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Por que a série Metroid apesar da sua alta qualidade nunca explodiu comercialmente?

Nego_Brown___

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Por esses numero ai, até o Metrid Prime, o jogo podia ser considerado sucesso.

Aquele tempo não era tudo que vendia mais de 3 milhões de cópias. Ainda mais exclusivo.
 

lorenço

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eu acho q é pq é um jogo q destoa do gosto do publico q come até o cocô da nintendo.

se fosse uma franquia multi teria muito mais sucesso.

cara q gosta de jogo de bichinho não vai atras desse tipo de jogo
 

Megazordi64

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Até a geração PS2 vender mais de um milhões de unidades era muito.

A partir do PS3 é que o sarrafo aumentou.

Pra ter uma ideia God of War 1 vendeu 4.6 milhões de cópias.

God of War 2 vendeu 4.2 milhões.

Então Metroid Prime ter vendido 2.84 milhões foi muito.

E o Metroid Prime 2 também foi bem por ter vendido 1.1 milhão numa base de 21 milhões de Game Cube.

Já o Metroid Prime 3 foi lançado num videogame cuja maioria do público era bem casual, então é compreensível não ter vingado.

Mas acho que no Switch o Metroid Dread irá vender bem, acho até que que será o mais vendido da franquia.
 

Darkx1

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Eu acho que a própria politica da Nintendo acaba impedindo ela de criar novas coisas. Dai franquias que não seguem um esquema parecido acabam se dando mal.

Eu suspeito que até Zelda poderia render bem mais se não fosse isso.
 


Ennis

Bam-bam-bam
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Provavelmente você é novo, então não entenderia isso. Mas eu sou da época em que era natural essa afirmação.

E em relação à qualidade, nada mudou. IMHO.
Exatamente. Até o GC a trindade da Nintendo era Mario, Zelda e Metroid.

Tanto que na E3 de 2002, o grande destaque foram Mario Sunshine, The Wind Waker e Metroid Prime, que eram títulos tratados como system sellers.
 

EU SOU O GAGAH

Bam-bam-bam
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Simples.

Não é focado no público infantil como a maioria dos jogos da Nintendo.

Tem uma dificuldade elevada.

E tem gráficos puxados mais para o realismo.
 

Gamer King

O Soberano
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Por esses numero ai, até o Metrid Prime, o jogo podia ser considerado sucesso.

Aquele tempo não era tudo que vendia mais de 3 milhões de cópias. Ainda mais exclusivo.
É que para o padrão de Mario e Zelda isso é pouco e Metroid pelo menos no meio hardcore era conceituado como parte da trinca icônica da empresa.

Mas na prática a realidade é que nunca foi.
 

Ryu-san

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Provavelmente você é novo, então não entenderia isso. Mas eu sou da época em que era natural essa afirmação.

E em relação à qualidade, nada mudou. IMHO.
Exatamente. Até o GC a trindade da Nintendo era Mario, Zelda e Metroid.

Tanto que na E3 de 2002, o grande destaque foram Mario Sunshine, The Wind Waker e Metroid Prime, que eram títulos tratados como system sellers.

Ah sim, no passado poderia ser. Mas acho que do N64/GBC para frente a trindade passou a ser Mario, Zelda e Pokémon.
 

Luca Cigarini

Supra-sumo
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metroid é uma boa série, mas acho q a nintendo toma decisões meio confusas com relação a franquia, como a ausência no nintendo 64

o metroid prime é mt bom, explora mt bem o controle do cubo magico
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
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Creio que por falta de marketing mesmo.

Acho que Dread vai ser o com maior vendagem, chuto até perto dos 8kk
 

Ennis

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Outro motivo bem óbvio pra Metroid não ser um sucesso comercial comparado a Mario e Zelda é o fato da série ter passado uma geração inteira na geladeira e a Nintendo a ter revivido justamente na geração que teve seu pior desempenho até então.
 

rjorge

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Porque é da Nintendo.
Entregar Metroid Prime 4 para uma third party e depois resetar o projeto com a Retro Studios foi uma m****.

Era melhor terem vendido a franquia pra Sega e deixa a Creative Assembly usar a mesma engine do Alien Isolation numa sequência.
 

Kimer

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O público dos consoles Nintebdo é mais infantil/casual e Metroid é uma série que agrada mais o público hardcore, aquele que gosta de jogos mais complexos. Talvez por isso não tenha números de venda tão exressivos: o público da Nintendo não gosta muito de jogos mais hardcore.
 

Gamer King

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metroid é uma boa série, mas acho q a nintendo toma decisões meio confusas com relação a franquia, como a ausência no nintendo 64

o metroid prime é mt bom, explora mt bem o controle do cubo magico
Acho que não fizeram uma versão pra N64 pq estávamos entrando na era 3D e concluíram que a fórmula não iria funcionar, tanto que o Castlevania nunca deu muito certo em 3D. Além disso não foi um grande sucesso no SNES, então não havia exatamente grande desejo por uma sequência.

No Gamecube vieram com a proposta renovada do Prime que é um jogo absolutamente incrível, me lembro que o hype pré lançamento estava significativo e de fato foi o jogo mais vendido da série até hoje, mas por algum motivo não decolou, a sequência mesmo pegando base instalada maior no próprio Cube não vendeu nem metade.
 

Darkx1

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Exatamente. Até o GC a trindade da Nintendo era Mario, Zelda e Metroid.

Tanto que na E3 de 2002, o grande destaque foram Mario Sunshine, The Wind Waker e Metroid Prime, que eram títulos tratados como system sellers.
Eu acho que a Nintendo não tem uma coisa chamado "trindade".

A gente tem essa percepção como fãs, mas não deve ser o que eles tem na pratica.
 

Granola

Habitué da casa
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Respondendo a pergunta do tópico:

Não é um jogo casual o suficiente para agradar a massa, não tem o marketing de um Call of Duty da vida e demora muito para lançar um título da franquia, a maioria das crianças e adolescentes não devem fazer ideia do que é Metroid.
 

Santeria

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Simples : Metroidvania.

Gênero nichado.

Pergunta que pode ser aplicada a uma infinidade de jogos.

Bayonetta nunca vendeu mais que 2 milhões de unidades.

Hollow Knight não deve ter vendido 1 milhão de unidades. E foi multiplataforma. Esse tipo de jogo não é de massa.

 

Santeria

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Hollow Knight vendeu muito bem, considerando o custo de produção... início de 2019 tinha vendido 2,8 milhões. MAis de 1 milhão só no pc

E é um jogo fundado via kickstarter, com menos de 50 mil dólares (57 mil dólares australianos)
Eu to jogando Hollow Knight só agora e eu to abobado com o jogo. Que jogo bom do c***lho.

E olha que eu não jogo metroidvania há anos e anos, mas eu amei cada pequeno detalhe desse jogo. É simplesmente genial.

Vou comprar o Silksong no lançamento.
 

Luke 64

Ser evoluído
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É porque jogos com temática espacial são super nichados, isso ocorre em outras mídias também e por mais que tenha franquias como Star Wars que se tornaram grandes clássicos, o publico geral não é muito chegado em coisas nessa temática.
 

Luke 64

Ser evoluído
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O público dos consoles Nintebdo é mais infantil/casual e Metroid é uma série que agrada mais o público hardcore, aquele que gosta de jogos mais complexos. Talvez por isso não tenha números de venda tão exressivos: o público da Nintendo não gosta muito de jogos mais hardcore.
Totalmente o contrario, o publico da Nintendo é bem mais adulto e o publico principalmente da Microsoft é bem mais infantil, criança não gosta de jogo que parece de criança, eles querem se sentir adultos então vão jogar COD e Halos da vida
 

Maze

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A questão que hoje em dia a Nintendo priorizou Mario e Zelda, que são franquias gigantes de sucesso garantido. As outras tantas franquias disputam espaço no tapa e as vezes com projetos menores. Na verdade apesar de terem uma legião de fãs, jogos como metroid, starfox, fzero são nicho comparado com esses dois.
 

Ridge

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A série Metroid vende bem dentro no nicho dela, Super Metroid por exemplo vendeu mais que Castlevania SOTN, isso somando as versões de PS1 e Saturn.

E existem boas expectativas de vendas pro Metroid Dread, o gênero metroidvania anda em alta, Switch é um console que ainda vende muito, quem sabe o jogo se torne o mais vendido da série.
 

BigJ

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Acho que não fizeram uma versão pra N64 pq estávamos entrando na era 3D e concluíram que a fórmula não iria funcionar, tanto que o Castlevania nunca deu muito certo em 3D. Além disso não foi um grande sucesso no SNES, então não havia exatamente grande desejo por uma sequência.

Segundo o Yoshio Sakamoto, um dos principais designers da franquia, na época não sabiam como transportar Metroid para o 3D.

Até foi especulado se basear no Zelda OoT mas se realmente pensaram nisso a ideia não foi pra frente.
 

Ennis

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Acho que não fizeram uma versão pra N64 pq estávamos entrando na era 3D e concluíram que a fórmula não iria funcionar, tanto que o Castlevania nunca deu muito certo em 3D. Além disso não foi um grande sucesso no SNES, então não havia exatamente grande desejo por uma sequência.

No Gamecube vieram com a proposta renovada do Prime que é um jogo absolutamente incrível, me lembro que o hype pré lançamento estava significativo e de fato foi o jogo mais vendido da série até hoje, mas por algum motivo não decolou, a sequência mesmo pegando base instalada maior no próprio Cube não vendeu nem metade.
Echoes é bem inferior ao original. A mecânica do mundo negativo não foi bem explorada.
Não é um jogo ruim,mas longe do original. Nesse caso, a Nintendo poderia ter dado um timing maior entre os dois lançamentos.
 

Ennis

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Eu acho que a Nintendo não tem uma coisa chamado "trindade".

A gente tem essa percepção como fãs, mas não deve ser o que eles tem na pratica.
Me refiro a percepção da midia na época que tratava essas três séries como o que a Nintendo tinha de melhor.
Mas sim, tirando Mario, todas as outras marcas de sucesso da Nintendo, como Animal Crossing, Pokémon e Zelda devem ter um tratamento interno semelhante.
 

Sega&AMD

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Porque é difícil vender action-platformer com foco em exploração. Tanto que apenas a Konami também tentou emplacar grandes produções neste estilo, e nem o Symphony of the Night vendeu bem.

Outo motivo é que os lançamentos são muito espaçados e eventualmente saem nas plataformas erradas. Por exemplo, Metroid 2 poderia ter feito mais sucesso se tivesse sido pensado para o NES ou SNES, assim como o Samus Returns teria um público maior se lançado para o Switch.

Dito isso, Metroid Dread tem tudo para virar o Metroid mais vendido de todos os tempos, pavimentando o caminho para o Prime 4.

ou não vai saber, a época é outra, metroid dread tem cara de indie, a preço cheio não tende a ter perna longa não.
 
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