O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pensando fora da Caixa

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Não sei se já fizeram um tópico assim por aqui, e se fizeram desculpem, eu não vi.

É unânime (acredito) que o Brasil seja problemático na política. Acho que nem o mais fanático partidário acharia diferente. Mas, o que você (indivíduo) pensa que poderia mudar a regra do jogo? Uma proposta que ache plausível, executável, e que mudaria tudo?

--

MINHA OPINIÃO

Penso que um dos maiores cânceres da nossa democracia, são os famosos "toma lá, dá cá", que consistem, basicamente, em atender uma demanda de alguém, em troca de ter uma demanda atendida. Isso, via de regra, acontece em votações do Legislativo, mas onde vejo a prática em sua forma mais canibalesca e nociva é na concessão de cargos.

Estamos cansados de saber que, uma vez eleito, o político, antes mesmo de começar a pensar no seu mandato, já tem que sair distribuindo cadeiras para com todos aqueles que fez acordos durante o período de campanha. Com cada vez mais partidos menores, mais coligações são feitas para conseguir mais recursos, maior projeção e, consequentemente, maior chance de vitória. Mas, em consequência, em mais fatias o bolo tem que ser dividido posteriormente, o que impede o Estado de diminuir, a redução de Cargos de Confiança, a redução de Secretarias, Ministérios, Pastas, etc.

Fora o inchaço do Estado, ainda tem o estelionato eleitoral, afinal, você vota num cara que pensa X, mas ele tem que se cercar de servidores que pensam A, B, Y, Z, por causa de alianças / coligações. Aí a identidade do político é perdida, arruinada. Nada mais passa a fazer sentido, e tudo passa a funcionar na base da barganha. O saldo nunca é positivo. Agradecemos quando não vira negativo.

Pra mim, um imenso pilar que sustenta todo o problema se chama coligação partidária.

E uma forma de inibir este problema, e as consequências catastróficas que ele traz é a seguinte:

  • Proibir que qualquer político eleito possa nomear para Cargo em Comissão (C.C.) qualquer pessoa que seja, ou tenha sido, nos últimos 4 anos, filiado a qualquer outra sigla partidária que não a dele. Pode nomear apenas filiados do mesmo partido, ou pessoas que não sejam filiadas a qualquer partido, e não tenham sido nos últimos 4 anos.
Com isso, garantimos que não haverá necessidade de ter cadeiras tão somente para alocar políticos via troca de favores; garantimos que não será necessário ocupar vaga técnica com pessoas que não tenham o menor conhecimento do que estão fazendo (ainda haverá, mas em menor escala); garantimos uma maior coerência ideológica; acabaríamos com a principal moeda de troca do toma lá, dá cá; e, por fim, provavelmente diminuiria, e muito, estas siglas pequenas feitas apenas para este fim.
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Reformulação da política como um todo, passando por todas cadeiras, e as tres esferas dos poderes, executivo, judiciário etc.
E renovação de todos cabeças..
Isso poderia vir a mudar muitas coisas no como joguete politico aqui funciona, mas há outras formas mas que envolvem outros fatores e ideologias em jogo. Mas em suma é o que eu disse acima.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Reformulação da política como um todo, passando por todas cadeiras, e as tres esferas dos poderes, executivo, judiciário etc.
E renovação de todos cabeças..
Isso poderia vir a mudar muitas coisas no como joguete politico aqui funciona, mas há outras formas mas que envolvem outros fatores e ideologias em jogo. Mas em suma é o que eu disse acima.





Pessoalmente acredito que além de ser impossível todos os parasitas serem trocados, não acho que isso garanta alguma mudança.
O problema aqui é que tudo é feito priorizando o Estado, ele em primeiro lugar.
Pode ver que qualquer iniciativa tecnológica que reduza a dependência estatal e consequentemente, facilita a vida do indivíduo é prontamente barrada pelos parasitas, que querem proteger seus negócios pessoais.
Não que não exista alguma político com a mentalidade de redução do Estado e da dependência dele, que pensa em uma Liberdade Econômica, que aposte no indivíduo, que do indivíduo e do Mercado, no voluntarismo que tendem a melhorar a vida das pessoas.

Geralmente os políticos que entram (velhos ou novos que nunca foram políticos antes), mesmo com "boas" intenções, só fazem aumentar ainda mais o Estado, pedem mais por ele, aliás a mentalidade de muitos brasileiros é de dependência Estatal.

 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.986
Reações
6.796
Pontos
704
Pra mim, são 3 medidas simples: Voto distrital, inversão do pacto federativo e extinção de cargos comissionados (vedando cargos de livre nomeação no poder público).
 

Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.455
Reações
10.908
Pontos
1.004
Mais outro tópico sobre o ovo de Colombo, sendo o mesmo está pregado na nossa cara desde a CF de 88.
Se não tiver um nova CF que retira todos o privilégios e poderes que o estado tem vai continuar a mesma m**** de sempre.
Pq as pessoas insistem em fechar seus olhos para a raiz do problema? Se vc tem um estado super poderoso como é o nosso estado, é meio que óbvio que ele irá atrair pessoas querendo esse poder, e não se enganem, não são os bonzinhos que querem esse poder, são sempre as pessoas da pior estirpe.
Político que vier falando em democracia e respeito a CF de 88, já vou logo mandando um enorme fodasse e um vai tomar no meu do seu kú.
 

Venn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.526
Reações
2.686
Pontos
353
Mais outro tópico sobre o ovo de Colombo, sendo o mesmo está pregado na nossa cara desde a CF de 88.
Se não tiver um nova CF que retira todos o privilégios e poderes que o estado tem vai continuar a mesma m**** de sempre.
Pq as pessoas insistem em fechar seus olhos para a raiz do problema? Se vc tem um estado super poderoso como é o nosso estado, é meio que óbvio que ele irá atrair pessoas querendo esse poder, e não se enganem, não são os bonzinhos que querem esse poder, são sempre as pessoas da pior estirpe.
Político que vier falando em democracia e respeito a CF de 88, já vou logo mandando um enorme fodasse e um vai tomar no meu do seu kú.
Concordo, o ponto é que, acredito, mudanças drásticas como rever a constituição por inteiro, é algo bem improvável. Acredito que, SE conseguirmos mudar o país, vai ter que ser batalha a batalha.

Obviamente que uma nova Constituição teria poder de corrigir a m**** toda de uma só vez. O problema é conseguir colocar algo tão grandioso em prática. E ainda teríamos que ter o cuidado de ver que tipo de Constituição nasceria a partir daí, né.
 


Layzem

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.455
Reações
10.908
Pontos
1.004
Concordo, o ponto é que, acredito, mudanças drásticas como rever a constituição por inteiro, é algo bem improvável. Acredito que, SE conseguirmos mudar o país, vai ter que ser batalha a batalha.

Obviamente que uma nova Constituição teria poder de corrigir a m**** toda de uma só vez. O problema é conseguir colocar algo tão grandioso em prática. E ainda teríamos que ter o cuidado de ver que tipo de Constituição nasceria a partir daí, né.

O Brasil ja teve várias CF's, preste a atenção quando elas aconteceram e vc terá a sua resposta. O grande problema foi exatamente esse, sempre foram os golpistas que criaram as novas CF; eles assim as fizeram para impedir que os seus inimigos nunca mais chegassem ao poder. Está vendo o padrão se formando? Por isso eu digo que democracia é uma piada, aqueles que fizeram a m**** de 88, agora estão putinhos pq um representante do antigo poder que havia, conseguiu mesmo usando a sistema que eles criaram chegar ao poder; mas eles não toleram isso, e fazem questão de transformar o país num inferno novamente.
O Brasil vai ser sempre assim, basta sentar alguém naquela maldita cadeira presidencial, que no mesmo dia criasse uma oposição burra que a única função é criar instabilidades para que nada mais avance no país, e assim vamos ficar nesse circulo, até que alguem fela da put* decida que a solução é não ter um estado concentrador de poder, mas sim um estado distribuidor de poder; pois como vc já deve ter percebido, o povo brasileiro adora uma mamata, então esperar que a vontade de mudar parta do povo é utópico e improvável.
 
Topo Fundo