O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Ponto morto]Economiza ou não economiza?

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Pessoal, fico intrigado com as matérias que falam que o consumo do veiculo é menor se não deixa em ponto morto em descida.
O que percebo é justamente o contrário. Com o Civic 2001 cambio Manual, a diferença era pouca, nem valia a pena (verificado com o metodo "tanque cheio" e também com OBD II). Comprei um Fluence 2013 cambio CVT e... A diferença é gritante no computador de bordo. Além de ganhar velocidade, o veiculo ainda consegue economizar.
Afinal, é verdade o que dizem os estudiosos? Por que eu não percebo isso? E você, como percebe o consumo quando coloca na banguela? Existe diferença entre os carros nessa lógica(alguns funcionam, outros não)? E o cambio/motor sofrem/estragam com a banguela?


Sei que é infração de transito, não se pode deixar na "banguela"(e também é mais perigoso). Não é bem essa a discussão. Estou apenas me atentando ao consumo ok?.


Abraços.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.238
Reações
50.106
Pontos
1.539
em carros com injeção eletronica ele economiza, em carros carburados nao, a injeção corta o combustivel pra camara de combustão, por isso ele economiza o combustivel, com carro em ponto morto a injeção continua mandado o combustivel normal, como se vc tivesse parado em um sinaleiro por exemplo, no caso do fluence cvt pra vc aproveitar melhor esse recurso vc tem que deixar em marcha reduzida, nao sei como é exatamente no cvt pois nunca tive um, mas no automatico convencional vc batia a marcha na que deveria estar em uma rotação normal pra aquela velocidade.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
em carros com injeção eletronica ele economiza, em carros carburados nao, a injeção corta o combustivel pra camara de combustão, por isso ele economiza o combustivel, com carro em ponto morto a injeção continua mandado o combustivel normal, como se vc tivesse parado em um sinaleiro por exemplo, no caso do fluence cvt pra vc aproveitar melhor esse recurso vc tem que deixar em marcha reduzida, nao sei como é exatamente no cvt pois nunca tive um, mas no automatico convencional vc batia a marcha na que deveria estar em uma rotação normal pra aquela velocidade.

Então, no CVT do Fluence vc tem a opção de deixar "Automático ou Manual". Eu somente utilizo ele automatico, não consegui usar ele manual (no civic meu referencial era as rotações, que no CVT muda completamente). E reduzir a marcha nao "segura" o veiculo(fazendo vc economizar mas gastar mais la frente)?
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Consumo depende do trecho....numa descida longa, seguida de longa subida, ponto morto ate economiza ao considerar consumo gasto a menos pro carro subir com velocidade condizente. Agora numa descida seguida de curva onde se e necessario frear pra contorna-la, praticar o cut-off é mais indicado. Foi mais ou menos essa a conclusao do bestcars qdo testou o golf novo q tem opcao de roda livrr. To meio sem tempo agora, mas depois volto e posto a fonte.

Enviado de meu GT-S5570B usando o Tapatalk 2
 

Little Pig

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.935
Reações
885
Pontos
1.079
Resumão:

Banguela o motor trabalha na mesma condição de rotação mínima - quando o carro está parado - e que varia de carro pra carro. Neste caso existe um determinado consumo de combustível.
Em descida que o motorista não está acelerando, não existe injeção de combustível, já que o carro desce sozinho. Então não há consumo de combustível.

Este é o conceito.
Porém, há vários fatores influenciando estas condições, externos e internos.
Mas o conselho continua, não usar a banguela é mais econômico.
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Cara acho que ponto morto em automático em movimento fode o cambio não ?

O conversor não continua acoplado?
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.238
Reações
50.106
Pontos
1.539
Então, no CVT do Fluence vc tem a opção de deixar "Automático ou Manual". Eu somente utilizo ele automatico, não consegui usar ele manual (no civic meu referencial era as rotações, que no CVT muda completamente). E reduzir a marcha nao "segura" o veiculo(fazendo vc economizar mas gastar mais la frente)?


nao necessariamente, vc ta na descida de uma serra, vc usa o freio motor que é essa marcha reduzida e ele só vai economizar o combustivel pois vc nao vai precisar acelerar em seguida, mas mesmo em descida e subida em seguida vc nao precisa largar o carro na banguela, utilize a mesma marcha que usaria em uma reta, por exemplo vc ta em uma 3 a 3 mil giros, joga uma quarta e utilize a mesma marcha na subida, a quarta estando em 2 mil giros ele ja vai consumir menos na descida que o ponto morto a mil pois o motor nao vai tar jogando combustivel.

mas mesmo em carro carburado a banguela nao é uma economia monstra que justifique vc permanecer com marcha desengatada.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
nao necessariamente, vc ta na descida de uma serra, vc usa o freio motor que é essa marcha reduzida e ele só vai economizar o combustivel pois vc nao vai precisar acelerar em seguida, mas mesmo em descida e subida em seguida vc nao precisa largar o carro na banguela, utilize a mesma marcha que usaria em uma reta, por exemplo vc ta em uma 3 a 3 mil giros, joga uma quarta e utilize a mesma marcha na subida, a quarta estando em 2 mil giros ele ja vai consumir menos na descida que o ponto morto a mil pois o motor nao vai tar jogando combustivel.

mas mesmo em carro carburado a banguela nao é uma economia monstra que justifique vc permanecer com marcha desengatada.

independente de consumo eu não consigo jogar na banguela, perde tração e tem que fica só dependendo dos freios. se os freios fritarem fodeu... além disso se vc perder o controle do carro na curva e molhado se estiver desengrenado até vc engrenar e acertar o carro ja rodou...

no civic que é automatico nunca fiz nada disso, só uso os numeros lá pra segurar o carro na serra, geralmente uso o 3 ou quando tem curva muito fechada na descida o 2, mas pra poupar os freios e não pra poupar combustível.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Bem, o teste que faço é num trecho de reta da jacu pessego(sp), de aproximadamente 1 a 2km. Nao tenho que freiar, e nem entro com tudo na descida, pra nao precisar brecar.
eu estou aqui perguntando pq realmente nunca dirigi carro "automatico" antes. Fico boladao ao ver o computador de bordo mostrando justamente o contrario que é dito. As vezes acho q o problema sou eu.
 

Little Pig

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.935
Reações
885
Pontos
1.079
Nunca trabalhei em automatico, muito menos cvt.
Não sei como é o cutoff desses carros.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.238
Reações
50.106
Pontos
1.539
independente de consumo eu não consigo jogar na banguela, perde tração e tem que fica só dependendo dos freios. se os freios fritarem fodeu... além disso se vc perder o controle do carro na curva e molhado se estiver desengrenado até vc engrenar e acertar o carro ja rodou...

no civic que é automatico nunca fiz nada disso, só uso os numeros lá pra segurar o carro na serra, geralmente uso o 3 ou quando tem curva muito fechada na descida o 2, mas pra poupar os freios e não pra poupar combustível.


tbm nao uso a banguela nunca, nao acho que valha a pena.

Bem, o teste que faço é num trecho de reta da jacu pessego(sp), de aproximadamente 1 a 2km. Nao tenho que freiar, e nem entro com tudo na descida, pra nao precisar brecar.
eu estou aqui perguntando pq realmente nunca dirigi carro "automatico" antes. Fico boladao ao ver o computador de bordo mostrando justamente o contrario que é dito. As vezes acho q o problema sou eu.


tente fazer esse negocio com as marchas, mas de qq maneira é estranho isso, só que nao sei bem como funciona o cvt na banguela...
 

Little Pig

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.935
Reações
885
Pontos
1.079
Pessoal, fico intrigado com as matérias que falam que o consumo do veiculo é menor se não deixa em ponto morto em descida.
O que percebo é justamente o contrário. Com o Civic 2001 cambio Manual, a diferença era pouca, nem valia a pena (verificado com o metodo "tanque cheio" e também com OBD II). Comprei um Fluence 2013 cambio CVT e... A diferença é gritante no computador de bordo. Além de ganhar velocidade, o veiculo ainda consegue economizar.
Afinal, é verdade o que dizem os estudiosos? Por que eu não percebo isso? E você, como percebe o consumo quando coloca na banguela? Existe diferença entre os carros nessa lógica(alguns funcionam, outros não)? E o cambio/motor sofrem/estragam com a banguela?


Sei que é infração de transito, não se pode deixar na "banguela"(e também é mais perigoso). Não é bem essa a discussão. Estou apenas me atentando ao consumo ok?.


Abraços.

Você tem o programa do celular de OBD???

Se tiver, faz um favor.
Não sei se tem esse item na lista, visualiza o Lambda.

Quando fizer a manobra engatado, ele deve ficar maior que 1. De 2 pra cima.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Você tem o programa do celular de OBD???

Se tiver, faz um favor.
Não sei se tem esse item na lista, visualiza o Lambda.

Quando fizer a manobra engatado, ele deve ficar maior que 1. De 2 pra cima.

Tenho o OBD II (esse aqui http://www.dx.com/pt/p/elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-126921 )
O programa que uso é o Torque Litle e o OBD car doctor.

No fluence ainda nao instalei ele, uso o computador de bordo mesmo. Mas assim que eu tiver um tempo, instalarei nele e verifico e mando MP. :kgozo
 

Dragonslayer

Veterano
Mensagens
901
Reações
441
Pontos
119
Quando o carro esta engatado sem acelerar a mistura fica muito pobre, agora quando esta desengatado ele assume a mistura padrao de quando o carro esta em marcha lenta ou seja bem mais rica. Eh por isso que engatado ele economiza gasosa.
 

Uzumaki_Naruto

Bam-bam-bam
Mensagens
9.514
Reações
1.426
Pontos
339
Cara acho que ponto morto em automático em movimento fode o cambio não ?

O conversor não continua acoplado?

Pois é. Esse é meu medo e dúvida também.

Ao menos em manual diz, para engatar ré ou deixar em Parking somente com o carro totalmente parado. Assumo que, se para isso o carro precisa estar parado, pra desengatar o carro em movimento, não deva ser diferente não...


Se a diferença é mínima então poupe o seu freio.




Acho que CVT não atua com conversor.

Positivo. CVT trabalha com polias.
 

TuriistaH .BR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.429
Reações
6.152
Pontos
824
Pois é. Esse é meu medo e dúvida também.

Ao menos em manual diz, para engatar ré ou deixar em Parking somente com o carro totalmente parado. Assumo que, se para isso o carro precisa estar parado, pra desengatar o carro em movimento, não deva ser diferente não...

Pois é.

O carro tá em movimento e você tá mexendo do neutro pra Drive, engatando denovo.

As solenóides tão mexendo lá, acho que fode o cambio.

Se o conversor desacoplasse..
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Consumo depende do trecho....numa descida longa, seguida de longa subida, ponto morto ate economiza ao considerar consumo gasto a menos pro carro subir com velocidade condizente. Agora numa descida seguida de curva onde se e necessario frear pra contorna-la, praticar o cut-off é mais indicado. Foi mais ou menos essa a conclusao do bestcars qdo testou o golf novo q tem opcao de roda livrr. To meio sem tempo agora, mas depois volto e posto a fonte.

Enviado de meu GT-S5570B usando o Tapatalk 2

Acabei de ler a materia. Então, o que está ocorrendo é justamente o que falaram la. em locais planos, estou colocando em ponto morto também após atingir o limite de velocidade da via... E de fato estou economizando. É maluca a tese, mas o texto lá confirma o que eu constatei. Agora retsa saber se ferra o cambio como alguns aqui falaram ou se é como estou vendo em outros locais, falando que nao estraga.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Acabei de ler a materia. Então, o que está ocorrendo é justamente o que falaram la. em locais planos, estou colocando em ponto morto também após atingir o limite de velocidade da via... E de fato estou economizando. É maluca a tese, mas o texto lá confirma o que eu constatei. Agora retsa saber se ferra o cambio como alguns aqui falaram ou se é como estou vendo em outros locais, falando que nao estraga.

teu carro é automatico e vc ta botando em ponto morto com ele em movimento é isso?

:eek:
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Meu carro nao é AT, é CVT.

cara sei não, posso estar falando m**** mas toda vez que vc engatar denovo o D o seu cambio vai ter que adivinhar qual posição na polia é melhor pra aquela velocidade... com o tempo não sei se isso é bom não.

quer fazer churrasco e economizar no palito de dente? pq não comprou um carro mais economico então? :klingua
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
cara sei não, posso estar falando m**** mas toda vez que vc engatar denovo o D o seu cambio vai ter que adivinhar qual posição na polia é melhor pra aquela velocidade... com o tempo não sei se isso é bom não.

quer fazer churrasco e economizar no palito de dente? pq não comprou um carro mais economico então? :klingua

pq se comprasse mais economico faria a mesma coisa pra economizar mais :coolface
 

number431

Supra-sumo
Mensagens
1.675
Reações
628
Pontos
189
Em estrada livre cheia de sobe e desce sem curvas acentuadas banguela economiza pra carvalho. Engatado o motor reduz a velocidade e precisa acelerar menos para vencer a subida. Isso porque o consumo em marcha lenta é ridículo.

Só que se o motor apagar e você precisar frear forte fodeu.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Em estrada livre cheia de sobe e desce sem curvas acentuadas banguela economiza pra carvalho. Engatado o motor reduz a velocidade e precisa acelerar menos para vencer a subida. Isso porque o consumo em marcha lenta é ridículo.

Só que se o motor apagar e você precisar frear forte fodeu.

como falei acima também, se vc precisa fazer alguma manobra de emergencia e depois acertar o carro, estando em ponto morto fodeu vc não vai ter tração pra equilibrar denovo...
 

number431

Supra-sumo
Mensagens
1.675
Reações
628
Pontos
189
como falei acima também, se vc precisa fazer alguma manobra de emergencia e depois acertar o carro, estando em ponto morto fodeu vc não vai ter tração pra equilibrar denovo...
Por isso que nenhum fabricante admite que banguela pode economizar combustível. Ficam com essa balela de cut off que funciona de fato, mas não é o mais eficiente em todas situações. Prova disso é o próprio golf e sua banguela automática como citaram acima. Ta certo que nesse caso o motor para. Mas o consumo em marcha lenta é risível. Coisa de 0,5 l por hora.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Bem, hj testei uma técnica um pouco diferente, em vez de jogar o ponto morto, jogava a 6ª marcha. Não foi mil maravilhas, mas de imediato o consumo diminuía. Mas não resolve a critica que fizeram aqui, dizendo que pode ferrar o cambio, ja que nao deixa de ser uma alternância no cambio.
Mas andei lendo por ai que isso por si só(colocar no ponto morto) nao ferra o cambio. Agora nao sei.
 

PabloB

Supra-sumo
Mensagens
1.031
Reações
683
Pontos
153
Não é só questão de consumo. Lorenço falou o que tava na ponta da língua: DESCER LADEIRA EM PONTO MORTO COMPROMETE A SEGURANÇA.

Se um animal entra na pista de inopino, se um pneu estoura, se vc escorregar em alguma substância vc não tem como engatar a marcha em tempo, e o freio não vai dar conta sozinho.

Ou seja, pra economizar 10 fucking reais vc compromete a tua segurança e de outros.
 

Jefferson *Anjim*

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
20.110
Reações
7.135
Pontos
1.304
Não é só questão de consumo. Lorenço falou o que tava na ponta da língua: DESCER LADEIRA EM PONTO MORTO COMPROMETE A SEGURANÇA.

Se um animal entra na pista de inopino, se um pneu estoura, se vc escorregar em alguma substância vc não tem como engatar a marcha em tempo, e o freio não vai dar conta sozinho.

Ou seja, pra economizar 10 fucking reais vc compromete a tua segurança e de outros.


Ok, proximo.



Depois mando a sua multa por excesso de velocidade. :kpalha



Pessoal, fico intrigado com as matérias que falam que o consumo do veiculo é menor se não deixa em ponto morto em descida.
O que percebo é justamente o contrário. Com o Civic 2001 cambio Manual, a diferença era pouca, nem valia a pena (verificado com o metodo "tanque cheio" e também com OBD II). Comprei um Fluence 2013 cambio CVT e... A diferença é gritante no computador de bordo. Além de ganhar velocidade, o veiculo ainda consegue economizar.
Afinal, é verdade o que dizem os estudiosos? Por que eu não percebo isso? E você, como percebe o consumo quando coloca na banguela? Existe diferença entre os carros nessa lógica(alguns funcionam, outros não)? E o cambio/motor sofrem/estragam com a banguela?


Sei que é infração de transito, não se pode deixar na "banguela"(e também é mais perigoso). Não é bem essa a discussão. Estou apenas me atentando ao consumo ok?.



Abraços.


Da poxima vez pelo menos leia o topico antes de postar.
 

PabloB

Supra-sumo
Mensagens
1.031
Reações
683
Pontos
153
Ok, proximo.


Depois mando a sua multa por excesso de velocidade. :kpalha

Mais uma?


Da poxima vez pelo menos leia o topico antes de postar.

Ok, só não precisa meter a ferradura.

Economiza?

Sim, economiza. Se eu usar o sistema de banguela meu carro faz 6.4 km/l na cidade, e sem usar a banguela, 6.1 km/l.

Na estrada nunca arrisquei.

Só fiz esse teste com um tanque e depois nunca mais arrisquei. Acho que a diferença no bolso não vale a pena pela segurança.

Apenas isso que quis dizer.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Por isso que nenhum fabricante admite que banguela pode economizar combustível. Ficam com essa balela de cut off que funciona de fato, mas não é o mais eficiente em todas situações. Prova disso é o próprio golf e sua banguela automática como citaram acima. Ta certo que nesse caso o motor para. Mas o consumo em marcha lenta é risível. Coisa de 0,5 l por hora.

o problema é que o golf tem um cambio moderno de dupla embreagem com gerenciamento de ponta pra isso, faz parte do projeto, a hora que acelerar ele engrena imediatamente diferente de fazer isso num carro que não é preparado pra isso.
 

Dragonslayer

Veterano
Mensagens
901
Reações
441
Pontos
119
o problema é que o golf tem um cambio moderno de dupla embreagem com gerenciamento de ponta pra isso, faz parte do projeto, a hora que acelerar ele engrena imediatamente diferente de fazer isso num carro que não é preparado pra isso.
Povo ta viajando, quando tah na bangela o consumo de combustivel eh igual se tivesse engatado com o acelerador acionado de leve, pq a mistura eh a mesmo. Quando esta engatado sem acelerar a mistura eh empobrecida. Bangela nao economiza nada de combustível. O golf a central deve fazer gerenciamento diferente na bangela automatica, mais isso o carro ja foi projetado pra fazer, nao adianta fazer em qualquer carro q nao vai dar certo.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.307
Reações
16.421
Pontos
1.439
Povo ta viajando, quando tah na bangela o consumo de combustivel eh igual se tivesse engatado com o acelerador acionado de leve, pq a mistura eh a mesmo. Quando esta engatado sem acelerar a mistura eh empobrecida. Bangela nao economiza nada de combustível. O golf a central deve fazer gerenciamento diferente na bangela automatica, mais isso o carro ja foi projetado pra fazer, nao adianta fazer em qualquer carro q nao vai dar certo.

pois é, em cut off o consumo é nulo. o que pode atrapalhar de usar é a relação do cambio do carro. se tiver uma quinta ou sexta marcha bem longa vale muito mais a pena usar do que soltar na banquela. mas se for cambio com marchas curtinhas ela pode segurar um pouco demais, mas mesmo assim cabe do gerenciamento do pé do motorista também... outra coisa é que provavelmente entre os diversos modelos de carro deve haver uma variação da faixa de rotação em que o cut off entra em ação.

tudo vai de conhecer o carro que ta dirigindo, se souber usar o cut off ele é mais economico com certeza (e mais seguro como disse acima também).
 

nettboxBR

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.244
Reações
2.947
Pontos
844
Ate onde eu sei com a marcha engatada sem acelerar ele economiza. No ponto morto ele continua a colocar gasolina como se fosse marcha lenta. Mas n sei se tem tanta diferença
 
Topo Fundo