O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que Fernando Henrique Cardoso não Foi um bom presidente?

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
ainda me lembro da medida de seguranca dele teve a brilhante ideia de colocar mais postes de luz em lugar violento pra combater a criminalidade :kkk pq diz ele que bandido nao ataca de dia (deve ser pq no brasil a bandidagem evoluiu pra uma gangue de vampiros traficantes :lolwtf)
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
O primeiro mandato foi otimo,o segundo foi um lixo atomico pior até que o da Dilma,
mas naquela epoca não havia redes sociais e nem apoio da midia pra divulgar as merdas
profundas pois havia um interesse mutuo.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
FHC é um dos presidentes mais queridos pela grande imprensa brasileira em geral. Os caras do Manhatan Connection por exemplo, quase gozam quando ele vai no programa deles.
Na época que ele estava na presidência não era. Passou ser mais querido quando já fora e as opniões pessoais dele quanto legalização das drogas, desarmamento do povo, etc, passaram ter mais destaque.


"Quem diz que FHC foi um presidente ruim é jumento"
e
"teatrinho de tesouras"

na mesma frase!!!!
Ter feito parte do teatrinho não torna ele um incompetente.

Se não fosse a incapacidade técnica e moral do PT, principalmente de Dilma e os petistas daquela época, o Brasil estaria sem direita política até hoje.
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.822
Reações
54.863
Pontos
1.839
ainda me lembro da medida de seguranca dele teve a brilhante ideia de colocar mais postes de luz em lugar violento pra combater a criminalidade :kkk pq diz ele que bandido nao ataca de dia (deve ser pq no brasil a bandidagem evoluiu pra uma gangue de vampiros traficantes :lolwtf)
Cara, isso foi só um dos aspectos do Plano Nacional de Segurança Pública daquele governo. Transformaram uma nota de rodapé em medida mais importante. Você caiu no drible dos críticos da época:

".... Logo na apresentação do Plano, vieram críticas procedentes de distintos setores: mídia, profissionais especializados, pesquisadores e corporações profissionais. Enquanto alguns profissionais e pesquisadores acordaram com o tom geral do PNSP, produzindo críticas e ponderações pontuais, a mídia e as corporações profissionais puseram sob suspeição, desde logo, o seu alcance e a capacidade do governo federal de implementar os compromissos e as ações propostas. (...) Ironizavam-se, com freqüência, algumas iniciativas, sobretudo as relacionadas com reforma urbana e iluminação. Jocosamente afirmavam que o problema de segurança era, para o governo federal, um problema exclusivamente de iluminação pública e de melhoria do espaço urbano, ...."

Agora que fique certo, minha fonte reconhece que o governo FHC foi pouco eficiente no campo da segurança pública (que no fundo é responsabilidade dos estados). Agora dizer que a medida preferencial do governo federal à época era iluminação pública (atribuição municipal).

é por essas e outras que disse em outro post que o governo FHC é injustiçado. Não foi excepcional mas também não foi nenhuma desgraça.
 

Nilmax3

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.286
Reações
27.397
Pontos
1.379
Cara, isso foi só um dos aspectos do Plano Nacional de Segurança Pública daquele governo. Transformaram uma nota de rodapé em medida mais importante. Você caiu no drible dos críticos da época:

".... Logo na apresentação do Plano, vieram críticas procedentes de distintos setores: mídia, profissionais especializados, pesquisadores e corporações profissionais. Enquanto alguns profissionais e pesquisadores acordaram com o tom geral do PNSP, produzindo críticas e ponderações pontuais, a mídia e as corporações profissionais puseram sob suspeição, desde logo, o seu alcance e a capacidade do governo federal de implementar os compromissos e as ações propostas. (...) Ironizavam-se, com freqüência, algumas iniciativas, sobretudo as relacionadas com reforma urbana e iluminação. Jocosamente afirmavam que o problema de segurança era, para o governo federal, um problema exclusivamente de iluminação pública e de melhoria do espaço urbano, ...."

Agora que fique certo, minha fonte reconhece que o governo FHC foi pouco eficiente no campo da segurança pública (que no fundo é responsabilidade dos estados). Agora dizer que a medida preferencial do governo federal à época era iluminação pública (atribuição municipal).

é por essas e outras que disse em outro post que o governo FHC é injustiçado. Não foi excepcional mas também não foi nenhuma desgraça.

Mas eu vi ele mesmo falando isso no JN na época :kkk que bandido só ataca de dia e ia colocar mais postes de luz:kkk
 


geist

Lenda da internet
Mensagens
22.298
Reações
90.112
Pontos
1.503
Porque eles não fez mal algum à esquerda. Num momento de lucidez ele afirmou bem:

“Não existe direita no Brasil, no sentido clássico do conceito… O pensamento conservador filia-se a uma tradição ocidental que estabelece como pilares da ordem a família, a propriedade, os costumes. O nosso conservadorismo não é nada disso. Tem a ver com clientelismo, patrimonialismo, uso indevido dos recursos do Estado. Ele não é composto de um ideário, e sim de aproveitadores. Por que a ‘direita’, no Brasil, apóia todos os governos, não importa qual? Na história recente, ela apoiou os militares, apoiou o Sarney, apoiou o Collor, apoiou a mim, apóia o Lula. Porque seus integrantes não são de direita. Essa gente toda só quer estar perto do Estado, tirar vantagens dele.”

Em seu governo o Brasil avançou na agenda progressista, fora o fortalecimento do MST e do narcotráfico. Aqui isso é parcialmente explicado:

 

iporco

Bam-bam-bam
Mensagens
4.695
Reações
9.762
Pontos
303
Ele, junto com o Itamar, foram bons presidentes. A galera que reclama parece que nem viveu naquela época.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.867
Pontos
553
Ele, junto com o Itamar, foram bons presidentes. A galera que reclama parece que nem viveu naquela época.
Acho que já foi explicado aqui. Eles foram os melhores entre os outros, mas a qualidade média dos presidentes era tão baixa que se destacavam sendo apenas Ok.

Rs rs rs

Eu tenho 43 anos, acompanhei todos os governos de Figueiredo em diante. Figueiredo era ruim, deixou a economia ruim. Sarney era ruim, pegou a economia ruim e deixou ela péssima - seja por congelamento e planos econômicos a cada 90 dias, seja por corrupção, seja pro moratória da dívida - Collor pegou ela péssima e deixou ela péssima. Foi Itamar quem consertou a economia, fazendo um bom governo. FHC veio logo após Itamar e pegou uma economia já nos trilhos para ser boa e conseguiu melhorar ela de forma visível... Até o segundo mandato, quando começou a detonar quase tudo que fez de bom. Eu trabalhava na indústria e tinha que escolher entre fazer engenharia na UFF ou fazer história. Na época, além dos apagões (frutos dos erros da privatização tucana), estávamos começando o fenômeno da desindustrialização, com um prognóstico sombrio de "E se nada for feito, em 2020 estaremos na situação X - que é a mesma que vivemos hoje - e isso causava pânico, quem ia querer virar engenheiro pra trabalhar numa indústria que tava acabando? Escolhi história pois, na pior das situações, viraria professor e tentaria concurso públcio. Esse era o fim do segundo governo FHC.

Lula pegou a economia Ok - vale comentar, Ok em relação ao próprio FHC, que chegou a ter ela ótima no primeiro mandato - mas esse Ok ainda era melhor que qualquer coisa anterior a FHC, talvez no nível que o Itamar deixou pro FHC. E ainda teve uma série de eventos propícios, como o boost do agronegócio e do comércio de minérios e insumos primários (que tinham baixo valor agregado, mas vendiam como água), criando um primeiro mandato muito bom - apesar da corrupção, continuação do desmonte da indústria, uso de empréstimos e financiamentos que empurravam as reformas para o futuro e etc e eu mesmo não votei mais nele pela corrupção, mas não podia negar que o primeiro mandato foi bom - nos termos de qualidade de vida, poder de compra e etc. Mas o segundo mandato, mesmo com o mundo inteiro dando dinheiro pra gente, já não foi tão bom.

Filma pegou a economia ainda não ruim, mas não boa. Olhando pra trás eu percebo que ela fazia exatamente o que usaram pra impeachar ela, tava ruim a economia, ela piorou mas dizia que tava melhorando, que ia melhorar, que tava ok e que era importante continuar votando nela pro PSDB não assumir e, aí sim, piorar tudo. Ela entregou um governo ruim pra ela mesma (acho que teria sido uma jogada de gênio ela entregar a eleição pro Aécio, queimaria o PSDB pra sempre e ela ainda voltaria como a mulher que resolveu os problemas que o PSDB causou, mas a vontade de continuar roubando era tanta que...

E finalmente, entregou um governo muito ruim pro Temer, que surpreendentemente entregou um governo mau pro Bolsonaro. Quando eu digo mau é porque vemos que não tinha emprego, tinha dívidas, tinha problemas políticos e econômicos. Mas o governo do cara foi bom, dentro do que se poderia conseguir fazer na situação do país e do mundo À época.

Bolsonaro parece que tá pegando tudo ruim, guerra comercial entre China e EUA, Macron querendo fazer graça, toda a esquerda mundial usando de todas as artimanhas pra ferrar os governos de direita do mundo pra voltarem a ter relevância...


Bom, desculpe o devaneio. FHC teve um ótimo primeiro governo e um segundo governo bem menos bom. Ainda melhor que a maioria dos anteriores, mas...
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.863
Reações
6.460
Pontos
703
Ele não foi um bom presidente porque ao invés de privatizar (descentralizar), ele entregou como concessões (monopólios). Isso foi a pior coisa que aconteceu no entendimento da população "trabalhadora" sobre economia. As pessoas passaram a ficar com raiva de privatização, mas não sabiam que aquilo não passava de uma concessão com monopólios protegidos pelo estado.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.298
Reações
90.112
Pontos
1.503
Percebo que o pessoal está focando na área econômica. Acho que isso é limitado heim...
Ora, a esquerda mundial precisa de dinheiro, então obviamente há países em que ela simplesmente não vai deixar na lona, senão não tem como se financiar.
 

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
E mais, o sucateamento e declínio da indústria brasileira começou e avançou muito nos 8 anos do THC.
Não, começou com Collor, que foi quem "abriu" (comparativamente com o que existia antes, mas ainda bem fechado para os padrões mundiais) o Brasil para empresas estrangeiras e produtos importados.

Deste ponto em diante foi a choradeira que estamos acostumados até hoje: empresário que vivia pendurado no saco do governo e cheio de relações pessoais com políticos, querendo protecionismo e subsídios com dinheiro público para suas industrias ultrapassadas e ineficientes, indo para a lona.

O erro econômico do Brasil durante a redemocratização começou bem nesse ponto: abrimos o mercado para a globalização, o que é correto e estava gerando um crescimento espetacular em países do leste asiático e na Europa, mas (esse "mas" é muito importante, pois persiste até hoje) não tomamos atitudes para reformar nosso absolutamente ultrapassado sistema tributário da era Imperial, e ambiente regulatório criado para gerar propinas no bolso de safado ao invés de regular qualquer coisa. Além de leis trabalhistas da década de 40. Sem contar um governo imenso gastando cachoeiras de dinheiro público em folha de pagamento sem entregar resultados, e isso impediu reduzir a carga tributária carregada pelo suor e sangue do trabalhador Brasileiro.

O FHC fez o que deveria: estabilizou a economia. As reformas que estão sendo feitas HOJE eram para ter sido feitas pelo primeiro do governo do Lula, aquele verme imundo, inseto. A relutância, alias, falta de interesse mesmo, do PT em quaisquer reformas após Palocci afundar politicamente, atrasou o Brasil em 16 anos (os 13 de PT, e os 3 de Temer que não tinha condições para fazer isso) em relação ao resto do mundo.
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.863
Reações
12.906
Pontos
703
Percebo que o pessoal está focando na área econômica. Acho que isso é limitado heim...
Ora, a esquerda mundial precisa de dinheiro, então obviamente há países em que ela simplesmente não vai deixar na lona, senão não tem como se financiar.
Velho ,o problema da esquerda aqui no Brasil e na AL em geral como já disse ,é que ela tem pensamentos e discursos de 50 anos atrás

discursos contra burguesia,contra os bancos,contra os patrões,contra o capitalismo etc .. logico que muito disso é retórica da boca pra fora,mas o que praticam está longe do livre mercado,pois beneficiam somente os amigos do rei ou então nacionalizam/estatizam tudo

o PT o principal expoente da esquerda aqui junto com seus satélites seguem os princípios do bolivarianismo ,se os preços das comodties (petróleo, minério de ferro ,soja) está alto ,a econômica por estes lugares dominados por eles vai relativamente bem ,se despenca temos o exemplo da Venezuela e Brasil a partir de 2013

Não é questão de eles não quererem que os países quebrem , é que as políticas econômicas da esquerda aqui só funcionam relativamente bem dependendo de fatores externos ,e quando estão na oposição querem que o país quebre mesmo pra voltar ao poder
 
Ultima Edição:

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Não, começou com Collor, que foi quem "abriu" (comparativamente com o que existia antes, mas ainda bem fechado para os padrões mundiais) o Brasil para empresas estrangeiras e produtos importados.
Eu sei, mas acho que a "abertura" do Collor pegou mais no setor automotivo. Tivemos o famoso LADA rodando por aqui. Mas foi uma abertura feita nas coxas, sem contrapartida, sem visão macro. E acabou com o Itamar pedindo a volta do Fusca e as montadoras lançando o maravilhoso carro 1.0 peladão. Mas, no cotidiano, era raro ver muitos importados nas prateleiras. Só lembro de ter tomado minhas primeiras cervejas importadas nessa época.
A invasão mesmo só ocorreu um pouco depois, começando pelo setor de brinquedos (até lembro do ex-ministro Funaro, dono da Grow, empresa engolida pelos importados), depois confecções, plásticos... Até chegarmos ao que temos hoje, com alguns setores 100% abastecidos com importados.

Eu, vendo de fora, penso que o estado troglodita e arcaico prejudicou muito mais a competitividade nacional do que o suposto empresário ganancioso e acomodado. Fica difícil competir com empresas globais, poderosas e competitivas tendo um estado gigante nas suas costas. É só ver o quanto as empresas BR gastam por ano com processos contábeis e com ações trabalhistas. O cara quase que precisa ter 2 empresas, 1 pra produzir e outra pra cuidar da burocracia.
 
Ultima Edição:

GadoMuuuuu

Bam-bam-bam
Mensagens
4.368
Reações
18.913
Pontos
303
A invasão mesmo só ocorreu um pouco depois, começando pelo setor de brinquedos (até lembro do ex-ministro Funaro, dono da Grow, empresa engolida pelos importados), depois confecções, plásticos... Até chegarmos ao que temos hoje, com alguns setores 100% abastecidos com importados.
Então, eu atribuo essa demora após a abertura do Collor mais pela acomodação natural do mercado mesmo do que alguma atitude do FHC.

Veja bem, nessa época não existia basicamente comércio eletrônico. Comprar coisa "por catálogo" era usualmente um parto (tenho pesadelos com o tal "Clube do Livro" até hoje) tudo feito por telefone, e demorava 2 meses para chegar em casa.

Então, para empresas interessadas no Brasil entrar no mercado, ela tinha que encontrar um importador, fechar contrato, e esse importador então tinha de correr atrás de lojas para vender o produto (pingando uma a uma à pé ou fazendo spam de fax.. lembra disso?!). E então o produto tinha de quebrar a resistência do consumidor local para se tornar popular e então o importador encomendar em maiores quantidades e fechar mais contratos com mais lojas. Então tinha o problema de executar os pagamentos para os fornecedores no exterior com o sistema bancário arcaico, isolado do resto do mundo e semi-falido que o Brasil tinha na época.

E toda essa negociação era piorada drasticamente pela barreira linguística: se hoje é dificil encontrar profissionais com comando que presta da língua Inglesa, naquela época, quem sabia inglês era Rei.

A abertura mostrou efeitos rápidos na industria automobilística pois já era um ramo multinacional, com cadeias de suprimentos estabelecidas (as concessionárias federadas das montadoras), e muita gente no comando dessas empresas com contato já feito com fornecedores fora do Brasil. Então foi mais "virar a chave" do que ter de começar construir todo um relacionamento do zero com empresas que ninguém ouviu falar de fora.

Eu, vendo de fora, pensou que o estado troglodita e arcaico prejudicou muito mais a competitividade nacional do que o suposto empresário ganancioso e acomodado. Fica difícil competir com empresas globais, poderosas e competitivas tendo um estado gigante nas suas costas. É só ver o quanto as empresas BR gastam por ano com processos contábeis e com ações trabalhistas. O cara quase que precisa ter 2 empresas, 1 pra produzir e outra pra cuidar da burocracia.
Concordo com tudo.
 
Ultima Edição:

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.071
Reações
32.255
Pontos
1.629
Votei nele no segundo turno em 98, não tinha muita noção de política nas havia uma impressão geral após o combo Itamar-FHC1 que o país estava no rumo certo.

No final das contas o presidente que mais gostei até hoje foi o Temer.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.071
Reações
32.255
Pontos
1.629
Votei nele no segundo turno em 98, não tinha muita noção de política nas havia uma impressão geral após o combo Itamar-FHC1 que o país estava no rumo certo.

No final das contas o presidente que mais gostei até hoje foi o Temer.

Enviado de meu Redmi 7 usando o Tapatalk
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.071
Reações
32.255
Pontos
1.629
Difícil, já que ele venceu no primeiro turno...
hahaha
Certo, confundi então por conta daquele combo eterno de PSDB nas eleições seguintes com Serra e Alckmin, votei tanto nesse partido em segundo turno que achei que o FHC tinha ido junto.
Então nunca apoiei ele, em 98 fui de Ciro Gomes.
 
Topo Fundo