O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Com relação ao espaço em disco do PS5 o que eu entendi durante a apresentação do Cerny é que ele vai permitir armazenar em HD USB além de ter um slot para SSD nvme, além disso a troca do HD por um SSD vai permitir que os jogos tenham menor redundância de arquivos nos dois consoles, isso deve dar uma aliviada no tamanho da instalação dos jogos para ambos.
Exato... Uma das vantagens é que os jogos vão ocupar menos espaço

Sent from my Mi 9T Pro using Tapatalk
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.319
Reações
10.313
Pontos
503
Desvirtuamento Político-Debata política na seção correta- Desrespeito a regra 7 (tolerância 0).
O que me parece é que está em pratica uma campanha para repetir mil vezes que o SeX tem mais TeraFlops, para justificar posteriormente a compra de um SeX na ausência de outros motivos.

O SSD do PS5 é muito mais rápido e se trata de um sistema muito melhor projetado e balanceado, aceite que doí menos.
Cara, com meu dinheiro eu vou comprar o que eu preferir, se alguém achar ruim, não tô nem aí.

Mas a verdade é que este tópico ficou patético depois da apresentação da Sony, sonistas tão numa negação absurda pro óbvio, parece o Bozo negando a gravidade do Vírus.

O que importa é jogo! PS5 é mais fraco, aceitem! Tem que ser mais barato que o SeX e sem choro.
 

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.872
Reações
16.760
Pontos
503
AMD VS NVidia acabou...
Agora será Kingston VS Sandisk...

0_etwI.gif
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.660
Reações
30.088
Pontos
1.404
O que me parece é que está em pratica uma campanha para repetir mil vezes que o SeX tem mais TeraFlops, para justificar posteriormente a compra de um SeX na ausência de outros motivos.

O SSD do PS5 é muito mais rápido e se trata de um sistema muito melhor projetado e balanceado, aceite que doí menos.

Desculpa mas isso é uma piada, se tem uma coisa que o PS5 não é, e esta muito longe ser, é bem planejado.
Ja vem com overclock de fabrica e ainda com clock variavel pq se não vira churrasco....fala sério.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Caixistas sujos vindo aqui chorar, lamentável, prq vcs não vão lá jogar o CoD novo que saiu? O Cerny deixou deixou os caras pilhados fazendo de tudo para desmerecer o SSD do PS5.

Quando a MS consertar esses problemas e vier com o Xbox Series 2X com um SSD mais rápido para tentar competir o discurso muda.
 
Ultima Edição:


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.406
Reações
34.488
Pontos
1.354
Caixistas sujos vindo aqui chorar, lamentável, prq vcs não vão lá jogar o CoD novo que saiu? O Cerny deixou deixou os caras pilhados fazendo de tudo para desmerecer o SSD do PS5.

Quando a MS conSertar esses problemas e vier com o Xbox Series 2X com um SSD mais rápido para tentar competir o discurso muda.
ConSertei pra vc!

é zuera, não pega pilha de mim não :ksnif
 

Mega_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.358
Reações
38.537
Pontos
654
559 dolares canadenses é igual a 399 dolares americanos....

Entendi, eu vi o $ e achei que eram tumps.

Se manterem os 399 está dentro do esperado, não acho que SEX venha abaixo de 449 por todo o conjunto do sistema.
 

Duralino

Supra-sumo
Mensagens
1.655
Reações
1.984
Pontos
178
A diferença realmente é grande :klolwtf:

edJ4khl.png
KKKKKKK Como se a cpu rodasse a 3.5ghz e a gpu a 10tf, esqueceu que é um ou outro e que a queda é de 10%? A CPU do xbox roda até 3.8ghz! ps5 tem 3ghz e 9tf reais, espero que não suma quando o ps5 estiver sendo esmagado no RT.

E outra, por essa comparação ridícula fica claro que o ps5 está desbalancedo.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.234
Reações
16.430
Pontos
1.544
Não sei a eficiência/performance da RT nas GPU RDNA 2. Mas periga na pratica PS5 ficar no very low e Series X no médio quando vc vê que uma RTX 2080 TI peida para rodar RT. Estou achando isso mais marketing nesse momento.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.406
Reações
34.488
Pontos
1.354
Não sei a eficiência/performance da RT nas GPU RDNA 2. Mas periga na pratica PS5 ficar no very low e Series X no médio quando vc vê que uma RTX 2080 TI peida para rodar RT. Estou achando isso mais marketing nesse momento.
Fora que a AMD nunca se aventurou no RT, então ninguém sabe a eficiência dele nas placas AMD e desempenho no low, médio e ultra.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
369
Reações
452
Pontos
489
Não sei a eficiência/performance da RT nas GPU RDNA 2. Mas periga na pratica PS5 ficar no very low e Series X no médio quando vc vê que uma RTX 2080 TI peida para rodar RT. Estou achando isso mais marketing nesse momento.
RT em 1080p acaba não sendo muito pesado, Control mesmo roda em uma RTX 2060 tranquilo com as configurações no máximo utilizando essa resolução, não duvido os jogos rodarem com upscale em algum momento nas duas plataformas e eu pessoalmente não vejo problema nisso, até preferia jogos fluídos com 1080p e upscale para 4K
 

pedrokof

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.501
Reações
767
Pontos
594
Sempre tem algum usar postando que o ps5 tem 9 tf ao invés de 10,23 que foi oque vi no anúncio oficial, de onde tiraram o 9 se tiver fontes por favor coloquem aqui!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Arrumando o que fazer na quarentena...

Fiz alguns gráficos mostrando a diferença entre as máquinas:

ps5-xbox-series-comparison.jpg" data-src="https://i.postimg.cc/vyNkX9Bp/ps5-xbox-series-comparison.jpg" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> ps5-xbox-series-comparison.jpg
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.162
Reações
49.765
Pontos
1.304
Fora que a AMD nunca se aventurou no RT, então ninguém sabe a eficiência dele nas placas AMD e desempenho no low, médio e ultra.
Exatamente isso, estão comparando com a 2080 por causa dos Tflops, só que esquecem que a AMD costuma aproveitar melhor umas tecnologias, enquanto a nVidia veio com a porcaria do Hairworks pesadíssimo a AMD mostrou o TressFX/Pure Hair que era a mesma coisa ou melhor consumindo muito menos recursos.

Logo esses 12TF RDNA2 ainda é uma incógnita, não será milagroso de rodar 4k@60fps ultra durante toda a geração mas pode ser muito eficiente, aliando isso a um hardware fechado veremos jogos muito bonitos nessa geração.

Um jogo que eu estou realmente curioso para ver é o GTA 6, a R* deve estar fazendo algo de outro mundo e acho que finalmente teremos prédios inteiros para serem explorados.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Slayer-X ®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.806
Reações
2.285
Pontos
944
Sempre tem algum usar postando que o ps5 tem 9 tf ao invés de 10,23 que foi oque vi no anúncio oficial, de onde tiraram o 9 se tiver fontes por favor coloquem aqui!

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
Porque o clock que o Cerny diz que o PS5 trabalha é o clock TARGET, fo bem especificado no vídeo, e ele é muito alto, nenhuma placa de vídeo trabalha nesse clock, é a mesma coisa do Turbo Boost dos processadores, quando você compra um processador ele é 3.5ghz mas com turbo Boost que vai a 3.9.

Isso prova que os rumores de 9.2TF estavam certos, mas como a diferença acabou ficando grande para o SX a Sony deu um jeito de tirar um pouco essa diferença dizendo que ele trabalha o tempo todo naquele clock informando os 10.2TF

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

pedrokof

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.501
Reações
767
Pontos
594
Porque o clock que o Cerny diz que o PS5 trabalha é o clock TARGET, fo bem especificado no vídeo, e ele é muito alto, nenhuma placa de vídeo trabalha nesse clock, é a mesma coisa do Turbo Boost dos processadores, quando você compra um processador ele é 3.5ghz mas com turbo Boost que vai a 3.9.

Isso prova que os rumores de 9.2TF estavam certos, mas como a diferença acabou ficando grande para o SX a Sony deu um jeito de tirar um pouco essa diferença dizendo que ele trabalha o tempo todo naquele clock.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Então ele trabalha em overclock ou talvez a Sony poderá mudar sua GPU?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Então ele trabalha em overclock ou talvez a Sony poderá mudar sua GPU?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
Não é overclock segundo Cerny, ambos a CPU e GPU podem rodar em velocidade máxima ao mesmo tempo.
O que define a velocidade é a carga.

Por exemplo se a CPU não estiver a 100% de carga, ela pode ter o clock máximo, ao mesmo tempo que a GPU (que provavelmente ficará 99% do tempo de gameplay nisso mesmo).

"We expect the GPU stays AT or close of this the MOST of the time"
Mais ou menos isso que ele disse.

As pessoas confundem carga com clock, a CPU do Xsx pode estar a 3.8 Ghz mas a 20% de carga.
O que pode derrubar o clock para a GPU do PS5 é caso a CPU precise de uma carga muito alta, colocar os 8 Cores aí a 90%, vamos supor em um momento de load inicial. Aí a CPU pode precisar de uma energia extra.

Agora se a CPU estiver operando a 70% de carga, não tem porque não deixar a CPU e GPU a 3.5 e 2230.

A Sony escolheu muito mal os nomes, "Boost Mode", está fazendo coisas como o amigo acima confundir com o Boost de CPUs de PCs.
 
Ultima Edição:

pedrokof

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.501
Reações
767
Pontos
594
Não é overclock segundo Cerny, ambos a CPU e GPU podem rodar em velocidade máxima ao mesmo tempo.
O que define a velocidade é a carga.

Por exemplo se a CPU não estiver a 100% de carga, ela pode ter o clock máximo, ao mesmo tempo que a GPU (que provavelmente ficará 99% do tempo de gameplay nisso mesmo).

"We expect the GPU stays AT or close of this the MOST of the time"
Mais ou menos isso que ele disse.

As pessoas confundem carga com clock, a CPU do Xsx pode estar a 3.8 Ghz mas a 20% de carga.
O que pode derrubar o clock para a GPU do PS5 é caso a CPU precise de uma carga muito alta, colocar os 8 Cores aí a 90%, vamos supor em um momento de load inicial. Aí a CPU pode precisar de uma energia extra.

Agora se a CPU estiver operando a 70% de carga, não tem porque não deixar a CPU e GPU a 3.5 e 2230.

A Sony escolheu muito mal os nomes, "Boost Mode", está fazendo coisas como o amigo acima confundir com o Boost de CPUs de PCs.
Então podemos dizer sim que ele trabalha a 10 tf já que ele trabalha com carga variável?
Se eu não me engano os smartphones trabalham da mesma forma ou estou errado?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk
 

WhiteHorseBR01

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
25.780
Reações
5.680
Pontos
1.449
Não é overclock segundo Cerny, ambos a CPU e GPU podem rodar em velocidade máxima ao mesmo tempo.
O que define a velocidade é a carga.

Por exemplo se a CPU não estiver a 100% de carga, ela pode ter o clock máximo, ao mesmo tempo que a GPU (que provavelmente ficará 99% do tempo de gameplay nisso mesmo).

"We expect the GPU stays AT or close of this the MOST of the time"
Mais ou menos isso que ele disse.

As pessoas confundem carga com clock, a CPU do Xsx pode estar a 3.8 Ghz mas a 20% de carga.
O que pode derrubar o clock para a GPU do PS5 é caso a CPU precise de uma carga muito alta, colocar os 8 Cores aí a 90%, vamos supor em um momento de load inicial. Aí a CPU pode precisar de uma energia extra.

Agora se a CPU estiver operando a 70% de carga, não tem porque não deixar a CPU e GPU a 3.5 e 2230.

A Sony escolheu muito mal os nomes, "Boost Mode", está fazendo coisas como o amigo acima confundir com o Boost de CPUs de PCs.
Veja o que é overthrottle e thermals. Em full load, caso o projeto não seja eficiente, há problemas

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Então podemos dizer sim que ele trabalha a 10 tf já que ele trabalha com carga variável?
Se eu não me engano os smartphones trabalham da mesma forma ou estou errado?

Enviado de meu SM-N9600 usando o Tapatalk

Está errado na comparação com smartphone, o Cerny frisou isso...
Smartphones reduzem a velocidade devido a aquecimento, não é assim que o PS5 trabalha.

Vou dar um exemplo:

Vamos supor que é o load inicial do game, o PS5 põe lá a CPU a 100% de carga e clock para encher a RAM em 2 segundos (2GB/0.25s). Nessa hora a GPU pode ceder 10% da energia para a CPU.

Aí a CPU transferiu todo o game para a RAM e é hora de rodar o jogo:

A CPU vai pra 3.5 Ghz (100% clock) mas está operando a (60% de carga) nesse caso esses 40% de energia sobrando são enviados para a GPU operar a 10.3 Tflops (2230 Mhz). E ambos estarão seus clocks máximos, porém provavelmente (como acontece nos PCs) só a GPU estará operando a 100% de carga.

CPU: (100% clock / 60% de carga) ou (90% de clock / 70% de carga) não fará diferença na prática
GPU: (100% clock / 100% carga)


Simples assim.

Só que a Sony mandou muito mal principalmente nos nomes das coisas, a propósito essa tecnologia é da AMD e ela mostrou no início desse ano e será usada para otimizar o desempenho de laptops, como consoles tem uma restrição grande de energia, faz todo sentido trazer essa tecnologia para eles.
 
Ultima Edição:

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Veja o que é overthrottle e thermals. Em full load, caso o projeto não seja eficiente, há problemas

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk

Caso o sistema de arrefecimento do XsX não seja eficiente ele tb terá problemas, é a vida, esperemos que ambos venham com boas soluções para acomodar suas propostas.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.359
Reações
19.938
Pontos
1.434
Só que a Sony mandou muito mal principalmente nos nomes das coisas, a propósito essa tecnologia é da AMD e ela mostrou no início desse ano e será usada para otimizar o desempenho de laptops, como consoles tem uma restrição grande de energia, faz todo sentido trazer essa tecnologia para eles.

Mas é meio que termo técnico, ele não pode simplesmente fazer neologismos porque há implicações.

No PC existe boost e overclock, está classificação é muito importante na hora de considerar garantia por exemplo, quando você coloca o botão turbo ou o que seja na sua máquina está basicamente dizendo que seu projeto suporta isso e se ser pau o problema é do fabricante, agora se for overclock, como o nome diz, o funcionamento é fora do previsto e as empresas vão tentar sair fora em caso de problema.

A diferença neste caso é que o que controla esta variação de frequência não é um sensor de temperatura, o que faz todo sentido uma vez que não podemos ter um PS4 mais potente em um país frio em relação a um quente. O controle é feito por carga de trabalho, ele entrega mais quando o game precisa de mais, ao dizer isso eles tem que entregar um sistema de arrefecimento que dissipe o calor seja lá qual ele for. Se não fizer o problema da Sony e não da galera que mexeu no clock do console.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Mas é meio que termo técnico, ele não pode simplesmente fazer neologismos porque há implicações.

No PC existe boost e overclock, está classificação é muito importante na hora de considerar garantia por exemplo, quando você coloca o botão turbo ou o que seja na sua máquina está basicamente dizendo que seu projeto suporta isso e se ser pau o problema é do fabricante, agora se for overclock, como o nome diz, o funcionamento é fora do previsto e as empresas vão tentar sair fora em caso de problema.

A diferença neste caso é que o que controla esta variação de frequência não é um sensor de temperatura, o que faz todo sentido uma vez que não podemos ter um PS4 mais potente em um país frio em relação a um quente. O controle é feito por carga de trabalho, ele entrega mais quando o game precisa de mais, ao dizer isso eles tem que entregar um sistema de arrefecimento que dissipe o calor seja lá qual ele for. Se não fizer o problema da Sony e não da galera que mexeu no clock do console.

Outra consequência do método da Microsoft é ter que enviar uma fonte de energia mais cara tb, uma vez que ele não leva em conta o contexto, deve ser uma fonte para alimentar 100% de carga da CPU e GPU em clocks máximos, mesmo que na prática isso provavelmente nunca venha a acontecer, até porque vai saber se mesmo tendo clocks travados, se ele não vai fritar com a CPU a 3.8 Ghz e a GPU a 100%, os dois ao mesmo tempo, me parece um pico teórico que nunca vai acontecer.

A Sony deve ter analisado casos de uso reais e notado que n faria sentido mandar uma fonte de 250 wats (sei lá a potência), porque na prática, o sistema nunca precisará de CPU e GPU a 100% (carga e clock) ao mesmo tempo.

Por isso estou achando que veremos aí 399 vs 499 em breve.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Analise: Os próximos consoles da geração

RAM%2Bconfiguration%2Bgraphic.jpg


Configurações de memória intercalada para a configuração de memória assimétrica do SX, um valor médio e a configuração de memória simétrica do PS5 ... Você pode ver que, em geral, o PS5 tem vantagem em produtividade pura e consistente ...

PS5%2BSSD%2B3.png" data-src="https://1.bp.blogspot.com/-a4xTJ15aR1E/XnvovJbrGVI/AAAAAAAAB-8/aH1g3t2k4pMsUO0xPHzMaF3FbdbharW3gCLcBGAsYHQ/s640/PS5%2BSSD%2B3.png" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> PS5%2BSSD%2B3.png


O SSD personalizado do Xbox ainda não foi totalmente esclarecido, mas a maioria dos dispositivos no mercado para PCIe 4.0 opera em uma interface de 8 canais ...


Em comparação, a SONY pode utilizar o equivalente a 3,2% da largura de banda de 6 chips GDDR6, em paralelo, por segundo (chips de 9 GB / 5 (2 GB) /(1.75x32 GB / s)) devido à combinação de um espaço de endereçamento intercalado e maior capacidade de RAM unificada (ou seja, todos os chips têm capacidade de 2 GB, portanto, diferentemente do SX, a interface não precisa usar mais chips [ou parte de sua largura de banda total] para armazenar a mesma quantidade de dados).

Revertendo isso para o conjunto unificado de memória, o SX pode utilizar 0,86% da largura de banda total dos pinos, enquanto o PS5 pode usar 2,01% da largura de banda total dos pinos, tudo isso coloca o SX em pouco menos da metade do desempenho teórico (proporção de 0,42) do PS5 para mover coisas do armazenamento do sistema.

Infelizmente, não sabemos o IOPS de leitura aleatória para nenhum dos console, pois esse número refletirá com mais precisão o desempenho do mundo real das unidades, mas seguindo as figuras acima, isso significa que o SX pode preencher a RAM com dados brutos (2,4 GB / s) em 6,67 segundos, enquanto o PS5 pode preencher a RAM (5,5 GB / s) em 2,9 segundos, novamente, 2,3x a taxa do SX (esta é literalmente a taxa inversa da comparação acima com os dados descomprimidos).

No entanto, essa não é a história completa. Também precisamos examinar as soluções de I/O personalizadas e outras tecnologias que os fabricantes de console colocaram no local para superar muitos gargalos e limitações em potencial:

Os recursos de descompressão e o gerenciamento de I/O de ambos os consoles são impressionantes, mas novamente, a SONY supera a Microsoft com o equivalente de 10 a 11 núcleos de CPU Zen 2 a 5 núcleo sem puro poder de descompressão. Essa otimização da SONY realmente tira toda a pressão da CPU, permitindo que ela seja quase totalmente focada no programa do jogo e nas funções do sistema operacional. Isso significa que o PS5 pode mover dados compactados de até 5,5 GB / s do SSD e o chip de descompactação pode descompactar até 22 GB / s desses dados compactados de 5,5 GB, dependendo da compressibilidade dos dados brutos subjacentes (com 9 GB como um valor limite inferior).

16GB%2Bfill%2Brate.PNG


Embora o SFS não ajude no carregamento de dados do SSD, ele ajudará no gerenciamento de dados na RAM, potencialmente permitindo o recarregamento menos frequente dos dados na RAM - o que aumentará a eficiência do sistema, em geral - algo que é impossível medir até o momento - especialmente porque o PS5 também terá sistemas para gerenciar os dados de maneira mais inteligente.

Essa capacidade, combinada com o acesso consistente a toda a memória do sistema, permite que o PS5 tenha um design de nível mais detalhado na forma de geometria, modelos e malhas. Foi dito por Alexander Battaglia que esse aumento de velocidade não levará a mundos abertos mais detalhados, porque a maioria dos mundos abertos se baseia em variações obtidas por métodos procedimentais. No entanto, na minha opinião, isso não é totalmente verdadeiro ou preciso.

A maioria dos jogos de mundo aberto utiliza conteúdo processual sobre geometria estática e malhas. Pense em Assassin's Creed Odyssey / Origins, Batman Arkham City / Origins / Knight , Red Dead Redemption 2 , GTA 5 ou Subnautica . Todos eles são mundos abertos, todas as suas "variações" são pequenos aspectos extraídos de uma obra de arte pré-fabricada padrão - seja apenas uma troca de paleta ou composição de modelo. O único jogo de mundo aberto que é fortemente gerado processualmente em que consigo pensar é No Man's Sky . Mesmo jogos como Factorio ou Satisfactory não seguem o caminho de No Man's Sky ...

Na maioria dos jogos, a geração procedural ainda é uma grande minoria da geração de conteúdo. Os desenhos de textura e geometria são a grande maioria dos dados exigidos do disco. Mesmo em jogos como o No Man's Sky, existem malhas que são compostas ou até mesmo inteiramente desenhadas a partir do disco.

SX_game%2Bsuspend.PNG


(Aqui, tentei estimar o uso de RAM de cada jogo com base no tempo necessário para trocar o conteúdo da RAM e, portanto, a sessão do jogo. Podemos ver que o State of Decay 2 tem alguns problemas de sobrecarga - talvez não esteja totalmente otimizado para este cenário ... este é um modelo simples e não é preciso para o conteúdo real da RAM do sistema, já que estou apenas dividindo por 2, mas isso nos dá uma observe os possíveis gargalos no sistema de E / S do SX.)

Hardware de áudio

Na minha opinião, o "pixel" está bem e verdadeiramente morto. A maioria dos jogadores de PC no mundo joga na resolução 1080p. A maioria das TVs nas casas das pessoas é 720-1080p. 4K é uma minoria vasta - sim, é claro que está ganhando terreno à medida que as pessoas substituem suas telas, mas o ponto é que a maioria das pessoas está feliz com sua configuração atual e não vê o bônus adicional de atualizar desnecessariamente a resolução ou o tamanho da configuração da tela .

Infelizmente, a Microsoft empurrou seus recursos de áudio muito menos do que a SONY - presumo que não era um grande foco do console; eles decidiram se concentrar em traçado de raios, taxa de transferência gráfica, taxa de atualização variável, modo de baixa latência automática e HDR. Se você não usar o poder de rasterização adicional ao definir uma resolução mais alta, ao invés de optar por otimizações que permitem renderizar em resoluções mais baixas e aumentar a escala, por que se preocupar em modelar o console em torno desse poder de processamento?

Em comparação, a SONY nem mesmo nomeou a saída HDR, como a Microsoft, com áudio 3D.

O que sabemos sobre a solução de áudio do SX é que é um bloco de hardware de áudio personalizado que gera sinais compatíveis nos codecs Dolby Atmos, DTS: X e Windows Sonic. Esse hardware manipulará a propagação e difração de ondas, mas não o vinculou oficialmente (até onde posso encontrar) ao mecanismo de rastreamento de raios na GPU.

A SONY, por outro lado, foi all-in em sua implementação de áudio. Eu havia especulado anteriormente que a solução de áudio poderia se basear no TrueAudioNext da AMD e em seus núcleos de CU da GPU. Pensando nisso, presumi que os projetistas de console forneceriam um subconjunto de sua contagem total de CUs na GPU para essa função. Em vez disso, a SONY modificou as unidades de CU's do design da AMD para torná-los mais parecidos com as SPUs da arquitetura Cell do PS3 (sem cache SRAM, acesso direto aos dados do controlador DMA através da CPU / GPU e voltando novamente à memória do sistema). Não sabemos quantas CUs alteradas estão presentes nesse mecanismo Tempest, mas a SONY disse que a energia computacional do SIMD é equivalente a todo o CPU Jaguar de 8 núcleos que estava no PS4.

Essencialmente, a SONY decidiu reduzir a quantidade de CUs de pleno direito disponíveis para a GPU, a fim de fornecer esta solução de áudio. Isso também significa que o processamento de som do PS5 consumirá menos energia da CPU do sistema em comparação com o SX - o que, novamente, conta contra o SX em termos de recursos disponíveis para a execução de jogos.

PS5%2Braytracing%2B1.png" data-src="https://1.bp.blogspot.com/-uyEcp76wWmw/Xn9yjG6d2cI/AAAAAAAACAg/obPs94wecnwsVquQeB4DOtSOdKU_rgW5gCLcBGAsYHQ/s1600/PS5%2Braytracing%2B1.png" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> PS5%2Braytracing%2B1.png


(A implementação do RT da SONY pode se espalhar por muitos sistemas diferentes ... )

Conclusão

Os números são claros - o PS5 possui largura de banda e silício de I/O para otimizar a transferência de dados entre todos os vários elementos de computação e armazenamento, enquanto o SX tem algumas implementações subótimas combinadas com mecanismos de previsão realmente inteligentes, mas estes, de acordo com o que foi anunciado pela Microsoft, tem um desempenho abaixo das especificações do PS5. Certamente, a GPU pode ser muito maior no SX, mas o próprio sistema não pode fornecer tantos dados para que essa computação ocorra.

Sim, o PS5 tem uma GPU mais estreita, mas o sistema que suporta essa GPU é muito mais forte e mais alinhado com o que a GPU espera que lhe seja entregue.

Além disso, a solução de áudio no PS5 também alivia a sobrecarga de processamento da CPU, permitindo que ele se concentre no executável do jogo. Tenho certeza de que o SX tem maneiras de descarregar o processamento de áudio para seu próprio hardware personalizado, mas duvido seriamente que ele tenha a) a mesma latência dessa solução, b) recursos iguais ou c) a capacidade de ser alterado por meio de atualizações de código posteriormente.

Por outro lado, o SX tem a GPU maior e mais ampla, mas, considerando todas as soluções técnicas que estão sendo implementadas para renderizar jogos com uma resolução menor do que a resolução final de saída e fazer com que pareçam tão boas, pressionar mais pixels realmente importa?


Completo aqui: http://hole-in-my-head.blogspot.com/2020/03/analyse-this-next-gen-consoles-part-9.html

Eita, quase deixei essa explicação passar. Muito boa.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo