O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PC não boota, BSOD, sfc e DISM dão erro...

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
É isso, tomei na jabiraca com meu PC.

Acabou a energia e, novamente (já relatei sobre aqui em outra ocasião), meu Win10 não dá mais boot.

Das outras vezes eventualmente o computador voltou, mas agora é diferente, porque das outras vezes não estava dando BSOD.

Fica no ciclo: Dá BSOD pouco depois daquela rodinha começa a girar (aqui fica a logo da Gigabyte na tela). Ao reiniciar ele vai pro modo diagnóstico, mas não consegue reparar a inicialização.

O que já tentei via prompt, que é onde consigo chegar:

  • CHKDSK /F /R /B (não acha erros, mas acusa uma falha pra registrar o log no final)
  • sfc /scannow (chega a 100% muito rápido, mas retorna que "A Proteção de Recursos do Windows não pôde executar a operação solicitada")
  • DISM (tentei vários meios, mas sempre dá algum erro, quando resolvo ele aparece outro até chegar num 0x800f0801, que não achei como resolver)
  • bootrec (o /fixmbr tem êxito, o /scanOS acha os outros dois SOs instalados, mas não o Win10, o /rebuildbcd não muda nada, o /fixboot dá acesso negado - até consegui fazer ele dar como êxito, mas parece que não surtiu efeito)

O sfc e o DISM estarem quebrados ao mesmo tempo é o maior problema, porque normalmente a solução pra consertar um acaba envolvendo outro (e vice versa), dai fico preso num loop.

Com o DISM cheguei a extrair um arquivo install.wim, mas na hora de fazer ele restaurar a imagem do sistema ele volta aquele erro que falei. A linha de comando é a seguinte

DISM.exe /Image:E:\ /ScratchDir:E\Sctratch\ /Cleanup-Image /RestoreHealth /source:WIM:E:\install.wim:1 /LimitAccess

(drive do sistema aqui é E:)

Alguns detalhes:
  • Não entra de forma alguma no SO, nem em safe mode e nem desativando outras coisas na inicialização;
  • Fiz tudo usando privilégios de Administrador;
  • Fiz tudo tanto no prompt de comando da recuperação do sistema quanto via disco de instalação do Windows;
  • Tanto via prompt quanto via notepad (executado pelo prompt) eu consigo acessar os arquivos do drive E normalmente;
  • Tentei copiar manualmente alguns arquivos (winload, ntoskrnl, pasta Boot do Windows e do System32);
  • Pasta RegBack (último registro válido) está vazia;
  • Desativando a reinicialização automática me retorna o erro, em BSOD, 0xc0000001, que parece ser algo genérico, com a reinicialização automática ativada aparece um QR Code e o erro CRITICAL_PROCESS_DIED;
  • A maioria dos tutoriais envolve chegar no Desktop do Windows, porque aí você consegue usar certos comandos e tem acesso ao módulo de serviços, Windows Update, etc., então muitos desses tutoriais não serviram.

Minha dúvida é: Estou quase me conformando que vou ter que fazer aquele procedimento de reinstalação do Win10, apareceu pra mim que tem uma opção que mantém arquivos pessoais, aplicativos e configurações, mas achei estranho porque tinha lido que isso só era possível se você conseguisse chegar no Desktop do Windows. Estou com medo de escolher isso perder a porra toda.

Também tem algumas ferramentas de reparo que não são da Microsoft, será que alguma vale a pena? Hoje vou levar o PC na casa de um amigo, ele vai criar um USB de recuperação direto do Win10 dele, se não funcionar vou tentar alguma dessas ferramentas... Talvez um Ubuntu direto no pendrive?

Fico na esperança de alguém ter alguma dica...

----
Win 10 Home
Ryzen 2200G
16gb RAM
SSD 240gb (sistema)
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Desliga o computador da tomada e fica apertando o botão power por uns 2 minutos, em seguida tente ligar novamente.

Compre um filtro de linha Clamper.

Pra descarregar os capacitores, né? Fiz algo parecido, mas só desliguei a chave da fonte. Vou tentar tirar o cabo mesmo e fazer por mais tempo, normalmente eu faço por uns 20 segundos só.

Tô numas de tentar qualquer coisa kk

Tenta usar o Boot-Repair-Disk eu já usei uma vez aqui é resolveu.

Vou pesquisar, valeu.
 


DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Essa é uma batalha que já perdi várias vezes, windows quando zica assim, só perda de tempo.

Pode ser uma boa mesmo. Monta o USB com a última versão do Windows, instala, atualiza tudo, limpa os Apps nativos via powershell e elimina os serviços desnecessários no services.msc.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Engraçado, eu tava com Pc que volta e meia dava essa m****, perdia tempo tentando recuperar, no final, demorava 10 minutos pra formatar hahaha, troquei o PC todo, até descobrir que era a fonte que zoava.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Boota em modo de segurança, apertando 10 igual louco durante o boot, se iniciar => iniciar executar > msconfig e tira todos os programas e serviços desnecessários pro boot.


Opção do @DILSON80 parece boa.


Tomara que não tenha zuado teu ssd.

Formatar, pra mim, é perder a batalha.
85721986.jpg


Engraçado, eu tava com Pc que volta e meia dava essa m****, perdia tempo tentando recuperar, no final, demorava 10 minutos pra formatar hahaha, troquei o PC todo, até descobrir que era a fonte que zoava.
Se o cara já fez tudo isso, é um pau de hardware, e pelo que o brother falou foi um surto de energia...
apareceu pra mim que tem uma opção que mantém arquivos pessoais, aplicativos e configurações
Acho que mantém. De qualquer forma sempre faça uma partição pra sistema outra pra dados, assim se não tiver outra maneira pelo menos tu não perde o que tem na outra patição, na pior das hipóteses tu instala dualboot pra pegar o que precisar.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Não dei conta, não tinha mais o que fazer. Foi alguma corrupção de software muito pesada.

Copiei o drive todo usando o comando ROBOCOPY pra um HD, estou numa instalação limpa e aos poucos vou adicionando os aplicativos.

Vou ser sincero, estou me sentido derrotado por não ter conseguido recuperar o sistema. É uma sensação bizarra, é como se eu tivesse usando o computador de outra pessoa.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Essa opção mantém mesmo, eles criam uma nova pasta Windows e joga tudo antigo para Windows.old.

Só de você instalar um SO por cima de outro ele já cria essa windows.old, eu acredito que a opção de salvar aplicativos e configurações deixa eles como se estivessem instalados mesmo.

Enfim, nenhuma dessas opções funcionou, acabei formatando, mas tinha salvo todo o drive em outro disco.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Uma dica pra quem for usar o comando ROBOCOPY pra fazer uma cópia de uma pasta ou disco: A pasta destino vai ficar totalmente oculta, só consegui acessar ela via prompt de comando. Pra resolver isso, sabendo o caminho da pasta, use o comando:

attrib -h -s -a X:\pastadestinodorobocopy

Se colocar um -r ali ainda vai tirar a propriedade de somente leitura dos arquivos que o possuam.

-h (tira atributo de arquivo/pasta oculta)
-s (tira atributo de arquivo/pasta de sistema)
-a (tira atributo de arquivo/pasta morto)

Aliás, o comando que usei pra copiar a porra toda foi:

robocopy X:\pastaorigem X:\pastadestino /E

O /E faz ele copiar todos os subdiretórios, inclusive os vazios.

Tem vários outros modificadores pra esse comando, inclusive um que ignora arquivos de sistema (o que teria economizado um bom tempo), mas fiquei com medo de faltar alguma coisa, recomendo ler a lista de modificadores usando ROBOCOPY /?

Bom, é isso, com o comando ATTRIB que citei antes agora tenho acesso aos arquivos antigos.

Isso deprime qualquer um.

Na real me fez pensar se eu não estou passando tempo demais no computador.

Tipo, era pra ser tão importante ao ponto de me fazer ficar 2 dias tentando?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.294
Reações
13.634
Pontos
1.604
Pode ser uma boa mesmo. Monta o USB com a última versão do Windows, instala, atualiza tudo, limpa os Apps nativos via powershell e elimina os serviços desnecessários no services.msc.

Explica aí a parada de limpar os aplicativos nativos via powershell, por gentileza.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Aliás, existem meios de tornar o Windows mais robusto contra esse tipo de problema gerado por quedas de energia?

Porque a outra solução era um nobreak (que foi motivo de um tópico meu aqui ano passado), mas parece ser meio consenso que nobreak teria que ser full senoidal pra não danificar a fonte (Corsair VX450).

Ainda assim, tem gente que utiliza faz tempo e não deu problema, aparentemente é menos problemático em rede 110/127V do que em rede 220V.

Sabe, o problema nem foi corromper o sistema e sim que nenhuma ferramenta - nativa ou não - conseguiu dar jeito. Isso é muito frustrante e agora estou até com medo de usar o computador, uso um pouco e já quero desligar.
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Explica aí a parada de limpar os aplicativos nativos via powershell, por gentileza.

Barra de Pesquisa ao lado do botão Iniciar > PowerShell, apertando com o botão direito do mouse para executar como administrador > Get-AppxPackage -AllUsers | Remove-AppxPackage
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
Eu já sou o contrário, deu problema nem perco tempo fuçando, já formato. PC do chefe deu essa tela, foi querer passar um comando no cmd e corrompeu tudo... Era só tirar o HD, colocar em outro PC, fazer o backup e formatar do zero. Perdeu dois dias pra arrumar isso e ainda perdeu quase tudo que tinha.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Eu já sou o contrário, deu problema nem perco tempo fuçando, já formato. PC do chefe deu essa tela, foi querer passar um comando no cmd e corrompeu tudo... Era só tirar o HD, colocar em outro PC, fazer o backup e formatar do zero. Perdeu dois dias pra arrumar isso e ainda perdeu quase tudo que tinha.


Estou começando a achar que você é que está certo.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.503
Reações
42.951
Pontos
1.453
por isso é sempre bom ter backup, aqui em casa eu faço backup dos meus arquivos pessoais e da minha esposa de 6 em 6 meses para uma hd externa
 

perdido21

Supra-sumo
Mensagens
570
Reações
813
Pontos
164
Já passei por situações assim, cheguei a perder arquivos bem importantes, com queda de energia e fazendo o hdd queima, isso que eu monitoro a saúde do hdd.

Hoje em dia, eu não deixo nada importante no disco local C:, tenho ele um ssd de 240GB praticamente só o Windows.
Tenho uma conta no google suite para backup instantâneo, uso ele pela facilidade que qualquer arquivo que eu edito é feito o upload assim que salvo o mesmo.

Pra quem não quer gastar tem o terabox que dá 1TB de armazenamento gratuito, mas tem que fazer o upload manualmente.

O que eu aprendi é que nunca mais fico sem backup, qualquer alteração na minha maquina, posso formatar tranquilamente.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
por isso é sempre bom ter backup, aqui em casa eu faço backup dos meus arquivos pessoais e da minha esposa de 6 em 6 meses para uma hd externa

Minha sorte foi que não perdi meus arquivos pessoais, só corrompeu o sistema.

O que eu aprendi é que nunca mais fico sem backup, qualquer alteração na minha maquina, posso formatar tranquilamente.

Pois é, vou ver algum serviço semelhante de backup, algumas coisas o Norton faz backup pra mim, mas é só 10gb.
 
Topo Fundo