O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Phantom System chega a ser melhor que o NES?

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.978
Reações
14.264
Pontos
503
Pergunta sincera. Eu nunca tive um Phantom System. Dos clones de NES, só tive o Dynavision. Mas durante minha vida de colecionador retro, acabei lendo e ouvindo muitos elogios ao Phantom System. Por outro lado, depois de pegar um NES com problema, no meio das minhas pesquisas sobre a solução do defeito, acabei encontrando críticas sobre a durabilidade do console original da Nintendo e sua estrutura.

Desmontando ele e conhecendo como era por dentro, a impressão que tive é que fizeram uma estrutura diferenciada, menos simples que a dos outros consoles e talvez um pouco problemática, só pra no final ele ficar estilo um aparelho de VHS. Mas não sei se a intenção da Nintendo foi realmente essa quanto ao design dele. Foi só um palpite que tive.

Dos problemas do NES, pelo que vi o mais comum é o slot problemático que para de ler os jogos com o tempo. Aliás, esse é justamente o problema que tenho no meu. Nunca ouvi falar de um console antigo que dê tanto problema no slot como ele.

Fora isso, tem a questão do Phantom System rodar jogos piratas, já que ele também é fruto da pirataria. Também li que ele é bem resistente a impactos. Até vi um carinha hoje dizendo que ele é um "tanque". Não sei se é exagero ou se o console é realmente tão resistente assim a impactos. O controle dele também parece melhor, já que é uma cópia descarada do de Mega Drive.

Por mais que alguns clones tivessem fama de serem uma m**** quanto a durabilidade, a Gradiente era gigante aqui no Brasil na época, então eles realmente tinham culhões pra fazer um bom trabalho.

Enfim, criei o tópico porque sei que aqui tem gente que entende bem mais que eu sobre o hardware dos consoles, a durabilidade deles, manutenção, etc, além de eu nunca ter tido experiência com um Phantom System. Então a questão que fica é: o clone feito pela Gradiente, mesmo sendo um videogame pirata, chega a ser melhor que o NES original? Pelo menos no quesito durabilidade, que foi o que me motivou a criar o tópico. Ah, e não tô levando em consideração o Famicom, só o NES mesmo.


93882 93883
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.214
Reações
42.105
Pontos
1.339
Olha eu tive um e não acho tão robusto assim. Queimou 2x e tive de levar para conserto ai acabei doando kkk. O nes tradicional acho mais robusto mas é enjoado pra pegar jogos piratas diferente do Phantom que sempre pegava todos os jogos.
 

Rampal

Bam-bam-bam
Mensagens
878
Reações
2.711
Pontos
333
O que acho do Phanton, acho dos 8 bits junto com o master o visual mais foda!
Gosto muito da carcaça dele

Pra mim o que tinha a carcaça mais bonita era o vg9000.


legiao_tv6R5eaB0EOzkVf4JSGx93PWygbmwsjFYDq8NU1CX2.png.jpeg


Se eu ver um desses hoje já mando um "casa, comida e roupa lavada".
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.153
Reações
23.216
Pontos
1.619
Pra mim, fica assim:

  • Resistencia e durabilidade? NES (o meu mesmo, nunca parou em um prazo de 15 anos que o tenho. E olhe que eu não fui o único dono!!)
  • Design? Phantom System (o VHS branco que me perdoe, mas o modelo de carcaça do A7800 é linda!) (os 'clones' hiper caros também, já que eu não tenho nunhum.... Ainda...)
  • Controles? Empate técnico pelo seguinte: O controle do Phantom tem a vantagem de ser grande (pras minhas 'mãozinhas', fica legal), mas o do NES tem a grandiosa vantagem de ser preciso nos comandos do direcional e de só ter aberto meus controles pra manutenção, depois de MAIS de 10 anos praticamente sem falhas!
  • Manutenção? Empate técnico pelo seguinte: vão dar problemas mais dia, menos hora. Portanto é lógico que tem que ter habilidades na perícia eletrônica pra deixar funcionais por mais tempo.
O que seria o grande diferencial, seria se um dos dois competidores, tivesse saída de audio estéreo (mesmo que fosse 'simulado'). Já faria uma grande diferença...
 


-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.291
Pontos
1.514
se for por causa disso, gosto do VG 8000 (menos os controles e TUDO de ruim que ele amava fazer...)

ah sim, mas ainda assim prefiro muito mais o design Master System e o Phatom System.


Um que hoje acho feio de doer, tétrico, pavoroso, era o Dynavision 3.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Acho que a maioria dos clones antigos são melhores que o NES original, tanto os da Dynacom, quanto os da Milmar, e o Phantom System, só não falo nos da CCE porque nunca tive um funcional, mas alguns pecam nos controles, ai controle o original do NES é melhor que todos eles... :klol

Meu clone favorito é o Dynavision 3, mas os controles originais dele infelizmente pecam, o controle manche dele é complicado para alguns jogos, acho que só para jogos de navinha ele é bom, já os TPC-1 tem o mesmo problema dos controles originais do Phantom System, que tem o famoso A e B invertidos, em vez de ser B e A, são A e B, e isso confunde para quem é acostumado com os controles do NES, eu só jogo meus Dynavisions com os controles dos Dynavision Xtreme, que tem os botões B e A normais.

Eu gosto muito do Hi-Top Game também, acho o design dele compacto e minimalista, e o que acho mais bacana nele é as chaves dele, bem grandes, parecendo botões de painel de carro, pena que não tenho os controles originais dele, infelizmente nunca joguei com esses controles...

images
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Nao lembro se foi aqui ou em outro forum que um user postou o comparativo entre o original e alguns clones, esse Phanton ou o Dynasvision tinham certos artefatos durante alguns jogos, quando eu era menor tive um Dynavision 4 e o aparelho era BEM robusto, aguentou muito soco e tapa :kkk
 

knOx_DF

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.708
Reações
3.466
Pontos
1.019
O que acho do Phanton, acho dos 8 bits junto com o master o visual mais foda!
Gosto muito da carcaça dele

É a carcaça do Atari 7800. Com o fracasso deste e o sucesso do NES, a Gradiente mudou a linha de produção para fabricar o clone do NES, mas acabou aproveitando a carcaça. Não sei de onde veio a ideia do controle de Mega Drive.

Atari-7800-Console-Set.png
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.127
Reações
27.117
Pontos
1.053
Problemas com o tempo os dois consoles vão dar:

No Phantom, os botões Power e Select fatalmente vão precisar ser trocados. Ima vez trocados, problema resolvido.

Outro pau que com o tempo vai acontecer no Phantom:

- A fonte vai abrir o bico. Basta comprar uma genérica.

No NES, o principal problema é o slot de cartuchos. Sempre dá pau e é preciso trocar. Foi mal projetado.

- PRÓS:
Phantom roda de tudo. Não tem artefatos como um cara mencionou. Quem dá artefatos e inclusive não finciona certos jogos são os consoles da CCE e Dynacom. O Phantom roda de tudo sem frescura! O NES tem o chip de originalidade da Nintendo que precisa ser "driblado".

Phantom tem saída AV, enquanto o NES é só aquela maldita caixinha. Se quiser AV no NES, tem que fazer mod.

O Phantom tem uma palheta de cores mais vibrante. No NES tido é meio morto.

Controles:
Existem controles a beça compativeis com o do Phantom. Seus controles são grandes e resistentes, porém o A e o B são trocados. O controle do NES tem k B e A certos, mas é pequeno, dá dor na mão e as linhas retas são muito desconfortáveis.


Ambos precisam de adaptador para jogos japas.

Preço:
Um Phantom é bem mais barato.


Resultado final:
Se o objetivo é apenas jogar, pegue um Phantom. Foi o meu console de infância. É lindo, funcional, até everdrive funciona nele (já em outros clones, não).

Se quer originalidade, vá de NES.

No fim, pela idade, ambos vão exigir reparos.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.230
Pontos
333
Talvez eu seja um sortudo. Tenho um NES de 1995...(hoje pertencente a minha ex).

Nunca deu defeito no console e nos joysticks.

Só o slot que não anda pegando de primeira. Mas nada demorado demais.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.407
Reações
178.291
Pontos
1.514
É a carcaça do Atari 7800. Com o fracasso deste e o sucesso do NES, a Gradiente mudou a linha de produção para fabricar o clone do NES, mas acabou aproveitando a carcaça. Não sei de onde veio a ideia do controle de Mega Drive.

Atari-7800-Console-Set.png


e a pistola imitaram a light phaser do Master System.

QdNV7bW.jpg


kDH5qQU.jpg
 

mpvo

Bam-bam-bam
Mensagens
1.106
Reações
2.121
Pontos
453
Na época preferi catar o phantom por causa da pistolinha gradiente. Curti muito esse design preto.
Já o nes achava ele feio e sem graça, aquela carcaça cinza :kpensa e aquele joystick desconfortável, me fizeram pular fora.

Nunca tive problema com o phantom, resistente rodava tudo.
93957
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.812
Reações
16.529
Pontos
803
Eu acho os controles ruins por serem trocados tipo no Dynavision. Lembro que era chato Gun. Smoke por isso.

O Phantom tem como ser transcodificado para NTSC ?
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.978
Reações
14.264
Pontos
503
Eu tive um Phantom que tinha o design do NES. Eu nunca mais vi esse modelo que tive em nenhum outro lugar, sempre vi o modelo preto normal, com a carcaça de Atari.

Meu modelo era esse aqui, mas o controle era um de NES mesmo, não era esse genérico da foto.

procuro-compro-phantom-system-2-modelo-branco-sao-paulo-201905221724225179250000.jpg
Caramba, nem sabia que existia um modelo assim. Só esse controle genérico que já vi em algum lugar.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.932
Reações
2.616
Pontos
994
Nunca tive um Nintendinho, mas pelo design, joystick, desbloqueio e memória afetiva... Phantom >>>> NES
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.934
Reações
41.551
Pontos
1.689
Só de ter os botões no formato AB ao invés de BA já retira o título de melhor NES.
Preferia o Bit System. Parecido com NES original, com mais estilo e botões turbo.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.127
Reações
27.117
Pontos
1.053
Ué, o meu NES tem saída AV sem mod. Fica no lado, diferente da entrada RF que fica atrás.
O que não tem seria a versão brasileira então?
Eu fiz confusão porque a Nintendo lançou modelos de NES e de Famicon que tinham varias configurações de saída.

Alguns só tinham RF.


Video output connections vary between console models. The original HVC-001 model of the Family Computer features only radio frequency (RF) modulator output. The North American and European consoles have support for composite video through RCA connectors in addition to the RF modulator. The HVC-101 model of the Famicom omits the RF modulator entirely and has composite video output via a proprietary 12-pin "multi-out" connector first introduced on the Super Famicom and Super Nintendo Entertainment System. Conversely, the North American re-released NES-101 model most closely resembles the original HVC-001 model Famicom, in that it features RF modulator output only.[47] Finally, the PlayChoice-10 utilizes an inverted RGB video output.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Phantom tem saída AV, enquanto o NES é só aquela maldita caixinha. Se quiser AV no NES, tem que fazer mod.
Que eu saiba o NES também tem entrada AV, nunca vi NES só com RF, só os Famicons... :keehk

A não ser que exista um NES só com RF, e que seja esse que você conheça, mas nunca vi um NES só com RF, meu NES tem AV e recentemente consertei outro que também tinha, e são entradas originais deles, os dois são da Playtronic.

Sobre os botões do Phantom System, realmente ele tem um problema no Power e no Reset que com o tempo se desgastam, ou oxidam, pois os botões da placa são apenas uma latinha, e certamente um dia elas dão problemas, mas dá para recuperar elas de boa, ou pode trocar elas por aqueles botões Tact Switch que são até melhores e resolvem o problema. Meu Phantom quando peguei quase nem ligava porque tinha esse problema, mas na época eu não manjava quase nada de eletrônica, e acabei pedindo para um amigo dar um jeito nesses botões para mim, comprei dois Tact Switch novos para substituir, mas ele achou melhor recuperar os botões originais, e arrumou eles, até hoje ele está com os botões originais.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.127
Reações
27.117
Pontos
1.053
Que eu saiba o NES também tem entrada AV, nunca vi NES só com RF, só os Famicons... :keehk

A não ser que exista um NES só com RF, e que seja esse que você conheça, mas nunca vi um NES só com RF, meu NES tem AV e recentemente consertei outro que também tinha, e são entradas originais deles, os dois são da Playtronic.

Sobre os botões do Phantom System, realmente ele tem um problema no Power e no Reset que com o tempo se desgastam, ou oxidam, pois os botões da placa são apenas uma latinha, e certamente um dia elas dão problemas, mas dá para recuperar elas de boa, ou pode trocar elas por aqueles botões Tact Switch que são até melhores e resolvem o problema. Meu Phantom quando peguei quase nem ligava porque tinha esse problema, mas na época eu não manjava quase nada de eletrônica, e acabei pedindo para um amigo dar um jeito nesses botões para mim, comprei dois Tact Switch novos para substituir, mas ele achou melhor recuperar os botões originais, e arrumou eles, até hoje ele está com os botões originais.
Foi o que eu postei acima.
Me precipitei em falar que todos os NES não tem AV.

Mas existem sim modelos que só tem RF.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.657
Reações
14.233
Pontos
503
Foi o que eu postei acima.
Me precipitei em falar que todos os NES não tem AV.

Mas existem sim modelos que só tem RF.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Ah tá, não cheguei a ler tudo. Mas essa foi novidade para mim, pois nem sabia que existia NES só com RF, se bem que só vi uns quatro NES pessoalmente até hoje... :klol
 
Topo Fundo