O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[PESSOAL DE TI] Programação para novatos (+demanda)

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.835
Reações
2.703
Pontos
749
seguinte. atuei com TI na década 00 e após isso meu contato era só consertar PC por bico. mudei de área.
Ano passado entrei numa escola publica e passei a dar aula de informática. curso técnico.
noções de redes, programacão, modelagem, itil etc.

Tenho bons alunos que, se bem explorados, poderiam se desenvolver na área.

Tô pensando em criar um projeto de programaçao para eles.
Só que para isso funcionar eu preciso que haja demanda das empresas de TI para me fornecer algum trabalho. Tipo, um projeto de criação de um sistema, aplicativo, site etc. porque seria péssimo ficar apenas na teoria.

Alguém que trabalha com TI aqui, na parte de coordenação, sabe se as empresas mantém algum tipo de parceria com escolas para fornecer essa demanda?
Se não empresa, algum tipo de site que coloca a necessidade e os freelancers aceitam ou nao...


resumo:
sou professor, quero ajudar meus alunos com programação porém nao tenho demanda real para ensiná-los com funciona no mercado de trabalho.
alguem que ja trabalhou em TI sabe se existe alguma parceria com escolas ou freelancers que poderiam passar esses trabalhos com objetivos didáticos?
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.206
Reações
42.080
Pontos
1.339
Tem a Dio.me , Alura, Lets Code e Cursoemvideo
Nesses sites se ensina desde introdução a programação até desenvolvimento de sistemas cujos clientes são bancos, varejo e etc que muitas vezes fazem processo seletivo por lá mesmo.


Todos são gratuito com foco no mercado de trabalha mas o Alura parece que é pago porem a Oracle as vezes banca.

Vc pode por exemplo começar dando aulas de linguagem com o conteúdo do 'cursoemvideo'eu com ferramentas gratuitas e desenvolve coisa bem legal.
 

Nalo300

Bam-bam-bam
Mensagens
1.236
Reações
3.415
Pontos
353
Acho interessante voce dar um objetivo reral para fazer um projeto de programação, nao atrelado a uma empresa.
Tipo fazer um programa ou um site relacionado a atividades da escola.
Fazer programas genericos tambem é uma boa parta gerar interesses, como criar um programa com a previsão do tempo e avisar o melhor feriado para fazer uma viagem por exemplo.

Lembro que na epoca que eu estava querendo apredner a programar, eu tinha feito um programa em C++ para anotar chamados e me avisar quando passar do SLA.
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.609
Reações
10.561
Pontos
453
Se conhecer muitos empresários abre uma ONG e tente repassar parte do IR devido deles para sua ONG acho que era 3 ou 6%.
 

Fresco

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
503
Reações
855
Pontos
534
Sugestões que podem parecer sem sentido:

- Foque em parceria comercial: em vez de procurar um "parceiro solidário", procure uma empresa que pagaria para ter uma demanda resolvida, e foque em resolvê-la, mesmo que por um valor bem baixo.
- Coloque todos os envolvidos para procurar tal empresa entre pequenos negócios aí mesmo próximo a vocês.
- Para os alunos conseguirem conversar sobre demandas com possíveis clientes (nem precisam conversar tanto assim, só precisam descobrir quem tem uma demanda, depois você pode ir lá continuar a conversa), talvez eles precisem de algumas aulas só sobre isso. Alguns podem discordar, mas isso envolve habilidades que são fundamentais para um bom trabalho de desenvolvimento. "Get out of the building" (e vá lá falar com o seu cliente!) é um lema conhecido.
- Essa busca pode ser pela Internet também.
- 99Freelas é um site onde clientes postam demandas.

Boa sorte.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.758
Reações
14.027
Pontos
703
seguinte. atuei com TI na década 00 e após isso meu contato era só consertar PC por bico. mudei de área.
Ano passado entrei numa escola publica e passei a dar aula de informática. curso técnico.
noções de redes, programacão, modelagem, itil etc.

Tenho bons alunos que, se bem explorados, poderiam se desenvolver na área.

Tô pensando em criar um projeto de programaçao para eles.
Só que para isso funcionar eu preciso que haja demanda das empresas de TI para me fornecer algum trabalho. Tipo, um projeto de criação de um sistema, aplicativo, site etc. porque seria péssimo ficar apenas na teoria.

Alguém que trabalha com TI aqui, na parte de coordenação, sabe se as empresas mantém algum tipo de parceria com escolas para fornecer essa demanda?
Se não empresa, algum tipo de site que coloca a necessidade e os freelancers aceitam ou nao...


resumo:
sou professor, quero ajudar meus alunos com programação porém nao tenho demanda real para ensiná-los com funciona no mercado de trabalho.
alguem que ja trabalhou em TI sabe se existe alguma parceria com escolas ou freelancers que poderiam passar esses trabalhos com objetivos didáticos?

Onde fica sua escola? É cidade média/grande?

Se sim o jeito mais fácil é literalmente você olhar os comércios/negócios que tem em volta e conversar com os donos, explicar sua ideia e oferecer o projeto de graça ou por algum tipo de auxílio extremamente módico. A maioria não vai ter interesse, mas um ou outro com certeza irão auxiliar.

Daí pelo nível de curso técnico você vai direcionar o cara p/ fazer um sistema de controle de estoque/financeiro da lojinha de roupa bairro + integração com rede social p/ venda, um robô de atendimento do whatsApp p/ algum comércio um pouco maior, um esqueminha de fazer site no wordpress p/ alguma escola particular da região etc. Esse tipo de coisa. Tem que botar os caras pra mão na massa e depois eles terão a possibilidade de continuar com isso e cobrar uma graninha de manutenção desses projetos se der certo. Mesmo se "der errado" (o cliente não quiser dar continuidade), no mínimo eles já tem alguma experiência e um portfólio inicial para mostrar o trabalho, o que irá os auxiliar a arrumar um estágio quando forem seguir o caminho do curso superior (que é o natural na área). Projeto real com "cliente" real.

Só não jogue seus alunos muito na fogueira prometendo demais porque se VOCÊ não está mais tão inserido no ambiente de programação pode acabar subestimando o trampo que vai dar algumas dessas coisas.
 


DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.296
Pontos
1.734
Só recomendo não encher de esperanças teus alunos sobre emprego certo. Mas eu acredito que a TI é a profissão que tem o potencial de ser a melhor para inclusão social. A que pode transformar pessoas pobres de hoje nos de classe média de amanhã.



Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 
Topo Fundo