Eu realmente estou muito curioso para testá-lo, só estou escutando elogios.
Agora resta saber se os desenvolvedores third party vão aproveitar o recurso.
Acho que a Sony tem uma carta na manga caso isso não aconteça, se os jogos multiplataformas passarem a não usar tanto o haptic feedback é só liberar um patch no PC liberando o seu uso na plataforma, ai já seria 2 x 1.
Mesmo sem ter testado espero que vire algo padrão daqui pra frente, já fico pensando as formas incríveis de fazer uso dele em jogos de survival-horror por exemplo, imagina um jogo como o Eternal Darkness do Game Cube que tinha um sistema de sanidade que ficava zoando com o jogador, mas agora usando o controle pra isso.
Suporte third por enquanto é 100%. Parece ser muito fácil de implementar, a Sony deve ter deixado rotinas pré-prontas, talvez pacotes de efeitos, e deve fornecer tutoria para tal. É de interesse dela que as thirds usem esse recurso, ela conta com isso como motivo de escolha pra multiplataformas, em quem terá
PS5 e XBox, já que graficamente as diferenças serão pequenas.
Acho que “viralizou”, pessoal da imprensa e jogadores mundo afora bastante satisfeitos com o joystick, suponho que as thirds irão muito a fundo nisso, to the point of no return, porque está chamando bastante atenção.
Pessoal da Codemasters em Dirt 5, por exemplo, a fanbase da série e os users de fóruns oficiais sobre o game elogiaram bastante a implementação, citam isso como ponto de baliza pra versão
PS5, mesmo os gráficos e o framerate estando melhores no console da Sony, a versão PlayStation chama a atenção pelo suporte ao Dual Sense
Call of Duty, teve video da Gamespot chamando de “revolucionário” para o gênero, Watch Dogs Legion e Assassin’s Creed eu não vi se tem, mas Immortal Phoenix Rising já foi confirmado
O que eu espero para o Dual Sense é nada menos que adoção em massa por thirds, duma tal maneira a transformar os features do controle em “padrão”, ao ponto de outros joysticks se sentirem “obrigados” a incluir features semelhantes, dentro do prazo de 3 anos
Tudo leva a crer que será assim, parece-me provável.
Sobre Eternal Darkness, eu fico pensando o que o Kojima não conseguiria fazer com esse joystick + a UI. Enxergo ele criando Cards com dicas falsas, por exemplo, ou mesclando o Audio 3D, ao touch, a acelerômetro, aos gatilhos e Haptics, pra trolar geral ou pra quebrar a quarta barreira