O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a cultura do skate decaiu tanto nos últimos anos?

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.044
Reações
11.487
Pontos
1.024
Eu amava andar de skate quando era adolescente, sinto saudades daquela época, mas fiquei com trauma depois de cair de cabeça numa ladeira e arrastar a cara toda no asfalto. Depois desse dia eu nunca mais andei de skate direito e inevitavelmente desisti.
 

CatlosGBBH

Bam-bam-bam
Mensagens
1.272
Reações
1.955
Pontos
203
Eu cheguei a andar de Skate na minha adolescência, no bairro tínhamos uma turma de uns 20 que andavam e uns 50 no total que ficavam lá só pra bater papo.

Acho que o que mudou foi que a galera hoje é tão vidrada em celular que não quer sair na rua fora a questão da violência.

Eu não tinha nada pra fazer dentro de casa e acabava indo para as ruas e lá tinha minha galera do skate. As vezes não era nem só pra andar de skate mas pra bater papo mesmo, tomar uns goros, pegar umas minas.

Outra coisa que pega também é que a galera fumava muita maconha kkkk em pensar que hj nem passo perto de cigarro bebidas etc, mas. Na minha época a galera era tri louca de cheirar cola e tudo mais.


Enviado de meu Redmi Note 8 Pro usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Além da prática em si, o consumo de itens relacionados ao tema despencou. Era muito comum ver o pessoal com tênis da DC SHOES (seja original ou falso), mas meio sumiu o apreço em tê-los. Lembro que era tipo um "sonho" ter um tênis da DC há 11 anos atrás, sem contar as camisas de marcas ligadas ao skate.

camiseta_vans_classic_preta_4413_1_20190318114339.png

images
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu parei de andar porque a comunidade skatista por aqui era um monte de maloqueiro, bandido, drogado e vândalo.

Não é questão de preconceito, eu sei que muita gente só curte skate. Mas é muito frequente esse tipo de gente na comunidade, e uma pessoa dessas sozinha fode um círculo inteiro, e era normal ter várias.

Por aqui se você fosse andar em uma "pista" (Que nem sempre era uma pista, era só um lugar legal de andar que os caras tomavam conta) você tinha de pedir permissão e fazer amizade com os "donos", porque se você não fosse amigo dos "donos" você ficava livre pra ser roubado. O pessoal se incomodava se você não quisesse usar maconha se te oferecessem uma puxada. Cultura difundida de roubar os outros (Tinha até meio que o rank informal do cara que roubava boné e do cara que roubava tênis e casaco). Muito vandalismo com pichação, estragar ponto de ônibus e quebrar lâmpada de poste.

Sem contar as gangues e as coisas mais barra pesada.

Era uma m**** isso aí, era legal andar de skate mas nada justificava ficar se expondo a esse tipo de coisa.
 


Killer Queen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.321
Reações
1.428
Pontos
889
Não tem nada a ver isso de sair de casa.

Quem quer andar de skate anda, aqui do lado da minha casa tem um estacionamento da farmácia que a molecada usa pra andar de skate mas aqui é bairro classe média então a galera tem um $.

Também tem um skate park aqui que vive lotado e custa uns R$ 20 pra entrar e usar a pista, é que skate é nicho e caro...

Vê se a galera parou de jogar futebol, todo lugar tem gente jogando futebol e ainda tem futebol de rua nas ruas sem saída aqui, só não tem mais nas ruas mais largas e avenidas porque o fluxo de carros aumentou absurdamente dos anos 90 pra cá, mas ainda sim vejo o famoso gol de chinelo.

Eu digo sair e conhecer de perto, não só o skate mas outras atividades fora de casa. Moro em uma cidade de menos de 15 mil habitantes e só tem uma pista, 8 anos atrás tinha horário certo que o pessoal ia andar. Agora nem para ficar à toa você vê mais o pessoal, independente do horário. E olha que a maior parte das ruas da cidade são de paralelepípedo e as calçadas muito irregulares, nem para falar que eles foram para outro lugar andar. Futebol só no campo da prefeitura e dentro de escola, raro ver sequer duas crianças chutando bola em um portão na rua. Infelizmente agora é só celular e internet, do mais rico ao mais pobre, é o que eu vejo aqui.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.218
Reações
42.154
Pontos
1.339
Só fui conseguir comprar um skate com 25 anos, com quase 50 kg acima do peso, só andando de skate no quintal de casa perdi 20 kg. Se eu tiver filhos, vou incentivar a pelo menos conhecer.

Skate come muita caloria. Muita mesmo! Lembro que eramos magros e único gordo da minha turma começou a brincar em perdeu 15 kg em um mês só passando a tarde brincando com a gente hahahahaha. Surf é pior ainda... você está la se divertindo no mar e quando sai, senão tiver preparação física, nossa como doem os músculos! Prova disso que dificilmente tem barrigudo exceto pessoal que faz 1x por mês
:klolwtf

Rapaz - não consigo ver skate como cultura seja por qual "angulo" for :klingua- skate pra mim é um esporte, que antigamente teve maior destaque e hoje quase não existe - só isso!

É cultura popular porque 'atrás' disso tem uma linguagem própria, um modo de vestir (que nem sempre achei legal), comportamento e manifestação artística através de artes e bandas de como hardcore que falam de política, comportamento, sociedade e etc. Uma coisa puxa a outra mas quando vc se compromete embora não signifique que vc precise ser maria vai com as outras. Tinha coisas que não concordava. Recentemente a Letícia Buffoni , queridinha da mídia agora, foi citada esses dias por quebrar a barreira de vestir com roupas características do esporte e usar legging, roupinha mais justa pq sofria preconceito das próprias meninas na época hahaha

O movimento existe mas deu uma reduzida mesmo e graças a deus. Pq tava cheio de maloqueiro achando que skate é confusão e ze dorguinha
:klolwtf

Na minha infância com 10 anos ou menos eu gostava de ver Rodney Mullen nas raras vezes que aparecia nos programas de esportes radicais onde o foco maior era surf. E skate profissional era caro então vc comprava/ganhava aqueles de qualidade horrível de roda de plastico e caixa de 'bilha' e isso desanimava pq estragava toda performance hahaha
 
Ultima Edição:

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.530
Reações
12.978
Pontos
1.189
Criança tb é foda. Não vou pra bowl, pipe, nem street encaro mais. Mas tentei ensinar meu filho logo que comprei um long, há uns 4 anos. Ele me escutava? Claro que não. Mas, olha só, perto de casa tem uma escolinha, de um cara das antigas. Ele quis fazer aula e pelo menos ouvia o que os instrutores diziam. Mas durou uns 4 meses e desistiu.

Quando vou sair com o long, às vezes ele quer ir. Mas não com o street dele. Quer ir de bike. Aí me quebra. Eu tento dizer que é outro tipo de passeio, que não vou pra lugar que tenha qualquer risco, mas não adianta. Ainda me chamam de pai malvado. Criança e adolescente curte essas coisas como meio de interagir com outras crianças e adolescentes, difícil gostarem por gostar.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.218
Reações
42.154
Pontos
1.339
Criança tb é foda. Não vou pra bowl, pipe, nem street encaro mais. Mas tentei ensinar meu filho logo que comprei um long, há uns 4 anos. Ele me escutava? Claro que não. Mas, olha só, perto de casa tem uma escolinha, de um cara das antigas. Ele quis fazer aula e pelo menos ouvia o que os instrutores diziam. Mas durou uns 4 meses e desistiu.

Quando vou sair com o long, às vezes ele quer ir. Mas não com o street dele. Quer ir de bike. Aí me quebra. Eu tento dizer que é outro tipo de passeio, que não vou pra lugar que tenha qualquer risco, mas não adianta. Ainda me chamam de pai malvado. Criança e adolescente curte essas coisas como meio de interagir com outras crianças e adolescentes, difícil gostarem por gostar.
Nem adianta forçar. Onde vou tem uma molecada obesa :ksafado(foto abaixo) que é um barato ficar olhando. Pequenos tipo 8...10..12 anos e já correndo campeonato. O legal é que um puxa o outro para o esporte e quando se vê tem um grupo pra vida toda. Sozinho é mais dificil mas se vc gostar isso não é barreira.

120854
 
Ultima Edição:

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Não sei, eu andei de skate minha adolescência e tenho paixão pelo esporte, mas skate nunca vai ser algo super acessível, tirado a febre no começo dos anos 2000 esse país 20 anos depois não tem a minima infraestrutura, ruas esburacadas, pistas precárias quando tem, principalmente interior, equipamento importado de qualidade é caro.

Eu tive a sorte de um skate shop ter sido aberto bem perto de casa, o meu melhor amigo tinha comprado um skate, aí não teve jeito, andamos uns bons 3 anos direto sem parar, era uma cultura bem legal, juntava uma galera da cidade toda, conhecia gente de todas as áreas, faziamos os próprios obstáculos, pauquinho, caninho, o dono do skate shop fez até uma pista que faliu bem rápido, depois vieram outras modas, tipo o BMX, um colega meu da época ganhou até etapa do campeonato mineiro, mountain bike também foi muito forte na época.

Um skate top de entrada dever sair uns 1000, só o shape R$300 e pode ser quebrado em um dia, apesar de difícil.

Resumindo, skate não é mais moda, mas é umas das coisas mais divertidas que já fiz na vida, é muito bom andar de skate, mandar aquele 360 flip e cair perfeito, escutar aquele RATM comunista$ kkkk. :kpaixao

Hoje fico só no THPS pra matar a saudade, quem sabe um dia e não compro um skate pra brincar no quintal.
 
Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.980
Reações
14.277
Pontos
503
Eu amava skate, principalmente no início dos anos 2000. Lembro que juntei dinheiro pra comprar um da Genius quando era moleque, porque tava cansado de usar aqueles podrões de loja de presentes de bairro. O problema é que nunca aprendi a andar, tirando o básico do básico, haha. Isso me deixava muito frustrado.

O foda também é que na época a infraestrutura pra andar de skate era baixíssima. Aqui as ruas mal tinham asfalto. Pistas de skate? Eram lendas. Na minha infância lembro de só ter visto pistas num bairro bacana e numa recreativa de uma grande empresa.

BMX era febre na época também. Eu acabei me metendo mais com elas. Eu vivia fazendo manobras nas ruas e comprando e trocando peças pras minhas bikes quando era criança e pré adolescente. Tive uma mais modificada que a outra. Eram lindonas.

Sobre a febre do skate ter caído tanto, acho que é normal, assim como muitas outras modas se vão. Sem falar que essa era de tecnologia, onde um monte de criança tem smartphone e se interessam mais pelo digital, também acaba ajudando a manter a moda do skate enterrada.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.922
Pontos
353
Nem adianta forçar. Onde vou tem uma molecada obesa :ksafado(foto abaixo) que é um barato ficar olhando. Pequenos tipo 8...10..12 anos e já correndo campeonato. O legal é que um puxa o outro para o esporte e quando se vê tem um grupo pra vida toda. Sozinho é mais dificil mas se vc gostar isso não é barreira.

Visualizar anexo 120854
Engraçado que o surf cresceu muito no Brasil, principalmente por causa dos títulos do Medina e do Mineirinho mundiais. Talvez até o biótipo do esporte ajuda na popularidade comparado com o skate, já que naquele o pessoal aparenta ficar mais "forte' e no skate é mais o pessoal magro, contra tendência atual da galera bombada.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.363
Reações
15.812
Pontos
503
A única experiência que tenho com isso é um amigo que foi skatista, depois BMX, e hoje ganha a vida como DJ profissional. Seria considerado um "clubber" hue. Me lembro de ver aquelas reportagens de gente esquisita de São Paulo que brigava em estações de metrô por uns gostavam de skate e outros de música eletrônica. Lol

De fato, na minha cidade parece ter sumido mesmo, e olha que aqui existia uma cena. Acho que a questão da música é importante no caso. Todos curtiam CBJR, e a nossa cena resistiu por pouco tempo após a morte do Chorão. Esses devem ser os "modinhas".
 
Ultima Edição:

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.773
Reações
4.580
Pontos
453
Tava pensando nisso vendo as noticias do novo jogo do TOMMY HANKS
Só digo Thank God
 

TedMartins

Habitué da casa
Mensagens
89
Reações
75
Pontos
78
Percebi que o pessoal aqui desse fórum adora falar sobre o que não entende.

O skate nunca esteve tão em alta como está hoje, economicamente falando, o mercado mundial fatura em média $3b ao ano e o Brasil representa 10% dessa fatia.

Em termos de evolução, o que era coisa de video-game no início do século hoje tem moleque de 20 anos fazendo, o esporte se tornou muito mais técnico e muito mais plástico também.

Talvez você veja skatistas pelas ruas com menos frequência por algum desses fatores: Asfalto horrendo. Calor insuportável durante o dia. E tem também o fator de que hoje existem espaços próprios destinados a pratica do esporte, geralmente eles se reúnem lá, de manhã, no fim de tarde ou à noite ao invés de ficar fritando de baixo do sol quente estragando o equipamento nesse asfalto maravilhoso que as prefeituras de nossa país nos proporcionam!
 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
448
Reações
952
Pontos
278
A impressão que tive aqui na minha região, é que aquele "lifestyle" de skatista, meio marginal, sumiu. Agora, parece que o negócio se voltou mais para esporte propriamente dito, com pista, treinamento, etc. Já ouvi skatista das antigas dizendo que "gourmetizaram", mas sei lá.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.821
Reações
50.884
Pontos
1.003
Mesma coisa do tópico das pessoas não estarem tocando instrumentos musicais
Andar de skate é difícil, requer dedicação e treino (e se machucar muito) pra vc fazer as manobras e tal
Hoje em dia ninguém quer se dar o trabalho
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
skate depende do marketing local pra funcionar, não consegue se sustentar sozinho

não é como se alguém fosse andar de skate por conta própria, sem ver na tv ou revistas

dito isso, eu andaria se fosse mais novo, acho bacana.

e depende muito da cidade, aqui na minha por exemplo tem lojas que investem pesado na molecada, e tem uma tribo bem ativa em torno do skate.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
A impressão que tive aqui na minha região, é que aquele "lifestyle" de skatista, meio marginal, sumiu. Agora, parece que o negócio se voltou mais para esporte propriamente dito, com pista, treinamento, etc. Já ouvi skatista das antigas dizendo que "gourmetizaram", mas sei lá.

Isto definitivamente ocorreu com o Surfe. Ficou bastante profissional e competitivo. Surfista com preparo totalmente oposto aos magrelos de antigamente.
 
Ultima Edição:

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.721
Reações
14.817
Pontos
503
Percebi que o pessoal aqui desse fórum adora falar sobre o que não entende.

O skate nunca esteve tão em alta como está hoje, economicamente falando, o mercado mundial fatura em média $3b ao ano e o Brasil representa 10% dessa fatia.

Em termos de evolução, o que era coisa de video-game no início do século hoje tem moleque de 20 anos fazendo, o esporte se tornou muito mais técnico e muito mais plástico também.

Talvez você veja skatistas pelas ruas com menos frequência por algum desses fatores: Asfalto horrendo. Calor insuportável durante o dia. E tem também o fator de que hoje existem espaços próprios destinados a pratica do esporte, geralmente eles se reúnem lá, de manhã, no fim de tarde ou à noite ao invés de ficar fritando de baixo do sol quente estragando o equipamento nesse asfalto maravilhoso que as prefeituras de nossa país nos proporcionam!
Tá bom cara, já entendemos que você manja das pooltarias no skate, mas não precisa chegar rasgando desse jeito.
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
O Skate estava muito relacionado aos gêneros musicais como Ska, Punk Rock, Hardcore, Hip Hop e alguns outros. Isso foi decaindo com o tempo.

Eu comecei andar de skate em 2001, e até hoje ainda ando com uma turma de vez em quando, todos acima de 25 anos.

Na pista que vamos, a gente encontra pouca galera abaixo dessa idade. Tem o fator também que o adolescente sai menos de casa também por causa da internet, pais super protetores e outros.

Até os campinhos/quadras estão vazios, na minha época de auge de adolescente(2005) os campinhos eram lotados, quadras, pistas de skate(nessa época eu jogava futebol e andava de skate junto) hoje é bem pouco, tinha vez que pra jogar, dava 5 times, hoje mal da 2 times.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
O Skate estava muito relacionado aos gêneros musicais como Ska, Punk Rock, Hardcore, Hip Hop e alguns outros. Isso foi decaindo com o tempo.

Eu comecei andar de skate em 2001, e até hoje ainda ando com uma turma de vez em quando, todos acima de 25 anos.

Na pista que vamos, a gente encontra pouca galera abaixo dessa idade. Tem o fator também que o adolescente sai menos de casa também por causa da internet, pais super protetores e outros.

Até os campinhos/quadras estão vazios, na minha época de auge de adolescente(2005) os campinhos eram lotados, quadras, pistas de skate(nessa época eu jogava futebol e andava de skate junto) hoje é bem pouco, tinha vez que pra jogar, dava 5 times, hoje mal da 2 times.

Adolescência minha foi dividida entre skate, futebol e videogame também, ficar em casa? Já chegava da escola saindo pra rua kkkk, nessa época lan house era um boom também, tinha locadora ainda.
 
Ultima Edição:

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Não sei de onde tiraram isso.
É que a maioria não acompanha a cena do Skate. Existem diversas modalidades de Campeonatos mundiais: Half, Bowl, Street, Mega Rampa, Freestyle, Downhill, Downhill Slide.

SLS (Street League Skateboard) sendo dominado por brasileiros no Masc. e Femin.

cês tão é perdido.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Realmente decaiu...

Os interesses das novas gerações mudam muito facilmente...

Hoje em dia a molecada que esta na escola quer ser streamer, youtuber... Negócio dessa geração é tecnologia, game.

Nas gerações mais antigas as crianças ganhavam bicicleta na infância, hoje ganham smartphone, computador...

É um caminho sem volta, para uma criança ter interesse por algum esporte hoje, sakate, surf... É por estímulo de algum parente próximo, pai, irmão, tio, primo, caso contrário, é muito difícil ter esse interesse.
 

Dethvir

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.643
Reações
3.520
Pontos
989
Skate era uma "mania" quando muitos empresários viam lucro na promoção e difusão geral do produto como um todo. Hoje em dia existem outros investimentos mais baratos e bem vistos, daí a caída da mídia volta a ficar em nicho, mesmo que surf, kitesurf, windsurf, etc etc.
 
Topo Fundo