O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Tentando estipular com precisão o preço do PS5

1- na teoria a sony pode por o preço que ela quiser, na prática não é assim que as coisas funcionam
2- historicamente o preço tem sido muito importante para o console dominante, que em geral pode chegar depois e pode ser mais caro que por ser dominante ainda terá sucesso
3- porém o ps3 mostrou que se o preço for mal estipulado e a concorrência agir com velocidade e preço baixo ela pode pescar parte da base, então hoje é desaconselhável
4- o que interfere no preço são as chamadas tecnologia novas, na época dos console de cd aquilo representava o encarecimento frente ao que se tinha anteriormente, na mudança para o dvd novamente um aumento no custo e em seguida no blu ray
5- entender como o hardware foi projetado e sua influencia no preço, questões como barramento, quantidade e tipo de memórias são bastantes relevante
6- Também é necessário estipular o custo agregado aos materiais, ao acabamento e aos acessórios.
7- Também é preciso observar a estrutura de preços, por exemplo o PS4 pro ainda é oficialmente 399

Vamos lá

A) Dado que o ps4 pro ainda é 399, vou observar o todo, o xbox one X chegou a custar 299, entendo que foi para queimar o estoque MAS vou aceitar como válida a tese caixista de que foi para abrir espaço para o Xbox serie X e para o lokhart,

- se as considerações acima em A forem verdades, então é impossível o PS5 custar , menos de 399, o que joga por terra o rumor fake, presente nessa pag de o PS5 a 349.

B) A sony não manterá o PS4 Pro a 399 mas também não vai descontinuar o aparelho, dado que historicamente os consoles da sony continuam no minimo 1 ano em fabricação após a chegada do novo aparelho. é natural que ela o derrube de preço, mas para quanto ?

- não importa, a ideia aqui é precisar o preço do PS5

C) Dado que o PS5 não será menos de 399, restar observar o fator Digital Edition e Disk Edition, evidentemente, se existe uma versão digital only, presume-se que ela será mais barata, então nós temos a seguinte escala 399 => ps5 DE => PS5

- mas isso ainda não assegura o preço do PS5

D) a observação indireta das specs ajuda no processo, em geral um console custa o que seu poder permite custar, fazendo todo um calculo indireto, nessa situação temos uma preço que extrapola a barreira dos dos 399 portando subimos para os 499 => ps5 DE=> ps5

E) dado que 599 vulgo 600 é um preço overkill, a sony tem trauma desse preço e a liderança Sony já declarou que o PS5 teria um preço agradável aos jogadores

- Então temos o intervalo acima de 499/vulgo 500 e abaixo de 599/vulgo 600

F) Eu assumo portanto que o preço do PS5 tem por limiar menor 499 e portanto esse é o preço mais racional para o PS5 Digital Edition e 549 (ou qualquer outro numero quebrado acima disso e abaixo de 600) seja o preço do PS5.

G) relação entre PS4 Pro e PS5, 399 e 499 respectivamente com 100 de diferença, é muito pouco para que isso permaneça, portanto junto com o anuncio do PS5 será anunciado também, um corte de preço para 349 (ou algum preço abaixo de 350) no PS4 Pro.

Onde entra o xbox

Dado a ficha técnica é presumível que o xbox custe mais, portanto não poderia ser vendido por menos de 549, porém não é assim que o mercado funciona, seu preço tende a ser o mesmo ou menor que o do ps5 digital, acho que a ms está num dilema quanto ao preço (se eles forem inteligentes) não adianta só preço baixo, a marca agora ta muito restrita aos caixistas, força um preço baixo significa perder dinheiro não forçar o preço significa encalhar.

O lokhart caso exista e de certa forma precisa existir é o menos pior dos casos, ele já entrar em campo matando o serie X que comercialmente mas manteria a divisão xbox funcionando por mais tempo.

Em relação ao xbox resta aguardar a confirmação ou não do lokhart, o ps5 as cartas já estão na mesa.

O problema da tua análise é que:

Consoles em início de geração são subsidiados e dão prejuízo na venda do hardware, no final da geração não são subsidiados e dão lucro na venda do hardware.

O PS4 pro hoje vale na venda, bem mais do que custa pra produzir, ou seja, ele dá lucro e tem boa gordura para cortar preços.

Então levando em conta o lucro do aparelho antigo e o fatídico subsídio do console novo, você teria valores diferentes do que você calculou, imagino eu, uns 50 dólares a menos nos teus valores....
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.796
Reações
39.343
Pontos
1.094
Eu só sei que o Playstation 5 vai estar desfilando assim nas lojas durante o lançamento:



O produto está tão cobiçado que eu não duvido que vai acabar rolando um preço acima de $500 no lançamento... Vão falar que foi por causa da pandemia ou coisa assim. Também pode fazer uma edição especial de lançamento, para justificar o valor um pouco mais alto.

Acho que só os entusiastas vão conseguir ter acesso no lançamento, espero que eu esteja errado.
Acho que o preço de $400 (Digital) e $450 (Disco) seria o ideal para a estratégia de rápida migração das pessoas.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.532
Reações
43.784
Pontos
1.499
o console tem um preço, ela não vai dar ps5 pra ninguém, quem achar ruim que compre o xbox ou não compre, tenho quase ctz que esse é o pensamento interno lá.
Essa foi exatamente a lógica do PS3 e a Sony tomou lindamente no cu. Hoje em dia distribuição digital e outros serviços como Plus e PS Now geram muita grana pra empresa. Pensar só no custo do console e ponto seria uma cagada homérica.

Até porque, PS5 DE custando 500 dólares colocaria a versão normal NO MÍNIMO em 550, bem próxima do valor amaldiçoado do PS3. Gosto de pensar que a Sony não será maluca assim.
 


traffoht

Bam-bam-bam
Mensagens
256
Reações
263
Pontos
494
Pensar no valor do ps3 em comparação aos valores atuais desconsiderando inflação é pura loucura. Não estamos mais em 2007 onde o smartphone mais caro custava 500 dólares.

Querem um produto de qualidade custando mixaria. Eu acho normal um console hoje custando 600 dólares, poderia custar até mais pelo que entrega.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.568
Reações
38.822
Pontos
2.069
Vejo duas opções para os preços do PS5.

449 e 499 dólares.

ou

499 e 549 dólares.

Menos que isso, ou mais que isso, duvido.


PS3 teve um valor inflado por vários motivos. Desde CELL, algo caro e com produção limitada, chip de PS2 embarcado no console, leitor de cartões de memória, etc... Isso não se repetirá.
Mas também o PS5 eu vejo como uma evolução considerável do PS4, inclusive pelo SSD, que é um componente caro. Então 399 não acho possível.
 

MalleoBH

Lenda da internet
Mensagens
33.546
Reações
59.970
Pontos
1.724
Não acredito na Sony errando o preço. Mas também não acredito em console barato.

Acredito que o máximo que farão será:
DE: U$399 (se ele não tiver armazenamento maior)
Com drive: U$499
 

Leonis Semog

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.114
Reações
6.449
Pontos
1.049
Resumindo os preços todo mundo sabe que será algo entre $299 e $599. O pior cenário é mesmo o PS5 DE por $499 e o PS5 por $549 ou $599. Espero que não seja assim.

Minha torcida é para pelo menos PS5 DE $399 e PS5 $499. Seriam números interessantes. Se for $449 e $499 eu pego o PS5 mesmo. Agora se o PS5 DE for $399 e o outro for $499 vou acabar pegando o Digital Edition. Esses $100 de diferença aqui no Brasil deve refletir no mínimo em R$500/600 de desconto. Talvez até mais.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.743
Reações
5.448
Pontos
1.219
Engraçado que eu confio mto nas declarações do Mark Cerny. Por ser um cara mais técnico e mto inteligente, levo mto em consideração o que ele divulga.

Ele mesmo na apresentação do Ps5, comentou que o preço da unidade seria atrativa para os consumidores.

Sei que ele não é a pessoa que definiria o preço final dentro da Sony, mas confio nessa declaração.

O valor de 500 dólares já está completamente aceitável na mente do povo. Deixou de ser um susto e se tornou um consenso no boca a boca. Não acredito em nada abaixo disso.

470 dólares a versão digital
500 dólares a versão com drive.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.009
Reações
9.386
Pontos
1.519
Espero que não venha no valor absurdo a versão normal, pois quero me desfazer do PS4 e tenho pelo menos uns 25 Jogos aqui. Agora se for de chutar o pau da Baraca, vou ter que ir na Digital e ficar com o Ps4 guardado. :facepalm
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.743
Reações
5.448
Pontos
1.219
Espero que não venha no valor absurdo a versão normal, pois quero me desfazer do PS4 e tenho pelo menos uns 25 Jogos aqui. Agora se for de chutar o pau da Baraca, vou ter que ir na Digital e ficar com o Ps4 guardado. :facepalm

Mas talvez, se esses games algum dia se registraram na sua conta PSN, vc nem precise mais dos discos pra jogar. O sistema fará o download dos jogos de PS4 previamente já jogados por vc.

Não há info oficial ainda, mas aposto mto nisso. Eles querem que vc migre o mais rápido possível.
 

tharjr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
587
Reações
622
Pontos
1.049
Estou bem longe de ser um especialista no assunto, mas acho que uma diferença de U$50,00 entre a versão digital e com disco seria um tiro no pé para a Sony. Isso pq por U$50,00 a mais, muita gente deixaria de comprar a versão digital para comprar a versão com disco. Essa diferença pode ser grande para nós, brasileiros, mas é pequena para os EUA, Japão, Europa e outros países onde a renda média das pessoas é bem maior.

Nesse caso, essa diferença faria com que todo o custo de um projeto sem disco e a montagem de toda uma linha de produção dedicada para esse modelo, não seria recuperado.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Preview deletado de WRC 9 menciona funcionalidade do PlayStation 5

O arquiteto de sistema Mark Cerny mencionou no passado brevemente um recurso que permite carregar partes importantes dos jogos diretamente da interface do PS5, e agora temos algo que compartilha mais detalhes sobre isso, além do nome: “Activities” (Atividades).

O artigo apareceu pela primeira vez no site Gamereactor que era um preview de WRC 9. Foi rapidamente tirado do ar, mas não antes de ser arquivado para a posteridade. De acordo com o site, o recurso permitirá que você carregue modos de jogo individuais, como pular diretamente para uma corrida no WRC9 e ignorar completamente os menus.

Cerny já havia explicado esse recurso em uma entrevista ao site Wired, mas não havia compartilhado detalhes específicos.

“Mesmo que seja bastante rápido para iniciar jogos, não queremos que o jogador tenha que iniciar o jogo, ver o que está acontecendo, iniciar o jogo, ver o que está acontecendo”, disse Cerny. “Os servidores de jogos com vários jogadores fornecerão ao console o conjunto de atividades que podem ser participadas em tempo real. Os jogos para um jogador fornecerão informações como quais missões você pode fazer e quais recompensas você pode receber por concluí-las – e todas essas opções serão visíveis na interface do usuário. Como jogador, você pula direto para o que quiser”.

Embora o artigo forneça um nome, ele foi tirado do ar e a Sony não deu nenhuma palavra oficial sobre “Atividades”.

Fonte: https://psxbrasil.com.br/preview-deletado-de-wrc-9-revela-funcionalidade-do-playstation-5/
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Eu só sei que o Playstation 5 vai estar desfilando assim nas lojas durante o lançamento:



O produto está tão cobiçado que eu não duvido que vai acabar rolando um preço acima de $500 no lançamento... Vão falar que foi por causa da pandemia ou coisa assim. Também pode fazer uma edição especial de lançamento, para justificar o valor um pouco mais alto.

Acho que só os entusiastas vão conseguir ter acesso no lançamento, espero que eu esteja errado.
Acho que o preço de $400 (Digital) e $450 (Disco) seria o ideal para a estratégia de rápida migração das pessoas.

Sendo realista acho que fica nos:

450 dólares sem disco
500 dólares com disco

A Sony ganha mais dinheiro com $100 de diferença do digital para o normal do que com $50, converte alguém para o digital vale bem mais que $50 para a Sony.

Cada console digital por ai é um console que nunca vai rodar jogos usados e só vai conseguir ser usado jogos com jogos comprados na loja da Sony ou incluídos nos serviços dela.
 

fgameiro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.659
Reações
7.533
Pontos
703
Sendo realista acho que fica nos:

450 dólares sem disco
500 dólares com disco
Acho que a lógica é essa mesmo, porém fico esperançoso pelo preço de 399 na digital. Não pq tirar o drive de disco seja -$100 no custo, e sim pq a margem pro subsídio é maior.
Rezando aqui pra ser isso kkk
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Estou bem longe de ser um especialista no assunto, mas acho que uma diferença de U$50,00 entre a versão digital e com disco seria um tiro no pé para a Sony. Isso pq por U$50,00 a mais, muita gente deixaria de comprar a versão digital para comprar a versão com disco. Essa diferença pode ser grande para nós, brasileiros, mas é pequena para os EUA, Japão, Europa e outros países onde a renda média das pessoas é bem maior.

Nesse caso, essa diferença faria com que todo o custo de um projeto sem disco e a montagem de toda uma linha de produção dedicada para esse modelo, não seria recuperado.

nem só isso, mas o retorno a longo prazo... Quem compra a edição digital comprará obviamente apenas jogos digitais que dão bem mais retorno pra sony (já que vc é obrigado a comprar na loja dela). Então isso propicia um maior subsidio inicial.
Acho que a diferença entre as versões será de $100

Meu chute seria para PS5DE $400, PS5ME $500
 
Ultima Edição:

Trig0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.645
Reações
10.378
Pontos
503
Sony deveria fazer igual a apresentação de preço do PS1.

Sobe no palco e fala:

PS5 Standart - $399
PS5 Digital - $299

Meu sonho, hahaha.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

tharjr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
587
Reações
622
Pontos
1.049
nem só isso, mas o retorno a longo prazo... Quem compra a edição digital comprará obviamente apenas jogos digitais que dão bem mais retorno da sony (já que vc é obrigado a comprar na loja dela). Então isso propicia um maior subsidio inicial.
Acho que a diferença entre as versões será de $100

Meu chute seria para PS5DE $400, PS5ME $500


Vdd. Não tinha pensado nisso
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Sony deveria fazer igual a apresentação de preço do PS1.

Sobe no palco e fala:

PS5 Standart - $399
PS5 Digital - $299

Meu sonho, hahaha.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Ela tem que encontrar o preço que da pra vender 10m de console até o começo do ano que vem (que é o que ela vai conseguir fabricar), sem se queimar frente aos jogadores e sem abrir espaço para a MS usar isso contra ela(se ficar caro demais o Lockhart pode ficar atrativo). Dependendo de como vai ser a proporção de DE para console com disco ela tem que balancear a diferença de forma a vender bem na proporção que ela esta fabricando tmb.

Chega um ponto em que se ela corta o preço ela só perde dinheiro pois não resulta em mais unidades vendidas se esta esgotado. Nada impede ela de cortar o preço ou fazer uns bundles mais pra frente quando a demanda baixar.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.513
Reações
4.670
Pontos
1.319
Essa foi exatamente a lógica do PS3 e a Sony tomou lindamente no cu. Hoje em dia distribuição digital e outros serviços como Plus e PS Now geram muita grana pra empresa. Pensar só no custo do console e ponto seria uma cagada homérica.

Até porque, PS5 DE custando 500 dólares colocaria a versão normal NO MÍNIMO em 550, bem próxima do valor amaldiçoado do PS3. Gosto de pensar que a Sony não será maluca assim.


550 ta longe de 600 dolars dem 2007

porem existia a versao 20 GB de 500 dolares tb

MENOS que 500 dolares com disco, IMPOSSIVEL

é demencia
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949


A PlayStation Espanha e a Sony Espanha anunciaram hoje um novo selo que surgirá nas televisões BRAVIA da Sony, capazes de tirar o máximo proveito das capacidades da PlayStation 5.

Se queres desfrutar da melhor qualidade de imagem, as televisões BRAVIA que exibem oficialmente o novo selo "Ready for PlayStation 5", criado em colaboração com a Sony Interactive Entertainment, serão a forma perfeita de o fazer, diz a Sony.

Estas TVs "Ready for PlayStation 5" incluem modelos como XH90 4K HDR Full Array LED e ZH8 8K HDR Full Array LED capazes de mostrar jogos com resoluções até 4K e a 120fps, com uma latência de apenas 7,2 ms.

A Sony destaca ainda a ZH8 pela sua capacidade em mostrar imagens em resoluções até 8K, sendo capaz de correr jogos a 4K e a 120fps, especificações essas que variam de acordo com o jogo PS5.

As televisões BRAVIA com o selo "Ready for PlayStation 5" incluem o BRAVIA Game Mode que permite, entre outras coisas, activar em simultâneo a consola e a TV ao ligar o DualSense ou controlar a PS5 com o comando da TV.

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/2020-07-29-sony-revela-tvs-bravia-ready-for-playstation-5
 

11456

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.691
Reações
11.079
Pontos
1.034
Não acredito na diferença de apenas 50 dólares da versão digital para a versão com disco ! O mercado de jogos usado e enorme duvido que milhões de pessoas deixariam de comprar games usados para ficar preso em mídia digital só pra economizar 50 dolares no preço do console !! Esse 50 dólares a mais que ele pagar na versão com disco ele já recupera comprando 2 jogos usados

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Director de Hitman 3 diz que a PS5 inspirou um salto tecnológico

Hitman 3 foi um dos jogos apresentados pela Sony no seu evento dedicado à PlayStation 5 e a IO Interactive foi questionada sobre o que pensa das capacidades da próxima consola da Sony.
Mattias Engström, director criativo na IO Interactive, foi questionado pela PlayStation Official Magazine (obrigado Wccftech) sobre como é trabalhar na PS5 e de que formas as suas capacidades permitem melhorar a experiência Hitman. A sua resposta está repleta de elogios à consola.
"Hitman 3 marcará mais um grande passo em frente para a nossa tecnologia, inspirada e movida pelas capacidades da PS5," diz Mattias.
"É um jogo extraordinariamente complexo, com múltiplos sistemas a correr ao mesmo tempo que se apoiam constantemente, por isso, ter mais poder para usar dá-nos mais opções e deixa-nos fazer muito mais."
Segundo diz, Hitman foca-se nas experiências que tentas fazer nos ambientes abertos, para que possas encontrar um caminho e uma estratégia, sendo recomendado gravar e carregar dados constantemente, para corrigir erros. A PS5 terá uma funcionalidade que ajudará nisso.
"Os tempos de loading incrivelmente rápidos que estamos a ver na Ps5 torna-a na casa perfeita para a trilogia Hitman, encorajando experimentar mais do que nunca."
Mattias disse ainda que os locais escolhidos para Hitman 3 serão fascinantes e altamente memoráveis devido ao trabalho dos artistas que estão a trabalhar na iluminação e cenários, prometendo ainda tecnologias que vão torná-lo num jogo visualmente impressionante, especialmente na iluminação.
"Especificamente, reflexos screen-space que são levados ao limite em Hitman 3. Estas melhorias serão adicionadas à trilogia. No outro dia, o Dag, um dos nossos artistas de tecnologia, mostrou-me imagens do antes e depois do nível em Paris e a diferença na qualidade foi surpreendente."

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/2...3-diz-que-a-ps5-inspirou-um-salto-tecnologico
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
Eu acho impossível o PS5 custar menos de U$400,00 , mesmo com subsídio, os vgs estão vindo com hardware de ponta nessa gen, não tem como, vemos celulares de ponta na casa dos 1000 dólares.

Se o PS5 digital for U$499,00 e o PS5 Full for U$599,00 eu não vou estranhar não, e nesses preços já devem ser com subsídio.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
[Óbvio NEWS] AMD já começou a fabricar chips da PS5 e Xbox Series X

O processo de lançar novas consolas para o mercado não é simples quanto parece. Tanto a Sony como a Microsoft estão dependentes de várias companhias terceiras que fabricam os componentes das consolas e, num período tão mercado pela COVID-19, havia receios que o confinamento e quarentenas poderiam atrasar e /ou limitar a produção da PlayStation 5 e Xbox Series X.

A julgar pelo que foi dito por Lisa Lu, CEO da AMD (via The Verge), na apresentação dos resultados fiscais da empresa para o segundo trimestre de 2020, não hã razão para temer atrasos. Na chamada com os investidores Lisa Lu referiu que a produção dos chips para a PlayStation 5 e Xbox Series X já começou. Ambas as consolas têm lançamento previsto para o Natal de 2020 - faltam cerca de 4 meses, portanto.

Os novos processadores 7nm da AMD, baseados na arquitectura Zen 3, também já estão a ser fabricados, bem como as gráficas RDNA 2. No geral, o segundo trimestre foi bastante positivo para a AMD, registando um crescimento de 45% nas receitas de ano para ano - $1.37 mil milhões. O balanço foi sobretudo graças às vendas fortes dos processadores da linha Ryzen.

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/2020-07-29-amd-ja-comecou-a-fabricar-chips-da-ps5-e-xbox-series-x
 

Shinigami Slash

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.039
Reações
17.743
Pontos
1.094
É tudo uma questão de comparação.
As pessoas acham caro ou barato quando comparam.
Se o Xbox Series X for $499, o marketing do poder pesa um pouco a favor do X.
Se montar um PC com $499 for uma máquina aceitável, também pesa.

No fim das contas, eu acho que vai ser:

$399 - versão digital
$449 - versão com disco.

Ninguém se importa o PC que dá pra montar com custo de um console, só entusiasta, e bota entusiasta nisso

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Slow in Snow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.452
Reações
13.729
Pontos
503
Eu acho impossível o PS5 custar menos de U$400,00 , mesmo com subsídio, os vgs estão vindo com hardware de ponta nessa gen, não tem como, vemos celulares de ponta na casa dos 1000 dólares.

Se o PS5 digital for U$499,00 e o PS5 Full for U$599,00 eu não vou estranhar não, e nesses preços já devem ser com subsídio.

Também acho isso. Infelizmente será uma nova geração muito cara, ainda mais para nós huezileiros.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo