O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por quê o Agile é considerado "ruim"?

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Quais são os defeitos crônicos e de conserto difícil ou caro? As peças são difíceis de achar ou extremamente caras?

Pesquisei um pouco por aí, mas tudo que eu vi foi gente reclamando que "ain é feiuUu".

Existe alguma razão real para não se comprar um Agile, ou é tudo implicância com a estética do carro? Ou seria mais um mito parido pela ignorância - "ain, Stilo é bomba por causa do câmbio Dualogic... até os manuais" ?
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Os defeitos dele é pelo que sei, a base da suspensão dele ser ultrapassada, que a mesma do corsa 96 e entrar água pelo parabrisas descendo pelo painel.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Quais são os defeitos crônicos e de conserto difícil ou caro? As peças são difíceis de achar ou extremamente caras?

Pesquisei um pouco por aí, mas tudo que eu vi foi gente reclamando que "ain é feiuUu".

Existe alguma razão real para não se comprar um Agile, ou é tudo implicância com a estética do carro? Ou seria mais um mito parido pela ignorância - "ain, Stilo é bomba por causa do câmbio Dualogic... até os manuais" ?

O maior defeito desse veículo é a falta de segurança estrutural. Ele é nota zero em segurança segundo a metodologia de testes da Latin Ncap. O brasileiro, em vez de ficar preocupado apenas com as questões estéticas e custos de manutenção dos veículos vendidos aqui no Brasil, deveria começar a se preocupar, também, com os riscos à sua integridade física como também dos ocupantes em casos de colisão.





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
Os defeitos dele é pelo que sei, a base da suspensão dele ser ultrapassada, que a mesma do corsa 96 e entrar água pelo parabrisas descendo pelo painel.

Isso da suspensão parece importante. Como sou ainda novato em relação a mecânica, poderia dar uma dica de como essa questão poderia me prejudicar?

O maior defeito desse veículo é a falta de segurança estrutural. Ele é nota zero em segurança segundo a metodologia de testes da Latin Ncap. O brasileiro, em vez de ficar preocupado apenas com as questões estéticas e custos de manutenção dos veículos vendidos aqui no Brasil, deveria começar a se preocupar, também, com os riscos à sua integridade física dos ocupantes em casos de colisão.





Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Esse realmente é um grande motivo. Convenci um amigo meu a não comprar um Onix da primeira geração por causa disso. Será que as versões mais recentes foram revisadas?
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Isso da suspensão parece importante. Como sou ainda novato em relação a mecânica, poderia dar uma dica de como essa questão poderia me prejudicar?

Esse realmente é um grande motivo. Convenci um amigo meu a não comprar um Onix da primeira geração por causa disso. Será que as versões mais recentes foram revisadas?
Acho que não chega a prejudicar, o que realmente pega é que por ser a mesma suspensão do corsa bolinha e não dos mais novos acaba piorando na segurança.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
O carro não é ruim, mas era nitidamente pior que os concorrentes da época. Pior em quê?
- Sempre teve um design controverso. Recebeu um facelift no finalzinho da vida, bem raro de encontrar.
- A GM teve a pretensão de vendê-lo como um carro médio para substituir o Astra, mas por ser feito em cima da plataforma do Corsa B, tem porte incompatível com essa proposta. O mercado rejeitou.
- Não é mais inseguro ou perigoso que seus pares da época. Mas sim, recebeu nota ruim em crash test. Algo a ser visto com olhos críticos, o Latin NCAP não é um atestado de segurança ou perigo iminente.
- Não é um carro esportivo ou com pretensões esportivas! A suspensão é correta e durável, como são as do Corsa B e Celta. Qualquer crítica negativa além é equivocada.
- A água que encharca o interior do carro não é de infiltração do para-brisa, mas da mangueira do dreno do ar-condicionado, que é mal-posicionada e às vezes é desencaixada por movimentos dos pés do passageiro. Fácil de resolver.

Minha conclusão: não é um carro ruim. Se estiver barato, não será mal negócio; dará algum trabalho para ser revendido (compre barato, venda barato). A mecânica GM é simples e durável, tem bom conjunto motor e câmbio. Há alguma rejeição pelo mercado, vendeu pouco e por pouco tempo. Encontrar algumas peças de acabamento ou painéis de lataria pode se tornar um problema, algo comum em carros que venderam pouco (ex: Symbol, Logus, Pointer, etc.);
 


Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.599
Reações
10.570
Pontos
1.389
Acho esse carro todo torto e engracado q quem senta atras fica em uma posicao mais alta q o motorista haaha
Alem do mais o agile não tem segurança nenhuma.
Apesar que no Brasil está cheio carros inseguros circulando por aí


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.889
Reações
7.111
Pontos
1.039
Eu não gosto muito do câmbio dele, nem da posição de dirigir. Minha patroa tinha um.
Em relação a manutenção, achei barato e tranquilo de peças. É um carro que não tem mistério nenhum.
 

k1llm4ster

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.307
Reações
11.448
Pontos
1.224
Não que seja ruim, ele é um corsa 1994 com roupa nova, pouca segurança, design duvidoso e preço caro...
não vale a compra.
 

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.329
Reações
9.246
Pontos
749
Um amigo do serviço tem um Agile que desde a compra apresentou diversos problemas que nem os técnicos da assistência conseguiam resolver.
 

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
O Frágile é um carro que usa a plataforma do corsa B, isso que ele lançou depois do nosso corsa C :lolwtf, então ele teve um "DOWNGRADE" de plataforma, afinal pelo menos deveria ser na plataforma do corsa C mas nãooooo, vamos por a mais velha pra ficar mais barato essa b*sta. E ainda é feio pra c***lho. PS: Não que o corsa B seja ruim, só que é mais velho e e consequentemente menos seguro que o corsa C.
 

Dettox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.552
Reações
1.186
Pontos
594
Meu pai tem um, sempre andei nele, ele não é um carro ruim, mas não é bom.
É tudo que já falaram, um corsa renovado, plataforma antiga, não tem segurança estrutural e a posição de dirigir não é das melhores.

Mas ainda é um carro, temos aqui a versão LTZ, acho os bancos bem duros, mas não tão ruins, o tecido é bom, o painel é plástico e pode começar a ranger, mas não dá aquela aparência horrível. O painel de instrumentos acho bonito, tem sensor crepuscular e um cruise control picareta que ajuda.

A parte da manutenção é tranquilo, como a maioria dos GMs, motor 1.4 bem antigo e conhecido por todos, tem os problemas de vazamento de óleo na tampa de válvulas igual todos os GMs, mas é fácil de resolver, fora isso nenhum problema crônico, na parte de manutenção.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Isso da suspensão parece importante. Como sou ainda novato em relação a mecânica, poderia dar uma dica de como essa questão poderia me prejudicar?


Esse realmente é um grande motivo. Convenci um amigo meu a não comprar um Onix da primeira geração por causa disso. Será que as versões mais recentes foram revisadas?

E qual é o valor que está pretendendo pagar?
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.825
Pontos
503
E qual é o valor que está pretendendo pagar?
Na verdade, o plano é comprar um popular até 15 mil, financiando o mínimo possível. Mas estava aventando a ideia de comprar um até 20 mil, desde que eu consiga quem dividir as parcelas comigo aqui em casa.

Então, estava olhando carros na faixa dos 20 mil, e o Agile é um deles. Olhei por curiosidade, pois sempre achei o carro bonitinho, mas nem de longe ele é o objetivo.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Na verdade, o plano é comprar um popular até 15 mil, financiando o mínimo possível. Mas estava aventando a ideia de comprar um até 20 mil, desde que eu consiga quem dividir as parcelas comigo aqui em casa.

Então, estava olhando carros na faixa dos 20 mil, e o Agile é um deles. Olhei por curiosidade, pois sempre achei o carro bonitinho, mas nem de longe ele é o objetivo.
Se você está olhando na casa dos 20k, opção é que não falta a ponto de deixar o Agile lá no último lugar.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.721
Pontos
1.474
Esse carro surgiu após a crise subprime 2008, onde a GM mandou rios de dinheiro para a Matriz para ajudar a recuperar as picas (engraçado que na época a GM não falava em deixar o país, que tinha prejú, etc etc).

Com isso, começou a decadência da GM Brasil. Parou de trazer os carros da Opel; Surgiu a Pickup Montana, sorry, Monstrana com downgrade não só de design, mas também de plataforma e mecânica, Spin substituindo a Zafira, E o Agile substituindo o Corsa, tentaram algo com o Sonic mas quem comprou se fudeu. Agile acabou substituindo até o Astra. Tudo plataforma e motores antigos, gambiarras puras.

Graças a sua mecânica antiga, é um carro fácil de achar peças e tranquilo de mexer. Mas sua estrutura é frágil, o painel de moto acho horrível e dizem que os pedais são desalinhados, o que causa desconforto ao dirigir. E é um projeto tão sem vergonha que chega até a entrar água dentro, vinda do ar condicionado. Imagino o cheiro de mofo que esses carros devem ter, pois uma hora a água entra mesmo.

Pra quem conheceu Astra, Monza, Ômega, Opala, Vectra, Zafira entre outros, foi duro de ver o que a GM virou. Só agora, isso pra 2020, que eles falam em uma nova geração de motores.
 

NyKiO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.681
Reações
2.068
Pontos
704
Esse carro surgiu após a crise subprime 2008, onde a GM mandou rios de dinheiro para a Matriz para ajudar a recuperar as picas (engraçado que na época a GM não falava em deixar o país, que tinha prejú, etc etc).

Com isso, começou a decadência da GM Brasil. Parou de trazer os carros da Opel; Surgiu a Pickup Montana, sorry, Monstrana com downgrade não só de design, mas também de plataforma e mecânica, Spin substituindo a Zafira, E o Agile substituindo o Corsa, tentaram algo com o Sonic mas quem comprou se fudeu. Agile acabou substituindo até o Astra. Tudo plataforma e motores antigos, gambiarras puras.

Graças a sua mecânica antiga, é um carro fácil de achar peças e tranquilo de mexer. Mas sua estrutura é frágil, o painel de moto acho horrível e dizem que os pedais são desalinhados, o que causa desconforto ao dirigir. E é um projeto tão sem vergonha que chega até a entrar água dentro, vinda do ar condicionado. Imagino o cheiro de mofo que esses carros devem ter, pois uma hora a água entra mesmo.

Pra quem conheceu Astra, Monza, Ômega, Opala, Vectra, Zafira entre outros, foi duro de ver o que a GM virou. Só agora, isso pra 2020, que eles falam em uma nova geração de motores.

GM morreu pra mim depois do Vectra CD... Nenhum carro deles (fora os Cruze e Camaro da vida, mas ai é outra história) são atraentes, o interior de todos eles é feio, a parte de fora é estranha... O Onix é bonitinho, mas deveria custar metade do preço atual. Pra mim, GM morreu e Ford, que tinha um put* carro que era o New Fiesta, agora vai focar nos segmentos mais altos, mas o atendimento das CSS vai continuar uma b*sta. Ta difícil a vida de quem quer ter um carro hoje em dia, Fiat ainda tá ganhando porque o Argo é muito bem acabado e bonito, Toro também mas é mais cara do que o meu bolso permite, a VW ta bem de vida com o Up, Polo e Virtus mas custando 50 rins e ai a gente entra nos chineses, que estão com uma mecânica boa, preço razoável e são bonitos por dentro e por fora.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Eu queria entender por que dizem que a estrutura do Agile é frágil. Suspensão, idem. De onde tiram essas conclusões?
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
O pessoal já respondeu. Basicamente o Agile é uma grande gambiarra. Usa plataforma de um carro bem menor, o que resulta em uma estrutura falha, com folgas, encaixes inadequados, o que também resulta nos péssimos números de crash test do carro (inclusive no test de pequenos acidentes do CESVI - se não me engano feito a 15km/h - onde ele conseguiu a proeza de estourar o radiador).

Enfim, eu não compraria. Com certeza na mesma faixa de preço você consegue carros melhores e mais bem acabados que ele.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
O pessoal já respondeu. Basicamente o Agile é uma grande gambiarra. Usa plataforma de um carro bem menor, o que resulta em uma estrutura falha, com folgas, encaixes inadequados, o que também resulta nos péssimos números de crash test do carro (inclusive no test de pequenos acidentes do CESVI - se não me engano feito a 15km/h - onde ele conseguiu a proeza de estourar o radiador).

Enfim, eu não compraria. Com certeza na mesma faixa de preço você consegue carros melhores e mais bem acabados que ele.

Eu conheço bem o Agile. Ser um projeto "novo" sobre plataforma antiga não é gambiarra; família Palio é um exemplo. O Agile não tem vícios de construção e tem suspensão mais robusta que o Corsa C.
Gosto do carro? Não. Também concordo que é um modelo desnecessário e representa uma fase ruim da GM da América Latina. Mas teria um? Com o preço certo, talvez.
Pra ser honesto, tenho mais medo de bater meu carro, que ainda está com a granada de fragmentação que a Takata chama de airbag, que um Agile.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.194
Reações
172.356
Pontos
2.599
O carro é uma b*sta. Projeto da época dos carros dos Flintstones, posição de dirigir ruim, segurança inexistente, alguns problemas que pessoas nunca conseguiram resolver.

Lembro do vídeo deste maluco completamente pistola com o carro :klol
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Eu conheço bem o Agile. Ser um projeto "novo" sobre plataforma antiga não é gambiarra; família Palio é um exemplo. O Agile não tem vícios de construção e tem suspensão mais robusta que o Corsa C.
Gosto do carro? Não. Também concordo que é um modelo desnecessário e representa uma fase ruim da GM da América Latina. Mas teria um? Com o preço certo, talvez.
Pra ser honesto, tenho mais medo de bater meu carro, que ainda está com a granada de fragmentação que a Takata chama de airbag, que um Agile.


Infelizmente aqui onde estou o youtube é bloqueado, mas procure aí na plataforma algo como "Agile CESVI" e você verá com seus próprios olhos. É um teste em que colidem o carro a 15km/h, um teste que as seguradoras usam para avaliar pequenos reparos, e o carro estourou o radiador e deformou a porta de forma que tiveram dificuldade em abri-la. Repetindo, isso a apenas 15km/h! Fora a nota 0 no LatinNCAP.

Você pode gostar do carro, achá-lo justo ou o que for. Não questiono gostos, cada um tem o direito de considerar o que quiser como prioridade. Mas pelo menos pra mim, isso é inaceitável. Nunca compraria um carro tão frágil e inseguro assim.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
E a propósito, é sim gambiarra porque a plataforma não é compatível. Usar plataforma antiga não é problema, mas no caso do corsa, o carro era um subcompacto e tentaram esticar a plataforma ao máximo de forma a encaixá-la pro Agile. Então os encaixes estruturais não são adequados, há vãos, enfim...não é a toa que o carro fracassou miseravelmente nos testes de colisão.
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Plataforma esticada não significa carro ruim. Toda plataforma prevê limites e nada indica que o Agile sofra de problemas estruturais. Outros exemplos de carros com "plataforma esticada", sem qualquer problema estrutural por causa disso: Fiat Palio Weekend, Peugeot Hoggar, Fiat Tempra, Nissan Tiida, Fiat Linea.

Vãos entre painéis são resultado de custo dispendido na manufatura, não de plataforma. Exemplo: o até hoje admirado pela qualidade de construção Gol GIII tem a mesma plataforma do Gol BX de 1980.

Defeitos mecânicos do Agile são basicamente os mesmos do Corsa, Celta e Ônix, com pequenas variações. Todo modelo tem unidades problemáticas e donos revoltados (com razão).

Sobre considerar o Latin NCAP como argumento absoluto de segurança de um automóvel, recomendo ler detalhadamente sobre como as notas são compostas e como é estreita a faixa de proteção que um veículo cinco estrelas em crash test pode prover. Não acho irrelevante, mas também não decisivo para comprar ou não um modelo.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.721
Pontos
1.474
GM morreu pra mim depois do Vectra CD... Nenhum carro deles (fora os Cruze e Camaro da vida, mas ai é outra história) são atraentes, o interior de todos eles é feio, a parte de fora é estranha... O Onix é bonitinho, mas deveria custar metade do preço atual. Pra mim, GM morreu e Ford, que tinha um put* carro que era o New Fiesta, agora vai focar nos segmentos mais altos, mas o atendimento das CSS vai continuar uma b*sta. Ta difícil a vida de quem quer ter um carro hoje em dia, Fiat ainda tá ganhando porque o Argo é muito bem acabado e bonito, Toro também mas é mais cara do que o meu bolso permite, a VW ta bem de vida com o Up, Polo e Virtus mas custando 50 rins e ai a gente entra nos chineses, que estão com uma mecânica boa, preço razoável e são bonitos por dentro e por fora.

Anotem e me cobrem: quem vai dar trabalho é a CAOA Chery: já to vendo bastante nas ruas e eles estão com um design bem interessante. Não vejo a hora da 4 Rodas fazer o teste de longa duração nele.

A Peugeot vai fazer a nova geração do 208 e 2008 na Argentina, o 208 ficou BEM legal. Vão introduzir uma nova linha de carros de entrada da fábrica do RJ, pelo menos os motores serão modernos. Mais opções estão vindo.
 
Ultima Edição:

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Lógico que plataformas possuem capacidade de flexibilização, porém o Agile excedeu a sua.
Enfim...não vou entrar em discussão por conta disso. Como eu disse, você tem todo direito de amar o Agile, querer ter uma frota em casa, comprar pra família inteira...é um direito seu. Porém eu não compraria de jeito nenhum.

Novamente, veja o teste do CESVI e me diga que aquilo é normal. Preferiria muito mais um Up ou um Nissan March ou qualquer outra coisa.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
O primeiro veículo que pude adquirir, em 2009, foi o Gol G5 Power. O Gol G5 havia sido lançado em 2008, e o Gol G5 1.6 Power em 2009. Deveria ser algo melhor por ser o topo da linha, mas não era. Vou lhes confessar que foi uma péssima escolha: Os R$ 40.000,00 que paguei á época equivaleriam hoje (2019) a incríveis R$ 68.000,00. Bastante dinheiro para uma piada automotiva. O G5 Power não tinha airbag, não tinha ABS, e a construção era deveras vergonhosa. Plástico duro e barulhento para tudo quanto era lado. Só eu sei os apuros que passei com aquela porcaria. Não quebrava, não dava manutenção, não falhava, não parava de funcionar um dia sequer. Em contrapartida: saia de traseira, travava descontrolado os freios, sofria com batidas secas na suspensão, o volante era molenga em velocidades acima de 120km/h, minavam ruídos para tudo quanto era parte do veículo, e eu ainda era presenteado com o desconforto, no mínimo, sacana. Tudo isso fui descobrindo ao longo dos primeiros 6 meses de uso. E não dava para desfazer o negócio. Fui na vibe errada do design e da fama popular de resistente. Perdi as contas de quantas vezes, a bordo do G5, meu coração quase saiu pela boca em algumas situações críticas de trânsito. Nunca me senti seguro a bordo daquela porcaria. O LatinNCap foi divulgar os resultados desastrosos do CrashTest somente no final de 2010, comprovando o que eu, infelizmente, já tinha certeza: A mídia da época alardeava a imagem errada de que o Gol G5 seria um carro moderno, sendo que na verdade de moderno ele tinha apenas o design, e nada mais. Bonitinho, mas extremamente ordinário. Se eu tivesse acesso ao relatório do Ncap à época, acredito que teria pensado, no mínimo, umas 10 vezes antes de assinar o contrato de compra com a VW. Provavelmente eu não o compraria. Minhas 2 felicidades com o G5 Power: o dia em que eu comprei, e o dia em que o vendi. Foram os 180.000Km e os 4 anos mais tensos da minha vida. Não recomendaria aquela porcaria da VW para ninguém. Depois, com a maturidade é que passei a observar com outros olhos os requisitos de segurança automotiva que definiriam a minha próxima escolha. Em 2013 finalmente eu contemplaria o veiculo previamente classificado com 5 estrelas no CrashTest Europeu. 4 meses depois: toma-lhe colisão, e toma-lhe satisfação. Saí sem um arranhão. Na minha opinião o Ncap (Latino e principalmente o Europeu) ainda continuam sendo boas referências para quem se preocupa com a segurança automotiva. Para gente inocente não pagar de trouxa como eu fui. A propósito, minha namorada (por recomendação minha) também não se arrependeu de ter comprado um veiculo usado e bem avaliado no crashtest de sua época. Mal sabia ela que também sofreria uma colisão séria 1 ano após a aquisição. O veículo dela, inclusive, sofreu perda total. Mas ela saiu praticamente ilesa para recontar a história para a família inteira. Comprou exatamente o mesmo modelo com o valor da indenização do seguro.
 
Ultima Edição:

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Na verdade, o plano é comprar um popular até 15 mil, financiando o mínimo possível. Mas estava aventando a ideia de comprar um até 20 mil, desde que eu consiga quem dividir as parcelas comigo aqui em casa.

Então, estava olhando carros na faixa dos 20 mil, e o Agile é um deles. Olhei por curiosidade, pois sempre achei o carro bonitinho, mas nem de longe ele é o objetivo.

Além das parcelas que cabem no orçamento é bom ficar atento com:

a) IPVA e licenciamento.
b) Manutenções
c) Combustível
d) Estacionamentos
e) Seguro <== extremamente importante

Faça muito bem essas contas para não se meter numa encrenca. Ter uma automóvel que será utilizado basicamente para a função de lazer, significa que você assumirá um compromisso com outras despesas que não existiam antes. Despesas até catastróficas se não souber o histórico exato de manutenções do veiculo. Se eu não utilizasse o meu veículo para trabalhar (é ferramenta) sempre que possível optaria por me locomover de Uber. Uso o Uber na medida do possível. Se você não pode arcar com o seguro, ao menos, contra danos a terceiros, é bom pensar umas 50 vezes 50 antes de colocar o seu carro na pista.
 
Ultima Edição:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.573
Reações
13.067
Pontos
1.189
Lógico que plataformas possuem capacidade de flexibilização, porém o Agile excedeu a sua.
Enfim...não vou entrar em discussão por conta disso. Como eu disse, você tem todo direito de amar o Agile, querer ter uma frota em casa, comprar pra família inteira...é um direito seu. Porém eu não compraria de jeito nenhum.

Novamente, veja o teste do CESVI e me diga que aquilo é normal. Preferiria muito mais um Up ou um Nissan March ou qualquer outra coisa.

Eu não gosto do Agile. Nunca foi um carro que pretendi ter. Só não me agrada denegrir um carro pelos motivos errados.

Volto a afirmar: ele tem qualidade similar aos seus concorrentes da época de lançamento e de categorias inferiores, como Sandero, Gol, Palio, Celta, Fox (esse era o melhor). E o colapso do habitáculo no crash test é comum a todos esses modelos que citei. Se são bons o suficiente, cada um que julgue.

O primeiro veículo que pude adquirir, em 2009, foi o Gol G5 Power. O Gol G5 havia sido lançado em 2008, e o Gol G5 1.6 Power em 2009. Deveria ser algo melhor por ser o topo da linha, mas não era. Vou lhes confessar que foi uma péssima escolha: Os R$ 40.000,00 que paguei á época equivaleriam hoje (2019) a incríveis R$ 68.000,00. Bastante dinheiro para uma piada automotiva. O G5 Power não tinha airbag, não tinha ABS, e a construção era deveras vergonhosa. Plástico duro e barulhento para tudo quanto era lado. Só eu sei os apuros que passei com aquela porcaria. Não quebrava, não dava manutenção, não falhava, não parava de funcionar um dia sequer. Em contrapartida: saia de traseira, travava descontrolado os freios, sofria com batidas secas na suspensão, o volante era molenga em velocidades acima de 120km/h, minavam ruídos para tudo quanto era parte do veículo, e eu ainda era presenteado com o desconforto, no mínimo, sacana. Tudo isso fui descobrindo ao longo dos primeiros 6 meses de uso. E não dava para desfazer o negócio. Fui na vibe errada do design e da fama popular de resistente. Perdi as contas de quantas vezes, a bordo do G5, meu coração quase saiu pela boca em algumas situações críticas de trânsito. Nunca me senti seguro a bordo daquela porcaria. O LatinNCap foi divulgar os resultados desastrosos do CrashTest somente no final de 2010, comprovando o que eu, infelizmente, já tinha certeza: A mídia da época alardeava a imagem errada de que o Gol G5 seria um carro moderno, sendo que na verdade de moderno ele tinha apenas o design, e nada mais. Bonitinho, mas extremamente ordinário. Se eu tivesse acesso ao relatório do Ncap à época, acredito que teria pensado, no mínimo, umas 10 vezes antes de assinar o contrato de compra com a VW. Provavelmente eu não o compraria. Minhas 2 felicidades com o G5 Power: o dia em que eu comprei, e o dia em que o vendi. Foram os 180.000Km e os 4 anos mais tensos da minha vida. Não recomendaria aquela porcaria da VW para ninguém. Depois, com a maturidade é que passei a observar com outros olhos os requisitos de segurança automotiva que definiriam a minha próxima escolha. Em 2013 finalmente eu contemplaria o veiculo previamente classificado com 5 estrelas no CrashTest Europeu. 4 meses depois: toma-lhe colisão, e toma-lhe satisfação. Saí sem um arranhão. Na minha opinião o Ncap (Latino e principalmente o Europeu) ainda continuam sendo boas referências para quem se preocupa com a segurança automotiva. Para gente inocente não pagar de trouxa como eu fui. A propósito, minha namorada (por recomendação minha) também não se arrependeu de ter comprado um veiculo usado e bem avaliado no crashtest de sua época. Mal sabia ela que também sofreria uma colisão séria 1 ano após a aquisição. O veículo dela, inclusive, sofreu perda total. Mas ela saiu praticamente ilesa para recontar a história para a família inteira. Comprou exatamente o mesmo modelo com o valor da indenização do seguro.

Não desconsidero os resultados do Latin NCAP, mas deixo os seguintes pontos, alguns que já citei:
- A faixa de velocidade em que um carro é capaz de proteger seus ocupantes é estreita.
- O tipo de impacto testado também é muito limitado. Capotamento ou batidas na traseira (e aqui considero um absurdo aqueles bancos em porta malas) ou em diagonal não são testados pela entidade latina, e tenho convicção que a maioria dos veículos hoje cinco estrelas iriam falhar; simplesmente porque os fabricantes projetam a proteção para os testes dessas entidades, raramente além.
- O Latin NCAP já errou ao preparar pelo menos um carro para teste: o Corolla, no primeiro teste, não teve o mecanismo de trava do cinto de segurança traseiro acionado, para prender a cadeirinha infantil. O resultado foi catastrófico para proteção de crianças.
- Os mesmos critérios de avaliação, com resultados muito similares, na mesma época, geraram notas muito discrepantes em veículos diferentes.

Como já disse, acho que resultados de crash test devem ser considerados com olhos críticos.

Sobre o Gol G5, minha experiência com ele e com o Voyage foi bastante positiva, particularmente quanto ao chão desses carros. Mas gosto é gosto, não discuto isso.
 
Topo Fundo