Sobre o leak do GitHub, IMO é autêntico, mas mostra apenas parte da história, não se sabe o contexto, não se sabe por exemplo a velocidade da CPU, velocidade e tipo de memórias, se tiver que arriscar um palpite, vou nas hipóteses que alguns estão levantando de que o Oberon testado ali estava apenas com dois clusters de 18 CU´s ativados com o propósito de testar retrocompatibilidade com o PS4 e o terceiro cluster de 18 CU´s não estava ativo nesses testes. Outro detalhe é que já foram três codinomes, Ariel, Flute e Oberon, se não me engano um deles teve redução no cache L3 de uma revisão para outra, o que mostra que o silício foi modificado em ao menos uma ocasião, não são apenas revisões visando eliminar bugs e ajustar código, para isso existem os step´s (A0, B0, C0... E0 etc...). 36 CU´s são 20 WGP´s=40 CU´s com 2 WGP´s desligados, 1 WGP=2 CU´s, com mais 10 WGPs desligando 2 WGP´s, cria-se um modo "Triple Butterfly".
Outro detalhe é que em nenhum dos testes aparecem referências a RT, são testes de regressão para validar compatibilidade dos clock´s do PS4/Pro, mesmo a referência a "Full Chip" com o clock em 2GHz é ambígua pois pode se referir ao pico máximo de clock efetivo sustentado talvez visando um modo de boost acima do que é visto no PS4 Pro, e não necessariamente indicar que "Full Chip" se refere apenas aos números de CU´s. Se são testes de regressão, pq então testar 36 CU´s em 2GHz em um modo de regressão?
Algumas pessoas não parecem entender que o aproach do Cerny com relação a retro segue uma proposta diferente da que a Mic escolheu para o Xbox, no caso da Sony, a direção é mais focada na compatibilidade do HW, no caso da Mic o foco é na abstração do HW. No caso do PS4 Pro por exemplo, temos 36 CU´s, no modo de compatibilidade com o PS4 sem patchs, o sistema desliga metade dos CU´s para mimetizar o setup do PS4 com a opção de usar o aumento de clock na CPU para o modo boost.
O uso completo dos 36 CU´s em 911MHz fica para os jogos que recebem patchs ou são programados desde o princípio com suporte aos 36 CU´s, os 2GH´z poderiam ser um terceiro tier que abriria uma outra opção de melhorias de desempenho para os jogos de PS4 sem implicar em quebrar o código produzido para o PS4 Pro, dessa forma, as dev´s que tivessem interesse, poderiam criar um patch com um perfil adicional de compatibilidade que tire proveito das capacidades desses novos 36 CU´s em 2GHz para aumentar resolução, framerate e IQ e para os jogos nativos de
PS5, o terceiro banco de CU´s seria ligado e os clock´s seriam reduzidos para equalizar as necessidades de TDP. Não há motivos para não acreditar que a Sony tenha o desejo de melhorar o desempenho dos jogos de PS4 em cima do que já foi melhorado no PS4 Pro, vc já tá trabalhando pra fazer a porra toda funcionar na nova GPU, se essa nova GPU atinge clock´s maiores, cria um terceiro tier pois a maior parte da treta já foi feita pra fazer o código do PS4 e do PS4 Pro funcionar ali.
Claro que são suposições, mas é plausível imaginar esse cenário pois o próprio PS4 Pro é um exemplo dessa metodologia, outra hipótese tb é de que o Oberon nada mais seja do que um placeholder apenas com os 36 CU´s pois a AMD ainda não estava preparada para implementar um die maior, a Sony precisava testar a retro e fornecer ao menos alguma coisa para os devs terem com o que trabalhar nos primeiros devkits, e o chip final foi ou está em vias de ter o tapeout.
Desempenho teórico próximo ao nível de uma RTX 2080 que é o que o Jason Schreier alegou e tb o que vimos naqueles Bench´s vazados, mesmo com todos os tipos de customizações imagináveis, uma RX 5700 não é o suficiente para igualar, pode mandar os clock´s pra 2.1GHz e não seria suficiente.