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Petrobras Podium, Ipiranga Octapro, Shell V-Power, gasolina premium e afins

konata

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Alguém aqui sentiu diferença rodando com gasolina premium? Queria abastecer meu carro só com premium pois sofro com a pré-detonação no meu motor VHC, mas a diferença de dois reais pra comum é tenso.
Se algum usuário desses combustíveis faz uso frequente poder informar como fica o consumo, potência, partida fria e etc.
Valeu!
148608
 

Herminium

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Eu pela primeira vez esses dias abasteci o tanque todo de um carro meu com Podium, não percebi diferença ainda, mas se for o caso volto aqui em breve pra comentar.

Fiz isso pois esses dias meu outro abasteci com aditivada da Shell pra no dia seguinte começar a dar uns engasgo e até a marcha lenta ficar estranha com gasolina adulterada... e vale comentar novamente, não foi posto sem bandeira, nem gasolina comum, bem que eu estranhei que o frentista me arrastou pra outra bomba e não queria de jeito nenhum deixar eu abastecer na bomba que eu queria (prática comum deles de te arrastar pra outra bomba pra empurrar combustível ruim, que foi o que aconteceu).

Em suma, eu diria que a diferença de preço não vale a pena, vale mais uma aditivada de posto bom (difícil achar hoje em dia) que gastar 1,00, 1,50 a mais por uma gasolina premium que na verdade é o mais indicado pra carros de injeção direta e modernos, ou até preparados, já que a octana é maior e tem 2% a menos de alcool (grande m****).

E é isso.
 

RodrigoANBR

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tenho carro desde 2008.
sempre fui soh de comum.

nunca fiz uma limpeza manual no sistema de injeção.
nunca tive uma luz de injeção acessa.
nunca notei um consumo elevado do carro depois de um tempo cujo não tenha resolvido com trocas de velas.

eu acho que é porque sempre abasteco em bons postos e minha região não tem essa de gasolina batizada e essas coisas.
 

Dettox

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Eu uso somente podium no meu carro, mas mais pela questão de ser injeção direta, turbo, famoso por dar problemas, etc... e o principal, ser somente a gasolina.
Eu não sinto muita diferença do carro na comum e na podium, mas também não costumo ficar procurando tanto, consumo costuma ser o mesmo, desempenho muda muito pouco, sinto bastante somente a questão da pré detonação mesmo.

Mas uma melhor solução que usar gasolina premium é usar alcool mesmo..., se meu carro fosse flex, seria ele sempre.
 

antonioli

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Só abasteci uma vez para quer qual que era quando tive um Prisma e não notei algo perceptível.

Mas já faz tempo que só abasteço com gasolina aditivada, nada de comum e muito menos etanol.

Não vale a pena pagar caro para por essa gasolina, a não ser que precise mesmo, como é o caso de alguns carros. No seu caso, tem que ver o estado das velas, verificar se há resíduos de carbono no cilindro ou outras anormalidades que atrapalhem a explosão.

Btw, vale lembrar que a gasolina neste ano deu uma melhorada na octanagem e na densidade já.
 


Shinobi4OS

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Só abasteci uma vez para quer qual que era quando tive um Prisma e não notei algo perceptível.

Mas já faz tempo que só abasteço com gasolina aditivada, nada de comum e muito menos etanol.

Não vale a pena pagar caro para por essa gasolina, a não ser que precise mesmo, como é o caso de alguns carros. No seu caso, tem que ver o estado das velas, verificar se há resíduos de carbono no cilindro ou outras anormalidades que atrapalhem a explosão.

Btw, vale lembrar que a gasolina neste ano deu uma melhorada na octanagem e na densidade já.
Sente diferença de consumo entre aditivada e comum? Não sei o percentual de aditivos, imagino que a piora no consumo seja proporcional à quantidade de aditivo né
 

antonioli

O Exterminador de confusões
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Sente diferença de consumo entre aditivada e comum? Não sei o percentual de aditivos, imagino que a piora no consumo seja proporcional à quantidade de aditivo né
Nada relevante. Senti diferença desde quando mudaram a fórmula da gasolina recentemente.

E também quando se abastece em um posto bom mesmo e outro duvidoso. Tenho abastecido em um único Shell mesmo com a gasolina sendo mais cara do que a média porque, pelo menos por enquanto tem sido bom. Fiz isso porque cheguei a abastecer em outro Shell até mais perto de casa e a gasolina rendeu visivelmente menos. E foi minha esposa que dirigiu, sempre no mesmo percurso, dirigindo sempre da mesma forma (o carro dela é casa-trabalho-casa). Os aditivos ajudam a manter o sistema limpo e lubrificado. Quem usa etanol então que lubrifica menos, é ainda mais necessário, além de vir com anticorrosivo. No longo prazo vai prevenir depósito de sujeiras que só trarão alguma perda de desempenho e aumento de consumo.

Já contei a história aqui da proeza do meu pai de abastecer em um posto xexelento, sabidamente conhecido por adulterar gasolina e conseguiu matar as velas de iridium do Civic que tinha com 1/4 da vida útil.
 

konata

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Só abasteci uma vez para quer qual que era quando tive um Prisma e não notei algo perceptível.

Mas já faz tempo que só abasteço com gasolina aditivada, nada de comum e muito menos etanol.

Não vale a pena pagar caro para por essa gasolina, a não ser que precise mesmo, como é o caso de alguns carros. No seu caso, tem que ver o estado das velas, verificar se há resíduos de carbono no cilindro ou outras anormalidades que atrapalhem a explosão.

Btw, vale lembrar que a gasolina neste ano deu uma melhorada na octanagem e na densidade já.
O prisma que você dirigia era o com cara de celta ou de onix? Se for de celta, tem o mesmo motor do meu carro. Mas será que não precisa abastecer umas três vezes até a injeção "aprender" como se lida com esse combustível?
Para este caso, não é melhor colocar a aditivada de vez em quando?
Eu uso aditivada sempre mas estou pensando em começar a aditivar eu mesmo, comprando o frasco e botando no carro, a quantidade de aditivo presente nessas bombas de gasolina é minima
 

Shinobi4OS

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Nada relevante. Senti diferença desde quando mudaram a fórmula da gasolina recentemente.

E também quando se abastece em um posto bom mesmo e outro duvidoso. Tenho abastecido em um único Shell mesmo com a gasolina sendo mais cara do que a média porque, pelo menos por enquanto tem sido bom. Fiz isso porque cheguei a abastecer em outro Shell até mais perto de casa e a gasolina rendeu visivelmente menos. E foi minha esposa que dirigiu, sempre no mesmo percurso, dirigindo sempre da mesma forma (o carro dela é casa-trabalho-casa). Os aditivos ajudam a manter o sistema limpo e lubrificado. Quem usa etanol então que lubrifica menos, é ainda mais necessário, além de vir com anticorrosivo. No longo prazo vai prevenir depósito de sujeiras que só trarão alguma perda de desempenho e aumento de consumo.

Já contei a história aqui da proeza do meu pai de abastecer em um posto xexelento, sabidamente conhecido por adulterar gasolina e conseguiu matar as velas de iridium do Civic que tinha com 1/4 da vida útil.

Entendi

Meu único critério para abastecer é fazer exclusivamente em postos de bandeiras grandes, e pelo menos 1 vez no mês abastecer com aditivada. O carro ainda está com 10mil km, farei a primeira revisão na semana que vem, então ainda não sei até que ponto isso vem fazendo bem. Mas pelo menos, até hoje, zero engasgadas/falhadas, e o carro nunca "morreu" e sempre pegou na primeira virada de chave. Continuarei assim
O prisma que você dirigia era o com cara de celta ou de onix? Se for de celta, tem o mesmo motor do meu carro. Mas será que não precisa abastecer umas três vezes até a injeção "aprender" como se lida com esse combustível?

Eu uso aditivada sempre mas estou pensando em começar a aditivar eu mesmo, comprando o frasco e botando no carro, a quantidade de aditivo presente nessas bombas de gasolina é minima
Pois é mano, faço nem ideia da quantidade, mas imaginava que seria de uns 5% de aditivo, já que a diferença de preço de uma gasosa pra outra costuma ser esse por aqui

Podium é importante no tanquinho de partida, pois ali não tem filtro, vai direto pro motor. E também pela maior durabilidade da podium no tanque.
Caramba, nunca havia pensado nisso. Faz bastante sentido!
 

antonioli

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O prisma que você dirigia era o com cara de celta ou de onix? Se for de celta, tem o mesmo motor do meu carro. Mas será que não precisa abastecer umas três vezes até a injeção "aprender" como se lida com esse combustível?
Era o igual o derivado do Celta com motor 1.4 como do seu. Nessa época eu alternava entre comum e aditivada e jamais etanol. Minha esposa teve um Celta durante longos anos e era por aí também.

Sobre a injeção, as de hoje são bem inteligentes e entendem rapidamente a mistura. As mais antigas usavam outro método, mas mesmo assim não fará muita diferença se comparar gasolina com gasolina. Veja suas velas e se puder faça uma limpeza de bico se tiverem sujos, assim como ver se nos cilindros há carvão. Como o carro é antigo, às vezes foi usado durante anos e só trocaram as velas uma vez e nada mais foi feito.
 

lorenço

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as premiuns são ótimas, mas acho que só vale a pena para motores de alto desempenho.

colocar podium em celta é jogar dinheiro no lixo.
 

Felipe1459

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a muitos anos atrás eu usava a ipiranga original na minha cg150. não notei diferença na potência, afinal são só 150cc né, mas o que eu notava era uma melhora na média de consumo. na comum ou aditivada eu fazia geralmente 33~34km/l, já com a original eu fazia fácil 37km/l
 

met-reload

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Eita!
5,99 na premium?
Nunca reparei se no posto q abasteço tem ela, a grid sim, pois uso a grid.
Vou pesquisar sobre as diferenças.
 

Novalgina

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Só lembrando que as gasolinas aditivadas tem menos gasolina que a comum.

Eu só abastecia com aditivada quando estava em fase de muita adulteração, achava que ninguém iria adulterar as aditivadas por ter menor saída.
 

javagod

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O motor GM VHC tem taxa de compressão bem alta para um motor a gasolina. Quanto maior a octanagem da gasolina, menor a chance desse motor apresentar pré-detonação. Portanto, gasolinas premium têm mesmo melhor chance de evitar detonação nesse motor. Mas outras coisas influenciam, como velas, carbonização, sensores, central...
 

phenxxx

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Como seu motor tem uma taxa bacana, eu consideraria rodar no bom e velho rabo de galo, entre um e30-e50, e é facinho de resolver. Põe uns 10 litros de alcool no tanque e depois completa na comum, vai ter um grande beneficio pela ótima resistência à detonação que o álcool tem! Faz o teste, e faz o cálculo certo do quanto de alcool por sempre que for encher o tanque. Não precisa ser estritamente um e45 por ex, não faz mal variar de e30 a e50, vai continuar bom.
 
D

Deleted member 219486

Não vejo muita diferença entre gasolina comum e aditivada, a sorte é pegar uma sem estar muito batizada, mesma coisa com etanol. Tem vez no etanol que no embalo dentro da cidade bate 12km/l, essa semana coloquei hum posto que no mesmo percurso sofria para chegar a 8km/l.
 

konata

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Não vejo muita diferença entre gasolina comum e aditivada, a sorte é pegar uma sem estar muito batizada, mesma coisa com etanol. Tem vez no etanol que no embalo dentro da cidade bate 12km/l, essa semana coloquei hum posto que no mesmo percurso sofria para chegar a 8km/l.
A aditivada não faz diferença significativa no desempenho em geral do carro, ela só tem o aditivo pra limpar os bicos, bomba de combustível e etc
Mas a quantidade de aditivo que tem na gasolina de posto é tão baixa que compensa mais aditivar você mesmo
 

ROLGENIO

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Meu outro carro e no atual eu só usava Podium depois de ter feito o básico de limpeza, troca de velas, manutenção básica de motor, etc.

Sempre notava diferença de performance (carro fica mais esperto) mas ultimamente o bolso não tá mais aguentando então tenho abastecido com comum e fodasse...

Como o colega alí falou, desde que mudaram a fórmula da gasolina dá pra sentir melhora no consumo. Mas mesmo assim com Podium era bem melhor. Acontece que Agora só voltaria a usar Podium se comprasse um carro zero.
 

B.E.A.S.T

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Aqui na ZL de SP a coisa é meio ingrata, as vezes a V-Power faz alguma diferença, mas basicamente aquele posto bom, que não dá trabalho, nem precisa ser gasolina especial, o que quer dizer que tem posto vendendo gato por lebre.

E olha que ando de 1.8 carburado, ou seja: se a gasolina é ruim, vc sente sem correção eletronica alguma.

Edit: mas se for pra falar de postos que vc NEM DEVE ENTRAR, tenho alguns pra dedurar.
 
D

Deleted member 219486

Aqui na ZL de SP a coisa é meio ingrata, as vezes a V-Power faz alguma diferença, mas basicamente aquele posto bom, que não dá trabalho, nem precisa ser gasolina especial, o que quer dizer que tem posto vendendo gato por lebre.

E olha que ando de 1.8 carburado, ou seja: se a gasolina é ruim, vc sente sem correção eletronica alguma.

Edit: mas se for pra falar de postos que vc NEM DEVE ENTRAR, tenho alguns pra dedurar.

No Brasil nada funciona, fiscalização 0. Etanol pelo que tô vendo não vale a pena, misturam água.
 

javagod

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Há coisa de dez anos houve um evento no autódromo daqui de Brasília que teve fornecimento de combustível pela própria Petrobrás. Um amigo meu tinha um BMW M5 e a diferença de comportamento do carro dele com a Podium que a Petrobrás levou para o evento, comparado ao que o carro tinha com a Podium que ele comprava no posto, foi nítida. Ele perguntou ao representante da Petrobrás se aquela gasolina tinha alguma diferença na formulação. A resposta: não!

Infelizmente vivemos em um país complicado.
 

konata

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Aqui na ZL de SP a coisa é meio ingrata, as vezes a V-Power faz alguma diferença, mas basicamente aquele posto bom, que não dá trabalho, nem precisa ser gasolina especial, o que quer dizer que tem posto vendendo gato por lebre.

E olha que ando de 1.8 carburado, ou seja: se a gasolina é ruim, vc sente sem correção eletronica alguma.

Edit: mas se for pra falar de postos que vc NEM DEVE ENTRAR, tenho alguns pra dedurar.
Tem postos que são complicados, um tempo atrás abasteci no posto DELTA e na mesma semana fui trocar o escapamento do carro, saiu uma cachoeira de água que o motor não queimou. E até com postos de bandeira tem que ficar esperto, já senti diferença abastecendo de uma unidade da Petrobrás pra outra.
 

RodrigoANBR

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No Brasil nada funciona, fiscalização 0. Etanol pelo que tô vendo não vale a pena, misturam água.
Há coisa de dez anos houve um evento no autódromo daqui de Brasília que teve fornecimento de combustível pela própria Petrobrás. Um amigo meu tinha um BMW M5 e a diferença de comportamento do carro dele com a Podium que a Petrobrás levou para o evento, comparado ao que o carro tinha com a Podium que ele comprava no posto, foi nítida. Ele perguntou ao representante da Petrobrás se aquela gasolina tinha alguma diferença na formulação. A resposta: não!

Infelizmente vivemos em um país complicado.

na boa.. não tomem do que acontece ai em SP pra cima como referencia pro "Brasil"

aqui em SC o histórico de adulteração de combustível é quase 0.
tem varias redes de postos que atendem a região (vou citar 2: Agricopel e Mime (ambas shell)) onde você pode abastecer seu carro de boas sem esquentar a cabeça.
 

konata

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na boa.. não tomem do que acontece ai em SP pra cima como referencia pro "Brasil"

aqui em SC o histórico de adulteração de combustível é quase 0.
tem varias redes de postos que atendem a região (vou citar 2: Agricopel e Mime (ambas shell)) onde você pode abastecer seu carro de boas sem esquentar a cabeça.
Engano seu, sou de SC e temos o posto DELTA que já foi denunciado mais de uma vez adulterando gasolina.
 

B.E.A.S.T

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Tem postos que são complicados, um tempo atrás abasteci no posto DELTA e na mesma semana fui trocar o escapamento do carro, saiu uma cachoeira de água que o motor não queimou. E até com postos de bandeira tem que ficar esperto, já senti diferença abastecendo de uma unidade da Petrobrás pra outra.

Tem especificamente um Shell , umas 3 quadras antes de chegar o shopping analia franco, que eles devem meter alcool bem acima do limite. Só fica sabendo dessas coisas quem tem carro que não é flex, e carburado sente na hora.
 
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