O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


PLAYSTATION 5

Status
Não está aberto para novas respostas.

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Sony querendo dominar o segmento de jogos story driven (não pew, pew, pew) no PC. Provavelmente vai rodar bem leve, afinal é um game de PS4.

Todos os jogos da Sony vão sair no PC, já tinha avisado, a janela vai só encurtar. Só espero que não afete negativamente a qualidade dos jogos.

Ficar sem concorrente da nisso, a Sony agora pode se dar ao luxo de tentar adentrar outros mercados.
 

Charlinger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.801
Reações
2.553
Pontos
453
Todos os jogos da Sony vão sair no PC, já tinha avisado, a janela vai só encurtar. Só espero que não afete negativamente a qualidade dos jogos.

Ficar sem concorrente da nisso, a Sony agora pode se dar ao luxo de tentar adentrar outros mercados.
Pelo contrário, vendendo para uma nova plataforma é mais dinheiro que entra, logo mais investimento para jogos.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Pelo contrário, vendendo para uma nova plataforma é mais dinheiro que entra, logo mais investimento para jogos.
Mas vendendo no PC é mais incentivo para F2P/GaaS, vai ver quais os jogos da MS fazem sucesso no PC, são os desses tipo. Os jogos da Sony, ao menos os principais, não tem cara de jogo de PC.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Todos os jogos da Sony vão sair no PC, já tinha avisado, a janela vai só encurtar. Só espero que não afete negativamente a qualidade dos jogos.

Ficar sem concorrente da nisso, a Sony agora pode se dar ao luxo de tentar adentrar outros mercados.

Principalmente com o PS5, ter que fazer exclusivos pensando em SSDs de 500 MBs...

Espero que mantenham aí uma janela de uns 2 anos pelo menos. Talvez games com foco em multi comecem a ficar simultâneos. MAs se a grana que entrar começar a ser pesada vão sair juntos mesmo.

Ao menos a Sony parece ter uma estrutura bem madura, com times paralelos de suporte às equipes criativas.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Principalmente com o PS5, ter que fazer exclusivos pensando em SSDs de 500 MBs...

Espero que mantenham aí uma janela de uns 2 anos pelo menos. Talvez games com foco em multi comecem a ficar simultâneos. MAs se a grana que entrar começar a ser pesada vão sair juntos mesmo.

Ao menos a Sony parece ter uma estrutura bem madura, com times paralelos de suporte às equipes criativas.
Para mim podia ser até day 1, desde que a Sony não colocasse os estúdios dela para fazer F2P e GaaS. Outra coisa legal seria uma loja no PC com crossbuy, troféus, suporte para o Dual Sense, suporte para PSVR, se vai fazer que faça direito.

A Sony poderia parar com os open worlds também, para virar uma Ubisoft da vida não custa nada, tem que se diferenciar. Eu quero mais jogos tipo Bloodborne, God of War e TLoU do que Horizon e Days Gone. Espero que além de Horizon, só Spider-man 2 e GoT 2 sejam open world.

Acho que a Sony pode ter os F2P/GaaS dela e tal, mas que faça isso com recursos adicionais e não ocupando espaço que seria de outros jogos.
 
Ultima Edição:


XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Para mim podia ser até day 1, desde que a Sony não colocasse os estúdios dela para fazer F2P e GaaS.

A Sony poderia parar com os open worlds também, para virar uma Ubisoft da vida não custa nada, tem que sair da formula. Eu quero mais Bloodborne, Uncharted, God of War e TLoU do que Horizon e Days Gone.

Acho que a Sony pode ter os F2P/GaaS dela e tal, mas que faça isso com recursos adicionais e não ocupando espaço que seria de outros jogos.

kkk

Aí já dividem opiniões, eu já acho que Open World é uma evolução natural. É contra intuitivo seu personagem não ser livre para explorar um cenário. Só tem que fazer direito, vide The Witcher III da finada CD Project.

Sobre GaS tenho opinião parecida, só fazer direito, Warframe é GaS e da de 10 em muito jogo de tiro pago. Um Killzone Online, F2P, com aquela atimosfera PC/PS5 acharia muito bom. Warhawk daria um GaS/F2P massa.

Não da pra deixar cair o nível, se for pra fazer tem que ser o melhor. Por exemplo Ghost of Tsushima, que me parece muito mais interessante que os últimos Assassins.

Não acho que todo jogo precise ser open world, mas mais abertos, HUBs tb funcionam, ter um nível de exploração, espaço para sidequests. Mesmo TLoUS2 se tornou mais aberto. Poha uma cidade como Silent Hill e vc perdido nela tentando escapar seria foda.

Mesmo TLoUS buscou ser mais aberto, GoW... é só fazer direito que fica foda.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
kkk

Aí já dividem opiniões, eu já acho que Open World é uma evolução natural. É contra intuitivo seu personagem não ser livre para explorar um cenário. Só tem que fazer direito, vide The Witcher III da finada CD Project.

Sobre GaS tenho opinião parecida, só fazer direito, Warframe é GaS e da de 10 em muito jogo de tiro pago. Um Killzone Online, F2P, com aquela atimosfera PC/PS5 acharia muito bom. Warhawk daria um GaS/F2P massa.

Não da pra deixar cair o nível, se for pra fazer tem que ser o melhor. Por exemplo Ghost of Tsushima, que me parece muito mais interessante que os últimos Assassins.

Não acho que todo jogo precise ser open world, mas mais abertos, HUBs tb funcionam, ter um nível de exploração, espaço para sidequests. Mesmo TLoUS2 se tornou mais aberto. Poha uma cidade como Silent Hill e vc perdido nela tentando escapar seria foda.

Mesmo TLoUS buscou ser mais aberto, GoW... é só fazer direito que fica foda.
Um open world que é só uma cidadezinha, ai acho bom demais.

Adoro mundo interconectado que de certa forma é um tipo de mundo aberto, agora jogo para ficar indo do ponto A para o ponto B para ficar fazendo sidequest Deus me livre.

Sidequest pra mim deve ser no máximo igual FFVII Remake onde elas estão ali quase como que um respiro para a história e tem só uma duzia delas.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.346
Reações
11.977
Pontos
853
Todos os jogos da Sony vão sair no PC, já tinha avisado, a janela vai só encurtar. Só espero que não afete negativamente a qualidade dos jogos.

Ficar sem concorrente da nisso, a Sony agora pode se dar ao luxo de tentar adentrar outros mercados.
Pq vc acha que afetaria negativamente na qualidade dos jogos!?
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Pq vc acha que afetaria negativamente na qualidade dos jogos!?
Já expliquei, veja quais jogos fazem mais sucesso no PC.

Não sobrou quase nenhuma publisher investindo pesado em jogo AAA single player focados na história. A maioria morre de medo de lançar um jogo assim.

Jim Ryan e o Hulst já falaram que a Sony vai investir cada vez mais em multiplayer... então já estou com um pé atrás. Mais preocupante é o papo de multiplayer com história que deve acabar virando esses flops co-op assimétricos que vemos por ai.

Um TLoU multiplayer, um Killzone ou SOCOM focado no competitivo por mim já estaria mais que suficiente pra mim.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.346
Reações
11.977
Pontos
853
Já expliquei, veja quais jogos fazem mais sucesso no PC.

Não sobrou quase nenhuma publisher investindo pesado em jogo AAA single player focados na história. A maioria morre de medo de lançar um jogo assim.

Jim Ryan e o Hulst já falaram que a Sony vai investir cada vez mais em multiplayer... então já estou com um pé atrás.
The Witcher 3 vendeu mais no PC do qualquer outra plataforma. Não vejo a qualidade dos jogos caindo devido a isso, até pq tem mercado para os dois.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
The Witcher 3 vendeu mais no PC do qualquer outra plataforma. Não vejo a qualidade dos jogos caindo devido a isso, até pq tem mercado para os dois.
Vendeu mais no PC por 10 reais. Quem carregou o jogo no ano de lançamento foi o PS4.

3652673-screen%20shot%202020-04-09%20at%209.40.45%20am.png


Eu não falei que não tem esses jogos no PC ou que eles não vendam bem, só falei que eles não são os mais bem sucedidos e os que tem a cara de jogo de PC. Acho que tirando jogos de VR eu não sei de um único jogo single player only de grande orçamento no PC igual tínhamos no passado como no caso de Half-Life 2.
 

MR ARCADE

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
7.346
Reações
11.977
Pontos
853
Vendeu mais no PC por 10 reais. Quem carregou o jogo no ano de lançamento foi o PS4.

3652673-screen%20shot%202020-04-09%20at%209.40.45%20am.png


Eu não falei que não tem esses jogos no PC ou que eles não vendam bem, só falei que eles não são os mais bem sucedidos e os que tem a cara de jogo de PC. Acho que tirando jogos de VR eu não sei de um único jogo single player only de grande orçamento no PC igual tínhamos no passado como no caso de Half-Life 2.
Oloco acho que vc está subestimando um pouco e deixando o seu lado Sony falar mais alto, single player de grande orçamento tem de várias thirds, todos os Assassin's Creed, RE, etc. É difícil uma franquia que ainda não aterrisou no PC.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Oloco acho que vc está subestimando um pouco e deixando o seu lado Sony falar mais alto, single player de grande orçamento tem de várias thirds, todos os Assassin's Creed, RE, etc. É difícil uma franquia que ainda não aterrisou no PC.
Tem de thirds claro (cada vez menos), mas meu ponto é que antigamente o PC fazia seus próprio jogos AAA exclusivos e isso não é viável mais, a tendência do PC é empurrar tudo para F2P/GaaS/multiplayer (combate a pirataria e consegue competir com preços baixos cobrando separado por coisas dentro dos jogos).

Isso que eu estou falando inclusive é bem óbvio, não é nenhuma novidade. Se só existisse Xbox e PC ninguém estaria fazendo esses jogos da Sony e ela também não estaria fazendo se fosse third (é só ver o que as outras thirds estão fazendo). A EA chegou a falar que single player não tinha futuro, a Ubisoft recentemente falou coisa parecida, a Sony nunca teve medo de investir pesado neles e hoje ela colhe os frutos.

Passar a fazer jogos de PC (ou multiplataforma) tem um efeito parecido (e espero que menos destrutivo) de que fazer jogos para serviços tipo Gamepass.

Não é coincidência que duas duas das melhores publisher por ai são a Nintendo e a Sony.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.097
Reações
14.697
Pontos
503
Pessoal, tirem duas dúvidas minhas, por favor. Meu PS5 tá pra chegar e queria saber de algumas coisas.

A primeira dúvida é em relação ao uso do controle de PS4 no PS5. Li que o controle da geração passada serve também no PS5, desde que seja em jogos que também são de PS4. Mas e no caso de jogos lançados pro PS4, mas em versão next gen? O Wreckfest, por exemplo, que é um que eu queria muito jogar pra dois usando um controle de PS4. A versão que eu teria seria a de PS5, que veio na Plus recentemente. Alguém saberia dizer se o controle de PS4 funcionaria nele?

Minha segunda dúvida é em relação a importação dos meus saves do PS4. É feito algum tipo de backup automático quando eu logo minha conta no PS5? Ou preciso fazer alguma transferência manualmente?
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.903
Reações
39.329
Pontos
2.044
A primeira dúvida é em relação ao uso do controle de PS4 no PS5. Li que o controle da geração passada serve também no PS5, desde que seja em jogos que também são de PS4. Mas e no caso de jogos lançados pro PS4, mas em versão next gen?
Não servirá pra jogar os jogos com versão Ps5.
Minha segunda dúvida é em relação a importação dos meus saves do PS4. É feito algum tipo de backup automático quando eu logo minha conta no PS5? Ou preciso fazer alguma transferência manualmente?
Eu upei tudo pra nuvem, via plus e depois baixei no Ps5. Mas também fiz backup no pen drive, só por segurança. Ao final, nem precisei do pen drive.
 

topo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.907
Reações
3.203
Pontos
953
Pessoal, tirem duas dúvidas minhas, por favor. Meu PS5 tá pra chegar e queria saber de algumas coisas.

A primeira dúvida é em relação ao uso do controle de PS4 no PS5. Li que o controle da geração passada serve também no PS5, desde que seja em jogos que também são de PS4. Mas e no caso de jogos lançados pro PS4, mas em versão next gen? O Wreckfest, por exemplo, que é um que eu queria muito jogar pra dois usando um controle de PS4. A versão que eu teria seria a de PS5, que veio na Plus recentemente. Alguém saberia dizer se o controle de PS4 funcionaria nele?

Minha segunda dúvida é em relação a importação dos meus saves do PS4. É feito algum tipo de backup automático quando eu logo minha conta no PS5? Ou preciso fazer alguma transferência manualmente?
Da pra usar o DS4 nos jogos de PS5 usando o remote play.
 

Acteon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.802
Reações
15.344
Pontos
789
Acho que deve ser redundante aqui nesse tópico, mas estou impressionado com a qualidade da solução de dissipação de calor do PS5.
As vezes no fim de algumas jogatinas coloco a mão pelo console e fico abismado que ele parece que não esquenta nada. Fora que mal faz barulho. Meu PC perto dele parece um avião levantando vôo.

Enviado de meu SM-G985F usando o Tapatalk
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Esse controle Midnight Black ae ta tao bonitao que da ateh vontade de esperar para comprar o PS5 somente quando o console tiver essa cor disponivel
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.202
Reações
69.363
Pontos
2.059
Esse controle Midnight Black ae ta tao bonitao que da ateh vontade de esperar para comprar o PS5 somente quando o console tiver essa cor disponivel

Cara. Já eu achei lindão esse controle branco

8503215a5b312bb35580870697872005.jpg

Infelizmente to tendo que deixar fora da tomada pq meu filho pirou com o VG e chega já ligando o controle, ai liga console, tv…. se deixar ele elimina o meu cantinho

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.240
Reações
16.442
Pontos
1.544

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.578
Reações
38.834
Pontos
2.069
Cara. Já eu achei lindão esse controle branco

Também gosto do branco. Se fosse comprar um diferente, seria o vermelho, pois o preto é aquele básico de sempre. Mas é normal, a gente acaba sempre achando o diferente mais interessante. Se o controle e console originalmente fossem pretos, galera iria pirar se a Sony anunciasse modelos brancos como são agora.
 

Mr Bones

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
15.240
Reações
16.442
Pontos
1.544
Sonho cara era trabalhar na Sony. Deve ser motivo de orgulho trabalhar numa empresa que tem por cultura a excelência, que seus jogos são premiados...
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
The venue of Sony Group's general meeting of shareholders in Minato Ward, Tokyo on June 22.

 On the morning of June 22, the Sony Group held a general meeting of shareholders in Tokyo. Mr. Kenichiro Yoshida, President and CEO of Sony Corporation, stressed that the company would accelerate the supply of PlayStation (PS) 5 in the next fiscal year to achieve sales of more than 22.6 million units per year, the largest ever in the history of PS. Against the backdrop of "nest egg" demand, the company aims to break the sales record of the original PS in fiscal 1998.


3z8eXC9.png
 

DiegoNS

Bam-bam-bam
Mensagens
3.182
Reações
1.509
Pontos
239
Galera, o Ratchet comprado do Carrefour foi entregue hj... Veio o Sackboy msm. Vou ter que entrar em contato com o Sack deles (há)! Vou atualizando vcs da saga aqui.

199199f62cc244620c4f81aebfe82757.jpg


Inviato dal mio SM-G970F utilizzando Tapatalk

Atualizando vcs da saga do Ratchet do Carrefour... Entrei em contato com o SAC semana passada informando que o jogo veio trocado, e eles me garantiram que fariam a troca (inclusive, o atendente disse que o Carrefour cobriria a diferença caso estivesse mais caro). Pois bem, enviei o jogo de volta na quinta-feira, e na sexta já constava a devolução para eles. Ontem recebi e-mail dizendo que inseriram um crédito na minha conta com o mesmo valor pago, ao invés de fazer a diretamente a troca (alegaram que o jogo se encontrava indisponível).

Hoje entrei em contato por chat, pois vi que o jogo estava disponível novamente. Disseram que eu poderia usar o crédito na conta para comprá-lo novamente. Informei que o valor estava mais alto (agora está por R$ 279, sendo que paguei R$ 229), e que queria por aquele valor, apenas a troca. Mas me informaram que o procedimento do crédito na conta não poderia ser desfeito, e se quisesse teria que pagar a diferença. Chorei de todas as formas possíveis para eles, mas não teve jeito de pagar o valor original. No final das contas, acabei pedindo ressarcimento no cartão do valor pago.

Sacanagem das grossas... Pensei em comprar pelo valor que está agora e usar os créditos, até consegui um desconto de 5% via chat, mas no final das contas resolvi pedir o ressarcimento mesmo... É isso... No fim das contas, deu FAIL. :suxx Desejo melhor sorte pros colegas que também tentaram. :kjoinha
 

kurenaida

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.514
Reações
5.756
Pontos
964
Atualizando vcs da saga do Ratchet do Carrefour... Entrei em contato com o SAC semana passada informando que o jogo veio trocado, e eles me garantiram que fariam a troca (inclusive, o atendente disse que o Carrefour cobriria a diferença caso estivesse mais caro). Pois bem, enviei o jogo de volta na quinta-feira, e na sexta já constava a devolução para eles. Ontem recebi e-mail dizendo que inseriram um crédito na minha conta com o mesmo valor pago, ao invés de fazer a diretamente a troca (alegaram que o jogo se encontrava indisponível).

Hoje entrei em contato por chat, pois vi que o jogo estava disponível novamente. Disseram que eu poderia usar o crédito na conta para comprá-lo novamente. Informei que o valor estava mais alto (agora está por R$ 279, sendo que paguei R$ 229), e que queria por aquele valor, apenas a troca. Mas me informaram que o procedimento do crédito na conta não poderia ser desfeito, e se quisesse teria que pagar a diferença. Chorei de todas as formas possíveis para eles, mas não teve jeito de pagar o valor original. No final das contas, acabei pedindo ressarcimento no cartão do valor pago.

Sacanagem das grossas... Pensei em comprar pelo valor que está agora e usar os créditos, até consegui um desconto de 5% via chat, mas no final das contas resolvi pedir o ressarcimento mesmo... É isso... No fim das contas, deu FAIL. :suxx Desejo melhor sorte pros colegas que também tentaram. :kjoinha
Eu não aceitava não. Código de defeso do consumidor tá aí. Ligava no ouvidoria, abria reclamação no consumidor.gov.br.

Enviado de meu SM-M515F usando o Tapatalk
 

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Mais um estúdio em formação / crescendo:



E tem gente que acha que só a Microsoft ta aumentando o catálogo :kkk Até parece que a Sony vai ficar parada no ponto, ainda mais que o know how dela de administrar estúdios é muito superior ao da Microsoft. A diferença é que a Sony prefere propagandear os jogos, enquanto a Microsoft fica fazendo listinha de compra e nenhum GOTY.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
E tem gente que acha que só a Microsoft ta aumentando o catálogo :kkk Até parece que a Sony vai ficar parada no ponto, ainda mais que o know how dela de administrar estúdios é muito superior ao da Microsoft. A diferença é que a Sony prefere propagandear os jogos, enquanto a Microsoft fica fazendo listinha de compra e nenhum GOTY.

É o que venho dizendo. A Sony não precisa comprar estudio pronto, ela tem uma cultura que ela pode aumentar de forma orgânica, todos dentro da visão de games que a empresa quer. Se fosse sair comprando por aí teriam que gastar um bom tempo até adaptar um estudio que já funciona sozinho para o estilo do grupo Sony de atuar, até mesmo a Insomniac é uma aquisição neste sentido, já que é uma parceira de decada.

A M$ compra porque não teme scolha, ela não tem uma cultura, ela tem a galera que faz Forza e um monte de bagunça fora, ela precisa de gente de fora justamente para criar sua cultura e isso demora, não ter games agora é fruto deste crescimento artificial.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.578
Reações
38.834
Pontos
2.069
Atualizando vcs da saga do Ratchet do Carrefour... Entrei em contato com o SAC semana passada informando que o jogo veio trocado, e eles me garantiram que fariam a troca (inclusive, o atendente disse que o Carrefour cobriria a diferença caso estivesse mais caro). Pois bem, enviei o jogo de volta na quinta-feira, e na sexta já constava a devolução para eles. Ontem recebi e-mail dizendo que inseriram um crédito na minha conta com o mesmo valor pago, ao invés de fazer a diretamente a troca (alegaram que o jogo se encontrava indisponível).

Hoje entrei em contato por chat, pois vi que o jogo estava disponível novamente. Disseram que eu poderia usar o crédito na conta para comprá-lo novamente. Informei que o valor estava mais alto (agora está por R$ 279, sendo que paguei R$ 229), e que queria por aquele valor, apenas a troca. Mas me informaram que o procedimento do crédito na conta não poderia ser desfeito, e se quisesse teria que pagar a diferença. Chorei de todas as formas possíveis para eles, mas não teve jeito de pagar o valor original. No final das contas, acabei pedindo ressarcimento no cartão do valor pago.

Sacanagem das grossas... Pensei em comprar pelo valor que está agora e usar os créditos, até consegui um desconto de 5% via chat, mas no final das contas resolvi pedir o ressarcimento mesmo... É isso... No fim das contas, deu FAIL. :suxx Desejo melhor sorte pros colegas que também tentaram. :kjoinha

Tô no meio do processo de devolução, hue.

Não deu certo pra mim também... Mas no e-mail botei que quero a troca pelo produto certo, mas acho que vai dar na mesma que você.
 

Sr. Anonymous

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.221
Reações
3.099
Pontos
703
Meu Dualsense começou a apresentar problema no R2. Sinto que ele está um pouquinho mais mole que o L2.

Abusei dele no Ratchet e saiu ileso, agora jogando FC Primal aconteceu isso. Aparentemente não está afetando em nada, até testei o Astrobot e foi tudo de boa.

A garantia do controle que vem com o console é de 1 ano? Se for, vou ficar com ele até estar para vencer.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo