O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pegada dos joysticks antigos

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
1.715
Pontos
253
Então, faz uns 10 anos ou mais que não pego em um controle de super nintendo ou mega drive, por exemplo, como é a pegada deles se comparado aos modernos? perde muito?

Para quem está habituado com controles de PS e Xbox atuais, vai ser muito desconfortável jogar com um controle de NES, SNES ou Mega Drive?

Minhas mãos são médias para um adulto, nem grande nem pequenas.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.752
Reações
62.469
Pontos
1.253
Controle de SNES : disposição de botões é excelente e o acabamento é muito bom, porém a falta de apoio pode ser desconfortável em longas sessões de jogatina.
Em comparação com o Dualshock 3, esse último é melhor no acabamento, mas tem d-pad inferior e a disposição dos botões de ação não é tão boa quanto o controle de SNES.

Não tenho o controle a seguir, mas vejo bastante recomendações sobre o SN30 Pro Plus da 8Bitdo, se o que você deseja é comprar um controle desses pra jogar no PC.
Além do apoio, ele possui dois analógicos e dois gatilhos:
controle_sn30_pro_8bitdo_nintendo_switch_envio_internacional_frete_gratis_4649_1_20200401101050.jpg
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Hoje em dia só não conseguiria jogar de boa com controle de NES/Master e Atari. Um retângulo na mão.

Dos 16bit pra cima não vejo tanto problemas, gosto até no N64. Acho que a única exceção são os controles do Xbox pra retro, os digitais são horríveis, puro lixo, mas para jogos modernos que não usa o digital é muito bom.
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.191
Reações
1.715
Pontos
253
Na verdade eu estou pensando em pegar um usb de SNES e Mega Drive pra usar quando for emular esses consoles. No geral uso um de PS4, acho ótimo, mas queria os com formato original do console por questões lúdicas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
Como nunca deixei de jogar os consoles antigos, acabo me acostumando a qualquer controle, mas o que sinto falta nos controles mais antigos é que eles são fininhos demais e não são tão ergonômicos quanto os mais atuais, pois os mais atuais se encaixam melhores nas nossas mãos, fora o lance dos controles sem fio que acabam deixando a jogatina mais confortável, mas para mim que sou acostumado, não dou tanta importância para isso, só o que me incomoda as vezes são os fios, isso sempre me incomodou desde os anos 90 :klol
 


PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.965
Pontos
1.003
Como nunca deixei de jogar os consoles antigos, acabo me acostumando a qualquer controle, mas o que sinto falta nos controles mais antigos é que eles são fininhos demais e não são tão ergonômicos quanto os mais atuais, pois os mais atuais se encaixam melhores nas nossas mãos, fora o lance dos controles sem fio que acabam deixando a jogatina mais confortável, mas para mim que sou acostumado, não dou tanta importância para isso, só o que me incomoda as vezes são os fios, isso sempre me incomodou desde os anos 90 :klol
O pior é que eu tô considerando comprar um desse pra jogar RPG antigo justamente por achar os controles modernos excessivos demais pra tão pouco botão que se usa nesses jogos :klol


R.0ccace4a6ec422e84fd23d563e9b43d0
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.400
Pontos
503
O pior é que eu tô considerando comprar um desse pra jogar RPG antigo justamente por achar os controles modernos excessivos demais pra tão pouco botão que se usa nesses jogos :klol


R.0ccace4a6ec422e84fd23d563e9b43d0
Esse controle parece um chaveiro :klol

O lance do tamanho nem me incomoda quase, só a questão do formato pode me atrapalhar um pouco, mas esse ai por ser sem fio tá valendo:klol
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
No meu caso, eu tenho a alegar o seguinte:

O controle do SNES/Sfamicom pras minhas "mãozinhas" eram desconfortáveis devido ao tamanho. Pra acostumar com o direcional e o botão de ombro L, era complexo pra mim. A solução sempre foi conseguir um controle de uma Third para o uso!

Graças a uma doação que eu recebi aqui no fórum (e agradeço sempre por isso), eu tenho dois controles que tem o padrão maior, com poucas diferenças entre o original (e que me satisfaz bem mais nos jogos dele)

Um da marca ASCII e outro da NAKI, são os que tenho em casa pra brincar propriamente!

D-NQ-NP-944154-MLB27125894388-042018-O.jpg

s-l400.jpg


Esses controles são maiores e mantém a mesma boa qualidade que os controles originais tem (lembrando que esses modelos tem mais de 20 anos de lançamento e uso!), por isso, valem demais a pena ter,

Dos novos modelos que saíram, só tenho o do modelo do mega drive (M30) e ele me satisfaz quando estou jogando no notebook (via cabo porque o meu não é o modelo Bluetooth)

Se a 8BitDO fizer um controle do SNES com o tamanho comparável aos da NAKI ou ASCII, eu terei coragem de, no futuro, comprar um pra mim!
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.654
Reações
26.792
Pontos
1.053
Acho ruim mesmo os de Master System e de Nintendinho.

Mega Drive e Snes são bem confortáveis.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Acho ruim mesmo os de Master System e de Nintendinho.

Mega Drive e Snes são bem confortáveis.

Devido ao tamanho ou formato? O do NES me traz muitas lembranças dos controles dos antigos Game & Watch da Casio/Nintendo:

D-NQ-NP-949119-MLA45308148645-032021-O.jpg


Mas, devo concordar que....
O lance do tamanho nem me incomoda quase, só a questão do formato pode me atrapalhar um pouco, mas esse ai por ser sem fio tá valendo:klol

...Pra quem tem mãos MAIORES que as do Mickey Mouse (com luvas), incomoda um pouco! Os controles do Bit System eram maiores e me ajudava bastante (lembrando muito o caso com os controles de 6 botões pequeno do mega drive e os controles do SNES. O controle de 2 botões do PC Engine também é meio chato pra mim, mas o controle de 6 botões dele da HORI (Fighting Commander PC) era do formato do SNES porém era do tamanho exato do controle que postei antes, da NAKI (Pro Control) e era muito preciso, principalmente pelo direcional! A vantagem dele era ter os 6 botões na parte de cima, sem ter os botões de ombro.

Os controles de 3 botões, 4 botões e o Avenue Pad (6 botões) da NEC eu não os testei por não achar (nem na época) pra comprar.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.296
Reações
2.499
Pontos
999
Cara, tirando a questão do tamanho, já que controles pequenos demais são ruins para mãos grandes, eu diria que é tudo questão de costume. Eu sempre gostei dos controles de Master System, Mega Drive (de 6 botões) e Sega Saturn, mas me acostumei com o estilo do SNES, que tem gatilhos, e com os analógicos que vieram na geração Playstation para cima. Hoje em dia, uso no PC um joystick de XBOX, que possui diferenças no formato e tamanho em relação a todos os outros que utilizava. Mesmo assim, acho ele muito bom e confortável, não sinto falta de ter um controle anatomicamente similar aos controles das antigas que eu tinha.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.198
Reações
23.296
Pontos
1.619
Os mais confortáveis para mim são os do Saturnão.... Depois mega/snes

Minha linha de controles (não foi citado nos meus posts anteriores), fica assim:

Controle 3D Saturn (analógico)
Mega Drive 6 botões (modelo grande)
Controles NAKI/ASCII (SNES)
Controle Bit System (versão turbo para NES)

Videogames com controles diferenciados como os do 3DO/Jaguar e outros, só se salvam pelos outros modelos lançados por outras empresas (Capcom, ASCII, NAKI e por aí vai)
 
  • Curtir
Reações: pc

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
O controle de Snes tem o padrão de disposição de botões que todos os consoles modernos adotaram (tirando os analógicos, claro). Se for pra emular, ele é bem versátil, da pra usar com muitos jogos de Ps1, e até além.

Particularmente, acho ele muito anatômico, mas tudo gira em torno de hábito. Eu me acostumei com ele ainda jovem, então sempre vou gostar.

O de Nes é obviamente mais limitado, além do formato retangular, menos anatômico.
 
Ultima Edição:

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Eu lembro que na época do Super Nes, quando readquiri um Phantom System estranhei o tamanho e o peso do controle, mas logo me readaptei.

Desde então, nunca tive problemas com controles, EXCETO o de N64. Acho que como não joguei o console na época, eu não tenho a memória motora para me ajudar e acabo tendo dificuldades. Principalmente em jogos multiplataformas como Spider-man que eu joguei exaustivamente no PSX e os dedos automaticamente vão para os botões errados. :suxx

O resto que jogo aqui, alem do wiimote e do Atari, são 3 gerações de dualshock que já eram uma evolução natural do "osso" do SNES. :kjoinha
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Sou suspeito pra falar, até controle retangular do Nes, eu gosto.

Acho que só não gosto do wiimote deitado pra jogar retro games no Wii/WiiU, e o D-Pad do Xbox 360, pra retro ou jogo de luta não funfa bem pra mim.
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
No meu caso, eu tenho a alegar o seguinte:

O controle do SNES/Sfamicom pras minhas "mãozinhas" eram desconfortáveis devido ao tamanho. Pra acostumar com o direcional e o botão de ombro L, era complexo pra mim. A solução sempre foi conseguir um controle de uma Third para o uso!

Graças a uma doação que eu recebi aqui no fórum (e agradeço sempre por isso), eu tenho dois controles que tem o padrão maior, com poucas diferenças entre o original (e que me satisfaz bem mais nos jogos dele)

Um da marca ASCII e outro da NAKI, são os que tenho em casa pra brincar propriamente!

D-NQ-NP-944154-MLB27125894388-042018-O.jpg

s-l400.jpg


Esses controles são maiores e mantém a mesma boa qualidade que os controles originais tem (lembrando que esses modelos tem mais de 20 anos de lançamento e uso!), por isso, valem demais a pena ter,

Dos novos modelos que saíram, só tenho o do modelo do mega drive (M30) e ele me satisfaz quando estou jogando no notebook (via cabo porque o meu não é o modelo Bluetooth)

Se a 8BitDO fizer um controle do SNES com o tamanho comparável aos da NAKI ou ASCII, eu terei coragem de, no futuro, comprar um pra mim!
Eu tenho esse modelo da Honey Bee, acho mais confortável que o original. Ele é bem no estilo do Mega-Drive. Ele só tem um input lag milimetricamente pior que o original pelos testes que fiz.

203976
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.712
Reações
3.472
Pontos
1.019
Na real, acho que o primeiro controle que se importou com a ergonomia foi o original do PS1. Foi o primeiro em que voce realmente segura o controle com a mao, e nao apenas com os dedos.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.730
Reações
79.740
Pontos
1.839
No meu caso, eu tenho a alegar o seguinte:

O controle do SNES/Sfamicom pras minhas "mãozinhas" eram desconfortáveis devido ao tamanho. Pra acostumar com o direcional e o botão de ombro L, era complexo pra mim. A solução sempre foi conseguir um controle de uma Third para o uso!

Graças a uma doação que eu recebi aqui no fórum (e agradeço sempre por isso), eu tenho dois controles que tem o padrão maior, com poucas diferenças entre o original (e que me satisfaz bem mais nos jogos dele)

Um da marca ASCII e outro da NAKI, são os que tenho em casa pra brincar propriamente!

D-NQ-NP-944154-MLB27125894388-042018-O.jpg

s-l400.jpg


Esses controles são maiores e mantém a mesma boa qualidade que os controles originais tem (lembrando que esses modelos tem mais de 20 anos de lançamento e uso!), por isso, valem demais a pena ter,

Dos novos modelos que saíram, só tenho o do modelo do mega drive (M30) e ele me satisfaz quando estou jogando no notebook (via cabo porque o meu não é o modelo Bluetooth)

Se a 8BitDO fizer um controle do SNES com o tamanho comparável aos da NAKI ou ASCII, eu terei coragem de, no futuro, comprar um pra mim!

Esse ASCII aí era sonho de consumo na época que o Super Famicom estava na moda...nunca pude ter um pelo preço, mas era muito foda. Tive um generico mais ou menos parecido.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Eu acho que hoje em dia os controles estão piorando no que faziam melhor, e melhorando nas features novas. Não tem controle com DPAD bom, acho que os Nintendo ainda são aceitáveis, mas estão ficando menores a cada geração. Os controles de xbox e playstation estão cagando para o DPAD, mantem por questão histórica e para para poucas ações, pra jogo mesmo nem usam, pq colocar função de ver mapa ou options no DPAD pra mim é lixo kkkkk.

Os controles clássicos são por gerações utilizados, todo mundo praticamente sabe seus defeitos, mas se acostumaram. Por exemplo, o controle do Dreamcast é um dos melhores pra mim, mas o peso com VMU e a falta de botões de ombro foram um ponto bem negativo, a ergonomia dele é muito boa. O n64 também vai na mesma linha, porém acho que o analógico se desgasta muito facilmente para mãos brutas, poderiam ter feito o projeto mais durável. O dual shock é muito bom, mas acho que o DPAD deveria ser inteiro como os nintendo, fora isso é um dos que mais gosto, o dual shock 1 e 2, o do PS3 é bom mais ele ficou mais fraco na durabilidade. Os de xbox são lixo total em relação a DPAD, mesma coisa é o DPAD do saturn, acho ele muito molenga, sempre fui acostumado a DPAD mais preciso e o mega com 6 botões e o do saturn deixaram o DPAD mole, menos preciso.
O SNES pad e o dogbone do nes toploader são perfeitos pra mim.
 
Topo Fundo