O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Platinas, vocês fazem?

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Seguinte, eu nunca fui de fazer platinas porque acho uma put* perda de tempo, principalmente porque tenho um monte de videogame pra curtir do que ficar arrumando troféuzinho.

Mas pra quem platina, qual é o principal motivo pra isso?
Porque participo de um grupo em que todos eles fazem questão de platinar um jogo, enquanto eu deixei claro que não ligo pra isso e eles ficam catequizando pra gente ficar fazendo essa porra aí.

E isso me enche o saco, então eu criei um tópico porque como eu não gosto de ismo quero saber de pessoas normais, é realmente necessário fazer platina pra se aproveitar um jogo?

Ao meu ver não, bastando só seguir a história principal pra me ater aos fatos e só se eu gostar muito do jogo eu vou atrás de detalhes, troféu em jogo não é o meu foco.

Então eu queria saber de vocês do fórum, tanto quem platina como quem não platina os motivos pra tal.
 

CrivesRaid

Bam-bam-bam
Mensagens
2.930
Reações
5.812
Pontos
453
Seguinte, eu nunca fui de fazer platinas porque acho uma put* perda de tempo, principalmente porque tenho um monte de videogame pra curtir do que ficar arrumando troféuzinho.

Mas pra quem platina, qual é o principal motivo pra isso?
Porque participo de um grupo em que todos eles fazem questão de platinar um jogo, enquanto eu deixei claro que não ligo pra isso e eles ficam catequizando pra gente ficar fazendo essa porra aí.

E isso me enche o saco, então eu criei um tópico porque como eu não gosto de ismo quero saber de pessoas normais, é realmente necessário fazer platina pra se aproveitar um jogo?

Ao meu ver não, bastando só seguir a história principal pra me ater aos fatos e só se eu gostar muito do jogo eu vou atrás de detalhes, troféu em jogo não é o meu foco.

Então eu queria saber de vocês do fórum, tanto quem platina como quem não platina os motivos pra tal.
Eu acho legal.
Mas como não tenho muito tempo, só zero o jogo e boa.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.644
Reações
57.187
Pontos
1.003
Eu platino se eu gostar muito do jogo ou for fácil e rápido o bastante. Não acho a questão complexa, é só outra forma de entretenimento, e é opcional. Claro, tem a minoria que usa como forma de se gabar, mas no geral não é diferente de atingir 100% em algum jogo antigo, quando troféus sequer existiam. É como colecionar um album de figurinhas, não existe um motivo "prático" pra isso, mas é divertido para algumas pessoas. Cansei de gastar uma nota com figurinhas quando criança, só pelo prazer de preencher o album, mesmo sem qualquer recompensa física. Platina não é muito diferente, a pessoa gosta de ver a lista de troféus completa, provoca uma satisfação pessoal.

Não acho que seja necessário platinar para aproveitar um jogo, visto que a maioria das listas de troféus são feitas de qualquer jeito, enfiando um monte de besteiras como coletáveis ou "matar x inimigos com x arma". Tem jogo que você platina e ainda tem muita coisa disponível para fazer, e tem jogo que você não platina, mas aproveita de outras formas que não te garantem troféus (zerar na maior dificuldade, explorar o mundo do jogo, fazer todas as sides etc).

Aproveitar é meramente subjetivo. Inclusive, penso o oposto. Se eu começasse um jogo já seguindo guia de Youtube no celular e já focando em fazer troféus, aí é que eu não aproveitaria o jogo, sentiria como se fosse um trabalho. Já inventei de perder horas do meu dia seguindo guia pra achar coletáveis e platinar jogo, e cara, não recomendo. É maçante, eu não me diverti, joguei um dia livre no lixo pra me estressar caçando algo inútil, e no fim ganhar uma foto de trofeuzinho no perfil. Mas se a pessoa se diverte fazendo isso, por que não?
 
Ultima Edição:

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.606
Reações
38.879
Pontos
2.069
Isso sempre existiu. Tem jogador que prefere jogar o game do início ao fim sem se preocupar com collectibles, recordes, etc... E tem jogadores que querem ter a pontuação máxima, encontrar todos os itens, blablabla.

A diferença é que além de uma informação no menu, decidiram criar algo a mais pra isso: os troféus (e pontos, no caso a Live). Mas quem gosta corre atrás, e quem não gosta não corre.

Não é um assunto tão complexo assim a ponto de gerar muito debate.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk
 


CrivesRaid

Bam-bam-bam
Mensagens
2.930
Reações
5.812
Pontos
453
Pois é, eu faço o mesmo, mas tem gente que acha que isso não é aproveitar o jogo....
Visualizar anexo 160918
Quando o jogo é bom posso jogar novamente, mas platinar? Difícil.
Principalmente porque tem troféus que são chato para cacete, diversão 0.
Até tenho várias platinas, mas hoje em dia sem chance.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Isso sempre existiu. Tem jogador que prefere jogar o game do início ao fim sem se preocupar com collectibles, recordes, etc... E tem jogadores que querem ter a pontuação máxima, encontrar todos os itens, blablabla.

A diferença é que além de uma informação no menu, decidiram criar algo a mais pra isso: os troféus (e pontos, no caso a Live). Mas quem gosta corre atrás, e quem não gosta não corre.

Não é um assunto tão complexo assim a ponto de gerar muito debate.

Enviado de meu SM-G975F usando o Tapatalk

Eu não concordo que não seja motivo pra um debate, acho que qualquer coisa pode ser motivo pra uma boa conversa entre amigos como aqui no fórum, nesse caso o intuito do tópico é saber o motivo do porque isso é tão importante pra uns e pra outros não (como é meu caso), mas obrigado por participar.

Quando o jogo é bom posso jogar novamente, mas platinar? Difícil.
Principalmente porque tem troféus que são chato para cacete, diversão 0.
Até tenho várias platinas, mas hoje em dia sem chance.
Exatamente, platinas pra mim são cansativas na maioria das vezes, e deixa de ser divertido por isso, ser complecionista pra mim não funciona.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
3.692
Pontos
324
Platinar jogos é um caminho sem volta, você no começo não liga, depois platina um jogo que amou e depois quando você vai ver, tá na rua pedindo esmola ou vendendo a TV da mãe para comprar jogo e platinar.

Aqui já virou doença, eu tento platinar tudo que eu gosto. Motivo? Satisfação pessoal! Nada de comparação ou medir e-benis, mas sim satisfação por ter feito 100% de tudo.

Recomendo não viciarem, hoje não jogo mais nada se não tiver troféus (raramente).
 

Cronu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.484
Reações
1.884
Pontos
869
Fiz umas 42 se não me engano, fazia pela sensação de dever cumprido e respeito com os jogos que eu gostava:klol e também pra dizer que era "rardecore" pros meus amigos.

Tinha umas nóias do tipo: "se eu platinei jogo x que nem é tão bom, sou obrigado a platinar jogo y que eu adorei".

A gota d'água foi Yakuza 0, um jogo que eu amei, mas se eu fosse platinar aquilo ia acabar odiando o jogo, coisa que já aconteceu antes.

Fiz uma conta nova e faz uns 5 anos que não olho nem lista de troféu, desativo as notificações e deixo privado.
 

Maze

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.428
Reações
9.987
Pontos
1.054
Só platino se for relativamente fácil e não demandar tanto tempo. Por isso tenho poucas platinas.
Alguns que platinei já não aguentava mais ver o jogo na minha frente.... Prefiro tentar diminuir o backlog e jogar títulos diferentes.
 
Ultima Edição:

Lorpa

Bam-bam-bam
Mensagens
1.168
Reações
2.689
Pontos
453
Eu simplesmente não faço porque tenho três momentos com games: quando eu começo, DEMORO MUITO pra engrenar. Estou falando de jogos estilo Death Stranding. Aí fico vários dias jogando um pouco, meio desanimado. Depois que pego o jeito das mecânicas, dou aquele viciada e jogo sempre que tenho tempo livre. Mas li pelo final eu já estou enjoado e satisfeito com o game. Faço o máximo de side quests que posso, mas fico por isso mesmo. Platinar games é algo que não me traz satisfação, pois eu enjoo do game antes mesmo de acabar. E isso acontece com TODOS os games.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.243
Reações
4.154
Pontos
453
tenho apenas 3 platinas e em jogos que gostei muito
a última foi no goty of war
acabei de zerar o maravilhoso the messenger mas nao vou pegar tudo
por mais que tenha adorado
mesmo caso do bloodstained
acho perda de tempo quando posso diminuir o backlog gigantesco :kawaii
 

pwnds

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.680
Reações
15.661
Pontos
694
esse-cara-conseguiu-1001-de-1200-jogos-no-ps4-hakoom-26148040.png


:kkk
 

Raazy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.003
Reações
20.224
Pontos
1.004
Antes eu era o doente das Platinas, pegava jogo só pensando nelas, hoje em dia com a falta de tempo e paciência, largo tudo lá, quero só sentar, jogar e acabou
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.928
Reações
39.393
Pontos
2.044
Eu costumo buscar a platina de quase todos os jogos. Deixa a jogatina mais longeva. Mas tem alguns jogos que a busca por esse troféu se torna um martírio, especialmente, quando exige grind, então largo.
 

Aruguren

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.676
Reações
17.931
Pontos
1.159
De jogos que eu gosto muito e sinto que dominei o gameplay o suficiente para tentar o modo mais difícil e que na lista de troféus não tem nada absurdo. Foram poucos (RE2 Remake, FF7 Remake, Transistor e Bioshock).
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Mas pra quem platina, qual é o principal motivo pra isso?
Esse motivo sempre será bem subjetivo.

Quando eu gosto muito de um jogo eu gosto de fazer tudo o que tem para fazer e isso geralmente se reflete em uma platina. Vem natural.

Tem um jogo de PS360 que eu gosto muito mas tem uma conquista idiota: "vença um desenvolvedor do jogo ou alguém que tenha feito isto."

Nem fodendo que eu vou atrás dessa conquista.
E isso não me perturba em nada. Nem diminui a diversão do jogo.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.332
Reações
19.395
Pontos
1.469
Tem um jogo de PS360 que eu gosto muito mas tem uma conquista idiota: "vença um desenvolvedor do jogo ou alguém que tenha feito isto."

Esses troféus virais são fáceis. Depois de uns dois meses, é muito fácil encontrar alguém que venceu um desenvolvedor ou venceu alguém. que o tenha feito. Acho que tem um desses em Borderlands. Eu consegui o meu com 30 minutos de jogo.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Esse motivo sempre será bem subjetivo.

Quando eu gosto muito de um jogo eu gosto de fazer tudo o que tem para fazer e isso geralmente se reflete em uma platina. Vem natural.

Tem um jogo de PS360 que eu gosto muito mas tem uma conquista idiota: "vença um desenvolvedor do jogo ou alguém que tenha feito isto."

Nem fodendo que eu vou atrás dessa conquista.
E isso não me perturba em nada. Nem diminui a diversão do jogo.

Caraio que conquista imbecil hauahauahaua.
 

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.752
Reações
8.329
Pontos
453
Eu só platino/100% jogos que eu gosto muito e que não tenham nada de absurdo para platinar. Tenho 15 jogos "platinados" na steam, e não faço questão de platinar tudo que eu jogo
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.227
Reações
42.235
Pontos
1.003
Só os que eu gosto muito, e ainda nem isso

Crash, Tekken foi obrigação

Agora quero ver esse a hat in time e pegar o resto das do spyro.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.240
Reações
28.345
Pontos
1.649
Eu acho legal ser recompensado por algo que você fez no jogo que não seja apenas termina-lo.

E qual a finalidade das conquistas/troféu? Eu entendo que da uma sobrevida ao jogo. Tem jogos que eu termino e não jogo nunca mais. Mas tem jogos que você termina e como foi um jogo bacana, você volta nele depois de terminado só para pegar os troféus.

Aliás, não sei porque isso incomoda algumas pessoas. Quem gosta coleta, quem não gosta, é só ignorar.
 
Topo Fundo