O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por quê alguns consideram o Homem Aranha Homecoming o melhor?

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
E pior. Sem explicar muito o motivo. Jogam a bomba e desaparecem "Achei o MELHOR filme do homem aranha" e nunca mais o cara diz algo além disso (pelo menos poderiam explicar os motivo que levaram pra achar q é). É só curiosidade pois me interesso em escutar os argumentos pois eu penso o contrário. A diferença é que tenho justificativas pra achar a trilogia do Raimi melhor.

Por questão de habilidade como diretor/roteirista. O Raimi consegue misturar momentos extremamente dramáticos, tenso ou triste com momentos leves e engraçados. O cara mistura gêneros opostos e faz rolar de forma fluída como se fosse algo normal. Os temas são bem humanos, fortes e cheio de conflitos como poder/responsabilidade (HA1), sonho/sacrifício (HA2), vingança/perdão (HA3) e cada um desses temas respigam em outros filmes. O tema do 1 ainda permeia no dois e três e deixa a trama cada vez mais complexa. Multifacetado. O 3 não é lá grande coisa. É bem ruinzinho mas mais pelo fato de ter sido mal executado que pelo seus temas, que são interessantes.

Pelo fato do filme tratar um período mais velho de Peter, deve ter ajudado pra abordar várias questões delicadas. O supporting cast é rico e complexo. A Mary Jane, Harry Osborn, Tia May, etc sempre possuem ótimos diálogos e algo impactante. No Spiderman 2 podemos ver muito bem isso quando a Tia May dá um aniversário surpresa e o máximo q consegue dar de presente são 20 dólares, do sofrimento que ainda sente por causa da morte do Tio Ben, o choque ao descobrir que o Peter tinha envolvimento indireto na morte dele, do conflito interno de Harry que perdeu o pai e não consegue lidar com o fato de q seu melhor amigo tira fotos do aranha e por aí vai. Os vilões não devem em nada ao Abutre.

Sim. O Abutre foi um dos pontos fortes do Homecoming (na verdade um dos únicos). Só que ele acaba sendo só mais um ao lado do Duende Verde, Dr. Octopus e Homem Areia (Sim. Eu achei o arco dele muito bom. Ainda na questão da vingança/perdão). Obs. Nem considero a porcaria do Venom apesar dele ter função no tema proposto pelo terceiro filme

O que eu quero dizer com tudo isso. Criei expectativas com Homecoming e encontrei um filme divertido porém raso. Depois do hype, passando algumas semanas, eu me dei conta de que o filme é muito pouco marcante. Não pq as cenas de ação não foram memoráveis mas pq o filme é apenas divertido e só. O supporting cast só serviu pra tirar sarro ou pra soltar um "wow awesome". Só pra isso. O gordinho lá é a representação MOR do atual cenário de fãs da marvel. Que estão com sede extrema pra ver fanservice, trocentas referências de outros filmes e easter eggs. O filme é basicamente um aglomerado desses itens aí. Fanservice de referências e eastereggs. Não há problema algum estar no universo dos avengers, pelo fato dele ter apenas 15 anos e ter o sonho de entrar no grupo Avengers. O problema é que para por aí e isso faz o Peter do Tom Holland bastante superficial. Peter é raso, seus amigos só servem pra soltar uma frase de efeito cômico ou pra falar "Awesome" "woooow"... aí fica difícil defender.

Nem ligo ser teenager. De se passar na maior parte do filme em highschool mas isso não é desculpa pra serem rasos. Pra fazer um filme raso/mediano. Podem continuar com essa temática/tom/estereótipo de personagens de escola numa boa. Fazendo bem feito, pq não?

Esse é um dos únicos filmes materializados que podemos fazer comparação do tipo "O que seria um homem aranha stand alone e um homem aranha da Marvel Cinematic Universe". Aí vemos o problema da "marverização". A implicação que existe em fazer parte de um universo (assunto pra outro tópico aliás.)

Só quero compreender a opinião de quem acha o Homecoming melhor :) Só pra saber os motivos por trás disso pq ainda não tive oportunidade de ler um texto explicando o motivo pra tal

Agora se os motivos são do tipo "roupa do aranha irada com tecnologia stark awesome" "iron man mentorrrr" "capitão américa kkkk" "finalmente temos um spiderman cômico e falastrão. simplesmente a melhor representação do aranha kkk" (como se isso fizesse o filme no geral ser melhor que os outros né) fica complicado mas ok. São motivos válidos pra achar melhor tbm apesar de eu torcer o nariz :/
 
Ultima Edição:


tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.884
Reações
230.202
Pontos
2.529


Marvel fazendo, marketing pesado, além do fato do filme parecer ser razoável. Antes mesmo da galera ver o filme já estavam falando que seria foda e tudo mais. A Marvel ainda achou uma fórmula em que todos os filmes dela seguem o mesmo estilinho, aí com o Aranha daria certo também.
 

METALTEX

Bam-bam-bam
Mensagens
752
Reações
7.527
Pontos
433
Você mesmo respondeu - e vou além: o fã atual é trouxa e facilmente influenciado por hype e mídia, tratam seu entretenimento - especialmente super-heróis - como religião não-declarada. Aí os "motivos" são os piores possíveis porque tornou-se algo massificado, povão mesmo (aliás, isso é uma tendência universal pra praticamente tudo: qualquer coisa quando é pequena, iniciante e surgida no pré-2005 era avaliado de forma mais séria). Hoje, tudo é megalomaníaco, o dinheiro no meio é gigantesco, tem muita gente falando desse assunto, reviews pagos (um cancer hoje), fãs fanáticos e/ou inclusões (outro cancer) e, por tabela, fica difícil sequer dar uma opinião diferente no meio disso tudo (como a sua, a minha, a do usuário abaixo). Isso pros "normies" não é apenas uma discordância, mas sim uma verdadeira AFRONTA.

No caso do homecoming, nego softcore diz que é "o melhor" porque meteram a história no meio do MCU, com ferroso e outros personagens, mas isso é absurdo porque não sustenta um filme inteiro. História sim, desenvolvimento do personagem sim, mas apenas a ambientação, óbvio que não. Já pros psicóticos SJWs, uma parcela que odeio, mas infelizmente dá pitaco e piti em tudo que é produzido hoje, ele é "o melhor" porque o Peter Parker é a "minoria" em seu próprio filme (seja na escola, no interesse romântico, em tudo, até numa aula de espanhol). Obviamente, isso é um argumento ainda mais idiota, extrapola a vergonha-alheia e sequer deve ser levado a sério. Mesmo porque, qualquer usuário mais velho que consome isso desde os anos 80 irá dizer que foi os do Raimi, lógico.

Por fim, o que você falou tem total sentido, mas volto a enfatizar a própria propaganda e o público a quem ele se destina... Mudou demais (pra pior) lá por 2003-2004, e foi ladeira abaixo a partir de 2013. Um exemplo válido é no que se tornou Star Wars: na época da trilogia original, era coisa de nerd e o acesso era mínimo. Na época das prequels, teve o seu impacto no marketing, mas a internet ainda engatinhava, pouco se sentiu isso. No entanto, com essa trilogia nova e internet atual de mídia sociais e esquerdismo, tornou-se um verdadeiro câncer. Qualquer pessoa que dissesse que não gostou do episódio 7 e apresentasse argumentos razoáveis (eu me incluo nesse grupo) era automaticamente trucidado durante o lançamento ("hater!", "oldfag!", "era wars", "manja nada!!!1!!!" etc). Isso virou uma espécie de ditadura monossilábica do entretenimento.

Duvida? Basta entrar nos tópicos oficiais dessas franquias (SW, Marvel e DC), especialmente durante os lançamentos ainda, pra ver o nível das postagens... Não é um debate sólido, apenas torcida descerebrada, o meme-pelo-meme. E isso, não dá pra negar: é uma completa desgraça, praticamente um novo cancer moderno.
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
Você mesmo respondeu - e vou além: o fã atual é trouxa e facilmente influenciado por hype e mídia, tratam seu entretenimento - especialmente super-heróis - como religião não-declarada. Aí os "motivos" são os piores possíveis porque tornou-se algo massificado, povão mesmo (aliás, isso é uma tendência universal pra praticamente tudo: qualquer coisa quando é pequena, iniciante e surgida no pré-2005 era avaliado de forma mais séria. Hoje, tudo é megalomaníaco, o dinheiro no meio é gigantesco, tem muita gente falando desse assunto, reviews pagos, fãs fanáticos/inclusões e, por tabela, fica difícil sequer dar uma opinião diferente no meio disso tudo (como a sua, a minha, a do usuário abaixo). Isso pros "normies" não é apenas uma discordância, mas sim uma afronta.

No caso do homecoming, nego softcore diz que é o melhor porque meteram a história no meio do MCU, com ferroso e outros personagens, mas isso é absurdo porque não sustenta um filme inteiro. História sim, desenvolvimento do personagem sim, mas apenas a ambientação, óbvio que não. Já pros psicóticos SJWs, um parcela que odeio, mas infelizmente dá pitaco e piti em tudo que é produzido hoje, ele é o melhor porque o Peter Parker é a "minoria" em seu próprio filme (seja na escola, no interesse romântico, em tudo). Obviamente, isso é um argumento ainda mais idiota, extrapola a vergonha-alheia e sequer deve ser levado a sério.

Por fim, o que você falou tem total sentido, mas volto a enfatizar a própria propaganda e o público a quem ele se destina... Mudou demais (pra pior) de 2002 pra cá. Um exemplo válido é no que se tornou Star Wars: na época da trilogia original, era coisa de nerd e o acesso era mínimo. Na época das prequels, teve o seu impacto no marketing, mas a internet ainda engatinhava. No entanto, com essa trilogia nova e internet atual de mídia sociais e esquerdismo, tornou-se um câncer. Qualquer pessoa que dissesse que não gostou do episódio 7 e apresentasse argumento razoáveis (eu me incluo nesse grupo) era automaticamente trucidado durante o lançamento. Isso virou uma espécie de ditadura do entretenimento - e é uma desgraça.

vai saber tinha algo a mais que eu não vi. Pessoas mais iluminadas. Os "verdadeiros fãs" do aranha pra me explicar algo q faça sentido.

Eu particularmente não sou fanzão ferrenho pq conheci melhor as histórias dele através dos filmes do Raimi pra ser sincero. Sou leitor de HQ bem novo apesar de ter quase 30 anos de idade. Comecei a comprar as primeiras revistas com 22-23 anos e peguei uns arcos fechados do spiderman só depois de ver o segundo filme (o melhor de todos que saiu nos cinemas até agora).

Mesmo assim depois eu pude confirmar q os filmes do Raimi traduzem para a tela muito bem todas as nuances do personagem. Seus dilemas, problemas, interesses, etc. Tudo.

Pô. Os melhores filmes da marvel são justamente os que causam algum impacto relevante para história (winter soldier) ou que não precisam de outros filmes pra criar "conexão universal pra algo maior" como o caso dos Guardiões da Galáxia. O resto (tirando o primeiro Iron Man) são medíocres. Filmes q criam um "build up" pro próximo com pequenas ou nenhuma consequência/influência.

Todos terminam de uma certa forma bonitinhos e sem impacto algum para q outros filmes consigam fazer o mesmo. Afinal eles precisam estar bem e saudáveis pq vão se juntar com os outros... não pode criar sub intrigas elaboradas demais ou ferir o personagem principal com um final dúbio ou ruim. Esse é o problema q vejo no MCU. Por causa do "filme-MOR", nenhum pode sair da linha. Nenhum pode gerar consequências fortes ou gerar algum impacto significativo.

Isso explica pq os filmes acabam sendo rasos ou pq os vilões sempre são umas bostas. E por isso acho q mesmo a DC fazendo muita m****, arrisca mais que a Marvel e tem mérito por isso :p
 

The Janitor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.336
Reações
10.045
Pontos
764
eu tbm achava que era melhor , mas por causa do gosto amargo dos "amazing"
revi o homem aranha 2 no Netflix e que filme foda , continua o campeão
 

strike gamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.421
Reações
3.948
Pontos
979
Gostei mto do filme, e compararia o mesmo ao 2 do Raimi, por não ter a necessidade de contar a história de origem.
Nessa comparação direta, ainda prefiro o do Raimi de longe!

Amazings eu nem conto, e acho que gostei mais ainda do último filme, justamente por ser o reboot feito do jeito certo. Os amazings me deixaram bem triste.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
Filme perfeito do aranha:

História no estilo 1 e 2 do Raimi

Peter Parker do Andrew Garfield

Homem aranha (fantasiado) do Holland.

Opinião de um fã da antiga q acompanhou o quadrinho na década de 80/90.

Explicando

A história dos filmes do Raimi (1 e 2) conseguiriam com muita competência traduzir os dilemas de uma cara normal q tinha super poderes. Os dilemas, as decisões, as preocupações com entes queridos... isso rolava muito nas histórias do aracnídeo. Lembro de uma historia dele, já casado com a MJ e os 2 correndo atras de grana para o aluguel para não serem despejados do ap em plena epoca de natal. A grande graça do Aranha era ser apenas um cara comum, como nós, que tinha superpoderes.

Peter Parker era um nerd estudioso sim, na dele porém NUNCA UM BOBÃO OTÁRIO. Via nos quadrinhos, por várias vezes eles responder atravessado o flash Thompson, encarar ou debochar do JJ Jameson quando ele esculachava uma foto ou pagava pouco, reclamar se alguém furava a fila para pegar o taxi na frente dele. Com mulheres, não era pegador mas nunca foi um bobocao, como mostra nos filmes do Raimi e o ultimo. Esse o Andrew Garfield representou muito bem.

Já o homem aranha com a roupa e a máscara, ahh esse sim era zueira. Muitas vezes ele vencia os inimigos por tirar eles do sério com as piadas e deboches q ele fazia irritantemente nos combates. Posso dizer q ele vestido, nos quadrinhos era quase tão louco como o Dead Pool (claro, mais light). Enfim o Holland foi o que mais se aproximou desse homem aranha.

Enfim. Acho q um diretor para pegar filmes desse nipe, tinha q ao menos ser fã do personagem, com foi o caso do Peter Jackson com o Senhor dos Aneis.

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.884
Reações
230.202
Pontos
2.529
Por que todo mundo exalta o dois do raimi? Acho o primeiro igualmente foda.


As lutas, a revolução na época, aquela cena do "quem disse que é problema meu" e logo depois o tio ben morre, a a perseguição contra o bandido que matou o tio dele (e o mais legal foi que aquela cena todo mundo ficou com vontade de bater no assassino).


Sem contar que é um filme que qualquer pessoa gosta, até meu avô, meu tio, minha tia. Não é somente adolescente de facebook.
 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.532
Reações
27.367
Pontos
1.069
Por que todo mundo exalta o dois do raimi? Acho o primeiro igualmente foda.


As lutas, a revolução na época, aquela cena do "quem disse que é problema meu" e logo depois o tio ben morre, a a perseguição contra o bandido que matou o tio dele (e o mais legal foi que aquela cena todo mundo ficou com vontade de bater no assassino).


Sem contar que é um filme que qualquer pessoa gosta, até meu avô, meu tio, minha tia. Não é somente adolescente de facebook.
Eu acho quase tão bom quanto o primeiro
 

M3troid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.907
Reações
19.482
Pontos
553
Olha, todos os filmes do teioso (obviamente tirando o 3) são bons.
Não posso opinar sobre o De Volta ao Lar, pois ainda não vi.

Peter Parker era um nerd estudioso sim, na dele porém NUNCA UM BOBÃO OTÁRIO.

Pior que era. Isso só mudou bem depois.
 

barbarieta

Veterano
Mensagens
642
Reações
824
Pontos
143
Por que todo mundo exalta o dois do raimi? Acho o primeiro igualmente foda.


As lutas, a revolução na época, aquela cena do "quem disse que é problema meu" e logo depois o tio ben morre, a a perseguição contra o bandido que matou o tio dele (e o mais legal foi que aquela cena todo mundo ficou com vontade de bater no assassino).


Sem contar que é um filme que qualquer pessoa gosta, até meu avô, meu tio, minha tia. Não é somente adolescente de facebook.
E a cena do beijo, viralizou e marcou época mesmo com a internet ainda engatinhando.

Enviado de meu Honor Note 8 usando Tapatalk
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Marvel fazendo, marketing pesado, além do fato do filme parecer ser razoável. Antes mesmo da galera ver o filme já estavam falando que seria foda e tudo mais. A Marvel ainda achou uma fórmula em que todos os filmes dela seguem o mesmo estilinho, aí com o Aranha daria certo também.
Venon>
Marketing pesado>
Todo mundo falando que o filme ia ser foda>
Venon melhor personagem>
Homem Aranha 3.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.943
Reações
28.195
Pontos
1.359
Eu que pergunto.
Por que as pessoas pedem pra elaborar um TCC só pra falar o porquê de terem gostado de algo?
Gostar é uma coisa tão pessoal.
Eu nem sei definir qual homem aranha PRA MIM é o melhor, talvez o 2, mas não sei dizer o porquê de achar isso, apenas acho.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.256
Reações
46.796
Pontos
1.934
Eu que pergunto.
Por que as pessoas pedem pra elaborar um TCC só pra falar o porquê de terem gostado de algo?
Gostar é uma coisa tão pessoal.
Eu nem sei definir qual homem aranha PRA MIM é o melhor, talvez o 2, mas não sei dizer o porquê de achar isso, apenas acho.
vc não é obrigado a participar. Ninguém é. Não precisa ser um TCC mas uma explicação de 2 linhas convincente.

Só quero entender os outros. Que mal tem?
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Melhor homem aranha é esse, o resto em diante é tudo filminho hipster

spider2.jpg
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Talvez pelo Peter Parker.

Mas não acho o novo o melhor.

Homem aranha não é overpower assim, espero que a marvel conserte. Nem que precisem matar o Stark ou fazer eles brigarem.

E pensar que tinha gente implorando pra colocarem o Iron Spider na civil war ugh

Espero que esses estejam felizes
 

geissler

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.740
Reações
3.857
Pontos
1.069
Eu gostei bastante do Homecomig, mas pra mim os melhores são os dois primeiros do Raimi.

Homem Aranha 3 do Raimi foi muito prejudicado por causa dos produtores que forçaram o Venom no filme, o Raimi só queria o homem areia. Se ver o filme, é notável o quanto o homen areia é muito melhor trabalhado que o Venom. O resultado foi aquela bomba, com direito a Peter Parker emo e o escambau.

O homem aranha do Garfield eu gostei um pouco do primeiro, e o segundo achei horrível, no nível do 3 do Raimi.

Homecoming eu achei bem melhor que os dois Amazing Spideman e o 3.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.146
Reações
62.663
Pontos
1.253
Era Raimi: 1 ótimo, 2 Excelente (o melhor)... 3 se salvam os efeitos do Homem Areia, a cena do Parker dando porrada no sino pra se livrar do simbionte e o IMPAGÁVEL J.J (sempre), o resto é besteira.

Amzings.... 1 "Legalzim"... 2 blééé

Homecoming... Um produto criado pelas industrias Stark :kclassic

...

Que um dia tenham a divina iluminação de produzir isto em filmes
v
v
Homem+Aranha+Anos+1994+05.jpg
:kkong
Podem começar a história do zero (surgimento, namorico com a M.J., etc) tudo de novo sem problemas nenhum e lançar 1 filme por episódio bastando fazer copy and paste dos desenhos para o cinema que será no minimo sensacional.
 

Preses

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.916
Reações
7.191
Pontos
1.189
Melhor homem aranha é esse, o resto em diante é tudo filminho hipster

spider2.jpg

Passando só para reiterar.

Não vi o Homecoming ainda, mas não gostei de nenhum dos trailers, então já imagino que não vou gostar do filme.

Por enquanto, continuo torcendo por uma volta miraculosa do Maguire + Raimi.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
Peter Parker era um nerd estudioso sim, na dele porém NUNCA UM BOBÃO OTÁRIO. Via nos quadrinhos, por várias vezes eles responder atravessado o flash Thompson, encarar ou debochar do JJ Jameson quando ele esculachava uma foto ou pagava pouco, reclamar se alguém furava a fila para pegar o taxi na frente dele. Com mulheres, não era pegador mas nunca foi um bobocao, como mostra nos filmes do Raimi e o ultimo. Esse o Andrew Garfield representou muito bem.

E aqui nós encontramos um fã do Homem Aranha raizaço. Os dois primeiros filmes ainda são os melhores, mas o Tobey falhou e muito em representar o Peter Parker dos quadrinhos originais dos anos 60. Ele (ou Raimi) criou um Peter próprio, que na minha opinião é quase um autista/retardado mental.

Exemplo:
Image00016.jpg


Olha esse Peter rulerzão da porra. Você pode até gostar do Tobey e da interpretação dele, mas ele não é o Peter Parker dos quadrinhos nunca. Aliás é o mais longe deles...
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
Pior que era. Isso só mudou bem depois.
Então, vou refutar o seu post citando o post do amigo @Tatuira Mamicuda :
E aqui nós encontramos um fã do Homem Aranha raizaço. Os dois primeiros filmes ainda são os melhores, mas o Tobey falhou e muito em representar o Peter Parker dos quadrinhos originais dos anos 60. Ele (ou Raimi) criou um Peter próprio, que na minha opinião é quase um autista/retardado mental.

Exemplo:
Image00016.jpg


Olha esse Peter rulerzão da porra. Você pode até gostar do Tobey e da interpretação dele, mas ele não é o Peter Parker dos quadrinhos nunca. Aliás é o mais longe deles...

Como eu disse, o Peter Parker original, da década de 60 ao final de 90 era desse jeito, msm quando adolescente. Ponto para o Andrew Garfield que interpretou bem o Parker!
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.794
Pontos
1.499
Porque tem o logo do MCU. O ismo chegou até no cinema. Esse Homem-Aranha fica BEM, BEEEEM abaixo dos dois primeiros.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.577
Pontos
1.084
Outra prova da minha opinião
39fa0d23ee9cd3c8645c5a5adb5eeeed.jpg


7031312290ad33c1605be281fe1413ca.jpg


Essas fotos foram tiradas da Amazing Spider man Número 2!!

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Nem vi esse filme mas acredito que seja a mesma coisa que sentiria. Todo filme da marvel é foda. Dois dias depois tu esquece.

Os filmes são tão descartáveis que tu vê passando na tv e passa. Já o Remi eu sempre paro e vejo.
 
Topo Fundo