O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por quê não implementam logo "qualificação" nas prisões?

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Quando você fala em executar, dá um frio na barriga cara!
Não que eu não concorde que muitos seres desumanos mereçam esse fim, contudo existe o receio que esta regra só se aplique a quem não pode contar com privilégios financeiros que lhe proporcionem uma defesa judicial mais ampla, por conta da colcha de retalhos da nossa legislação vigente, que sempre deixa uma brecha para recurso explorada pelos melhores advogados.
Abs.,

Resumindo, vai tudo continuar na mesma, mas vai ter um showzinho a mais pra galera.
Mas ai eu tenho uma sugestão. O governo convocar cidadãos aleatórios pra ser o "cara que aperta o botão", tipo mesário saca. Prestar um serviço ao país.
 

Berserk.of.Niflheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.261
Reações
44.870
Pontos
553
Já foi assim, hoje é café com leite. Deveriam no mínimo trabalhar pra pagar os gastos que eles causam ao estado. E com o tanto de preso que tem no BR dava pra construir as pirâmides do Egito.

833675c6d49e7cbeaba208e64818d8eb.jpg
 

JoeFather

Bam-bam-bam
Mensagens
1.375
Reações
1.159
Pontos
254
Excelente artigo. Vou tecer alguns comentários como ser humano que sou:
Logo no início se mata a charada:
  • Conclui-se que o trabalho dentro da prisão traz benefícios aos apenados, porém é necessário que as determinações legais sejam aplicadas e que o preso tenha acesso a alimentação, higiene, saúde, educação e ambientes salubres que incentivem a mudança de vida, pois somente o oferecimento de trabalho não fará que, ao final da pena, os apenados estejam aptos a voltar à sociedade.
Exatamente o que eu penso: você exige dele ou oferece trabalho para redução de pena, mas continua tratando-o como um animal enjaulado, em condições precárias e sub-humanas. O resultado disso é o que ocorre hoje na grande maioria das cidades, pequenas ou não, quando o Estado não dá conta e deixa o povo desamparado, o crime organizado adota.
  • O Trabalho no início dos tempos era considerado um castigo, o próprio significado da palavra Trabalho, do latimtrapalium, indica suplício, tortura, sofrimento, condição inferior[1].
Trazendo um pouco de humor para a discussão, tem gente que encara o trabalho assim até hoje! :viraolho
  • Entretanto no desenvolver da história da humanidade a ideia de Trabalho deixou de ser aquela em que trabalhar é algo para os não livres e passou a ser motivo de enobrecimento, uma atividade humana importante, passando a ser na atualidade uma questão de status social.
  • Na prisão o Trabalho, não tem viés de castigo, é um direito que os possibilitará de serem úteis, não ficando na ociosidade e desenvolvendo habilidades que poderão ser úteis no momento da liberdade.
Aqui também algo que aprendi desde cedo, trabalho não mata, enobrece, dignifica. Se usado de forma correta não será considerado tortura e sim liberdade, arrancar as algemas prisionais psicológicas que os prendem pela mente. Basta ver o desespero atual de muitos pais de família sem trabalho para perceber o grau de importância do labor humano.
  • De acordo com a Regra 71-4, o “Trabalho proporcionado será de natureza que mantenha ou aumente as capacidades dos presos para ganharem honestamente a vida depois de libertados.” Complementa-se tal disposição com a Regra 72-1: “a organização e os métodos de Trabalho penitenciário deverão se assemelhar o mais possível aos que se aplicam a um Trabalho similar fora do estabelecimento prisional, a fim de que os presos sejam preparados para as condições normais de Trabalho livre”.
Somente um modelo deste tipo abrirá portas para ex-presidiário, junto às indústrias existentes, pois o cidadão passará por um tipo de especialização funcional que o tornará apto a produzir em condições iguais aos funcionários já existentes. Uma parceria indústria-Estado daria muito certo neste caso.
  • Já as regras 75 e 76 dispõem que as horas de Trabalho dos presos devem ser fixadas em lei e que estes têm direito ao dia de descanso e a tempo livre para a educação e outras atividades. O Trabalho deverá ser remunerado de uma maneira equitativa, sendo permitido que os reclusos utilizem parte da remuneração para adquirir objetos de uso pessoal ou que enviem à sua família; a administração da penitenciária deverá ainda constituir um fundo que será entregue ao preso quando ele for posto em liberdade.
Dois detalhes importantes: trabalho não é trabalho se não vier acompanhado de salário, pois se assim não o for se torna escravidão. Por mais que se pense que o "salário" será a redução da pena, existem outras necessidades básicas oferecidas de forma rudimentar pelo Estado e que podem ser substituídas por esse labor interno e a possibilidade de auxiliar os familiares complementará a dignidade que o trabalho causa ao detento.
  • Mais do que um dever, o Trabalho dentro da prisão é um direito do apenado, pois “através do Trabalho preencherá o vazio dos seus dias (...), fortalecerá seu caráter e sua personalidade, aprenderá algo, (...) mostrar-se-á útil perante si mesmo, seus colegas, a sociedade e sua família.”[6]
É a complementação do parágrafo anterior no quesito Dignidade.
  • Portanto, o preso tem direito à assinatura da CTPS, remuneração, participação nos lucros da empresa, repouso semanal remunerado, férias remuneradas de 18 dias, adicional por hora extra, respeito pelas normas de higiene e saúde no Trabalho e recolhimento do FGTS. Acredita-se não serem devidos o direito à associação sindical, a aplicação das Convenções e Acordos Coletivos, seguro-desemprego, adicional noturno e o direito de greve. (grifo nosso)
Existe uma grande discussão a cerca dos direitos dos presos neste artigo, enquanto trabalhadores registrados. A minha conclusão é a mais óbvia possível: se o Estado vai fazer algo, que o faça direito. Ou se cria um regime diferenciado completo para o trabalho carcerário ou usa o regime existente na sua totalidade e que abarca todos os trabalhadores do país. Se fizer algo pela metade, gerará sempre discussões e, apesar da discussão sempre trazer uma luz às questões, o caso é urgente e demanda de praticidade.
  • O Trabalho nas prisões (...) tem como finalidade alcançar a reinserção social do condenado e, por isso, deve ser orientado no sentido das aptidões dos presos, evidenciadas no estudo da personalidade e outros exames, tendo-se em conta também, a profissão ou o ofício que o preso desempenhava antes de ingressar no estabelecimento. Na medida do possível deve permitir-se que o preso eleja o Trabalho que prefere e para o qual se sinta mais motivado e atraído. (...) de tal modo que o preso se sinta realizado pelo prazer funcional sentido no processo laboral e pelo seu resultado.
Outra obviedade que consta, pois é claro que o trabalho, aquele que nos motiva, deve ser prazeroso. Somente desta forma o indivíduo será contagiado pelo labor. Aqui você deve pensar: mas e os pobres brasileiros que encaram qualquer tipo de trabalho, por mais duro que seja, para sustentar suas famílias? Não haveria um tipo de favorecimento aqui? Pois é, o cidadão que é movido pelo seu caráter e prefere abrir poços e capinar o campo do que entrar para a marginalidade é, inquestionavelmente, de uma conduta exemplar invejável. Tornar uma pessoa que por vezes escolheu ou foi levada a escolher o caminho chamado de "mais fácil", denominado aqui "do delito", a se "bandear" para junto destes exemplos de homens que citamos é uma tarefa muito mais complicada e delicada, pois, por escolha ou não, eles seguiram em outra direção e precisam ter suas perspectivas de vida remodeladas, encontrar de fato algo que seja mais atraente do que a "vida fácil". Em suma, sim, deve-se, eu penso, ter um tratamento diferenciado para que ele retorne ao eixo comum.
Após esta parte o artigo versa por problemas que conhecemos e que dificultam o trabalho do Estado em alterar a situação existente e são muitas, como superlotação, falta de interesse das empresas em promover as citadas parcerias, trabalho escravo dentro das prisões, investimentos e fiscalização por parte do Estado. Aqui entra a mesma ideia que utilizei alguns parágrafos acima: para se mudar um realidade é necessário fazer bem e imediatamente, para casos urgentes e gradativamente, para aqueles onde não existe outro caminho.
Sobre essa problemática, entendo que a mais urgente é a da superlotação, onde as "cidades carcerárias" ficam a mercê de suas próprias regras e a cada dia a sua população de detentos só aumenta, pois os muitos que são libertados quase que imediatamente retornar para o mundo do crime. Olhando por essa ótica, hoje temos no Brasil uma gigantesca máquina de produção marginal. Se o cidadão caiu num presídio e tinha uma grande chance de retornar ao caminho correto, esta oportunidade se perdeu devido às condições existentes, onde, ou ele segue as regras ou perde a vida ou a de seus entes queridos. Mais uma vez nos deparamos aqui com a opção de fazer bem que o Estado deve adotar imediatamente. Deve-se investir pesado e de verdade, e não somente "para inglês ver" na construção de grandes estabelecimentos prisionais que de fato possam transformar o cidadão, para que ele se torne mais um a contribuir pelo bem da nossa sociedade. O que for necessário fazer em matéria legislativa, também deve ser uma matéria urgente, ainda mais se pensarmos que o valor gasto hoje e que não trás o resultado esperado na grande maioria das vezes é um investimento que está indo lamentavelmente para a latrina.
Andando nesse caminho, mantendo-se o sistema atual chegará o dia em que os recursos esgotarão e a situação será tão crítica que viveremos aqui lições literárias escritas por grandes sábios: os valores se inverterão, pois a quantidade de pessoas que seguem pelo caminho desonesto será tão expressiva que, ou os bons mudam de lado ou viverão sufocados dentro de uma realidade quase que insuportável, afinal, para aqueles que geralmente dizem que "não têm mais nada a perder" é muito mais fácil destruir do que construir. Assim, sábios serão aqueles que fazem parte do Estado em investir imediatamente na construção da mudança da nossa realidade atual, pois a reconstrução é algo que, além de muito mais caro, é medida estrema e que vem alicerçada de muito, mas muito sofrimento humano.
Abs.,
 

_Cab_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.657
Reações
6.658
Pontos
819
Na verdade há presos que trabalham, mas aí depende de alguma empresa contratar, pagando salário que naturalmente deve ser igual ao mínimo nacional pelo menos, e estabelecer uma atividade que possa ser realizada dentro da cadeia.

E isso é raro, não existe demanda, a maioria das empresas não quer saber.

Daria pra colocar os presos em trabalhos de manutenção urbana, tipo poda de árvores públicas, acho que em algumas cidades isso acontece, mas por questão de segurança só se faz isso com os presos de baixa periculosidade. Cada 3 dias trabalhados desconta um dia na pena do cidadão, aliás.
Isso já iria incentivar eles a trabalhar por vontade própria, existem algumas cadeias aqui no Brasil com essa diretriz, não? ('cadeias modelos')
 


Lulukalia

Bam-bam-bam
Mensagens
2.450
Reações
6.596
Pontos
303
A pergunta é, o que as pessoas tem mais medo no Brasil?

( ) Ser preso
(X) Trabalhar


Brinks
 

JoeFather

Bam-bam-bam
Mensagens
1.375
Reações
1.159
Pontos
254
A pergunta é, o que as pessoas tem mais medo no Brasil?
( ) Ser preso
(X) Trabalhar
Brinks
Você apontou numa questão muito interessante!
Se hoje nas condições sub-humanas que se encontram os presídios, muitos preferem retornar para lá do que dar um rumo na vida, e se as condições fossem melhores, com mais oportunidades e dignidade, qual seria então a realidade que encontraríamos?
Para alguns isso pode atrair mais detentos, mas eu vejo de outra forma: quanto mais aproximarmos a realidade de dentro dos presídios com as condições que temos aqui fora, com regras e objetivos claros, todos tendo que trabalhar de alguma forma ou outra, fiscalização intensa em todos os atos, menos atração ela terá sobre aqueles que se encontram à margem da lei, pois trocarão a mesma realidade que encontram no seu dia a dia aqui fora por uma similar, com a diferença de que não conseguirá vacilar, pois não tem mais liberdade para isso, já que a qualidade do sistema obrigará perpetuamente que ele se mantenha na linha.
Que acham?
Abs.,
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.346
Reações
26.692
Pontos
1.359
Faz duas cadeias, as dos que querem trabalhar tem mais dignidade, melhor comida, etc

A outra pior do que as que tem hoje

Deixa o cara escolher

E o trabalho dessas cadeias tem que ser coisas para o país, tipo fazer estrada, fazer trilho de trem, coisas que precisamos é o governo tem que fazer
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.852
Reações
31.784
Pontos
1.344
Faz duas cadeias, as dos que querem trabalhar tem mais dignidade, melhor comida, etc

A outra pior do que as que tem hoje

Deixa o cara escolher

E o trabalho dessas cadeias tem que ser coisas para o país, tipo fazer estrada, fazer trilho de trem, coisas que precisamos é o governo tem que fazer

Ae tu vicia o Estado numa mão de obra barata e tudo que ela precisa pra aumentar essa mão de obra é criar +leis pra prender +gente.

Por exemplo, vamos por trabalho forçado pra quem fez desacato a empregado público ou policial em serviço. Isso vai ensina-los. :kcaro
São " só " 6 meses a 2 anos. :kjoinha
 
Ultima Edição:

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
Ninguém pode ser forçado a trabalhar, tanto preso quanto solto. Agora nada impede que possam ser dados incentivos. O problema aí é estrutural. Na grande maioria dos presídios não tem como criar uma estrutura industrial pra isso, nos poucos que tem seria mais um problema administrativo pra se gerir, sem falar nas possíveis falhas de segurança que podem ocorrer. E se forem feitos acordos com outras empresas externas para que presos trabalhem fora os custos com segurança e logística seriam maiores que a provável economia.
 

Claude Speed

Bam-bam-bam
Mensagens
3.209
Reações
5.588
Pontos
453
Ae tu vicia o Estado numa mão de obra barata e tudo que ela precisa pra aumentar essa mão de obra é criar +leis pra prender +gente.

Por exemplo, vamos por trabalho forçado pra quem fez desacato a empregado público ou policial em serviço. Isso vai ensina-los. :kcaro
São " só " 6 meses a 2 anos. :kjoinha

China
 

Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.726
Reações
10.822
Pontos
453
Na realidade isso já existe, um meus fornecedores usa esse tipo de mão de obra. Só mantenho esse fornecedor para usar como propaganda para minha empresa.
Hoje mais ou menos 19% dos presos trabalham
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.241
Reações
46.771
Pontos
1.934
Ninguém pode ser forçado a trabalhar, tanto preso quanto solto. Agora nada impede que possam ser dados incentivos. O problema aí é estrutural. Na grande maioria dos presídios não tem como criar uma estrutura industrial pra isso, nos poucos que tem seria mais um problema administrativo pra se gerir, sem falar nas possíveis falhas de segurança que podem ocorrer. E se forem feitos acordos com outras empresas externas para que presos trabalhem fora os custos com segurança e logística seriam maiores que a provável economia.
nós somos forçados a trabalhar pra comprar nossa comida e pagar nossas contas...

o preso faria o mesmo. Pela sua sobrevivência e pagar SUAS contas. Cada um interpreta como quer essa situação mas não muda as leis da vida. E preso nem deveria ter tanto direito assim. Até parece q é homem livre lol
 

Guirdo

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.715
Reações
3.715
Pontos
1.284
Falta emprego até pra quem está fora da prisão...
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.925
Reações
55.044
Pontos
1.839
nós somos forçados a trabalhar pra comprar nossa comida e pagar nossas contas...

o preso faria o mesmo. Pela sua sobrevivência e pagar SUAS contas. Cada um interpreta como quer essa situação mas não muda as leis da vida. E preso nem deveria ter tanto direito assim. Até parece q é homem livre lol
O conceito não é esse. Você não é obrigado a trabalhar. Agora se vc trabalhar terá recompensas, justamente comida e teto. Se vc for adulto, ninguém pegará você pelo braço e lhe forçará a trabalhar. Vc que se vire se quiser ter algo. Além disso, há vários exemplos de pessoas que vivem sem trabalhar. Além dos sem tetos que vivem de catar lixo há também os que vivem de renda de qlugueis, aposentados, os sustentados pelos pais/companheiros. Estes não trabalham de fato.

O Preso, além desse conceito, ainda está sob a guarda do Estado. Pode-se concordar ou não com isso mas é o que diz as leis. Mas mesmo que elas sejam modificadas para obrigar o preso a trabalhar, ainda sim não há estrutura pra isso.
 
Topo Fundo