O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Pessoal, alguém já viu algum oriental ou judeu que fosse pobre ou morador de rua?

Comentador

Bam-bam-bam
Reações
3.392
Pontos
353
Me pergunto isto pois existem povos que são difíceis de se encontrar em posição mais humilde, alguém aí já teve contato com algum judeu ou japonês que fosse pobre?.

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Reações
25.138
Pontos
1.344
Silvio Santos vendia canetas na barca entre RJ x Niterói.

EvilMonkey

Lenda da internet
Reações
66.109
Pontos
1.539
Já. Tinha um casal aqui que juntava material reciclável e morreram em 2017 por causa de incendio mas realmente é difícil de ver.

Comentador

Bam-bam-bam
Reações
3.392
Pontos
353
Já. Tinha um casal aqui que juntava material reciclável e morreram em 2017 por causa de incendio mas realmente é difícil de ver.
Casal de orientais?, ou de descendentes de judeus?, até hoje não vi nenhum que vivesse em miserabilidade ou passando grandes necessidades.

EvilMonkey

Lenda da internet
Reações
66.109
Pontos
1.539
Casal de orientais?, ou de descendentes de judeus?, até hoje não vi nenhum que vivesse em miserabilidade ou passando grandes necessidades.
Orientais. Pior que conhecia e ajudava. Fique bem triste quando soube da noticia pq estava trabalhando no .RJ. Deu no jornal e tudo da região.

Senhor do nada

Bam-bam-bam
Reações
13.547
Pontos
303
Vá pra China e vai ver.

Olha o que IA respondeu:

A situação de pessoas sem-teto na China é complexa, com estimativas variando de poucos "vagabundos" nas ruas a cerca de 300 milhões de migrantes com moradia precária e sem hukou (registro urbano). A pobreza extrema é escondida por censura e ações do governo, forçando muitos a viver em fast-foods ou áreas insalubres.
Folha de S.Paulo +2
Aqui estão os pontos principais:
  • Conceito Diferenciado: Diferente do ocidente, a falta de teto na China se concentra menos em quem vive nas ruas e mais em migrantes rurais sem documentos urbanos (hukou), vivendo em moradias superlotadas, precárias ou subterrâneas.
  • Aparência Urbana: Grandes cidades como Pequim e Xangai escondem sua população pobre. Em 2017, o governo expulsou residentes de baixa renda de áreas periféricas, chamando-os de "população de baixa qualidade".
  • "Apartamentos-Caixão" em Hong Kong: Em Hong Kong, milhares vivem em cubículos minúsculos (alguns com menos de 2 metros), devido ao alto custo imobiliário.
  • Refúgio em Fast-Foods: Alguns sem-teto encontram abrigo em restaurantes 24 horas, como McDonald's, dormindo em cadeiras após o horário de trabalho, que muitas vezes envolve coletar sucata.
  • Censura: Vídeos mostrando a pobreza e moradores de rua na China são frequentemente deletados das redes sociais para manter a imagem de progresso econômico.
  • Migrantes em Risco: A população migrante sem registro formal (hukou) trabalha sem segurança e em condições insalubres, vivendo à margem do sistema social urbano.
Embora a mendicância visível nas ruas seja rara devido ao controle social, a precariedade habitacional é um problema significativo para a população trabalhadora migrante.

geist

Lenda da internet
Reações
103.989
Pontos
1.753
É complexo.
São povos de culturas em que o trabalho é valorizado e há um certo orgulho entranhado que bloqueia a entrega à marginalidade social. Isso é reforçado por famílias funcionais, também é difícil ver indivíduos desses e outros povos com RG sem o nome do pai.
Cultura é algo poderoso.

Por isso aqui, por ter a cultura da vagabundagem e libertinagem, o número de pessoas em situação de rua, bastardos e drogados só cresce.

Tem emprego e oportunidade de estudo pra quem tem boa vontade. Sempre tem.

Ghim

Mil pontos, LOL!
Reações
18.172
Pontos
1.424
Aqui em POA vejo pouquíssimos orientais em geral, normal não ver na rua.

E judeu não é lá muito fácil de reconhecer, né? Como vou saber se já vi?

ZNP

Mil pontos, LOL!
Reações
6.080
Pontos
1.203
Vá pra China e vai ver.
Eu fui (morei lá por uns 4 anos) e não vi. As condições de quem é pobre são difíceis principalmente no inverno, pq calefação é cara. Então a turma passa frio. Mas em situação de rua, poucos.

Já vi gente mendigando nos bairros internacionais, mas aí é difícil mesmo. Já vi uma mãe pedindo pro filho deficiente. Ele tinha uma deficiência genética impressionantemente horrível, e foi perto, ou na entrada da Cidade Proibida - que é super turística.

E hukou são mais como passaportes pras pessoas irem duma província pra outra.

Também conheço Hong Kong, e o problema ali é que é basicamente uma ilha, então os imóveis são muito pequenos mesmo, mesmo nas áreas menos pobres.

Sempre tinha os velhinhos recolhendo latinhas.

Vancouver também tem uma enorme população de rua, mas aí o problema é o mesmo das grandes cidades dos EUA: fentanol. Só que no Canadá, diferentemente do Brasil, por exemplo, é que droga é considerada problema de saúde, não de polícia. Tem muita morte por overdose, e menos crime em decorrência do vício.

Tem muito mais gente em situação de rua em Vancouver que em Beijing. Dada a diferença gigantesca de tamanho entre as duas, é difícil avaliar em números absolutos. Relativamente ao tamanho das duas, não há dúvidas.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.939
Pontos
503
Na China é complicado: não se pode circular livremente pelo país sem autorização. Se ficar de bobeira, mendigando, volta rapidinho para o buraco rural de onde saiu. Então, a maioria prefere trabalhar e morar no alojamento da fábrica.
No Japão, nas estações de metrô de Tóquio, a partir das 22:00 aparecem alguns japoneses com carrinho de supermercado, com os pertences organizados; colocam o papelão e dormem. Dizem que os velhos doentes e pobres roubam alguma coisa da lojinha e ficam esperando a polícia chegar, como estão preso o estado tem que cuidar da saúde e não precisam se preocupar com aluguel e contas, quando saem de lá já conseguiram juntar alguma coisa da aposentadoria durante o tempo que ficaram presos.

Aqui no Brasil, já me contaram um monte de casos reais, já que foram parentes próximos que me contaram. A pessoa simplesmente se mata. Teve um que perdeu tudo e abriu a barriga igual samurai (normalmente é pau no Xx: quando é rico pisa em todo mundo, e quando fica pobre todo mundo revida).
Mas, no geral, sempre aparece algum parente que deixa morar de favor no quartinho vago e coloca mais água no feijão. Antigamente, como o coelho tinha 15 orientais, os familiares sempre pegavam alguns para criar ou trabalhar no comércio da família, para aliviar a carga. Quando os pais morriam cada um pegava um pimpolho para cuidar igual cachorro meio a contra gosto.

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Reações
43.743
Pontos
1.884
Todo judeu tem cara de judeu?

Como saber se o tiozinho todo fudido e sujo é judeu ou não?

Oriental realmente, vi poucos. Havia um que "morava" (era andarilho) nas ruas próximo onde minha mãe morava, via bastante na infância.

Comentador

Bam-bam-bam
Reações
3.392
Pontos
353
Na China é complicado: não se pode circular livremente pelo país sem autorização. Se ficar de bobeira, mendigando, volta rapidinho para o buraco rural de onde saiu. Então, a maioria prefere trabalhar e morar no alojamento da fábrica.
No Japão, nas estações de metrô de Tóquio, a partir das 22:00 aparecem alguns japoneses com carrinho de supermercado, com os pertences organizados; colocam o papelão e dormem. Dizem que os velhos doentes e pobres roubam alguma coisa da lojinha e ficam esperando a polícia chegar, como estão preso o estado tem que cuidar da saúde e não precisam se preocupar com aluguel e contas, quando saem de lá já conseguiram juntar alguma coisa da aposentadoria durante o tempo que ficaram presos.

Aqui no Brasil, já me contaram um monte de casos reais, já que foram parentes próximos que me contaram. A pessoa simplesmente se mata. Teve um que perdeu tudo e abriu a barriga igual samurai (normalmente é pau no Xx: quando é rico pisa em todo mundo, e quando fica pobre todo mundo revida).
Mas, no geral, sempre aparece algum parente que deixa morar de favor no quartinho vago e coloca mais água no feijão. Antigamente, como o coelho tinha 15 orientais, os familiares sempre pegavam alguns para criar ou trabalhar no comércio da família, para aliviar a carga. Quando os pais morriam cada um pegava um pimpolho para cuidar igual cachorro meio a contra gosto.
Isto falando do pessoal mais antigo, os Isseis, atualmente não é muito o que se vê, grande parte dos valores foram diluídos, no final a minha indagação é por ver poucos membros destes povos na rua mesmo.

NEOMATRIX

Lenda da internet
Reações
87.040
Pontos
2.309
Todo judeu tem cara de judeu?

Como saber se o tiozinho todo fudido e sujo é judeu ou não?

Oriental realmente, vi poucos. Havia um que "morava" (era andarilho) nas ruas próximo onde minha mãe morava, via bastante na infância.
Pior que eles tem traço bem característicos

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
24.040
Pontos
503
No Brasil é difícil. Um tempo atrás uma japinha muito bonita viralizou pq ela trabalhava com coleta seletiva de lixo. Se for nos bairros com bastante oriental em SP vai achar bastante fudido imagino eu.

Na Ásia tem muita gente miserável: Tailandia, Filipinas, Cambodia, etc. A única diferença é que eles não tem espírito de favelados.

Judeu eu diria que é muito difícil, eles enxergam o dinheiro de uma maneira bem diferente de todo mundo e a sociedade deles funciona tipo uma maçonaria, um 'ajuda' o outro com favores em uma escalada social.

clubit

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.489
Pontos
703
Já vi alguns também, mas geralmente mestiços, humildes, mas pobre de morar na rua ou mendicância ainda não.
o senhor em questão era reciclador, saia catando coisas recicláveis pra vender
tinha um barraco simples
pelo que entendi ele tinha problema mental e fugiu da família e se criou desta maneira
mas isso faz uns 20 anos
não sei se esta vivo ainda

Harpius

Mil pontos, LOL!
Reações
3.220
Pontos
1.254
Na liberdade já vi um oriental (descendente de Japonês) mendigo sim.
E é ilusão achar que não existem japoneses ou judeus pobres.
A diferença é que proporcionalmente é bem menor e por questões culturais, tanto japoneses como judeus são sempre estimulados, desde cedo, a se dedicar aos estudos e mesmo o mais vagal consegue um emprego razoável por causa disso.

Caio-mas-levanto

Bam-bam-bam
Reações
521
Pontos
268
Vi um vídeo de um judeu falando que o povo é meio que nômade. Por não estarem sempre no mesmo local, não têm a mentalidade de que o governo vai ajudar com aposentadoria, auxílios, subsídios etc.

Como eles não têm esse amparo, se firmam na própria força e de sua comunidade.

Achei muito interessante e uma excelente linha de raciocínio.

Askeladd

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
14.939
Pontos
503
Isto falando do pessoal mais antigo, os Isseis, atualmente não é muito o que se vê, grande parte dos valores foram diluídos, no final a minha indagação é por ver poucos membros destes povos na rua mesmo.
Você mesmo já respondeu, o sangue já foi diluído e já se perdeu os traços orientais.

Noveykhuarenttaiceiz

Bam-bam-bam
Reações
12.792
Pontos
353
Ser judeu é questão de religião, não de etnia.

Tem judeu com cara de palestino, de árabe, alemão, italiano, até com fisionomia oriental.

Muita gente que nasceu e vive em Israel não tem "cara de judeu" conforme o estereótipo geralmente traçado

Fica meio igual perguntar: "Já viu kardecista pobre?" Ou "Já viu um muçulmano empresário"?

Brito79

Supra-sumo
Reações
1.969
Pontos
183
Já vi mendigo oriental em bairro judeu (Higienópolis), no Centro de São Paulo e até na Av. Paulista. Serve?

Raazy

Mil pontos, LOL!
Reações
21.020
Pontos
1.004
Em Jundiai eu vi um mendigo oriental :kwow.....e minha esposa é Judia e pobre :ksnif (ou ela deve esconder bem a moedinha de ouro de mim)

Comentador

Bam-bam-bam
Reações
3.392
Pontos
353
No Brasil é difícil. Um tempo atrás uma japinha muito bonita viralizou pq ela trabalhava com coleta seletiva de lixo. Se for nos bairros com bastante oriental em SP vai achar bastante fudido imagino eu.

Na Ásia tem muita gente miserável: Tailandia, Filipinas, Cambodia, etc. A única diferença é que eles não tem espírito de favelados.

Judeu eu diria que é muito difícil, eles enxergam o dinheiro de uma maneira bem diferente de todo mundo e a sociedade deles funciona tipo uma maçonaria, um 'ajuda' o outro com favores em uma escalada social.
Sobre a japinha que trabalha com coleta seletiva, teria o link?, fiquei até curioso agora para ler, com relação ao resto, sim, noto até no urbanismo de certos países asiáticos que são pobres mas não tão sujos como os daqui da AL.

Topo Fundo