O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

PC Engine/Turbo Grafx 16 - Tópico Oficial [+ versões mini]

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Único CD que fiquei foi esse aqui. Recomendo muito esse jogo. Ele foge muito da mesmice e de cenários sem vida. Tem boa animação, músicas legais e bom desafio. Acho que poderiam ter aproveitado mais a capacidade sonora do modo CD do aparelho. Reza a lenda que esse jogo é talvez o melhor de nave do console, mas aí não sei.
r5pa4ihm.png

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.562
Pontos
703
Você não deve conhecer muito do PC Engine, pelo visto. A maioria dos jogos de nave dele são em cartucho, não em CD. Aliás, poucos em CD realmente valem a pena e justificam vir em disco. Qualquer emulador meia boca do pc engine já vai rodar tudo de cartucho e te dar quase todo o catálogo de jogos de nave desse videogame.
De fato, existem muitos shmups no hucard, porém, os melhores (minha opinião) estão no PC Engine CD.

Como por exemplo:

Gate of Thunder
Psychic Storm
Rayxanber II
Rayxanber III
Spriggan (Seirei Senshi)
Super Raiden
Sylphia
Lords of Thunder
Ginga Fukei Densetsu Sapphire

Isso só para citar alguns, existem mais de 50 shmups para o PC Engine na versão CD.

Sobre emulador, conheço muito, uso no retroarch com a função Run Ahead ativada, para ter input lag abaixo do hardware original, mas precisa ter um computador bom pois é uma ferramenta muito pesada, minha configuração como base Ryzen 5 5600 + 32gb ram + rtx 3060 12gb, funciona perfeitamente até para PS1 e Sega Saturn.

A questão do WII como central de emulação, é ter algo offline, exclusivo para jogar e com a possibilidade de ter 240p nativo em TV's de tubo.

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
De fato, existem muitos shmups no hucard, porém, os melhores (minha opinião) estão no PC Engine CD.

Como por exemplo:

Gate of Thunder
Psychic Storm
Rayxanber II
Rayxanber III
Spriggan (Seirei Senshi)
Super Raiden
Sylphia
Lords of Thunder
Ginga Fukei Densetsu Sapphire

Isso só para citar alguns, existem mais de 50 shmups para o PC Engine na versão CD.

Sobre emulador, conheço muito, uso no retroarch com a função Run Ahead ativada, para ter input lag abaixo do hardware original, mas precisa ter um computador bom pois é uma ferramenta muito pesada, minha configuração como base Ryzen 5 5600 + 32gb ram + rtx 3060 12gb, funciona perfeitamente até para PS1 e Sega Saturn.

A questão do WII como central de emulação, é ter algo offline, exclusivo para jogar e com a possibilidade de ter 240p nativo em TV's de tubo.
Então quem conhece pouco o PC Engine sou eu, desculpe. Vou dar uma pesquisada sobre esses jogos, ainda mais esse Super Raiden, já que curto Raiden.
PC ainda preciso montar algo decente pra sair emulando tudo. De CD só tenho o Gate of Thunder, de resto está no everdrive e como é o Engine Duo, não posso comprar um Pro pra jogar os jogos em CD, pois dá conflito com o drive.

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.562
Pontos
703
Então quem conhece pouco o PC Engine sou eu, desculpe. Vou dar uma pesquisada sobre esses jogos, ainda mais esse Super Raiden, já que curto Raiden.
PC ainda preciso montar algo decente pra sair emulando tudo. De CD só tenho o Gate of Thunder, de resto está no everdrive e como é o Engine Duo, não posso comprar um Pro pra jogar os jogos em CD, pois dá conflito com o drive.
Além dos exclusivos, tem muitos ports de shmups no PC Engine CD, trilha sonora em qualidade CD da outra vida para o game. Eu sou do tipo que não descrimino ports, ou seja, não sou rigoroso ao ponto de não jogar um port pois existe o original no Arcade por exemplo.

Muitos ports, principalmente no Mega Drive, eu acho melhores que as versões de arcade.

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Além dos exclusivos, tem muitos ports de shmups no PC Engine CD, trilha sonora em qualidade CD da outra vida para o game. Eu sou do tipo que não descrimino ports, ou seja, não sou rigoroso ao ponto de não jogar um port pois existe o original no Arcade por exemplo.

Muitos ports, principalmente no Mega Drive, eu acho melhores que as versões de arcade.
Os ports conheço muitos do hucard. O Truxton é um, prefiro do pc engine do que o do Mega. Eu não esquento muito com a trilha sonora em CD, mesmo pq acho forçada em certas ocasiões e meio desconexo com o jogo em 2D. Eu criei uma pastinha com jogos favoritos, e coloquei muitos lá que curti. Tem um port de um jogo de helicópero que tem que pegar moedas e comprar upgrades, um bom jogo que achei mais simpático no videogame do que no Arcade.

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Tava jogando um Smup ontem que era diferentão, o "especial" a nave se transformava em uma gigante e o efeito da transformação era "tridimensional" mas escurecia a tela por conta da limitação do hardware:

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.346
Pontos
703
Único CD que fiquei foi esse aqui. Recomendo muito esse jogo. Ele foge muito da mesmice e de cenários sem vida. Tem boa animação, músicas legais e bom desafio. Acho que poderiam ter aproveitado mais a capacidade sonora do modo CD do aparelho. Reza a lenda que esse jogo é talvez o melhor de nave do console, mas aí não sei.
Visualizar anexo 444723
Esse jogo lembra Thunder Force, é um dos jogos mais lindos de nave. É um dos melhores que já joguei, única ressalva que tenho do PC engine nos jogos de nave é o som alto dos efeitos sonoros que em muitos casos tira o brilho da trilha sonora. Ideal jogar no emu Magic Engine, que lá tem como ajustar os efeitos.

Dark Arisen

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
25.551
Pontos
853
Um dos consoles que mais gostei de ter na coleção e um dos poucos que pretendo recomprar algum um dia.

O jogo que mais curti nele foi o Soldier Blade, baita de um shmump com graficos lindos e ótima trilha sonora

Ultima Edição:

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Reações
5.085
Pontos
1.319
Tenho um Duo R comprado no final de 2015 e só me deu alegrias... Conheci parte da biblioteca dele jogando pelo emulador no meu PSP .
Infelizmente a unidade ótica dele ja esta dando sinais de cansaço . As x do nada a musica do game em CD para de tocar e só se escuta o audio do chip de som .
Tenho ED do krikzz comprado em 2016 e sei que por enquanto nem o ED PRO serviria pro meu Duo... o jeito é esperar alguma nova versão que seja compatível.
Minha unica reclamação é que em alguns jogos o audio(chip de som) do game acaba que deixa a música no plano de fundo meio baixa .
Outra coisa que estranhei é que o direcional do controle tem "pontos cegos"... ao pressionar o direcional pra mudar de direção, o direcional "afunda" e demora um pouco a responder ao apertar pro outro lado... ja limpei a borracha mas não resolve, parece um "gap" msm , Percebo isso no controle do Master nacional tb.

De resto é um prato riquíssimo pra um fã de shmup e foi o principal motivo que me fez comprar o console.

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Tenho um Duo R comprado no final de 2015 e só me deu alegrias... Conheci parte da biblioteca dele jogando pelo emulador no meu PSP .
Infelizmente a unidade ótica dele ja esta dando sinais de cansaço . As x do nada a musica do game em CD para de tocar e só se escuta o audio do chip de som .
Tenho ED do krikzz comprado em 2016 e sei que por enquanto nem o ED PRO serviria pro meu Duo... o jeito é esperar alguma nova versão que seja compatível.
Minha unica reclamação é que em alguns jogos o audio(chip de som) do game acaba que deixa a música no plano de fundo meio baixa .
Outra coisa que estranhei é que o direcional do controle tem "pontos cegos"... ao pressionar o direcional pra mudar de direção, o direcional "afunda" e demora um pouco a responder ao apertar pro outro lado... ja limpei a borracha mas não resolve, parece um "gap" msm , Percebo isso no controle do Master nacional tb.

De resto é um prato riquíssimo pra um fã de shmup e foi o principal motivo que me fez comprar o console.
Mais fácil vender ele e pegar um simples que suporta o Ever do krikzz e jogar os jogos de cd. O problema é pq o sistema acusa que há um drive de leitor acoplado e ocorre conflito. Ficou usando disco pirata? Isso que deve ter moído o drive. Pode ser também capacitores cansados, som baixo assim normalmente é isso. Creio que uma boa manutenção renovaria ele. Tive um desse e zero dor de cabeça, mas só usava disco original, depois saí vendendo tudo. Hoje tenho um Duo, acho bem mais bonito, tem entrada pra fone de ouvido e travinha pra tampa de disco. Fora a cor que acho lindona.

Sonymaster

Jogador de Videogame das décadas 1980/1990
VIP
Reações
23.794
Pontos
1.659

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Esse jogo lembra Thunder Force, é um dos jogos mais lindos de nave. É um dos melhores que já joguei, única ressalva que tenho do PC engine nos jogos de nave é o som alto dos efeitos sonoros que em muitos casos tira o brilho da trilha sonora. Ideal jogar no emu Magic Engine, que lá tem como ajustar os efeitos.
De fato o som dos tiros nesse jogo é algo bem alto mesmo. Uns sons que mais parece efeito de jogo de Atari ou Nes.

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Reações
5.085
Pontos
1.319
Mais fácil vender ele e pegar um simples que suporta o Ever do krikzz e jogar os jogos de cd. O problema é pq o sistema acusa que há um drive de leitor acoplado e ocorre conflito. Ficou usando disco pirata? Isso que deve ter moído o drive. Pode ser também capacitores cansados, som baixo assim normalmente é isso. Creio que uma boa manutenção renovaria ele. Tive um desse e zero dor de cabeça, mas só usava disco original, depois saí vendendo tudo. Hoje tenho um Duo, acho bem mais bonito, tem entrada pra fone de ouvido e travinha pra tampa de disco. Fora a cor que acho lindona.
Sim, tinha um drive de cdrom e gravava mídias em 1x da Phlips e CD Print .
O áudio do CD some depois de algumas horas . Ou qdo o game sai da pausa por um bom tempo e não volta o áudio.
Eu peguei o Duo R justamente por causa do leitor dele ser melhor que o original Duo .
Vou mandar pra um cara que é bem meticuloso e técnico...vai que são alguns capacitores cansados ...

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Sim, tinha um drive de cdrom e gravava mídias em 1x da Phlips e CD Print .
O áudio do CD some depois de algumas horas . Ou qdo o game sai da pausa por um bom tempo e não volta o áudio.
Eu peguei o Duo R justamente por causa do leitor dele ser melhor que o original Duo .
Vou mandar pra um cara que é bem meticuloso e técnico...vai que são alguns capacitores cansados ...
então a causa pelo visto foi esses discos aí. Isso aí de velocidade é balela, estraga igual. Pra jogar, esses aparelhos de CD são velhos demais. Everdrive é seu único caminho mesmo.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.472
Pontos
1.053
Grande Cosmão, seu blog era show de bola demais curtia demais seus post. Lembro que tinha um user lá do Nes Archive antigo fórum do NES que também tinha um blog bem legal, acho que era o Sabat.
Eu acompanhava também.

Sonymaster

VIP
Reações
23.794
Pontos
1.659
Eu acompanhava também.
Época de quando Gamers criavam para Gamers, era compartilhando paixão pelo jogos e nostalgia, hoje em dia é equipe de reportagem que nunca vivenciou a época e nem sabe o que dizem ou tem informações que nem ao menos estão corretas da época.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.472
Pontos
1.053
Época de quando Gamers criavam para Gamers, era compartilhando paixão pelo jogos e nostalgia, hoje em dia é equipe de reportagem que nunca vivenciou a época e nem sabe o que dizem ou tem informações que nem ao menos estão corretas da época.
Falou pouco mas falou tudo meu amigo.

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Meu console tá completasso:

PCE Core Grafx + MOD RGB clone do Krikzz (com cabo SCART) + Turbo Everdrive Pro + receptor BlueRetro + Controle 8Bitdo M30

VBNE2PS.jpg

UyE2tcK.jpg

Case em 3D adicionada no EDFX, fica mais seguro e protege contra poeira. Comprei do Maddrugamers:

7gzYQ9Z.jpeg

jbOA7nq.jpeg

hnbyLlI.jpeg

uGaoS7n.jpeg

Sonymaster

VIP
Reações
23.794
Pontos
1.659
Alguem comprou esses MINIs? parece que nem tem mais no mercado e nem o mercado chines se interessou em copiar.

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Reações
2.982
Pontos
453
O PCEngine tem um hardware fantástico,.........acho que o único erro dele é não ter 2 conectores para controle, isso já deveria vir de fábrica.
Então o NES acabava tendo essa vantagem na hora da venda, pois a maioria pensava em comprar um console para jogar com amigos.

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944

Então, por isso que não desfiz do meu, pois tem muito jogo bom de nave. Também bastante jogo bom de plataforma. Os jogos dele são bem acabados, com trilha sonora caprichada e gráficos bonitos. Nitidamente faziam os jogos com capricho pra ele. Destaque para o 1943, que a versão dele é exclusiva e se transforma em outra quando se chega em uma determinada fase, algo que me surpreendeu muito pela criatividade e melhora gráfica que ocorreu na transição de fase.
Seu aparelho pode estar com problema nos capacitores e não no leitor em si. Dizem que esse aparelho é problemático nos capacitores. O meu já veio com capacitores novos e funciona perfeito, mas eu nem uso o leitor mesmo, só sobrou um jogo original. Lembro que testei certa vez um disco cópia e o mesmo não funcionou.
Pra quem tem o Pro, o melhor é o Pc Engine pequeno.

Corvo Attano

Bam-bam-bam
Reações
792
Pontos
278
Meu console tá completasso:

PCE Core Grafx + MOD RGB clone do Krikzz (com cabo SCART) + Turbo Everdrive Pro + receptor BlueRetro + Controle 8Bitdo M30

VBNE2PS.jpg

UyE2tcK.jpg
Bonito esse modelo receptor pro Pc Engine. Procurei uns tempos atrás por um receptor pro pc engine, porque meu controle já tá meio ruim, mas só achei um da BitPixel no Aliexpress.

darth vader x

Lenda da internet
Reações
33.638
Pontos
1.564
Eu tava de olho desse da Humble Bazooka, que também fazem os BlueRetro personalizáveis (tenho de PCE e Neo-Geo), mas ficava inviável trazer pra o Bananil, muito caro pra um pedaço de plástico.

Comprei antes das "taxinhas", agora eu não estou querendo mais comprar o adaptador de vídeo porque virá num preço de dois caminhões carregados de ouro... :kfeliz

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
O PCEngine tem um hardware fantástico,.........acho que o único erro dele é não ter 2 conectores para controle, isso já deveria vir de fábrica.
Então o NES acabava tendo essa vantagem na hora da venda, pois a maioria pensava em comprar um console para jogar com amigos.
Como se usa dois controles nesse videogame? Eu nunca tinha pensado nisso.

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Reações
5.085
Pontos
1.319
Então, por isso que não desfiz do meu, pois tem muito jogo bom de nave. Também bastante jogo bom de plataforma. Os jogos dele são bem acabados, com trilha sonora caprichada e gráficos bonitos. Nitidamente faziam os jogos com capricho pra ele. Destaque para o 1943, que a versão dele é exclusiva e se transforma em outra quando se chega em uma determinada fase, algo que me surpreendeu muito pela criatividade e melhora gráfica que ocorreu na transição de fase.
Seu aparelho pode estar com problema nos capacitores e não no leitor em si. Dizem que esse aparelho é problemático nos capacitores. O meu já veio com capacitores novos e funciona perfeito, mas eu nem uso o leitor mesmo, só sobrou um jogo original. Lembro que testei certa vez um disco cópia e o mesmo não funcionou.
Pra quem tem o Pro, o melhor é o Pc Engine pequeno.
Antes de comprar ( final de 2015) eu ja tinha me informado e parace que o Duo R dá menos problemas com capacitores e leitor do que os Duo.
Vou continuar com meu duo R pq se a gente pensar, um ODE pra ele deve ser mais simples pra fazer pq os expansores de memória ( menos o Arcade Card) ja estão no console( to chutando) Au ainda comprei o Arcade Card separado no mesmo ano... só por causa do shump Saphire.

A não ser que os Super CD System que tem nos Duo , a memória deles esteja no bloco óptico. mesmo assim é menos coisa pra implementar e deve custar menos.... A questão é se vai existir pq a base dos Duo é bem menor que os Pc Engine vanila.

Não vou fazer mod pra RGB pq jogo em Tubo e não troco a imagem desses consoles em Tvs de tubo pelas de telas fina. Os sprites num CRT são preferiveis as telas finas, pelo menos pro meu gosto. . Isso pq tenho MSX ligado por LCD ( RGB) e ainda prefiro mais a tubosa., mesmo que por rca.

Ultima Edição:
Topo Fundo