só cobre metade do Xak 1 original e de PCE.
Achei meio mancada, mas pelo menos tenho um motivo à mais pra rejogar ele no PCE junto com Xak 2.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
10.711
Pontos
753
@LuxEtUmbra0 não sei se tu sabe disso mas tem um detalhe sobre a versão de SNES do Xak 1 que eu descobri apenas pouco antes de zerar ele: essa versão só cobre metade do Xak 1 original e de PCE.
Achei meio mancada, mas pelo menos tenho um motivo à mais pra rejogar ele no PCE junto com Xak 2.
Não sabia não, achei que era o Xak 1 inteiro.
 

Tauron

Bam-bam-bam
Mensagens
4.074
Reações
28.880
Pontos
453
Tem uns RPGs visualmente caprichados, pena que a maioria seja JP, e aquela onda dos DeJaps dos anos 2000 parece que infelizmente morreu... uma pena, tem muito RPG maneiro dos anos 90 lançados exclusivamente no japão pra uma miríade de consoles que vão morrer lá...
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
10.711
Pontos
753
Eu fiz um topico aqui na OS, sobre um postagem minha com 70 jogos de PCE e PCE-CD, vale uma olhada, eu descobri muito jogo foda do sistema fazendo essa lista: https://forum.outerspace.com.br/ind...es-70-jogos-de-pc-engine-pc-engine-cd.491480/
Muito bom o teu tópico. Não tinha visto na época.

Tem uns RPGs visualmente caprichados, pena que a maioria seja JP, e aquela onda dos DeJaps dos anos 2000 parece que infelizmente morreu... uma pena, tem muito RPG maneiro dos anos 90 lançados exclusivamente no japão pra uma miríade de consoles que vão morrer lá...
A cena de tradução está mais forte do que nunca hoje em dia. O único porém é que não no PC Engine. Dele poucos jogos realmente que ganham tradução. Talvez porque o conhecimento disseminado de outras arquiteturas seja muito maior que a do PCE. Até li comentários esses tempos que romhacker que manje PCE é difícil de achar. Enquanto por exemplo, de Snes e PSP tem muitos.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
Acabei de terminar esse:

Neutopia

543991.jpg



O Zelda do PC Engine. O jogo se inspira mais no primeiro Zelda do NES, aquele que não te diz muito e te manda explorar e descobrir as coisas por si só.
Senti falta de movimento diagonal, só dá pra se mover nas 4 direções. E a hitbox do jogo é meio zoada as vezes.
Minhas impressões gerais são: é um jogo Ok, não é ruim e não é fantástico.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.228
Reações
25.239
Pontos
1.004
Eu nunca tive um PC Engine mas confesso que tenho vontade de emular principalmente depois desse tópico. E já fui atrás de um Core do Retroarch mas é impressão minha ou esse Xak 1 só tem em japonês?
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
Eu nunca tive um PC Engine mas confesso que tenho vontade de emular principalmente depois desse tópico. E já fui atrás de um Core do Retroarch mas é impressão minha ou esse Xak 1 só tem em japonês?
A versão de PC Engine sim, é só em japonês. As versões de MSX e SNES foram traduzidas, mas são versões inferiores (a de SNES por acabar na metade do jogo original, e a do MSX por ter péssimos gráficos e sons se comparado ao PCE).
Já o Xak 3 do PCE recebeu tradução pro inglês. O cara que traduziu o 3 disse que Xak 1 e 2 têm algum tipo de limitação ao substituir os caracteres que o 3 não tem, por isso só o 3 foi traduzido até agora.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.228
Reações
25.239
Pontos
1.004
A versão de PC Engine sim, é só em japonês. As versões de MSX e SNES foram traduzidas, mas são versões inferiores (a de SNES por acabar na metade do jogo original, e a do MSX por ter péssimos gráficos e sons se comparado ao PCE).
Já o Xak 3 do PCE recebeu tradução pro inglês. O cara que traduziu o 3 disse que Xak 1 e 2 têm algum tipo de limitação ao substituir os caracteres que o 3 não tem, por isso só o 3 foi traduzido até agora.
Eu já até estava pensando de ir na versão do Snes mas depois dessa, que é só a metade do jogo original..... complicado aqui está sendo é aplicar o patch da tradução do Xak 3, fica insistindo que não existe .bin na pasta. E eu já até renomeiei pro nome que está no readme "XakIII.bin".
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.740
Reações
40.632
Pontos
1.053
Eu já até estava pensando de ir na versão do Snes mas depois dessa, que é só a metade do jogo original..... complicado aqui está sendo é aplicar o patch da tradução do Xak 3, fica insistindo que não existe .bin na pasta. E eu já até renomeiei pro nome que está no readme "XakIII.bin".
Eu acho que ainda assim vale a pena jogar a versão do SNES, ela é curtinha e tem uma jogabilidade melhor (tem botão de ataque, enquanto as outras versões usam aquele sistema de bump do Ys 1 e 2). Eu joguei a do SNES e não me arrependo.
Mais tarde quando eu manjar um pouco mais de japonês eu jogo a versão completa do PCE (já aprendi que 'espada' é けん, já é um começo, rs).

Ainda não joguei o Xak 3 então não posso te ajudar nessa questão do patch.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.316
Reações
63.265
Pontos
903
Eu já até estava pensando de ir na versão do Snes mas depois dessa, que é só a metade do jogo original..... complicado aqui está sendo é aplicar o patch da tradução do Xak 3, fica insistindo que não existe .bin na pasta. E eu já até renomeiei pro nome que está no readme "XakIII.bin".

Amigo te mandei um MP com o link para pegar o jogo já com o patch aplicado:kjoinha
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
10.711
Pontos
753
Dá para ir tranquilo no Xak 3 sem jogar os anteriores. Não é muito focado em história. No máximo vale dar uma olhada nos sites que tem citados aqui no tópico para ver de onde saem os personagens.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Star Breaker (スターブレイカー)



mas como sempre só tem em jp:kcry

|
|
Sem falar que, mesmo que tivessem lançado na época no ocidente, imagino o quanto de cenas iam cortar desse jogo. Muito ousado.

-

Sobre o Xak, ouço falar dos jogos dessa série desde o inicio dos anos 90, quando a Ação games fez uma matéria bem pequena sobre. Quando pude, tentei jogar um deles (o Fray in Magical Adventure) no emulador de Msx, mas o jogo era dividido em mais de um disquete, e era extremamente confuso fazer aquilo rodar. Acabei desencanando, mas que bom que traduziram esse pra Pc Engine, ainda tenho vontade de jogar algo dessa s
érie.
 
Ultima Edição:

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.220
Reações
10.711
Pontos
753
Sobre o Xak, ouço falar dos jogos dessa série desde o inicio dos anos 90, quando a Ação games fez uma matéria bem pequena sobre. Quando pude, tentei jogar um deles (o Fray in Magical Adventure) no emulador de Msx, mas o jogo era dividido em mais de um disquete, e era extremamente confuso fazer aquilo rodar. Acabei desencanando, mas que bom que traduziram esse pra Pc Engine, ainda tenho vontade de jogar algo dessa s[/FONT]érie.
Esse da Fray tem versão de PC Engine também. O Xak 1 e 3 tem em inglês, o 1 de Snes vale jogar (embora seja a metade do Xak 1 apenas como foi comentado aqui antes). As versões de MSX foram traduzidas, mas não são boas como estas outras.
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Como é compra certa o pc Engine mini, esperar os mods para poder ter toda a biblioteca do bicho. Único console retrô que vendi e sinto falta é esse.
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
É sensacional ver tanto amor sendo demonstrado pelo glorioso PC Engine, pessoal.

Lá pelos idos de 94 vi em uma revista de videogame tupiniquim uma matéria sobre este console. Fiquei abismado e fiz de tudo que pude para adquirir tal artefato mágico. Porém, só fui de fato tê-lo décadas depois, em 2011. De lá para cá, foi só alegria. No mais, é interessante um console tão pouco conhecido e sem representação oficial por aqui ter um apreço tão grande. É, de longe, meu console favorito!

Esses dias atrás fiz um mod RGB no meu PC Engine DUO, assim que chegar o cabo SCART dele tiro umas fotos para vocês verem o resultado e a diferença para o vídeo composto.
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Esses dias atrás fiz um mod RGB no meu PC Engine DUO, assim que chegar o cabo SCART dele tiro umas fotos para vocês verem o resultado e a diferença para o vídeo composto.

E aqui está! As imagens foram tiradas de um monitor Ikegami TM20-17R com as mesmas configurações de cor/brilho/contraste, a única coisa que fiz foi trocar o cabo.


- Vìdeo Composto

110184



- RGB SCART (C-Sync)

110185
 
Topo Fundo