O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Pino do violão saindo ao afinar

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Não achei nenhum tópico específico para manutenção de instrumentos, então ai vai:

Comprei um violão de aço da dolphin WD60 dreadnought (que eu acho que é a msm coisa que folk?), chegou na sexta feira e as cordas vieram muito enferrujadas que deu até com medo de pegar tétano :klol

Inclusive, quando retirei as cordas velhas, na ponta deles estava azul, acho que é zinabre (aquele negócio azul que da em pilha). Será que isso significa que o violão estava muito tempo encostado?

Pois bem, no dia seguinte comprei novas cordas de aço com bolinha (Giannini .11 acústico bronze 65/35 por R$20, a título de curiosidade) e quando fui trocar, vi que era preciso remover uns pinos do cavalete.

Na hora que fui colocar a mizona, ao afinar, o pino fica escapando. Até olhei na internet uma dica de raspar a ponta do pino na diagonal para segurar melhor a corda, mas mesmo assim ficou escapando.

No dia anterior que eu troquei as cordas, toquei cerca de meia hora e não havia indícios que o pino estava saindo, inclusive estava meio duro para remove-lo.

Troquei as outras cordas e não houve nenhum problema. Segunda vou mandar pro luthier dar uma olhada, pois acho que não estou fazendo nada de errado.

Algum manjador tem outra dica para me passar? Será que é problema no violão e vou ter que trocar?

Comprei no site estrela10, mais porque o preço estava bem em conta (330 reais).

PS: não sou profissional, toco mais por hobby/curiosidade.
 

Tosetto Falls

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.230
Reações
1.031
Pontos
624
Meu pai levou no luthier e ele colocou pra mim, disse que tinha que colocar a pontinha da corda e depois empurrar com o pino junto. Eu tava atravessando o buraco com a corda e só depois colocava o pino, mesmo deixando o mínimo da corda pro lado de dentro do violão.

Sei lá, acho que havia tentado dessa forma que ele fez também, até dava uma puxada lateral pra ver se tinha travado. Tentei também encaixar a corda no vão do pino primeiro e depois colocar o pino no buraco, mas acabava escapando no final. Acho que só me faltou habilidade mesmo :klol

Pelo menos não é nenhum problema no instrumento, toquei aqui por um tempo e não deu nenhum indício que irá soltar.
 
Topo Fundo