Edit: Abaixo e tomando apenas teraflops e velocidade de clock, não sobre arquitetura. (Para tornar mais claro).
Vamos falar sem Ray Tracing. O SXS tem uma performance um pouco superior a uma 2800 Super e o
PS5 uma performance razoavelmente superior ao 2070 super, pelos clocks, batendo perto duma 2080 RTX. Qualquer uma dessas máquinas faz 4k 60 fps nos jogos atuais no ultra, numa 2070 Super e 2080 RTX tens alguns engasgos pra 55 fps, mais tu pode resolver isto desabilitando uns efeitos ou indo "mais para o hardware" no caso do
PS5. Então a guerra do começo da geração vai ser por um efeito a mais, tipo a grama na geração X360PS3
Ray Tracing. O SXS está mais habilitado a ter efeitos melhores, mas não tanto. Os próprios Docs do Dx12 Ultimate recomendam fazer Ray Tracing In line (somente em objetos que fazem sentido terem reflexos) que é diferente do aplicado nas RTX por exemplo, onde toda a luz do cenário 3D e calculada por Ray Tracing. Pra se ter uma noção o demo do Minecraft tentou aplicar o Ray Tracing em todo ambiente e rodava a 1080p e 30 fps. Não há máquina no mercado que hoje rode isso em 4K 60 fps sem uma estrategia de Machine Learning (Usando IA). A nvidia tem o DSSL, a AMD pode ter uma implementação só dela, que combine Hardware e Software (pois não tem tensors cores especialalizados comona Nvidia), mais ainda está meio obscuro sua estratégia.
E pro futuro? Momento mão dinah. Baseado no tech demo da AMD para o Ray Tracing na Navi 2, que rodava em 1080p, sendo reescalonado para 4K com alguma estrátegia de IA, acredito que no futuro as devs vão investir em RT pra tornar os gráficos mais impressionantes, sacrificando os shaders de objetos no cenário, usando por exemplo as novas funcionalidades do DX12 Ultimate e Vulkan. Resolução deve cair, mas tu não vai perceber devido o RT e as técnicas de ML estarem ocultado isso de vc.
Notas finais sobre a Sony
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Pra mim essa discussão sobre SSD mágico e Serie X 50% mais poderoso que o
PS5 é tola (Claro que em exclusivos, a coisa muda de figura, mas quantos as empresas produzem por ano, 2 ou 3 jogos?). A forma como será performado os gráficos vai mudar com o RT e nenhuma das duas plataformss está 100% confortável com isso.
Meu pesar com a Sony é com essa nova direção. Estamos falando duma empresa que meteu técnicas de alasing temporal (Checkboard) numa Polaris. Galera lá não ficou burra. Não creio que houve um vislumbre a tal ponto com o SSD pra ficarem burros.
Tivessem metido uma técnica própria de DSSL no
PS5 por hardware ( Tipo Nvidia), pra mim o
PS5 estava muito a frente do
XSX mesmo com seus 12 TF, e nem previsava de SSD mágico. Problema é que eu acho que essa nova direção são um bando de engravatados que não entendem os rumos do mercado.
Pronto, desabafei.