O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.828
Pontos
803
O SSd do XsX vai dar conta, mas vai deixar um pouco melhor que a situação atual quando os games nextgen começarem a vir, onde um game vai demorar 40 segundos para carregar, vai carregar em 15 no PS5 (talvez menos devido a arquitetura)... e aí eu quero ver o que vai fazer mais diferença nos comparativos.

acho que os primeiros multis nextgen já vão pedir carregamentos de 40 segundo ou mais, exceto os do xbox que são crossgens esses devem carregar de 10 a 20 segundos. E interessante que star citzen já pede 1 minuto num ssd mais rápido que o do xbox.... o ponto é que se o dev optar por mascará os loadings vai ser com capação. para que isso não ocorra é só se os nextgens forem inferiores a star citzen, o que duvido e muito, os iniciais já deve bater tecnologicamente. artisticamente até jogo atual o bate imo.
 
Ultima Edição:

Pormenon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.096
Reações
2.848
Pontos
304
Depende muito da natureza da Engine, a ID Tech por exemplo faz uso intenso de streaming, de texturas e até animações...


"DOOM Eternal usa o id Tech 7 e apresenta a id Software no seu melhor pois além de texturas mais detalhadas do que nunca, tens adornos visuais que tornam a versão PC verdadeiramente impressionante. Com equipamento capaz, podes até corrê-lo a 500 fps. No entanto, a questão que o Digital Foundry tentou responder é como está nas consolas?

Neste novo jogo, a equipa procurou criar uma forte combinação de performance e visuais de elevada qualidade. Uma das prioridades foi o streaming de texturas, problema associado às anteriores versões do motor. A equipa criou uma solução de streaming com performance superior e isso significa texturas de maior resolução e maior margem da manobra para o design de níveis.
Outra amostra da evolução do motor de jogo é o sistema LOD (transição do nível de detalhe) pois está feita para executar o processo sem interromper a apresentação. É um esforço de optimização que resulta em mais detalhe na cena e que torna a experiência mais consistente. Além dos efeitos destas melhorias nos cenários,"



Esse tipo de engine pode se beneficiar muito do SSD do PS5, já que seu Core gira em torno de Streaming desde o RAGE e suas mega texturas.


Outro dev falou que teve que mudar jogo dele todo porque quando foi rodar no Xbox One o HDD não tinha velocidade para entregar os dados. Inclusive pra VR ele falou que precisava ainda mais já que as coisas ficavam grudadas na cara, então precisa atualizar o LOD, texturas a esse nível e muito rapidamente.


Vai variar de acordo com as características de cada projeto, de como a Engine trabalha. Mas obviamente tanto para Xs como para o PS5, exclusivos que podem tirar o máximo dos consoles.

Mesmo assim não é esse 8 ou 80 que caixistas tentam pregar... Só usam em exclusivos, não usam nada em multis. Vão usar o que der, haverão diferenças mesmo nos multis. Mas claro multis terão como base placas de 2Tflops 8 GB de RAM HDD e um Core i5, o que não quer dizer que não rodarão melhor em um Core i9 com uma GeForce 2080 TI e SSD de 3.3 GBps. Engines multis tem até um bom nível de escalonamento, só não dá pra esperar otimizações a nível de exclusivos.

Acho que veremos coisas como, game rodando a 4k no XsX e 4K dinâmico ou 1800p no PS5 com loads instantâneos e menos popins de texturas. Pode ocorrer que no Xsx o jogo tenha 3 níveis de LOD e no PS5 6 ou 7...

Edit: Abaixo e tomando apenas teraflops e velocidade de clock, não sobre arquitetura. (Para tornar mais claro).

Vamos falar sem Ray Tracing. O SXS tem uma performance um pouco superior a uma 2800 Super e o PS5 uma performance razoavelmente superior ao 2070 super, pelos clocks, batendo perto duma 2080 RTX. Qualquer uma dessas máquinas faz 4k 60 fps nos jogos atuais no ultra, numa 2070 Super e 2080 RTX tens alguns engasgos pra 55 fps, mais tu pode resolver isto desabilitando uns efeitos ou indo "mais para o hardware" no caso do PS5. Então a guerra do começo da geração vai ser por um efeito a mais, tipo a grama na geração X360PS3

Ray Tracing. O SXS está mais habilitado a ter efeitos melhores, mas não tanto. Os próprios Docs do Dx12 Ultimate recomendam fazer Ray Tracing In line (somente em objetos que fazem sentido terem reflexos) que é diferente do aplicado nas RTX por exemplo, onde toda a luz do cenário 3D e calculada por Ray Tracing. Pra se ter uma noção o demo do Minecraft tentou aplicar o Ray Tracing em todo ambiente e rodava a 1080p e 30 fps. Não há máquina no mercado que hoje rode isso em 4K 60 fps sem uma estrategia de Machine Learning (Usando IA). A nvidia tem o DSSL, a AMD pode ter uma implementação só dela, que combine Hardware e Software (pois não tem tensors cores especialalizados comona Nvidia), mais ainda está meio obscuro sua estratégia.

E pro futuro? Momento mão dinah. Baseado no tech demo da AMD para o Ray Tracing na Navi 2, que rodava em 1080p, sendo reescalonado para 4K com alguma estrátegia de IA, acredito que no futuro as devs vão investir em RT pra tornar os gráficos mais impressionantes, sacrificando os shaders de objetos no cenário, usando por exemplo as novas funcionalidades do DX12 Ultimate e Vulkan. Resolução deve cair, mas tu não vai perceber devido o RT e as técnicas de ML estarem ocultado isso de vc.

Notas finais sobre a Sony
--------------------------------------------
Pra mim essa discussão sobre SSD mágico e Serie X 50% mais poderoso que o PS5 é tola (Claro que em exclusivos, a coisa muda de figura, mas quantos as empresas produzem por ano, 2 ou 3 jogos?). A forma como será performado os gráficos vai mudar com o RT e nenhuma das duas plataformss está 100% confortável com isso.

Meu pesar com a Sony é com essa nova direção. Estamos falando duma empresa que meteu técnicas de alasing temporal (Checkboard) numa Polaris. Galera lá não ficou burra. Não creio que houve um vislumbre a tal ponto com o SSD pra ficarem burros.

Tivessem metido uma técnica própria de DSSL no PS5 por hardware ( Tipo Nvidia), pra mim o PS5 estava muito a frente do XSX mesmo com seus 12 TF, e nem previsava de SSD mágico. Problema é que eu acho que essa nova direção são um bando de engravatados que não entendem os rumos do mercado.

Pronto, desabafei.
 
Ultima Edição:

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.324
Reações
10.319
Pontos
503
Vcs tão caindo demais na pilha de caixistas. Não tem lugar no mundo que diga que 10TF é algo fraco, o PS5 é forte, acontece que o Xbox SeX é um pouco mais forte somente, mas não faz o console da Sony ser ruim.

A diferença entre ps5 e Xbox vai ser coisa de resolução um pouco maior ou uns 10 fps a mais se ambas as versões estiverem bem desenvolvidas. Não é nada de outro mundo, mas claramente tem vantagem pro console da MS. Agora fica a pergunta, 10 fps a mais faz um jogo ficar bom? Uma quantidades X de pixels a mais na tela melhora jogo ruim?

No fim das contas o que importa é a Square lançar um FF16, a Capcom lançar um novo RE 8, Monster hunter etc.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Vcs tão caindo demais na pilha de caixistas. Não tem lugar no mundo que diga que 10TF é algo fraco, o PS5 é forte, acontece que o Xbox SeX é um pouco mais forte somente, mas não faz o console da Sony ser ruim.

A diferença entre ps5 e Xbox vai ser coisa de resolução um pouco maior ou uns 10 fps a mais se ambas as versões estiverem bem desenvolvidas. Não é nada de outro mundo, mas claramente tem vantagem pro console da MS. Agora fica a pergunta, 10 fps a mais faz um jogo ficar bom? Uma quantidades X de pixels a mais na tela melhora jogo ruim?

No fim das contas o que importa é a Square lançar um FF16, a Capcom lançar um novo RE 8, Monster hunter etc.

Na minha opinião o bom de ter o melhor hardware é que os jogos third parties tendem a ser mais estáveis.

Geralmente o console mais fraco é usado como base, então ele roda os jogos no limite e isso pode ocasionar instabilidade na performance.

Já o console mais forte por sobrar um pouco de performance tende a manter uma maior estabilidade.

Isso é bem perceptível por exemplo no Xbox One e PS4 vanilla.

Enquanto no Xbox One é aquela gangorra nas estatística de framerate o PS4 geralmente entrega mais estabilidade.
 


XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
acho que os primeiros multis nextgen já vão pedir carregamentos de 40 segundo ou mais, exceto os do xbox que são crossgens esses devem carregar de 10 a 20 segundos. E interessante que star citzen já pede 1 minuto num ssd mais rápido que o do xbox.... o ponto é que se o dev optar por mascará os loadings vai ser com capação. para que isso não ocorra é só se os nextgens forem inferiores a star citzen, o que duvido e muito, os iniciais já deve bater tecnologicamente. artisticamente até jogo atual o bate imo.

Acho que não porque proporcionalmente o a velocidade dos SSDs (tanto do X como do PS4) terão um salto muito maior que o tamanho da RAM. Tínhamos 8GB de ram para encher com 50MB/s... agora teremos 16GB para encher com 2.4GB/s ... mesmo nos piores cenários teremos loads muito mais rápidos que na geração anterior.

Acredito que os mais longos ficarão aí nos 25/30 segundos (X) e no PS5 indo para os 10 segundos.
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
Acho que não porque proporcionalmente o a velocidade dos SSDs (tanto do X como do PS4) terão um salto muito maior que o tamanho da RAM. Tínhamos 8GB de ram para encher com 50MB/s... agora teremos 16GB para encher com 2.4GB/s ... mesmo nos piores cenários teremos loads muito mais rápidos que na geração anterior.

Acredito que os mais longos ficarão aí nos 25/30 segundos (X) e no PS5 indo para os 10 segundos.
o que você fará quando os loadings no ps5 forem no máximo 5 segundos mais rápidos que no xbox?
 

nobrusl314

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.776
Reações
6.766
Pontos
694
acho que os primeiros multis nextgen já vão pedir carregamentos de 40 segundo ou mais, exceto os do xbox que são crossgens esses devem carregar de 10 a 20 segundos. E interessante que star citzen já pede 1 minuto num ssd mais rápido que o do xbox.... o ponto é que se o dev optar por mascará os loadings vai ser com capação. para que isso não ocorra é só se os nextgens forem inferiores a star citzen, o que duvido e muito, os iniciais já deve bater tecnologicamente. artisticamente até jogo atual o bate imo.
Star Citizen é um jogo kickstarter que tá em versão alfa a 9 anos sem nenhuma previsão de lançamento e já virou chacota por aí, não deve ter um pingo de otimização, não dá pra ser usado muito bem como parâmetro.
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
E vc quando os gráficos forem praticamente os os mesmos?
Os gráficos não serão os mesmos se nao houver paridade! Essa gpu de 9tf reais vai peidar na farofa logo nos primeiros jogos 4k.

Vc tá acreditando em loadings de 30 segundos no xsx e 5 no ps5, vai cair do cavalo.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Os gráficos não serão os mesmos se nao houver paridade! Essa gpu de 9tf reais vai peidar na farofa logo nos primeiros jogos 4k.

Vc tá acreditand
em loadings de 30 segundos no xsx e 5 no ps5, vai cair do cavalo.
Não vou entrar no loop caixista não...

ok..ok...

source.gif
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.296
Reações
3.795
Pontos
1.039
Ainda bem que o xbox tbm tem ssd ultra rápido, parece que os Sonystas esquecem isso.

Acho que não porque proporcionalmente o a velocidade dos SSDs (tanto do X como do PS4) terão um salto muito maior que o tamanho da RAM. Tínhamos 8GB de ram para encher com 50MB/s... agora teremos 16GB para encher com 2.4GB/s ... mesmo nos piores cenários teremos loads muito mais rápidos que na geração anterior.

Acredito que os mais longos ficarão aí nos 25/30 segundos (X) e no PS5 indo para os 10 segundos.

Eu estava justamente fazendo um teste aqui com meus discos SSD e HDD. O XSeX já vai ser no mínimo 5x mais rápido do que meu SSD Adata SU800. Isso não é pouca coisa, mas o PS5 vai ser 10x mais rápido!

Para jogos multi e também para jogos exclusivos da Microsoft (que na prática deverão rodar em PCs com discos SSD e HDD normais) isso não vai significar muita diferença além dos loads mais rápidos seja no XSex, seja no PS5. Porém, para os exclusivos da Sony isso tem um potencial incrível!

No mais, tanto 12 TF quanto 10TF representam muito mais poder do que a grande maioria dos PCs atuais, mal posso esperar para ver o novo patamar que os jogos atingirão em ambos consoles daqui algum tempo (2 anos talvez?).

Enquanto isso já comecei a me mobilizar para montar um novo PC para poder acompanhar, rsrsrs.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.974
Pontos
1.434
Eu estava justamente fazendo um teste aqui com meus discos SSD e HDD. O XSeX já vai ser no mínimo 5x mais rápido do que meu SSD Adata SU800. Isso não é pouca coisa, mas o PS5 vai ser 10x mais rápido!

A questão do PS5 vai além da velocidade pura e simples do SSD que vai ser colocado no sistema, tem a ver com os chips customizados na plataforma. A estratégia da M$ é usar SSD como um disco mais rápido, a da Sony foi colocá-lo como parte do processamento, não é fazer mais do mesmo em menor tempo, mas ser rápido o suficiente para fazer outras tarefas.

Tudo isso é teoria, assim como so 12 TF do Series X, isso porque vai do que os produtores vão conseguir usar de todos estes ENORMES recursos. Isso porque otimizar o SSD do PS5 é tão difícil quanto fazer um game que, ao mesmo tempo, rode em 4 TF com um tipo de arquitetura e aproveite tudo que uma arquitetura superior de 12 TF pode entregar.

Qualquer tipo de previsão neste sentido é futurologia, vai depender de um monte de fatores, como facilidade de uso e resultado comercial.
 

Ventilador

Bam-bam-bam
Mensagens
46
Reações
1.484
Pontos
433
Compraria o Xbox se tivesse tradição em ter jogos, mas eles não tem jogos, tudo que sair no Xbox vai sair no PlayStation sendo que o PlayStation sempre tem vários jogos lançados que dá vontade de jogar e não vai ter nos outros consoles, exclusivos, aí você começa a pensar que 2 teraflops a menos não vai fazer diferença e vai ficar quase igual ou parecido.

Só que realmente é frustrante, apesar de querer comprar o Xbox por talvez poder produzir gráficos melhores nessa geração, quem tem hábito de comprar Playstation pelas razões de ter jogos pode acabar comprando novamente, entra outros fatores como preço dos consoles, se o PlayStation sair mais caro, com gráficos piores e sem retrocompatibilidade com todos os jogos da PlayStation Plus, comprados, e físicos, como tem no Xbox, vai pegar mal.

Se a Sony fizer todo mundo comprar os mesmos jogos novamente, sendo que o Xbox tem retrocompatibilidade ótima, vai pegar mal e dar vontade de migrar pro Xbox. Mas o PlayStation tem o VR que eu curto. Complicado escolher console na próxima geração.
 

João Ritzel

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.303
Reações
14.356
Pontos
1.053
O SSd do XsX vai dar conta, mas vai deixar um pouco melhor que a situação atual quando os games nextgen começarem a vir, onde um game vai demorar 40 segundos para carregar, vai carregar em 15 no PS5 (talvez menos devido a arquitetura)... e aí eu quero ver o que vai fazer mais diferença nos comparativos.
Sim mesmo porque os assets nos arquivos vão estar muito mais pesados e conforme a geração for evoluindo vai favorecer o sistema mais rápido em muitas áreas.....nessa área o PS5 vai estar mais preparado a longo prazo em lidar com assets pesados muito mais rapidamente...

Então não é muito verdade que as vantagens do SSD do console vão ser usados só em exclusivos....porque as pessoas não entendem de todas as aplicações que um SSD ultra rápido poderá trazer.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.828
Pontos
803
Star Citizen é um jogo kickstarter que tá em versão alfa a 9 anos sem nenhuma previsão de lançamento e já virou chacota por aí, não deve ter um pingo de otimização, não dá pra ser usado muito bem como parâmetro.

mas isso não o desqualifica, veja a engine é da amazon baseada na cry engine, é uma engine pesada, o jogo tem requisitos altos o que mostra que ele de alguma forma ultrapassa alguns pontos tecnicos dessa gen, inclusive com precisão de distancia de 64 bits em consoles atuais não se usam isso.

na boa tenta desqualificar star citzen para defender o ssd do serie x por enquanto não é o caminho.
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
Poderiam mostrar ao menos um joguinho, né? esse papo de specs já tá batido.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.828
Pontos
803
Acho que não porque proporcionalmente o a velocidade dos SSDs (tanto do X como do PS4) terão um salto muito maior que o tamanho da RAM. Tínhamos 8GB de ram para encher com 50MB/s... agora teremos 16GB para encher com 2.4GB/s ... mesmo nos piores cenários teremos loads muito mais rápidos que na geração anterior.

Acredito que os mais longos ficarão aí nos 25/30 segundos (X) e no PS5 indo para os 10 segundos.

30 seg, ok mas saiba que isso nega o que é visto em star citzen, que volto a repeti tem loadings de mais de 1 minuto em ssds de 3.2gb/seg, mas que ironicamente bruscamente com um ssd de 4,0gb/seg o que me faz pensar que, a velocidade não se escala proporcionalmente, o que poderia fazer do ps5 muito mais veloz..
 

Legaia

Bam-bam-bam
Mensagens
4.219
Reações
9.118
Pontos
353
Os gráficos não serão os mesmos se nao houver paridade! Essa gpu de 9tf reais vai peidar na farofa logo nos primeiros jogos 4k.

Vc tá acreditando em loadings de 30 segundos no xsx e 5 no ps5, vai cair do cavalo.

O que você ganha passando informação errada?

Spider man carrego no ps5 em menos de 1 segundo (0,8) já state decacy 2 levou 10 segundos e ainda o cenário ficou carregando (texturas) se quiser posso te mostrar o vídeo

E não vai ser só carregamento, como falei em cima, vai beneficiar os jogos em mundo aberto ( Xbox também, mas o ps5 é bem mais rápido )

Sobre a gpu, vc que gosta de postar sobre digital foudry, ela disse que o ps5 chega 10,3 teraflops, mas CPU não vai estar na sua frequência máxima (3,5)
Pq ambos não pode estar na sua frequência máxima, mas quando isso chegar tem uma queda de 10% na energia ( em velocidade 5% MHz) em uma delas , ou gpu ou CPU.. daí o desenvolvedor vai escolher onde quer dar prioridade

Simplificando:

entao quando GPU estiver 10,28 teraflops, a CPU pode cair de 3.5 para 3,2 no máximo
Ou quando CPU estiver 3.5 a gpu vai estar em 9,5 teraflops no máximo

lembrando que isso vai desenvolver que vai escolher onde vai querer dar prioridade!

Podem até dar opções como fazem hoje nos jogos, exemplo nioh, você pode escolher resolução ou desempenho..
Quando escolher resolução a gpu fica 10,28 teraflops e CPU 3.2 (4k nativos ) 50-60 fps

Quando escolher desempenho CPU 3.5 e a gpu 9,5 (60 fps) 3200 x 1800p

Já o Xbox series x , 60 fps a 4k nativo
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
Vamos falar sem Ray Tracing. O SXS tem uma performance um pouco superior a uma 2800 Super e o PS5 uma performance razoavelmente superior ao 2070 super, pelos clocks, batendo perto duma 2080 RTX. Qualquer uma dessas máquinas faz 4k 60 fps nos jogos atuais no ultra, numa 2070 Super e 2080 RTX tens alguns engasgos pra 55 fps, mais tu pode resolver isto desabilitando uns efeitos ou indo "mais para o hardware" no caso do PS5. Então a guerra do começo da geração vai ser por um efeito a mais, tipo a grama na geração X360PS3

Ray Tracing. O SXS está mais habilitado a ter efeitos melhores, mas não tanto. Os próprios Docs do Dx12 Ultimate recomendam fazer Ray Tracing In line (somente em objetos que fazem sentido terem reflexos) que é diferente do aplicado nas RTX por exemplo, onde toda a luz do cenário 3D e calculada por Ray Tracing. Pra se ter uma noção o demo do Minecraft tentou aplicar o Ray Tracing em todo ambiente e rodava a 1080p e 30 fps. Não há máquina no mercado que hoje rode isso em 4K 60 fps sem uma estrategia de Machine Learning (Usando IA). A nvidia tem o DSSL, a AMD pode ter uma implementação só dela, que combine Hardware e Software (pois não tem tensors cores especialalizados comona Nvidia), mais ainda está meio obscuro sua estratégia.

E pro futuro? Momento mão dinah. Baseado no tech demo da AMD para o Ray Tracing na Navi 2, que rodava em 1080p, sendo reescalonado para 4K com alguma estrátegia de IA, acredito que no futuro as devs vão investir em RT pra tornar os gráficos mais impressionantes, sacrificando os shaders de objetos no cenário, usando por exemplo as novas funcionalidades do DX12 Ultimate e Vulkan. Resolução deve cair, mas tu não vai perceber devido o RT e as técnicas de ML estarem ocultado isso de vc.

Notas finais sobre a Sony
--------------------------------------------
Pra mim essa discussão sobre SSD mágico e Serie X 50% mais poderoso que o PS5 é tola (Claro que em exclusivos, a coisa muda de figura, mas quantos as empresas produzem por ano, 2 ou 3 jogos?). A forma como será performado os gráficos vai mudar com o RT e nenhuma das duas plataformss está 100% confortável com isso.

Meu pesar com a Sony é com essa nova direção. Estamos falando duma empresa que meteu técnicas de alasing temporal (Checkboard) numa Polaris. Galera lá não ficou burra. Não creio que houve um vislumbre a tal ponto com o SSD pra ficarem burros.

Tivessem metido uma técnica própria de DSSL no PS5 por hardware ( Tipo Nvidia), pra mim o PS5 estava muito a frente do XSX mesmo com seus 12 TF, e nem previsava de SSD mágico. Problema é que eu acho que essa nova direção são um bando de engravatados que não entendem os rumos do mercado.

Pronto, desabafei.
Não viaja, o ps5 deve ser uma 2070 e o xsx uma 2080.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.796
Reações
13.828
Pontos
803
é preciso pontuar 12tf > do que 10tf
para jogos normais a dianteira sempre ficará com xbox, isso vai se refletir em pixels a mais.

o que pode quebrar os paradigmas é a criação de jogos, que vão além, que vão acima dos limites impostos pelo ssd de 2.4gb/seg, e nesse cenário o poder do xbox será diluído, podendo inclusive ficar atrás, só não sei por qual margem.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Não estou convencido que os consoles farão frente a RTX 2080. Mas vamos ver. Sem contar que a nvidia conta com os Tensor cores. Ao que tudo indica Raytracing será feito na next-gen utilizando o pipeline normal no chip.
 

Pormenon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.096
Reações
2.848
Pontos
304
Vc ta baseando isso aqui só em teraflops? Acho que vai se surpreender negativamente hein...

Deixei claro que era de forma geral. Só a questão do DSSL para Ray Tracing e a possibilidade de usar o Vulkan pra tudo o que DX 12 Ultimate já faz, torna ela bem superior a um XSX.

E como disse, com o Xbox virando cada vez mais uma Steam Machine da Microsoft, aplicando IA e técnicas de programação "sofisticadas" pra resolver coisas que o desenvolvedor "escova o software", o ganho de tu ter um Hardware dedicado tende a sumir, só aparecendo em exclusivos.

Usei o comparativo pra mostrar minha frustação com a Sony. Por aquelas patentes que saíram a equipe do Cerny pesquisou tudo isso, mais foi limida por uma nova direção de engravatados ignorantes.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Agora que eu entendi a fala do Cerny sobre a "memória ficar mais distante com o clock maior", ele se referia a ter menos largura de banda por ciclo da GPU. Parece um problema pequeno frente aos benefícios.

Não estou convencido que os consoles farão frente a RTX 2080. Mas vamos ver. Sem contar que a nvidia conta com os Tensor cores. Ao que tudo indica Raytracing será feito na next-gen utilizando o pipeline normal no chip.
Farão frente com facilidade, a expectativa é que ambos superem tranquilamente. Tem um foco muito grande em funções para fazer as coisas de forma mais eficiente nesses consoles e ao contrario do PC essas funcionalidade vão ser todas aproveitadas.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.324
Reações
10.319
Pontos
503
Na minha opinião o bom de ter o melhor hardware é que os jogos third parties tendem a ser mais estáveis.

Geralmente o console mais fraco é usado como base, então ele roda os jogos no limite e isso pode ocasionar instabilidade na performance.

Já o console mais forte por sobrar um pouco de performance tende a manter uma maior estabilidade.

Isso é bem perceptível por exemplo no Xbox One e PS4 vanilla.

Enquanto no Xbox One é aquela gangorra nas estatística de framerate o PS4 geralmente entrega mais estabilidade.
Isso é verdade, mas a diferença da geração que vem não é tão grande quanto a dessa no início. Uma comparação não tão precisa, mas que já mostra um pouco de como será a nova gen é vc comparar as placas de vídeo da nvidia com a mesma quantidade de teraflop. É pouca coisa a diferença.
 

Pormenon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.096
Reações
2.848
Pontos
304
Não viaja, o ps5 deve ser uma 2070 e o xsx uma 2080.

Tu leu tudo que escrevi? Estava comparando somente Teraflops e velocidade de clocks, não arquitetura. Negócio que vocês estão tão doidos pra fazer rage que nem estão lendo com calma as coisas.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Não estou convencido que os consoles farão frente a RTX 2080. Mas vamos ver. Sem contar que a nvidia conta com os Tensor cores. Ao que tudo indica Raytracing será feito na next-gen utilizando o pipeline normal no chip.
Nvidia está com aquele lance de fazer 1080p por AI chegar perto de 4K tb..
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Edit: Abaixo e tomando apenas teraflops e velocidade de clock, não sobre arquitetura. (Para tornar mais claro).

Vamos falar sem Ray Tracing. O SXS tem uma performance um pouco superior a uma 2800 Super e o PS5 uma performance razoavelmente superior ao 2070 super, pelos clocks, batendo perto duma 2080 RTX. Qualquer uma dessas máquinas faz 4k 60 fps nos jogos atuais no ultra, numa 2070 Super e 2080 RTX tens alguns engasgos pra 55 fps, mais tu pode resolver isto desabilitando uns efeitos ou indo "mais para o hardware" no caso do PS5. Então a guerra do começo da geração vai ser por um efeito a mais, tipo a grama na geração X360PS3

Ray Tracing. O SXS está mais habilitado a ter efeitos melhores, mas não tanto. Os próprios Docs do Dx12 Ultimate recomendam fazer Ray Tracing In line (somente em objetos que fazem sentido terem reflexos) que é diferente do aplicado nas RTX por exemplo, onde toda a luz do cenário 3D e calculada por Ray Tracing. Pra se ter uma noção o demo do Minecraft tentou aplicar o Ray Tracing em todo ambiente e rodava a 1080p e 30 fps. Não há máquina no mercado que hoje rode isso em 4K 60 fps sem uma estrategia de Machine Learning (Usando IA). A nvidia tem o DSSL, a AMD pode ter uma implementação só dela, que combine Hardware e Software (pois não tem tensors cores especialalizados comona Nvidia), mais ainda está meio obscuro sua estratégia.

E pro futuro? Momento mão dinah. Baseado no tech demo da AMD para o Ray Tracing na Navi 2, que rodava em 1080p, sendo reescalonado para 4K com alguma estrátegia de IA, acredito que no futuro as devs vão investir em RT pra tornar os gráficos mais impressionantes, sacrificando os shaders de objetos no cenário, usando por exemplo as novas funcionalidades do DX12 Ultimate e Vulkan. Resolução deve cair, mas tu não vai perceber devido o RT e as técnicas de ML estarem ocultado isso de vc.

Notas finais sobre a Sony
--------------------------------------------
Pra mim essa discussão sobre SSD mágico e Serie X 50% mais poderoso que o PS5 é tola (Claro que em exclusivos, a coisa muda de figura, mas quantos as empresas produzem por ano, 2 ou 3 jogos?). A forma como será performado os gráficos vai mudar com o RT e nenhuma das duas plataformss está 100% confortável com isso.

Meu pesar com a Sony é com essa nova direção. Estamos falando duma empresa que meteu técnicas de alasing temporal (Checkboard) numa Polaris. Galera lá não ficou burra. Não creio que houve um vislumbre a tal ponto com o SSD pra ficarem burros.

Tivessem metido uma técnica própria de DSSL no PS5 por hardware ( Tipo Nvidia), pra mim o PS5 estava muito a frente do XSX mesmo com seus 12 TF, e nem previsava de SSD mágico. Problema é que eu acho que essa nova direção são um bando de engravatados que não entendem os rumos do mercado.

Pronto, desabafei.

Acho que você está contando demais com o fato de Ray Tracing ser amplamente usado, substituindo as técnicas mais comuns de rasterização. E é aí que eu acho que você se engana. RT foi um belo de um flop até agora, pouquíssimo adotado e com poucos ganhos visuais. Ele será suportado pelos next gen, aumentando a adoção, mas a estratégia será a mesma, uso moderado para complementar os resultados das engines atuais, não uma substituição completa. Não espere Uncharted ou Halo ou GTA6 com full path tracing. Ninguém na indústria espera isso.

Podem até aparecer engines mais dedicadas ao ray tracing e path tracing ao longo da geração, mas terão que comprometer outros aspectos. Não é a toa que a MS escolheu Minecraft para demonstrar RT...o processamento de RT ainda é muito pesado e o resto do jogo precisa ser leve para contrabalancear.

Para competir com os resultados dos consoles next gen, os PC's next gen vão precisar de placas muito mais fortes.....fala-se em mais de 20 tflops nsa próximas gerações de GPU's de desktop. Mas imagina o preço disso? E ainda com componentes novos como placa-mãe, memória e SSD que vão precisar de novas arquiteturas. Resumindo: existe potencial para PC's rodarem jogos com muito mais ray tracing, mas
esses PCs vão ser caríssimos, proibitivos e inacessíveis para a grande maioria. Ninguém vai gastar fortunas pra vender jogos que ninguém vai poder rodas.

A revolução mesmo na next-gen não vai ser Ray Tracing, vai ser o uso do SSD...é essa a grande novidade da vez. O ray Tracing vai ser usado, mas como complemento apenas, não como a quebra de paradigma que a nvidia vendeu que seria. Pelo menos não nessa gen.
 

Pormenon

Bam-bam-bam
Mensagens
2.096
Reações
2.848
Pontos
304
Acho que você está contando demais com o fato de Ray Tracing ser amplamente usado, substituindo as técnicas mais comuns de rasterização. E é aí que eu acho que você se engana. RT foi um belo de um flop até agora, pouquíssimo adotado e com poucos ganhos visuais. Ele será suportado pelos next gen, aumentando a adoção, mas a estratégia será a mesma, uso moderado para complementar os resultados das engines atuais, não uma substituição completa. Não espere Uncharted ou Halo ou GTA6 com full path tracing. Ninguém na indústria espera isso.

Podem até aparecer engines mais dedicadas ao ray tracing e path tracing ao longo da geração, mas terão que comprometer outros aspectos. Não é a toa que a MS escolheu Minecraft para demonstrar RT...o processamento de RT ainda é muito pesado e o resto do jogo precisa ser leve para contrabalancear.

Para competir com os resultados dos consoles next gen, os PC's next gen vão precisar de placas muito mais fortes.....fala-se em mais de 20 tflops nsa próximas gerações de GPU's de desktop. Mas imagina o preço disso? E ainda com componentes novos como placa-mãe, memória e SSD que vão precisar de novas arquiteturas. Resumindo: existe potencial para PC's rodarem jogos com muito mais ray tracing, mas
esses PCs vão ser caríssimos, proibitivos e inacessíveis para a grande maioria. Ninguém vai gastar fortunas pra vender jogos que ninguém vai poder rodas.

A revolução mesmo na next-gen não vai ser Ray Tracing, vai ser o uso do SSD...é essa a grande novidade da vez. O ray Tracing vai ser usado, mas como complemento apenas, não como a quebra de paradigma que a nvidia vendeu que seria. Pelo menos não nessa gen.

Hoje em dia o Ray Tracing é uma feature e o 4K30fps era a tendência a ser alcançada. Mas a próxima geração 4k60 fps no alto ou ultra vai ser tendência.

No começo, é claro, o SSD em conjunto com as novas técnicas de rasterização do DX12 Ultimate e Vulkan, junto com os processares mais parudos do Ryzen vão influenciar teu gameplay.

Se lembra do AC Unity que flopou devido aos bugs. Agora vai dar pra fazer mundos muito mais vastos e populosos. Isto com certeza vai ser uma revolução. Mais os gráficos vão ficar travados.

Ae que entra o RT no modelo de Machine learning da Nvidia. Tu poder mostrar além de mundo gigantescos com gráficos mais bonitos e, de ganho, libetando mais FPS pra esses teus mundos revolucionários. Uma coisa vai estar interligada a outra.

A Nvidia pode estar na frente por causa da RTX, mais as Big Navis podem fazer frente a elas, já pensou uma placa com o dobro de CUs do XSX e com a frequência do PS5 batendo na casa dos 25 teraflops. Em TI a potência sempre ganha no final.

Por isto, se tu for ver numa perpectiva de momento PS5 e XSX tão muito bem armados. Mais se no futuro o RT pegar, não vejo nenhum preparado, apenas o XSX fazendo menos feio. (E fanboy denovo voltando com a guerra da grama).

Edit: Mas pra resolver isto deve ter o ps5 pro e o serie z. rs
 
Ultima Edição:

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.662
Pontos
1.689
o que você fará quando os loadings no ps5 forem no máximo 5 segundos mais rápidos que no xbox?
Vamos lá porque eu gosto de fazer conta.

  • Uns 5 segundos mais rápido por tela de load a cada 15min (média) em 1h de jogatina = 20s
  • Tempo médio de 3h de jogo por dia = 1 minuto.
  • 365 dias por ano = 365 minutos.
  • Geração de 7~8 anos = 2920 minutos = 48,6666 horas.
No final da geração, você ganhou 2 dias a mais de vida comparado ao Xbox. Yay!!!!
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo