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PLAYSTATION 5

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XINTSUAI2

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Developers say XSEX SSD cannot be used as a virtual RAM the way it is used in the PS5 SSD. Those custom chips and I/O tweaks to remove all bottlenecks that Cerny did is not present in the XSEX.

"No developers say they will not program for the special things in the Playstation... DICE is going to... DICE said they will." "... the third party games are gonna use the Playstation 5 to its best ability."

"All my sources are third party devs."

"It's not about the loading times."


Timestamped.


 

fr3d

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Mark Cerny de fato projetou uma máquina incrivel!


This channel Coreteks focuses on PC gaming/GPU industry and doesn’t have any sort of “allegiance” to Microsoft or Sony. He argues that Sony’s focus on I/O and bandwidth has won the console architecture design “war” and that he sees this as the biggest differentiator in the upcoming console generation. He quotes Nvidia’s position on this, which is that communication is much more expensive than a compute operation.

“Arithmetic is free (low precession), communication is prohibitively expensive (in energy cost)” - Nvidia Slide

“Accessing even a small array costs way more than doing an operation.” - William Dally Nvidia, Chief Scientist

It’s a bit long at 45 minutes but I highly suggest watching the whole thing.

More tidbits:

- he believes there will be PS5 games not possible on PC (due to Sony’s high speed architecture and having to design to lowest common denominator in PC’s)

- he thinks the PS5 will be more expensive to manufacture because of its I/O design and 12-channel custom controller


- he believes both consoles will perform about the same as RTX 2080 GPU + R7 3700X CPU, highlights PS5’s potential in particular

- Nvidia will have a hard time marketing a $700 GPU when consoles are able to perform that well

- Super fast asset streaming is a game changer and will be PS5’s advantage over both PC and XSX. Argues that things like Sony’s Spider-Man demo will not be possible on XSX because MS didn’t focus on high performance I/O

- AMD’s RDNA reveal and demo at Computex last year may have hinted at the possibilities of a high bandwidth architecture (a la PS5). Lisa Su quoted Mark Cerny and how Cerny wants to revolutionize gaming in the next decade

- Project Awakening by CyGames shown back in 2018 may have actually been the first footage of a PS5. Also points out that the developer is aiming for a highly seamless open-world. Coreteks thinks this could be the game that Cerny alluded was using ray-tracing at a high level.
 

joao perreira

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Fiquei assustado com o rumor do ps5 ser rdna com algumas features do rdna2
o contrário do seX
acho que nunca irão confirmar isso
 

XINTSUAI2

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Fiquei assustado com o rumor do ps5 ser rdna com algumas features do rdna2
o contrário do seX
acho que nunca irão confirmar isso
Ambos são Custom RDNA2, alguns querem acreditar que isso significa RDNA2+... Eu já prefiro crer que ambos são RDNA2-.

Ou vc acha que por 500 dólares teremos máquinas mais modernas que GPUs de 700 dólares de 2021.

Devem ter alguns features de RDNA2 como RT via hardware, mas a maior parte deve ser RDNA1 mesmo. Que nem nego falando que o Xsx vai bater uma 2080 Super em raw power só porque fez a continha em Teraflops... Acho que vão cair do cavalo.

De qq forma ambos serão um salto enorme em relação a geração atual. E os SSDs que vão complicar a vida dos PC gamers, logo vão começar a aparecer games que requerem SSD 1GB/s ou mais.

O lado bom é que a demanda por SSD deve derrubar o preço.
 
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XINTSUAI2

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Mark Cerny de fato projetou uma máquina incrivel!



Pois é estou achando que a diferença de volocidadd prática entre os dois será maior que os números sugerem.

Supondo que em um cenário real, rodando um jogo de verdade cada um perca 1.5GB/s desses picos de velocidade do SSD, até porque nem toda empresa vai organizar os files de uma forma otimizada, o XsX poderia acabar aí com um resultado prático de uns 900MB/s e o PS5 com 4GB/s.

Fora o fato de que estou achando cada vez mais provável que o PS5 acabe aí com uns 2 ou 3 GB a mais de RAM para o jogo que tb vai influenciar no resultado geral.

Visto que qq App em segundo plano pode ser gravado numa imagem no SSD em 0.25 seg. Logo não precisa ficar ali na RAM, o mesmo vale para toda a parte visual (não lógica) do OS.
 
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João Ritzel

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Mark Cerny fez um novo Ps3, não reclamem da falta de retro depois.

Arquitetura alien mais uma vez que só será usada na totalidade pelas first por razões óbvias.
Em relação aos SSDs de ambos os consoles não são sequer comparáveis...

A diferença é abismal! Podendo ter uma diferença de 130% para leitura e 267% em arquivos compactos em ambos consoles.Vamos ver os ganhos que vai trazer a nível de Design de jogos e produção...

Já foi dito que o console é fácil de entender e programar ,sem deixar de abrir oportunidades para aqueles que se aprofundam mais.
 

Landstalker

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Em relação aos SSDs de ambos os consoles não são sequer comparáveis...

A diferença é abismal! Podendo ter uma diferença de 130% para leitura e 267% em arquivos compactos.Vamos ver os ganhos que vai trazer a nível de Design de jogos e produção.

O SSD poderia ainda ser bem mais rápido que o atual presente no PS5, atingindo picos inimagináveis para o início de uma próxima geração que acabaria por ficar limitado ao processamento bruto do console.

Estão imputando funções ao SSD das quais ele é incapaz de entregar, por mais rápido que seja.

Ele não vai magicamente fazer um jogo a 4k rodar a 60fps se o chip gráfico + processador + RAM não conseguir serem rápidos o suficiente para tal. O que ele irá evitar ou reduzir drasticamente serão os loadings e evitar stuttering quando o jogo precisasse recorrer à sua mídia física de dados.
 

Julian - Talude

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O SSD poderia ainda ser bem mais rápido que o atual presente no PS5, atingindo picos inimagináveis para o início de uma próxima geração que acabaria por ficar limitado ao processamento bruto do console.

Estão imputando funções ao SSD das quais ele é incapaz de entregar, por mais rápido que seja.

Ele não vai magicamente fazer um jogo a 4k rodar a 60fps se o chip gráfico + processador + RAM não conseguir serem rápidos o suficiente para tal. O que ele irá evitar ou reduzir drasticamente serão os loadings e evitar stuttering quando o jogo precisasse recorrer à sua mídia física de dados.

Não exatamente.

Oq ninguém fala é que atualmente a ram é dividida pra duas funções, uma pra armazenar dados que serão necessários futuramente já que o HD é lento, então precisa ter um estoque de dados ali. E outra parte da ram é utilizada para processos...

Com um SSD tão rápido vc libera boa parte da ram que estava guardada para estocar dados e manda quase tudo para executar processos.

Logo vc tem mais ram para o que realmente faz diferença no jogo.
 
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Mr Bones

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Em relação aos SSDs de ambos os consoles não são sequer comparáveis...

A diferença é abismal! Podendo ter uma diferença de 130% para leitura e 267% em arquivos compactos em ambos consoles.Vamos ver os ganhos que vai trazer a nível de Design de jogos e produção...

Já foi dito que o console é fácil de entender e programar ,sem deixar de abrir oportunidades para aqueles que se aprofundam mais.
Como vc fez este cálculo?
Mic e 2.4 e 4.8 sustentado, em e nenhuma situação será menor que isso, não importa a situação.

Compactado pode chegar até 6 giga.
 

João Ritzel

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O SSD poderia ainda ser bem mais rápido que o atual presente no PS5, atingindo picos inimagináveis para o início de uma próxima geração que acabaria por ficar limitado ao processamento bruto do console.

Estão imputando funções ao SSD das quais ele é incapaz de entregar, por mais rápido que seja.

Ele não vai magicamente fazer um jogo a 4k rodar a 60fps se o chip gráfico + processador + RAM não conseguir serem rápidos o suficiente para tal. O que ele irá evitar ou reduzir drasticamente serão os loadings e evitar stuttering quando o jogo precisasse recorrer à sua mídia física de dados.
Não exatamente.

Oq ninguém fala é que atualmente a ram é dividida pra duas funções, uma pra armazenar dados que serão necessários futuramente já que o HD é lento, então precisa ter um estoque de dados ali. E outra parte da ram é utilizada para processos...

Com um SSD tão rápido vc libera boa parte da ram que estava guardada para esticar dados e manda quase tudo para executar processos.

Logo vc tem mais ram para o que realmente faz diferença no jogo.
Também não sabemos os benefícios na Dashboard e funcionalidades do console,bem como nas instalações dos jogos e etc.
 

XINTSUAI2

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Como vc fez este cálculo?
Mic e 2.4 e 4.8 sustentado, em e nenhuma situação será menor que isso, não importa a situação.

Compactado pode chegar até 6 giga.

De onde vc tirou esse 4.8 sustentado?

Eu acho que a diferença prática será maior, ambos devem perder aí 1.5GB/s de velocidade num jogo real rodando, esses 2.4 e 5.5 São na situação mais ideal possível... pode tirar aí pelo menos 1GB/s de cada um no mundo real, onde as thirds vão deixar os arquivos todos fragmentados.

Na prática, se ambos perderem algo assim nessa faixa de 1.5GB/s é capaz da diferença ficar ainda maior para o PS5, uns 4X.

PS5 caindo para 4GB/s
XsX caindo para 900MB/s

E não duvido que a queda prática do PS5 seja menor que a do XsX devido aos 12 channels e toda a estrutura de suporte ao SSD do sistema, o que claramente n foi o foco da Microsoft.
 
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DarkMorten

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divertido é que, se toda essa suposta maravilha que teorizam aqui não acontecer, ou acontecer mas "meia bomba"

vai ter de monte "console errado na hora errada" , "o mundo não está pronto ainda pro PSSD5" , ou ainda "boicotaram, nivelaram por baixo pq a Microsoft é vilã"

só esperar :klol
 

Legaia

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Mark Cerny fez um novo Ps3, não reclamem da falta de retro depois.

Arquitetura alien mais uma vez que só será usada na totalidade pelas first por razões óbvias.

Mano, galera podefalar que o ps5 pode não ter a potência do Xbox...
Mas esse papo que ps5 será difícil de programar já estão inventando, nenhum programador que falou a respeito dos novos consoles (até mesmo os que falaram que o Xbox é bem mais potente) ou a digital foudry e canais de tecnologia falaram isso.. pelo contrário... Ps5 foi feito para acelerar o desenvolvimento dos jogos

O próprio criador do ps5 disse na apresentação da facilidade de criar jogos neles, o objetivo foi ser melhor que o PS4

Até jim disse que escutaram os desenvolvedores

“Uma coisa que me deixa particularmente otimista de que o que ouvimos de desenvolvedores e editores é a facilidade com que eles conseguem executar o código no PlayStation 5 que está muito além de qualquer experiência que tiveram em qualquer outra plataforma PlayStation. Todo mundo, não apenas a PlayStation, está em uma montanha-russa em constante evolução.”





Jim Ryan
 

Mr Bones

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De onde vc tirou esse 4.8 sustentado?

Eu acho que a diferença prática será maior, ambos devem perder aí 1.5GB/s de velocidade num jogo real rodando, esses 2.4 e 5.5 São na situação mais ideal possível... pode tirar aí pelo menos 1GB/s de cada um no mundo real, onde as thirds vão deixar os arquivos todos fragmentados.

Na prática, se ambos perderem algo assim nessa faixa de 1.5GB/s é capaz da diferença ficar ainda maior para o PS5, uns 4X.

PS5 caindo para 4GB/s
XsX caindo para 900MB/s

E não duvido que a quebra prática do PS5 seja menor que a do XsX devido aos 12 channels e toda a estrutura de suporte ao SSD do sistema, o que claramente n foi o foco da Microsoft.
Nos artigos da Mic ela falou isso. Por isso ele ter desenvolvido um SSD proletário que ela poderia entregar está velocidade de maneira sustentada. O desenvolvedor sempre terá está velocidade a disposição, não importa a situação. Não existirá este gargalo no Series X. Assim com clock de CPU e GPU.
 

XINTSUAI2

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Outra coisa que pouca gente está falando é que a Sony tb desafogou totalmene a GPU de processamento de áudio, com um processador dedicado estilo SPE do CELL que tem o equivalente ao poder de processamento da CPU do PS4 só pra áudio. Não sei se o XsX retirou todo o processamento de áudio da GPU.
 

XINTSUAI2

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Nos artigos da Mic ela falou isso. Por isso ele ter desenvolvido um SSD proletário que ela poderia entregar está velocidade de maneira sustentada. O desenvolvedor sempre terá está velocidade a disposição, não importa a situação. Não existirá este gargalo no Series X. Assim com clock de CPU e GPU.

Então vc não entendeu o que eu disse.

O SSD do PS5 provavelmente pode entregar 5.5 GB/s de forma sustentada tb, acontece que existem duas coisas que interferem nessa velocidade:

- estrutura de dados
- contexto de execução

O hardware tem uma especificação, mas na prática, provavelmente pode descontar 1GB/s de cada um, não porque o componente renda menos, mas porque o jogo não é 1 grande arquivo sendo carregado de uma vez.

Quer um exemplo:

Baixe uma ISO de 4.5 GB e mova ela de um HD para o outro.
Depois extraia esses mesmos 4.5 GB, em um monte de arquivos soltos numa pasta, dê CTRL + C e CTRL + V numa outra pasta.

Fora a velocidade de descompressão de dados tb, vale lembrar que em um jogo, além de ser vários arquivos separados, ainda estão comprimidos, e depende do hardware de descompressão de cada um para entregar os dados à memória GDDR6, e aí novamente parece que o PS5 tem uma grande vantagem.

No entanto é evidente que a Sony investiu mais na tecnologia do seu SSD que a Microsoft e é de se esperar uma perda de rendimento prático menor.
 
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Mr Bones

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então vc não entendeu o que eu disse.

O SSD do PS5 provavelmente pode entregar 5.5 GB/s de forma sustentada tb, acontece que existem duas coisas que interferem nessa velocidade:

- estrutura de dados
- contexto de execução

O hardware tem uma especificação, mas na prática, provavelmente pode descontar 1GB/s de cada um, não porque o componente renda menos, mas porque o jogo não é 1 grande arquivo sendo carregado de uma vez.

Quer um exemplo:

Baixe uma ISO de 4.5 GB e mova ela de um HD para o outro.
Depois extraia esses mesmos 4.5 GB, em um monte de arquivos soltos numa pasta, dê CTRL + C e CTRL + V numa outra pasta.

Se brincar o arquivo descompactado vai durar umas 2x mais para transferir.

Ou vc acha que toda empresa vai conseguir usar as 52CUs e 12TFlops do XsX? A Engine tem que ser otimizada para distribuir bem o processamento e etc etc etc... No entanto é evidente que a Sony investiu mais na tecnologia do seu SSD que a Microsoft e é de se esperar uma perda de rendimento prático menor que a Microsoft. Na prática cada um deve perder aí pelo menos 1GB/s dessa velocidade máxima no mundo real.

Leia o artigo sobre as soluções da Mic da DF. A Mic criou uma "ferramenta" que permite ter 100 gigas disponível instantaneamente. Se é verdade ou não aí é questão de acreditar em cada uma.Sony tem as otimizações, bem como a Mic as delas. So nao pode acreditar que Sony fala 100% verdade e a Mic esta manipulando e mentindo.

Este vídeo e bem legal, sobre a abordagem de cada uma. Não tem a melhor, so questão de escolhas. Ambas fizeram um bom trabalho e usaram otimizações/soluções para compensar deficiências/ou baixa performance causadas pelas suas escolhas.

 

Duralino

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Leia o artigo sobre as soluções da Mic da DF. A Mic criou uma "ferramenta" que permite ter 100 gigas disponível instantaneamente. Se é verdade ou não aí é questão de acreditar em cada uma.Sony tem as otimizações, bem como a Mic as delas. So nao pode acreditar que Sony fala 100% verdade e a Mic esta manipulando e mentindo.

Este vídeo e bem legal, sobre a abordagem de cada uma. Não tem a melhor, so questão de escolhas. Ambas fizeram um bom trabalho e usaram otimizações/soluções para compensar deficiências/ou baixa performance causadas pelas suas escolhas.


Claro que existe melhor, a cpu gpu e velocidade da ram que são os que empurram pixels e polígonos na tela são superiores no xsx, a nvida nem amd virão com ssds soldados no pcbs de suas placas, todo esse malabarismo em cima desse ssd é pq a sony fez um hardware coco no ps5, se ele tivesse 13.3tf que nem os lunáticos sonystas acreditavam ninguém nem lembraria desse ssd.

A sony perdeu, o ps5 é um console de 2° escalão.

Acredito que o xsx venha no mesmo preço do ps5 para desespero da mídia sonysta, se tivesse 20gb de ram não daria mas com 16 é bem possível sim.
 

Mr Bones

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Claro que existe melhor, a cpu gpu e velocidade da ram que são os que empurram pixels e polígonos na tela são superiores no xsx, a nvida nem amd virão com ssds soldados no pcbs de suas placas, todo esse malabarismo em cima desse ssd é pq a sony fez um hardware coco no ps5, se ele tivesse 13.3tf que nem os lunáticos sonystas acreditavam ninguém nem lembraria desse ssd.

A sony perdeu, o ps5 é um console de 2° escalão.

Acredito que o xsx venha no mesmo preço do ps5 para desespero da mídia sonysta, se tivesse 20gb de ram não daria mas com 16 é bem possível sim.
Não estou falando de specs e hardware em sim. Mas das soluções. São abordagem diferentes na questão de memórias, SSD. Mic buscou uma solução para suas escolhas terem desempenho máximo, digo CPU e GPU. Sony fez as delas. Nesse caso nao tem a melhor.

Ja na CPU e GPU Series X e superior sim. Não ha dúvidas. Além de serem superior, o clock fixo garante desempenho máximo em qualquer situação. E não picos aleatórios, no caso do PS5.

Maior superioridade do Séries X sera com o jogos de computação assíncrona. Aí vai ser um baita diferença.
 

Kadaaj

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Mark Cerny fez um novo Ps3, não reclamem da falta de retro depois.

Arquitetura alien mais uma vez que só será usada na totalidade pelas first por razões óbvias.
Cara viaja não velho pelo amor de Jeová...as vezes tenho a impressão que a galerinha aqui não pesquisa nada e falam algumas coisas para farmarem likes, Mark Cerny na época do PS3 faltou fazer campanha contra o chip cell por saber q ia ser difícil pacas desenvolver jogos para o ps3, diferentemente do ps5 q ja distribuiram alguns devs kit e é so elogio, ao que parece o cara simplificou tudo, desde a curva de aprendizado, até o tempo de desenvolvimento de jogos que será menor.
 

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Leia o artigo sobre as soluções da Mic da DF. A Mic criou uma "ferramenta" que permite ter 100 gigas disponível instantaneamente. Se é verdade ou não aí é questão de acreditar em cada uma.Sony tem as otimizações, bem como a Mic as delas. So nao pode acreditar que Sony fala 100% verdade e a Mic esta manipulando e mentindo.

Este vídeo e bem legal, sobre a abordagem de cada uma. Não tem a melhor, so questão de escolhas. Ambas fizeram um bom trabalho e usaram otimizações/soluções para compensar deficiências/ou baixa performance causadas pelas suas escolhas.



Vou ver...


Não estou falando de specs e hardware em sim. Mas das soluções. São abordagem diferentes na questão de memórias, SSD. Mic buscou uma solução para suas escolhas terem desempenho máximo, digo CPU e GPU. Sony fez as delas. Nesse caso nao tem a melhor.

Ja na CPU e GPU Series X e superior sim. Não ha dúvidas. Além de serem superior, o clock fixo garante desempenho máximo em qualquer situação. E não picos aleatórios, no caso do PS5.

Maior superioridade do Séries X sera com o jogos de computação assíncrona. Aí vai ser um baita diferença.
Quer dizer que:

CPU e GPU do Xsx não restam dúvidas que são melhores. (25%) Vai dar uma put* diferença. 720p 30 fps vs 4k 60 fps...


SSD de 5.5 GB vs 2.4GB.. (130%) Ah mas veja bem... Ambos são bons... Não tem melhor.... Hehe

Acho que não hein..
 

Duralino

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Cara viaja não velho pelo amor de Jeová...as vezes tenho a impressão que a galerinha aqui não pesquisa nada e falam algumas coisas para farmarem likes, Mark Cerny na época do PS3 faltou fazer campanha contra o chip cell por saber q ia ser difícil pacas desenvolver jogos para o ps3, diferentemente do ps5 q ja distribuiram alguns devs kit e é so elogio, ao que parece o cara simplificou tudo, desde a curva de aprendizado, até o tempo de desenvolvimento de jogos que será menor.
Tudo mentira, ex: no ps3 tivemos 3 uncharteds, no ps4 com sua arquitetura "revolucionária de fácil programação" 1, no ps3 tivemos 2 gtas, no ps4 nenhum!

Tudo que eles falam é marketing mentiroso, vocês acreditam pq querem ser enganados.
 

João Ritzel

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O pessoal mais leigo só estava analisando as especificações mais cruas dos dois consoles...sem levar em consideração o Hardware adicional do PS5 para outras taferas e que não são contabilizadas no número de TFlops.

Como os controladores do SSD e do som por exemplo.Por isso pode ser possível da diferença ser menor em outras áreas que os números dizem.
 

renbh

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Tudo mentira, ex: no ps3 tivemos 3 uncharteds, no ps4 com sua arquitetura "revolucionária de fácil programação" 1, no ps3 tivemos 2 gtas, no ps4 nenhum!

Tudo que eles falam é marketing mentiroso, vocês acreditam pq querem ser enganados.

Porque dificuldade de programação não dita a QUANTIDADE de títulos, mas a QUALIDADE do port. Isso porque, fácil ou difícil, Rockstar vai lançar para todos os consoles da geração, como o game vai sair aí é outra história.

Temos menos jogos hoje porque eles são mais difíceis de fazer, demandam mais pessoas trabalhando por mais tempo, consequentemente menos jogos. A dificuldade de programação vai aparecer é quando você vê um port como Bayoneta ou Skyrim, algo que não pode ser justificado pela falta de força bruta, mas falta de domínio da plataforma
 

Landstalker

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Não exatamente.

Oq ninguém fala é que atualmente a ram é dividida pra duas funções, uma pra armazenar dados que serão necessários futuramente já que o HD é lento, então precisa ter um estoque de dados ali. E outra parte da ram é utilizada para processos...

Com um SSD tão rápido vc libera boa parte da ram que estava guardada para esticar dados e manda quase tudo para executar processos.

Logo vc tem mais ram para o que realmente faz diferença no jogo.

O que foi que eu disse?

O SSD não irá trazer processamento extra, ele só irá permitir que mais recursos estejam carregados em memória, o que não resulta em processo extra, apenas evita gargalos e entrega loadings mais rápidos. Agora, se o seu chip gráfico for lento, assim como o seu processador, não há como fazer um jogo que naturalmente não aguenta rodar 4k 60fps rodar assim no PS5, infelizmente.
 

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já postei mas nunca é ruim relembrar, há 5 pontos. aqui farei de modo ainda mais simples em 4 pontos

1- frame rate não se mantém se houver alto fluxo de dados vindo do ssd (como evidenciado em star citzen).
2- para igualar e ao mesmo tempo manter o frame rate, é preciso capar e comprimir o fluxo, quiçar cortar algo do escopo. (conforme evidenciado por horizon zero dawn)
3- o ponto 2 gera um pior resultado, frente a um hardware capaz de lidar com os dados.
4- ps5 wins
 
Ultima Edição:

Slayer-X ®

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já postei mas nunca é ruim relembrar, há 5 pontos. aqui farei de modo ainda mais simples em 4 pontos

1- frame rate não se mantém se houver alto fluxo de dados vindo do ssd, coisa que o ps5 pode ter.
2- para igualar e ao mesmo tempo manter o frame rate, é preciso capar e comprimir o fluxo
3- o ponto 2 gera um pior resultado.
4- ps5 wins
GPU e CPU que faz o cálculo necessário para impedir a queda de frames e não o HD.
Se você quer ganhar FPS no seu PC você vai trocar de HD ou de placa de vídeo?

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