O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

PC Engine/Turbo Grafx 16 - Tópico Oficial [+ versões mini]

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Antes de comprar ( final de 2015) eu ja tinha me informado e parace que o Duo R dá menos problemas com capacitores e leitor do que os Duo.
Vou continuar com meu duo R pq se a gente pensar, um ODE pra ele deve ser mais simples pra fazer pq os expansores de memória ( menos o Arcade Card) ja estão no console( to chutando) Au ainda comprei o Arcade Card separado no mesmo ano... só por causa do shump Saphire.

A não ser que os Super CD System que tem nos Duo , a memória deles esteja no bloco óptico. mesmo assim é menos coisa pra implementar e deve custar menos.... A questão é se vai existir pq a base dos Duo é bem menor que os Pc Engine vanila.

Não vou fazer mod pra RGB pq jogo em Tubo e não troco a imagem desses consoles em Tvs de tubo pelas de telas fina. Os sprites num CRT são preferiveis as telas finas, pelo menos pro meu gosto. . Isso pq tenho MSX ligado por LCD ( RGB) e ainda prefiro mais a tubosa., mesmo que por rca.
Capacitor é só trocar. Tive o Duo R e passei e peguei o Duo. Além desse ser mais bonito e com melhor acabamento, tem entrada pra fone de ouvido e trava pra tampa da gaveta. Sempre curti aparelho com entrada pra fone, ainda mais pra esse aparelho que tem jogos com boa trilha sonora.20250225_172613.jpg

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Alguém daqui tem um desse?

S9368d90de015475381697c6951a15c585.jpg_960x960.jpg

Comprei por 107 reais pra ver se tem um resultado melhor que qualquer outra coisa básica. Já tive 2 Mods RGB: Um gringo que era top que comprei na Stone Age Gamer, mas os áudios de CD não rolavam pelo Turbo Everdrive Pro. O outro comprei um EDFX china, no Ali, mas dava muito problema. Depois comprei um EDFX do Krikzz, foi barrado na alfândega e não consegui ter o produto. O Krikzz nem deu suporte por email, tive que fazer o estorno no serviço do cartão de crédito e justificar.

Espero que seja o melhorzinho desses genéricos, porque um EDFX original tá difícil e na Stone Age está em falta.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Depois de velho consegui realizar meu sonho de infância de pegar um PC engine, e to cada vez mais maravilhado com ele.

Peguei um modelo Core Grafx (parte boa já ter a saída stereo) e já veio com o hucard do SFII. Depois de jogar muito tempo, acabei comprando um everdrive china, e acabei pegando um adaptador bluetooth para controles (mais barato que um multitap e mais 4 controles).

Agora cheguei no fundo do poço do encantamento com ele: peguei o turbo everdrive pro do krikzz, tá pra chegar no final do mês. Já tenho a placa de mod RGB e como esse modelo já tem stereo, vi que não tem problemas com áudio.

Sinto que entrei num poço onde vou deixar de lado meu switch 2 e ps5 para ficar jogando shumps e jogos de aventura por um longo tempo.

Ah: deixei ele ligado em um gbsc pro na entrada RGB, o fino do fino da imagem mesmo em tvs novas. (Na foto ainda com av padrão, mas já troquei os cabos)

Anexos

• 20260510_195600.jpg
    20260510_195600.jpg
    101,2 KB · Visualizações: 20
  • 20260510_195619.jpg
    20260510_195619.jpg
    148,2 KB · Visualizações: 19
Ultima Edição:

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Depois de velho consegui realizar meu sonho de infância de pegar um PC engine, e to cada vez mais maravilhado com ele.

Peguei um modelo Core Grafx (parte boa já ter a saída stereo) e já veio com o hucard do SFII. Depois de jogar muito tempo, acabei comprando um everdrive china, e acabei pegando um adaptador bluetooth para controles (mais barato que um multitap e mais 4 controles).

Agora cheguei no fundo do poço do encantamento com ele: peguei o turbo everdrive pro do krikzz, tá pra chegar no final do mês. Já tenho a placa de mod RGB e como esse modelo já tem stereo, vi que não tem problemas com áudio.

Sinto que entrei num poço onde vou deixar de lado meu switch 2 e ps5 para ficar jogando shumps e jogos de aventura por um longo tempo.

Ah: deixei ele ligado em um gbsc pro na entrada RGB, o fino do fino da imagem mesmo em tvs novas. (Na foto ainda com av padrão, mas já troquei os cabos)

Fique atento que caso use o cabo SCART, o áudio das faixas de CD só vai sair no EDFX, seja Krikzz ou china. No seu mod RGB atual só vai sair o áudio dos efeitos do jogo.

Diretamente pelo AV do console ficará normal.

Se comprou diretamente pelo Krikzz depois me fale se seu Turbo Everdrive Pro passou pela alfândega, porque o meu EDFX foi retido. :ktriste2

Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Fique atento que caso use o cabo SCART, o áudio das faixas de CD só vai sair no EDFX, seja Krikzz ou china. No seu mod RGB atual só vai sair o áudio dos efeitos do jogo.

Diretamente pelo AV do console ficará normal.

Se comprou diretamente pelo Krikzz depois me fale se seu Turbo Everdrive Pro passou pela alfândega, porque o meu EDFX foi retido. :ktriste2
Eu não uso scart com ele, uso componente, mas ele é através do mod na saída traseira. Fiquei com receio agora de como ficará... Será que consigo usar o áudio da saída av do console e a imagem pelo componente?

Sobre a compra, fiz pela Amazon global, achei melhor por eles já realizarem todo trâmite

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Eu não uso scart com ele, uso componente, mas ele é através do mod na saída traseira. Fiquei com receio agora de como ficará... Será que consigo usar o áudio da saída av do console e a imagem pelo componente?

Sobre a compra, fiz pela Amazon global, achei melhor por eles já realizarem todo trâmite

Eu tive esse mod aqui:

20170209_170745__45012.1493851894.jpg

20170209_162342_g9v3-dw__92949.1493851896.jpg

Era super bem construído, os componentes eram de primeira linha. Mas infelizmente as faixas não tocavam, no EDFX china tocava, mas era bem instável.

Se comprou na Amazon, então é susse.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Eu tive esse mod aqui:

Era super bem construído, os componentes eram de primeira linha. Mas infelizmente as faixas não tocavam, no EDFX china tocava, mas era bem instável.

Esse que possuo não sei é diferente, mas já vi algumas coisas que divergem desse seu:
1- a pinagem dele é integral, como o edfx, diferente do seu que só tem nas pontas.
2- o meu tem as 6 entradas (3 componente + av) além da entrada do mega drive 2.

1000163521.jpg

Confesso que fiquei um pouco com pé atrás agora, mas, vamos ver.

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Pode ser que se usar a saída estéreo (branco/vermelho) desse seu mod china pode passar o áudio de CD. Mas só você confirmando aqui.

Pelo cabo do Genesis 2 é que não sai mesmo, só pelo EDFX.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Pode ser que se usar a saída estéreo (branco/vermelho) desse seu mod china pode passar o áudio de CD. Mas só você confirmando aqui.

Pelo cabo do Genesis 2 é que não sai mesmo, só pelo EDFX.

Eu vi um vídeo de um cara que tinha os mesmo equipamentos que o meu, não rodou direto do mod o áudio, mas ele conectou os dois: vídeo pelo mod, e áudio pelo av normal, deu bom, creio que na pior das alternativas consigo fazer isso, mesmo que a música saia mono.

Eu não tenho o cabo av do core Grafx, mas pesquisando, é o mesmo do mega drive 1, é isso mesmo?

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.472
Pontos
1.053
Eu vi um vídeo de um cara que tinha os mesmo equipamentos que o meu, não rodou direto do mod o áudio, mas ele conectou os dois: vídeo pelo mod, e áudio pelo av normal, deu bom, creio que na pior das alternativas consigo fazer isso, mesmo que a música saia mono.

Eu não tenho o cabo av do core Grafx, mas pesquisando, é o mesmo do mega drive 1, é isso mesmo?

Mesmo cabo.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Valeu pessoal, o turbo everdrive pro já tá no Brasil, vou comprar um avzin do mega pra deixar engatilhado já, mesmo que acabe não precisando, é bom ter de reserva

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Valeu pessoal, o turbo everdrive pro já tá no Brasil, vou comprar um avzin do mega pra deixar engatilhado já, mesmo que acabe não precisando, é bom ter de reserva

Mande o link de onde comprou na Amazon, pra eu ver se tem o EDFX original

darth vader x

Lenda da internet
Reações
33.638
Pontos
1.564
8 bits vs 8 bits, qual é o melhor??? :kfeliz

Tinha postado em outro tópico, mas aqui é o "oficial"... :viraolho

Eu tive esse mod aqui:

Tinha até comprado esse case, mas as taxinhas do amor agora me impedem de comprar qualquer coisa lá de fora, inclusive o conversor RGB do Krykzz que estava planejando... (Antes dava para burlar, comprei muita coisa com taxa zero, agora não.:kduvida)

WhatsApp Image 2026-05-23 at 12.14.17.jpegWhatsApp Image 2026-05-23 at 12.14.18.jpegWhatsApp Image 2026-05-23 at 12.14.19.jpeg

Foi desse jeito que consegui comprar praticamente tudo isso aqui, inclusive o everdrive da Terraonion e o PC Engine Duo que estão por baixo deles na caixa, se fosse hoje seria praticamente impossível pra mim... :ksnif

zzz.png

Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Enquanto não chega o turbo everdrive, essa semana me chegou um adaptador da blueretro para controles sem fio, e além disso permite 5 controles ao mesmo tempo, rodou lindamente, exceto o modo 6 botões.

Aparentemente existe algum bug que funciona bem no Pc engine e no core Grafx ele até ativa, mas os direcionais e botões não.

Mas são poucos jogos que usam esse recurso que eu não me estressei muito

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Enquanto não chega o turbo everdrive, essa semana me chegou um adaptador da blueretro para controles sem fio, e além disso permite 5 controles ao mesmo tempo, rodou lindamente, exceto o modo 6 botões.

Aparentemente existe algum bug que funciona bem no Pc engine e no core Grafx ele até ativa, mas os direcionais e botões não.

Mas são poucos jogos que usam esse recurso que eu não me estressei muito

Meu BlueRetro da Stone Age não dá certo com o Turbo Everdrive Pro, dá muito problema.

Existe algo que um dá bug no outro.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Meu BlueRetro da Stone Age não dá certo com o Turbo Everdrive Pro, dá muito problema.

Existe algo que um dá bug no outro.
O meu não é da Stone age, mas pesquisando rapidamente vi que tem uns modelos de lá que veio sem um ponto de solda que afetava algumas coisas, de incompatibilidades de console a erros com 6 botões, da uma checada

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Chegou ontem meu turbo everdrive pro, e as impressões são as mais positivas possíveis:
- super rápido para carregar as roms, seja pce, sejam os cds.
- interface bem mais completa que a do everdrive chinês, com direito a savestate nos jogos em hucard, e atalho no controle pra voltar para o menu (não precisando apertar o reset no card)
- ele não deu bug com o blueretro que comprei, funcionou as mil maravilhas, meu único porém continua sendo os 6 botões, mas nada prejudicial até então.
- sobre o áudio, testei primeiro pelo mod RGB e não rolou o áudio do cd mesmo, então fiz a gambiarra do vídeo: mod RGB para imagem e cabo av para o áudio, e funcionou super bem. Mas fiquei encucado, pois pra mim, o core Grafx tem saída stereo, só o cabo av que normalmente é mono... Pesquisei, vi que sim, só a pinagem de um av stereo que é um pouco diferente (https://retrosix.wiki/wiki/av-pinout-pc-engine) e mandei bala.... Configurei no turbo everdrive que o som era estéreo e.... Habemus stereo!

Foi um sonho de infância que custou caro, porém, está valendo muito a pena

Meu único contra foi que algumas isos traduzidas não funcionaram, entra na bios do cd ROM, mas da erro, ex: dracula X, mas a versão original rodou de boas, provavelmente é iso zoada, mesmo que rodasse bem em emulador

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Chegou ontem meu turbo everdrive pro, e as impressões são as mais positivas possíveis:
- super rápido para carregar as roms, seja pce, sejam os cds.
- interface bem mais completa que a do everdrive chinês, com direito a savestate nos jogos em hucard, e atalho no controle pra voltar para o menu (não precisando apertar o reset no card)
- ele não deu bug com o blueretro que comprei, funcionou as mil maravilhas, meu único porém continua sendo os 6 botões, mas nada prejudicial até então.
- sobre o áudio, testei primeiro pelo mod RGB e não rolou o áudio do cd mesmo, então fiz a gambiarra do vídeo: mod RGB para imagem e cabo av para o áudio, e funcionou super bem. Mas fiquei encucado, pois pra mim, o core Grafx tem saída stereo, só o cabo av que normalmente é mono... Pesquisei, vi que sim, só a pinagem de um av stereo que é um pouco diferente (https://retrosix.wiki/wiki/av-pinout-pc-engine) e mandei bala.... Configurei no turbo everdrive que o som era estéreo e.... Habemus stereo!

Foi um sonho de infância que custou caro, porém, está valendo muito a pena

Meu único contra foi que algumas isos traduzidas não funcionaram, entra na bios do cd ROM, mas da erro, ex: dracula X, mas a versão original rodou de boas, provavelmente é iso zoada, mesmo que rodasse bem em emulador

Se eu soubesse dessa gambiarra, não teria vendido o meu mod RGB da Stone Age, adorava ele, me afobei e vendi porque não saia o áudio do CD. E também eu não tinha cabo estéreo do console, somente o original que é mono.

Vou aguardar chegar o HDMI do Bitfunx que acho que a imagem vai ficar uma b0sta, comparado ao EDFX. Mas enquanto não chega o EDFX na Stone, é o jeito. Não vi ninguém comentando se o HDMI sai o áudio de CD, a maioria que vi testando foi no Turbo Everdrive normal.

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Se eu soubesse dessa gambiarra, não teria vendido o meu mod RGB da Stone Age, adorava ele, me afobei e vendi porque não saia o áudio do CD. E também eu não tinha cabo estéreo do console, somente o original que é mono.

Vou aguardar chegar o HDMI do Bitfunx que acho que a imagem vai ficar uma b0sta, comparado ao EDFX. Mas enquanto não chega o EDFX na Stone, é o jeito. Não vi ninguém comentando se o HDMI sai o áudio de CD, a maioria que vi testando foi no Turbo Everdrive normal.
Opa, quando chegar trás as impressões! A gambiarra que fiz eu não encontrei em lugar nenhum da internet, só em um vídeo de brasileiro (sempre hahahaha), e o estalo de montar um cabo av stereo que veio de curiosidade pós pesquisar sobre a saída.

Mas a gambiarra também tem um preço: o aparelho que é super compacto vira um trambolho com cabos saindo pelos quatro lados dele, né?

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Opa, quando chegar trás as impressões! A gambiarra que fiz eu não encontrei em lugar nenhum da internet, só em um vídeo de brasileiro (sempre hahahaha), e o estalo de montar um cabo av stereo que veio de curiosidade pós pesquisar sobre a saída.

Mas a gambiarra também tem um preço: o aparelho que é super compacto vira um trambolho com cabos saindo pelos quatro lados dele, né?

Vou fazer um vídeo no meu canal

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Farei um vídeo mostrando o adaptador da Bitfunx, mas já vai um spoiler:

O áudio de CD via Turbo Everdrive Pro não toca, é a mesma coisa dos adaptadores xing-ling.

Vou ter que recorrer ao EDFX da Stone Age, quando voltar em estoque, porque no Krikzz, deus me livre.

Infelizmente o esquema de áudio do @KazumaKiryu não iria dar bem aqui, sairia mono.

Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Continuo jogando semanalmente o bichão aqui, e como savestates ajudam, pqp, estou jogando bonks adventure no meu tempo, sem estresse, rumo a terminar a trilogia.

Um ponto sobre o turbo everdrive pro que comentei anteriormente: isos traduzidas eu não estava conseguindo entrar, mas descobri que eram as isos que estavam bugadas, baixei de outro lugar e rodaram de boa.

Meu único contra ainda está sendo o blueretro que peguei, funciona perfeito com 5 controles, mas não consigo ativar o modo 6 botões de jeito nenhum. E também não consegui ativar o turbo, mas sei que é possível, só não tive saco de configurar

Megalith

Lenda da internet
Reações
53.144
Pontos
1.514
Fui teimoso e comprei outro EDFX china que estava por 120 reais e este funcionou perfeitamente. A versão anterior que tive era problemático demais, não pegava de primeira, precisava ficar encaixando e desencaixando à todo o momento pra ver se dava sinal no console. Fora a todo o momento dando incompatibilidade com o Turbo Everdrive Pro.

Agora sim o console está do jeito que eu queria.

Instalei com a case em 3D que o Maddruga vendeu pra mim:

7IlIKTz.jpeg

8lbxvS0.jpeg

Ultima Edição:

KazumaKiryu

Lenda da internet
Reações
15.562
Pontos
1.664
Fui teimoso e comprei outro EDFX china que estava por 120 reais e este funcionou perfeitamente. A versão anterior que tive era problemático demais, não pegava de primeira, precisava ficar encaixando e desencaixando à todo o momento pra ver se dava sinal no console. Fora a todo o momento dando incompatibilidade com o Turbo Everdrive Pro.

Agora sim o console está do jeito que eu queria.

Instalei com a case em 3D que o Maddruga vendeu pra mim:

7IlIKTz.jpeg

8lbxvS0.jpeg
Caraca, com essa case ficou lindão

Lagartixo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.945
Pontos
944
Já vi que, pra eu jogar os jogos em CD desse aparelho, terei que comprar um PC Engine do pequeno. O meu DUO não vai funcionar os jogos em ISO desses Everdrive da Krikzz. Acho que ocorre conflito com o drive.

Topo Fundo