O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC Engine/Turbo Grafx 16 - Tópico Oficial [+ versões mini]

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Gosto muito dos shmups do PC Engine, tem muita coisa boa, principalmente no CD.
 

Superd7br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.460
Reações
10.737
Pontos
503


Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Pronto, agora já tem alguns dos clássicos da Namco. O jogo do Spriggan me surpreendeu por ser licença de anime.
Queria o Power Eleven mas ele teria que ser localizado por causa dos textos em japonês...
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.410
Reações
7.479
Pontos
453
Pronto, agora já tem alguns dos clássicos da Namco. O jogo do Spriggan me surpreendeu por ser licença de anime.
Queria o Power Eleven mas ele teria que ser localizado por causa dos textos em japonês...
O Spriggan do PC-Engine (Seirei Senshi Spriggan) não possuí nenhuma relação com o mangá ou anime Spriggan. Na verdade, ele seria um jogo da série Aleste antes da empresa responsável mudar de ideia.
 


AllejoEterno

Ser evoluído
Mensagens
77
Reações
91
Pontos
38
Pronto, agora já tem alguns dos clássicos da Namco. O jogo do Spriggan me surpreendeu por ser licença de anime.
Queria o Power Eleven mas ele teria que ser localizado por causa dos textos em japonês...
Que eu saiba, o Snatcher que ta ali na lista tb é em japones, acho que eles não levam isso muito em consideração
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Minha história com o PCE vai ter partes interessantes e tristes, portanto fiquem alertas!

Conheci o PC Engine, em uma das melhores (senão A MELHOR) locadora de videogames já vista em Goiânia. A antiga Games Club do Eudes Shiraishi foi a meca dos videogames (hardware e software) na sua época de funcionamento aqui.

Existiam outras? Sim, é claro! E nessa época, eu ainda trabalhava na Video Locadora Popeye (entre os anos de 1990 a 1993) e a mais antiga locadora (conhecida como Videogamia), comandada por duas irmãs, era boa, mas não tinha o mesmo requinte da Games Club!

Voltando pra vaca fria, na noite ANTERIOR a chegada do primeiro Neo Geo AES no Brasil (sim, chegou aqui primeiro!), eu e mais dois amigos fomos lá pra ver o videogame. Infelizmente o irmão do Eudes (logo logo ele vai aparecer de novo na história) teve problemas com o voo do Rio pra cá e só pode vir no outro dia, de manhã. (enquanto isso, uma equipe de repórteres tentou abordá-lo pra que ele abrisse o Neo Geo e mostrasse a chegada do primeiro equipamento aqui. Ele não fez isso...)

Mas, nessa noite, estavamos esperando meu pai vir nos buscar de fusca, quando um primo do Eudes trouxe uma maleta branca com uma escrita cinza no seu lado. Eu estava jogando mega drive e comecei a ouvir uma trilha sonora de um jogo mais ou menos conhecido do arcade, mas com outra melodia:



Inacreditável dizer que, eu já jogava esse jogo, mas em outro sistema...



O mais engraçado (esqueçam do Neo Geo...) é que, uma semana depois, chega um parente do Japão e me dá um videogame que ele achou no lixo. Era justamente um PC Engine, com um controle e 4 jogos que estavam dentro de uma caixa de sapato! Nas palavras dele, não dava pra trazer na caixa original porque ela estava podre.... (depois, descobri que ele fez isso pra me humilhar na frente dos parentes e dos meus pais, mas não funcionou desse jeito!

O videogame veio com a fonte original queimada, mas era a mesma do mega drive então nem me preocupei. Foram mais ou menos 1 ano com esse videogame até eu resolver negociá-lo porque ele estava apresentando problemas e dois dos jogos haviam sumido (vá saber como...)

Em 1997 (bem depois que a Games Club fechou de vez), recebo um telefonema de um amigo meu querendo que eu fosse com ele comprar Tofú (nós nunca haviamos encontrado pra venda aqui na cidade e ele achou quem o produzia) e fui. Como sempre dizem que "o nosso destino é como uma colcha de retalhos: sempre cruzamos com o destino de outras pessoas, mais hora, menos hora", eu chego no local e encontro o irmão do Eudes, BEM MAIS MAGRO E ABATIDO.

Ele morava no Japão e só havia vindo aqui no Brasil na época em que trouxe o Neo Geo e um contâiner de coisas, mas daí descobrimos o seguinte:

A pouco tempo (coisa de 2 meses antes), a esposa dele veio a falecer no Japão, vitima de problemas no parto. Pra não ficar sofrendo, ele voltou para o Brasil, principalmente para que os pais dele, o ajudassem a curar a lacuna no seu coração (e ajudar a cuidar do filho)

Ele chegou pra mim, depois de vender o Tofú e perguntou se eu queria comprar alguns videogames e jogos, nisso ele veio com a maleta completa: outro PC Engine (dessa vez, o modelo 1, com a maleta/Interface Unit com CD Rom², 2 controles de 2 botões, 1 de 3 botões e um de 6 botões, além de um Multitap, 46 HU Cards e 6 Cds originais, e me ofereceu por 100 R$ (o salário mínimo na época era coisa de 200 R$, mais ou menos).

Ele me vendeu esse videogame por esse preço, completo, justamente porque era da esposa dele e ele não aguentava ver aquilo parado! O saturn dele foi adquirido por outra pessoa (pena. Ele tinha a coleção completa dos jogos Gundam pra ele....)

Fiquei com esse videogame na primeira coleção até a venda da coleção completa pra tentar ir pros EUA (mas aí já entra outra história!)

Até hoje o eudes ainda tem o PC Engine GT com ele e não vende mas nem a tapa!
Mais uma vez, muito bom ler suas histórias! Bem interessante.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Acompanhando. Sempre amei o PCEngine e nunca tive a oportunidade pra ter um. Pelo vistou irei continuar emulando por enquanto.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Por causa do vídeo acima resolvi jogar alguns títulos que a muitos anos não pegava como Lords of Thunder e Castlevania Rondo of Blood e outro que nunca joguei na vida como o Valis 1 do PCE CD, depois joguei a versão do Mega e posso dizer que a do PCE estupra em todos os sentido, muito boa mesmo.
Mas o que eu gostaria de dizer é que eu joguei no Magic Engine com scanlines a 25% + filtro bilinear numa tv plasma HD 43" da Samsung e posso dizer com certeza que é umas das melhores tvs pra retrogames que já vi na vida, a cor e a movimentação são excelentes, a imagem fica bem nítida porém sem a grande pixelização/serrilhado de uma full HD/Led/etc e mesmo com o filtro do emulador ela não fica tão borrada se aproximando mais do aspecto de uma tv de tubo.
Por fim uma excelente opção pra quem quer ter uma experiência mais próxima de um tubão sem ter que adquirir um e com muito mais nitidez sem ter distorções, pena que não se fabrica mais... :ksnif

(Não é a imagem da minha mas é isso aqui mesmo.)

50281510.jpg
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Por causa do vídeo acima resolvi jogar alguns títulos que a muitos anos não pegava como Lords of Thunder e Castlevania Rondo of Blood e outro que nunca joguei na vida como o Valis 1 do PCE CD, depois joguei a versão do Mega e posso dizer que a do PCE estupra em todos os sentido, muito boa mesmo.
Mas o que eu gostaria de dizer é que eu joguei no Magic Engine com scanlines a 25% + filtro bilinear numa tv plasma HD 43" da Samsung e posso dizer com certeza que é umas das melhores tvs pra retrogames que já vi na vida, a cor e a movimentação são excelentes, a imagem fica bem nítida porém sem a grande pixelização/serrilhado de uma full HD/Led/etc e mesmo com o filtro do emulador ela não fica tão borrada se aproximando mais do aspecto de uma tv de tubo.
Por fim uma excelente opção pra quem quer ter uma experiência mais próxima de um tubão sem ter que adquirir um e com muito mais nitidez sem ter distorções, pena que não se fabrica mais... :ksnif

(Não é a imagem da minha mas é isso aqui mesmo.)

50281510.jpg
Essas plasmas eram SD (resolução 840x480). Por isso que retrogames ficam tão nítidos neles.

Aqui em casa tinha uma, jogava PS2 nela com cabo video componente. Era uma coisa linda o PS2 nela.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Essas plasmas eram SD (resolução 840x480). Por isso que retrogames ficam tão nítidos neles.

Aqui em casa tinha uma, jogava PS2 nela com cabo video componente. Era uma coisa linda o PS2 nela.

Essa TV é uma das últimas levas da Samsung e tem 1024 x 768 de resolução, portanto HD (e é o melhor dos dois mundo pois tem muito mais brilho, cores, contraste, tempo de resposta etc dos últimos modelos de plasma do que as primeiras SDs).
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.499
Pontos
753
Bom tópico. Eu havia criado em outro fórum um tópico sobre o mesmo, quando "descobri" o vídeo-game e me interessei muito nele.

Em termos de emulação, recomendo a versão do Beetle para o Retroarch. Rodou perfeito tudo que joguei, e ainda pode usar shader CRT, que simula perfeitamente uma televisão tubo.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.492
Reações
26.173
Pontos
1.053
Por causa do vídeo acima resolvi jogar alguns títulos que a muitos anos não pegava como Lords of Thunder e Castlevania Rondo of Blood e outro que nunca joguei na vida como o Valis 1 do PCE CD, depois joguei a versão do Mega e posso dizer que a do PCE estupra em todos os sentido, muito boa mesmo.
Mas o que eu gostaria de dizer é que eu joguei no Magic Engine com scanlines a 25% + filtro bilinear numa tv plasma HD 43" da Samsung e posso dizer com certeza que é umas das melhores tvs pra retrogames que já vi na vida, a cor e a movimentação são excelentes, a imagem fica bem nítida porém sem a grande pixelização/serrilhado de uma full HD/Led/etc e mesmo com o filtro do emulador ela não fica tão borrada se aproximando mais do aspecto de uma tv de tubo.
Por fim uma excelente opção pra quem quer ter uma experiência mais próxima de um tubão sem ter que adquirir um e com muito mais nitidez sem ter distorções, pena que não se fabrica mais... :ksnif

(Não é a imagem da minha mas é isso aqui mesmo.)

50281510.jpg
Eu tenho exatamente a mesma tv que uso pra jogar os meus retrogames.

Ouya, PSclassic e Raspberry pi.

E realmente essa plasma 43 é muito boa pra isso.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.813
Reações
16.530
Pontos
803
Queria entender mais do PC Engine, mas parece que tem jogos em hu card, cd, cd 2, arcade não sei o que lol. O emulador de PCE emula todos esses jogos ?
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.128
Reações
10.499
Pontos
753
Queria entender mais do PC Engine, mas parece que tem jogos em hu card, cd, cd 2, arcade não sei o que lol. O emulador de PCE emula todos esses jogos ?
Sim, Beetle no Retroarch emula a versão default (sem CD), CD e a versão FX, que tem uns poucos jogos lançados. No MagicEngine eram 2 emuladores, 1 para a versão FX e outro para o restante.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Eu uso o Magic Engine porém tem aquela chatice de ter que emular o drive de CD, podia ter feito igual ao Kega Fusion que além de rodar a iso diretamente também aceita as faixas de áudio em mp3 o que reduz drasticamente o tamanho do jogo. (560Mb pra 64Mb como em alguns jogos é muita coisa.)
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.813
Reações
16.530
Pontos
803
Os emuladores tão aceitando até formato CHD agora. To usando isso pro SEGA
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.058
Pontos
353
Um dia tomo vergonha na cara coragem e começo a mexer com o Retroarch, mas até lá vou com a simplicidade dos emuladores stand-alone mesmo . (Kega Fusion entre eles.)
 

Fabio Alexandre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.299
Reações
2.141
Pontos
453
Emulador que eu uso pro Turbo Grafx é o MednafenX do Xbox Clássico, roda tudo até os jogos em CD funcionam perfeitos, até Scanlines ele faz.
.

.
.
Descobri ano passado que se eu configurar ele com uma resolução de múltiplos inteiros, a imagem fica MUITO melhor.
Por exemplo, a resolução do PC Engine é 256x224, então multiplicar essa resolução por 1,2,3,4 pra não deixar número quebrado.
Ou seja, as resoluções ideais são: 256x224 / 512x448 / 768x672 / 1024x896 e assim por diante, alguns poucos jogos possuem resolução diferente.
.
Parece besteira mas isso faz toda a diferença, a imagem final fica sem rastros, no Xbox configuro o emulador pra 480p (640x480) e arrumo a área visual pra 512x448. Assim a imagem não fica esticada, e também sem rastros, só não preenche a tela toda, pois fica preto um espacinho em baixo e em cima.
Isso é matemática simples, no Retroarch tem uma opção pra manter a escala por números inteiros, chamado de integer scaling.
.
https://emulation-general.fandom.com/wiki/Scaling
 
Ultima Edição:

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.486
Reações
39.599
Pontos
1.053
E aew alguém vai comprar esses mini e qual versão? Acho que vai ser um estoque limitado, duvido muito que vai ter a rodo como teve paz clássico e nes e snes
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Tava vendo os jogos que vêm junto e existem muitas raridades. Creio eu que seja a forma mais oficial de se conseguir esses jogos, hoje em dia, sem ter que gastar uma fortuna absurda, pois muitos não foram lançados digitalmente prós consoles atuais, ou, se foram, ficaram no Japão.
 
Topo Fundo