O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pegar ex de amigo. Talaricagem?

Gendo

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
5.080
Reações
4.486
Pontos
1.274
Considero fdputagem, mas no seu caso não foi a última ex, foi a ex ex ex, nesse caso não veria problemas pq já não teria laços com a pessoa.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.745
Reações
7.079
Pontos
734
Não deu pra ler todo o tópico, mas vi as primeiras respostas e achei um pouco limitadas.

Pra mim tem que levar em consideração coisas como tempo e principalmente o que o brother sentiu por ela, qual foi a importância da mulher pra ele.

Obviamente, a última ex, mais recente, está fora de questão em 90% dos casos: as únicas hipóteses que cogitaria são ela ter sido ex do brother a muuuuuitos anos ou a brotheragem ser muuuuuito recente. E ainda assim, se a descoberta do ex-relacionamento ocorrer antes de pegar, é caso de conversar com o cara.

Exemplo que aconteceu comigo [vou alterar os nomes reais]: quando entrei pra dança de salão, conheci João através de outros amigos que já estavam nessa pegada. Não era meu amiiiigo, de fato nunca se tornou, mas temos uma camaradagem. Coincidentemente, na época que começamos a andar de galera, descer pros bailes, pegar piscina, eu estava solteiro e de papinho com umas garotas no Instagram, entre elas a Maria. Ora, ela me viu numa foto com o João, e perguntou se éramos amigos, mencionou que era ex namorado dela e tal.

Eu fui honesto, falei que estávamos andando na mesma galera e tal, mas não éramos amigos; mas porra, eles haviam terminado a pouco tempo, então achei honesto falar com ele da situação. Ele disse que não teria problema de ciumes, porque foi ele quem terminou, nem sentia mais nada por ela, mas que com certeza seria estranho, incômodo, caso rolasse algo e isso levasse os três a frequentarmos os ambientes. Eu percebi que não seria bacana e larguei de mão, dei uma esfriada com ela e vida que segue. Hoje ela tá firme com um carinha gente boa, eu com minha namorada e João tocando terror nas novinhas kkkk; mas o importante é que João me considerou pra c***lho pela minha atitude, apesar de não sermos super amigos sei que ele fala bem de mim com todo mundo, sempre que nos encontramos nos bailes é uma satisfação, resenhamos muito, etc.

Agora se ela não fosse a ex mais recente dele e ele tivesse superado totalmente, porra bicho, eu não ia deixar de ter algo com ela, porque é uma menina FODA, pessoa do bem mesmo sabe, decente, bonita, gostosa, ajuizada. Tem vagaba demais por aí, não se perde uma oportunidade dessa.


Vou dar outro exemplo desse tipo de situação: meu melhor amigo namorou 06 meses com uma morena espetacular, o único defeito dela [isso na época] era que não tinha esquecido o ex... quando ele reapareceu na vida dela, largou meu brother e voltou pro babaca, só pra sofrer e ser largada um ano depois. Véi, meu brother seguiu em frente, teve outras, hoje está feliz pra caramba. Mas sei que nunca, jamais, em hipótese alguma daria pra rolar algo com ela, porque foi algo muito marcante pra ele. Nessa época eu não estava por perto pra dar uma força, então nem sabia quem ela era, e a conheci por acaso ano passado, e antes que eu tivesse oportunidade de chegar nela eu soube que era a mesma pessoa, então tirei do baralho na hora. Entenderam? Não era a ex mais recente, o cara até já havia superado, tido outras duas namoradas e várias peguetes, mas porra, é aquela mina que ficou marcada na vida dele, que poderia ter sido e não foi. E o cara é meu irmão. Ali é nem pensar, vida que segue.


Mais um exemplo pra fechar [esse eu vou deixar dois nomes uhauhauha]: tenho um amigo meio sacana, mas que gosto muito, o Daniel, de 36 anos [mesma idade que eu]. Ele teve um relacionamento em 2015, com uma novinha ruiva chamada Leila, 19 anos. Ficaram juntos até 2017, aí por motivos que não quero contar ele terminou com ela.

SÓ - QUE... por algum motivo ele não esqueceu dela. Talvez tenha sido pq ela deu um chifre nele durante o relacionamento e ele só soube depois auhhuaeuahheah. O fato é que ele:

  1. Ficou solteiro, entrou pra dança [nos conhecemos lá, amizade à primeira vista lol] e pegou umas novinhas random;
  2. Conheceu Larissa [que hoje é uma grande amiga minha], namorou 06 meses mas terminou com ela, um absurdo... ela é uma DEUSA...
  3. Logo depois começou a namorar uma amiga da galera, a Juliana, parecia a paixão definitiva, até pediu em casamento e... terminou EM PLENO ANO NOVO!
  4. Um mês depois reapareceu com a Leila... já de alianças na mão direita! Sim, ele terminou com a noiva pra casar com aqueeeeela ex que nunca esqueceu.
Eu não pegaria a Ju, pq é a ex mais recente, está super machucada [vai levar anos pra tirar esse trauma e eu não sou curandeiro mermão] e tive a oportunidade conhecer ela o suficiente pra saber que apesar de ser uma pessoal legal, do bem, é muito nhe nhe nhe [típica canceriana...]

Eu nunca, jamais na vida chegaria perto da Leila em nenhum momento da vida, porque é o grande lance da vida dele. Qualquer cara que tenha ficado com ela nesses anos em que eles estiveram separados é inimigo mortal dele, sem nem saber disso uhahuauhahua

Mas a Larissa? Ah, Larissa... ele mesmo chegou a sugerir que formaríamos um casal excelente. Mas eu já estava namorando com minha atual, e ela saiu muito machucada também; hoje está curtindo a si mesma, estudando, deve dar uns pegas por aí [coitados, porque ela é apaixonante]. Mas mesmo que ele não aprovasse, eu pegaria SIM, porque ele nunca a amou de verdade, e demonstrou que ela e a Ju não significavam nada de verdade pra ele. O futuro Deus guarda, amo minha atual e não terminaria com ela só pra ficar com Lari... mas se algo der errado lá na frente, e estivermos solteiros, é correr pro abraço papai.

Então percebam, jovens, por essas histórias, que a coisa não é 8 ou 80, tem que avaliar vários fatores além do mero "ser ex do brother". Ninguém vai fazer a felicidade de vocês, então avaliem principalmente é se não estão atropelando os sentimentos de ninguém nem criando situações constrangedoras: se o sinal for verde, partam pro abraço!
Tenho quase a mesma opinião disso aí. Depende muito do tempo que ficaram juntos, do que significou...
Nao vejo problema é ficar com uma mina q um amigo passou pouco tempo e n significou nada. Ja ficar com alguem que um amigo namorou anos quase casando, não da, é certeza q a amizade acaba.
As vezes nem pelo amigo, tipo, ex minha ta livre pra ficar com quem quiser, dependendo de qual, nao deixaria de falar com o amigo por ter ficado puto com ele, mas não andaria mais pra n ter que ficar topando com a ex... (claro, isso considerando situações habituais de termino)
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Se tem uma coisa que aprendi com o tempo eh que se o cara cogitou em pegar a sua ex, ele nao eh seu amigo...

O cara pode ser seu colega, ser bacana contigo, gostar de vc e talz, mas amigo com certeza nao eh...

No mais, ex eh ex...

Se o cara considerou a mule como namorada nao tem essa de quanto tempo ficou junto, agora se soh era pegacao e talz ai eh outra historia...
 

Eudaimon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.216
Reações
8.644
Pontos
453
Na moral, o OP tá com dor de corno porque o talarico quer esfregar a b*ceta da ex como troféu na cara dele. Seja prático: o menor dos seus problemas é saber que o cara vai comer o rabo dela, pois o pior é esse cara ainda fazer parte do seu círculo de amizades. Prioridades...
Cara,tu é bastante infeliz e desrespeitoso nessas tuas conclusões. Dá vontade de baixar o nível aqui e te falar umas palavras menos educadas,mas isso tumultuaria o fórum e este tópico em específico, em que o debate está excelente.

Mas, só prs te dar uma satisfação( o que nem sequer merecias): não estou com " dor de corno", porque é uma pessoa que passou pela minha vida há alguns anos. Se fosse para eu ser " corno" ou " ter dor de corno" em relação a todos os envolvimentos de minhas ex namoradas ( que são 5), meu chifre ou percepção de chifre já estariam na estratosfera.

Meu lance aqui é a minha relação COM MEU AMIGO. Eu não me importo de ver essa ex com outro cara qualquer, o que aliás já aconteceu ( e ela me viu tbm com outra). Mas ver o meu amigo chegando despretensiosamente em ex minha me parece quebra de lealdade ( situação distinta seria um dia ele me confidenciar que acabou se apaixonando, acho que eu relevaria).Ok?
 


baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.669
Reações
10.121
Pontos
1.029
Cara,tu é bastante infeliz e desrespeitoso nessas tuas conclusões. Dá vontade de baixar o nível aqui e te falar umas palavras menos educadas,mas isso tumultuaria o fórum e este tópico em específico, em que o debate está excelente.

Mas, só prs te dar uma satisfação( o que nem sequer merecias): não estou com " dor de corno", porque é uma pessoa que passou pela minha vida há alguns anos. Se fosse para eu ser " corno" ou " ter dor de corno" em relação a todos os envolvimentos de minhas ex namoradas ( que são 5), meu chifre ou percepção de chifre já estariam na estratosfera.

Meu lance aqui é a minha relação COM MEU AMIGO. Eu não me importo de ver essa ex com outro cara qualquer, o que aliás já aconteceu ( e ela me viu tbm com outra). Mas ver o meu amigo chegando despretensiosamente em ex minha me parece quebra de lealdade ( situação distinta seria um dia ele me confidenciar que acabou se apaixonando, acho que eu relevaria).Ok?
É, concordo que eu fui desnecessariamente ácido contigo. Mas tá me dando falta de paciência ter que ficar me repetindo sobre minha opinião não estar alinhada com minha observação. O que eu mantenho aqui é que esse cara não deveria frequentar seu círculo de amizades.
 

CapetaJr

Habitué da casa
Mensagens
358
Reações
316
Pontos
88
Depende. Depende de muita coisa.

Mas na boa? Ficar sentido porque comeram sua ex mulher...independente de quem seja....é muita babaquice.

A vida segue...e ninguém é dono de ninguém.

.;;;;

falando por mim, de novo...

eu nao ligo q comam minha ex, nem minha atual (se eu descobrir, termino e vou pra proxima)
porem... eu nao me envolvo com ninguem de ciclo de amigos/conhecidos/etc... odeio q fiquem de papo torto (sempre mentiras e intrigas) entao cato mulher sempre fora d qq grupo meu.... (e amigo eu so tinha um, e ja morreu) o resto eh so pra nao ficar falando sozinho...

mas entendo sua visao tb....
[]s
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Meu lance aqui é a minha relação COM MEU AMIGO. Eu não me importo de ver essa ex com outro cara qualquer, o que aliás já aconteceu ( e ela me viu tbm com outra). Mas ver o meu amigo chegando despretensiosamente em ex minha me parece quebra de lealdade ( situação distinta seria um dia ele me confidenciar que acabou se apaixonando, acho que eu relevaria).Ok?

Ele não é tão seu amigo assim, simples.
Você fala assim "ai ele pode ter se apaixonado, ele pode estar amando ela...". Você já viu alguém se apaixonar por outra pessoa sem ter contato com ela?
Ninguém se apaixona do nada. Ele teve contato com ela. Ele se aproximou dela, ou ela dele, e AMBOS permitiram a situação. Respeito em relação a você, de AMBAS as partes, seria OS DOIS terem a postura simples de falar "Olha, você é amigo do Fulano, mesmo gostando de você, é melhor parar por aqui para não atrapalhar a amizade de vocês". E da parte dele: "Olha Fulana, sempre te achei uma mulher foda, mas não acho que pode haver algo entre nos 2, pois iria ser uma situação ruim para MEU AMIGO".

Não existe isso de "tudo foi tão rápido, eu fui me deixando levar e acabei me apaixonando..foi inevitável". Isso é bullshit, não cai nisso.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Ele não é tão seu amigo assim, simples.
Você fala assim "ai ele pode ter se apaixonado, ele pode estar amando ela...". Você já viu alguém se apaixonar por outra pessoa sem ter contato com ela?
Ninguém se apaixona do nada. Ele teve contato com ela. Ele se aproximou dela, ou ela dele, e AMBOS permitiram a situação. Respeito em relação a você, de AMBAS as partes, seria OS DOIS terem a postura simples de falar "Olha, você é amigo do Fulano, mesmo gostando de você, é melhor parar por aqui para não atrapalhar a amizade de vocês". E da parte dele: "Olha Fulana, sempre te achei uma mulher foda, mas não acho que pode haver algo entre nos 2, pois iria ser uma situação ruim para MEU AMIGO".

Não existe isso de "tudo foi tão rápido, eu fui me deixando levar e acabei me apaixonando..foi inevitável". Isso é bullshit, não cai nisso.

Essa é a desculpa perfeita pra qualquer trairagem.....
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
Seguinte, gurizada, deixa propor mais um tópico pra discutirmos comportamentos morais em situações quotidianas.

Um brother meu esses dias veio, em tom meio provocativo, dizer que uma ex namorada minha( a antepenúltima) se insinuara para ele. Eu achei a atitude do cara um tanto infeliz, engoli em seco, mas esses dias meio que fui cobrar dele.

Aí enveredamos em um debate ,que remete ao que trago aqui.

Meu amigo sustentou que, ainda se ficasse ou mesmo simplesmente assediasse alguma ex namorada minha, isso não poderia ser algo reprovável por mim. Pelo fato de ser ex minha e tudo o mais, eu não deveria me importar,ou significaria não ter superado bem o relacionamento com a menina.

Eu discordei dele. Falei que isso nem tinha a ver com o meu sentimento para com essa ex ex ex ( já superado, considerando até os envolvimentos posteriores), mas, sim, com a minha relação com ele, meu próprio amigo. Porque esse comportsmento me parecia uma espécie de quebra de lealdade, ainda que em baixa medida.

Não que pretendesse exigir dos meus amigos o rompimento total de relações e tal eventualmente construídas deles com as minhas ex. Podem ter se tornado amigos e tudo o mais. Mas daí a o nego pensar em pegar, trovar as gurias... tendo tanta mulher no mundo??


Resumindo: eu sustentei que isso, envolver-se com ex de amigo seria uma espécie de talaricagem; meu amigo sustentou que talarico é só se ficar com atual de amigo.

O que vcs acham, meus caríssimos?

Aconteceu algo semelhante comigo, semelhante que inclusive postei no cantinho.

Isso depende muito da situação mas veja bem que no centro da questão sempre é a mulher e ela fez o que quis. Foi pra cima do seu amigo ou seu amigo foi pra cima dela, enfim, agora você não saberá.

Pra mim o cerne da questão é o conceito de posse que temos das pessoas, isso pra mim é claro. Mesmo você terminando ainda tem certa estima por ela e pelo seu amigo. Ao invés de você sempre desejar que eles sejam felizes, o que você provavelmente deseja ... desde que não sejam juntos. É claro isso, só não entendo.
 
Mensagens
998
Reações
2.224
Pontos
303
Porra de desconhecido é melhor então?

Tem gente liberal... que gosta até mesmo de ver a própria mulher dando pra outro.

Infelizmente eu não sou assim. A mulher é minha, e só minha, por mais ilusória que seja essa noção.

Então, imaginar que alguém próximo comeu minha namorada de todas as formas possíveis não é uma coisa agradável. Toda vez que o visse, ia pensar "ele comeu minha namorada...". Como eu disse, tem gosto pra tudo, mas comigo isso não rola.

É a ilusão de virgindade.

Vc também não tem a ilusão de que seus comentários no fórum importam? Cada um vive em sua própria ilusão, amigo. É assim que somos felizes.
 
Mensagens
998
Reações
2.224
Pontos
303
Ele não é tão seu amigo assim, simples.
Você fala assim "ai ele pode ter se apaixonado, ele pode estar amando ela...". Você já viu alguém se apaixonar por outra pessoa sem ter contato com ela?
Ninguém se apaixona do nada. Ele teve contato com ela. Ele se aproximou dela, ou ela dele, e AMBOS permitiram a situação. Respeito em relação a você, de AMBAS as partes, seria OS DOIS terem a postura simples de falar "Olha, você é amigo do Fulano, mesmo gostando de você, é melhor parar por aqui para não atrapalhar a amizade de vocês". E da parte dele: "Olha Fulana, sempre te achei uma mulher foda, mas não acho que pode haver algo entre nos 2, pois iria ser uma situação ruim para MEU AMIGO".

Não existe isso de "tudo foi tão rápido, eu fui me deixando levar e acabei me apaixonando..foi inevitável". Isso é bullshit, não cai nisso.

A situação é ruim é pro novo namorado. O ex tá de boas. Já comeu. Já gozou na cara dela. já fez tudo. Quem vai ficar encucado é o novo namorado toda vez que ver o OP. O OP pode até dar umas facadas se quiser. Só chegar e perguntar "E aí, já fez um golden shower com ela? Ela adorava comigo. Tomava tudinho!". O caba vai ficar DOOOOOIDO!!!!
 

AstroLiz1

Habitué da casa
Mensagens
323
Reações
336
Pontos
98
Talaricagem e bem zoado se são amigos uma hora a ex vai conviver novamente com seu amigo. E ai? Eu também não convidaria ex pra casamento, tudo tem limite etico de distância para não dar ruim já é um saco ouvir falar de ex imagina esse convívio. Ou acaba amizade ou fica com moça duas coisas não da
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
A situação é ruim é pro novo namorado. O ex tá de boas. Já comeu. Já gozou na cara dela. já fez tudo. Quem vai ficar encucado é o novo namorado toda vez que ver o OP. O OP pode até dar umas facadas se quiser. Só chegar e perguntar "E aí, já fez um golden shower com ela? Ela adorava comigo. Tomava tudinho!". O caba vai ficar DOOOOOIDO!!!!
Fora que, eles nunca irão poder conversar sobre a relação, como amigos fazem, as vezes.
"Po cara, a fulana é assim mesmo...na minha época, ela também era encucada com isso...".
É para o peão chorar no banho.
 

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
Eu vejo muita gente já com mais idade que nós que conseguem manter o convívio em ex.

Isso tudo que vocês dizem são convenções sociais e elas te limitam ... open your minds!!

Lembro que quando minha ex-wife foi na minha casa em um niver da minha filha com o atual. Tratei o cara super bem, fiquei trocando maior ideia com o cara ... com a intenção dele nunca largar ela porque ele me enchia muito menos o saco namorando com esse cara kkkkkk
 

MagmaStorm

Bam-bam-bam
Mensagens
4.094
Reações
3.612
Pontos
349
Ex pra mim nem é gente, por mim pode pegar de boas...

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

CybeR-JaxS

Bam-bam-bam
Mensagens
4.018
Reações
6.246
Pontos
374
Peraí, e se inverter a situação?? Pegar a amiga de uma ex, é talaricagem por parte de quem??

Prq uma ex minha tem uma amiga que exala safadeza! Eu não consigo olhar pra menina e não imaginar todo o Kamasutra com ela, no meio da rua. :ksafado

A gente troca umas mensagens pelo insta, já chamei pra tomar umas cervejas, mas ela fica se fazendo de difícil...

.
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Só confio na opinião de quem já passou pela tentação
Quem já teve uma ex de amigo/colega gostosa dando em cima, e mesmo assim não quis
Na internet tem muito santo teórico que nunca faz nada, mas na prática o bixo pega

Eu nunca passei por isso, e espero nao ter que passar..
Mas já queimei a língua com muita coisa que jurava que era sacanagem e nunca ia fazer. Por isso não vou ser hipócrita.

Considero sacanagem braba pegar ex de amigo, nunca iria atras nem faria amizade, puxaria papo...nada disso, meu principio é: Não procurar problema
Mas se fosse uma EX gostosa e me desse condição, acho que pegaria sem ninguém saber
 

Barb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.531
Reações
6.251
Pontos
959
Você é parça! Parabens!

Eu ja vi "amigo" pegar a noiva de seu amigo.... Acabando assim a amizade do grupo. Foi tenso...
O cara dormia na casa do amigo, e passou o rodo nele.... Passaram natal juntos.... bem foda....
Po mas aí é filha da putagem de ambos os lados, uma coisa é ex (solteira, desimpedida) agora NOIVA já é baixaria. Mas foi bom pro corno que escapou de uma cilada épica.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Po mas aí é filha da putagem de ambos os lados, uma coisa é ex (solteira, desimpedida) agora NOIVA já é baixaria. Mas foi bom pro corno que escapou de uma cilada épica.

Com certeza! Hoje ele está quase casado com uma morena espetacular, bemmmm melhor que a outra.....
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.136
Reações
172.558
Pontos
1.714
Eu já acho sacanagem é do amigo que ficou com a mina e terminou e quer deixar um desconhecido ficar ao invés do amigo, isso sim é sacanagem!

Lembrei de um episódio do saudoso "Você Decide" onde um cara foi preso e a mulher dele ficou na casa do amigo do presidiário.

A morena só de shortinho, passava de toalha, etc e o cara resistindo aos instintos.

No fim, o preso falou que como ele ia ficar muito tempo atrás das grades, antes o brother do que um desconhecido :klolz
 

jrb004

Veterano
Mensagens
523
Reações
526
Pontos
139
Se o envolvimento ocorreu depois que vocês terminaram não vejo problema.

Você não tem controle pelo que os dois fazem.

E se uma amiga da sua antiga namorada quisesse ficar com você?
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Lembrei de um episódio do saudoso "Você Decide" onde um cara foi preso e a mulher dele ficou na casa do amigo do presidiário.

A morena só de shortinho, passava de toalha, etc e o cara resistindo aos instintos.

No fim, o preso falou que como ele ia ficar muito tempo atrás das grades, antes o brother do que um desconhecido :klolz
Eu lembro desse episódio e a atriz em questão é o amorzinho da Mônica Carvalho:

atrizes-1997-monica-carvalho.jpg
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Depende do grau de intimidade/tempo que você tem com seu amigo, e do grau de intimidade/tempo que ele namorou a mina.

Se o cara está longe de ser melhor amigo e ficou com a mina pouco tempo, superficialmente, não da nada pegar a mina dele (minha opinião).
Já o inverso é tipo eu passar o pinto na sua mãe depois de seus pais se separarem.
 

Dr. Zero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.051
Reações
47.855
Pontos
803
Tem um vídeo educativo que o cover do Adriano Imperador está sem mulher e um amigo dele iria arrumar uma mulher pra ele.
O Dia do encontro ele falou:
"Essa é a mulher da minha vida".
Entretanto o amigo decidiu se aproveitar da mulher também.
Mesmo assim o Imperador fala:
"Ela é a mulher da minha vida".
Com o sotaque baiano, tudo ficou entre amigos.
 
Topo Fundo