O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que a cultura do skate decaiu tanto nos últimos anos?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
skate-03-780x470.jpg

Quem viveu os anos 90 e 2000 (principalmente o começo) lembra da febre que era toda a cultura do skate no Brasil e no mundo. Desde dos campeonatos televisionados, jogos do gênero saindo de montes como destaques, ver várias pessoas praticando em diversos locais, as roupas típicas sendo usadas no cotidiano (boné de aba reta e tênis da DC eram uma febre) e outras situações relacionadas com o esporte. Porém, nesses últimos anos o interesse meio despencou e virou mais algo de nicho tudo relacionado. Por que isso ocorreu?

*

Difícil explicar o porquê, mesmo ainda existindo umas praças de skate utilizadas na maioria das cidades e a presença do esporte na próxima olimpíada, mas acredito que o boom e o charme da modalidade já foi faz tempo. Não é tão atrativo mais a transmissão em demasiado da modalidade pelos canais, talvez por falta de grande ídolos brasileiros novos, e até a moda skate, que inclui roupa até músicas atreladas ao tema (de Avril Lavigne até Charlie Brown Jr.) perderam a força na maioria das pessoas (com uns que curtiam envelhecendo e achando muito adolescente, já os mais novos não sentindo tanta vontade de consumir os produtos relacionados com o meio).

Além disso, o crescimento de outros esportes como o Surf e os Americanos (algo mais brasileiro ligado com o crescimento da NFL no país) fizeram que o esporte perdesse um poder de atratividade maior com os mais novos. Não sei se a questão da tecnologia possa ter atrapalhado, já que skate é algo muito relacionado a andar na rua e várias crianças preferem ficar em casa mesmo ou praticar outras modalidades.

*

Será que com as olimpíadas poderá ter um retorno de popularidade do skate ou virou algo de nicho?

:kpensa
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.580
Reações
13.090
Pontos
1.189
Porque a molecada hoje em dia é superprotegida e não pode sair do condomínio. Hoje em dia só ando de long porque estou velho, tenho artrose e não posso me dar o luxo de me quebrar. Só pra matar a vontade, mesmo. Meu filho às vezes me acompanha. Mas também o protejo demais.
 

Capitalista Extremista

CAMARADA COMUNISTA
Mensagens
2.171
Reações
3.366
Pontos
353
Cara acho que depende do local, moro no ABC Paulista e os Skates Parks aqui estão sempre lotados e sempre tendo evento da Vans, artistas e afins, a cena já foi maior sim e atraia muitos simpatizantes, mas ela continua ai.. Em São Paulo praça rossevelt tbm pode ir qualquer horário do dia, da noite, da madrugada, a galera do skate está lá, mas são regiões de tradição né, aqui o skate não foi uma modinha, foi um estilo de vida que permeia muita gente até hoje, tenho muitos colegas de diversas profissões e idades que o estilo casual é skate, apesar se não andarem..
 

Sealzinho

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.869
Reações
2.580
Pontos
1.134
Não só skate, mas bmx e patins tb.
Lembro que era febre em 2003/04 aqui na minha cidade.

Sei lá, acho que o celular matou a vontade da mulecada de sair de casa. Nessa época, celular era só pra ligação e SMS.
 


Hunters15

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
436
Reações
660
Pontos
529
Nunca liguei muito, mas quando eu jogava Tony Hawk's 1 no Dreamcast, eu até que queria andar de Skate, mas ficou no querer mesmo :klolwtf
Mas acho legal quem pratica esse esporte, pena que eu era muito preguiçoso e relaxada pra qualquer tipo de esporte.

Meu primo me zoava, porque eu gosto de música eletrônica e ele me chamava de Clubber, e naquela época tinha aquela rixa de Clubbers x Skatistas.
 

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.388
Reações
44.058
Pontos
1.339
Eu curtia muito ‘skate’ nos anos 90 e notei isso. Uma coisa que reparei nas regiões onde praticava com os amigos é que os picos se deterioraram muito e demoram anos para terem reforma e quando geralmente acontece isso é feita provisoriamente pelos próprios frequentadores que acaba virando definitivo nas coxas.

Tem a questão social tbm que mudou. Anos 90 e 2000 o pessoal ficava mais nas ruas e era pre-internet. Se viam quadras cheias, varias tribos de basquete, rollers, skate, bike, time de futebol do bairro. Era comum a molecada se juntar e passar a tarde brincando, ir nas locadoras, tentando varias todas as formas de diversão. Skate era divertido pq muita gente tomava partido e construía ate rampas de madeirite na rua e juntava todo mundo para ver. Alguns acabavam gostando da brincadeira e semana seguinte estavam lá tentando fazer as mesmas manobras onde passavam uma tarde toda brincando até o anoitecer.

Hj os parques estão vazios, abandonados, ruas, calçadas deterioradas representando perigo para os proprios pedestres, volume de carros gigantesco na cidade e a diversão ficou netflix e ficar conectado online. Eu me assustei muito quando visitei meu antigo bairro que era super movimentado e hj não se vê uma criança na rua, mas tbm consideremos que ficou mais perigoso e os pais mais protetores.

Um efeito colateral é o índice de crianças obesas que está muito alto por não exercerem atividade física. Lembro que os gordinhos eram bem poucos e hoje garoto de 3 anos parece um bujão de gás . Tem que fazer atividades físicas a força pelos pais na academia com trakinas e celular na mão. Hahaha



Antes o medo da criançada era entrar em casa para beber água e a mãe não deixar ir pra rua, hoje a mãe implora para o moleque sair de casa.
120768
E isso refletirá um adolescente preguiçoso e pesando 120 quilos com 15 anos :klolwtf

Hoje estou mais envolvido com surf pq já estou velho pra ficar brincando de skate na rua e fui largando quando começou a ficar modinha na Malhação e por ter entrado na faculdade e exército kkkk
 
Ultima Edição:

Rickzinho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.558
Reações
10.149
Pontos
974
Skate sempre foi esporte de nicho e sendo de nicho tem pouca demanda, pouco apelo e além disso é um esporte que exige treino, habilidade e a facilidade de se machucar maior que outros esportes, além de um espaço preparado e grande para desenvolver.

Nunca achei que o skate fosse tudo isso e tivesse uma cena forte, e nunca terá. Teve mais visibilidade por causa da malhação, fora isso se foi para limbo que sempre esteve.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Porque eles andam de limousine, mas já andaram de trem "puxicubróxicubrei"

É uma cultura, assim como hip-hop (esse é o gênero musical ou a cultura?), por exemplo. Foi a maneira que a molecada dos anos 90-2000 se identificavam. Foi também nesta época que surgiram os grandes heróis da modalidade. Depois do BOOM, ela se estabiliza e fica ali, no seu canto. É o poder que as industrias tem de controlar essas coisas: roupas, música, vídeo game...o skate estava em tudo. Quando as vendas começam a despencar e surge a carência de um novo Bob Burnquist ou Tony Hawk, é a hora de encontrar uma nova moda.

Foi assim com o surf, nos meados de 50-60. O rap aqui no Brasil - com Sabotagem, Racionais e Facção Central - perdeu seu lugar para o funk. A moda de viola deu lugar ao sertanejo, que deu lugar ao sertanejo universitário, que deu lugar a este sertanejo que de sertanejo não tem nada. Não tem jeito, com o tempo ela vai perdendo a força e a industria da música vai adaptando, moldando. Skate, apesar de não ser um gênero musical, impulsionou e foi impulsionado pela música, e com o tempo, sofreu do mesmo mal.
 
Ultima Edição:

Insônia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.785
Reações
16.102
Pontos
994
Tem gente que prática ainda, mas a frente das roupas passou mesmo.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.969
Pontos
1.304
Na verdade Skate sempre foi nicho e teve uma explosão ferrada na época do Tony Hawk, foi só isso.

Igual Surf que também é nicho e o Kelly explodiu o esporte, depois veio o Medina aqui no BR, mas no geral são esportes de nicho mesmo.

Não da para comparar skate com futebol e outros esportes que você só precisa de uma bola para 10+ pessoas, esses esportes que precisam de equipamentos individuais são bem mais caro e pouco acessíveis.
 

Killer Queen

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.321
Reações
1.428
Pontos
889
Como bem falaram, o povo não sai mais tanto de casa para atividades como esta e, sem essas pessoas para conhecer pessoalmente o esporte, acaba por diminuir também o alcance que as mídias dariam, vira uma bola de neve. Só ver como o e-sport cresceu, demanda gera audiência para as mídias que torna mais conhecido para as pessoas que vão consumir mais isso e empresas lucram mais explorando este potencial.

Pode até estar se tornando mais fechado, mais de nicho, mas ainda é considerável.
Quando criança, lá por 1991, 1992, nunca nem tinha visto skate, conheci e andei uma vez na casa do meu vizinho em um feito todo de plástico, meu pai me proibiu com medo que eu fosse me machucar. Só fui conseguir comprar um skate com 25 anos, com quase 50 kg acima do peso, só andando de skate no quintal de casa perdi 20 kg. Se eu tiver filhos, vou incentivar a pelo menos conhecer.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.089
Reações
9.454
Pontos
1.454
Rapaz - não consigo ver skate como cultura seja por qual "angulo" for :klingua- skate pra mim é um esporte, que antigamente teve maior destaque e hoje quase não existe - só isso!

Na minha cidade tem uma praça para skatistas, tem gente lá, mas absolutamente nada parecido com a minha infância em que o pessoal chegava a construir HalfPipes no terreno vazio do lado de casa :kkk.

Eu andei na minha infancia de skate, era divertido, mas nunca grudou!

É um esporte, existia antigamente, ainda existe hoje e vai continuar existindo.
 
Ultima Edição:

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Na verdade Skate sempre foi nicho e teve uma explosão ferrada na época do Tony Hawk, foi só isso.

Igual Surf que também é nicho e o Kelly explodiu o esporte, depois veio o Medina aqui no BR, mas no geral são esportes de nicho mesmo.

Não da para comparar skate com futebol e outros esportes que você só precisa de uma bola para 10+ pessoas, esses esportes que precisam de equipamentos individuais são bem mais caro e pouco acessíveis.

É até covardia comparar qualquer esporte com futebol. Futebol é cultural, tem a questão de gerações, a questão de classes trabalhadoras (Borussia Dortmund x Schalke 04), até mesmo religiosa (Celtics x Rangers). Futebol divide uma cidade no meio, coisa que nem o baseball consegue fazer.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
quando eu era novo a galera do skate era atrelada ao rock e a se vestir de mendigo

depois que começou a aparecer roupa de marca, acho que casou com o advento dos programas de clipes musicais na TV que mostrava a cultura do skate na califórnia, que era bem diferente daqui

andar com skatista era andar com maconheiro, ainda que a maioria nem fosse

hj a molecada quer ficar no lol e esses tantos outros jogos todos iguais de tiro (pubg, fortnite, etc)

cara, entenda, a galera nem tá transando mais

eu, véio, queria aprender a andar de skate, mas não posso me dar ao luxo de quebrar um osso kkkkk
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.969
Pontos
1.304
É até covardia comparar qualquer esporte com futebol. Futebol é cultural, tem a questão de gerações, a questão de classes trabalhadoras (Borussia Dortmund x Schalke 04), até mesmo religiosa (Celtics x Rangers). Futebol divide uma cidade no meio, coisa que nem o baseball consegue fazer.

Mas não foi nesse sentido, foi no sentido que para jogar futebol a galera junta a grana pra comprar uma bola de 30 reais e todo mundo usa...

O Skate é individual e é caro para cacete, isso ignorando os EPIs.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Por que Chorão morreu, logo mais o esporte flopou.

Fake, quando vou para praia ando bastante de longboard lá.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.089
Reações
9.454
Pontos
1.454
eu, véio, queria aprender a andar de skate, mas não posso me dar ao luxo de quebrar um osso kkkkk

Fui inventar de andar daquele "patinetes com eixo flexivel" - pela curiosidade e por parecer legal pra caramba - quando eu achei que estava tomando jeito da coisa, o treco escorregou e cai muito forte com o quadril no chão que cheguei a ver estrelinha - fiquei com o quadril do lado esquerdo doendo 1 mês e morrendo de medo de ter trincado algo uhahuauhauhhau se fosse na época de criança eu teria pego de novo e continuado hahahah .

Detalhe - Estava cheio de gente na casa, era festa de alguma coisa (não lembro) - mas ninguém viu HAHAHAH... só deu o garotão aqui mancando depois e falando que escorreguei no chão
 

colher

Bam-bam-bam
Mensagens
3.018
Reações
8.412
Pontos
314
Ainda existe (só fora do mainstream), mas é um fato que o volume de praticantes caiu bastante por conta da febre (e consequentemente a exposição) ter passado.

Tenho dois e ainda ando ocasionalmente, mas é difícil ver a molecada com o carrinho embaixo do pé. Existe muito consumo de marcas de skate, agora andar mesmo acho que ficou algo mais marginalizado.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
Fui inventar de andar daquele "patinetes com eixo flexivel" - pela curiosidade e por parecer legal pra caramba - quando eu achei que estava tomando jeito da coisa, o treco escorregou e cai muito forte com o quadril no chão que cheguei a ver estrelinha - fiquei com o quadril do lado esquerdo doendo 1 mês e morrendo de medo de ter trincado algo uhahuauhauhhau se fosse na época de criança eu teria pego de novo e continuado hahahah .

Detalhe - Estava cheio de gente na casa, era festa de alguma coisa (não lembro) - mas ninguém viu HAHAHAH... só deu o garotão aqui mancando depois e falando que escorreguei no chão

quando eu treinava jiu jitsu eu cai de bunda (e nem foi nas lutas e sim na parte das técnicas)
era tatame e ainda assim fiquei mais de um mês com dor no cóccix, mas como passou eu acho que deve ter sido no máximo uma trincadinha ou talvez nem isso

e olha que foi no tatame, imagina cair no cimento

ainda que na época eu tava abaixo dos 100kg (sou alto), se é hj com 120kg tava fudido

algo que pensei (seguindo dicas de galera daqui inclusive) era brincar com longboard, acho bem foda esses vídeos dos caras descendo montanha (pelo asfalto) de long, mas aí o cara tem que manjar

 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Um ponto crucial foi a decadência do skate punk na mídia. Bad Religion, NOFX, Suicidal Tendencies, MxPx, Charlie Brown Jr e os dois primeiros álbuns do Blink-182 fomentaram e muito a cultura do skate nos anos 90, além do pop punk do Green Day e do The Offspring.

Esse estilo de música ficou estritamente relacionado à California, então talvez o regionalismo tenha feito o skate perder força assim que a moda passou.
 

Azeon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.274
Reações
49.969
Pontos
1.304
Como bem falaram, o povo não sai mais tanto de casa para atividades como esta e, sem essas pessoas para conhecer pessoalmente o esporte, acaba por diminuir também o alcance que as mídias dariam, vira uma bola de neve. Só ver como o e-sport cresceu, demanda gera audiência para as mídias que torna mais conhecido para as pessoas que vão consumir mais isso e empresas lucram mais explorando este potencial.

Pode até estar se tornando mais fechado, mais de nicho, mas ainda é considerável.
Quando criança, lá por 1991, 1992, nunca nem tinha visto skate, conheci e andei uma vez na casa do meu vizinho em um feito todo de plástico, meu pai me proibiu com medo que eu fosse me machucar. Só fui conseguir comprar um skate com 25 anos, com quase 50 kg acima do peso, só andando de skate no quintal de casa perdi 20 kg. Se eu tiver filhos, vou incentivar a pelo menos conhecer.

Não tem nada a ver isso de sair de casa.

Quem quer andar de skate anda, aqui do lado da minha casa tem um estacionamento da farmácia que a molecada usa pra andar de skate mas aqui é bairro classe média então a galera tem um $.

Também tem um skate park aqui que vive lotado e custa uns R$ 20 pra entrar e usar a pista, é que skate é nicho e caro...

Vê se a galera parou de jogar futebol, todo lugar tem gente jogando futebol e ainda tem futebol de rua nas ruas sem saída aqui, só não tem mais nas ruas mais largas e avenidas porque o fluxo de carros aumentou absurdamente dos anos 90 pra cá, mas ainda sim vejo o famoso gol de chinelo.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.800
Reações
22.821
Pontos
1.464
Cultura do skate caiu tanto que vai ser esporte olímpico.

Mas respondendo à pergunta: sim, é algo de nicho. Mas é um nicho bem grande (ainda sim nicho).
 
Topo Fundo