O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Pode levar a marmiteen news] STJ decide que proibir a entrada de comida de fora em cinema é abusivo

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.367
Reações
71.553
Pontos
1.763
Se não me engano, vender pipoca é a atividade lícita mais lucrativa do mundo, com margem de lucro que deve beirar a casa dos 5000%

É um produto que voce compra por peso e vende por volume.

Sendo que 1kg de pipoca deve custar menos de 1 real quando comprado em quantidade e esse 1kg pode virar entre 50 a 60 saquinhos medios de pipoca.

Façam as contas...
Outro com preço abusivo é tinta de impressora.
 
D

Deleted member 35588

Não estou discutindo se a prática é abusiva ou não. Estou afirmando que a questão tratada não é venda CASADA.
No (único) cinema da minha cidade a bomboniére fica depois da área onde são controlados os ingressos. Se eu quiser só comprar uma pipoca ou refrigerante deles eu sou obrigado a comprar um ingresso pra um filme. Nesse caso é venda casada. :klingua

Brincadeiras à parte, acho errado restringir o consumo apenas ao que é vendido por eles. Imagina se eu vou abastecer o meu carro e o frentista diz que eu não posso consumir a minha água enquanto espero porque ela não foi comprada na loja de conveniência do posto? Ou ir num motel e ser obrigado a usar apenas as camisinhas vendidas por eles? Até o dono da bomboniére acharia um absurdo, mesmo sendo o mesmo caso.

No mais, essa cultura de muitos empresários em lucrar no preço exorbitante em vez da quantidade é um lixo. Os caras preferem vender 1 produto e lucrar 10 a vender 3 e lucrar 4. Assim é óbvio que as pessoas vão procurar alternativas.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Decisão bem acertada do STJ. Ninguém está interferindo na livre iniciativa dos cinemas, apenas proibiram estes de proibir a entrada com alimentos que não sejam vendidos exclusivamente no local.

Não nada de arbitrário aí. Se o cinema quer vender pipoca que venda, mas venda a um preço decente. Comprar pipoca e refrigerante custa mais caro do que o ingresso em si.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Em tempo: a prática atual não se configura venda casa, como afirmou nosso colega @Roveredo. Seria venda casada se o cinema condicionasse a compra do ingresso a compra de alimentos no local.

Um exemplo clássico de venda casada era o McLanche feliz antes do Mc começar a vender os brinquedos separadamente. Antes não era possível comprar o brinquedo sem comprar o lanche.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.968
Pontos
1.529
Não é exclusivo de cinema. Sempre lembro do absurdo do Habibs:

  1. É proibido entrar com bebida que não seja da loja.
  2. Se você for consumir na loja, só pode comprar refrigerante no copo e é uns ~ R$6,00 a R$7,00 o copo.
  3. Eles vendem refrigerante de 2L, deve ser uns ~R$9,00 mas só pode comprar pra viagem. Você não pode pedir um refri de 2 Litros, 10 esfihas e sentar com os amigos na mesa, cada um que tem comprar 1 copo exploratório.

Ja comi muitas vezes no chão por causa dessa do habibs
 


Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
Agora só tá faltando liberarem a entrada de armas de fogo, pra poder enfiar bala nos feladaputa que resolvem ficar no whatsapp durante a sessão.
star-trek-nodding.gif
 

eddyeddy

Bam-bam-bam
Mensagens
815
Reações
1.952
Pontos
283
Tipo, tem restaurante que cobra taxa de rolha se você leva vinho da tua casa.

No cinema eles não podem enquadrar no mesmo caso?

Ou a rolha é ilegal? Porque todo mundo cobra mas não lembro se foi questionado pela via judicial.
 

matroska

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.801
Reações
13.684
Pontos
674
Por qual razão? O local é público agora?



Estabelecimento privado, simples.

Em segundo lugar, a questão da atividade principal do estabelecimento (nada impede uma empresa de inserir atividades secundárias no contrato social) não faz diferença alguma.

Se quiser encher o bucho ao assistir um filme e pagar barato, procure outro local que permite a prática ou assista em casa.


O STJ composto por pessoas muito mais cultas em direito que você discordou disso.

Por isso essa sua opinião não tem nenhum valor legal.

Se é venda casada ou não isso não importa. O que interessa é a decisão do STJ que breca essa prática abusiva dos cinemas que é o que interessa.
 

Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.422
Reações
70.262
Pontos
1.929
O STJ composto por pessoas muito mais cultas em direito que você discordou disso.

Por isso essa sua opinião não tem nenhum valor legal.

Se é venda casada ou não isso não importa. O que interessa é a decisão do STJ que breca essa prática abusiva.

Bom que agora as pessoas não precisam mais levar as coisas escondidas para dentro.

Essa questão da venda casada é bem controversa. Não li o acórdão, mas se ele foi embasado em venda casada eu discordo do motivo. Na minha opinião seria venda casada se o cinema condicionasse a venda do ingresso à compra do lanche, como ocorria no McDonalds.

Na minha opinião, a proibição de entrada com lanche de terceiros no cinema fere a liberdade de escolha das pessoas e por isso, sim, os cinemas não podem fazer esse tipo de coisa.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
O STJ composto por pessoas muito mais cultas em direito que você discordou disso.

Por isso essa sua opinião não tem nenhum valor legal.

Se é venda casada ou não isso não importa. O que interessa é a decisão do STJ que breca essa prática abusiva dos cinemas que é o que interessa.

Direito não é o que aquilo que os tribunais dizem que é.

Eu nem entrei no mérito se a prática é abusiva ou não. Estou apenas comentando que a decisão, ao considerar a prática venda casada, ERROU tecnicamente.

Venda casada é condicionar a compra / utilização de produto ou serviço à compra de outro que não interesse o comprador.

E, por favor, você acha que o STJ é composto pelas maiores mentes jurídicas do país?

Risos.
 

tlstls

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.585
Reações
3.160
Pontos
1.179
Parei de ir em cinema quando fui forçado a ver 30m de comercial no cinemark.
 

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Não levo comida porque eu e a namorada gostamos de pipoca mais os refris. Mas já levei diversas vezes sem problemas refri de 600ml e pacotões de Ruffles quando era moleque e não tinha grana.
 

atlanperry

Bam-bam-bam
Mensagens
930
Reações
2.343
Pontos
433
Como não como pipoca levo sempre em uma sacola um pacote de Ruffles sabor churrasco e uma Coca-Cola no UCI Palladium aqui em Curitiba e nunca me barraram por causa disso.











Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.911
Reações
6.551
Pontos
1.079
Eu acho que isso varia de cinema, pois aqui já entrei até com lanche do Mc Donalds e mochila cheia de porcariada comprada em super mercado.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.521
Pontos
1.839
Parei de ir em cinema quando fui forçado a ver 30m de comercial no cinemark.

Pior que no cinemark eh assim mesmo... :klolz

Ai eh soh fazer que nem eu faço, a sessão começa as 21h, eu entro no cinema as 21:15/21:20... :kbeca
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.319
Reações
19.372
Pontos
1.469
Os cinemas da minha cidade já permitiam a alguns anos. Mas eu nunca compro nada fora pq sempre chego em cima da hora da sessão.
 

berethor_walker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.105
Reações
2.710
Pontos
734
Eu acho que o cinema podia vender de tudo.. e ser competitivo... vender coisa de qualidade a preços justos.... tipo a pipoca do cinemark eu compro sem dó pq acho gostoso a manteiga que eles poe e tal.. a do Kinoplex parece aquelas que vc faz de microondas..um lixo... agora os outros produtos... ficam bem a desejar.... eu prefiro muito mais não ter que ficar comprando coisa fora pra levar... e comprar direto la... mas eles inviabilizam isso com produtos caros e de pouca qualidade
Cachorro quente que tinha no cinemark era divino, pararam de fazer. Valia muito a pena, pelo menos no de Santos, agora pipoca é uma extorção, e poxa vida tu sabe que é margarina que eles tacam né? daquela marca BUNGE
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
É uma questão de bom senso. Eu sempre compro 2 cocas 600 na Americanas antes de ir ao Cinema, pq a diferença de combos com ou sem bebida em CTBA as vezes sai R$15 a mais. Ai so pegamos as pipocas. As vezes compramos algumas balinhas etc.

Mas tipo é só, não levamos marmita, pastel, salgadinho essas porras...

Mas como brasileiro é bixo sem cultura, vai ter gente querendo tirar proveito para abrir processo e levar até feijão com arroz...
 

BobLeeSwagger

Bam-bam-bam
Mensagens
2.307
Reações
6.404
Pontos
309
Agora só tá faltando liberarem a entrada de armas de fogo, pra poder enfiar bala nos feladaputa que resolvem ficar no whatsapp durante a sessão.

Cara, nunca me esqueço duma vez que fui no cinema e tinha um grupinho de chóvens muito descolados e arruaceiros gritando no fundão da sala

Tinha um casal na frente deles, e o rapaz do casal tava visivelmente irritado com o barulho (e era um rapaz bem grande, por sinal, com cara de poucos amigos)

Eis que este rapaz se vira e educadamente pede para diminuírem o barulho. Os chóvens, muito maneiros que eram, desconsideraram o pedido e ainda JOGARAM PIPOCA no rapaz.

Aí que ocorreu o inesperado, o cara pegou um punhado de balas azedinha, que ele e sua digníssima estavam a degustar, e jogou nos arruaceiros. E ABRIU UM TALHO NA TESTA DE UM DELES.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.019
Reações
5.636
Pontos
1.164
Pra mim cinema morreu faz muito tempo, prefiro muito mais assistir em casa no sofá, ansiedade pra ver filme eu nunca tive e acho meio estranho quem anseia por joguinho ou filme, mas enfim, boa decisão, pra quem ainda sustenta isso é uma boa.
 

Roveredo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.437
Reações
29.697
Pontos
503
Decisão bem acertada do STJ. Ninguém está interferindo na livre iniciativa dos cinemas, apenas proibiram estes de proibir a entrada com alimentos que não sejam vendidos exclusivamente no local.

Não nada de arbitrário aí. Se o cinema quer vender pipoca que venda, mas venda a um preço decente. Comprar pipoca e refrigerante custa mais caro do que o ingresso em si.

Pipoca não é essencial, rapá. Acha mesmo que o Estado deveria controlar os preços praticados?
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Decisão nonsense.

O cinema tem o direito de estabelecer o que aceita ou não em suas dependências. O próprio diretor da associação já deu o recado de que vão ter que aumentar o preço dos ingressos pra cobrir a aceitação obrigatória. Mesma história da meia entrada.

Panis et circenses, sempre.

Então o shopping pode impedir você de entrar em sua dependência com comida de fora?
 

pylm

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.193
Reações
4.222
Pontos
703
Quarentena ta foda, nego ta revivendo tópico de 2016 pra arrumar uma discussão.
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.746
Reações
7.112
Pontos
1.004
Cara, nunca me esqueço duma vez que fui no cinema e tinha um grupinho de chóvens muito descolados e arruaceiros gritando no fundão da sala

Tinha um casal na frente deles, e o rapaz do casal tava visivelmente irritado com o barulho (e era um rapaz bem grande, por sinal, com cara de poucos amigos)

Eis que este rapaz se vira e educadamente pede para diminuírem o barulho. Os chóvens, muito maneiros que eram, desconsideraram o pedido e ainda JOGARAM PIPOCA no rapaz.

Aí que ocorreu o inesperado, o cara pegou um punhado de balas azedinha, que ele e sua digníssima estavam a degustar, e jogou nos arruaceiros. E ABRIU UM TALHO NA TESTA DE UM DELES.

Que cara cabreiro hein meu, o cinema era na frente do mister lanches?
 

Fenesco

Bam-bam-bam
Mensagens
359
Reações
136
Pontos
489
Besteiras na bomboniere do cinema: 50R$
Passar no Carrefour antes do filminho: 20R$

Apoio.
 
Topo Fundo