O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por ano, 400 novos advogados são formados em Sorocaba

Fantasma na Máquina

Bam-bam-bam
Mensagens
1.416
Reações
1.935
Pontos
353
É comemorado neste domingo o Dia do Advogado. A escolha por 11 de agosto é por conta do dia em que foram instituídas, no ano de 1827, as duas primeiras faculdades de Direito do Brasil: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco — que foi transferida para a cidade de Recife em 1854. Em Sorocaba, anualmente, aproximadamente 400 pessoas se formam em Direito nas instituições de ensino superior da cidade.

 

Maedhros

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.539
Reações
6.814
Pontos
969
deve existir mais advogado no Brasil que o resto do mundo inteiro somado :klolz

me impressiona existir tanto mercado pra isso.
Brasil tem mais cursos de Direito do que todos os outros países do mundo juntos
País possui mais de 1.200 faculdades, contra 1.100 do resto do mundo

 


Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
deve existir mais advogado no Brasil que o resto do mundo inteiro somado :klolz

me impressiona existir tanto mercado pra isso.

Quando entrei na faculdade de direito, o professor nos informou que o Brasil possui mais faculdades de direito do que o resto do mundo inteiro junto.
No entanto, A maioria dos que se formam nem passam no exame da OAB, então o número de advogados é bem menor do que o de bacharéis.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
A advocacia já anda em crise e ainda querem acabar com o exame da ordem, aí seria o último prego de caixão da profissão.

Obs: caso a questão dos concursos ainda não fosse vantajosa, o curso de direito já estaria no ralo.
 

dragonreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
1.668
Reações
4.625
Pontos
288
Brasil é suas bizarrices. Muita burocracia jogada goela abaixo do cidadão. Reserva de mercado sinistra.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Acabar com o exame é para tirar relevância da OAB pela atual situação dela.
Pode reduzir de diversas formas a força da mesma, sem precisar acabar com o exame de vez: tirar ela dessa questão de autarquia sui generis; diminuir ou retirar a obrigatoriedade de pagamento da anuidade( acabando com a prova, em tese, eles lucrariam ainda mais), baixar os valores do exame e etc...

Por mim, a OAB se foda e é realmente um absurdo essa quantidade de cursos de direito( sou advogado e, como muitos, foi meio inserido no meio pela pressão dos concursos públicos) no Brasil. Porém, isso prejudicaria a maioria na ativa e não seria solução para quem é bacharel, além de ter uma prova semelhante dessas na maioria dos países no mundo.

Medicina logo vai chegar nesse nível em um futuro próximo.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.018
Reações
6.879
Pontos
704
Obs: caso a questão dos concursos ainda não fosse vantajosa, o curso de direito já estaria no ralo.
Acredito que não, pq o lance é o filho ser doutor. Na maioria das familias, quem faz direito só não é mais valorizado do que quem faz medicina.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.367
Reações
71.553
Pontos
1.763
Só tenho uma coisa a dizer hoje:

Parabéns pelo seu dia @puchu e aos outros advogados do fórum!
 

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
508
Reações
952
Pontos
293
Cidade onde moro se eu jogar uma pedra para cima vai acertar um advogado quicar acertar outro e depois em um engenheiro.
Entrei no tópico para fazer essa observação, sou engenheiro civil e se eu chuto uma arvore vai mais cinco colegas. Impressionante como engenharia não vale nada, como colega falou é concurso ou nada. Área acadêmica também está ultra competitiva pois não há vagas no mercado.
 

Inland Taipan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.956
Reações
5.507
Pontos
353
Brasil tem mais advogado que bandido, por isso vemos vagabundo com 2, 3 advogados loucos pra pegar algum caso, pq sabem que a causa é ganha aqui nesse paiseco.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 

Silent Len

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.596
Reações
4.113
Pontos
704
Vim visitar minha avó e aqui na cidade advogado, dentista e psicólogo tem pelo menos 1 de cada a cada quarteirão nos bairros centrais. Desconheço sobre como é a dinâmica da concorrência entre eles.
 

RedKnight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.759
Reações
7.776
Pontos
694
O que tem de faculdade de direito de fundo de quintal é pra perder de conta, por isso o exame da oab tem que existir, pra ter um controle de qualidade. :klol
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.377
Pontos
503
O mundo real bate a porta do Brasil. Desde os tempos de império, a economia esteve sob jugo do Estado, e se formar ''doutor'' bacharel era garantia de emprego público, notadamente as famílias de posses mandavam seus filhos para as capitais.

Porém o mundo, a economia, mudou e a cultura do Brasil não, 100/150 anos depois, se multiplicaram cursos de Direito, mas a demanda não.

Hoje se consegue diploma em muitas cidades do interior, tem empréstimo, financiamento, mas também dívidas.

Mas reboque no funcionalismo tem limite, vieram a era dos concursos (pós-CF88) e hoje nem esses dão conta de suprir a oferta destes profissionais.

E que o governo atual privatize e enxugue o máximo possível. Mais de 10 mil cargos já foram deletados, a Liquigás já foi privatizada, o Correios tá na mira e não haverão mais concursos federais até o fim do ano. E o país saúda com um sonoro amém por isso.

No mundo real - e no Brasil - se precisam é de geradores, produtores, compartilhadores de riqueza e não de ''doutores'' em legislações, em sua maioria, inúteis.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Direito sempre foi o curso de quem não sabe que quer fazer da vida ou aquele curso só pra agradar pai e mãe. Acho que toda minha vida só vi duas pessoas que entraram no curso pq tinha convicção que queriam ser advogados.
Um deles se formou, exerceu por 2 anos, largo e entrou pro seminário...
 

soap

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.102
Reações
28.034
Pontos
1.044
Enquanto isso...

Dois Advogados saindo do fórum depois de um dia de trabalho.

Um deles retirando a gravata disse.

-Nossa que calor, vamos tomar alguma coisa?

...e o outro disse:

-De quem, de quem?

:klol
 
Ultima Edição:

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.781
Reações
4.611
Pontos
453
Pouco pro tamanho da cidade
Na minha terra natal são 80k habitantes e saem +- 140 por ano
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.087
Reações
9.449
Pontos
1.454
Direito sempre foi o curso de quem não sabe que quer fazer da vida ou aquele curso só pra agradar pai e mãe. Acho que toda minha vida só vi duas pessoas que entraram no curso pq tinha convicção que queriam ser advogados.
Um deles se formou, exerceu por 2 anos, largo e entrou pro seminário...

Do meu circulo de amigos/colegas - apenas UM não fez direito :klol, um fez direito por que não sabia o que queria da vida e não conseguiu passar na OAB apesar de formado e hoje trabalha em uma prefeitura do interior de SC, um é analista/chefe de um cartório do TRE, um trabalha no escritório da família de advocacia e gerencia mais algumas coisas, outro passou para promotor logo depois que se formou praticamente, outro virou juiz do trabalho, etc...

Em sua maioria - todos se deram muito bem, mas com certeza eles estão fora da curva.

PS.: Eu nao fiz direito huahuahua
 

Knarf.Rocha

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.429
Reações
4.829
Pontos
699
Formar-se em Direito não significa ser advogado, mas, na verdade, Bacharel em Direito. Nem todos passam na OAB, mas, sem dúvida, são muitos formados.
 

Larva Maligna

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.712
Reações
18.431
Pontos
703
@Malakh olha que interessante isso.

Esse mercado está extremamente saturado, com um nível de exigência cada vez mais absurdo, exigindo mais do profissional, fora a desvalorização do trabalho advocatício. A pessoa estuda, se dedica, faz pós-graduação, se especializa, para no fim ganhar pouco comparado com o trabalho que exerce. Fora a falta de respeito e a banalização do curso de direito que ocorre hoje em dia, graças à essas “Uniesquinas”.

E muitos desses centros de ensino oferecem um curso simplório e ruim, formando péssimos profissionais, que ainda conseguiram passar no Exame da Ordem. E tem gente que defende o fim dela.

Como me falam uma coisa dessas?

Esse grande número de advogados interessa para a OAB por conta da questão da anuidade, ganham muito dinheiro com isso. Fora o lucro que eles obtém com a realização do Exame de Ordem.

E a indústrias dos cursos? Que movimenta muito dinheiro por ano?

Virou negócio. Sobre a anuidade, é caro, e eu como advogado não vejo muita vantagem. Os advogados pagam uma anuidade em um patamar alto, e muitos não veem retorno, não veem a ordem agindo em prol dos interesses dos profissionais que exercem a advocacia. E é complicado pois a OAB envolve muita política, tudo pelo quinto constitucional.

Por fim, meu tio passou no exame da ordem em 1987, a OAB-SC dele é na faixa do número 6.000, uma outra tia minha passou no exame em 1991, a OAB-SC dela é na faixa do número 8.000, logo, num período de 4 anos, surgiriam 2 mil advogados, inscritos na OAB. Hoje, isso ocorre em um curto intervalo de tempo, de um ano para outro já entram mais de 2 mil advogados. Isso em Santa Catarina, imagine o resto do país.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo