O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Piccolo é um personagem melhor que Goku.

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Meu favorito disparado junto com Tenshinhan.

O legal do Piccolo é q mentalmente tem centenas de anos. É curioso ver q alguns pensam q ele tem "quase" a mesma idade do Gohan, fisicamente até é verdade, mas esquecem q ele não é só filho do primeiro Piccolo, tbm é uma "reencarnação especial" com todas as lembranças e experiências da vida anterior. Aí depois ainda tem a fusão com Kami, o q o torna um ser mto mais experiente e inteligente. Para mim é um personagem fantástico... Uma lástima ter sido largado a partir do Boo... A participação no Super n é grande coisa, mas é ok.

Sempre me lembrou o Magus de Chrono Trigger... Adoro a capa e o turbante, o design dele na saga dos saiyajins tá perfeito demais. Depois mudam os traços consideravelmente, ainda bons, mas igual na primeira saga n tem. Ali é o auge do estilo dele.
 
Ultima Edição:

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.426
Reações
2.163
Pontos
703
Na saga cell/androides quando o Vegeta o provoca fica difícil saber o q é mais legal de se ver (acontece umas duas ou três vezes)... O Vegeta aloprando e provocando daquele jeito dele ou o autocontrole do Piccolo. Ele tá mto seguro ali, focado em fazer o q é preciso, e não perder tempo se comparando com os saiyajins.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.980
Pontos
1.524
que o Goku é um péssimo pai todo mundo sabe. O que pouca gente nota/diz é com quem ele aprendeu a ser assim, mas eu digo: com o mestre Kame.

Vejam bem, lá no segundo número do mangá vemos Goku e Bulma encontrando a tartaruga de estimação do velho Kame que estava perdida a bastante tempo. Em nenhum momento o velho se preocupou em procurá-la.
Avançando o tempo, temos o dia em que começará o treinamento do Goku e do Kuririn com o velho safado. Antes de iniciar, ele decide que será melhor irem para uma ilha maior, transformando a sua casa em cápsula e deixando a ilha sem sequer deixar um bilhete para a tartaruga que não estava em casa naquele momento. Imagina a situação da pobre coitada ao retornar de um passeio e não encontrar o seu dono e nem a sua casa.

Vendo o seu mestre demonstrar total desprezo pela sua tartaruga de estimação, não me surpreende que o Goku cresceu e se tornou um péssimo pai.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
que o Goku é um péssimo pai todo mundo sabe. O que pouca gente nota/diz é com quem ele aprendeu a ser assim, mas eu digo: com o mestre Kame.

Vejam bem, lá no segundo número do mangá vemos Goku e Bulma encontrando a tartaruga de estimação do velho Kame que estava perdida a bastante tempo. Em nenhum momento o velho se preocupou em procurá-la.
Avançando o tempo, temos o dia em que começará o treinamento do Goku e do Kuririn com o velho safado. Antes de iniciar, ele decide que será melhor irem para uma ilha maior, transformando a sua casa em cápsula e deixando a ilha sem sequer deixar um bilhete para a tartaruga que não estava em casa naquele momento. Imagina a situação da pobre coitada ao retornar de um passeio e não encontrar o seu dono e nem a sua casa.

Vendo o seu mestre demonstrar total desprezo pela sua tartaruga de estimação, não me surpreende que o Goku cresceu e se tornou um péssimo pai.
Têm no anime essa passagem?
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.160
Reações
32.478
Pontos
1.629
Jamais, Piccolo é um personagem qualquer, herói com senso de justiça genérico e inteligência ok, único acréscimo é ter trocado de lado. Após a saga Cell está absolutamente escanteado.

Melhor frase de Goku foi recentemente no mangá Super, quando pergunta pro Vegeta porque precisa estar no parto de Bulma sendo que o filho sairá dela e não dele. Consegue atingir carisma over 9000 com background raso, é uma exceção ser o melhor personagem do anime como protagonista.
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.980
Pontos
1.524
Têm no anime essa passagem?

No episódio 3 o goku ajuda a tartaruga.
No episódio 16 o mestre kame abandona a ilha e a sua tartaruga.

quando goku ganha a kinto'un do mestre kame (episódio 3) vimos que o kame não era capaz de subir na nuvem pois era uma pessoa má. Quando adulto, o goku também deixa de usá-la logo no início de DBZ (quem sabe por não ser mais capaz de subir nela, devido a ser uma pessoa/pai ruim, :lol)
 


Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
No episódio 3 o goku ajuda a tartaruga.
No episódio 16 o mestre kame abandona a ilha e a sua tartaruga.

quando goku ganha a kinto'un do mestre kame (episódio 3) vimos que o kame não era capaz de subir na nuvem pois era uma pessoa má. Quando adulto, o goku também deixa de usá-la logo no início de DBZ (quem sabe por não ser mais capaz de subir nela, devido a ser uma pessoa/pai ruim, :lol)
Não lembro desses episódio. Mas vou buscar pq achava aquela tartaruga engraçada quando denunciava as atitudes taradas do Mestre Kame.
 

Lost Angel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.607
Reações
14.377
Pontos
1.053
A melhor fase do Goku é em Dragon Ball, a fase Z levou ele para o buraco. Yamcha consegue ser uma pessoa melhor que ele.

Sobre a Nuvem Dourada, Goku usa ela para levar Gohan até o pessoal da ilha do Kame, não?
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.980
Pontos
1.524
A melhor fase do Goku é em Dragon Ball, a fase Z levou ele para o buraco. Yamcha consegue ser uma pessoa melhor que ele.

Sobre a Nuvem Dourada, Goku usa ela para levar Gohan até o pessoal da ilha do Kame, não?

Sim, e quando ele revive ele usa a nuvem para ir do templo do mestre karin até o local da luta contra os sayajins. Depois disso não me lembro do goku usá-la novamente.
 

AYSJr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
23.789
Reações
8.186
Pontos
509
Sim, e quando ele revive ele usa a nuvem para ir do templo do mestre karin até o local da luta contra os sayajins. Depois disso não me lembro do goku usá-la novamente.
É porque perde o sentido você desenhar o personagem em cima da nuvem se ele voa sozinho e em velocidade maior. Ainda mais considerando que o mangaká da obra já tinha feito o protagonista evoluir para uma forma "loira" só para poupar trabalho nas lutas.
 

duke_tolgo

Bam-bam-bam
Mensagens
364
Reações
836
Pontos
268
o momento que goku mais se preocupou com gohan foi na luta de raditz

alias considero a luta de raditz uma das melhores do anime, só fato de ter um aliado naquele determinado momento estar próximo do nível de goku , o problema que fortalecerem demais o goku, e sim os outros evoluíam também, mais sempre com aquela diferença de poder colossal, nem mesmo o vegeta chegou perto de goku, (quando chegava era superado facilmente) tanto pros outros lutarem o goku tinha que estar ausente nos campos de batalha, pelo menos uns 70% do anime foi bem isso.
 
Ultima Edição:

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.981
Pontos
1.059
sim é o melhor porem como anti heroi e rival do goku atual posição do freeza
depois que viram amigos perdeu um pouco a graça
 

yugi moto

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.397
Reações
31.981
Pontos
1.059
O Goku instigou o Gohan a ficar puto lembrando de quando o Vegeta e o Nappa invadiram a Terra e também de quando eles lutaram com o Freeza.

Naquele momento o Gohan chegou a ter um pouco de auto-crítica e com isso ficou puto e conseguiu despertar o Super Saiyajin.
Mas ai ele vê os cells jr. massacrando seu pai, amigos e o piccolo e não fica furioso, dane-se a lógica..
ta cheio de furo, inclusive vegeta que havia treinado duas vezes na sala do templo e teoricamente ficado forte pra c***lho, um cell jr consegue deter seu ataque maximo ..
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Negócio é que o goku é super egoísta e que não se importa com ninguém, nem com a família. Só o que importa pra ele é lutar.

No episódio 62 se não me engano na saga Black, ele discorda de vc...

O picollo é o melhor estrategista da série somente isso
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
No episódio 62 se não me engano na saga Black, ele discorda de vc...

O picollo é o melhor estrategista da série somente isso
DBSuper é ridículo, descaracterizou quase todos os personagens. Nem deveria ser considerado canônico.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.696
Pontos
1.274
Até mais ou menos a saga dos Andróides o Piccolo era um personagem de respeito. Peitou o Freeza, peitou o 17 e o Vegeta. Até então tinha força intermediária entre SS1 e SS2, sendo mais forte que o Trunks por exemplo, talvez o Vegeta também.

Aliás, se não fosse essa palhaçadinha de milhares de transformações dos Sayajins pós saga do Freeza, os Namekuseijins num geral são mais fortes que os Sayajins.

Tanto é que o Vegeta não fica surpreso quando descobre que o Raditz morreu por um Namekuseijin.

Neil que era o último remanescente da raça guerreira de nameks tinha poder de luta de 45 mil, passaria o rodo em geral na maioria dos Sayajins, ainda que eles podem se fusionar.

Vacilaram em transformar o Piccolo em segunda categoria e alívio cômico. Piccolo raiz iria embora da terra, buscar uma solução dentro da raça dele e voltar tão forte quando o Sayajins principais...
 

Frankley

Bam-bam-bam
Mensagens
511
Reações
386
Pontos
253
No episódio 62 se não me engano na saga Black, ele discorda de vc...

O picollo é o melhor estrategista da série somente isso
Me lembro que na saga do boo, o majin boo quando absorveu o Piccolo, ele ganhou a habilidade de falar e tbm ganhou inteligência, até o Gohan comentou isso, quando o Majin Boo o deixou encurralado, o boo ficou tagarela a partir nesse momento.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
30741637_1002014279965811_4818396328234006441_n.jpg
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
DBSuper é ridículo, descaracterizou quase todos os personagens. Nem deveria ser considerado canônico.

Na verdade não. A maioria do pessoal que fala que os personagens foram descaracterizados possui uma ideia meio distorcida de como eram esses personagens ao final da Saga Boo, ou pelo menos só se lembram deles em uma determinada parte da série; tipo o fandom do Gohan que só se lembra dele ao final da Saga Cell transformado em SSJ2.


Isso aí é verdade também.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Na verdade não. A maioria do pessoal que fala que os personagens foram descaracterizados possui uma ideia meio distorcida de como eram esses personagens ao final da Saga Boo, ou pelo menos só se lembram deles em uma determinada parte da série; tipo o fandom do Gohan que só se lembra dele ao final da Saga Cell transformado em SSJ2.



Isso aí é verdade também.
Foi na saga de boo que as coisas começaram a dar errado.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Foi na saga de boo que as coisas começaram a dar errado.

A Saga Boo serviu pra dar um desenvolvimento ao Vegeta e ele finalmente se aceitar como um habitante da Terra (e sabe-se lá como, ele foi disparado o melhor personagem também em DBS, tendo uma evolução adicional à que ele já teve na Saga Boo), mas por causa da disparidade de poderes dos Saiyajins com o resto, ficava difícil dar destaque ao Piccolo ou ao Kuririn.
O que fizeram no Torneio do Poder pra trazer uma certa galera de volta em DBS já foi bastante até.

Acho que tem um outro user, se não me engano o doutordoom, que diz que as coisas começaram a dar errado com o Kaioken, que já deu um aumento absurdo de poder pro Goku. Com o Super Saiyajin então, o poder de luta dele foi pra 150 milhões enquanto os outros personagens estavam na casa dos 100000 no máximo. Na Saga dos Androides ainda fizeram o Piccolo se fundir ao Kamisama (e eu devo entender que a fusão de Namekuseijins é muito mais potente e eficaz que a do Potara ou da dança, pra ele conseguir ficar forte daquele jeito ao se fundir com um cara que tinha 300 de Ki; ou do contrário foi uma forçação extrema do roteiro), mas parou por aí. Os Saiyajins já estavam MUITO mais fortes que o resto do elenco.
Diria que foi ali que as coisas começaram mesmo a dar errado. A Saga Boo só seguiu o efeito cascata, e por incrível que pareça DBS tentou recuperar um pouco dos personagens antigos, embora a diferença absurda continue.
 
Ultima Edição:

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
A Saga Boo serviu pra dar um desenvolvimento ao Vegeta e ele finalmente se aceitar como um habitante da Terra (e sabe-se lá como, ele foi disparado o melhor personagem também em DBS, tendo uma evolução adicional à que ele já teve na Saga Boo), mas por causa da disparidade de poderes dos Saiyajins com o resto, ficava difícil dar destaque ao Piccolo ou ao Kuririn.
O que fizeram no Torneio do Poder pra trazer uma certa galera de volta em DBS já foi bastante até.

Acho que tem um outro user, se não me engano o doutordoom, que diz que as coisas começaram a dar errado com o Kaioken, que já deu um aumento absurdo de poder pro Goku. Com o Super Saiyajin então, o poder de luta dele foi pra 150 milhões enquanto os outros personagens estavam na casa dos 100000 no máximo. Na Saga dos Androides ainda fizeram o Piccolo se fundir ao Kamisama (e eu devo entender que a fusão de Namekuseijins é muito mais potente e eficaz que a do Potara ou da dança, pra ele conseguir ficar forte daquele jeito ao se fundir com um cara que tinha 300 de Ki; ou do contrário foi uma forçação extrema do roteiro), mas parou por aí. Os Saiyajins já estavam MUITO mais fortes que o resto do elenco.
Diria que foi ali que as coisas começaram mesmo a dar errado. A Saga Boo só seguiu o efeito cascata, e por incrível que pareça DBS tentou recuperar um pouco dos personagens antigos, embora a diferença absurda continue.
Pra mim a saga de freeza foi o ponto alto. A de cell foi inferior e só continuou decaindo. Sei que seria necessário um avanço e desenvolvimento na história, mas pra mim acho que algumas coisas não ficaram legais. Domar o vegeta foi a mais chata dela. Embora se considerar o vegeta do Z com o do GT e do SUPER, concordo que a saga do boo conseguiu dar um desenvolvimento razoável.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.912
Reações
32.538
Pontos
1.084
Para mim DB acabou na saga do Cell q, segundo ouvi dizer, era até aonde o Toriyama tinha previsto acabar a historia mas, por pressão da produtora devido ao sucesso, acabou se estendendo. Tanto q se formos analisar, o desenho acabaria com o Goku morto e o Gohan sendo a criatura mais forte do universo.

Depois dai o desenho é pura enrolação e palhaçada pura.
 
Ultima Edição:

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Para mim DB acabou na saga do Cell q, segundo ouvi dizer, era até aonde o toriama tinha previsto acabar a historia mas, por pressão da produtora devido ao sucesso, acabou estendendo a historia. Tanto q se formos analisar a historia, o desenho acabaria com o Goku morto e o Gohan sendo o ser mais forte do universo.

Depois dai o desenho é pura enrolação e palhaçada pura.

Toriyama disse ter "previsto" acabar no Freeza em uma entrevista, mas em outras mais antigas o que se deu a entender é que ele planejava só uns dez capítulos com antecedência e então ia escrevendo por pressão dos editores, e teria sido assim o mangá todo. Tanto que, a Saga Cell apesar de ser bem celebrada também tem um monte de furos, especialmente com relação aos níveis de poder dos personagens.
A Saga Boo acabou sendo a última, e os editores deram um pouco mais de liberdade pro Toriyama escrever à seu modo, tanto que a comédia acabou sendo um pouco mais presente nesta fase.

E na Saga Cell o Goku estaria morto e o Gohan seria o mais forte, mas o Vegeta acabaria frustrado sem seu arco pessoal acabado e outras questões menores também seriam deixadas de lado. Bem ou mal, a Saga Boo acabou fechando essas pontas.
 

Coxinha Verde

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.192
Reações
12.027
Pontos
753
No DBz os meus personagens favoritos sempre foram goku e Picolo,mas o super acabou com isso.
O goku é muito escroto no super.
Passei a gostar mais do Vegeta e Freeza por conta do super.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
No DBz os meus personagens favoritos sempre foram goku e Picolo,mas o super acabou com isso.
O goku é muito escroto no super.
Passei a gostar mais do Vegeta e Freeza por conta do super.

O Goku é mais pró-ativo (tem mais tempo de tela) e flanderizado em DBS. Tenho minhas dúvidas de que se ele aparecesse por mais tempo em DBZ, ele seria tão querido quanto é agora. Nunca vi um protagonista tão ausente quanto ele era em DBZ.
 

Acir M

One-Above-All
VIP
Mensagens
8.379
Reações
14.280
Pontos
1.014
Toriyama disse ter "previsto" acabar no Freeza em uma entrevista, mas em outras mais antigas o que se deu a entender é que ele planejava só uns dez capítulos com antecedência e então ia escrevendo por pressão dos editores, e teria sido assim o mangá todo. Tanto que, a Saga Cell apesar de ser bem celebrada também tem um monte de furos, especialmente com relação aos níveis de poder dos personagens.
A Saga Boo acabou sendo a última, e os editores deram um pouco mais de liberdade pro Toriyama escrever à seu modo, tanto que a comédia acabou sendo um pouco mais presente nesta fase.

E na Saga Cell o Goku estaria morto e o Gohan seria o mais forte, mas o Vegeta acabaria frustrado sem seu arco pessoal acabado e outras questões menores também seriam deixadas de lado. Bem ou mal, a Saga Boo acabou fechando essas pontas.

Eu achei que o arco do Vegeta encerrou ali também, ele admite que é mais fraco que o Gohan e até ajuda ele no final.

Se é bom ou não é outra história.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu achei que o arco do Vegeta encerrou ali também, ele admite que é mais fraco que o Gohan e até ajuda ele no final.

Se é bom ou não é outra história.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Admite sem um momento de reflexão ou epifania (como ele teve na Saga Boo, e inclusive a recaída com o Babidi), e caso a Saga Boo não existisse, ele apenas viveria infeliz e frustrado para sempre na Terra.
Quer dizer, tá, seria uma conclusão, mas bem ruinzinha por sinal.

Mostrar o que aconteceu com Tenshinhan, Kuririn, Androide 18, 17 e a turma toda também teve sua importância.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eu achei que o arco do Vegeta encerrou ali também, ele admite que é mais fraco que o Gohan e até ajuda ele no final.

Se é bom ou não é outra história.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eu acho que ali seria um ótimo encerramento. Na saga dos androides, esse desfecho já estava se delineando quando vegeta ficou refletindo depois da surra da n18. Eu acho que seria um desfecho mais sério e profundo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Eu acho que ali seria um ótimo encerramento. Na saga dos androides, esse desfecho já estava se delineando quando vegeta ficou refletindo depois da surra da n18. Eu acho que seria um desfecho mais sério e profundo.


Eleva o Ki, explode um monte de coisa e tava muito puto. Tanto que, na Saga Boo, na primeira oportunidade que ele viu de conseguir um aumento estável e definitivo dos próprios poderes com o Babidi, ele não perdeu a oportunidade.

Se após o Cell não houvesse Boo nem DBS, e ele só ficasse na Terra treinando na sala de gravidade frustrado a vida toda até morrer ia ser... simplesmente estranho.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Eleva o Ki, explode um monte de coisa e tava muito puto. Tanto que, na Saga Boo, na primeira oportunidade que ele viu de conseguir um aumento estável e definitivo dos próprios poderes com o Babidi, ele não perdeu a oportunidade.

Se após o Cell não houvesse Boo nem DBS, e ele só ficasse na Terra treinando na sala de gravidade frustrado a vida toda até morrer ia ser... simplesmente estranho.
Acho que no fim o destino dele era reconhecer que a linhagem real não é garantia de nada, o que valia de verdade era o esforço que tinha no Goku e também nos humanos que ele tanto desprezava pela fraqueza. Acho que seria legal eles terem colocado, se tivesse ido só até a saga de cell, que o vegeta teria uma maior compreensão da realidade e começaria a aprender o valor das coisas que não fosse apenas pela força. Coisa que no fim das contas se deu apesar de algumas presepadas.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Esse parte da saga de boo fez valer a pena a saga. Ficou bem legal e mostrou o desenvolvimento e amadurecimento do vegeta.
Deveriam ter parado nessa saga mesmo.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Acho que no fim o destino dele era reconhecer que a linhagem real não é garantia de nada, o que valia de verdade era o esforço que tinha no Goku e também nos humanos que ele tanto desprezava pela fraqueza. Acho que seria legal eles terem colocado, se tivesse ido só até a saga de cell, que o vegeta teria uma maior compreensão da realidade e começaria a aprender o valor das coisas que não fosse apenas pela força. Coisa que no fim das contas se deu apesar de algumas presepadas.


Sim, mas sem o Goku na Terra, ele treinando e o Gohan relaxado acabaria por ser o ser mais forte do planeta. Sem o Kakaroto, não haveriam obstáculos e uma instabilidade emocional poderia atingir o coração dele, como atingiu quando o Babidi apareceu.

Opinião pessoal, mas não vejo como o Vegeta poderia aprender o valor das coisas se não fosse lutando, afinal ele é um saiyajin, e lutar, guerrear é o que tá no sangue dele.
 

Martel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.783
Reações
21.223
Pontos
353
Sim, mas sem o Goku na Terra, ele treinando e o Gohan relaxado acabaria por ser o ser mais forte do planeta. Sem o Kakaroto, não haveriam obstáculos e uma instabilidade emocional poderia atingir o coração dele, como atingiu quando o Babidi apareceu.

Opinião pessoal, mas não vejo como o Vegeta poderia aprender o valor das coisas se não fosse lutando, afinal ele é um saiyajin, e lutar, guerrear é o que tá no sangue dele.
Ele aprendeu apanhando kkk
E convivendo com humanos.
 
Topo Fundo