O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Pica-Pau fazendo a festa...] Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures - MDig

The Wooden Churches of Maramures: When Faith Withstands Time (uncover-romania.com)

Na região de Maramures, no norte da Romênia, há um grupo de quase 100 igrejas ortodoxas construídas entre os séculos XVII e XIX. Essas igrejas são consideradas exemplos excepcionais da arquitetura de madeira religiosa vernácula resultante do intercâmbio de tradições religiosas ortodoxas com influências góticas. As igrejas são altas construções de madeira com campanários nas altas e finas torres e telhado maciço que se alinha agudamente com o corpo principal da igreja.

Seria difícil se não fosse quase impossível imaginar Maramures sem suas igrejas de madeira altas subindo orgulhosamente acima das casas de suas aldeias tradicionais, anunciando silenciosamente os visitantes que chegaram à terra onde a fé das pessoas em Deus permaneceu forte por séculos.

Quase 100 igrejas de madeira antigas de Maramures sobreviveram por centenas de anos, trazendo ao presente o talento e a imaginação dos artesãos locais que as construíram no único "estilo gótico dos Maramures". Oito dessas igrejas de madeira de Maramures fazem parte dos Patrimônios Mundiais da UNESCO daRomênia, incluídos nesta famosa lista por seu notável valor cultural. Eles são encontrados nas aldeias de Barsana, Desesti, Surdesti, Ieud, Budesti, Rogoz, Plopis e Poienile Izei.

Desesti-Church-1.jpg

Esplêndidos monumentos da arquitetura tradicional da madeira, as igrejas de madeira de Maramures apareceram em uma época em que o império habsburgo governante havia proibido os moradores de construir igrejas com materiais mais duráveis. No entanto, a solução dos artesãos inventivos do uso da madeira, seu material de construção tradicional, provou ser bem sucedida em transmitir a mensagem de suas crenças religiosas ao longo dos séculos.

As igrejas têm uma variedade de projetos que mostram um alto nível de maturidade artística e esta tradição de construir igrejas de madeira no centro e sul de Maramures pode ser rastreada até o início do século XVI.

Esta região, dividida entre a Romênia e a Ucrânia subcarpânica após a Segunda Guerra Mundial, é um dos lugares onde a construção tradicional com troncos de madeira tem uma longa história ininterrupta e onde uma rica herança dos mestres da marcenaria e, sobretudo, da carpintaria sobrevive.

A madeira sempre foi e continua a ser o meio de expressão predileto para todos os artesãos da região. As habilidades, conhecimentos e experiências desses artesãos na utilização da madeira são fora do comum.

Algumas dessas construções usam um sistema de juntas, tesouras e estruturas sem quase nenhuma ferragem ou cola e se valem da força da gravidade e do intertravamento possibilitado por cortes angulares autoportantes.

Existem muitos métodos de "amarramento" na construção da madeira hoje em dia, sobretudo na carpintaria japonesa, mas, no geral, quase todos exigem alguma forma adicional de fixação. Mas em Maramures, não; ainda hoje a habilidade da velha escola é praticada por mestres carpinteiros que são uma importante fonte de conhecimento da carpintaria tradicional.

Houve uma época que havia mais de 300 igrejas de madeira em Maramures, mas devido ao tempo, o desgaste natural da madeira e os cupins apenas existem cem agora. Ademais dez destas igrejas são listadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade por sua arquitetura religiosa e tradições da marcenaria.

01
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 01

Via: Idobi

02
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 02

Via: Damian Entwistle

03
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 03

Via: Hans-Peter Fuchs

04
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 04

Via: Victor Sasu

05
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 05

Via: CameliaTWU

06
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 06

Via: OE3BLS

07
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 07

Via: OE3BLS

08
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 08

Via: Țetcu Mircea Rareș

09
Marcos da marcenaria: as imponentes igrejas de madeira de Maramures 09

Via: Alexandru Babos
Barsana
A igreja de madeira de Barsana foi construída como uma igreja do mosteiro em 1720, mas foi transferida para uma colina próxima, sua localização atual, nos primeiros anos do século seguinte. A razão parece estar ligada às crenças religiosas dos aldeões. Eles consideraram que as vítimas da peste enterradas nesta colina sem um funeral só encontrariam seu descanso se a igreja fosse transferida para lá. A igreja de madeira de Barsana foi pintada em 1806 com temas que variam do Apocalipse ou do Juízo Final.

wooden churches of Maramures

Igreja Barsana
Ieud
Construída a partir de pinheiros e abetos, a Igreja Superior de Ieud provocou várias controvérsias à medida que diferentes teorias eram avançadas em relação à sua data de construção. Enquanto alguns acreditam que foi construída em 1364, sendo a igreja mais antiga de Maramures, outros historiadores sugerem o século XVII. O documento mais antigo escrito em romeno, o Codex de Ieud datado de 1391, foi descoberto no sótão da igreja. Na mesma aldeia, você pode visitar a maior igreja de madeira da Romênia, também conhecida como a "catedral de madeira" ou a Igreja Inferior de Ieud a partir de 1718.

I0000mEzw9ctJf2s.jpg

Budesti
Construída a partir de carvalho em 1643, a igreja de Budesti exibe pinturas impressionantes feitas por volta de 1760, uma coleção única de ícones de madeira do século XV pintados em ambos os lados, uma importante coleção de ícones pintados de vidro, mas também a brasa do lendário fora-da-lei Pintea, o Bravo.

wooden churches of Maramures

Igreja Budesti
Com 38 metros de altura, esta igreja tem vários elementos distintos, como o arranjo do campanário principal, cercado por quatro torres menores, e os 14 pilares que sustentam o alto teto duplo.

Poienile Izei
Esta é uma das mais belas e mais bem preservadas igrejas de madeira de Maramures, mas também uma das mais antigas. Enquanto os documentos da época indicam 1604 como o ano de construção, sua arquitetura a coloca antes do século XVII. Os afrescos interiores, um dos elementos mais originais desta igreja, foram pintados em 1794.

wooden churches of Maramures

Igreja Poienile Izei
Os afrescos ilustram alguns temas clássicos da Bíblia, como o Último Julgamento, mas também algumas interpretações muito dramáticas da punição dos pecados, como o mentiroso enforcado pela língua ou a cama em chamas e o violino do diabo para aqueles que dormiam enquanto o padre pregava.

Surdesti
A igreja de madeira de Surdesti é sem dúvida uma das atrações turísticas mais renomadas da Romênia. Seus imponentes 72 metros fazem dele um dos edifícios de carvalho mais altos do mundo e a segunda igreja de madeira mais alta da Romênia e europa. Construído por volta de 1721, pelo artesão Toma Macarie, este Sítio da UNESCO é uma das melhores representações desse estilo arquitetônico exclusivo da região de Maramures.

Biserica_de_lemn_din_Surdesti%2C_Foto_2.jpg

Desesti
A igreja de madeira de Desesti foi construída em 1770 após a primeira igreja queimada durante a invasão do Tártaro em 1717. As pinturas interiores feitas em 1780 são bem preservadas, ilustrando temas bíblicos clássicos, mas adicionando também algumas cenas particulares.

Um elemento único é a pintura de diferentes nações – turcos, tártaros, judeus – vestidas com trajes tradicionais na pintura do Último Julgamento. O cemitério da igreja tem muitas cruzes celtas, exibidas em círculo ou semicírculo, atestando várias influências culturais e sua velhice.

Desesti wooden church

Representação do inferno, Igreja Desesti​

Plopis
A igreja de madeira de Plopis, construída entre 1798 e 1805, combina elementos arquitetônicos de Maramures e norte da Transilvânia. Com 47 metros de altura, a igreja é considerada um dos monumentos religiosos mais integrados de Maramures. Em 1798, quando sua construção começou, 49 famílias viviam em Plopis, uma vila renomada na época pelas habilidades de carpintaria de seus habitantes. Cada família contribuiu com uma moeda de ouro para a construção desta esplêndida igreja, sendo as 49 moedas mais tarde descobertas na base do altar.

A igreja tem vários elementos distintos, como as duas fileiras de janelas ou o telhado abobadado, único em Maramures. Ainda hoje, esta igreja de madeira é a única igreja em Plopis, regularmente usada para todas as atividades religiosas da aldeia.

PlopisMM_%28147%29.JPG

Rio Rogoz
Construída em 1633, esta igreja de madeira sobreviveu à invasão tártaro em 1717 que destruiu muitos outros monumentos religiosos na região de Maramures. A igreja de Rogoz se diferencia através de seu telhado assimétrico como o lado maior do norte é projetado para proteger as pessoas que estão do lado de fora durante o serviço religioso. Esta parte do telhado também cobre a mesa dos "anciãos", onde as famílias ricas da aldeia tinham assentos atribuídos, com seus nomes esculpidos na parede da igreja.

Rogoz Church

Igreja Rogoz
Você precisará de pelo menos um fim de semana para descobrir as igrejas de madeira de Maramures, mas leve em consideração que você encontrará muitas outras atrações fascinantes ao longo do caminho. É melhor planejar umas férias inteiras aqui, mas não deixe de reservar uma autêntica casa de hóspedes local para descobrir a famosa hospitalidade de Maramures.


 
Topo Fundo