O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Pofexô Vanderlei feelings] Meu novo pôjeto [+ OLD PC]

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
29.307
Pontos
1.054
Galeres, vocês já tiveram um sentimento de nostalgia por algo que nunca tiveram ou vivenciaram? Pois bem, eu tô nessa vibe :klolz

Já contei em outro tópico que meu primeiro PC foi um Compaq Presario com um Pentium II 400MHz, 64MB de memória, HD de 4.1GB, no longínquo ano de 1999... erm, quer dizer: 2009. Sim, isso mesmo, vocês não leram errado.

Por esses dias, me veio uma vontade de montar um PC brutão daqueles antigos novamente, com Windows 98 e tals, pra rodar uns joguinhos e apps de época. Bom, eu falei que nunca tive isso, mas a real é que ter uma coisa dessas em 2009 já nem contava, então eu nem saberia dizer o que é que a galera sentiu lá nos anos 90 com essas maravilhosas máquinas. Quando eu tive esse meu primeiro PC, virei até motivo de chacota :kmascaraha

Massss... o tempo passou, e hoje agradeço à minha véia por ter me dado o dito cujo, mesmo em 2009, porque foi o melhor que ela pôde me dar, e eu me diverti pacas, apesar dos deboches dos almofadinhas com seus poderosos Pentium Dual Core e 2gb de RAM...

Eis que ganhei umas peças do meu irmão, até mesmo um gabinete velho. Além disso, comprei um monitor tubão por 20 talkeis, e acabei me empolgando e comprando uma máquina da Dell, um Optiplex GX620 com um Pentium 4, 250GB de HD, 256MB de memória, Windows XP, por... 50 talkeis! E funcionando! :keehk

Agora, minha ideia é a seguinte: vou montar no gabinete branco um PC com um AMD Semprom, socket 754 de 2001 e Windows 98. E, o PC da Dell vai ficar com o Windows XP mesmo, mas vou ter que dar uma mexida porque o cooler parece que não tá rodando adequadamente. Quero também adquirir uns periféricos mais condizentes (mouse de bolinha e teclado brutão quadrado, daqueles amarelados).

Enfim, seguem umas fotinhas das peças que já consegui. Vou atualizando o tópecow com o meu progresso!

IMG_20220114_104803.jpg
IMG_20220114_104815.jpg
IMG_20220114_104821.jpg
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Te entendo, tive um Pentium MMX 166mhz e com turbo clock (com botão no próprio gabinete) para 200mhz, foi doado pelas minhas irmãs em pleno anos 2002, um amigo montou no mesmo ano um P4 fodão demais (até chorei em casa qndo vi o meu) e meu vizinho tinha um PIII parrudo demais, um mesmo compaq presário igual ao seu, antes ele tinha um PII 500mhz (eu acho), ele me emprestou em meados de 2007 qndo o meu não tinha mais futuro.

Olha a config:

Pentium MMX 166-200mhz, 32mb de ram, HD de 1,5gb modem acho que de 16kbps, depois comprei um de 56kbps que salvou minha vida, era animal baixar a 5kpbs, 9 horas para baixar 60mb, lembro até hoje de ficar ansioso qndo dava 0hs e aflito 5h50 para terminarem os downloads e não cobrar outro pulso de telefone, baixei KoF 2003 nessa aflição. Quando peguei o PII emprestado eu comprei um leitor de DVD novo de 56x e um HD 40gb (mas só reconhecia 9gb não lembro pq).

Do mais, parabéns pela aquisição.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Se quiser, tenho umas memórias DDR2 paradas, só pagar o frete que são suas, depois eu vejo e te falo quais são para ver se tem interesse, não garanto funcionamento.
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
29.307
Pontos
1.054
Se quiser, tenho umas memórias DDR2 paradas, só pagar o frete que são suas, depois eu vejo e te falo quais são para ver se tem interesse, não garanto funcionamento.
Obrigado pela oferta generosa! :kgozo

No momento, tenho pentes de memória suficiente. Vou atrás de HD IDE
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.968
Pontos
1.003
Eu também tenho isso, mas eu me interesso mais por PCs antigos mais fechados tipo os Apples da vida
Nem vou dizer os tipos de crime que eu cometeria pra ter um X68000


56dab271.jpg
 


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.692
Reações
34.841
Pontos
903
Esse monitor da POSITIVO é bom? Tenho um de uma marca que nem me recordo mas que o flyback tá zoado.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Esse monitor da POSITIVO é bom? Tenho um de uma marca que nem me recordo mas que o flyback tá zoado.
Tem que ver é o que tá atrás desse positivo..
Eu tenho um que é um Samsung total, só com a logo trocada..


Bacana o projeto. Eu ainda tenho e quero por pra funcionar direitinho alguns PCs que tive na vida.. Um P3 550MHz, um 486 SX que ganhei quando criança e meu primeiro PC comprado por mim mesmo, um Semprom 2800+ 754 com a famosa FX5200 (tenho uma 7600GS que estragou, foi uma das melhores AGP, se bobear tento recuperar ela algum dia)
O que tá mais avançado é um Athlon que eu tinha, comprei um Phenom II x4 925 no Aliexpress baratinho e tenho uma 9800GT pra ele.. Um SSD antigão que tinha sem uso de 32gb só pro windows debloated e RetroArch pra emular até DC/Saturn e arcade de boa.. Vou usar ele numa TV RGB que tb tá em projeto ainda kkk
Tive que me mudar da casa do meu avô gigante pro apto da minha mãe sem espaço, então tive que deixar minhas tralhas grandes lá e tá tudo parado por enquanto..
Ah, a graça dele é caber num case pequeno Compaq que originalmente vinha com um P II dentro kkk
Placa de vídeo comum tem a altura exata do case, então até quero trocar a gpu, mas preciso de alguma com o conector de energia pra parte da frente ou que não precise dele. O que preciso fazer nele ainda é deixar o mais silencioso possível, difícil achar fans novos que caibam dentro dele e que tenha preço comum.. Quando acha é mais caro que os de 120mm padrão.
Fotos em spoiler pra não poluir o tópico:
sAKMO32.jpeg

fgRTap2.jpeg

wiKvQxI.jpeg

TlS6aXw.jpeg
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.203
Reações
23.296
Pontos
1.619
Mas mas mas e a noztaljia? :kmascaraha

Vou te exemplificar a respeito disso.

Nostalgia:

1642456186299.png

Nostalgia aliado a tecnologia:

1642456233636.png


Esse pra mim, é a nostalgia perfeita. Um mouse laser não vai fazer (muita) diferença (mas você não vai ter mais cheiro de gasolina ao usar)

...E vai ter uma bela máquina. Afinal de contas, ele se popularizou depois de 2000 mesmo (já passou 20 e poucos anos...)
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.730
Reações
4.303
Pontos
704
O que tá mais avançado é um Athlon que eu tinha, comprei um Phenom II x4 925 no Aliexpress baratinho e tenho uma 9800GT pra ele.

Que bacana abrir esse tópico e ver que tem PC retro com placa de vídeo melhor que o PC que eu ainda uso pra tudo.

Fui ter meu primeiro PC em 2005 e o que me recordo é que ele tinha 512 MB de RAM, um HD de 40 GB (que me deixou na mão depois de apenas dois anos) e só depois de um tempo que rolou de instalar um gravador de CD e um de DVD. Processador acho que era decente para época, e a placa de vídeo devia ser integrada, como também é no meu atual. Por ter entrado no PC já com meus 15 anos, nunca me interessei muito por jogos de computador. A primeira coisa que fiz quando conectei na internet foi caçar emuladores. Antes de ter acesso a banda larga eu apelava para lanhouses mesmo, e para dar valor a esse esforço extra teve uma fase que eu joguei muito Neo Geo, que tinham os jogos que mais demorava para baixar, hahaha. Football Manager (Único jogo de PC com que me importei por anos), eu fui conhecer graças a um colega de sala que gravou o jogo em um CD, provavelmente uma versão ripada.

Não consigo alimentar muito a saudade dessa primeira máquina, por mais que ela tenha me servido, a aposentei em 2011 com um sorriso no rosto. E na real eu nem consigo mais ignorar que o meu atual já está começando a falhar em algumas coisas em que ele não deveria. O que eu ainda queria fazer é ver se tem algum jeito de recuperar coisas que estão nos três HDs que ainda guardo aqui, dois do PC já aposentado e um que usava no atual. Todos tem arquivos que esqueci de salvar por distração, que seriam legais de rever. Só que o fato de não ligar eles há tempos e de dois deles eu ter abandonado por falhas no funcionamento não é muito animador. Não tenho coragem de jogar no lixo, apesar de achar que tudo já era.
 
Ultima Edição:

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Que bacana abrir esse tópico e ver que tem PC retro com placa de vídeo melhor que o PC que eu ainda uso pra tudo.

Fui ter meu primeiro PC em 2005 e o que me recordo é que ele tinha 512 MB de RAM, um HD de 40 GB (que queimou do nada depois de apenas dois anos) e só depois de um tempo que rolou de instalar um gravador de CD e um de DVD. Processador acho que era decente para época, e a placa de vídeo devia ser integrada, como também é no meu atual. Por ter entrado no PC já com meus 15 anos, nunca me interessei muito por jogos de computador. A primeira coisa que fiz quando conectei na internet foi caçar emuladores. Antes de ter acesso a banda larga eu apelava para lanhouses mesmo, e para dar valor a esse esforço extra teve uma fase que eu joguei muito Neo Geo, que tinham os jogos que mais demorava para baixar, hahaha. Football Manager (Único jogo de PC com que me importei por anos), eu fui conhecer graças a um colega de sala que gravou o jogo em um CD, provavelmente uma versão ripada.

Não consigo alimentar muito a saudade dessa primeira máquina, por mais que ela tenha me servido, a aposentei em 2011 com um sorriso no rosto. E na real eu nem consigo mais ignorar que o meu atual já está começando a falhar em algumas coisas em que ele não deveria. O que eu ainda queria fazer é ver se tem algum jeito de recuperar coisas que estão nos três HDs que ainda guardo aqui, dois do PC já aposentado e um que usava no atual. Todos tem arquivos que esqueci de salvar por distração, que seriam legais de rever. Só que o fato de não ligar eles há tempos e de dois deles eu ter abandonado por falhas no funcionamento não é muito animador. Não tenho coragem de jogar no lixo, apesar de achar que tudo já era.
Essa placa é de 2008, bem antiguinha já hahaha
Mas eu uso esse PC como secundário no momento, pro dia a dia é tranquilo de usar ele.. Jogo de até 2013 e indies, ela roda bem ainda.. Penso mais em trocar por conta do Vulkan que tá sendo bem utilizado em emuladores.
HDs é questão de fazer uma pilha de todos os HDs e ir testando um por um.
Se algum tiver com problema usa o "Stellar Phoenix Windows Data Recovery Professional" (tem que pegar crackeado) que ele recupera a maioria. Se for IDE e não tiver no novo, adaptador é uns 30 contos por aí
Eu sempre tive mania de sair guardando tudo.. Daí tenho umas pastas desse jeito aí por aqui kkk
oxuydTM.png
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
@cmsnes eu tenho um monte de peças aqui pra passar pra frente, tudo testado e funcionando. Qualquer coisa vê no meu tópico do Feirão do Piga lá nos classificados (link na minha assinatura). Tudo barato a preços módicos.

E parabéns pelo projeto. E falando em projetos, eu não usaria HD mecânico não. Eu usaria um SSD sata de 120gb (que está barato hoje) com um adaptador sata/ide. Ou usaria um adaptador IDE / CF card. Os HDs mecânicos dessa época já devem estar chegando no fim da vida.

Boa sorte!
 

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
29.307
Pontos
1.054
@cmsnes eu tenho um monte de peças aqui pra passar pra frente, tudo testado e funcionando. Qualquer coisa vê no meu tópico do Feirão do Piga lá nos classificados (link na minha assinatura). Tudo barato a preços módicos.

E parabéns pelo projeto. E falando em projetos, eu não usaria HD mecânico não. Eu usaria um SSD sata de 120gb (que está barato hoje) com um adaptador sata/ide. Ou usaria um adaptador IDE / CF card. Os HDs mecânicos dessa época já devem estar chegando no fim da vida.

Boa sorte!
Valeu pelas dicas mano! Vou olhar seu feirão :kgozo
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.298
Reações
1.588
Pontos
614
Um dos PCs que quero remontar.. P3B-F e um Pentium 3 700MHz, tem 768mb de ram espetados nele.
Legal e chato dessa placa mãe é que ela não tem nada onboard, rede, vídeo, som, tudo tem que ser off kkk
Tenho uma MX400 pra por nele, mas queria algo mais legal..
PXL_20220118_235735730.jpg
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Se é para jogos antigos recomendo pegar alguma placa que som e vídeo compatível com ms-dos, pois alguns jogos antigos como o tombo raider 1 rodam em dos. Eu se fosse montar um PC velho usaria o windows 98 acho ele mais compatível com coisas bem antigas.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
Um dos PCs que quero remontar.. P3B-F e um Pentium 3 700MHz, tem 768mb de ram espetados nele.
Legal e chato dessa placa mãe é que ela não tem nada onboard, rede, vídeo, som, tudo tem que ser off kkk
Tenho uma MX400 pra por nele, mas queria algo mais legal..
PXL_20220118_235735730.jpg
É muito difícil ver uma Mobo Slot 1 dessas funcionando. Tenho duas dessa aqui na sucata.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.601
Reações
33.017
Pontos
1.048
É uma surpresinha essa aí.. Usei a última vez tem quase 12 anos, guardei funcionando, mas não sei como tá hoje em dia haha
Espero que esteja funcionando. O que geralmente estraga nessas placas é o socket do processador, por causa do peso (processador pendurado)
 
Topo Fundo