O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.

[Pode isso, Arnaldo?] Até onde a vestimenta é importante?

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
A nossa forma de vestir diz muito nossa sua personalidade.
A roupa também relaciona muito com a nossa profissão.

De certa forma, a roupa que usamos é uma especie de "avatar" de nossa personalidade, é como os outros vão nos ver no mundo e na sociedade.

Existem lugares e profissões que exigem um tipo de vestimenta, o uniforme.
Outros, não deixam claro, mas insinuam como se deve vestir: como o pessoal da saúde ( geralmente de branco) o pessoal do jurídico ( geralmente de forma mais austera) entre outros.
E até a nossa sociedade em geral, não espera-se que você vá trabalhar com roupas de clube ou vá para a praia de terno e gravata Tanto que tem roupas para "sair de dia" e "para sair de noite", mas nada disso é de certa forma imposta.

Baseado na reportagem abaixo:

Pergunto a vocês se devemos exercer a nossa liberdade de usar o que quiser onde ou respeitar um "senso comum" que fica implícito e até preconceituoso?

Vocês acham que essa mulher exagerou ou exagerados foram as críticas que ela recebeu?

DEPUTADA DE SC CRITICADA POR DECOTE ENTRA NA JUSTIÇA: ‘ME SENTI PSICOLOGICAMENTE VIOLENTADA’

https://extra.globo.com/famosos/deputada-de-sc-criticada-por-decote-entra-na-justica-me-senti-psicologicamente-violentada-23436810.html

Carol Marques

Um decote colocou a deputada estadual Paulinha, de Santa Catarina, no noticiário nacional. Poucos procuraram saber sobre sua vida pública e o currículo que a fez prefeita de Bombinhas, litoral catarinense, por duas vezes e os motivos que levaram mais de 51 mil pessoas a votarem nela. Não importou. O macacão vermelho, com o tal generoso decote que evidenciava os seios, escolhido para sua posse custou R$ 900 e sua integridade. Paulinha foi severamente criticada nas redes sociais, xingada e ameaçada. O caso vai agora parar na Justiça.

“Minha equipe está printando os comentários, documentando e vou entrar com uma ação judicial contra os detratores”, avisa a deputada, filiada ao PDT: “Ser criticada na vida pública é algo normal e esperado. Mas me senti psicologicamente violentada. Um internauta disse que se eu for estuprada não posso reclamar. Uma mulher comentou que eu não poderia falar de Deus, pois Deus não abençoaria uma mulher como eu”.

Os comentários recebidos por Paulinha Foto: reprodução/instagram

Não foi fácil para Paulinha chegar em casa e se deparar com a enxurrada de comentários pejorativos. “Chorei muito. Fiquei até às quatro da manhã tentando ler e entender o que um decote pode ter de errado. Me senti frágil como uma mulher se sentiria diante dessa situação. Mas também tenho meu lado empoderado e que me faz levantar todos os dias e dizer: essa sou eu e luto para quebrar paradigmas e padrões que não condizem com o que eu penso e pensam muitas mulheres que se veem representadas por mim”.

Deputada Paulinha, de SC: decote também na diplomação Foto: reprodução/instagram

Aos 43 anos, mãe de duas filhas, uma de 20 e outra de 18, Paulinha tem um guarda-roupa despojado, típico de alguém que vivia na praia. O decote da posse não foi o primeiro. Ela já tinha ostentado outro durante sua diplomação e nada foi falado.

Ela conta que recebeu total apoio da família e do namorado, e viu, no meio do limbo, surgir um movimento em prol de sua imagem vinda de mulheres de todo o país, inclusive de famosas, como Fernanda Young e Maria Ribeiro. “Tenho recebido tantas mensagens lindas, tocantes e de mulheres que admiro. De políticas, inclusive, que me dizem que agora vão usar o que bem entenderem e falar não ao protocolo”, comemora.

Foto: reprodução/instagram

“Mulher bonita além de inteligente é demais para muitos”

Paulinha diz que não pensou no bafafá que o look fosse causar. E se lembrou de Geisy Arruda, que num episódio tão triste quanto este, foi impedida de entrar na faculdade Uniban, em São Paulo, usando seu vestido rosa curto e posteriormente expulsa: “Ela era uma menina, universitária, com seu vestido. Eu sou uma mulher, deputada eleita, prefeita duas vezes, com 90% de aprovação, que deixou a escola pública de ensino integral de maior rendimento no país para seus moradores. Uma mulher bonita e gostosa e além disso inteligente? Ainda é demais para muitos. Mas vamos mudar esse pensamento”.

Deputada Paulinha, de SC: figurinos despojados Foto: reprodução/instagram

Deputada Paulinha, de SC, com as filhas Foto: reprodução/instagram
Deputada Paulinha, de SC: figurinos despojados Foto: reprodução/instagram

Deputada de SC criticada por decote entra na Justiça: ‘Me senti psicologicamente violentada’ Foto: reprodução/instagram

Deputada de SC criticada por decote entra na Justiça: ‘Me senti psicologicamente violentada"

OBS:
A mulher é linda!!!

Nolifeking

Bam-bam-bam
Reações
3.377
Pontos
303
Não quero comprar briga com defensores da justiça social, mas acho que há vestimentas para serem utilizadas conforme o local.

Ao meu ver, esse tipo de decote é indevido em um ambiente executivo ou político.

Trabalho em um ambiente executivo e, recentemente, uma funcionária foi trabalhar com um vestido pior que o da Geise Arruda. Ela teve sorte da gerente estar fora naquele dia, pois teria escutado bastante.

Tapando do Tapatalk

Dr. Freeman

Bam-bam-bam
Reações
6.778
Pontos
389
As roupas dizem muito sobre a personalidade das pessoas.

Saber como se vestir vai muito em função do jeito que você quer ser visto pelas pessoas.
Essa mulher das fotos quis provocar algo com essas roupas, com certeza. Ou provar que ainda é jovem e bonita, ou simplesmente chamar atenção, etc etc etc.
O que eu penso dela, pra começar: com certeza ela não se leva muito a sério. Sou designer industrial e me visto do jeito que quero na empresa em que trabalho, o ambiente é bem aberto, então controlo muito bem a imagem que quero passar.

Flavius Maximus

Bam-bam-bam
Reações
7.983
Pontos
304
Deputada do PDT - Partido Democrático Trabalhista

Presidente: Carlos Lupi
Fundadores: Leonel Brizola, Dilma Rousseff, Carlos Araújo

Preciso nem falar mais nada.

:kbeca

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
Deputada do PDT - Partido Democrático Trabalhista

Presidente: Carlos Lupi
Fundadores: Leonel Brizola, Dilma Rousseff, Carlos Araújo

Preciso nem falar mais nada.

:kbeca

Precisa falar que ela foi muito bem na administração como prefeita e teve uma boa quantidade de votos como deputada... :viraolho

Monogo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
41.864
Pontos
579
O que espanta é que na casa, a maioria me responde a processos criminais.

Mas o que causa choque é o decote.

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
O que espanta é que na casa, a maioria me responde a processos criminais.

Mas o que causa choque é o decote.
Pois é!

Porque o decote incomoda tanto?

É porque chama muito a atenção dos homens e causa inveja nas mulheres?
Principalmente quando o decote expõe um corpo bonito, como o da deputada?

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.494
Pontos
859
Todos que conheci de Bombinhas dizem que ela foi uma ótima prefeita. Sobre a roupa, deveria ter o cuidado por ser um evento social específico.

Faltou entender o espaço em que vai ocupar. Mas enfim... desejo que faça um bom mandato.

Slashtron

Bam-bam-bam
Reações
3.731
Pontos
303
Parei de ler aqui :
Deputada de SC criticada por decote entra na justiça: 'me senti psicologicamente violentada'

Me pergunto: Cadê a droga do bom senso?

iporco

Bam-bam-bam
Reações
9.656
Pontos
303
mais uma q so quer provocar e chamar atençao

logico q a vestimenta dessa coroa é/foi indevida

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
Todos que conheci de Bombinhas dizem que ela foi uma ótima prefeita. Sobre a roupa, deveria ter o cuidado por ser um evento social específico.

Faltou entender o espaço em que vai ocupar. Mas enfim... desejo que faça um bom mandato.
Ótimo!!

Alguém SC.

O sucesso da Administração dela chegou até aqui em Minas. Acho que ela cumpriu dois mandatos não foi?

Mas, ela parece que não esta satisfeita em só aparecer com a sua competência administrativa, ela chama atenção também pelo seu lado pessoal.

Mas, as vezes a pessoa é assim. É o jeito dela, e a forma de se vestir...

Será que não estamos muito tradicionalistas, ou faltou bom senso, como ressaltou o colega forista?

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.494
Pontos
859
Ótimo!!

Alguém SC.

O sucesso da Administração dela chegou até aqui em Minas. Acho que ela cumpriu dois mandatos não foi?

Mas, ela parece que não esta satisfeita em só aparecer com a sua competência administrativa, ela chama atenção também pelo seu lado pessoal.

Será que não estamos muito tradicionalistas, ou faltou bom senso, como ressaltou o colega forista?
Acho que faltou bom senso sim. Não vejo problema algum nela andar com as roupas que lhe convém em ambientes privados ou públicos, mas em eventos oficiais ou no próprio trabalho ela deveria utilizar roupa adequada ao ambiente.

Eu quando em sala de aula nunca utilizo bermuda, camiseta de time de futebol ou qualquer outra coisa. Assim como as professoras não usavam decotes ou vestidos. Acho que cada um deve entender o espaço em que está e se vestir de maneira que lhe convém, mas que faça sentido aquele ambiente.

yage

Bam-bam-bam
Reações
26.473
Pontos
363
O que faltou foi um pouco de bom senso ai. Ela com essa roupa em uma festa as 21:00 ia passar despercebido. Agora no local e hora que ela estava não ajuda muito.

Ficar se vitimizando também não ajuda.

Nolifeking

Bam-bam-bam
Reações
3.377
Pontos
303
Ótimo!!

Alguém SC.

Para mim, não faltou bom senso. Ela se vestiu dessa forma ciente de que chamaria atenção.
Algum deputado já foi trabalhar de camisa regata e bermuda? Sério, quero saber se já tiveram casos assim e se tiveram a mesma repercussão.

Tapando do Tapatalk

mig29gsxr

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
18.916
Pontos
694
Eu não sei pq esses velhos conservadores reclamam de decote, pra mim quem reclama de decote é viado.
Gostaria de enfiar a cara nesses peitões aí como se não houvesse amanhã.
Por mim ela pode vir até pelada.

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
O que faltou foi um pouco de bom senso ai. Ela com essa roupa em uma festa as 21:00 ia passar despercebido. Agora no local e hora que ela estava não ajuda muito.

Ficar se vitimizando também não ajuda.
Pois é!

Outro ponto é a ira dos haters !!!

Muita gente pegou pesado, e ela acabou virando vitima da situação que ela própria criou.

Será que ela deve ser massacrada como foi, ou o povo tá chato demais?

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.494
Pontos
859
Pois é!

Muita gente pegou pesado, e ela acabou virando vitima da situação que ela própria criou.

Como pessoa pública, ainda mais envolvido com política, é evidente que a repercussão e a pressão é ainda maior. Todo político deve saber que sua conduta, sua fala ou seu modo de agir será condenado ou aplaudido. Não digo que ela deva ser massacrada, mas entendo que tenham pessoas que não gostaram e tem o direito de reclamar desta conduta. Não quer dizer que ela não possa usar as roupas que desejar, mas sim que ela deve ter noção de que ela deve cuidar mais de sua imagem. Bombinhas é um município minúsculo, e praiano... e as atitudes dela interferiam numa quantidade pequena de pessoas. Agora ela é representante de quase 10 milhões de pessoas, a pressão é outra e suas obrigações também.

Txai Viegas

Veterano
Reações
810
Pontos
103
Daqui à pouco figuras públicas vão entrar na justiça por terem sido criticadas ao fazer cosplay.

yage

Bam-bam-bam
Reações
26.473
Pontos
363
Pois é!

Acho que criticar com educação não vejo problemas, o problema é que sempre tem os sem noção que passa do limites.

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Reações
16.840
Pontos
303
Pois é!

Massacradas são as mulheres que são apedrejadas no Oriente Médio só por mostrar o rosto em público.

Ela está sendo criticada como qualquer figura pública e mais do que isso, eleita pelo povo, seria caso suas atitudes fossem discordantes do que a maioria julgar ser o correto.

O Congresso é um ambiente formal, o cargo de deputado é um cargo sério. As pessoas tem que ir lá e chamar a atenção pelo seu trabalho em prol do país e não por usar roupas que deixam os peitos em destaque.

Tem uma frase que diz assim: Se você precisa dizer que tem poder, é porque você não tem.

Se a deputada precisa usar roupas provocantes pra chamar atenção, é porque ela não tem muita ideia do que é executar um bom trabalho legislativo.

Dúvidas, veja o caso da Tábata Amaral, que foi uma deputada eleita pelas suas IDEIAS e não por ficar forçando o estereótipo de gostosa.

Bisnaga Louca

Bam-bam-bam
Reações
5.481
Pontos
303
As roupas dizem muito sobre a personalidade das pessoas.

Saber como se vestir vai muito em função do jeito que você quer ser visto pelas pessoas.
Essa mulher das fotos quis provocar algo com essas roupas, com certeza. Ou provar que ainda é jovem e bonita, ou simplesmente chamar atenção, etc etc etc.
O que eu penso dela, pra começar: com certeza ela não se leva muito a sério. Sou designer industrial e me visto do jeito que quero na empresa em que trabalho, o ambiente é bem aberto, então controlo muito bem a imagem que quero passar.
As vezes nao diz muito sobre personalidade atual.

Eu mesmo uso ropuas que comprei quando mais jovem, com outra mentalidade, apenas porque estao ainda estao boas.

Mas nunca fui de usar nada extravagante tambem.

Gamer King

O Soberano
VIP
Reações
53.276
Pontos
1.069
Xingar essa deputada por causa das roupas é errado, mas qualquer pessoa de bom senso sabe que esse tipo de decote não é apropriado para o ambiente em questão.

Quer usar esse tipo de roupa, use, mas na rua ou em ambientes onde seja adequado.

Katsura_chan

Supra-sumo
Reações
1.578
Pontos
173
Ela queria causar mesmo. Sabia que ia conseguir polêmica e repercussão. No emprego você tem que se vestir com formalidade. Fora dele cada um usa o que quiser. Attention whorismo é o mal do século.

ptsousa

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
135.787
Pontos
814
Quando estamos exercendo funções institucionais, devemos nos portar de acordo. E isso inclui a vestimenta.

dk120

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
58.153
Pontos
979
Da para ter individualidade mantendo o bom senso. Mas como bom senso anda em falta no mundo...

Guastinha

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.812
Pontos
689
Mas existe uma lei "proibindo" o decote?

Não me entendam não, não sou a favor e nem contra, mas queria saber, esse de formalismo, ele é definido como? Existe uma regra?

Acredito que na Assembleia deve ter, em seu regimento interno uma parte que fale sobre a vestimenta de seus parlamentares, mas ela estava em uma cerimonia de posse, ou seja, em um evento a parte...

A questão que quero levantar é: Porque o decote incomoda?

NEOMATRIX

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
23.211
Pontos
909
Mas existe uma lei "proibindo" o decote?

Não me entendam não, não sou a favor e nem contra, mas queria saber, esse de formalismo, ele é definido como? Existe uma regra?

Acredito que na Assembleia deve ter, em seu regimento interno uma parte que fale sobre a vestimenta de seus parlamentares, mas ela estava em uma cerimonia de posse, ou seja, em um evento a parte...

A questão que quero levantar é: Porque o decote incomoda?
Em empresas sérias existe uma política ou norma pra vestimenta. Como a Camara não é um lugar sério.....

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

antonioli

O Exterminador de nicknames
VIP
Reações
135.744
Pontos
949
Ela queria causar. Não acho certo.

Não é necessário ser um almofadinha, um engomadinho e tal mas tem que saber diferenciar os diferentes locais em que vamos porque do contrário nego achará perfeitamente normal ser o rebelde que entra em uma igreja de sunga ou vai a uma festa de casamento de chinelo. Tem que saber se portar e ela não o fez, mas foi proposital.

Agora, nego ficar xingando e tal, pelo amor de Deus. Uma cutucada para situá-la no lugar dela ok, mas despirocar na internet é falta do que fazer.

Bloodberry

Ilusão e Teatralidade
VIP
Reações
25.505
Pontos
594
Acho que o ambiente não pede esse tipo de decote.

Sério, se fosse outro trampo, mas na política isso não cabe. Já tem coisa demais para ser discutida.

vr-struper

Bam-bam-bam
Reações
4.284
Pontos
303
Se foram eleitas por se exibirem como meretrizes, continuarem durante o mandato é puro respeito ao eleitorado.

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
27.494
Pontos
859
Se foram eleitas por se exibirem como meretrizes, continuarem durante o mandato é puro respeito ao eleitorado.
Não é verdade. Ela foi eleita com grande aprovação pelas pessoas de Bombinhas e região pelo ótimo trabalho que fez lá.

Um erro de escolha de vestimenta não esconde o trabalho que fez ela chegar aonde chegou.